A tragédia gaúcha é de direita e esquerda | Ponto de Partida

  Рет қаралды 20,954

Meio

Meio

16 күн бұрын

Quando vai cair a ficha de que as mudanças climáticas são reais? O que está acontecendo no Rio Grande do Sul é normal. Vai acontecer de novo. E se vocês acham que o único problema é o bolsonarismo, não se iludam. O buraco é muito mais embaixo.
Saiba como ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul: www.canalmeio.com.br/2024/05/...
Compre o curso sobre liberalismo com desconto:
bit.ly/4bwqQrP
_
PONTO DE PARTIDA
Segunda, quarta e sexta, aqui no KZbin.
/ meioemvideo
_
MEIO
O Meio é um canal de jornalismo independente, atualizado todos os dias. Vídeos com análise e informação, colunas de opinião, programas que vão de mini documentários a entretenimento, lives e shorts. Tudo isso você encontra aqui, no KZbin do Meio. Inscreva-se!
🏆 Assine o Meio Premium: bit.ly/yb_meiopremium
✅ Assine o Meio Gratuito: bit.ly/meiogratis
🧑‍🎓 Conheça os Cursos do Meio: bit.ly/cursosmeio
👕 Conheça a Loja do Meio: bit.ly/lojameio
No que acreditamos: www.canalmeio.com.br/no-que-a...
Ponto de Partida também em podcast: open.spotify.com/show/1y8ySa4...
#Tragedia | #RioGrandeDoSul | #MudançasClimaticas | #Meio

Пікірлер: 367
@Meio
@Meio 14 күн бұрын
Saiba como ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul: t.co/3PJY8NqN0a
@MRGIL100572
@MRGIL100572 14 күн бұрын
Pedro, fica o desafio, nesse momento de reestruturação do Meio, de ter um editorial fixo tratando de Meio Ambiente (o Meio já está até no título). Um dos maiores desafios que as mudanças climáticas (e outros problemas que virão ainda pela frente) é justamente o desconhecimento da população sobre as complexidades que o tema traz. Fica a dica.
@fernandamessquita
@fernandamessquita 13 күн бұрын
Ótima sugestão!
@christinaresende8624
@christinaresende8624 13 күн бұрын
Gostei da sugestão. Apoio
@TassiaNathalia
@TassiaNathalia 12 күн бұрын
boa!
@advocaciacombativa3165
@advocaciacombativa3165 12 күн бұрын
É NEGACIONISMO DA DIREITA SIM! É certo que há séculos que se desmata e se maltrata a natureza, MAS NÃO HÁ COMO NEGAR A ACELERAÇÃO DISSO NOS 4 ANOS DO BOZZO e todo o desmantelamento que ele fez nos órgão de proteção ao Meio Ambiente! Agora quem pergunta sou eu: QUANDO QUE O MEIO VAI FALAR SÉRIO?!
@silvadeluca7551
@silvadeluca7551 14 күн бұрын
São Paulo da garoa. Do frio no tempo certo. Do calor ameno. Q saudades!
@organismovivo5683
@organismovivo5683 14 күн бұрын
Asfaltaram tudo, não plantam arvores, permitem invasões... a tendência é o barco afundar mesmo. São Paulo desertificou e o interior já está degradado!
@fabiodasilva7401
@fabiodasilva7401 14 күн бұрын
Domingo fui fazer uma trilha em Paranapiacaba. Era um sol para cada um. Muito calor. Em casa praticamente a cada dois dias estamos varrendo e passando pano por causa do pó.
@absurd..
@absurd.. 13 күн бұрын
O filme "não olhe pra cima" está virando um documentário do comportamento humano em situações de emergência. Pode ser um meteoro, mudanças climáticas ou alienígenas, no fim a desinformação, ignorância, teimosia e ganância vencem.
@TassiaNathalia
@TassiaNathalia 12 күн бұрын
verdade
@marcelocaminhando3597
@marcelocaminhando3597 13 күн бұрын
Quando eu era criança aqui em Porto Alegre era muito mais frio, as roupas congelavam no varal no inverno, coisa de 30 anos atrás. Hoje se falo isso pra gurizada aqui eles não acreditam.
@cleoboechat9874
@cleoboechat9874 14 күн бұрын
❤q texto incrível, Pedro!...desejo q seja ouvido e entendido... tá difícil, não?... obrigada por insistir!
@Disconecta
@Disconecta 14 күн бұрын
Cirúrgico como sempre Pedrão! Aqui a situação não está fácil, viu! Nossos políticos, de esquerda ou de direita hj não tem capacidade técnica para lidar com os problemas ou talvez não tenham vontade política.
@wribeiro21
@wribeiro21 14 күн бұрын
Os de Esquerda, mesmo sem capacidade técnica, está tentando ajudar. Os de Direita, só em atrapalhar...
@sheilah_
@sheilah_ 14 күн бұрын
Exato. O mais grave é não haver vontade política e um mínimo de seriedade e comprometimento. O país está sendo conduzido para atender a politicagem e conluio pela manutenção de poder de políticos, partidos e empresas poderosas. Nas esferas federal, estaduais e municipais, pela esquerda e pela direita, apoiada por duas torcidas alienadas que seguem salvadores da pátria e mitos, alimentadas pela despolitização. O que precisa acontecer para saurmos desse transe coletivo e doentio?
@wribeiro21
@wribeiro21 14 күн бұрын
@@sheilah_ Sempre foi. E com esse congresso, pior ainda...
@Disconecta
@Disconecta 13 күн бұрын
@@sheilah_ perfeito! O povo ao invés de se juntar, fica nessa birrinha infantil de coxinha x mortadela q só favorece essa casta política sem vergonha.
@Pablito003
@Pablito003 14 күн бұрын
Como disse o Pedro, hj é com os gaúchos, amanhã é com vcs, veio dizer algo mais ontem foi com a gente aqui em SC, região onde eu vivo que é o Alto Vale do Itajaí foi vítima de 05 enchentes, 02 um pouco menores, 03 muito grandes, sendo a última pior de todas que aconteceu em Novembro de 2023. Vivemos dias infernais, muita perda material, muita lama, muita sujeira, muita tristeza e falta de motivação em seguir em frente, mesmo que vc more em uma área longe das cheias, sua vida é afetada, pois vc tem parentes, amigos e conhecidos que sofrem, cansei nesses anos todos que tivemos enchentes aqui na minha cidade (2011, 2013, 2015, 2017 e 2023) em ajudar amigos e conhecidos a carregar mudanças de casas, lojas, máquinas. Simplesmente uma hora as pessoas desistem por mais resilientes que sejam...
@alanfernandes7772
@alanfernandes7772 13 күн бұрын
São Paulo, Minas e Rio, podem ficar atentos que poderão ser os próximos, o pior é saber que os políticos nada vão fazer.
@daimon00000
@daimon00000 13 күн бұрын
Excelente. Precisamos de jornalismo independente de partidos e torcidas.
@gonluksgui
@gonluksgui 13 күн бұрын
"Todos os Espectros Politicos São Mais Problema Do Que Solução" - Pedro Dória. Vou emoldurar essa frase e colocar na porta de casa!
@fernandotibyrica8501
@fernandotibyrica8501 14 күн бұрын
"...as sistoles e diástoles do nosso convívio com o planeta" é sentença digna de obra prima
@professorwilsondiniz2122
@professorwilsondiniz2122 14 күн бұрын
Eleitoralmente dizendo, a nível federal, os momentos em que a questão socioambiental e das mudanças climáticas chegou mais próxima de ter relevância, foi nas eleições de 2010, com a candidatura de Marina Silva e em 2014, com a candidatura da mesma, pelo PSB, substituindo Eduardo Campos após o desastre que ceifou sua vida, capitalizando nas duas, algo entorno a 20% dos votos. Confesso que me animei, oporem em 2018, já pela rede a candidata teve desempenho eleitoral pífio de 1% dos votos, entre eles o meu. O principal mote da destruição do debate proposto por Marina, sobretudo em 14, veio principalmente do PT, com Dilma, que demonstrou na prática, antes de Bolsonaro e Temer, uma visão ultrapassada, omissa, negligente e conivente com que há de mais atrasado no debate socioambiental, isso não é pouco. Infelizmente, já com quase 2 anos de governo Lula, em que a mesma Marina voltou ao MMA, ainda não foi apresentado um projeto sólido que enfrente de maneira ampla e moderna a questão. O que percebo é um ministério ainda enfraquecido, que não possui a centralidade necessária e que eo tempo todo antagonizado por outros setores do próprio governo, sobrando para a ministra e ao ministério mais retórica e esforço solitário, do que coordenação, ação e orçamento. Melhor que com Bolsonaro? Incomparavelmente sim! Porém, o governo dele, não deveria nem sequer ser usado como referência, já que esse é o governo da DEMOCRACIA.
@organismovivo5683
@organismovivo5683 14 күн бұрын
Governo não vai resolver, eles são os principais destruidores do meio ambiente, roubando impostos e usando de forma errada.
@luis.cfgabr
@luis.cfgabr 12 күн бұрын
Pera aí. Você está dizendo que o Meio Ambiente foi pior com o Bozo? Você já olhou os números? Ou só é gado de político mesmo?
@marianaherrmann7278
@marianaherrmann7278 13 күн бұрын
Em São Paulo todos os urbanistas alertam para a construção desenfreada, a necessidade de criar zonas verdes para reter o escoamento das águas. Mas parece que é uma luta perdida. O plano diretor é imposto guela abaixo, a prefeitura não cria toma nenhuma iniciativa visando o bem da cidade.
@danielliguersonferreira3823
@danielliguersonferreira3823 14 күн бұрын
Obrigada por ser voz da Sabedoria
@beatrizborges9095
@beatrizborges9095 10 күн бұрын
Obrigada, Pedro, muito obrigada!
@LuisFernandoPradoLuisFPrado
@LuisFernandoPradoLuisFPrado 13 күн бұрын
Aqui em Natal, até a década de 80, fazia frio no inverno e dormiamos agasalhados. Isso ficou para trás.
@diegoamorim5592
@diegoamorim5592 13 күн бұрын
2011 também aconteceu uma tragédia no Rio Grande do SUl, e até hoje políticos nunca resolveram a situação.
@giovanifm1984
@giovanifm1984 8 күн бұрын
Nunca houve nessa magnitude.
@beatrizborges9095
@beatrizborges9095 10 күн бұрын
Lavava a alma... mesmo. O vento Sudoeste... quantas saudades!
@fernandamaia3087
@fernandamaia3087 14 күн бұрын
Infelizmente eu acho mesmo que qdo a água baixar vai TD voltar ao normal, flexibilizar código ambiental, derrubar área verde, etc.
@organismovivo5683
@organismovivo5683 14 күн бұрын
Deram poder absurdo para governos... Os maiores perpetradores de crimes são sempre governos e políticos sem escrúpulo, olha as obras que os governos fazem a maioria tem como objetivo desviar verbas, os engenheiros contratados não são os mais capazes, mas sim os que aceitam fazer obras mais "lucrativas"
@deniseldantas
@deniseldantas 14 күн бұрын
Inclusive a direita já deve tá passando a boiada e não duvido da ajuda de uns vendidos da esquerda.
@acortereal
@acortereal 14 күн бұрын
Tb acho. O fio de esperança na humanidade, eu perdi lá na época do covid. Acreditava que como sociedade iríamos ser empático, conscientes, compassivos e justos. Eu esperava muito. Agora sobre a mudança climática e os esforços necessários para reverter a hecatombe ecologica que se desenha.... não acredito que nós humanos consigamos, somos ainda muito primitivos nos desejos.
@deniseldantas
@deniseldantas 14 күн бұрын
@@acortereal parece que estão ainda piores. Tava vendo a história do tal Pablo Marçal e os caminhões com 5, 12, 17 toneladas a mais e o cara dizendo q foram barrados meio q por maldade. Um cara que até ontem era meme, símbolo de mentira e exagero, tendo apoio de milhares, q acreditaram só na fala dele.
@wribeiro21
@wribeiro21 14 күн бұрын
​@@deniseldantas Somente desmiolado acredita em Pablo Marçal...
@victorspmiranda1
@victorspmiranda1 12 күн бұрын
Boa tarde! Excelente comentário. A questão ambiental é de sobrevivência, não só da nossa espécie, mas de todas as outras. A despeito da urgência, é tratada de forma marginal pelos políticos e pela população em geral. Gostaria de sugerir um curso do Meio sobre o tema. Vocês têm um papel essencial na conscientização da sociedade.
@TassiaNathalia
@TassiaNathalia 12 күн бұрын
O Meio como sempre muito necessário
@camaleonino2581
@camaleonino2581 13 күн бұрын
eu sou de minas gerais, aqui aonde vivo nunca fez frio ou calor, sempre foi ameno, humido, e muito agradavel, atualmene o clima está muito ruim aqui... os verões estão muito quentes, lembro que quando era criança andava no sol e podia passar o dia inteiro fora que era agradavel, atualmente não consigo sair de casa no verão, o os invernos aqui sempre foram agradaveis, mais nunca tenho sentido e nem visto tanto frio quanto tenho visto recentemente, o clima tem estado seco num nivel que me aterrozira, não estou mais vendo chuvas como via, e eu posso observar o lugar que um dia ja foi verde, secando e morrendo, isso me aterrozira... a gente tem que salvar esse bem brasileiro que é a nossa fauna e flora, os nossos desemdentes merecem terem um bom mundo para se viver... por favor, vamos lutar logo contra as mudanças climaticas... não quero ver o lugar que eu nasci e cresci morrer... e não tem nem um lugar para escapar, esse fenomeno está acontecendo no mundo inteiro, não tem pra onde ir como humanidade mais...
@jorgeluizthome6508
@jorgeluizthome6508 11 күн бұрын
Essencial. É como defino esse vídeo. Que ponto de vista sensato! Um resumo completo dos erros, mas que aponta o norte para preservação do nosso ecossistema. Destaco duas ações apresentadas: reflorestamento da Amazônia e demais biomas importantíssimos e plantar árvores nas cidades brasileiras. Deveríamos lançar um programa ambiental nacional. Um domicílio, uma árvore.
@darkbluebossa
@darkbluebossa 14 күн бұрын
Moro no RJ. Já estamos em Maio e o calor ainda não foi embora pra valer. Diminuiu comparando com Marco, mas ainda tá quente. Isso não é normal
@ored85
@ored85 13 күн бұрын
Fato. Essa última onda de calor está custando a ir embora. Nem parece que já estamos na metade do outono.
@marciosm1165
@marciosm1165 13 күн бұрын
Não é a ideologia é o homem que destrói o planeta, mas quando lemos que o RS não gastou um centavo com políticas de meio ambiente, vemos que o negacionismo está presente nas políticas sociais.
@ored85
@ored85 13 күн бұрын
Não é apenas o negacionismo, o negacionismo é a face feia dessa história. Tem também a indiferença, essa sim impera há décadas. Manter floresta de pé não dá voto. Nos dias de hoje apenas a indignação performática dá voto, faz aumentar seguidor e monetiza.
@jucileniarios-nw2ql
@jucileniarios-nw2ql 12 күн бұрын
De todos. Se a população não adquirir consciência nada muda porque o político só pensa em si mesmos sem pressão popular nada muda.
@ProjAmb
@ProjAmb 13 күн бұрын
O problema é que nossa casa (planeta) está nas mãos de péssimos gerentes (políticos). Soluções urbanísticos são importantes, mas o problema começa na restauração ecológica das bacias hidrográficas e isso vale pra todo território nacional.
@maryhelen5able
@maryhelen5able 13 күн бұрын
Que lindo o texto desse vídeo. E que exato o que você disse que tem que ser feito, Pedro. As duas soluções principais. Sobre plantar árvores, sempre lembro do ciclo de chuvas ainda dentro da Amazônia. Ta tudo bagunçado por causa do desmatamento. Antes uma nuvem chovia muito mais vezes em cima da Amazônia antes de se deslocar para outros estados. Com o desmatamento, elas saem de lá muito antes de completar seu ciclo normal. A Amazônia está exportando muito mais chuva, tem que ser reflorestada. Isso não é impossível. Temos que fazer.
@Joaopaulo-vr8ju
@Joaopaulo-vr8ju 13 күн бұрын
2:35 sou do interior do Ceará. Foram 10 anos de seca na última década. Um céu nublado, com nuvens negras, porem, sem chuva
@rosileneboppre2678
@rosileneboppre2678 14 күн бұрын
Mimha casa já está cheia de árvores. Comecei plantar árvore ao redor de meu terreno. Uma maravilha. Faz 20 anos que comecei fazer minha parte.
@wribeiro21
@wribeiro21 14 күн бұрын
👏🏼👏🏼👏🏼
@AugustoReis1910
@AugustoReis1910 13 күн бұрын
Parabens pela iniciativa, Rosilene.
@almeidalopes
@almeidalopes 13 күн бұрын
Sua atitude é louvável, mas infelizmente ajuda muito pouco o problema. As mudanças tem que vir do Governo, em larga escala. A classe política gosta muito de vender o "cada um faz sua parte", mas esse "cada um faz sua parte" são migalhas no real impacto ambiental. Por exemplo, um único vôo de avião comercial gasta mais combustível que você sozinho gastaria a vida inteira.
@ored85
@ored85 13 күн бұрын
Quem dera tivéssemos mais Rosilenes
@ored85
@ored85 13 күн бұрын
​@@almeidalopes é pouco mas é trabalho honesto. Aplaca o calor num trecho de rua, numa esquina, estabiliza alguns metros quadrados de terra. Vira exemplo. Esperar apenas a ação do governo ou do Congresso, que eles tomem a iniciativa de uma mudança real no modo como lidamos com o ambiente é o mesmo que esperar que o sol esfrie e que o sertão vire mar.
@morganegoin3179
@morganegoin3179 14 күн бұрын
As pessoas não têm a menor noção do que está acontecendo aqui.
@breu4832
@breu4832 14 күн бұрын
6:45 Esse tema que você menciona é debatido de uma forma fenomenal pelo documentário "São Paulo, uma cidade segregada". A gente precisa urgentemente pensar em como verticalizar de forma inteligente as grandes cidades em vez de manter casinhas de dois andares do riquinho do Butantã enquanto empurra o pobre pra regiões periféricas e bordas de mananciais que, além de não dar acesso a trabalho, transporte, saúde e educação dos centros urbanos, ainda põe em risco um ecossistema fundamental para a manutenção do equilíbrio ambiental.
@marianaherrmann7278
@marianaherrmann7278 13 күн бұрын
Vou assistir!
@rogeriobrum138
@rogeriobrum138 13 күн бұрын
A questão não é só moradia distante, mas principalmente mobilidade. Quem mora em Jundiaí (a 60 km) chega mais rápido do que eu (a 8 km) ao trabalho. Pouco Metrô, linhas de ônibus completamente desconectadas e falta de corredores para o transporte público. Trânsito horrível todos os dias causa poluição e desperdício de dinheiro e tempo. Verticalizar o Butantã não resolve o problema generalizado.
@breu4832
@breu4832 12 күн бұрын
@@rogeriobrum138 Ajuda a resolver - se você acha que SP tem pouco metrô nas regiões centrais, experimenta ir pro interior do estado pra ver a calamidade que é transporte público. No caso do Butantã, verticalizar já resolveria a vergonha que é ver alunos da melhor universidade do Brasil tendo que morar embaixo da arquibancada de um ginásio esportivo por falta de alojamento e de moradia (o auxílio moradia do campus Butantã é de 800 reais, COMO um aluno vai morar perto da universidade com esse valor? Nem no São Remo), sendo que o que mais tem no Butantã é espaço pra prédio. Mas quem ocupa o espaço? Sobrado de bacana.
@rogeriobrum138
@rogeriobrum138 12 күн бұрын
@@breu4832 Numa cidade em que vivem mais de 12 milhões de pessoas não há solução simples, nem isolada. Só um conjunto de várias medidas vão resolver os problemas. Verticalizar o Butantã sem encher o bairro de estações de Metrô vai transformar o bairro no maior estacionamento da cidade...
@breu4832
@breu4832 10 күн бұрын
​@@rogeriobrum138 Nisso eu concordo com você. Qualquer pessoa que já foi pra USP entende a vergonha que é precisar fazer baldeação da linha amarela pra um ÔNIBUS pra circular dentro de um campus imenso como aquele.
@janlopes5845
@janlopes5845 13 күн бұрын
Putz! Quando soube da ordem do governo israelense para fechar os escritórios locais da rede de TV Al Jazeera fiquei pensando no comentário do Pedro, afinal, a impressa é peça importante na manutenção da democracia. No entanto, assuntos mais urgentes tomaram a frete. A camisa de hoje seria uma mensagem indireta sobre o tema? Acho que o acontecimento merecia um Ponto de Partida. Uma pena que o bonde já passou.
@christinaresende8624
@christinaresende8624 13 күн бұрын
Cirúrgico
@davisalvim1270
@davisalvim1270 14 күн бұрын
Obrigado Pedro.
@cezarmaldini6107
@cezarmaldini6107 14 күн бұрын
Perfeito, Pedro!
@arantoun
@arantoun 14 күн бұрын
Perfeitamente equivocado.
@xadcamomila
@xadcamomila 12 күн бұрын
Pedro, concordo plenamente. Só um detalhe: SP capital passou 4 dias sem energia (e mtos locais sem água) em janeiro/24. Ao contrário do q vc disse, não foi por excesso de ar condicionado. A Enel, companhia elétrica, simplesmente não tinha equipe p/ consertar os estragos (provocados por uma chuva normal de verão) e sequer agiu no mesmo dia. Demorou quase 48h p/ começar a se mexer porque era feriadão. De cara, quando foi privatizada, demitiu 1500 funcionários. Qualquer chuvinha, falta energia na capital. E basta olhar as ligações nos postes... lotados de gambiarras. Ela aterrou os postes de apenas algumas regiões mais nobres, como Jardins e Consolação. Os prejuízos foram gigantes. Muitos comerciantes de alimentos perecíveis perderam todo o estoque. Teve loja q fechou e nunca mais voltou. E a Enel age como se o problema não fosse dela. Eu perdi um freezer lotado. Tarcísio caminha p/ privatizar a Sabesp. Nunca mais será a mesma depois disso. Nem meus cachorros (que amo muito) poderão beber água da Sabesp privatizada. Em SP, penso sempre na queda de pontes. Sabe o último q fez as manutenções devidas? Haddad. Faz tempo, né? Como moro na zona oeste, Butantã, Jd. Bonfiglioli, rezo p/ q, na hora em q o viaduto Eusébio Matoso desabar, não estar em cima nem embaixo... Sou Terena, vegana, da causa animal e ambiental. Não sou muito otimista com a humanidade. Pior: vejo a "queda do céu". Como disse o chefe Seattle, do povo Duwamish, EUA: "Quando o último rio secar, a última árvore for cortada e o último peixe pescado, eles vão entender que dinheiro não se come”. Veja a carta que ele escreveu ao presidente dos EUA em 1854. Tão atual.
@Soul_KTO
@Soul_KTO 13 күн бұрын
09/05/2024 _ 16H Água na esquina da minha casa, se aproximando. Moro em Pelotas, sul do RS, a água de POA está descendo para cá. Desesperador. Ajudem o RS, qualquer ajuda é bem vinda. AJUDEM.
@antonioedilsoncardosodossa26
@antonioedilsoncardosodossa26 13 күн бұрын
É hora de.entrevistar os que dizem que não há mudança climática e, muito menos, aquecimento global!
@vanessahorner6569
@vanessahorner6569 13 күн бұрын
Perfeito, Pedro! 👏🏻👏🏻👏🏻
@wandersoncurcino5036
@wandersoncurcino5036 14 күн бұрын
Pedro, concordo com tudo que você citou, mas acrescento uma outra verdade que muitas vezes a gente tenta negar: será impossível enfrentar esses desafios socioambientais sem um robusto investimento público. Estamos falando de um cenário de adaptação e mitigação, não só de controle de crimes ambientais como é o atual paradigma. Só dinheiro na mão do Estado resolve? Claro que não, vai depender da política que direcionará os investimentos, mas não teremos soluções (democráticas pelo menos), se não aceitarmos essa realidade também.
@organismovivo5683
@organismovivo5683 14 күн бұрын
O melhor era tirar dinheiro do governo, lutar por menos impostos, o governo virou um cofre cheio de dinheiro que atrai o pior tipo de gente, gananciosos, criminosos e cia. Se o dinheiro tivesse na mão de indivíduos o dano seria menor!
@fernandoazzihaddad8647
@fernandoazzihaddad8647 14 күн бұрын
Arborização urbana e restauração ecológica existem faz tempo. As secretarias ambientais, municipais e estaduais, tem que parar de ser pastas de negócio de balcão. O problema são as chefias, servidores corruptos e sociedade corrupta. Mudando isso aí as coisas deslancham.
@luizcarlosmeier8739
@luizcarlosmeier8739 13 күн бұрын
Pedro, gostei demais deste vídeo. Uma visão mais inteligente e humana sobre as possibilidades de futuro para qualquer cidade do planeta. Sou de SC. Sem querer politizar... É o que o Boulos tem advogado para a cidade de São Paulo
@mariacecilia8552
@mariacecilia8552 12 күн бұрын
Pedro, fala-se muito em "estancar o negacionismo", em superar "a irresponsabilidade ambiental", mas não é isso. Sempre foi uma questão de poder econômico (e seus tentáculos políticos), dos segmentos q não querem abrir mãos dos lucros. Temos perdido todas as lutas pois eles podem mais, e decidem os rumos das políticas públicas. Pagaremos junto com eles o preço da sua ganância desmedida.
@paulinhafolke
@paulinhafolke 8 күн бұрын
Vuvi 17 abos na Suécia. Lá td , as leis já estao todas lado lado com a sustentabilidade.Chegamos aqui em Brasil, ignorância sem fim. 🤦🏻‍♀️
@vitoidelucca
@vitoidelucca 13 күн бұрын
Pedro, o que você acha das medidas adotadas - referentes ao meio ambiente - pelo Eduardo Leite nos últimos 5 anos, conforme informado pela Folha de São Paulo?
@franciscograziano6884
@franciscograziano6884 13 күн бұрын
Pode não ser normal mas vai ser o novo normal com as mudanças climáticas
@estevamsantos266
@estevamsantos266 14 күн бұрын
Muito bom Pedro!
@Putukusi
@Putukusi 13 күн бұрын
Sou de Campinas, restauro na minha cidade uma área degradada (beira de córrego urbano que é uma área de proteção permanente) com mudas de espécies nativas da minha região que eu mesmo produzo em casa de sementes que recolho em alguns parques urbanos daqui que tem pequenos remanescentes de mata nativa. Todo o lixo orgânico de casa, mais muita folha e paus que recolho nas calçadas, uso para fazer cobertura para o solo. Sinto que 90% das pessoas é incapaz de entender o que eu faço e 99,9% é incapaz de conceber usar seu tempo livre para fazer algo em prol da natureza.
@DeividsonOliveira-pe3rn
@DeividsonOliveira-pe3rn 14 күн бұрын
Pedro certeiro e pontual. Ja passou da hora de se preocupar com clima, ja é pra ontem.
@andersonrafaelreis7500
@andersonrafaelreis7500 12 күн бұрын
Olá, Pedro! Excelente conteúdo mais uma vez. Gostaria de perguntar, sem nenhum tipo de provocação retórica, mesmo que provocando de alguma forma, se você nunca pensou em se colocar no jogo político como um candidato. Infelizmente no Brasil, o debate entre os que ocupam as cadeiras na política, parece se limitar a pautas sem avanços práticos de longo prazo para o povo, se limitando ao Fla Flu esvaziado de ideologia, já que pautas retrógradas imperam. Gosto sempre quando você aborda sobre investimento em energia verde, redução de emissão de carbono, ocupação dos centros urbanos, as vantagens práticas da legalização da maconha, o reforço da democracia como instrumento para evitar guerras, investimento em educação de base e polos tecnológicos, entre tantas outras pautas. Não me lembro de nenhum político que levante todas essas pautas de maneira tão prática, didática, efetiva e longe do Fla Flu. Perderíamos um ótimo jornalista, mas ganharíamos um representante com ideias e ideais muito alinhados com o futuro que a sociedade como um todo precisa para sobreviver com sustentabilidade.
@DrJade
@DrJade 13 күн бұрын
Quando essa tragédia passar a memória das pessoas vai junto, basta lembrar que ano passado choveu horrores no RS e o governador achava que ele não tinha culpa das chuvas. Sim, eu entendo que o governador não é o único responsável, mas ele tem responsabilidade e assim como todos políticos acham que nada tem haver com isso.
@desenhointeligente697
@desenhointeligente697 13 күн бұрын
O que é estranho é o fato de que as mesmas corporaçãoes que financiam o pessoal que divulga as mudanças climáticas, sao os mesmos que poluem.(Industrias).Ou de onde vcs acham que vem a grana pra divulgação dessa ideia?Alguem pode me explicar isso?
@maiconlourenco4849
@maiconlourenco4849 14 күн бұрын
Linda citação histórica.
@Rabiscoelho
@Rabiscoelho 14 күн бұрын
excelente e importante, como sempre! Obrigado pelo trabalho
@thejanke
@thejanke 13 күн бұрын
Lógico que vai acontecer novamente, como já aconteceu em Porto Alegre em 1941… Naquela época demorou 1 mês para baixar a água, e vai ser parecido agora 😢
@giovanifm1984
@giovanifm1984 8 күн бұрын
Não vai, pois temos bombas que drenarão a água para fora.
@fernandareali9500
@fernandareali9500 14 күн бұрын
Infelizmente é verdade
@gleissoncardozo2820
@gleissoncardozo2820 12 күн бұрын
Sou de Friburgo, região serrana do Rio, essa região mesmo que deixou o mundo espantado com aquela tragédia de 2011, sei bem como é ver sua cidade ser destruída por eventos climáticos extremos. Existe um outro fato curioso que passa despercebido pelos habitantes aqui da cidade. Por volta da década de 90 tínhamos aqui um festival de cerveja ( a segunda maior do país, atrás apenas da Oktoberfest na época), que comemorava o aniversário da cidade, sempre no mês de Maio, e o frio era intenso naquela época. A festa não existe mais assim como o frio também não. É assustador como a cidade esquentou nas últimas décadas, ainda temos dias frios mas cada vez mais raro. Caso a tal festa ainda existisse, os casacos e cachecóis de outrora seriam trocados por camisetas e bermudas pelos frequentadores. E ainda há quem duvide do aquecimento global... Ele ta aí na cara de todos, só não vê quem não quer.
@rogeriobrum138
@rogeriobrum138 13 күн бұрын
Simplesmente batemos recorde de temperatura para maio em São Paulo: 33,2°. Mas não só políticos duvidam. A maioria duvida, ou nem liga. Ficam 2 horas pra voltar pra casa em seu carro poluente. Ou pior, na sua mais poluente ainda moto. Havia uma lei do Haddad pra que só ônibus elétricos circulassem em 2024. O lobby do transporte venceu, e ônibus a diesel ainda são a maioria... A catástrofe se desenha todo dia, não em apenas um dia.
@lescaldelai
@lescaldelai 13 күн бұрын
E agora acontecendo também no Maranhão
@roselianiquine258
@roselianiquine258 13 күн бұрын
O que aconteceu no RS nos lembra do dilúvio, a ARCA de Noé.
@faustowolf23
@faustowolf23 14 күн бұрын
Every 3 Count . Falar sobre plantar árvores Onde elas ja não existem e onde deveriam ser pensadas .
@Lucas_S_Silva
@Lucas_S_Silva 13 күн бұрын
Precisa também dar uma olhada no asfalto. Não dá pra ter uma cidade completamente asfaltada.
@user-xg3fy3ke3b
@user-xg3fy3ke3b 13 күн бұрын
Pedro, Moro na Fronteira Agrícola da Amazônia, mais precisamente na região sudoeste do Maranhão, em uma área de conexão Cerrado/Amazônia. A expansão da soja por aqui já é uma realidade. Sou professor de Biologia e tento, ha mais de uma década, sempre trazer as questões climáticas ao debate. Acontece que a população, inclusive alunos, nos veem como inimigos do "progresso". Como contornar esse obscurantismo?
@gmarques1527
@gmarques1527 13 күн бұрын
Pedro doria não costuma bater na produtividade do agro. Faz meses que eu o questiono nisso, ele critica a esquerda atacar o agro por gera riqueza robusta pro país, porém com muita concentração de renda, poucos empregos e muita destruição. Parece que pra ele vale destruir o cerrado pra economia girar, mas é errado usar petróleo pra desenvolver o país financiando assim a transição energética com riqueza, energia e empregos qualificados. Menção honrosa a Embrapa que qualifica a cadeia produtiva agrícola com tecnologia nacional mas ainda assim a pegada de destruição é enorme
@user-xg3fy3ke3b
@user-xg3fy3ke3b 12 күн бұрын
@@gmarques1527 não consigo ver saída para a crise climática sem o diálogo com o Agro.
@gmarques1527
@gmarques1527 11 күн бұрын
@@user-xg3fy3ke3b não tô dizendo que não passa, é o contrário, em parte a responsabilidade pelo caos climático é da devastação do agro e das desoneracoes exageradas a soja. Todo o mundo é protecionista com produtos agrícolas, mas depender tanto do agro pro PIB facilita afrouxar as leis ambientais, como no codigo florestal reformado pra pior faz 10 anos. a maior bancada do congresso é ruralista, destrói muito e emprega pouco. Pra mim precisa jogar pressão pra esse setor se tornar mais sustentável - inclusive o acordo Mercosul UE travou nisso - além de diversificar a economia pra dependermos menos dessa e de outras commodites predatórias ao planeta
@claudiasantiago3342
@claudiasantiago3342 14 күн бұрын
Acontece que a falta de informação é investimento nos últimos anos, só boiada, quando Marina Silva fala é desvalorizada, quando se fala em não falar em gado que mais polui o ar ninguém fala ele é pop
@phmarcondes
@phmarcondes 14 күн бұрын
Bacana que tem que cumprir toda essa agenda ambiental que o Pedro tá falando dentro dos marcos da austeridade fiscal, ou seja, penalizando ainda mais a surrada classe trabalhadora. Bora taxar sacola plástica do pobre e deixar os jatinhos hiper poluentes dos ricos em paz. A agenda ambiental é política sim!! E não vai acontecer nos marcos do liberalismo. Aliás alguém sabe quanto o Itaú doou pra RS, o Bradesco, o BTG do Guedes, o Santander, etc? Ou Leman, Sucupira??
@wribeiro21
@wribeiro21 14 күн бұрын
Faltou Silas Malacheia, Familicia Bolsonaro, pastores mi e bilionários. E os 17 milhões do Pix do Bozonaro? Será que sai algum? Madonna doou 10 milhões...
@rosanemonteiroraposo7755
@rosanemonteiroraposo7755 10 күн бұрын
NÃO DOEM PARA O GOVERNO! PROCUREM PESSOAS CONFIÁVEIS. O POVO NADA TEM A VER COM A MUDANÇA CLIMÁTICA.
@danielthadheu7604
@danielthadheu7604 9 күн бұрын
Pq o Pedro não citou nominalmente o Gov do Estado?
@rorm1970
@rorm1970 13 күн бұрын
Pedro, entendo seu ponto e acredito que temos que cuidar do nosso planeta. Mas há 83 anos, Porto Alegre ficou embaixo de água exatamente como hoje. A CNN fez um materia comparando fotos. Ou seja, há 83 anos tmb era o efeito do homem no clima?
@Danilo-mz7zz
@Danilo-mz7zz 12 күн бұрын
Aqui no Tocantins (Palmas minha cidade) sempre fez calor, o ano todo, principalmente final do inverno e primavera. Mas, em outono não, não tão forte. Essa massa de ar seco e quente que estacionou no meio do Brasil nos afeta e muito, ela que tá segurando a onda de ar úmido e frio do sul para o sudeste, centro oeste e nós aqui no Tocantins (que nos consideramos, meio centro oeste). Era pra estar chovendo aqui ainda, e um pouco de frio tbm, principalmente nas manhãs. Agora, nem no inverno temos isso. E em breve nem no DF e em Goiás terao essas frentes frias.
@deniseldantas
@deniseldantas 14 күн бұрын
De todos, mas principalmente da direita, vc pode ver que todo projeto pró-desmatamento, agrotóxicos e afins é da direita, todos sem exceção
@organismovivo5683
@organismovivo5683 14 күн бұрын
A esquerda destrói o ambiente como ninguém, só ver as favelas como são, não plantam uma árvore sequer, não se alimentam corretamente, são a favor do tráfico que é um dos maiores destruidores ambientais... tá na hora de cada um assumir seus erros e parar de apontar o dedinho!
@wribeiro21
@wribeiro21 14 күн бұрын
Bolsonarismo, mata!
@Putukusi
@Putukusi 13 күн бұрын
Tem exceções, claro. A maioria grandes hidrelétricas da Amazônia (Girau e Santo Antônio, no rio Madeira), as 4 grandes no rio Teles Pires, e claro, Belo Monte, foram todas aprovadas e construídas no período que o PT esteve no governo.
@wribeiro21
@wribeiro21 13 күн бұрын
@@Putukusi Sim, foi. Numa época em que a Energia Eólica e Solar ainda era insipiente... Se fosse nos dias de hoje, com a tecnologia que temos hoje, com certeza não seriam construídas.
@bibox34-hg1me
@bibox34-hg1me 13 күн бұрын
@@wribeiro21 e a exploracao de petroleo na foz do amazonas que o proprio pedro fala
@thyago666
@thyago666 13 күн бұрын
Começa pelo povo
@ReinaldoSimonCosta
@ReinaldoSimonCosta 12 күн бұрын
Hipocrisia
@washingtonluiz7095
@washingtonluiz7095 13 күн бұрын
Vamos escalar as responsabilidades. Começando do governo municipal e a câmara e subindo, até o nível federal. E façamos rápido, pois daqui a um tempo vai parar de chamar atenção, infelizmente. É e sempre será política. O grupo que tem força consegue vitória e na hora ruim tem a responsabilidade de tragédia dividida. TB acho que não que vem tem mais. Só não sei se tem cidade operando no mesmo local.
@daymannovaes
@daymannovaes 11 күн бұрын
Concordo com a hipótese que o clima mudou de fato. Digo "hipótese" porque sempre questionei se não é apenas uma percepção rasa que toda geração tem de tempos em tempos, mas seus argumentos foram convincentes. Eu só não estou convencido do que se segue: essa mudança é antropogenica mesmo? Ou é só um ciclo natural da Terra de mais de 400 anos? Porque se for isso, a solução não seria reduzir emissão de carbono, mas sim outra coisa...
@darcyfacundo4343
@darcyfacundo4343 6 күн бұрын
Lagoa? Com declividade?
@manueladebeaurepaire6603
@manueladebeaurepaire6603 14 күн бұрын
Eu nasci nos anos 90, lembro das questões ambientais sendo discutidas quando era criança. Na minha adolescência, já não era mais pauta. Por um período cheguei a achar que tínhamos contornado a situação só para chegar a fase adulta e ver a tragédia para qual nos encaminhamos a passos largos. Minha pauta principal é a ambiental, há anos, porém não vejo saída, não ouço vozes. Temos Marina Silva jogada para escanteio sempre que sua pauta não interessa aos que importam. Não tenho a menor perspectiva de melhora, não tenho coragem de colocar uma criança nesse mundo, é desesperador
@reginagomes4674
@reginagomes4674 13 күн бұрын
Eu lembro disso Pedro
@reginagomes4674
@reginagomes4674 13 күн бұрын
Do tempo da gente jovem. Ou melhor ainda jovem
@hugo-garcia
@hugo-garcia 13 күн бұрын
Esse é o resultado do teto de gastos de vc apoia. É impossível ajudar e investir em prevenção desses desastres com o teto. É matemática básica
@gustavcavalcant
@gustavcavalcant 13 күн бұрын
Eu não quero parecer bairrista, mas parece que Volta Redonda (onde moro) e Barra Mansa (cidade vizinha) são o retrato do Brasil. BM é o agro, concentração de renda, desigualdade brutal. VR tem classe média, indústria, serviços e comércio. Ambas sofrem gravemente com problemas ambientais, temos uma pilha de escória siderúrgica que pode a qualquer momento desabar sobre o Rio Paraíba e acabar com o abastecimento de água de metade do estado, inclusive a capital. Poluição atmosférica, enchentes cada vez mais comuns e não temos uma mulher ou um ambientalista sequer na Câmara de Vereadores. No ano passado houve um grande ato contra o pó preto, ganhou repercussão nacional na mídia junto dos outros problemas ambientais, mas a CSN, o empresariado e parte da população são contra qualquer medida que obrigue a empresa a cumprir a lei porque "é necessário preservar os empregos e a economia da cidade não pode parar". A mesma CSN, é quem levou diversos imóveis no centro da cidade durante o processo de privatização e os deixa abandonados em nome da especulação imobiliária e de usá-los como garantia para empréstimos, fazendo com que as construtoras (com ajuda do governo) crie condomínios na periferia, que sofre com um transporte urbano de qualidade péssima. Tá tudo errado por aqui e no Brasil também.
@Putukusi
@Putukusi 13 күн бұрын
Não está sendo bairrista, está descrevendo uma situação que você está bem familiarizado exemplificando um entre tantos exemplos de como interesses de poucos (e o desinteresse da vasta maioria) se sobrepuja ao bem comum.
@DJRudyNaves
@DJRudyNaves 11 күн бұрын
Faz alguns anos que planto palmeiras Jussara, tenho quatro no meu jardim e umas dez no canteiro da avenida, algumas frutíferas.
@DJRudyNaves
@DJRudyNaves 11 күн бұрын
Algumas dessas árvores foi minha mãe quem plantou.
@GeorgeWurthmann
@GeorgeWurthmann 13 күн бұрын
Pedro, já discordo no título. Entendi a sua critica, mas vc sabe que a tragédia é de direita e de direita. O que falta é a esquerda que enfrente o Capitalismo, aí nisso estou com você, nisso a esquerda falha, mas falha por que se não ceder é pisoteada. Mas como resolver esse problema sendo liberal? Como interromper a exploração desenfreada do capitalismo sem tirar a liberdade da exploração? Por que esse é o discurso que um liberal vai enfrentar, e vai ser taxado de autoritário e assim será com qualquer outro que tente enfrentar "o livre mercado".
@sheilah_
@sheilah_ 13 күн бұрын
Como resolver esse problema com um governo dito de esquerda que está propondo uma medida NEOLIBERAL atrás da outra? Sim, o problema também é a 'esquerda'.
@GeorgeWurthmann
@GeorgeWurthmann 12 күн бұрын
@@sheilah_ sim, é verdade. Meu comentário foi abordado no vídeo dessa sexta do meio e, sim, o problema é da esquerda também, e meio que no meu próprio comentário eu entreguei isso quando disse que a esquerda não enfrenta o lobby das grandes corporações, e senti falta de uma abordagem mais ampla do Pedro nesse aspecto. Eu realmente estou disposto a debater e entender propostas diferentes, mas tem pouca coisa que escuto que me convence de que estamos perto de enfrentar esse lobby.
@dudaodonto3713
@dudaodonto3713 9 күн бұрын
Uai choveu agua qual ea novidade
@sameasilva7004
@sameasilva7004 12 күн бұрын
A terra não está doente, deixaram ela doente pode ter certeza tem muita diferença 😢😔
@reginagomes4674
@reginagomes4674 13 күн бұрын
Perto dos cincoenta Pedro Temos que consert ar nossas terras para nossos filhos ou melhor nossos netos
@clovisirigoyen-dy2fn
@clovisirigoyen-dy2fn 14 күн бұрын
O RS recebeu em 5 dias a quantidade de chuvas previstas para 90 dias. O Brasil precisa ter um olhar de 360° sobre o planeta. Há pouco DUBAI ficou abaixo d'água com enchentes nunca vista, e em pleno deserto. Em pleno verão recente o nordeste do Brasil também. Regiões que há 20 anos isso seria inimaginável. Então a reflexão é bem mais ampla..
@AugustoReis1910
@AugustoReis1910 13 күн бұрын
Eu vi uns vídeos deste suposto alagamento em Dubai, fiquei bem assustado e tal, mas depois surgiram algumas informações dizendo que eram fake news, vídeos de inteligência artificial. Afinal de contas, aquilo aconteceu de verdade ou não? kkkk Fiquei confuso agora.
@danielgoncalveslima9350
@danielgoncalveslima9350 14 күн бұрын
Falhamos, e aceitamos, isso é o pior. A gente aceita o Rio Tietê cheirar podridão há tempos...como se fosse normal...falhamos
@gi8945
@gi8945 6 күн бұрын
Os oceanos são os pulmões do mundo. Precisam ser mais respeitados!!
@gustavonogueira1885
@gustavonogueira1885 6 күн бұрын
Querido Pedro. Enquanto 1% dos mais ricos emitem mais carbono do que os 66% mais pobres, temos apenas 1 (1%, literalmente) culpado! E não adianta pedir para o pobre tomar banho de 5 minutos, enquanto os riscos regam os campos de golfe com rios e rios de água potável…
@Roztan777
@Roztan777 13 күн бұрын
Pedro, CARNE VERMELHA, PECUÁRIA, AGRO, não se esqueça amigo. Não é pq vc gosta de algo que é ruim que isso deixa de fazer parte do problema.
@fernandomorgadorj
@fernandomorgadorj 13 күн бұрын
As exigências do Minha Casa Minha Vida Faixa 1 tem melhorado nos últimos 10 anos (excluindo, é claro, os 4 anos de Bolsonaro, no qual o programa não existiu). Basta pegar a portaria MCID 725, de 2023, e ver ali as exigências para os projetos das moradias. São diversas, desde especificações do projeto arquitetônico até exigências de distância para escolas (infantil, fundamental e médio), postos de saúde, etc. (inclusive com a possibilidade de retrofit para moradias). E apenas lembrando que as prefeituras e construtoras é que devem apresentar as propostas, pois o dinheiro está lá só esperando.
@soniamatias7773
@soniamatias7773 13 күн бұрын
Possuo conhecimento zero de engenharia ou coisa que o valha, mas, na minha vã ignorância, penso se não seria possível alguma obra que possibilitasse um escoamento, uma vasão maior das águas da Lagoa dos Patos que desaguam no mar . Não é possível que com tanto conhecimento e tecnologia não haja uma saída, para prevenir novas e futuras tragédias como esta que, impotentes, assistimos agora, já que não estamos fazendo a lição de casa, desacelerando o aquecimento global.
@angelicamendoza8232
@angelicamendoza8232 14 күн бұрын
"Hoje é com os gaúchos. Amanhã é comigo. Ou com você." Aqui está o ponto chave dessa discussão, no Brasil e no mundo inteiro. Se não entendermos isso, logo será tarde demais.
@MmM-lc3ve
@MmM-lc3ve 14 күн бұрын
Isso só acontece por conta da má gestão do governador, ele é o unico q pode destrui leis ambientais, desmantelar o estado e entregar na mão da iniciativa privada pra ele lucrar e fazer besteira nas áreas, é o unico q dar orçamento para defesa civil coisa que o atual governador de RS cagou e andou.
@renatogoetten
@renatogoetten 13 күн бұрын
Bom, se essas mudanças climáticas ocorrem desde 1941, então pode ser que essa hipótese seja verdadeira . Pois nesse ano (1941) a enchente gaúcha foi quase igual a essa. Acho que a diferença é a quantidade de gente. As cidades todas cresceram e os efeitos das inundações são obviamente maiores também.
@isaquedoi1
@isaquedoi1 14 күн бұрын
Senti a falta dos artistas da globo ajudando aqui em Porto Alegre....
@priscilawinner1
@priscilawinner1 14 күн бұрын
Senti falta de políticos de direita e pastores
@Rafa-tf6hi
@Rafa-tf6hi 14 күн бұрын
Senti falta do Silvio Santos, do Malafaia.... kkkkkkkkkkkkkkkk deve ser uma daquelas antas que acham que a globo é "comunista"
@reginagomes4674
@reginagomes4674 13 күн бұрын
Pedro quando você vai entrar pra política?
@danieldesigneroito
@danieldesigneroito 13 күн бұрын
Tem um fator que você ignora que são as iniciativas privadas, bilionários, mega ricos, que esses são os que ditam as leis. Em teoria os governos deveriam governar para o povo, na prática o governo governa para os ricos, tanto que quando tem leis que cortam verbas do ibama, cortes de verbas para saúde, educação em. Prol de iniciativas privadas, quem ganham são os grandes empresários, quando há leis que afrouxam o combate ao desmatamento quem sai ganhando com isso são os grandes empresários do agro negócio, que gasta muito mais de 10 milhões por ano em publicidade para falar que o agro é pop e doam uma miséria para a população que hoje sofre em consequência da ganância deles. Não da para falar que não tem nada a ver, pq esteja sim tudo ligado, assim como o ar seco hoje em São Paulo está influenciando as chuvas hoje no Rio Grande do Sul por conta das mudanças climáticas promovidas pelas pessoas. Outra coisa que seria necessária é uma profunda mudança de estilo de vida, consumir menos e melhor, investir em medidas de energia renovável. E não adianta cobrar que a classe média e os pobres mudem o seu estilo de vida, quem tem que mudar o estilo de vida são os ricos, pois os 1% mais ricos do mundo poluem mais do que 50% da população mundial. E com essa mudança de comportamento dos mega ricos ai sim os nossos representantes públicos talvez começassem a governar em prol da população. Quanto a perfurar petróleo na foz é a maior burrice que o Lula insiste em fazer, só não vai adiante pq a Ministra Marina ainda briga por isso. Se o Lula quisesse mudar o Brasil ele investiria em novas tecnologias de energia renovável, o que sim geraria emprego e talvez transformasse o Brasil em uma potência mundial.
@FabioGentiledaVeiga
@FabioGentiledaVeiga 14 күн бұрын
Quer uma questão objetiva? Compare a ocupação, atual, desordenada das encostas do Rio com as da sua infância. Vai entender rápido a mudança no microclima na cidade.
@gilvannoleto8134
@gilvannoleto8134 10 күн бұрын
Isso aconteceu em 1941. Havia mudanca climatica naquela epoca??
@canaldojotapee
@canaldojotapee 12 күн бұрын
Esses desastres tem um culpado sim e o nome dele é : capitalismo. O Pedro sabe disso e escolheu ignorar, mas o fato é que pra humanidade sobreviver o capitalismo precisa acabar.
O que os políticos não veem na IA | Ponto de Partida
10:03
Последний Закат Кота Макса...
00:21
Глеб Рандалайнен
Рет қаралды 4,4 МЛН
Кәріс тіріма өзі ?  | Synyptas 3 | 8 серия
24:47
kak budto
Рет қаралды 1,7 МЛН
Teenagers Show Kindness by Repairing Grandmother's Old Fence #shorts
00:37
Fabiosa Best Lifehacks
Рет қаралды 42 МЛН
O moralismo de esquerda | Ponto de Partida
14:13
Meio
Рет қаралды 31 М.
Bolsonaro vs Lula, 2026 | Ponto de Partida
10:04
Meio
Рет қаралды 19 М.
Só vão sobrar 7 partidos no Brasil | Ponto de Partida
10:22
Haddad vai à Câmara e veste chapéu de Flávio Dino em confronto com bolsonaristas
7:30
Instituto Conhecimento Liberta
Рет қаралды 23 М.
A arte da política com educação | Ponto de Partida
41:30
Lula não entendeu quem foi Hitler  | Ponto de Partida
14:14
ENCHENTES RS | DEVEMOS DESPOLITIZAR A DISCUSSÃO CLIMÁTICA?
19:40
Последний Закат Кота Макса...
00:21
Глеб Рандалайнен
Рет қаралды 4,4 МЛН