A AMUSA- Academia de Musica Angolana felicita a partir de Luanda, Angola, o Mui Querido Historiador Alberto Oliveira Pinto pelo seu Inédito trabalho Que tem sido utilizado na AMUSA -Academia de Música Angolana em TALATONA, Luanda, Angola 🇦🇴, pelos Professores, Alunos e Estudantes no aprofundamento e Desenvolvimento do nosso Trabalho de RESGATE, Estudo Continuo, Valorização Produção e Promoção das múltiplas expressões Culturais, Musicais e Artísticas da Alma Angolana, pelo que Convidamos o Carissimo e mui Querido Historiador Professor a aceitar o nosso Humilde Convite para “Membro de Honra da AMUSA -Academia de Música Angolana “!!!
@albertooliveirapinto509210 ай бұрын
É uma honra saber que o meu trabalho é seguido pela AMUSA -ACADEMIA de Música Angolana, em Talatona. É igualmente uma honra ser nomeado Membro Honorário. Espero um dia poder estar convosco ao vivo. Saudações fraternas e muita gratidão.
@josemanuelmatos15463 ай бұрын
Interessante este video. Vivi 1 ano no Soyo como comandante de um destacamento militar no Sumba. O Pinda fazia parte da minha área patrulhamento e obviamente eu visitei inúmeras vezes. Conversei longamente com todos os sobas da região, Kivembazinga , Guembe, Pângala, Wonde Tari etc. aprendi muito da lingua kikongo e ouvi muitas estórias da tradição oral dos bassolongo. Uma delas que achei interessante foi a origem do nome Zaire que segundo eles se deve ao facto de que Diogo Cão quando chegou à foz do rio Congo ( onde deizou um padrão ) através de um interprete mouro perguntou aos pescadores bassolongo como eles chamavam áquele rio. Eles muito naturalmente responderam N’zadi Congo pois n’zadi em kikongo quer dizer rio, por isso Rio Congo. Os portugueses que não usavam o n’ aportuguesaram N’zadi para Zadi que depois evoluiu para Zaire quando afinal o verdadeiro nome do rio é Congo. Perto do Pinda conheci ainda um português o Sr Levi ,proprietário , ele e um irmão , da maior propriedade privada do Império português que ia desde o Pinda até à Pedra do Feitiço , plantada com milhões de palmeiras de dendém que naquele tempo , 1968/69 valiam 1 libra ouro cada palmeira. Eles tinham uma frota de barcos que tanzportavam o óleo de palma para Luanda onde depois era embarcado para a Cuf em Lisboa. Mostraram- me a chorar as ruinas da enorme casa deles que a PIDE queimou acusando- os de colaboração com os movimentos de libertação. O pobre do Sr Levi só lamentava a perda da enorme biblioteca que eles tinham na casa.
@sandrabenedicto27923 ай бұрын
Agradeço imensamente!! 🌻
@metromediaao18283 ай бұрын
Grato por partilhar
@Hugo_jordao_oficial Жыл бұрын
Simplesmente maravilhoso. Parabéns pelo excelente conteúdo.
@albertooliveirapinto5092 Жыл бұрын
Muito obrigado. Abraço.
@espacodoartistaartista9976 Жыл бұрын
Verei todos os vídeos. Muito grato pelas palavras vivas.
@mandumeII3 жыл бұрын
Absolutamente extraordinário! Muito obrigado pela partilha desde interessante documentário. Isto deveria passar na televisão pública de Angola . E fantástico, é extraordinário.
@albertooliveirapinto50923 жыл бұрын
Muitíssimo obrigado por este seu estimulante comentário, N'Gouabi Salvador. O que faço no KZbin, fá-lo-ia com todo o gosto em televisão. Mas o mais importante é ter expectadores que me acompanhem e com os quais também vá aprendendo coisas novas, como é o seu caso.
@FlavioFonseca-sq8cn10 ай бұрын
@@albertooliveirapinto5092 Doravante continuaremos a promover os Seus Trabalhos entre todos os Amigos da História de Angola, e nomeadamente entre os Alunos e Estudantes da AMAOSIA-Academia de Musica e Artes da OSIA - ORQUESTRA Sinfónica de Angola e da AMUSA- Academia de Música Angolana!!!
@Jose_Frade3 жыл бұрын
Fascinante!
@WalterBu-Loco Жыл бұрын
Wauuu aprendendo muito com o doctor
@evaristoantonioferreira6363 Жыл бұрын
Muito obrigado ☺️
@everaldolinsdesantanalinsd30233 жыл бұрын
Bacana! Amigo Alberto, ficou muito legal o efeito especial do ''mujimbo''! As músicas, muito 10, gostei da canção kilombo me lembrou o termo quilombo muito caro a nós. A causa da morte de Kimpa Vita foi tão prosaica! no mais, de novo, parabéns ao João Alberto pelo efeito especial!
@albertooliveirapinto50923 жыл бұрын
Um grande bem-haja, amigo Everaldo!
@MarceloSouza-gg2yw2 жыл бұрын
Gostei muito! Muita coisa escondida .
@yuda21693 жыл бұрын
Muito obrigado professor,
@isaacantoniosuzana26523 жыл бұрын
Magnífico
@belminiomgabriel36552 жыл бұрын
ntondele! obrigado por esta materia da nossa rainha Kimpa Vita
@danilsongregoriotellesteod27334 күн бұрын
3le está desmentindo
@fumumvuluzi2832 жыл бұрын
💥📢 Ma Kimpa Vita😭🇨🇩💥
@eamongomes6570 Жыл бұрын
Que aula magna 💖🔥🔥👏
@samjamienlieuelgeraldo96723 жыл бұрын
merci 🙏🙏
@cirilojaime59953 жыл бұрын
Interessante. Abraços de Angola. Infelizmente nem aprendemos isso na escola...
@albertooliveirapinto50923 жыл бұрын
Tenho esperança de que um dia estas matérias cheguem às escolas angolanas.
@Andre-km6nm Жыл бұрын
O governo Angolano tem medo dos Kongos e por iso sempre foram marginados Kimpa Vita nunca abandonou o seu povo BDK de Ne Mwanda Nsemi Bundu Dia Kongo ta continuar a obra da groriousa Mae Kimpa Vita
@ntotelakulumbimbikulumbimb25072 жыл бұрын
Gostei sisisi
@canalfinacio2 жыл бұрын
Parabens pela edição e a escolha das músicas. Muito bom de ouvir
@edujorge19553 жыл бұрын
gostei
@lm37013 жыл бұрын
Muito bom.
@JorgeAntonioJoao8 ай бұрын
Conteudo de qualidade vale apena assistir recomenda se 🧠🧠🧠🧠🧠🧠🧠🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴
@serafimfrancisco9946 Жыл бұрын
Parabéns por esse matéria, podes por partilhar o seu email ?
@albertooliveirapinto5092 Жыл бұрын
Obrigado. Qualquer questão poderá colocar aqui mesmo.
@despertar7773 жыл бұрын
Parabéns pelo conteúdo! Infelizmente, não se aprende sobre Kimpa Vita nas escolas de Angola. Só tem conhecimento sobre como grandiosa ela foi, quem se interessa pela história do povo Bakongo ou quem nasceu numa região que pertencia ao reino do kongo (como o meu caso, nasci em Mbanza Kongo). NZAMBI A MPUNGU TULENDO KASAKUMUNA
@RaimundoSalvador Жыл бұрын
Altamente, como dizem os miúdos
@albertooliveirapinto5092 Жыл бұрын
É muito reconfortante para mim saber que gostou, querido amigo Raimundo Salvador.
@paulondombe53043 жыл бұрын
M´BOTE MANI ALBERTO MAS UMA UMA FIKULA BEM KIAUABA DAS TERRAS DE NGOLA. KUIOU BUÉÉ, PAULO N´DOMBE 💪🏽🇦🇴
@paulondombe53043 жыл бұрын
YONO
@Andre-km6nm Жыл бұрын
Ne Mwanda Nsemi de Bundu Dia Kongo DBK
@FlavioAntónioKuvanja9 ай бұрын
Kimpa Vita nunca aceitou o cristianismo muito menos Jesus Cristo nunca foi batizada foi enviado por Deus e a sua promessa está a ser cumprida que seu filho voltará e ele já voltou
@filipegabriel6181 Жыл бұрын
Foi assim que enganou os povos incluindo o envageportugues