Tive vários quadros de depressão, maioria ligados à perda, o que eles chamam de depressão ocasional, em oposto da crônica. Sei exatamente da origem dela, o que foi uma falta de atenção na infância, carinho, etc…vim de família grande e meus pais brigava muito entre si, porém não com os filhos…ainda bem! Porém aprendi a lidar com essa depressão…o que me deixou mais resistente às incidências de depressão foi fortalecer o meu interior, foi a busca na crença de que existe um plano mais sútil, as energias…o estudo da espiritualidade , da filosofia e da psicologia, tudo isso me fortificou. Quanto a medicação elas me ajudaram quando tive os quadros clínicos, qdo cheguei ao imbalance químico no cérebro, o que é bem devastador, porém depois de um ano sai das medicações pq se fosse depender de médicos estaria nelas até hj. Durante a pandemia, quase entrei em depressão de novo, fiquei muito apática sem vontade nem de levantar da cama por semanas, daí fui ao médico e ela me receitou remédio para depressão, daí me perguntei: eu sei o que é depressão, eu estou caminhando para ela, porém ainda não estou lá. Então pq tomar esse remédio? Isso pode me levar a um imbalance químico. Então peguei minha bicicleta e fui para as trilhas duas vezes por semana. Minha energia subiu e a suposta depressão sumiu!!! Devo ressaltar que a médica conversou comigo por uma hora e isso também levantou o meu astral!!! Então gente, existe a melancolia, tristeza, desmotivação e você deve reagir, porém a depressão clínica e outro patamar, e difícil de descrever mas qdo estamos deprimidos de verdade, é como se nosso espírito tivesse saído do corpo! Nesse caso só medição! Eu nunca mais quero passar por isso! E se estou desmotivada, não alimento esse quadro, vejo o que está errado na minha vida e concerto, corro atrás e reajo!!! E bem mais fácil e menos doloroso do ter q passar por um caso de imbalance chamado depressão clínica! Obrigada (Universo), (Deus), (Inteligência Cósmica)por me ensinar o caminho!!!🙏 Namaste 🙏 Fiquem com Deus🙏 l
@terezafumelli25865 жыл бұрын
As figuras de pai e principalmente da mãe são fundamentais nos caminhos neuroquímicos que vamos construir na primeira infância. Eu tive depressão, tratei com medicação de 2000 a 2003, mas posso afirmar que só resolveu mesmo pela ajuda da psicóloga, nos anos de 2002 e 2003. O remédio sozinho não resolve, você precisa fazer o trabalho interno pra entender o seu funcionamento e evitar recaídas. Em alguns casos a depressão está na estrutura da formação do ser, você precisa se preencher no que falta. Realmente a depressão é um luto, uma lacuna, um vazio.
@anafranca39873 жыл бұрын
Isso explica claramente o q estou sentindo. Houve uma quebra, uma perda nessa pandemia. Perdi minha liberdade. Sou aposentada, moro só e pior, vejo tudo o q está acontecendo de modo totalmente divergente da minha família e 99% dos q convivo. Estamos sendo encurralados e tangidos pro abismo e ninguém percebe, acreditando na mídia e nessa fraudemia.
@Pablo061982 Жыл бұрын
Tb penso como você 👏👏👏
@elaineveiga25 жыл бұрын
Na minha opinião, esse foi o melhor vídeo do canal. Conheço algumas pessoas com depressão e, todas, passaram por algum luto. Muito esclarecedor, Manu. Obrigada.
@amandapaulaaraujo15462 жыл бұрын
Manu,muito obrigada por esse canal, tem significado muito para mim desde que comecei a assistir,melhorou muito meu cotidiano.
@brendaantunesdepaula19823 жыл бұрын
Que lindo viu .. que lindo!
@Izzzadora3 жыл бұрын
Ôxe, como pode, né, você ter pensado um dia que sua existência não faria diferença! Tá fazendo muita aqui! Você e a Flor têm trazido tanta luz pra tantos assuntos! Só agradeço! :)
@anapaulamellopeixoto35565 жыл бұрын
Voltei porque lembrei do filme "Melancolia", do Lars Von Trier. Pra mim, a arte e o conhecimento me ajudam demais a viver. E também o amor das outras pessoas e o amor por elas, que muitas vezes esquecemos de cultivar. Às vezes cultivamos a melancolia - é gostoso em parte - e muitas vezes esquecemos que a alegria, para brotar, assim como o amor (inclusive por nós mesmos), precisa ser cultivada.
@madurocha92505 жыл бұрын
O Manu, com o dose diária, têm mediado reflexões profundas e influência direta no meu cotidiano. É fora da curva, ter disposição pra essas elaborações. Me sinto muito grata pela a existência desse espaço. A minha vida como todo, gestação(estou grávida e o vídeo "do gorilão" assisti no mínimo umas 10x e enviei pra várias pessoas), militância, relações e até mesmo elaborações sobre 'o meu pensar artisticamente ', estão vivendo processos vagarosos, porém significativos, de muitas transformações. Me sinto mais viva interagindo por aqui, mesmo que muitas vezes eu me restrinja à apenas curtir os comentários. Maria Flor, grata demais por compartilhar suas vivências enquanto um sujeito político reelaborando suas relações . Sua doação , se mostrar , se expor é um exercício muito árduo. Mas têm cumprido um papel visceral na vida de muitas mulheres. Sou uma delas. Grata por utilizarem bem as "vantagens sociais" de vocês pra produzirem esse trabalho, que é bem mais que um "conteúdo" a mais . Vocês me parecem reais. Isso me faz "permanecer" por aqui.
@paulamachado38793 жыл бұрын
Mais claro, impossível. Que vídeo importante!
@marriscado50953 жыл бұрын
Não sou de comentar, mas preciso dizer, vc é genial! Adorei as explicações.
@valeriabonatto58882 жыл бұрын
Cara, vc é necessário, não para de ajudar e salvar pessoas, essa é a tua missão na Terra..
@eniovifilho3 жыл бұрын
Muito obrigado meu velho!!! Teu propósito aqui é de uma grandeza imensa. Mando um abraço de coração!!!
@anadeniseana65755 жыл бұрын
Tenho sentido gratidão profunda em estar em conteúdos como o teu, tenho me conectado com uma sensação q meus mergulhos existenciais estão me levando pra situações muito preciosas de Consciência de Vida, por isso vc é Uma das peças q faz meu mundo melhor!
@marialuizamachado85804 жыл бұрын
Amei o Vídeo!! Como psi também sempre pensei as doenças mentais muito mais que um diagnóstico (que tem sua importância), mas vejo uma dificuldade muito grande dos pacientes de ir além dos sintomas, esse vídeo foi bem esclarecedor, espero que as pessoas possam refletir mais e ir além dos sintomas.
@kellyneris27463 жыл бұрын
Essa semana havia finalmente compreendido o motivo que me levou a um desiquilibrio emocional que rwsultou em diversas coisas no meu corpo, cheguei a fazer algumas sessões com uma psicóloga... enfim e descobri que o que havia motivado foi a morte da minha cachorra, (depois de 3 anos que descobri) e agora vendo esse video, vi total lógica e entendi que na realidade eu estava passando por esse estagio de luto, e pelo fato de que o sentido daquilo (dessa tristeza, ansiedade, sonos interrompidos... inquietação mental) que estava em meu incosciente causou tanto desconforto emocional Parabéns pelo canal, acho que esse tipo de conversa ajuda as pessoas a encontrar um autoconhecimento para continuar a viver
@AndreiaSigolo28053 жыл бұрын
O melhor vídeo que eu já assisti. Por muito tempo eu achei que todo o problema era eu. Tenho uma sequência de lutos que transformaram a minha vida! E que ainda transformam
@bea.bia.beatriz3 жыл бұрын
Olha, já passei por muitos profissionais, mas nenhum nunca me perguntou sobre alguma experiência que tivesse me causado luto. Apenas fui diagnosticada com depressão. Hoje ao ver esse seu vídeo tão esclarecedor, eu consegui fazer a associação com o evento que passei e a depressão. Faz todo sentido agora a minha apatia, a falta de perspectiva, de ânimo. Obrigada por me mostrar essa luz, Manu!!!! 🥰
@jenykaya Жыл бұрын
Ser iluminado... gratidão Emanuel ❤
@leoalves88633 жыл бұрын
Eu convivo com sintomas de depressão desde meus 20 anos. Acho que foi quando me dei conta da minha incapacidade de interação social, afetiva. Ao longo desses anos, houve momentos em que esse sentimento amenizou. Mas hj na maturidade, ainda sinto esse sentimento de não pertencimento, de ser inadequado. Eu tô quebrando a cabeça o descobrir o meu "luto" que começou há mais de 20 anos. Se vc puder me ajudar.... Adoro o canal e acho um dos melhores conteúdos do you tube!!
@shirleypolisel22573 жыл бұрын
Passei por esse ciclo várias vezes que o universo me tirou algo que me fez sentir me uma perdedora pq lutamos para ter e esquecemos de Ser fiz a cura sozinha na pandemia um estado de solitude e auto conhecimento um longo período para acordar desse luto 🧘♀️🦋🙏
@kamillafarias86383 жыл бұрын
Você me descreveu com tanta profundidade e de modo tão cronologicamente exata que até me assusta....eu sei do que se trata o meu luto e o que é o meu maior desafio é...como lidar com ele e como sair disso. Esse é meu maior desejo
@ritacabrera34143 жыл бұрын
Muito obrigada por deixar tão claro para mim de onde veio a depressã o (melancolia) que me abateu há 40 anos. Eu amo você. Meu muito obrigada.
@franciellydias65195 жыл бұрын
Antes do vídeo começar eu já dou like e não me arrependo nenhuma vez!! Muito bom 👏🏼👏🏼
@GridxD5 жыл бұрын
Essa narrativa que vc descreveu me ajudou muito a entender melhor a depressão. Eu nunca fui diagnosticada assim, mas passei por dois processos de luto muito pesados, pois perdi meus pais aos 18 anos com 10 meses de diferença entre a morte deles. Então eu compreendo bem como é a sensação do luto. Uma coisa muito particular minha é que mesmo na ausência de vontade eu sentia que se eu não fizesse as coisas da minha rotina (que na época eram ir para a aula, cantar, fazer as tarefas domésticas) eu morreria juntos com meus pais, e por conta de uma noção que minha mãe me ensinou de que não é possível retribuir a vida (porque não podemos dar nada semelhante a vida para quem nos deu ela) , mas é possível “honrá-la,” continuar vivendo e fazendo as minhas coisas foi a maneira que eu encontrei de “honrar” isso. Com honrar eu quero dizer que só a gente mesmo é capaz de decidir o que será bom pra nós e por vezes essa será uma decisão que nos fará mal, mas nos levará a aprender. Sendo assim, depois de 1 ano e meio de luto, onde eu não tinha parado a minha vida, mas a vontade não era algo genuíno, eu fui percebendo que de alguma maneira eu estava livre do cumprimento da expectativa dos meus pais, tanto porque minha mãe tinha de fato me estimulado a ter autonomia sobre as maneiras de “honrar”/levar a vida, quanto porque com o falecimento deles isso ficava muito abstrato. E a partir disso eu fui recuperando a vontade própria em ser eu da maneira que eu gostaria e fui valorizando o processo de escolha sobre isso. Claro que tive muitas ambivalências sobre esse sentimento de liberdade e de solidão. Mas senti que se eu continuasse vivendo com esse conceito que me foi ensinado, e com a percepção biológica de que eu sou geneticamente 50% meu pai e 50% minha mãe, parece que a perda diminuía, porque metade deles ainda sou eu. Então agora, quase 6 anos depois, me encontro muito tranquila quanto a toda a minha experiência e com bastante sede de vida.
@acso2807015 жыл бұрын
Ingrid Stein que bonito seu processo e o descobrir que eles ainda seguem em você :)
@jadielcartola4 жыл бұрын
Uma das ideias desenvolvidas por Freud para entender o luto é justamente a capacidade de tomar para si, através da identificação, algo do investimento objetal que foi perdido, ou seja, oferecer ao "ID" seu próprio eu como algo identificado ao objeto que o "ID" perdeu. Obrigado por compartilhar esse relato.
@heywatchmeunfold84573 жыл бұрын
Que lindo ❤
@luisagabrielag5 жыл бұрын
Excelente!!!! Meu processo depressivo foi muito difícil de entender pq nada de vocabulário estava acessível p mim naquele época. A sensação de envenenamento e rejeição do eu era algo que eu não sabia dizer nem da onde vinha. Depois de anos de terapia e procurando entender, esse virou um tema de grande interesse p mim. É impressionante potência que a internet tem de ajudar as pessoas e disseminar informação útil. Parabéns pelo trabalho, Manu!
@carlamcavalcanti35373 жыл бұрын
Emanuel, quero te agradecer pelo trabalho que vc faz aqui nesse canal.... MUITO OBRIGADA!!!! Que vc tenha muitas alegrias na vida, que vc alcance seus objetivos e seja muito feliz!!! Esse vídeo é especial é excelente...e acredito que ajude a muita gente assim como ajudou a mim. Graças a Deus vc existe e pratica esse apoio aqui, esclarecendo sobre questões tão importantes na vida de tantos... 🙏💖🦋👍
@renataarabelle3 жыл бұрын
na minha primeira sessão de análise fui perguntada sobre o que eu perdi para ter depressão e isso mudou tudo
@adrianamaria75512 жыл бұрын
Renata, vc descobriu o que perdeu?
@giselledasilva1365 жыл бұрын
Na adolescência tive depressão. Perdi meu tio que minha família criou como meu irmão. Daí mudamos de cidade, escola, fim da infância e início da adolescência. Muitas mudanças! Tive crises de ansiedade depois que me casei e sai da casa dos meus pais. Me sentia desprotegida sem a figura do meu pai que eu considerava meu herói. Enfim... Estou aqui!
@anabapt21553 жыл бұрын
Um dos melhores vídeos do canal! Salvo com sucesso !
@jaybotygg4 жыл бұрын
"Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo."
@vetporamor5 жыл бұрын
Nunca vi um vídeo tão bem explicado. Já fiz terapia, já vi muitos materiais a respeito, mas sem dúvida esse vídeo foi o mais esclarecedor. Ajudou muito. Excelente! Obrigada!
@nathaliatieponiza74483 жыл бұрын
Obrigada! Agora entendi o motivo da minha depressão. Estou vivendo o luto da perda de quem eu era antes de ser mãe (minha filha tem 1 ano e 4 meses).
@biancafaveta5 жыл бұрын
O vídeo foi bom mas não curti o click bate, e também não concordo que a depressão precisa estar ligada a algo específico, eu já sofri muito com essa doença e é extremamente perigoso tentar opinar sobre esse assunto visto que o que mais atrapalha os depressivos são as pessoas pouco compreensivas que os rodeiam e querem julgar algo que não estão vivendo.
@lorenacaldeira70914 жыл бұрын
Eu não vi como um click baite, pois o Manu nos deu um insight sobre a relação entre depressão e luto (que aqui não tem a ver necessariamente com a morte). Ele nos disse a verdade sobre a depressão quando mostrou essa relação . Reduzindo ao máximo: cava fundo que você acha de onde veio essa depressão. Eu li o texto assim: faça análise que você descobre de onde veio isso. Além de reforçar que não é pra parar de tomar remédios psiquiátricos.
@julianadepaula7635 жыл бұрын
Foi claríssimo Manu, e como tenho dito, de uma didática excelente! Gratidão " já eterna" Manu por esse trabalho que se propôs 🖤
@lalalabizola4 жыл бұрын
Faz todo sentido. Já tive/tenho depressão, duas recaídas. Precisei do tratamento com remédios, sinto que ajudou. Mas ao mesmo tempo, perceber que nós podemos estar sofrendo o luto por uma coisa que nós ainda não conseguimos enxergar (ou talvez não queiramos enxergar) também faz parte do processo de terapia.
@julymartinsemendonca5 жыл бұрын
Manu, passei por uma depressão, concordo com a importância de entender qual foi a chave que virou para ela aparecer, e resolver em si. Gratidão
@anasilva1082 жыл бұрын
Já faz mais de 20 anos que sofro de depressão.Já tratei com inúmeros psiquiatras , psicólogos, tomei vários medicamentos e agora só piorei, pois perdi meu pai, meu casamento acabou, meu filho escolheu morar com o pai dele , perdi o emprego.Enfim, a minha vida está no fundo do poço. Sobrevivo pelas misericórdias divinas.A depressão é a doença mais maldita que existe, ela vai te destruindo aos poucos.
@jenykaya Жыл бұрын
Procure medicinas alternativas... Ayauaska com ctz irá te ajudar... não desista ❤
@RosaMaria-xg8qm11 ай бұрын
Está tal ayuaska isto é muito louco o povo bebe esta coisa deféca pira o cabeção tem muitas alucinações e costuma não voltar para o esta dito normal. É uma erva que os índios usa ou usava para falar com os anjos ou santos.
@RosaMaria-xg8qm11 ай бұрын
Tem umas pessoas que diz até que viu e diálogo com Jesus e o pai celestial.
@gabrielacantisani45465 жыл бұрын
A depressão "me deu" a chance de ressignificar minha existência. Entender meu luto (ou lutos) foi essencial para me conhecer mais. Logo, concordo plenamente, não é uma baixa de serotonina, é algo de existência mesmo. Lindo video, Manu! Obrigada
@adrianamaria75512 жыл бұрын
Emanuel, o que vc disse sobre a depressao faz sentido; "tecnicamente" sabendo do que se perdeu, porque se esta de luto, seria mais "simples" de se tratar. E para as grandes decisoes ? E quando se trata de uma escolha e a pessoa nao viu os ganhos mas apenas as perdas ?
@LuluuBueno4 жыл бұрын
Demorei muito pra descobrir qual o meu luto. E realmente não era tão óbvio, porque foi por algo que aconteceu antes de eu poder me.lembrar de algo. Aconteceu exatamente o que vc falou, foi para o inconsciente, mas estava lá o tempo todo, eu só não lembrava. Muito obrigada 🙏💞
@juliaferrero15 жыл бұрын
Manu, te acompanho aqui no canal a alguns meses e ultimamente dois videos teus me tocaram muito: o "te peço que não me responda" e justamente este video. Ele ressoou muito com o sentido das coisas que penso sobre a depressao. Na minha familia convivi desde cedo com essa questao, precocemente primeiro com a minha mae, depois o meu irmão. Minha mae tinha uma depressao raivosa, ja o meu irmao, depressao profunda e silenciosa. Em reação a isso eu quis me distanciar o maximo possivel do sentimento da depressao/tristeza e acabei desenvolvendo um embotamento emocional (como eu entendo), um distanciamento das minhas proprias emocoes, aceitando apenas emocoes positivas que vinham como reaçao a isso, como se eu tentasse ser a representacao da felicidade que eu desejava que a minha familia sentisse. Alguns anos levaram para a formulacao desse quadro como tal e hoje com 23 fui pela primeira vez ao psiquiatra para tratar da minha ansiedade e falta de atençao. Tinha muitissima resistencia com a psiquiatria justamente por ser a celula anti depressiva da casa, mas reconheci que precisei pois a minha ansiedade estava desorganizando a minha vida externa. Venci a resistencia e comecei a tomar uma dose leve de antidepressivo, para tratar da ansiedade. Mas tenho muita duvida se é o medicamento adequado e nao sei como o medico pode saber disso se em poucos minutos de conversa num unico encontro (e nenhuma transferen ia de minha parte com ele diga-se de passagem) me foi receitado. A psiquiatria como atua hoje me causa um certo panico. Sempre senti que dava conta das minhas questoes e agora me vejo tendo que contar com um elemento com qual nao confio que é o remedio, a psiquiatria. Um beijo
@giovanna.yukari5 жыл бұрын
manu, você dizendo sobre termos uma história e de não ser somente uma questão química, me veio à mente uma terapia chamada de Constelação. não sei se já ouviu falar, mas tem a ver com o nosso passado, nossa história, infância, nossa ancestralidade como causadora de muitas coisas presentes na nossa vida seja consciente ou inconscientemente. acho interessante e adoraria que falasse sobre isso um dia. abraços! te admiro.
@fernandaoliveiravieira202 жыл бұрын
Consegui entender a causa da minha depressão Obrigada pela ajuda
@nathaliavieiralibras4 жыл бұрын
Poxa Manu foi realmente relevante para mim. Tenho o diagnóstico de depressão clínica desde os 14 anos de idade. Quando assumi, por conta própria, que o que havia de errado extrapolava os limites com que podia lidar e procurei ajuda profissional; busquei a psicoterapia. Desde então experimentei e estudei várias linhas teóricas da psicanálise e tratamentos alternativos. Buscando uma compressão dos porquês, a construção de um autoconhecimento, de relacionamentos sinceros e significativos com a família, com Deus, com os outros e amoroso. Tendo clareza do meu luto original e buscando elaborar. Passando por diferentes etapas da minha vida, altos e baixos, e tendo conscientizando os do meu núcleo familiar e amigos sobre a importância de fazer o mesmo. Meu Deus, desculpa pelo gerundismo kkk Enfim, o caso é mesmo depois disso tudo cheguei aos 28 anos esgotada. Decidi pelo suicídio. Por uma série de questões, o amor aos que sempre foram a referência para mim, minha mãe e avôs, decidi por mais uma tentativa. O que nomeie de suicídio figurativo. Uma mudança radical nos valores, crenças e relacionamentos que tinha. Com o objetivo de que uma mudança estrutural na minha identidade tornaria suportável o vazio interno. Descobri o canal de vocês e adorei, mas foi este vídeo e outros dois que vi antes ("Necessidade de relacionamento" e "Não tenho amigos") que me trouxeram a felicidade de saber que encontrei na mídia pessoas que, na minha perspectiva, falam de forma realística e clara sobre algo que a maioria vive, mas não tem coragem de falar, não tem coragem de deixar que os outros vejam que faz parte da sua vida tbm. Obrigada por se exporem. Adoraria conversar com vocês. Contudo, diante da improbabilidade disto acontecer, peço que me contem: A) se acham que encontrar pessoas reflexivas e profundas é uma questão de sorte nos relacionamentos amorosos. B) Por que acham que as pessoas não estão, na sua maioria, dispostas a escolher relacionamentos de conexões emocionais sinceras do que superficiais e descartáveis. Desde já agradeço pela atenção. Bjsss
@suellensoares53935 жыл бұрын
Muito bom, acho que entendo qual foi a minha ruptura. Te enviei um direct, a minha primeira crise de panico, foi do nada aos 13 anos, depois tudo isso q vc descreveu aconteceram comigo, hoje tenho 32 anos, meu diagnostico final depois de muitos anos ( remedios, efeitos colaterais, instabilidade, desesperança, fora outras coisas), o resumo de anos da minha vida, foram algumas linhas escritas Depressão crônica, Transtorno maníaco-depressivo, transtorno alimentar e episodios de crise de ansiedade e panico. Enfim já fiz de tudo, varios medicos, terapia, pratico yoga pq descobrir ser melhor que a terapia, muita leitura mas o pior de tudo foram duas coisas, eu não poderia escrever isso aqui, mas faz 3 meses que parei o Litio por conta própria, o litio me ferrou o estomago e a outra coisa é que nem com a ajuda de Neurologista eu durmo em certas epocas, eu durmo com remedios desde os 16 anos e eu sonho em não precisar dessas merdas, mas hj mesmo chapada de remedio tem noites que não resolve nada. PS: já tentei de tudo. Resumindo tem dias que tudo me rasga. Comecei a escrever e a visitar um CAPS perto da minha casa, penso em fazer algo, tem tanta gente fudida, sabe, meu antidepressivo e ansiolitico é dos bons, é caro, lá eles tomam aqueles remedios cheios de efeitos colaterais, não tem a devida atenção, nem da familia, as vezes parece que estou dentro do livro a Metamorfose de Kafka. Sei lá, estou viajando, mas ainda tentando e as vezes com muita raiva de mim e desse mundo escroto.
@anapaulamellopeixoto35565 жыл бұрын
Nossa, me identifiquei bastante com o seu depoimento. Tb tomei muito remédio. Tb achei lítio uma bosta. Tb fiz yoga, mil terapias etc etc. Gastei muuuuita grana nesses tratamentos. Hoje continuo na luta pra usar medicação o menos possível. O que tem me ajudado no momento são os grupos de 12 passos. Frequento Narcóticos Anônimos, como farmacodependente. E outros grupos de doze passos. Tem me ajudado. Mas cura mesmo, não acho que se consegue. Acho que a gente consegue apenas lidar um pouco melhor com a doença. Acho que dá pra ter alegrias na vida, ainda que o mundo realmente esteja uma bosta. Morrer vamos mesmo. Essa é a única coisa certa na vida. E a vida passa muito rápido. Acho que dá pra aproveitar o tempo que ainda temos para colher alguma alegria sim, e principalmente dá tb pra proporcionar alguma alegria para outras pessoas. Você tem qualidades. Pessoad epressivas em geral são muito inteligentes, pro bem e pro mal. Use tua inteligência ao teu favor, a favor da humanidade. Você pode e vai certamente sentir ainda muitas alegrias, ainda que fácil a vida não seja. Você não está só. Tem toda minha solidariedade.
@giovannanunes42755 жыл бұрын
Seu relato intenso, profundo... me faz refletir que cada um de nós que passa por alguma situação psíquica, muitas vezes desconhecida ou não compreendida, somos seres complexos e especiais. Se vc sentiu necessidade de ajudar, no caps ou em outro lugar, ajude, doe um pouco do seu tempo, pra confortar outras pessoas que também sofrem.... esse remédio será um dos melhores, pois a sensação de bem estar, causada por "se doar" , é muito intensa. Fica em paz!😉
@suellensoares53935 жыл бұрын
@karlinhavideomaker com 13 anos as desigualdades me deixavam muito mal e sem entender, já tentei ser o tipo de pessoa que não se importa com quetões sociais, mas não consegui. Com 13 anos minha cabeça fez um boom, e minha vida é um grafico, sobe e desce, nos tempos depressivos não consigo levantar nem inspiração pra trabalhar, nos euforicos admito serem melhores pq produzo muito e meus pensamentos ficam rápidos demais. Não sou border por isso, lidar entre altos e baixos cansa. Cada crise leva um pouco de mim. Vou falar sob isso no meu igtv e sob preconceitos que sofremos, pelo menos eu sofro isso dentro da minhs famiia, as pessoas não entendem o que é depressão.
@anapaulamellopeixoto35565 жыл бұрын
Bem isso, ficar entre dois pólos. Me acontece tb. Atrapalha um monte, principalmente a vida profissional. Não consigo ter linearidade. É uma luta constante contra a instabilidade emocional. Uma hora estou produtiva, noutra estou prostrada. Em todos os meus trabalhos, precisei tirar licença médica. As pessoas não entende mesmo. Como explicar isso no mundo profissional que exige produtividade constante? Quanto ao mundo super injusto e desigual, também acho que não dá pra aceitar, nem não se importar. Tem um monte de gente super fodida mesmo. Tb sou a favor de trabalho voluntário. Mas me revolta a falta de políticas públicas sociais realmente eficientes.
@Karolparis4 жыл бұрын
Suellen Soares houve uma época em que eu também achava o mundo escroto e até detestava tudo e todos, achava que o melhor era descer do trem; Vejo hoje que isto era somente reflexo do que havia dentro de mim. Como saí disto? Deixando de ser a pobre vítima e aprendendo a me respeitar e amar...
@ana.a.caetano5 жыл бұрын
Melhor explicação sobre essa ideia de depressão de que tantos falam com tanta precisão... depressão é sintoma! A causa dela (perda) é a doença. Seu vídeo foi a explanação mais sensata que ja vi sobre o assunto! Obrigada!!
@marciamariana56012 жыл бұрын
Separação ou ENFRENTAMENTO Enfrentamento de alguma situação q a pessoa não se vê forte o suficiente para enfrentar. E ainda assim PRECISA enfrentar.
@psicanalistae.cherrifilho96115 жыл бұрын
Manu tenho levantado uma tese sobre a depressão. Venho dividindo ( ainda em tese), formatos interpessoal de depre. Ex; Depre socializada, traços masoquista, ansiosa, eufórica e passiva, obsessiva e assim segue. Entendo que cada caso de depressão deva ser estudado com muito carinho e profundidade, para que o trabalho seja melhor diretivo. Veja que está dentro da sua sensibilidade sobre o assunto. Obrigado por seus videos, vc tem ajudado muita gente e não sabe (ou sabe)...carinho.
@jessicagotlib5 жыл бұрын
Gostei muito da sua abordagem. Lido com episódios depressivos desde a adolescência. E depois de muita terapia percebi que cada um deles tem a ver com um luto mal elaborado sobreposto a outro. Acho que hoje estou no meu melhor momento de busca por essas respostas e por essa ajuda. Acho que a parte química é muito importante para as crises pontuais, mas realmente tratar só o fenômeno químico não é a melhor abordagem. E mesmo a abordagem terapêutica que foi incrível pra mim durante uma das minhas piores crises (tcc) não é a melhor a longo prazo pq não te dá ferramentas para elaborar o problema a longo prazo, só para lidar com ele naquele momento crítico (o que é importante, mas não é tudo).
@floraaguiar30045 жыл бұрын
Nossa! Eu consegui, através da sua explanação, entender o q realmente acontece comigo. Eu ainda não fui diagnóstica com depressão, mas sinto sintomas de "luto" da vida , com base em minhas histórias atraves do somatório d eventos negativos , fazendo com q eu sinta todos esses sintomas q baixa a estima, causando desesperança. Grande parte da força q me move ela vem sem vontade; questão d sobrevivência. Agradeço pelas palavras! Precisamos cuidar da saúde mental.
@nicoleramosdeavila9165 жыл бұрын
Tenho passado por quadros depressivos com ansiedade, não falo que sou depressiva e ansiosa (até por indicação da minha psicóloga) para que eu não tome isso como uma característica da minha identidade. Tem sido um processo muito difícil. Estou tomando antidepressivo e fazendo psicanálise a quase dois meses. Porém, passo por esses quadros há mais de dois anos, demorei muito para entender que precisava de ajuda. É difícil lidar com os próprios demônios esse vídeo foi muito útil para mim. Desejo compreender melhor a mim mesma para que lide com todos os meus processos. Muito obrigada pelo vídeo ❤️
@Nanasundj5 жыл бұрын
Foram tantas perdas ao longo da vida... Eu nunca recebi um diagnóstico de depressão, mas entender a origem das coisas é fundamental pra entender qualquer quadro. Um vídeo muito significativo.
@cdsa15 жыл бұрын
É um pensamento que compartilho há muito tempo. A depressão não vem do nada, apesar da predisposição. Eu tenho ansiedade desde a infância e junto a uma boa psicóloga conseguimos mapear meu passado e entender o porquê disso. Tive ataques de pânico também, mas provocados pelo álcool e hoje tratados. E depois do fim de um relacionamento onde me senti muito culpado, finalmente tive quadros de depressão, o que nunca tive antes. Me desesperei no início, mas por ter experiência com ansiedade e pânico, consegui não perder a linha e simplesmente esperar, porque sabia que se tratava de um luto mal resolvido. Conforme o tempo passou consegui ver tudo com mais clareza e finalmente agir. Ainda tô em recuperação, mas muito consciente do porque estou nessa situação.
@isis.freitag5 жыл бұрын
Eu ja tinha decepção com todos os psiquiatras que passei, agora mais ainda! Sempre com consultas de 10 minutos e nenhuma investigação de causa. Só receitas de remédios que me dopavam. Obrigada, Manu. É importante demais a gente entender e buscar auto conhecimento.
@mateusoliveira19924 жыл бұрын
Manu muito obrigado por essa conversa, me senti compreendido só em te ouvir, muitos pontos que citou e explicou conversam diretamente como minha sensação de viver atualmente, mas aqui você me fez acreditar e enxergar um pouco melhor os detalhes em minhas reflexões de existir "um luto", provindo de um acontecimento, mas trançado em toda minha história. Chegar a compreensão para lidar com esse luto não é fácil, mas conhecer e entender o que nos leva a isso é um passo importante, e com certeza foi esse retorno que tive nesse vídeo, obrigado, um abraço!
@natalialucena79395 жыл бұрын
É horrível esse sentimento de vazio eterno. Muito esclarecedor seu vídeo.
@sayonaramelo94105 жыл бұрын
Tanta coisa na cabeça depois de ver os teus vídeos que só quero vir agradecer! Que espaço de reflexão maravilhoso!
@elyvidgall88864 жыл бұрын
Nossa eu vendo isso hj,a nove anos atrás eu me separei do pai do meu filho daí então todos me culparam até mesmo minha mãe me chamou de fracassada isso ainda doe profundamente. Mas eu já estou buscando a cura e esse vídeo me ajudou muito , tenho trinta anos e meu filho vai completar onze tenho também um de quase cinco de mais um relacionamento que acabou hj quero viver poder sorrir para meus filhos e vida q segue.
@katiaklm5 жыл бұрын
Manu,você é especial!!traduziu de forma muito cristalina o que é a depressão!!👏👏👏👏
@sabrinalindemann80735 жыл бұрын
Eu assisti a todos os vídeos do canal e é a primeira vez que eu comento. Que importante esse vídeo, Manu! Agradeço muitíssimo por o teres feito. "O tempo da cura tornou a tristeza normal"... Não acho que os remédios não sejam importantes, mas como perdemos pelo fato de não compreendermos algumas coisas sobre nossos processos, nossos caminhos e as causas do que sentimos. Que baita canal tu fizeste, que maravilha eram os doses diárias. Vídeos para se ver em diferentes momentos da vida e rever. E ir atrás das indicações de textos e referências. Abração
@danielemartins41575 жыл бұрын
Minha mãe faleceu há 09 anos atrás, eu morava com ela. Filha única, desempregada na época, feminista, com fama de forte à toda prova... não admitia que não estava bem, porém me afastei de todos, deixei de visitar os parentes, não aceitava ninguém na minha casa. Também me decepcionei com parentes próximos que após a morte de minha mãe, queriam me extorquir (queriam que eu pegasse um empréstimo no banco) . Eu dizia que não tinha tempo para sentir depressão, que eu era forte. Somente no ano passado, sozinha em casa, chorando e pensando que se eu morresse, ninguém sentiria a minha falta, procurei uma psicóloga. Hoje faço terapia há 1 ano e 3 meses e só agora estou entendendo o que aconteceu comigo, mas não é fácil. Passei por muita violência no passado e isto mexeu muito comigo. Grata por seu conteúdo, tem me ajudado muito.
@danimenezes6793 жыл бұрын
Manu, indico a leitura do livro Demônio do meio-dia de Andrew Solomon. Penso que este livro escrito em primeira pessoa, com algumas passagens de depoimentos de outras pessoas e que conjuga com a neurociência, vai te proporcionar uma ampliação da dimensão da depressão!
@lucarlsant3 жыл бұрын
Perda, luto, separação, disrupturas, todas as pessoas passam por essas situações. Mas não são todas as pessoas que têm depressão. Por quê?
@SciencesDay3 жыл бұрын
Bom Manu, esse assunto acho interessante, a depressão e a mania estão associadas, por isso, os fârmacos podem tirar de uma e jogar na outra, sem um acompanhamento cuidadoso e contínuo. Tem também a vontade da pessoa, que pode estar inexistente, como um não desejar mudar, já que mania e depressão se compensam cada qual nas suas excedências... Nesse estado, não há espaço para amar nada nem ninguém, mesmo que a pessoa seja amada.
@isabellygarcia78874 жыл бұрын
Sim, Eu abri o video novamente no meu celular só para comentar sobre o meu caso, e se nao fosse por você eu nunca teria enxergado o porquê da minha tristeza. Eu tenho 20 anos e presto vestibular desde que saí do ensino médio. Ano passado, ano de pandemia, eu decidi desistir pois não aguentava mais a provação, a competição, a espera de um ano inteiro, e na época eu fiquei ótima com a minha decisão. Só para constar: quando estudava no cursinho apresentava MUITO pânico, quase todos dias. Então com a minha decisão, depois de um tempo, veio um vazio, uma insuficiência, sentimento de culpa por desistir, de até hoje não ter conquistado nada e assim por diante. Meus pais sempre ficaram do meu lado e apesar do meu pai sempre pontuar que eu deveria fazer uma faculdade pública recentemente ele percebeu o estrago de anos de consecutivas rejeições fizeram comigo. Mas nunca conseguiria culpá-los, pois eles queriam o melhor de mim, acreditavam em mim e na minha capacidade, porém nem tudo acontece como a gente imagina e tudo bem. Hoje luto para perceber que eu nao preciso de um concurso ou vestibular público para me definir como pessoa merecedora de uma vida sucedida.
@juniaalves24294 жыл бұрын
Manu, seguinte: eu entendi demais! Estou fazendo terapia. A questão do fenômeno químico foi de grande valia... tudo foi! Me identifiquei total. Vi algumas vezes esse vídeo. Vou precisar revê-lo. 🌻
@cloviscordeiro8644 жыл бұрын
Perfeito! Conhecer a história para iniciar a caminhada rumo uma possível compreensão e superação. Obrigado pelo vídeo!
@feunandocardoso4 жыл бұрын
Obrigado por clarear minhas ideias. Eu me sentia perdido no mundo, mesmo frequentando psicologos por mais de 10 anos e tomando medicaçao, a coisa não melhora e eu me sinto sozinho. Mas eu ja desconfiava que a depressão não existe, agora tenho certeza.
@acso2807015 жыл бұрын
Os últimos 3 anos da minha vida passaram a fazer sentido depois desses 19 minutos. Muito obrigada, Manu. Vou voltar pra terapia com outro foco agora, acho que sei mais ou menos de onde vem o meu luto.
@dzrre_5 жыл бұрын
Na minha experiência eu entendi a depressão como um sintoma, sintoma de acontecimentos da minha infância que fizeram eu perder o desejo por qualquer coisa e então eu deprimi. Tive depressão por um loooongo período, de uma forma moderada, meio que como uma melancolia mesmo. Até que chegou um momento que se agravou. Depois da terapia e entender muita coisa, essa melancolia passou. Tive uma crise de depressão no começo do ano, quis começar com remédios, apesar de ser contra (no meu caso). Então,minha terapeuta sugeriu terapia 2 vezes por semana e foi suficiente pra eu sair daquele quadro bem rápido. Depressão é um sintoma como uma dor de cabeça causada por um tumor na cabeça, por ex. a dor existe, mas só tratar a dor não vai tirar o tumor dali. E sim, exercicios físicos, alimentação e remédios ajudam a amenizar o sintoma, mas não cura o que está causando aquilo.
@dzrre_5 жыл бұрын
ps.: eu amei esse vídeo. amo todos
@vandesiabotelho86335 жыл бұрын
Vejo todos os seus vídeos e os com a flor. Esse foi bem libertador pra mim. Tenho uma longa história de apatia... mas depois de te ouvir conseguir começar a me entender. Vou trilhar o caminho desconfortáveis das descobertas dos meus porquês. Continue com seus vídeos. Eles fazem uma grande diferença na vida de muitas pessoas, incluindo eu.
@anapaulamellopeixoto35564 жыл бұрын
Viver é aprender a perder. Perdas grandes e pequenas estão o tempo todo acontecendo. E te lembrando de perdas antigas. Você perde, perde, perde. Até o dia que você perde você mesmo. Só aí já não se perde mais nada.
@Mari_fd_USP5 жыл бұрын
Muuuuito bom! Acredito que uma das perdas comuns de se experimentar é logo após a graduação acabar, qdo muita gente se sente num limbo
@elenitamonteiro8837 Жыл бұрын
Olha, foi bem importante para mim essa sua fala. Obrigada
@RenataTruyts235 жыл бұрын
Manu, esse foi um dos melhores vídeos que vi no seu canal. Tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas a começar a buscar respostas e, consequentemente, a resolução da depressão. Obrigada pela generosidade.
@babbyangel110 ай бұрын
Que vídeo maravilhoso, obrigada por ele ❤
@fatimachiamenti30233 жыл бұрын
Muito boas explicações sobre depressão. Obrigada.
@user-wt5if6rx8m4 жыл бұрын
Por algum motivo, pessoas que passaram por perdas muito grandes parecem ter um olhar diferente. Talvez seja coisa da minha cabeça também. Passei por 5 perdas traumáticas de pessoas muito próximas, e a cada perda, me via mais desconectada das pessoas com quem antes me relacionava. Apesar disso, comecei a reparar em outras pessoas que passaram por situações parecidas. É estranho o quanto luto marca e muda a sua vida, há novas possibilidades mas não há o "voltar ao normal".
@luisamacedo45985 жыл бұрын
Como sempre, gostei bastante da forma que foi colocada a reflexão sobre o tema. Maas, o título me pareceu um pouco absoluto. Acho que você coordena aspectos biológicos e psíquicos de um quadro depressivo, o que é uma visão mais completa e mais contemporânea, no meu entender. Mas falar de uma verdade sobre um tema tão nebuloso ainda eu acho meio delicado. De toda forma, gostei demais da recomendação de texto, vou atrás com certeza.
@ajornada.interior3 жыл бұрын
Muito bom, Manu!
5 жыл бұрын
Entendi bem! Gostei! Estar ligada a uma pessoa que você sente que tua vida acabou e você vai ter todos contra você se quiseres acabar com isto, dá uma depressão do caramba!
@sandramacedo76535 жыл бұрын
Ótimo vídeo Manu!!! uma vez mais acho linda a tua generosidade em receber os comentários e preguntas e tentar ajudar, clarificar! linda e necessária sementinha de amor no mundo
@mariana.teotonio5 жыл бұрын
O que eu tinha ouvido de influenciadores que tomaram o tema da depressão como bandeira, como Pc Siqueira, era que os sintomas da depressão não teriam fundamento, objeto. E isso diferenciaria a depressão da tristeza. A doença seria a tristeza pela tristeza. Pra alguem que nunca teve a depressão, a explicação desse vídeo aqui em cima do conceito de luto é muito mais fácil de racionalizar. Ajuda a entender, por exemplo, o conceito de gatilho. Se há acontecimentos específicos que induzem o estado depressivo em alguém, então deve haver um sentimento que seja o objeto desse estado emocional. Não sei, estou meio confusa.
@diegonascimento32775 жыл бұрын
Mas na verdade a depressão pode ter várias causas, é algo fisiológico que pode ou não ter sido desencadeado por traumas e momentos tristes recorrentes, mas tbm pode ter outros fatores não ligados à psicologia. Uma dieta errada consegue colocar a pessoa em depressão, uma infecção causa depressão tbm, tem várias doenças que causam depressão mesmo que vc não tenha tido uma perda, e tem também depressão causada por stress, por exemplo, se vc trabalha muito, se alimenta mal e dorme mal, vc gera um estado de stress forte e isso é um gatilho também para depressão.
@deaxavierpersonaltrainer56855 жыл бұрын
Obrigada por explicar tudo de forma simples e direta. É bem isso.
@patriciahalker60802 жыл бұрын
...... GRATIDÃO.....☺️💜
@amandacerqueira95245 жыл бұрын
Queria muito Ouvir você falando sobre o Transtorno Bipolar, você explica com tanta clareza ✌🏽🍃🌺😘
@teresamachado38125 жыл бұрын
Manu, excelente vídeo! Chegou na hora certa, valeu!
@daniabioficial3 жыл бұрын
Ótimo vídeo! E olha que eu busco! Já fiz muita terapia e análise, mas acho que esse fio ainda estava solto. Pergunta: a partir da localização das perdas, e sei que foram várias…, pra retomar o viço e o ânimo de seguir seria como? Grata. Demais esse canal.
@danimarion094 жыл бұрын
Minha história é que meu pai abandonou minha mãe quando estava grávida de mim. Esse é o ponto , me identifiquei muito com o que vc disse sobre o não sentir prazer por nada na vida !
@Karolparis4 жыл бұрын
Gracinha de ser 🥰🥰🥰 Obrigada !
@bebel26685 жыл бұрын
Vejo muitos vídeos sobre isto. Gostei do jeito que vc falou, achei que tem algo diferente, novo. A depressão é um grande mistério pra mim.
@izabella22564 жыл бұрын
Eu passei por uma depressão bem forte aos 22 anos quando eu noivei com uma pessoa q eu não amava. A minha depressão nos levou ao término. A partir daí ainda fiquei 1 ano mal e enfim me recuperei por conta própria. Nesse período os psiquiatras e psicólogos me rotularam com todos os tipos de transtorno, quando na vdd era só a tristeza por um futuro q eu sabia q seria infeliz.
@gabrielagavira78914 жыл бұрын
Arrepiada estou. Obrigada! Fez muito sentido para mim e me identifiquei com a perda
@deboranb175 жыл бұрын
Manu, poderia falar um pouco mais sobre como elaborar bem um luto? Sinto que a análise às vezes não é suficiente...
@albas7205 жыл бұрын
Adoraria um pouco mais desse tema tbm.
@lucianalacerda11315 жыл бұрын
Eu tbm gostaria muito!
@lianpessoa47955 жыл бұрын
Só consigo sentir gratidão por esse canal, meu deus do ceeeeu!
@fatimasalome84934 жыл бұрын
Muito esclarecedor. Melhor vídeo que já vi sobre depressão.
@mcrpereira4 жыл бұрын
Foi muito importante ver esse vídeo. Obrigada por isso.
@daysa90955 жыл бұрын
Bom dia, Emanuel! Nem dá pra escrever agora, mas como tudo isto que vc falou, tanto no vídeo sobre apatia, quanto neste riquíssimo aqui, faz todo sentido! Muito bom, muito claro! 🌱