Interesante tema que desconhecia. Aquí esperamos em janeiro para mais “descubrimientos”, entretanto tenha umas boas festas.
@albertooliveirapinto509221 сағат бұрын
@@louishyou3880 Muito obrigado e Boas Festas igualmente para si e todos os seus.
@jeronimomazembe363822 сағат бұрын
Eu gostei muito de ver os teus vídeos
@Jose-e8t2q3 күн бұрын
Olá. 🫂 Na minha opinião, A. Neto vai-se confrontar com a falta de quadros por culpa própria do M.P.L.A. Ainda antes do M.P.L.A. se instalar oficialmente em Luanda, em 08/11/74, portanto, entre Abril de 1974 e essa data, já o M.P.L.A., através do D.O.M. (Departamento de Organização de Massas) e dos Comités de Bairro, liderado por Nito Alves, já se tinha instalado em Luanda um clima de insegurança total junto da população branca e mestiça, em particular nos Bairros suburbanos de Luanda, obrigando-os numa primeira fase, a fugirem para o centro da Cidade e, numa segunda fase, para fora de Angola. Clima esse de insegurança q. acabou por se alastrar a toda Angola. Muitos brancos foram mortos, outros raptados e desaparecidos. Misturados com os quadros de raça branca e seus descendentes, acabaram por sair de Angola um número significativo de quadros de raça negra e mestiços, que a Angola por si só teriam feito muita falta. A. Neto acabou por compensar Nito Alves com o Cargo de Ministro da Administração Interna no 1° Governo, provávelmente por imposição da ala radical e racista do M.P.L.A., liderada por N. Alves, precisamente, pelos "serviços prestados" entre Abril de 1974 e Novembro de 1974...
@Jose-e8t2q3 күн бұрын
... Novembro de 1975...
@carlosalmeida75834 күн бұрын
Mais um programa cheio de informação sobre a história da nossa terra. Obrigado
@FilipeArâo-w2k4 күн бұрын
Bom saber averdadadeira história do
@josedomingos62315 күн бұрын
...sou Angolano e estou aprendendo (parte) da historia de Angola. Obrigado Professor Alberto.
@josedomingos62315 күн бұрын
Abração Prof Alberto! Obrigado pela sua generosidade. Obrigado .
@edujorge19555 күн бұрын
Muito bem, professor, vamos ter tema. Estamos juntos.
@albertooliveirapinto50925 күн бұрын
@@edujorge1955 Obrigado. Estamos juntos.
@josevieira-pg2ic6 күн бұрын
Boa noite amigos eu gostarua de ver fotos do luvo e barra do dande e fazenda tentativa pois estive aí na guerra um abraço irmãos angolanos
@felizianaaa6 күн бұрын
LUANDA fazia parte do reino kongo ou ndongo?
@albertooliveirapinto50926 күн бұрын
@@felizianaaa A Ilha de Luanda fazia parte do Reino do Ndongo, embora no final do Século XV e até meados do século XVI (até à Batalha de Dande de 1556), estivesse sujeita ao Reino do Kongo. Quanto à cidade de Luanda, que recebeu o nome da ilha, essa foi fundada em 1576 por Paulo Dias de Novais e pelos Jesuítas e seria sempre uma possessão portuguesa até à Independência de Angola em 1975 (excepto entre 1641 e 1648, período em que foi holandesa).
@felizianaaa5 күн бұрын
@@albertooliveirapinto5092 entao quanod os portugueses chegaram fazia parte do reino do ndongo ai esta minha duvida.. porqque ja foi sujeito de briga porque em luanda quase todo mundo falava kimbundu incluindo pessoa que nao pertence ao grupo etnico mbundu.
@albertooliveirapinto50925 күн бұрын
@@felizianaaa Isso é sujeito de briga, como diz, há quase cem anos. Já nos anos de 1940 houve polémicas nos jornais sobre o assunto. Sabe-se que o interior do corredor do Kwanza era kimbundu, mas a Ilha de Luanda estava dependente do Kongo. Quanto às línguas, creio que se falavam as duas, embora em períodos anteriores fosse só o kimbundu.
@felizianaaa5 күн бұрын
@@albertooliveirapinto5092 entao a ilha de luanda pertencia ao reino do ndongo apesar de um certo momento ter uma influencia do reino do kongo
@albertooliveirapinto50925 күн бұрын
@@felizianaaa Sim, tudo indica que os Mbundu da Ilha de Luanda pagavam impostos ao Rei do Kongo, embora os Ngola do Ndongo mandassem embaixadores (mukunji) à Ilha, como o narra o Padre Garcia Simões, um dos Jesuítas que acompanham Paulo Dias de Novais.
@deucalino6 күн бұрын
Granda materia professor, obrigado 👍🏾
@edsonsobrinho80466 күн бұрын
Muito bom conteúdo! Seria bom se fosse feito do Nzimbo ao Kwanza.👌🏽👌🏽🇦🇴❤️ Em Angola temos uma lição com este título…
@albertooliveirapinto50926 күн бұрын
@@edsonsobrinho8046 Mas é isso mesmo. Os vários episódios a fazer são do Nzimbu ao Kwanza. Este é apenas o primeiro.
@tchippat76346 күн бұрын
Toda regiao litoral de Luanda era considerada territorio Kongo. Luanda era simplesmente a cidade financeira deste reino.!!!
@albertooliveirapinto50926 күн бұрын
@@tchippat7634 Exactamente.
@tchippat76346 күн бұрын
@@albertooliveirapinto5092 O povo Mbundu era considerado um povo Kongo . Nao era necessario o povo falar kikongo para ser cidadao do reino. O povo ovimbundo este sim nao fazia parte do povo Kongo ou Kongues.!!! Bastava os chefes locais pagarem a vassalagem a Banza Kongo entao era suficiente.
@ruisantos45206 күн бұрын
O sal que refere da Gabela provávelmente não era da Gabela em si mas das "salinas" que é um espaço onde no passado deve ter sido mar (tem coqueiros, areia e tudo ...) e fica entre a Gabela e Porto Amboim. As salinas ficam a uma grande distância da Gabela. Provávelmente chamar-se-ia "da Gabela" porque, provávelmente a rota de acesso a Luanda seria GAbela, Quibala, Dondo - Luanda. Mas que eu saiba na Gabela em si, nunca houve sal.
@albertooliveirapinto50926 күн бұрын
@@ruisantos4520 No entanto, Gabela, em português, significa imposto pago em sal. É isso que Domingos de Abreu e Brito diz da cidade mbundu a que chama Axilambanze. Talvez lá se pagasse o imposto com o sal dos lugares que referiu.
@ruisantos45206 күн бұрын
AP ... Entre 1975 e a introdução do Kwanza, que me lembre vigorou o mesmo "escudo" que existia no tempo colonial e não o "angolar" ( a menos que nos processos internos dos bancos internamente utilizassem esse termo ). Inclusivé, em algum espaço de Angola controlado pela Unita e durante muito pouco tempo, vigorou também o "escudo que tinham ido para destruição"... Logo a seguir à introdução do Kwanza, a Unita, que tinha o controlo das instalações do BNA (na altura talvez ainda banco de Angola), foram ao stock de "escudos que estavam para destruição com dois furos feitos nas notas", e colocaram em circulação durante algum tempo.
@albertooliveirapinto50926 күн бұрын
@@ruisantos4520 Muito obrigado pela informação.
@FranciscoFernandoMuanza8 күн бұрын
Ola obrigado o MPLA tem medo da história por isso fabricou a sua
@user-pg1me6bb2u9 күн бұрын
Latinofonia fica feio. seria melhor, Castelhanofonia.
@mariapaulacoelho75311 күн бұрын
Não foi o homem tão bom como conta a História
@gualdinocangombe555911 күн бұрын
Onde encontrar o livro?
@albertooliveirapinto509211 күн бұрын
@@gualdinocangombe5559 Pode encontrar em qualquer livraria de Portugal ou em e-book. Mas em breve ele chega a Angola.
@gualdinocangombe555910 күн бұрын
@albertooliveirapinto5092 Obrigado pela atenção dispensada! Irei encomendar a partir de Lisboa, mesmo. Dado o interesse e a importância de que se reveste o livro.
@luquinhastv-tr6ok8 күн бұрын
O MPLA eh igual ou pior que o hamas ou Hezbolá
@mariapaulacoelho75311 күн бұрын
Vi esta retirada do exército sul africano e de muita população. Este exército não protegia ninguém. Enfim...
@mariapaulacoelho75311 күн бұрын
MANUEL RUI MONTEIRO, NO SEU LIVRO -QUEM MR DETA SER ONDA- RELATA ESTE CARNAVAL.
@mariapaulacoelho75311 күн бұрын
O batalhão bufalo, o ELP, ecercito sul africano, facção Chipenda, FNLA, UNITA. Todos entraram pelo sul e foi a "caça ao mulato".
@mariapaulacoelho75311 күн бұрын
Infelizmente não foram cumpridos os acordos entre os movimentos angolanos e Portugal. Passei a independência no Lubango e foi muito diferente do que é escrito pela História. Penso wue em cada região de Angola a História é diferente. Mas é preciso situar-mo-nos no tempo e no espaço. Obrigado pela seu vídeo. Abraço fraterno de Luanda.
@albertooliveirapinto509211 күн бұрын
@@mariapaulacoelho753 Sim, de facto a História é diferente conforme as regiões de Angola. Muito obrigado igualmente pelas suas informações sobre o Lubango em 1975. Abraço.
@mariapaulacoelho75311 күн бұрын
Parabéns prlo seu trabalho. Conheço-o de Angola. Temos amigos em comum. Um abraço a partir de Luanda 🇦🇴
@albertooliveirapinto509211 күн бұрын
@@mariapaulacoelho753 Obrigado e um abraço igualmente para si.
@samuelmbala752811 күн бұрын
Ele foi um traidor, não merece nenhuma honra.
@albertooliveirapinto509211 күн бұрын
@@samuelmbala7528 Pense lá bem. Por essa perspectiva, todos os angolanos do tempo dele seriam "traidores".
@eduardocussendala7311 күн бұрын
Aguardo ansioso o lançamento do livro HISTÓRIA DE ANGOLA em Luanda.
@albertooliveirapinto509211 күн бұрын
@@eduardocussendala73 Espero fazê-lo no ano de 2025, que se avizinha.
@WanderleyWang12 күн бұрын
Muito bom conhecer essa parte da história, e saber como o socialismo tomou conta de Angola (e diversos outros países africanos), mantendo esses países sempre na pobreza.
@edsonsobrinho804615 күн бұрын
Alberto Pinto, parabéns pelo seu trabalho.❤ Tem melhorado muito a edição dos vídeos…
@edujorge195515 күн бұрын
Estamos juntos, professor, valeu a pena voltar a lembrar a história. Infelizmente houve custos, muitos que lutaram tanto para conquistar um tão grande feito, a independência, não chegaram a ver a sua independência, outros chegaram, mas não chegaram a usufruir desta vitória, e quem chegou, depressa se esqueceu de quem ajudou a conquista-la, e foram simplesmente abandonados- Gostei do episódio.
@edsonsobrinho804616 күн бұрын
Amo os teus conteúdos! Situam-me no tempo de grande maneira… Tenho apenas 33 anos, mas este conteúdo interessa-me…❤Viva Angola 🇦🇴 Minha terra minha mãe!❤️
@albertooliveirapinto509216 күн бұрын
@@edsonsobrinho8046 Muito obrigado.
@aguiarlaurindolaurindo243917 күн бұрын
Continuaremos agradecer por nos trazer sempre estas memorias do passado.
@mbarbosa198117 күн бұрын
Gilberto Freyre fundamental para entender a identidade brasileira. Casa Grande e senzala, livro incrível.
@paulonelembesebastiao927018 күн бұрын
Mentira contada varias torna-se verdade
@paulonelembesebastiao927018 күн бұрын
Mas poruqe os Fundadores do MPLA abandonaram o partido que eles proprios fundaram uns foram para Asilo. No caso de Viriato da Cruz e até um morreu no Asilo na China ??? Falam a verdade
@joaquimquelhasmota82018 күн бұрын
Obrigado pelo seu trabalho.
18 күн бұрын
Muito bom...
@louishyou388019 күн бұрын
Muito interessante descobrir consigo estos eventos dramáticos; o periodista Ryszard Kapuscinski escreveu um livro “Um dia mais com vida” (foi objeto de um filme em desenho animado também) onde relata, como jornalista, o que viveu nos últimos 3 meses antes da independência. Como se chegou a tanto ódio em nome de um mesmo país…
@lercriticar19 күн бұрын
os cubanos grandes matadores dde pessoas mataram muitos angolanos.
@pedrokasanda755819 күн бұрын
Portugal e seu Partido Comunista, são os arquitetos da desgraça dos angolanos, só porque, Angola, é criação portuguesa, daí a vivência à medida de Portugal.
@AndréKinguri20 күн бұрын
Muito obrigado Senhor professor.
@claudioassis784020 күн бұрын
Ansioso para encontrar, comprar e ler este livro aqui em Angola. Parabéns. 👍🏾
@sigmangolamonangana20 күн бұрын
Saudações, professor OLIVEIRA PINTO! Parabéns por mais uma pérola! O referido e-book pode ser disponibilizado via e-mail?
@albertooliveirapinto509220 күн бұрын
@@sigmangolamonangana Quanto ao e-book, é melhor contactar a Guerra e Paz Editores.
@titolopes867920 күн бұрын
Pois, o governo Cubano presidido por Fidel Castro (castrismo) nunca teve intencao de ajudar Angola mas sim roubar, extender a sua visao socialista para Africa, impor a sua ideologia Marxista. Presidente Agostinho Neto actuou como un titere. A guerra contra a AFrica do Sul foi extendida proposidamente pelo Governo Cubano para permitir desvira ou roubar, maquinarias, petroleo, madeira, diamente, drogas dentro do solo Angolano. Cuba representou um dos maiores males na construcao da nacao Angolana. Socialismo so deixou pobreza, miseria, dictadura pelos paises por donde passou incluida Cuba (vejam como esta Cuba actulamente, um total desastre). Guevara e Fidel Castro executaram pessolmente em Cuba mais de 1000 civiles. Assassinos, manipuladores, egolatras e racistas (PCC) Angola deveria apresentar uma queixa ou investigacao contra o governo cubano, como a Africa do Sul acusa Cuba de mal pagos, roubos, etc A pergunta a fazer: que faziam tropas e activos militares em Angola em 1974, antes da Independencia de Angola?
@fernandodetelde320020 күн бұрын
Amigo historiador, o largo do Kinaxixe nada tinha que ver com a Maria da Fonte, como bem sabe, são mitos que vão ficando mas que deturpam a história. Estes episódios nos fazem voltar ao passado vivido. Obrigado
@albertooliveirapinto509220 күн бұрын
@@fernandodetelde3200 Eu sei e creio já ter falado da simbologia da mulher do Kinaxixi, que era uma alegoria da Pátria portuguesa em relação aos mortos portugueses e angolanos na Grande Guerra do sul de Angola, no vídeo sobre as estátuas coloniais de Luanda. Mas desta vez, involuntariamente, resvalei para a Maria da Fonte, a designação popular. Se fosse por escrito, obviamente pô-la-ia entre aspas. Mas poderei sempre voltar ao assunto.
@fernandodetelde320020 күн бұрын
A conquista do litoral em Fevereiro foi através de Ngunza, Lobito, Benguela. Pelo interior por Waku Kungo, Huambo, Moxico. Dois dias depois da libertação do Lobito fomos em coluna civil moradores ou naturais do Lobito de Luanda à então Novo Redondo, cidade completamente vazia, cidade sem viva alma ou fantasma, Canjala, completamente destruída e por fim Lobito.
@Jose_Frade20 күн бұрын
Se o tema central do episódio é o envolvimento cubano, há que realçar que terá sido um fator determinante para a manutenção da integridade territorial de Angola. Provavelmente, a não ter existido, teríamos visto a divisão de Angola em três.
@albertooliveirapinto509220 күн бұрын
@@Jose_Frade Desta vez não estou inteiramente de acordo consigo. É verdade que no futuro, nomeadamente o presidente Bush pai, alguns estrangeiros tentaram em vão dividir Angola. Mas a vontade dos três movimentos era ter Angola na íntegra. Só isso já diz muito. É dramático dizê-lo, mas talvez o que manteve as fronteiras de Angola intactas tenha sido mesmo a guerra civil.
@Jose_Frade20 күн бұрын
@@albertooliveirapinto5092obrigado por esse diferente ponto de vista, uma hipótese bem plausível! De facto, os movimentos históricos soem fazerem-se da conjugação de vários fatores.
@titolopes867920 күн бұрын
Cuba representou um atraso, um engano para Angola, roubaram demais, imposicao da sua ideologia centralizada, regularizacao da Educacao e economia de Angola. Nada de bom vem deste Partido Socialista, empobrecedor de nacoes. Usaram o povo cubano como carne de canhao numa guerra que nao tinha nenhuma necessidade ou proposito de salvacao. Vivi em Cuba 17 anos (1982 - 1999) e sou Angolano, vivi dentro do monstro, por isso conheco as suas tripas. Acordem povo de Angola