Time according to Philosophy

  Рет қаралды 1,680

Philosophy Explains

Philosophy Explains

Күн бұрын

✨📚👇🏻Discover how to learn Philosophy theories in a simple and relaxed way and expand your knowledge! ✨📚👇🏻
go.hotmart.com...
In this video, we will explore the idea that Time can be an illusion. We will discuss the concept of illusion in philosophy, how different cultures perceive time and the importance of philosophical reflection on time. In addition, we will address philosophical reflections on time and the search for personal renewal that accompanies the celebration of the New Year. Leave your comment and share your opinion with us. Don't forget to like the video and subscribe to the channel for more philosophical content!
LINK TO BOOKS:
Saint Augustine. Confessions.
amzn.to/3W8oeea
Nietzsche. Thus Spoke Zarathustra.
amzn.to/3W8oeea
Mircea Eliade. The Sacred and the Profane.
amzn.to/3W8oeea

Пікірлер: 33
@lucichiavinato2641
@lucichiavinato2641 10 күн бұрын
Ameeeei o vídeo, professor!!! Sempre gostei de refletir sobre o tempo. E além dele poder ser retilíneo ou circular, também temos diferentes velocidades que estão atreladas às nossas emoções. Já percebeu como demora pra passar o tempo quando fazemos algo chato e tedioso? Ou como passa rápido quando estamos felizes?? A hora de acabar o turno demora... mas a hora de almoço passa rapidinho! Demooora pra fazer 18 anos... mas depois dos dezoito, o tempo passa voando!! 😅
@afilosofiaexplica
@afilosofiaexplica 11 күн бұрын
✨📚👇🏻Descubra como aprender teorias da Filosofia de maneira simples e descontraída e amplie seus conhecimentos! ✨📚👇🏻 go.hotmart.com/O93957422X
@rmk12247
@rmk12247 10 күн бұрын
Excelente. 👏👏👏
@CaioArrudaA
@CaioArrudaA 10 күн бұрын
Professor, muito bom ver um vídeo novo seu. Senti falta dessas excelentes aulas no passado recente 😂. Muito obrigado pelo fantástico conteúdo de sempre!
@adriennysouza6202
@adriennysouza6202 10 күн бұрын
Professor, o video ficou excelente! Parabéns! Escrevo um pedido para você: faça uma série de aulas, assim como está fazendo com Sartre, sobre a filosofia de Heidegger acerca do ser e do tempo. Ficaria grata com essa série de videos. Abraços!
@edgardmacfadden2372
@edgardmacfadden2372 9 күн бұрын
Eu gosto de perceber o mundo como um conjunto de vários ciclos de duração finita. É até legal que os ciclos se repetem um número X arbitrário de vezes antes serem interrompidos.
@joaoveloso3759
@joaoveloso3759 10 күн бұрын
A análise do tempo em Agostinho, nas suas Confissões , é genial !! A visão de Nietzsch é muito influenciada pelos seus pressupostos anti-cristãos!
@gabrielmaximianobielkael3115
@gabrielmaximianobielkael3115 5 күн бұрын
E visão de agostinho é influenciada pelos seus pressupostos cristãos 🤷‍♂️
@arijr159
@arijr159 9 күн бұрын
De fato o que existe é a presença. Todo o resto é contato com o mundo por nossa conciencia! Que se manifesta como algo sempre na "presença". O tempo como experiência é sempre "agora".
@nailtonribeiro
@nailtonribeiro 11 күн бұрын
concordo que existe so o presente (EX: quando escrevo e o presente, o que vou fazer e presente e assim sucessivamente o passado e o futuro e um presente) boa explicacao professor.
@felipezinelli9569
@felipezinelli9569 11 күн бұрын
Naquela série alemã espetacular da Netlifx, "Dark" (ficção sobre viagem no tempo), o tempo não é uma linha reta, mas um ciclo infinito onde passado, presente e futuro existem ao mesmo tempo, todos conectados. A frase "O passado, o presente e o futuro não passam de uma ilusão. Tudo está conectado." captura bem essa ideia. Cada ação influencia o todo, e as tentativas de mudar o destino só fazem o ciclo se repetir. É como se estivéssemos presos em um loop inevitável, representado pelo símbolo do ouroboros, a serpente que devora a própria cauda. A série nos faz questionar até que ponto temos controle sobre o tempo e nossas escolhas e, em grande parte da narrativa, temos também o símbolo do infinito ♾️ representando a conexão entre essas "supostas" e diferentes "dimensões" temporais psicológicas, ou seja, a ideia de Passado, Presente e Futuro.
@tinofreddo5492
@tinofreddo5492 3 күн бұрын
E o presente é instantâneo
@FelipeTeodoro31
@FelipeTeodoro31 4 күн бұрын
Filício, fale um pouco sobre antropologia; Tenho interesse em estudar antropologia, e a Uniasselvi, no Espírito Santo, oferece esse curso, mas é um curso novo no catálogo da instituição, sem nota no mec. Você recomendaria este curso?
@jerriribeirodomingues
@jerriribeirodomingues 5 күн бұрын
A representação do tempo é uma invenção humana. O passaso so existe por causa da memória humana, já o futuro , por causa da xapacidade de projeção. Mas o tempo somente é.
@OrysTheMouth
@OrysTheMouth 11 күн бұрын
Acredito que a humanidade seja criação do Tempo, não o contrário. Todas as leis que regem o universo dependem do Tempo, isso inclui a causalidade, movimento, impacto, durabilidade, etc. Não é a toa que várias religiões tentam apreende-Lo há séculos, seja na noção de "criação" ou "eternidade"; assim como a ciência necessita dEle para observação, testes e conclusão. A noção de "tempo" humana ser flexível e circunstancial não faz com que ele exista apenas como ilusão, porque o problema está justamente na limitação da cognição humana.
@lucichiavinato2641
@lucichiavinato2641 10 күн бұрын
Adorei seu comentário, colega!!! O ser humano pensa que é o centro do universo e esquece que faz parte de um Todo muito maior que sua compreensão.
@OrysTheMouth
@OrysTheMouth 10 күн бұрын
@lucichiavinato2641 simmm, essa ideia de colocar o universo como dependente da cognição humana é uma das coisas mais ilógicas que já vi, tendo em vista que o universo nos antecede e nem precisa de nós. No dia que a humanidade for apagada, nada mudará no cosmos, seremos engolidos pelo Tempo.
@JoséRobertoMonigi
@JoséRobertoMonigi 10 күн бұрын
Eu penso que o tempo consiste em uma sucessão de instantes. O instante futuro tomando o lugar do instante presente, que imediatamente se torna um instante passado. A questão é que a medida desses intervalos, do instante futuro para o presente e do presente para o passado é igual a zero. Logo, matematicamente nem o presente existe
@pedrotruppel1829
@pedrotruppel1829 8 күн бұрын
Professor, vi o seu video sobre suas indicações sobre filosofia medieval.Queria saber qual diferença entre o livro de alain de libera (A filosofia medieval) e o livro do Gilson (filosofia na idade media),na parte de filosofia cristã.São similares? Possuem divergências?É meio obvio que gilson é mais profundo pelo seu tamanho. Fiquei interessado no libera pela parte filosofia oriental, mas nao queria que a parte cristã fosse comprometida.
@afilosofiaexplica
@afilosofiaexplica 4 күн бұрын
Fala, Pedro! Tudo beleza? Fiz questão de preparar um vídeo inteiro só para te responder. Espero que goste! :D kzbin.info/www/bejne/r3WslYCImZKsh7M
@pedrotruppel1829
@pedrotruppel1829 3 күн бұрын
@afilosofiaexplica Caramba, muito obrigado professor!
@jerriribeirodomingues
@jerriribeirodomingues 5 күн бұрын
O tempo ele nunca foi e nunca será, ele é. Um eterno É. O mesmo tempo dos dinossauro é o mesmo tempo que estamos. O tempo ele é o mesmo para todos dentro dessa dimensão universo.
@tinofreddo5492
@tinofreddo5492 3 күн бұрын
A eternidade é o presente,pelo que entendi
@umvianensealeatorio
@umvianensealeatorio 2 күн бұрын
Convenções sociais .
@Silvia-ns1xx
@Silvia-ns1xx 10 күн бұрын
Eu já acho que o presente é que não existe. O tempo, sendo uma eterna passagem, é sempre tempo passado. Onde a passagem é muito próxima, o calor liberado pelo atrito é mais presente, dando a sensação subjetiva de tempo presente. E o futuro é um espaço que confere ao tempo (não exclusivamente) velocidade, direção e sentido (podendo inclusive bloquear a passagem, fazendo-o andar pra trás).
@gaucho69gaucho71
@gaucho69gaucho71 11 күн бұрын
Só existe o tempo presente porque o passado não existe mais (é lembrança), mas dizer que o passado é uma ilusão não faz sentido, pois o que faz com que tenhamos noção do tempo é a modificação das coisas, então o agora só está modificado (qualquer coisa, corpo, átomo,..) porque existiu um passado. Então não é bem assim dizer que só existe o presente, pois seria uma negação daquilo que faz com que percebamos o tempo. Dar outro nome ao passado, como uma percepção psicológica, não resolve a questão, seria apenas trocar de nome para se referir a mesma coisa, a menos que alguém fosse apelar para algo místico e dizer que todas as modificações das quais nos lembramos são apenas algo como uma simulação da mente, muita viagem para meu gosto.
@kaua1673
@kaua1673 10 күн бұрын
O presente não existe como uma realidade concreta. É uma ilusão criada pelo nosso cérebro, que processa informações do passado
@rmk12247
@rmk12247 10 күн бұрын
Porque dublado?
@afilosofiaexplica
@afilosofiaexplica 10 күн бұрын
Olá! Acredito que seja algum algoritmo KZbin. O vídeo está normal (em português). 😀
@IntegralDeLinha
@IntegralDeLinha 10 күн бұрын
Pra dizer que uma coisa não existe você precisa, no mínimo, saber quais são as condições de existência da coisa, e é absurdo que 'situar-se no presente' seja uma condição de existência do passado. Tão absurdo quanto afirmar que a Europa não existe porque não satisfaz a condição de situar-se no Brasil. Ou que personagens ficcionais não existem porque não são entidades concretas, ou que números não existem e portanto não existe número primo maior que 100 porque números não têm poderes causais, ou que casamentos não existem porque não possuem localização espacial. Óbvio que cada coisa possui requisitos de existência distintos: para números existirem só é preciso que sejam entidades postuladas por (ou inferíveis a partir de) axiomas matemáticos; para um casamento existir basta que duas pessoas tenham declarado seu amor na frente de uma autoridade e assinado um documento; para que um personagem ficcional exista, basta que alguém tenha descrito ele em uma obra de ficção etc. Demandar que cada coisa que exemplifiquei respectivamente esteja no presente, esteja no Brasil, seja concreta, tenha poderes causais ou tenha localização espacial é inflar artificialmente as condições de existência de cada uma destas coisas específicas. Não faz sentido demandar ao passado que produza experiências perceptivas nos seres conscientes do presente como condição de existência. Eu acho que o que leva as pessoas a dizer que o passado não existe é não entenderem o significado da palavra existir. Ou então essas pessoas têm uma ontologia muito estranha, dentro da qual provavelmente não existem entidades meramente inferidas (em oposição a percebidas), como números, casamentos, elétrons, personagens ficcionais, fronteiras políticas, racismo etc. Enquanto estas pessoas complicam o uso da linguagem, historiadores fazem o importante trabalho de estudar uma coisa que não existe, rs.
@marcelogomes7442
@marcelogomes7442 10 күн бұрын
Se a ilusão Existe, ela é ou não é ilusão????? rsrsrs
@jerriribeirodomingues
@jerriribeirodomingues 5 күн бұрын
O tempo não existe. O espaço é estático. Eu estou me baseando na ciência da terra plana
@benaton7987
@benaton7987 10 күн бұрын
Parei porque citou Gênesis mas não leu, logo pode ter não lido muita coisa.
Olavo de Carvalho: Philosopher or Controversial?
15:23
A Filosofia Explica
Рет қаралды 2,2 М.
O que é Justiça? A Filosofia responde!
13:58
A Filosofia Explica
Рет қаралды 1,6 М.
So Cute 🥰 who is better?
00:15
dednahype
Рет қаралды 19 МЛН
Support each other🤝
00:31
ISSEI / いっせい
Рет қаралды 81 МЛН
Por que Deus não pode ser provado! | Immanuel Kant
33:16
Matheus Benites
Рет қаралды 3,6 М.
Medieval Controversies: Étienne Gilson vs. Alain De Libera
14:03
A Filosofia Explica
Рет қаралды 612
O Escritor que Decifrou a Vida - Fiódor Dostoiévski
19:20
ILUMINADA Mente
Рет қаралды 82 М.
“O Idiota”, de Dostoiévski: o que acontece quando a bondade confronta o mundo?
11:07
Clube de Literatura Clássica
Рет қаралды 145 М.
O Ser e o Nada: Explorando a Ontologia de Sartre [aula 2]
49:41
A Filosofia Explica
Рет қаралды 1,2 М.
o que é o DEUS de SPINOZA?
19:16
Tinocando TV
Рет қаралды 847 М.
So Cute 🥰 who is better?
00:15
dednahype
Рет қаралды 19 МЛН