Altas habilidades e Superdotação

  Рет қаралды 64,667

Marcos Meier

Marcos Meier

Күн бұрын

O que fazer se você descobre que seu filho tem uma habilidade além do normal? Ou o que fazer se seu filho for muito mais inteligente que a média? Como lidar com crianças com altas habilidades? É possível uma criança ter uma alta habilidade e uma deficiência em outra área? Estas questões são tema da conversa do jornalista Wilson Soler com o professor Marcos Meier no jornal Bom dia Paraná da rede Globo de televisão.
Alguns sites sobre altas habilidades:
conbrasd.org/wp/
www.ldanaahs.se...
NAAH/S - Núcleo de atividades de Altas Habilidades e/ou superdotação.
apahsd.org.br/
www.altashabili...

Пікірлер: 130
@marcosmeier
@marcosmeier 3 жыл бұрын
Queridos, gostaria muito que você ajudasse outras pessoas a educar melhor, a relacionar-se melhor e a viver melhor. Para que esses vídeos possam ir a mais pessoas basta que você se inscreva no canal e clique em "gostei" nos vídeos que você assistir. Assim o KZbin classifica melhor o canal e a divulgação aumenta! Abração e obrigado!
@rebecaalmeidabl
@rebecaalmeidabl 5 жыл бұрын
Meu filho lê desde os 3 anos, aprendeu sozinho. Com um ano e meio sabia todo o alfabeto em ingles e portugues. Aos 5 anos agora, já lê livros e escreve em cursiva, com uma letra linda. Tô tendo que fazer afterschooling para complementar matérias. Tira qualquer musica de ouvido no teclado. Tô me desdobrando, porque a escola não dá conta. Conhece o universo e o nosso sistema solar de cor e com dados de distância, é impressionante
@thayllamachadohonorio6039
@thayllamachadohonorio6039 4 жыл бұрын
Minha filha aprendeu o alfabeto com 1 ano e 3 meses. Com 1 ano e 6 meses já sabia falar as letras e números fora de ordem e algumas falava "m de mamãe, v de vovó, p de papai"
@contaparaestudar6973
@contaparaestudar6973 3 жыл бұрын
@@louisehelene2006 eu tbm, mais olha pensando pelo lado bom sobra mas tempo de estudar.
@omundoatipicodelaurasuperd2457
@omundoatipicodelaurasuperd2457 3 жыл бұрын
A minha tem 3 anos e teve diagnóstico de autista com altas habilidades , tem Hiperlexia também não fala ainda porque tem apraxia da fala. Ela sabe todas as bandeiras dos países é o hiperfoco dela, sabe até mil , escreve e lê várias palavras . Sabe fazer transferência bancária e grava senhas dos cartões. A neuro pediu até um teste de qi. Estou agora correndo atrás das terapias com a fono. O diagnóstico demorou eu sempre falei do autismo e da apraxia eu tinha certeza . Finalmente peguei esse mês . Tô preocupada como vai ser na escola. kzbin.info/www/bejne/e4HTmHeEapd7jbc vejam o canal dela por favor assistam pra ajudar no canal . Obrigada!
@MarcelaSCoco
@MarcelaSCoco 2 жыл бұрын
O que descreveu foi a minha primeira infância. Tive hiperlexia e com 4 anos eu escrevia e lia perfeitamente. Não gosto de inglês, apesar de ser muito fácil, mas aprendi o italiano, francês, latim, sardo e corso sozinha e aos 6 anos. Era a melhor aluna da turma em todas as matérias, apesar de ser 2 ou 3 anos mais nova que os meus colegas de sala. Entrei na Universidade aos 16 anos. Tenho ouvido musical, mesmo não tendo estudado nenhum instrumento mais a fundo. Tenho grande noção de simetria (não sei como isso ocorre, mas meu cérebro é super simétrico). Possuo uma memória fotográfica e não esqueço o que leio ou o algo que presenciei. Qdo eu era criança não havia esta classificação de altas habilidades ou qualquer planejamento para alunos como eu. Porém, o que posso dizer para vcs, mamães, como o mundo atípico de Laura superdotada descreveu muito bem, isso é sinal de AUTISMO. Autismo este que eu tive o diagnóstico no final do ano passado, aos 39 anos, nível 1, de alto funcionamento, com super dotação e altas habilidades. Meu hiperfoco sempre foi estudar. Hj, possuo 5 graduações, 23 pós-graduações (lato e strictu sensu) e estou sempre em busca de conhecimento.
@vi5042
@vi5042 2 жыл бұрын
@@MarcelaSCoco queria ter nascido com isso :(
@lucascruz9335
@lucascruz9335 4 жыл бұрын
Recentemente descobri que sou superdotado, no entanto, antigamente, quando dei início ao 1º ano do ensino fundamental, o meu potencial foi ofuscado pelo fato de eu não conseguir me identificar com o método tradicional de ensino que consiste em um indivíduo ministrando aulas e delegando atividades aos alunos. Dessa forma, fui ficando isolado e sem apoio mas, quando adentrei o ensino médio, descobri o autodidatismo e, com isso, atingi uma dada autonomia em relação aos estudos e passei a me destacar. Infelizmente muitos superdotados sequer descobrem o autodidatismo e são esquecidos pelo sistema tradicionalista de ensino e, obviamente, isso desencadeia baixa autoestima, dificuldade no aprendizado etc. Por isso que eu falo, além da capacidade cognitiva, o indivíduo deve experienciar uma ambientação adequada.
@ricardomachado7701
@ricardomachado7701 3 жыл бұрын
Tenho 14 anos e me identifico muito com esse texto, sempre fique entediado com as aulas, pois as vezes tinha mais conhecimento sobre o assunto do que o próprio professor. Nunca estudei um assunto de uma prova por mais de 2 horas e mesmo assim tirei notas altas. Nessa quarentena me aprofundei nesse assunto e estou tentando ser autodidata, estou estudando inglês ( língua que sempre quis entender ), e pretendo recuperar ao menos um pouco de todos esses anos perdidos. Infelizmente o Brasil só dá valor a Educação Física e esquece da Matemática.
@Eugostodebatata766
@Eugostodebatata766 3 жыл бұрын
Igualmente. Sei bem como funciona. Nunca me senti inclusa. Até hoje se é muito fácil, eu desisto.
@igorrodrigues5437
@igorrodrigues5437 2 жыл бұрын
Quando vocês eram crianças aprenderam a ler e a escrever por conta própria? O meu demorou acho que por falta de interesse da minha parte ou um mal ensino
@fabiana3588
@fabiana3588 Жыл бұрын
Exato. Eu só tinha interesse pelas materias em que o professor era legal, entusiasmado. Resultado: Como sou da eloca que não tinha internet, e eu nem conhecia biblioteca fora da escola, em vez de estudar as materias da escola eu aprendia em revistas e na televisão. Só estudava qdo minha nota ficava vermelha. E nunca soube estudar. Não conseguia saber o que iriam perguntar, o que era importante... Eu só lia e tentava guardar tudo. Mas aí, materias de exercícios, não dava tempo de treinar tudo na véspera da prova.
@fabiana3588
@fabiana3588 Жыл бұрын
​​@@igorrodrigues5437 Eu não. Tive problema na alfabetização. Num ano estavamos lendo Ba-ta-ta. No ano seguinte, tinha uma linha inteira pra ler. Somente na terceira serie que eu descobri (pelas minhas demoras em copiar) que se lia uma frase de uma vez e copiava a frase toda. Eu tinha medo de copiar errado. Lia uma silaba e copiava uma silaba. Isso me fez ler mais devagar. Em compensação eu tenho uma memoria e compreensao de texto maior que a grande maioria. Tudo o que eu faço é devagar, mas faco com mais perfeição do que os outros. Lavar louça, por exemplo, tomar banho. Agora adulta, ou eu faço bem feito ou prefiro não fazer. Detesto fazer as coisas correndo e de qualquer jeito. Mas voltando a leitura, enquanto as crianças liam varios livrinhos de alfabetização na aula de biblioteca, eu ficava a aula inteira num livro só. Pq eu redesenhava com minha imaginação toda a ilustração. Traço por traço. Então sempre fui mais visual. Dsenho, fotografia, cinema. E minha mae lia pra mim e minha irmã. E ela era otima leitora. Então tinha preguiça de aprender a ler, preferia que ela lesse. Mas qdo eu lia, eu linha em voz alta e como se estivesse lendo para alguém. Então lia naquele ritmo de contação de história. Não dava pra apressar. Então, mesmo depois de aprender a ler, eu demoro 3 vezes mais que os outros. Mas internalizo o que eu li, memorizo mais. E hoje em dia é cada vez pior. Pq cada informação que eu leio, eu paro pra fazer uma correspondência com tudo o que eu ja vi, vivi ou sei sobre aquilo. Então agora sou capaz de passar meia hora num parágrafo.
@carolbonjour6613
@carolbonjour6613 4 жыл бұрын
E a escola na minha infância me forçava a fazer coisas que eu não gostava, e agora na vida adulta descobri que tenho facilidades em aprender coisas por conta própria, um exemplo é aprender idiomas sozinha.
@kelthaysy
@kelthaysy 5 жыл бұрын
Nos Estados Unidos as escolas desenvolvem todas as habilidades, desde as artes ao matemático/lógico... Isso faz toda diferença!
@marcosmeier
@marcosmeier 5 жыл бұрын
Faz mesmo!!
@igors6206
@igors6206 4 жыл бұрын
Por isso muitos gênios surgem de lá...
@gabrielvelozo9866
@gabrielvelozo9866 2 жыл бұрын
É por isso que eles sao os mais foda em tecnologia
@gabrielvelozo9866
@gabrielvelozo9866 2 жыл бұрын
E em quase tudo
@merianecalaudino4153
@merianecalaudino4153 2 жыл бұрын
Vdd os Euas ñ sao fraçoskkkkk😀 Tem um grande numero de atores mirins que em nenhum outro pais se encontra,as crianças fazem a cena tao perfeita q se parece com a realidade e a gente viaja esquecendo q ñ e real!
@valdeisywainaski1961
@valdeisywainaski1961 2 жыл бұрын
Esse trabalho é incrível.. tenho dois filhos com altas habilidades o mais velho com 11 anos veio o parecer tardio há apenas 5 meses...como mãe de primeira viagem eu achava apenas que ele tinha mais facilidade.. a escola dizia que não era o caso que ele só era mais rápido.. aí fica parecendo que vc está buscando uma estrelinha ... o menor de 5 anos em um mês de aula começou a apresentar comportamentos de estresse em sala .. não queria ir pra escola.. dizia que era chato que lá só brinca.. passou a não reputar as professoras ..tivemos uma reunião pra tratar do comportamento dele e acabei levantando a questão do desenvolvimento dele que é maior e além do esperado e a escola já abraçou e encaminhou .. o mau comportamento era ao fato de estar em um ambiente que pra ele e muito chato.. deu vontade de chorar o dia que a professora tirou ele de sala pra fazer atividades do primeiro ano ... ele chegou feliz e empolgado .. era outra criança ... e acredito eu que te muita criança esquecida ... é de doer o coração .
@alissonmartins8098
@alissonmartins8098 3 жыл бұрын
Aprendi a desenhar antes de ler, hoje aos 40 anos sou tatuador e pintor letreiro, mas fui Fuzileiro Naval, Policial Militar, Formado em Direito e aprovado no exame da OAB. Mas quando criança era repreendido e já fui até expulso da escola, pois fazia as tarefas rápido para poder desenhar, e isso tirava a atenção da sala. Todo garoto queria um desenho de algum personagem ou uma lembrança para a mãe ou namorada. Na pré adolescencia construí minha primeira máquina de tattoo, aos 12 anos, fiz tattoo em alguns vizinhos, em mim, fui descoberto e tive que retirar minha tattoo com alicate de unha para não tomar uma surra da minha mãe.
@mateusfeliph2408
@mateusfeliph2408 6 жыл бұрын
Eu acho que era uma criança superdotada, porém minha escola me incentivava a me igualar aos outros da turma,e me ensinava coisas que eu já sabia e considerava entediante. Mas forçaram tanto esses assuntos que acabei esquecendo de outras coisas mais complexas.. Meus pais tinham ido reclamar na escola com os professores e diretoria pelo que estava acontecendo,mas eles disseram que a escola funciona assim.. "todos tem que ter o mesmo nível.." a professora disse algo assim para minha mãe. :(
@mateusfeliph2408
@mateusfeliph2408 6 жыл бұрын
Quando eu estudava nas séries de jardim 1,jardim 2, alfabetização.. as professoras me incentivaram a estudas,elas me colocavam em salas com pessoas mais velhas. Só que quando eu entrei na escola pública,aí aconteceu esse fato que eu citei..
@Gabriel-xs5fm
@Gabriel-xs5fm 5 жыл бұрын
Que pena. Oque você fazia que estava além dos outros?
@Lenine80
@Lenine80 5 жыл бұрын
Escolas brasileiras fazendo o seu trabalho em arruinar a inteligência.
@haarpp7028
@haarpp7028 5 жыл бұрын
tem nada haver
@MsMisidolos
@MsMisidolos 4 жыл бұрын
@@mateusfeliph2408 Bem triste isso. Comigo nessas séries do jardim a professora também dava esse incentivo e conteudos diferentes. Aí fui para a escola publica no 1º ano e eu fazia a tarefa rapido e saia fazendo a da sala toda rs. Depois de um tempo a professora chamou meus pais e falou sobre isso e eles achavam que era normal por eu ter ido de uma escola particular para uma publica, como se estivessem ensinando atrasado, mas não era o caso. A escola inclusive era muito boa. A professora me aplicou uma prova e aí eu "pulei" pro 2º ano. Daí em diante não teve mais nada da parte da escola...
@janaina10br
@janaina10br 7 жыл бұрын
Maravilhosa entrevista. Pena este assunto ser tão pouco abordado no Brasil, realmente falta investimento, mas é um orgulho saber que aqui no Paraná temos este respaldo. Minha filha frequenta Sala de Recursos Multifuncionais e se beneficiou muito. Realmente há muito preconceito e hoje ela já sente muito mais segura e sabe lidar melhor com as diferenças.
@DouglasCAPaula
@DouglasCAPaula 4 жыл бұрын
Sou pesquisador, professor, escritor e palestrante sobre altas habilidades/superdotação. Facebook: Douglas C. A. Paula, instagram #ospequenosgenios. Também fui uma dessas crianças com altas habilidades e hoje meu objetivo é ajudar outras crianças e jovens que têm estas necessidades. Estou me formando pela segunda vez, fiz pós-graduação, me tornei fluente em 4 línguas estrangeiras, trabalho com biologia, filosofia, desenho, pintura, artes plásticas, ensino de idiomas e oficinas de desenvolvimento neuropsicomotor e visuoespacial no desenvolvimento das habilidades em arquitetura, engenharia, e criatividade.
@francanunes1501
@francanunes1501 3 жыл бұрын
Que maravilha vc uma pessoa tão empenhado na ajuda as crianças e pais eu tenho 2 filhos com altas habilidades que se sentem estranhos na escola
@anapaulalou27
@anapaulalou27 5 жыл бұрын
Tenho uma em casa. Estou aprendendo a ajudar no seu desenvolvimento.
@Gorfocore
@Gorfocore 5 жыл бұрын
Boa sorte, de acordo com a minha mãe não é fácil.
@anapaulalou27
@anapaulalou27 5 жыл бұрын
@@Gorfocore verdade. Ser mãe é sempre um desafio, mas vale muito a pena e a gente aprende junto também. Precisamos procurar orientação e ter muito amor para orientar esses pequenos.
@reginachilene2444
@reginachilene2444 4 жыл бұрын
Tbm tenho
@eme_esse_u
@eme_esse_u Жыл бұрын
Ouvi dizer que altas habilidades não desaparecem com a idade. Uma pessoa superdotada já incute, desde pequena, que ela é diferente dos demais e diferente de maneira desfavorável a ela mesma, porque o mundo é feito e ajustado para a maioria, e por causa da alta exigência dessa pessoa e a impossibilidade de desempenhar normalmente (ou melhor dizendo, "para menos") como as demais, ela muitas vezes acaba com complexo de inferioridade ("não caibo nesse mundo", "quero ser como as outras pessoas normais", "por que sempre eu?" são pensamentos comuns.) Sem a empatia e o reconhecimento dos pares, ela acaba sendo marginalizada dentro da sala de aula. Dependendo da personalidade dessa pessoa, pode desenvolver (des)compensações, como rebeldia quando se sente injustiçada, surto de ansiedade, de raiva ou síndrome do pânico quando fica sobrecarregada, ou depressão, se for mais introspectiva.
@Evangelizearte
@Evangelizearte 10 ай бұрын
To achando que sou superadotado agora que tenho 25 anos . Pois desde 15 anos aprendi inglês sozinha só vendo tv e ouvindo música, aprendi violão sozinha só de ouvido , aprendi audiovisual sozinha , amo estudar sozinha , aprendi artes plásticas sozinha nunca estudei. Aprendo rápido artes e areas ediomas.
@PsicopedagogaLilianLopes
@PsicopedagogaLilianLopes 3 жыл бұрын
Gosto muito desse assunto tanto que é o tema do meu projeto de pesquisa para o Mestrado. Acredito na importância do papel do professor para o desenvolvimento integral do ser humano. Inclusive falo muito sobre isso quando compartilho meus estudos. Gratidão 🙌
@inesfreitas2497
@inesfreitas2497 Жыл бұрын
Excelente !
@reginachilene2444
@reginachilene2444 4 жыл бұрын
Ela foi selecionada pra fazer essa prova vamos ver os resultados🙌 e pelo jeito a minha filha do meio vai no msm caminho ela cria as roupas da boneca dela e tudo com papel e durex 😅
@MarcelaSCoco
@MarcelaSCoco 2 жыл бұрын
Super dotação e altas habilidades é genético. Se sua filha mais velha tem a outra certamente o terá, contudo pesquisas demonstram que o primogênito sempre possui QI maior que os demais. Eu e meu irmão temos super dotação, porém somos autistas nível 1, de alto funcionamento. Ambos tivemos diagnóstico tardio.
@Elenballet
@Elenballet 2 жыл бұрын
Esse vídeo veio numa hora excelente. Muito obrigada pelas informações ❤️
@ivetebispodecarvalhopereir9000
@ivetebispodecarvalhopereir9000 2 жыл бұрын
Deus abençoe muito bom
@camilarichaid7920
@camilarichaid7920 6 жыл бұрын
Prof.gostei muito da sua entrevista e é de dar pena o estado não dá o suporte necessário ,eu tenho um filho com ah ou SD mas infelizmente não está sendo atendido falta de recursos no centro educacional especializado e profissional.
@ivamdemeloregis4837
@ivamdemeloregis4837 5 жыл бұрын
Estudei na mesma turma com um moleque que só tirava nota dez em todas as matérias. O nome desse cara, ainda me lembro, era Antônio. Embora brilhante do ponto de vista acadêmico, tinha humildade. Mas tornou-se, em que pese a rara inteligência, um soldado do Corpo de Bombeiros do estado do Rio de Janeiro
@brunocoriolano
@brunocoriolano 5 жыл бұрын
Mas tem que completar isso aí. Ele se tornou soldado, mas ainda hoje é soldado?
@valdeisywainaski1961
@valdeisywainaski1961 2 жыл бұрын
A escolha da profissão não se dá pela superdotação .. eu acredito que ele faz isso porque ama..eu tenho dois filhos com altas habilidades .. sei que eles têm uma mar de possibilidades matemática e científicas mas serão os profissionais que escolherão ser... eu sempre digo .. faça o que vc gosta e vc será feliz .
@crystian7016
@crystian7016 2 жыл бұрын
Tinha a humildade maior que a inteligência. Ele poderia ter atuado em engenharia ou desenvolvimento de sistemas que ajudem nessa área.
@katiamariasg
@katiamariasg 6 жыл бұрын
Essa gestão do Governo Estadual de São Paulo é complicado.Minha filha sempre tirou dez em quase todas as disciplinas.Sempre sofreu bulling dos amigos e foi exclíidas algumas vezes. A professora as vezes dizia que iria aumentar o critério de avaliação devido seus desempenho.Eu fiz o teste, deu acima da media , levei na escola a Coordenadora questiou que ele deveria se adaptar a escola. Consegui uma transferência para outra escola pois a dela era muito ruim . Ele foi e se descataca como um otima aluna fechando o ultimo conceito com muito dez e alguns nove.Percebi que muitas vezes ela tentava ser rebelde , mudar seu comportamento e valores, tornousse rebelde até comigo para separa fazer parte do grupo,Certo dia em prantos disse que passa por muito problemas e percebi que era excluidas e sofria bullyn.Ela até pedui para fazer prova de reclassificação e poder mudar de sala e de escola, mas conversei na escola atual com uma das Coordenadora e ela achou melhor deixa-la para enfrentar os problemas no grupo.Ela sempre foi alvo de exclusão. hoje no 8º ano melhorou , conseguiu se adaptar e parece ter conquista boa alto estima. O que melhorou foi quando os professores ajudavam os com mais dificuldades mas passaram a valorizar o desempenhos dos com grandes habilidades .A sala cresceu como um todo.Ela tem dificuldade motora " caía sempre, é estabanada" os professores de Educação Fisica sabiam deixavam ela participar de tudo e nesta caso davam nota pelo seus esforço . Sua maior habilidade e de raciocinio ,percebi aos dois anos quando ela utilizou um principio de mecânica de subir e pegar um suporte de extensão maior para puxar um objeto que estava longe e sua estatura mecanica, física e biológica .Já sua lentificação motora e postural leve devido a um parto Forceps foi percebo pela professora da CRECHE devido a lentidão e dificuldade de engatinhar.Eu já tinha observado que ele tinha um ombrinho caido, mas os Ortopedistas diziam que iam melhorar, ela faz tratamento até hoje , por isso precisamos sempre gastar com dança, ballet, natação, atualmente ,ela resolveu pintar um quadra para a Festa escolar e que ganhou um espaço na biblioteca da escola e na exposição .Hoje ela consegue mesmo que precariamente fazer algumas atividades gratuitas o que nos economiza um pouco. Fez informatica aos 9 anos, faz inglês e Espanhol desde 9 anos e concluíra os dois cursos em 2018. O triste é que ela tem um potencial incrível considerando sua dificuldade motora e social. assim como tantos outros da Rede Publica do Estado de São Paulo, que sofrem com questões econômica, falta de estrutura urbana, tais como falta asfalto, esgoto ou limpeza área de lazer ou limpeza por parte das Prefeituras, no nosso caso de Suzano ,e do próprio Estado de São Paulo que não valoriza em suas escola está questão da hiper habilidade ou superdotação.Ela escolheu a escola que queria estudar e ficamos seis meses indo lá cada 15 dias até com seguir a vaga, porque uma Professora da quarta serie disse que ela era uma boa aluna e merecia uma escola melhor, e foi uma dificuldade para conseguir. Ela todos vai todos dia para o Centro de Suzano na EE Geraldo Resende Justiniano que fica 1 hora de distancia, de ônibus da minha casa .Os alunos de lá, tem mais condições econômicas e a escola é melhor, talvez pela educação dos próprios pais. Geralmente pagamos o almoço e a condução pois não da tempo de almoçar em casa ,pois trabalhamos e ela faz outros cursos no Centro de Suzano no contrato turno da escolar..Ela conseguiu uma bolsa parcial de estudo em escola particular cara ,quando tinha 9 anos mas optamos pela publica por dela futuramente conseguir alguns pontos para o ingresso na ETEC ou Faculdade por ser aluno da rede e Afrobrasileira.Espero ter feito a escolha certa .Somos pobres trabalhadores como a maioria da população brasileira por isso mesmo sabendo do potencial dos nossos filhos e doloroso custoso investir nestas crianças principalmente quando são oriundas da periferia, pois temos que fazer privações de coisas basicas ., Sabemos que a habilidade e super dotação mesmo com potencial e produzida e potencializada com dinheiro e conhecimento, mas sabemos que não será facil para ela , mas estamos tentando fazer nossa parte ..Pena que no Brasil isso não é valorizado.
@DouglasCAPaula
@DouglasCAPaula 4 жыл бұрын
Sou pesquisador, professor, escritor e palestrante sobre altas habilidades/superdotação. Facebook: Douglas C. A. Paula, instagram #ospequenosgenios. Também fui uma dessas crianças com altas habilidades e hoje meu objetivo é ajudar outras crianças e jovens que têm estas necessidades. Estou me formando pela segunda vez, fiz pós-graduação, me tornei fluente em 4 línguas estrangeiras, criei alguns brinquedos educativos, trabalho com biologia, filosofia, desenho, pintura, artes plásticas, ensino de idiomas e oficinas de desenvolvimento neuropsicomotor e visuoespacial no desenvolvimento das habilidades em arquitetura, engenharia, e criatividade.
@MarcelaSCoco
@MarcelaSCoco 2 жыл бұрын
Tive hiperlexia e com 4 anos eu escrevia e lia perfeitamente. Não gosto de inglês, apesar de ser muito fácil, mas aprendi o italiano, francês, latim, sardo e corso sozinha e aos 6 anos. Era a melhor aluna da turma em todas as matérias, apesar de ser 2 ou 3 anos mais nova que os meus colegas de sala. Entrei na Universidade aos 16 anos. Tenho ouvido musical, mesmo não tendo estudado nenhum instrumento mais a fundo. Tenho grande noção de simetria (não sei como isso ocorre, mas meu cérebro é super simétrico). Possuo uma memória fotográfica e não esqueço o que leio ou o algo que presenciei. Qdo eu era criança não havia esta classificação de altas habilidades ou qualquer planejamento para alunos como eu. Tive o diagnóstico, no final do ano passado, aos 39 anos, de autismo nível 1, de alto funcionamento, com super dotação e altas habilidades. Meu hiperfoco sempre foi estudar. Hj, possuo 5 graduações, 23 pós-graduações (lato e strictu sensu - finalizando mais 2) e estou sempre em busca de conhecimento. Apesar de ter sido considerada uma criança "estranha" (meu pai mesmo dizia que achava estranho eu aos meus 6, 7 anos pedir livros no lugar de brinquedos) cresci, conquistei meu espaço. Muita coisa muda na idade adulta.
@danielmenezes2818
@danielmenezes2818 4 жыл бұрын
Já vi professores dizendo q alunos assim n são precisam de atenção pq eles, diferente dos demais, n tem dificuldade de aprendizagem.
@DouglasCAPaula
@DouglasCAPaula 4 жыл бұрын
Reportagem excelente! Sou pesquisador nesta área e fico contente que tragam outros pesquisadores para esclarecerem isso para a sociedade. Ainda temos uma necessidade ENORME aqui no Brasil de levar este conhecimento para as pessoas menos esclarecidas.
@omundoatipicodelaurasuperd2457
@omundoatipicodelaurasuperd2457 3 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/e4HTmHeEapd7jbc Minha filha recebeu diagnóstico de autista altas habilidades , tem Hiperlexia , e apraxia da fala. Domina todas as bandeiras dos países ,sabe até mil , escreve bem , faz transferência bancária . Tem 3 anos. Veja por favor
@rebecasouza7497
@rebecasouza7497 Жыл бұрын
Douglas, pretendo me aprofundar nesta área, onde posso seguir seu trabalho de pesquisa?
@fabiana3588
@fabiana3588 Жыл бұрын
O ego ferido dos outros que se encontram em posição superior e a inveja de superiores e colegas é que destrói o superdotado.
@AleStiebler
@AleStiebler 2 жыл бұрын
Observamos desde os 2 meses que meu filho tem altas habilidades e com o tempo isso foi sendo constatado pelos professores pelas escolas que ele passou. Mas nunca fomos direcionados ou orientados em como estimular suas habilidades.
@SoaresGaucho
@SoaresGaucho 2 жыл бұрын
10:28 Boa pergunta..
@rafaelfonsecadecastro9000
@rafaelfonsecadecastro9000 2 жыл бұрын
Professor Marcos, já existe algum tipo de estatística relacionando altas habilidades e superdotação entre autistas? Algum tipo de percentual? Pergunto porque um número cada vez maior de autistas vem sendo diagnosticado nos últimos anos, entre os quais, um grande grupo vem apresentando altas habilidades. Ao mesmo tempo, estão começando estudos que apontam a necessidade de avaliar crianças com superdotação que seriam também autistas... Obrigado!
@kassianyvictoria6784
@kassianyvictoria6784 5 жыл бұрын
Estou estudando isso, achei muito interessante
@reginachilene2444
@reginachilene2444 4 жыл бұрын
Minha filha é assim
@ksalander777
@ksalander777 3 жыл бұрын
Quando eu tinha 14 anos eu organizei um desfile na minha escola (por iniciativa minha) com roupas reformadas e reaproveitando materiais e tecidos diversos. Só com 30 recebi o laudo de AH/SD. Complicado..............................
@reginachilene2444
@reginachilene2444 4 жыл бұрын
Preciso descobrir se minha filha é assim pq acho q pela idade dela ela se cobra muito ela não adimite tirar 80 na prova ela quer tirar 100 e ela é perfeccionista e é dela msm pois nunca forcei nada e ela lê todos os dias
@andreacrisrinacezario2580
@andreacrisrinacezario2580 5 ай бұрын
Onde estão esses núcleos? Desde já agradeço pela atenção
@Profguitar
@Profguitar 5 жыл бұрын
O maior problema dessas crianças é o bullyng e o desconhecimento dos pais.
@evelyngaia9058
@evelyngaia9058 5 жыл бұрын
Discordo! Eu tenho 2 filhos, um é o outro não é. O que é, sofreu bullyng e o outro tbm. Nada a ver achar que só os superdotados sofrem bullyng, e eles até mesmo podem estar praticando bullyng tbm. O bullyng é questão de educação e afeta a todos!
@jerrybarbosa1741
@jerrybarbosa1741 3 жыл бұрын
Prof. Marcos! Em Curitiba algo parecido? Trabalhos, projetos, enriquecimento? Quem devo procurar? Teria um um contato...tenho um filho AHSD
@marcosmeier
@marcosmeier 3 жыл бұрын
Em Curitiba procure o INODAP e fale com a Maria Lucia Sabatella
@MARCONDESNASCIMENTO
@MARCONDESNASCIMENTO 2 жыл бұрын
Marcos Meier.
@danielmaciel9530
@danielmaciel9530 3 жыл бұрын
The best
@brunocoriolano
@brunocoriolano 5 жыл бұрын
No Brasil, assim como em outros países do mundo abaixo dos países mais desenvolvidos, qualquer criança que tenha algo a mais já pode ser considerada gênio. No entanto, o gênio alguns níveis abaixo de outros. Nesse lugares, não é questão de encontrar gente acima da média, mas uma maioria bem abaixo.
@Prof.Dr.RobysonAggio
@Prof.Dr.RobysonAggio Жыл бұрын
Olá. Minha bebê sempre esteve muito além do seu tempo em todos os marcos da fase de desenvolvimento. kzbin.info/www/bejne/pIvYemeGfs2SqK8 Nessa fase dos 17 a 18 meses ela reconhecia e falava apenas 6 letras. Resolvemos brincar com ela com as letras do alfabeto e os números e ela aprendeu tudo em 1 semana (não ensinamos a ordem do alfabeto, apenas as letras de forma isolada). Ela só não tem a dicção para o J, 2 e 5. Ela gosta de brincar de tudo e aprende muito rápido. O raciocínio dela é muito além da sua fase. Eu e minha esposa sempre fomos acima da média da turma, mas nunca fizemos testes e nossos pais também não procuraram por ajuda. Vamos esperar a fase dos 2 anos e 6 meses para fazer uma avaliação
@teresaparanhos4874
@teresaparanhos4874 Жыл бұрын
Essa escola só conseguiu identificar meninos com AH/SD? Tem algo errado nessa análise.
@anjohack6328
@anjohack6328 4 жыл бұрын
Preciso conversar com você não so um genio mas vc vai quere ver o que eu fasso
@lidiasc8936
@lidiasc8936 5 жыл бұрын
Pelo menos em alguma coisa sou alta kk❤️
@DanielFerreira-do8rr
@DanielFerreira-do8rr 6 жыл бұрын
Eu gostaria de saber se tem atendimento em Balneário Camboriú pois meu filho que acabou de completar 6 anos já lê, escreve e tem se interessado em acentuação, pontuação e não sei como abordar as regras de sinais com ele. Preciso de ajuda. Obrigada.
@nicolebonini3529
@nicolebonini3529 6 жыл бұрын
Daniel Ferreira vai se virar porra, tá pedindo ajuda mas já foi atrás?
@arnaldoarnaldo2976
@arnaldoarnaldo2976 5 жыл бұрын
Como estudante de Pedagogia sugiro que mande um e mail ou telefone para o Ministério da Educação ou para a secretaria de educação da sua localidade, Há também sempre a possibilidade de uma boa conversa com a professora do seu filho.
@arnaldoarnaldo2976
@arnaldoarnaldo2976 5 жыл бұрын
@@nicolebonini3529 Pedir ajuda através de um comentário relacionado a questão também não é uma forma de correr atrás? '-'
@liliankelli2484
@liliankelli2484 4 жыл бұрын
Essa ano foi inaugurado o núcleo de atendimento em Balneário Camboriú. Procure a secretaria de educação que eles te informam.
@liliankelli2484
@liliankelli2484 4 жыл бұрын
A psicóloga de Bc das o teste mas realmente tem que insistir bastante. Sou professora em Balneário Camboriú.
@thiagoestevaol.f5649
@thiagoestevaol.f5649 2 жыл бұрын
Quanto pontos de Q.i pode variar , em um teste mal aplicado ?
@είμαιόμορφος-γ6ξ
@είμαιόμορφος-γ6ξ 2 жыл бұрын
974 ou 808
@lindasbellasartes
@lindasbellasartes 4 жыл бұрын
Minha filha de 2 anos, tem um desenvolvimento mais avançado que a idade dela. Não vai na escola ainda, mas ja conhece algumas letras. Toca musiquinha no teclado. Devo procurar alguma ajuda?
@marcosmeier
@marcosmeier 4 жыл бұрын
É legal fazer uma avaliação, mas de qualquer forma já dá pra incentivar musica, e outros temas que ela tiver interesse!
@lindasbellasartes
@lindasbellasartes 4 жыл бұрын
@@marcosmeier a avaliação é feita como? qual profissional devo procurar?
@fernandes2024
@fernandes2024 5 жыл бұрын
A legislação da LDB no Brasil não funciona em sua prática pedagógica os requisitos de superdotação como sendo algo respeitado dentro das escolas pq simplesmente deixa de promover um bem está a esses indivíduos!!
@Eugostodebatata766
@Eugostodebatata766 3 жыл бұрын
Eu mesma. Atualmente, tentando compreender minha própria alta funcionalidade.
@risonetesouza866
@risonetesouza866 Жыл бұрын
Minha filha te ama porém também te odeia
@rogerionascimento9763
@rogerionascimento9763 3 жыл бұрын
Onde estão os superdotados adultos.?
@MarcelaSCoco
@MarcelaSCoco 2 жыл бұрын
Tb existimos.
@alexandrefelipemuller
@alexandrefelipemuller Жыл бұрын
É Marcão tudo tá errado, e bem errado! Já desde o começo, as crianças com altas habilidades não tem desempenho melhor que as outras já desde início. Por estarem desmotivadas elas podem ter desempenho bastante irregular, serem consideradas lentas, preguiçosas e por terem professores até muitas vezes, como você, que acham isso, vão descobrir altas habilidades já adultos.
@marcosmeier
@marcosmeier 3 жыл бұрын
Se o seu filho não obedece ou você tem dificuldades de colocar limites, esse curso é para você: marcosmeier.live/limites
@marcinha1984foz
@marcinha1984foz 3 жыл бұрын
Consigo consulta online com o senhor ?
@marcosmeier
@marcosmeier 3 жыл бұрын
Oi Marcia, só trabalho com cursos e palestras! Pena. Obrigado pelo interesse, abraço
@gabrielcostarocha6557
@gabrielcostarocha6557 2 жыл бұрын
E a reporter perguntando: Você é de elastico? não seria uma espécie de bullyng?
@valquiriasantoscomunicadora
@valquiriasantoscomunicadora 5 жыл бұрын
7:13 Acorda Corinto! Aqui o primeiro caminho é o psiquiatra.
@omundoatipicodelaurasuperd2457
@omundoatipicodelaurasuperd2457 3 жыл бұрын
A minha tem 3 anos e teve diagnóstico de autista com altas habilidades , tem Hiperlexia também não fala ainda porque tem apraxia da fala. Ela sabe todas as bandeiras dos países é o hiperfoco dela, sabe até mil , escreve e lê várias palavras . Sabe fazer transferência bancária e grava senhas dos cartões. A neuro pediu até um teste de qi. Estou agora correndo atrás das terapias com a fono. O diagnóstico demorou eu sempre falei do autismo e da apraxia eu tinha certeza . Finalmente peguei esse mês . Tô preocupada como vai ser na escola. Vejam o vídeo dela por favor pra ajudar no canal. kzbin.info/www/bejne/e4HTmHeEapd7jbc
@MarcelaSCoco
@MarcelaSCoco 2 жыл бұрын
Tb sou autista e possuo superdotação, contudo não tive comorbidades e atrasos na fala (diferente do meu filho, que fala mas com um pouco de dificuldade). Tb tive hiperlexia e aos 4 anos eu escrevia e lia perfeitamente. Meu hiperfoco sempre foi estudar, assim quando eu estava na escola era estudar as matérias que eram dadas. Eu devorava os livros e me divertia resolvendo os exercícios. Na escola eu tinha sempre uma pessoa com quem eu andava e não tive grandes problemas com os demais alunos, apesar de ser mais nova 2 ou 3 anos que meus colegas. Entrei na universidade aos 16 anos e nunca mais parei de estudar. Tive meu diagnóstico no final do ano passado, aos 39 anos. Minha maior dificuldade são as questões sensoriais (meu filho, graças a Deus, não as tem). Acalma seu coração, tudo ficará bem!
@oespecialista455
@oespecialista455 5 жыл бұрын
TIVE QUE VER ISSO PQ EU COMECEI A GOSTAR DO ESPACO COM 6 ANOS JA ERA VICIADO NESSA IDADE E COM 12 JA PENSAVA EM FAZER UMA MISSAO A MARTE COM MEUS AMIGOS AGR TO PENSANDO EM CRIAR UM CELULAR COM MEU A3 ANTIGO :v
@DouglasCAPaula
@DouglasCAPaula 4 жыл бұрын
Sou pesquisador, professor, escritor e palestrante sobre altas habilidades/superdotação. Facebook: Douglas C. A. Paula, instagram #ospequenosgenios. Também fui uma dessas crianças com altas habilidades e hoje meu objetivo é ajudar outras crianças e jovens que têm estas necessidades. Estou me formando pela segunda vez, fiz pós-graduação, me tornei fluente em 4 línguas estrangeiras, criei alguns brinquedos educativos, trabalho com biologia, filosofia, desenho, pintura, artes plásticas, ensino de idiomas e oficinas de desenvolvimento neuropsicomotor e visuoespacial no desenvolvimento das habilidades em arquitetura, engenharia, e criatividade.
@thzinn6932
@thzinn6932 4 жыл бұрын
Olá fiquei com dúvida sobre ser 8 ou 7 as teorias de Gardner?
@marcosmeier
@marcosmeier 3 жыл бұрын
Oi Rainan, segundo Gardner, sao 7: novaescola.org.br/conteudo/1462/howard-gardner-o-cientista-das-inteligencias-multiplas
@nica9545
@nica9545 4 жыл бұрын
Meu filho tem 3 anos e já sabe ler e escrever. Será que ele é super dotado?
@luanrich9595
@luanrich9595 4 жыл бұрын
Ele sabe dirigir helicoptero tambem?
@MsMisidolos
@MsMisidolos 4 жыл бұрын
Ele demonstrou interesse próprio ou foi treinado? Muitos pais fazem uma especie de adestramento com as crianças para poder exibi-las como gênios...
@DouglasCAPaula
@DouglasCAPaula 4 жыл бұрын
Sou pesquisador, professor, escritor e palestrante sobre altas habilidades/superdotação. Facebook: Douglas C. A. Paula, instagram #ospequenosgenios. Também fui uma dessas crianças com altas habilidades e hoje meu objetivo é ajudar outras crianças e jovens que têm estas necessidades. Estou me formando pela segunda vez, fiz pós-graduação, me tornei fluente em 4 línguas estrangeiras, trabalho com biologia, filosofia, desenho, pintura, artes plásticas, ensino de idiomas e oficinas de desenvolvimento neuropsicomotor e visuoespacial no desenvolvimento das habilidades em arquitetura, engenharia, e criatividade.
@piadas804
@piadas804 3 жыл бұрын
@@luanrich9595 kkkkk
@contaparaestudar6973
@contaparaestudar6973 3 жыл бұрын
Tecnicamente sim e não ao mesmo tempo, ler cedo não significa genialidade o Einstein quando tinha 6 anos não sabia nem falar, ele pode ser ou não e igual o gato de schröndinger, breve explicação ( o gato de schröndinger foi um experimento onde consistia em um gato dentro de uma caixa e com um veneno que podia ser quebrado ao qualquer momento, mais até abrir a caixa o gato estaria morto ou vivo as duas coisas acontecendo ao mesmo tempo, pessoas negativas dizem que estar morto e positivas vivos), teu filho pode ou não pode igual o gato de schröndinger as duas coisas ao mesmo tempo, só que no lugar da morte depende do ambiente que ele vive se ele não for apoiado vai perde o interesse e se for apoiado vai se interessar mais ainda, tenta apoiar ele comprar livros didáticos e etc.
@rhuan4_
@rhuan4_ 6 жыл бұрын
Q bosta eu to passabdo por uma clinica assim la em campo grande é uma merda la
@tiagoruan.9863
@tiagoruan.9863 4 жыл бұрын
síndrome de Savant e superdotação é a mesma coisa?
@andersonrodrigues4704
@andersonrodrigues4704 4 жыл бұрын
Acho que não exatamente
@DouglasCAPaula
@DouglasCAPaula 4 жыл бұрын
Não. Sindrome de Savant é mais rara que a superdotação. Na síndrome de Savant o nível intelectual em determinada área é superhumano mas eles têm muitas dificuldades em fazer coisas simples como por exemplo, fazer o laço no tênis ou manter uma conversa "normal" com alguém. A síndrome de Savant é mais "profunda" que a superdotação.
@vivianetexeira7501
@vivianetexeira7501 4 жыл бұрын
@@DouglasCAPaula o meu filho tem 3 anos fala inglês, japonês e alemão aqui em casa ninguém fala eu só arranho o inglês e ele não fala português nós sofremos muito preconceito e eu não sei o que fazer ele já se tratou com fonoaudióloga mais não resolveu
@piadas804
@piadas804 3 жыл бұрын
Não
@marcelotaek
@marcelotaek 3 жыл бұрын
@@DouglasCAPaula sério savant e um autismo e vc se diz pesquisador , e muito mais grave que o Asperger um autista funcional . O mais conhecido e Kim pic em que foi baseado Rayman por Justin rofman .mas o savant e muito menos funcional e igualmaonautismo praticamente savant vem da palavra francesa que quer dizer sábio
@charlesmaster8873
@charlesmaster8873 6 жыл бұрын
Neimar, pelé e outros não são superdotados. Os fatores que levam alguém a ser bom em malabarismos são outros bem diferentes. Chamar esses caras de gênio é mentalidade brazuca. Na falta de um Nobel, vai esse cabruncos mesmo.
@charlesmaster8873
@charlesmaster8873 6 жыл бұрын
Gênio do mal, então, que entregou a copa para a Alemanha fingindo contusão em troca de dinheiro. Fosse superdotado, teria vergonha na cara e desprezo pelos trocadinhos que levou. Trata-se de um bandido, traidor da pátria e safado. Não confunda c* com b*. Superdotação não é jogar bola nem dirigir carro de corrida e outras besteiras que qualquer debilóide faz, a exemplo de garrincha, o maior tapado que já vi e só sabia jogar bola mesmo.
@camila_costa12
@camila_costa12 6 жыл бұрын
Charles Master o Messi tem síndrome de asperger, ele não seria um caso não?
@gustavohsouz
@gustavohsouz 6 жыл бұрын
Charles Master você tem alguma formação em alguma área relacionada a isso para poder opinar?
@adrianosouzafonseca7999
@adrianosouzafonseca7999 6 жыл бұрын
Existem diferentes classificações para alta habilidades/superdotação, quando o doutor acima fala de Neymar e de Pelé, identifica este tipo de literatura: Tipo Psicomotor - destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. Ainda podendo haver várias combinações, inclusive, o aparecimento de outros tipos, ligados a talentos de mais habilidades (não listei todos os tipos). Entretanto apresentar altas habilidades em uma área, não indica que você apresentará a mesma habilidade em outras areas: sociais, acadêmica pu intelectual. Para saber mais
@gbrlrbr
@gbrlrbr 6 жыл бұрын
Nostragamus • atletas não são gênios. Gênios usam o cérebro, para o desenvolvimento de uma área de conhecimento.
Elogiar errado dá problema!
8:25
Marcos Meier
Рет қаралды 50 М.
Você sabe como lidar com uma criança com altas habilidades? | Momento Papo de Mãe
14:33
отомстил?
00:56
История одного вокалиста
Рет қаралды 4,6 МЛН
Como é a AVALIAÇÃO de um SUPERDOTADO - Dra. Olzeni Ribeiro (Neuropsicopedagoga)
7:13
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
Рет қаралды 29 М.
Desligue isso e vá estudar!   Como dar ordens ao seu filho.
6:09
Marcos Meier
Рет қаралды 130 М.
como dar broncas do jeito certo.mp4
7:06
Marcos Meier
Рет қаралды 146 М.
9 Características Cognitivas das Altas Habilidades e Superdotação
15:27
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 101 М.
O que caracteriza o adulto superdotado no mundo do trabalho ?
20:01
Cérebro em Ebulição
Рет қаралды 10 М.
Aluno 10/10: conheça mitos e verdades sobre superdotados | DTUP
9:46
Rede Super de Televisão
Рет қаралды 9 М.
meu filho não quer estudar o que fazer
10:00
Daniella F de Faria
Рет қаралды 44 М.
отомстил?
00:56
История одного вокалиста
Рет қаралды 4,6 МЛН