Boa tarde Pedro! Vc se lembra qual seria este item da norma que se permite fazer esta majoração de duas vezes o momento de calculo para dimensionamento das sapatas quando a armadura mínima das mesmas acaba sendo alta?
Vejo que muitos alunos não tiveram a oportunidade de executar experiências com solos as faculdades só tem Lousa, Giz e computador com software tendencioso, para mais é claro, por isso muitos pedreiros se divertem ao receber ordem de fazer sapatas absurdamente grandes quase encostando uma às outras para um sobrado feito com paredes de bloco vazado e revestidos com gesso.
@AcademiadeEngenharia3 жыл бұрын
Realmente a experiência de graduação muitas vezes se afasta da experiência do mundo real. Não só sapatas, já vi casos de superdimensionamento de todos os tipos de elementos estruturais.
@jesaiassousa24977 жыл бұрын
O eberick podia economizar na altura da sapata. Quando habilitado a opção "Altura últil maior que a espera do pilar" para permitir a ancoragem da armadura de arranque (Item 22.6.4.1.2 da norma) o software adota altura da sapata lb, quando poderia adotar 0,7xlb (gancho)
@AcademiadeEngenharia7 жыл бұрын
Bom dia, Jesaias! Obrigado por comentar e expor seu ponto de vista. Fiquei na dúvida com relação ao que você mencionou. Você diz isso por causa do gancho ao final da armadura do pilar? A norma permite considerar 0,7*lb quando temos armadura tracionada com gancho ( com cobrimento no plano normal ao gancho maior ou igual a 3 vezes a bitola da armadura). Para barras comprimidas, não é permitida a adoção dessa redução.
@igorklippel8247 жыл бұрын
muito bom o vídeo mas... poderia fazer o vídeo com uma estrutura de pequeno porte tipo um sobrado.. como alguns usam o programa com a configuração automática acaba fazendo sapatas de 110cm x 100cm pra uma carga de 25 a 30 tf .....
@AcademiadeEngenharia7 жыл бұрын
*Para Mais Dicas Exclusivas e Avançadas de Eberick, Confira:* www.acad.eng.br/cursos/especialista-em-eberick-concreto-fundacoes/
@patrickc.c7387 жыл бұрын
Muito bom o vídeo amigo, porem fiquei com duvida referente ao momento que você relata majorar duas vezes a sapata, pois acredito que muitos calculistas acabam se equivocando nos cálculos, pois ao enviar o relatório de cargas para calcular a fundação, muitas vezes o calculista acaba recebendo o Md com a carga majorada por 1,4 e depois e ainda majoram novamente por 2 outra vez, não seria um equivoco e ao mesmo tempo um subdimensionamento sem necessidade a fundação, acarretando em cargas mais elevadas e estruturas maiores desnecessárias?