Eu como professora de história fiquei encantada com a sua pesquisa e precisão histórica. Já vou recomendar esse vídeo para meus alunos. Na bienal do ano passado te falei que adorava suas resenhas e indicava como fonte de pesquisa para minhas turmas. Vc sempre mostra que eu estava certa.
@elisangelaalves21704 жыл бұрын
Esse canal, bem mais que fonte de conhecimento e cultura literária, é verdadeiro deleite e entretenimento pra gente bibliófila como eu. Parabéns 5 estrelas p esse canal!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@kellynhachristine4 жыл бұрын
Ainda que eu não leia muitos livros que vc indica, sempre é bom ver vc contar sobre eles. Vc não faz apenas uma resenha, vc conta histórias.
@David355414 жыл бұрын
Lembro que quando passou a Minisérie da Globo eu era bem criança e meus pais não perdiam um dia. Até hoje eles falam que foi a melhor que a Globo já produziu. Imagino que o livro deva ser muito mais incrível ainda.
@patricialima07024 жыл бұрын
Assisti a minissérie na Globo, excelente! Uma história muito rica, adoro literatura brasileira pois retrata muito a nossa história e nossa cultura diversificada.
@noemiadecarvalholima76944 жыл бұрын
O seu comentário final tocou-me muito. De fato, essa pandemia é a nossa Muralha...
@gabrielaalana82704 жыл бұрын
Sou historiadora e amo o contexto histórico que a Isa faz. Super necessário.
@pauloangelico49724 жыл бұрын
Ótima dica. O romance ganhou uma primeira adaptação para tv, em 1968, na extinta Tv Excelsior, pela grande novelista Ivani Ribeiro. Lembrando que esse foi o primeiro holocausto no Brasil, antes da vinda dos africanos nos séculos seguintes!
@Larissaltz134 жыл бұрын
Toda essa retomada histórica, complementada com histórias pessoais, e ainda falando do livro é o resumo do porquê de eu seguir esse canal e recomendar tanto.
@lhsider4 жыл бұрын
Linda visão da minha saudosa São Paulo... Acredito na Humanidade e me emocionei com a sua humanidade! Se cuide e que cuidemos todos uns dos outros. Obrigada por cuidar da minha cultura!
@Vania-uu8my4 жыл бұрын
Uma aula de História!! Obrigada por ter citado meu Estado: Mato Grosso do Sul! ❣️❣️
@GuaciraMaffra4 жыл бұрын
Anos atrás, comprei esse livro por causa da série global A muralha e, apesar das diferenças, eu gostei muito do livro. Fico feliz de ver sua resenha e tenho vontade de reler quase vinte anos depois.
@biacianflone4 жыл бұрын
Me fez lembrar de "Desmundo", de Ana Miranda. Acho que vale uma resenha hein! Muito obrigada pelo seu trabalho, que é um farol nesses tempos de trevas
@turcocell6264 жыл бұрын
Obrigado por vc existir ....a história de SP é riquíssima ...vc com sua sensibilidade nos encanta ....moro no interior de sp ....muita luz a vc querida!
@brunahelena69514 жыл бұрын
Fico boba como a Isabella consegue me fazer ter muita vontade de assistir um vídeo sobre um livro esquecido e depois começar essa leitura imediatamente ❤️
@soniapereira1184 жыл бұрын
Estou terminando de ler esse livro. É uma grande obra! Como foi dito aqui, muito bem escrito e sem melodrama. Decidi ler após assistir à resenha muito esclarecedora. Está valendo pena; edtou com pena pois já estou quase no final. Obrigada. Abraços.
@felipeee2284 жыл бұрын
Isa, te admiro MT. Vc é a melhor booktuber. Fico MT feliz que vc esteja sempre trazendo os nossos "livros esquecidos", principalmente escrito por mulheres. Comprei "A sucessora" pela sua resenha. E parabéns pelo crescimento do seu canal. É praticamente mil inscritos por dia. Bjs do caótico Rio de Janeiro
@flavia68644 жыл бұрын
Estou esperando ansiosamente que seja relançado outro romance da mesma escritora, o qual eu li quando adolescente e gostei muito: Floradas na Serra. A Muralha eu comprei há pouco tempo e ainda não li. Sua contextualização e sua resenha são tão inteligentes e empolgantes (como sempre), que acho que vou fazer esse livro furar a minha longa fila de leituras! 😃
@prisciladoprado98383 жыл бұрын
já está disponível a obra Floradas na Serra
@marciok.21854 жыл бұрын
Ainda não li esta obra, mas assisti a minissérie quando passou e achei linda a história e a produção. Saudades dos tempos em que conhecíamos o Brasil através das minisséries: A Muralha, Amazônia, A Casa das Sete Mulheres, Riacho Doce, etc.
@daianapereira75654 жыл бұрын
Vc fala com tanto carinho da sua avó, que dar até vontade de ter conhecido a vovó Lubrano. ❤
@diegosousa11474 жыл бұрын
Recomendação de leitura: FELICIDADE E OUTROS CONTOS, de Katherine Mansfield Um dos melhores livros que já li!
@elibia4 жыл бұрын
Bom dia. Esse livro é sensacional. Diná foi segunda escritora a fazer parte da ABL. As personagens que mais me encantam nessa obra são Mãe Cândida e Isabel que em muitos pontos lembra Diadorim.
@tiagobernadac60054 жыл бұрын
Vale destacar outro autor que também soube traduzir muito bem o "espírito de São Paulo": Alcântara Machado. Filho de família tradicional Paulista, neto de Brasílio Machado, autor de 'Brás, Bexiga e Barra Funda'. Outra curiosidade: aconteceu, em agosto de 1954, o I Congresso Internacional de Escritores, com a participação de William Faulkner.
@diegosousa11474 жыл бұрын
Ótima ressalva!
@cristianesizinocohen1466 Жыл бұрын
Revendo videos mais antigos desse canal, vale muito pelo conteúdo. Esse livro me remete a minissérie global, que vi num bom período da minha vida ...
@samuellemos14454 жыл бұрын
É sempre muito delicado tratar de temas como orgulho da terra natal. Você o fez, esplendidamente, sem afetação, preconceito ou ufania. Parabéns pela resenha e muito sucesso.
@davidodevan40244 жыл бұрын
Sou de Sete Lagoas Mg, e minha cidade foi fundada por Bandeirantes degradados da Bandeira de Fernão Dias que estava atrás de esmeraldas.
@soneme24 жыл бұрын
Isabela, sou professora de Português, ora aposentada . Estive relendo A Muralha, inesquecível desde minha adolescência, e amei sua resenha. Apesar de considerar a escravidão a maior crueldade que se possa impingir a alguém, o valor dos paulistas é inegável. Consideremos a época, os meios, a cultura. Brasil-colônia. Quem deu início à escravidão foi o reino. Jamais , a não ser a utilização da bomba atômica, uma atitude foi tão funesta, execrável, deplorável, imperdoável. A própria Cristina deixa escapar seu preconceito, ao ver crianças indígenas serem catequizadas. Li uma crítica do UOL sobre o livro, crítica áspera, injusta, inverídica, e seu vídeo restabelece o valor histórico e literário da obra. Mas preciso falar de Margarida, naquela época, assumindo uma posição rara entre as mulheres: poeta. E mais uma vez Cristina com seus preconceitos:”Fazer versos é como quem tira a roupa na frente dos outros. Eu acho que mulher não nasceu para isso.” Margarida é ao mesmo tempo: a mulher independente , forte no seu papel de escritora, e, por outro lado, o perfume da delicadeza e graça na obra. As páginas em que ela aparece são das mais emocionantes da nossa literatura. Vou guardar na lembrança Margarida e suas amadas folhas. “Gosto tanto disto aqui que eu seguro as folhas como quem carrega criancinha nova.”
@fernandapires18154 жыл бұрын
Isabela, você é um bálsamo nesses tempos difíceis. Obrigada pela dedicação e amor pelos livros e pela cultura. 💚💛
@elainecbarbosa55643 жыл бұрын
Amei a história
@vadercellkey4 жыл бұрын
Sobre as expedições ao interior do Brasil recomendo a leitura de 2 maravilhosos livros de Sérgio Buarque de Holanda: Caminhos e fronteiras e Monções. Você vai gostar muito.
@karenmarcellee4 жыл бұрын
Ahhh que video incrivel!! Além de ganhar uma recomendação de um livro super interessante, de brinde ainda tem uma revisão de séc. XVIII pro vestibular haha amei!!
@elenarahlima92054 жыл бұрын
Tudo que eu precisava nessa manhã 💞💞💞💞
@xandaomanu4 жыл бұрын
UMA MAGNÍFICA OBRA! ISABELLA, MUITO OBRIGADO POR NOS PRESENTEAR COM ESTES COMENTÁRIOS FODAS: "ESTA PANDEMIA É A NOSSA MURALHA..." 😷📖😘
@barbylimao4 жыл бұрын
Li esse livro no ano 2002, amei, curti cada página, além de ser um obra muito bem escrita as histórias dos personagens são maravilhosas, foi aí que aprendi o que era ser bandeirante no Brasil.
@mayralameirao4 жыл бұрын
Meu Deus, que sintonia! Esses dias eu pensei muito nesse livro, no quanto eu ainda quero lê -lo! Acho que é um sinal!
@janineoliveira55444 жыл бұрын
ainda bem que os tempos mudaram, apesar de ainda haver mto preconceito.
@janemartinezavelar84244 жыл бұрын
Eu assisti na Globo. Uma produção emocionante. Viu colocar o livro na minha lista 😍
@marcelioaraujobezerra20404 жыл бұрын
Você é uma ótima especialista em indicar livros. Deve ter conquistado milhares de leitores!🙆♂️
@MarBonilha4 жыл бұрын
Também gosto de romances históricos, apesar de ter sempre a ideologia do autor. Posto que, existem muitos mitos e verdades em nossa história.
@mariarozemeire93684 жыл бұрын
Que bom Isabela que sua vó tinha orgulho da cidade dela nós ñ valorizamos nada que temos só damos valores coisas dos outros
@Plottwisty4 жыл бұрын
Tão fofaa❤️🥺
@rejaneassisfernandesfernan37194 жыл бұрын
Acabei de ler!!! 😀
@amandaguise56804 жыл бұрын
Sem dúvidas o melhor canal literário. Orgulho de te acompanhar!
@antoniocarlosmartinazzo72412 жыл бұрын
Já havia lido em 1965 na terceira série ginasial. Vou reler ,com esse seu enfoque.
@rosilenesantos15294 жыл бұрын
Por mais literatura brasileira neste canal!! 👏🏽👏🏽💪📚😘
@rogeriosantosrosario37524 жыл бұрын
Isabella seu canal é fundamental, muito importante para escritores leitores e para a cultura!
@valeriacarvalho30714 жыл бұрын
Isa e seu jeito particular de fazer resenha. Sempre apreciei isso. Parabéns!💖
@reginaldobittencourt8783 жыл бұрын
Só passando pra falar rapidinho: embora pertencente às elites (tá, talvez não tão elitesca assim, mas enfim) e com tudo pra ser intelectualmente acomodada... você, Isabella, tem um senso crítico histórico - e por "histórico" eu incluo o "agora" também, claro - que eu não encontro em nenhum(a) outro(a) booktuber que eu conheço (também não conheço tantos nem tantas assim, sou bem acomodado). E estaria tudo bem se não tivesse, afinal, seria de criação, não de má índole; mas, curiosa e atipicamente, você sente doerem os calos desse mundo que essa nossa humanidadezinha vem construindo, de uns milênios pra cá... je t'aime bien por isso. Pretendo continuar passando pelo "ler antes de morrer", como venho fazendo desde 2015. Chuac.
@hebertejulio86074 жыл бұрын
Eu sou apaixonado por esse livro e pela série da Globo. As contraposições entre as personagens Isabel e Cristina desenham bem a nossa gente. Uma frase do livro que eu nunca me esqueço é dotada pelo personagem Dom Brás: “Tudo que acontece eu ponho neste livro e se não acontece, estando neste livro, é o mesmo de ter acontecido!”
@karenrezendesantos4 жыл бұрын
Isabella, suas resenhas são as mais completas! Parabéns!
@angelicaagapito4 жыл бұрын
Kkkk...vc descrevendo sua vó, me fez enxergar meu marido,em relação a São Paulo. Teve uma ocasião que ele "apresentou" São Paulo pra um gaúcho de Erechim, e o gosto dele descrever a admiração do gaúcho ferrenho por nossa São Paulo.Ele meu marido ,tem um grito de guerra pra SP...eta São Paulo "véia", cada vez que a visita.kkk
@mairajordao75914 жыл бұрын
Quero ler esse livro desde a época da minissérie,deve ser MT bom!!!
@SabrinaBritoganbatte4 жыл бұрын
Aqui em Goiás também fala muito dos bandeirantes. Eles estão até na bandeira de Goiânia. O mais famoso é chamado de Anhanguera que é o nome da principal avenida de Goiânia.
@catarinaduraomachado68564 жыл бұрын
Adorei a novela, quando passou cá em Portugal. Adorava a personagem da índia!
@daniellegoncalves19904 жыл бұрын
Isa, sobre os bandeirantes, o próprio prédio que sedia o poder do governo paulista é nomeado em homenagem a eles: o Palácio dos Bandeirantes. O que não deixa de ser simbólico...
@RicardoJMarins4 жыл бұрын
Poxa, este foi o vídeo no qual te achei mais abatida, talvez cansada pelo isolamento social. Ou não, quiçá estava sob as fortes emoções do livro... Enfim não importa! Seja qual for o motivo, bora ouvir uma música aí e seguir adiante, Isabella.
@vitort40954 жыл бұрын
eu tenho a primeira edição autografada pela Dinah. Uma preciosidade que guardo da minha autora favorita
@rosangeladr3 жыл бұрын
Assim como você, os romances históricos são os meus prediletos. Obrigada por essa indicação.
@aochiai4 жыл бұрын
Que os orgulhos sobrevivam para sempre, admirador da sua Avó!! parabéns...
@marcelopaes55164 жыл бұрын
Isabella, és Bela! Mas, Belíssima se torna a nossa Vida ao sermos presenteados com sua alegria em promover a literatura nestes tempos difíceis em que vivemos! Acredito que "A Muralha" seja um livro muito rico (ainda não o li), pois, a minissérie que mencionou (da Rede Globo) foi um dos poucos trabalhos da emissora digno de muitos aplausos, ao meu ver, o que me fez procurar material sobre o tema. Lancei-me sobre os livros de Thales Guaracy, que trazem um retrato do Brasil da época do Descobrimento (termo utilizado pela História oficial). Agora, na lista de espera estão muitos outros livros sobre nossa história, os quais revezo com outros temas (os mais variados...). Grato e parabéns por seu trabalho!!!
@gelianebittencourt59464 жыл бұрын
Eu amo esse canal e aprendo muito! gratidão! Minha avó tbm nasceu na década de 20 e tinha uns pensamentos assim tbm, e claro eu discordo, mas amva minha avó tbém!
@marianadantas81714 жыл бұрын
Não canso de ver suas resenhas, sempre tão bem construídas. Já li variossssss livros por sua indicação e poucas vezes não concordei com elas. Mais um para a lista! Obrigada pelo trabalho tão cuidadoso e bem feito. Se cuida
@Litelaratura4 жыл бұрын
muito interessante trazer esse livro! Infelizmente nunca tinha ouvido falar nele antes, mas parece ser uma obra realmente histórica. E bela capa.
@zaratustra54804 жыл бұрын
Essas contextualizações que você faz são excelentes e muito instrutivas. Enriquece mesmo. Parabéns!
@SilvioNobre4 жыл бұрын
Um livro maravilhoso!
@corintomartins4674 жыл бұрын
Muito bem.😄💢
@edertiagodasilva7814 жыл бұрын
Obrigado pela dica
@cleochaves18344 жыл бұрын
Nossa impressionada com a descrição deste livro
@patriciaadamoli98864 жыл бұрын
Adorei! Meu livro do coração! Esperei tanto e amei sua resenha! A capa do meu é linda também ♥️
@kassiohenrique52244 жыл бұрын
Isa, faz a resenha do livro A história química de uma vela que conta as conferências de Michael Faraday. Isso vai contribuir bastante para a divulgação científica.
@marianacardoso75104 жыл бұрын
Tinha amado a minissérie da Globo e agora fiquei com vontade de ler o livro!
@anamariacarvalho20924 жыл бұрын
Eu também
@BrunaPelegrinicantinhodabuh4 жыл бұрын
Eu estou morrendo de vontade de ler esse livro. Quero ler mais nacionais e de autoras, ainda mais os mais antigos.
@bibianarabaioli4 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso!
@NinhaNeves4 жыл бұрын
Ah como eu amo esse canal.
@diegosousa11474 жыл бұрын
Ótima resenha!
@aaanable4 жыл бұрын
Lerei o Livro Grande Isa adoro o Canal
@deniseoliver32703 жыл бұрын
Isabela que lindo esse vídeo! Adoro o canal, as pontes que você traça são muito inspiradoras. Uma pergunta: vc assistiu a série na TV tb? Depois se ler o livro o que achou?
@yassuyukikawai64284 жыл бұрын
Gostei. Inspiração para próxima leitura.
@franciccleudesoarescosta55544 жыл бұрын
Interessante! 📖📒
@VictorSuz4 жыл бұрын
você tem que ler o último livro do intrínsecos!! (A casa holandesa)
@AlanSouza-rx4fg4 жыл бұрын
fabulosa e sentimental essa resenha de hoje me deu muito interesse em leiria seu livro também gosto de livros com romance histórico
@ednardohonoriodelimahonori97454 жыл бұрын
Parabéns pela resenha, fica uma sugestão para ler em paralelo ao romance A Muralha, o livro: " NEGROS DA TERRA - Índios e Bandeirantes nas origens de São Paulo" do historiador John Manuel Monteiro.
@deborarodrigues9396 Жыл бұрын
Esse livro e maravilhoso
@gabrielladidjurgeit56224 жыл бұрын
Já leu alguma coisa da Maria Duenas? Acabei de ler As filhas do Capitão, é um romance histórico sobre a colônia espanhola em Manhattan nos anos 30, achei interessantíssimo
@Ahmanda4 жыл бұрын
Excelente vídeo. Fiquei realmente muito interessada em ler o livro, obrigada por compartilhar. Seu trabalho é incrível!
@francielliczk62904 жыл бұрын
Queria tanto esse livro ❤️
@pedrosena95594 жыл бұрын
A música de fundo é muito linda! Excelente vídeo!
@thiagofeitosasj4 жыл бұрын
Verdade. Queria saber o nome.
@josienevieira61224 жыл бұрын
Faz uns dias que ando de olho nesse livro eu lembro da série era novinha e morava ainda na minha terra Bahia e fiquei pensando onde no Brasil fica essa muralha, agora moro perto dela rsrs
@antoniocarlosmartinazzo72412 жыл бұрын
Há algum tempo li na Folha a recomendação do livro,até então esgotado. Para minha surpresa (dupla) ,encontrei essa edição ,em uma livraria nova ,aqui no shopping perto de casa,600km, Assustei com o preço 80 reais.
@fportugal944 жыл бұрын
Show 👋♥️
@KenpachiZaraki464 жыл бұрын
por favor faz um video sobre o livro da minha queria linda maravilhosa Ilana Casoy "casos de familia"
@patriciaporto58744 жыл бұрын
Isa você sabia que desde o final do sec. XVII nós paulistas falávamos a língua geral paulista, que era uma mistura de tupi e português e que em fins do sec. XVIII foi proibida pela coroa portuguesa que não conseguia exercer sua influência em São Paulo. Além da dificuldade de acessar São Paulo por conta da Muralha _ a Serra do Mar _ desde São Vicente , João Ramalho, que de acordo com o Eduardo Bueno tinha mais de 100 mulheres índias e era chapa do cacique, instituiu o primeiro pedágio na Serra do Mar, onde morava, limitava o acesso de pessoa à Vila de Piratininga e brecava os emissários da coroa. Acho que toda esse orgulho paulista é bem antigo.
@ednardohonoriodelimahonori97454 жыл бұрын
é força digamos iluminista do Marques de Pombal " desposta esclarecido", como disse Eduardo Bueno: " era um Canalha genial "
@estrelaalbuquerque75784 жыл бұрын
Já chegando e deixando minha curtida. Melhor canal sobre literatura🥰
@aaanable4 жыл бұрын
Livro lindo marco vamos sair dessa mais firmes
@monalisasilva63734 жыл бұрын
Dessa autora eu conheço Floradas na Serra, gostaria muito de conhecer outras obras delas.
@alessandradejtiar36594 жыл бұрын
Gosto da senhora sua avó.
@franciscaleila53974 жыл бұрын
Delícia de tarde, assistindo seus vídeos 👏🏾👏🏾👏🏾
@muciotex4 жыл бұрын
Post do site Bahia Notícias: A livraria Saraiva do Shopping da Bahia pode fechar as portas em meados de junho. A informação foi repassada aos colaboradores, nesta terça-feira (12), por meio de um comunicado assinado pelo Diretor de Negócios, Deric Guilhen. O risco de encerramento das atividades da unidade está diretamente ligado com a baixa geração de receita. A redução no faturamento foi causada pelo fechamento temporário dos shoppings, como medida de conter a disseminação do novo coronavírus. Segundo consta no documento, divulgado pela revista Veja, o encerramento definitivo da unidade acontecerá caso não tenha sucesso as negociações para diminuição do Custo Total de Ocupação (CTO) com as administradoras. “A decisão de quais lojas fechar teve como critério os resultados de venda x o custo operacional, logo, as lojas historicamente deficitárias e para as quais não enxergamos a curto prazo possibilidade de reversão, ao contrário, com a crise econômica instalada terão seus resultados ainda piores, decidimos pelo fechamento no decorrer de maio e junho”, informou Guilhen. Unidades da Saraiva em SP, DF, MG e RS já terão as atividades encerradas ainda este mês. Assim como a unidade de Salvador, livrarias do RJ, PR, PE e outras lojas de SP passarão pelo processo de negociação, na tentativa de evitar o fechamento definitivo em junho.
@sabrinits4 жыл бұрын
Essa musiquinha de fundo é linda, mas me dá uma tristeza...
@thiagofeitosasj4 жыл бұрын
Verdade. Queria saber o nome...
@emilyraquel87344 жыл бұрын
Que música? Coloquei no máximo aqui e não ouvi nada 😱
@poeme-se37784 жыл бұрын
3:50 que figura era sua avó? rsrsss Lembrei-me da minha! 😭