Os professores falavam pra minha mãe: "Ele é tão inteligente que nem precisa ser ensinado!" E assim fui crescendo, com meus pais e professores achando que eu já sabia de tudo; jamais precisaria estudar. Eu fui sendo deixado de lado e meus problemas em socializar com os colegas e a ausência de estimulos intelectuais a altura no começo da infância não me permitiram aprender a me esforçar e a trabalhar duro para ter minhas próprias conquistas. Fiquei acomodado e preguiçoso, só aprendia o que eu queria. Me isolei dos meus colegas e fiz pouquissimos amigos na adolescência. Eu aprendia várias coisas fora da escola quando eu tive internet, mas quando certos assuntos iam para a escola eu sentia aquela carga de obrigação e começava a me desinteressar por essas matérias. Me refugiei nos jogos de video-game, nos vídeos da internet e em livros e artigos na internet de interesse. Apenas com 18 anos, quando estava prestes a me formar no Ensino Médio eu fui receber tal diagnóstico, após uma "orientadora" de uma escola ter insinuado a minha mae que tinha algum tipo de deficiência mental, pois já havia 3 anos na mesma sala e eu não conseguia me enturmar com quase ninguém e não conseguia prestar atenção nas materias. A real é que eu nunca tirei grandes notas, eu era extremamente indisciplinado. Durante muitos anos da minha vida eu realmente acreditei ser burro na verdade, pois não conseguia participar das mesmas brincadeiras que as outras crianças e tinha muita dificuldade em me interessar pelas aulas.
@anteiku36384 жыл бұрын
que relato... espero que hoje em dia esteja tudo bem.
@ellomb424 жыл бұрын
Eu sempre ia bem nas provas e era excluída por me acharem "sabichona" e "tagarela". Eu não gostava de ir pra aula, era bem triste por causa do bullying (eu era bem o esteriótipo nerd - aparelho, óculos, rabo de cavalo e roupa totalmente fechada em tudo). Quando entrei no ensino médio, tudo desandou. Comecei a procastinar e minhas notas caíram pra média 7. Era bem triste, pq os meus colegas só falavam cmg quando precisavam de nota em algum trabalho. Eu tinha muita dificuldade em me comunicar com eles.
@eliesrenatodias47713 жыл бұрын
O mais triste e você ser excluído, as vezes se fazer de lento para ser aceito por colegas , professores que te odeiam porque você tem curiosidade , ou que sabe sobre a matéria , muitas vezes sendo até mesmo excluído pelos mesmos , fui reprovado na 4ª série porque a professora falou para meu pai que eu não me comportava em sala de aula e tinha que repetir o ano letivo , Enfim , com 10 anos amava astronomia e meus pais não me incentivavam , ficava isolado em meu mundo que criei !
@valen73533 жыл бұрын
So sad :(
@MarcosDSMoraes3 жыл бұрын
Quase o mesmo comigo
@meubemquerer.43072 жыл бұрын
Depois de ler os depoimentos cheguei a conclusão que os que têm altas habilidades e superdotação que terão de desenvolver projetos, pesquisas pra ajudar essas pessoas no futuro. Pois se não fizerem isso outras gerações vão sofrer com a falta de preparo das pessoas, principalmente os educadores em lidar com tudo isso.
@agnelojunior92025 жыл бұрын
Sou psicólogo, trabalho com sala de estimulação e apoio às famílias. Esse documentário é perfeito para desconstruir diversos conceitos que temos com a pessoa com AH/S e construir uma nova perspectiva sobre o ser humano como um todo. Parabéns! 🌻💚
@thamyresdelima91805 жыл бұрын
Muito obrigada!
@renansperandio5 жыл бұрын
Suspeito ter um aluno que suspeito ter altas habilidades. O comportamento dele mudou muito. Por sempre se sobressair nas atividades ele foi ficando excluído. É agora até erra as questões de propósito para tentar se igualar aos colegas
@alinegerald22034 жыл бұрын
Meu filho tem 3 anos e aprendeu a ler sozinho, antes dos dois anos já conhecia números e todas as letras, ele começou a ficar desestimulado com a escola, preciso de ajuda, qual profissional eu procuro? Sou do Rj
@ketlenvitoria90064 жыл бұрын
@@alinegerald2203 A um psicólogo amiga
@curujinhabr19493 жыл бұрын
Eu tenho 13 anos de idade e todo mundo que me conhece reconhece que eu tenho uma mente avançada pra minha idade. Por isso tenho problemas para me enturmar com outras pessoas, pq eu não sei mais ninguém consegue conversar comigo com coisas simples como livros, filmes, series e músicas coisas de adolescente. Eu tenho um ótimo entendimento só de eu ler ou pesquisar eu entendo rápido minha professora precisa apenas me ensinar uma vez que eu entendo bem ( claro que as vezes tenho perguntas) mais isso pode ser considerado uma superdotação?
@sara.ritter10 ай бұрын
Descobrimos recentemente que minha filha sabe ler frases inteiros, aos dois anos e um mês. Estamos aprendendo sobre.. ela já sabe o alfabeto todo, sabe contar até 10 e sabe contar objetos, sabe todas as cores, formas geométricas. estamos esperando idade para ela passar pela neuropsicóloga.. tudo muito novo..
@michellelima41415 жыл бұрын
Obrigada por este vídeo Estou me controlando muito pra não cair no choro. Obrigada mesmo, vc não vai entender nada do q to dizendo mas acredite, aqui é uma mãe muita grata por este video.
@marytakei15414 жыл бұрын
Parabéns, mãe
@CentroVejo11 ай бұрын
Eu sou superdotado e não estou nem aí pra isso, o bom é que você faz as coisas rápido
@hollybrand27072 жыл бұрын
Quantos crianças da minha geração ficaram no meio do caminho por falta de algo como NAAH. Muito bom ver isso acontecendo no Brasil.
@gabrieldossantos99824 жыл бұрын
Estudei com um superdotado, ele por três anos só tirou 10 em todas as disciplinas, no dia em que ele tirou um 8 ficou revoltado e armou maior confusão, em disciplinas de cálculo era imbatível, era um jovem de origem humilde, mulato, gostava de futebol
@snomay7 ай бұрын
Tem certeza que era um superdotado? Ele já mostrou algum teste de QI que ele fez? Nota alta em escola não é parâmetro de nada, visto que se o sujeito tem algum objetivo como vestibular ou faculdade no exterior, é bem tranquilo de conseguir - falei faculdade no exterior por causa do GPE.
@DAVIGUYSstumbleguys3 ай бұрын
@@snomaycalma cara,ele falou que estudou com um superdotadi não que ele era superdotado por tirar 10,Ele so explicou que ignorancia
@CarlosRoberto-lx2qt3 ай бұрын
Kkkk
@saralibb3 жыл бұрын
eu sou mãe de uma menina q é superdotada, mas como alguém disse nesse vídeo, nem tudo é fácil para os que nascem assim. Minha filha embora tenha mostrado com poucos meses que era diferente de outras crianças , com o tempo mostrou que tinha deficiência em outras áreas, como habilidade manual por ex. ela tem muitas dificuldades em tarefas simples, como colocar uma roupa no cabide, amarrar um sapato. Por ter aprendido a ler e escrever com 3 anos e meio, e sozinha, a letra dela é terrível até hoje, pois não recebeu a instrução necessária para ter uma boa caligrafia, e pegava na caneta ou lápis desajeitadamente. Sofreu muito bullying, mas não se abatia com esses percalços. Ela desde bem pequena sempre teve muito incentivo dos seus professores, (é de notar que alguns desses professores mantem contato com ela até hoje). Fui chamada algumas vezes na escola , apenas pq os professores tinham curiosidade sobre o porque de minha filha ser como é. Nunca quis colocar minha filha em escolas especiais para crianças como ela, eu achava que ela deveria se adaptar sozinha com as crianças de sua idade. Minha filha com sua inteligência já ganhou diversos prêmios, alguns de muito valor, até em programas de TV, superou suas deficiências e hoje é uma profissional muito competente, esta morando fora do Brasil há muitos anos , mas espero q volte pra cá. Não posso dizer q me orgulho dela, pois tenho consciência de que não sou a responsável por ela ser como é, eu apenas a alimentei e cuidei, o melhor q pude, mas suas conquistas são dela e de mais ninguém....
@vitoraguiar93763 жыл бұрын
Sua filha pode ter a síndrome de asperger ou de savant.
@lilianleandrosfxvilanereu90822 жыл бұрын
@@vitoraguiar9376 ah, sim. Pode ser uma asperger com savant, parecida com o Good Doctor da série, ou como o Sheldon.
@carlosjunior54064 жыл бұрын
Video muito bom, mas ultimamente são 8 as especialidades dos superdotados. Procurem também sobre a teoria dos 3 anéis. Fiquem com Deus. ;)
@thamyresdelima91803 жыл бұрын
Teoria dos três anéis é super valida! Obrigada por citar!
@rodolpholopesferreira2737 Жыл бұрын
Sou Professor da disciplina de Geografia, quando identifico algum estudante acima da média já repasso para a coordenação e ficamos atentos a esse estudante e suas particularidades acadêmicas.
@MiriamDaSilvaoficial7 ай бұрын
Isso Rodolpho! Parabéns! Cada um fazendo sua parte, contribuímos com o coletivo em Expansão!
@marcocosta73476 ай бұрын
E raro um professor que sabe identificar, parabéns pela ajuda ao próximo.
@richardjhonatanfelicio80252 ай бұрын
parabéns , professor . Você vai fazer muita diferença na vida das pessoas
@felipecarmo55864 жыл бұрын
Descobri a que meu filho é superdotado muito cedo. Já aos 8 meses de idade conseguia solucionar alguns jogos inimagináveis para a idade cronológica. Aprendeu a falar inglês e português simultaneamente Aos 2 anos contava e quantificava números até 100. Aos 3 anos e 2 meses aprendeu a ler sozinho, fluentemente. Ingressou na educação infantil com a cognição muito avançada. Porém teve comportamentos de isolamento no começo e não interagia com as crianças da mesma idade. Foi encaminhado a psicóloga que sinalizou a possibilidade da superdotação . Desenvolveu a área da socialização, n,a escola pública, que teve todo empenho em oferecer atividades mais avançadas e desafiadoras. Este ano ele ingressa na rede privada, na esperança de ter um acompanhamento . Mas como não tem laudo pois tem 5 anos e 8 meses, sua professora o diagnosticou como uma criança normal, mas que na visão dela não sabia de nada! Ele voltou a apresentar comportamentos de quando tinha 4 anos , não interagindo e sem autonomia nas tarefas corriqueiras na escola. . A professora teve a infelicidade de dizer que tem alunos leitores na sala dela e que não via meu filho com nenhuma habilidade especial e que não vai fornecer atividades mais desafiadoras para ele , pois precisa é de socializar. . Psicologa me disse que ele está usando uma estratégia para não ser o diferente. Daqui 4 meses será aplicado o teste de Qi e vamos comprovar . Segundo a psicóloga poderemos correr atrás do direito previsto em lei para ele. Teremos perdido quase um semestre porque a doutora professora já tem seu laudo! O que fico triste é saber da dificuldade em identificar a criança superdotada, e mesmo a família sinalizando que sua criança apresenta as características , já está num processo de comprovação , não basta a sua palavra, os vídeos, os relatórios. A professora quer saber mais em 2 meses, do que toda esse histórico! E estamos pagando pra ele fazer atividades de alfabeto e vogais. Faz para casas em 1 minuto sem exagero! E não quer ir a escola. Está achando as atividades desinteressantes . Só não retiro agora dessa escola ( uma rede famosa da indústria ) porque já investi em livros, uniforme. Mas se não melhorar, depois do laudo comprobatório, não vou deixar ele perder um ano com atividades que não acrescentam em nada ! Com 1 ano e 2 meses já dominava o alfabeto em inglês e português! E já estava socializando nem no final de 2019 ! Sem sentido! É decepcionante!
@delvingomes86794 жыл бұрын
É triste saber disso cara, rezo para que tudo corra da maneira mais favoravel para seu filho. só te peço que não desistas daquilo que for melhor para o teu filhomassim como o meu desistiu de mim.
@simonemello24834 жыл бұрын
Meu filho tbm teve este problema é mudei de escola. Com 5 anos tinha QI de 12
@felipecarmo55864 жыл бұрын
@@simonemello2483 Estou pensando justamente nisso. Aguardar o laudo para ver se vão mudar a postura. Pelo visto são conteudista e tem uma viseira quanto a criança aprender de outra forma sem ser a escolarizada.O difícil é achar uma escola adequada!
@fernandacamargo24323 жыл бұрын
Olá Felipe, podemos falar por email? Pode me deixar um contato ou me mandar um email fcsouza@recordtv.com.br? Obrigada
@ministerioinfantil-cafgoia68413 жыл бұрын
O meu filho foi assim. Vai fazer 5 anos e já lê e escreve. Tudo muito precoce. Andou com 9 meses. Falou com 8 meses, com menos de dois anos já lia as letras e números. A professora do maternal incentivava muito com atividades extra. A professora do Jardim 1 falava que era normal e o freava. Então eu mesmo tendo investido em uniformes e tal, mudei de escola. A escola nova o avançou para o primeiro ano, porque disse que em 30 dias ele não iria querer ir pra escola. Agora eu me encontrei no mundo, e ele iniciará o acompanhamento psicológico, para se encontrar com as duas idades: A emocional e a cognitiva. É muito triste quando falam pra gente, que conhece desde que nasceu, que ele não é o que pensamos! Não querem lutar por nós, e ainda querem nos impedir de lutar!
@juninreidelas5 жыл бұрын
Eu só fui descobrir que tinha superdotação e altas habilidades nesse ano, com 30 anos de idade. Seria mais fácil lidar com as dificuldades que enfrentei se eu tivesse descoberto antes, mas nunca havia marcado com um psicólogo por puro preconceito meu. E o que falaram sobre esse rótulo de super gênio da ciência é muito real, pois contei para poucas pessoas sobre isso e algumas não acreditaram simplesmente por eu não gostar de matemática, mesmo eu explicando que existem 5 tipos e que eu tenho 3 delas
@marcios.89344 жыл бұрын
Quais São os 5 tipos e quais você tem?
@euquerosernormal Жыл бұрын
Te entendo.
@hobbydetector2113 жыл бұрын
Kkkkk Muito eu! Estou com 44 anos e ainda não achei minha área de interesse, aliás, tenho várias! Excelente vídeo! Lute por seu filho!
@giovannadcassiaАй бұрын
Excelente documentário. Parabéns!!
@eduardothe3 жыл бұрын
Já comigo o negócio foi muito difícil... Sou negro, gay e tenho as tais alta habilidades. Sofri muito na escola pois eu era rejeitado por conta das três situações e isso não veio só dos coleguinhas mas de professores e até do diretor de uma delas. Nunca fui estimulado nem em casa e nem fora dela e como já vinha carregando aquela carga emocional pesada de tantos anos de bullying, rejeição e abusos físicos pois eu apanhava como um adulto por coisas bobas, aos 13 anos tive ataque de pânico após uma conversa mais profunda sobre aspectos existenciais. Naquela noite eu tinha chegado à conclusão que minha vida nunca tinha feito sentido e que o pior estava por vir quando eu me tornasse um adolescente, de fato. Na verdade eu recebia muito carinho da minha avó paterna, de alguns vizinhos que me davam atenção e de duas professoras, na infância. Quando fiquei maiorzinho - coisa de dez anos de idade - tudo foi meio que acabando. Eu senti aquilo mas não tinha com quem conversar, pois era extremamente empata e mais ainda, sensível. A crise de pânico foi embora mas deixou lacunas. Ficou a ansiedade generalizada que arruinou minha capacidade de memorizar as coisas, que era algo sem explicação de tão impressionante e a depressão, que embora eu mitigasse através de vídeo-game, consertar eletrônicos ou montar projetos de eletrônica, foi forte o suficiente p/ eu ter tido azar na minha vida acadêmica. Na adolescência eu era o palhaço da sala, fazia todos rirem, até mesmo os professores mas aquilo foi perdendo forças depois que comecei a estudar a área da saúde mental. Achei que não fazia sentido ficar sendo o palhaço da sala ou o bobo da corte. Nunca namorei de fato e por muitas vezes me apaixonei. Era o dilema do "Quem eu quero não me quer. Sou inventor e já passei por grandes perrengues por conta disso: há rejeição, racismo, homofobia, narcisismo, xenofobia e perseguição cruéis no meio das novas tecnologias... É algo indescritível. Não posso dizer o que já inventei mas muitas dessas idéias causaram grande impacto e geraram como geram bastante lucro. Se me perguntem se sou rico a resposta é não. Primeiro pelo fato de que doei 90% das ideias, e também pelo fato de que sou bastante perseguido no sentido de sabotagem mesmo. Alguns do que se beneficiaram das ideias, não querem saber que foi um moreno Brasileiro, nordestino e gay que a fez e eles atuam p/ eu não suceder. Eu tiro forças da fé, das músicas que ouço, das histórias das pessoas e assim sigo em frente mas que é chato... Meus Deus, é demais. A gente sente orgulho mas a reincidência dos abusos deixa tudo meio que dissecado... Não é fácil ter alta habilidades/superdotação.
@meubemquerer.43072 жыл бұрын
Luís Eduardo, não deixe que o mal que há nas pessoas te tire o direito de se expressar e de demonstrar todo o seu potencial! Se você veio a este mundo com tais habilidades é pra serem usadas, desfrutadas. Leia sobre inteligência emocional para que você saiba lidar melhor com as dificuldades. Desejo a você tudo de bom!!
@mariaalicegs3368 Жыл бұрын
Primeiramente quero parabenizar por esse vídeo, é maravilhoso! Meu filho está no processo de diagnóstico e na primeira consulta com o neuro, pois a escola nos orientou por várias vezes levá-lo, já foi notado as altas habilidades e vendo esse vídeo eu chorei tanto pois ele só está com 8 anos e está passando por todas essas dificuldades que é citado no vídeo, ele tem o direcionamento ao intelectual e acadêmico.
@luoliveira6984 Жыл бұрын
Sofremos muito com os mitos que envolvem a superlotação. É muito complexo e muito pouco conhecido. Precisei deixar de trabalhar fora para me dedicar ao meu filho. Envolve muitas questões emocionais e comportamentais.
@sabrinaluft60742 жыл бұрын
Tive um colega/amigo com AH/SP , na época nós entendiamos só que ele já sabia tudo que os prof ensinavam, que era muito inteligente. Hoje já é mais aberto esse assunto, acredito que seria bom se todos colegas tivessem um entendimento de como funciona as AH, porque ele era excluído pelo resto da turma, que achava ele chato e metido.
@Tapioquinyt4 жыл бұрын
Meu filho também se interessa demais por documentários de tv. Ele é fascinado com planetas.. grava tudo.. sabe as distâncias de um planetas para outros.. ele se interessa por tudo um pouco e ele já acorda com aquele foco.. no ano passado passei por um problema na escola, tinha a sensação que ele não gostava daquele método de ensino..
@lilianleandrosfxvilanereu90822 жыл бұрын
Ele pode ser um asperger com hiperfoco nos estudos, como meu marido; com algumas chances de ser superdotado.
@allysonlucas70174 жыл бұрын
Acredito que me faltou um NAAH/S em minha vida, infelizmente as escolas que estudei não prezava por alunos fora da média, sempre sofri preconceito por querer responder tudo, fui chamado de nerd e coisas piores, não tive amigos por não conseguir me encaixar. No primeiro ano de escola eu fazia escolinha de natação, de futebol, de música, sempre que tinha alguma atividade ou curso para fazer, eu estava lá e era aquele cara chato que tudo sabia, no primeiro ano de escola a direção optou por me colocar junto dos alunos do quarto ano para me represar, eu era muito inquieto, aprontava muito, fazia a lição em 5 minutos e depois ficava atrapalhando a sala e quando fui colocado no quarto ano, a intenção era que eu ficasse com medo, fizesse minhas lições, mas eu acabava fazendo as do quarto ano também, nos outros anos em diante eu continuei na série devida, quando cheguei no quarto ano foi um caos, eu já tinha participado daquelas aulas, me recordava do conteúdos, ficar naquela série de novo sendo oprimido pela a professora era horrível, as ameaças psicológicas que eu sofria da direção fez com que eu me controlasse mais, entretanto havia momentos que eu surtava e por isso comecei a sofrer mais bullying e não só por ser o nerd da turma.Na passagem para o fundamental 2, fui para uma escola particular cujo o objetivo não era ter excelência em educação e melhorar o ensino, o objetivo era ter alunos controlados, manter um padrão, nessa escola eu sofri mais ainda, pois eu mudei de escola e não de mentalidade, até o oitavo ano eu era aquele aluno que os professores me colocava com alunos lentos, não sei qual era a ideia deles de fazer isso, já que eu precisava ocupar meu tempo em sala com mais conhecimento e não revisando aquilo que eu já sabia , mas mesmo assim eu conseguia dar conta de mim e do aluno que eu carregava, fazendo sempre as duas lições, no nono e último ano do fundamental eu passei a ser o aluno mais alto da classe e com isso conseguia impor respeito com base no medo. Quando cheguei no colégio foi totalmente diferente, logo no primeiro semestre eu tirei as melhores notas com tanta facilidade, vi que aquilo era muito fácil e aquele aluno ambicioso, estudioso que eu fui começou a desaparecer, ter que esperar uma classe com 45 alunos matéria, as lições para continuar me causava angústia, comecei a sofrer de ansiedade, logo fui desenvolvendo outros meios de utilizar meu tempo livre durante as aulas, vale lembrar que a escola é período integral, no segundo semestre e fim do primeiro ano, eu apenas observei tudo a minha volta, as pessoas, os seus jeitos, vontades, medos entre outras coisas. Por fim, no segundo e terceiro ano, eu não frequentava mais as aulas, mantinha minhas notas e ainda não ganhava falta (sonho de todos os alunos kkk), durante esses dois últimos anos eu não tinha o apoio, as aulas, os ensinamentos que deveria, mas também não ia ficar me irritando sendo um aluno padrão, não me orgulho de nada disso, mas infelizmente era o que eu tinha, já que eu não tinha um NAAH/S na minha vida Hoje vejo que perdi muito tempo de vida sofrendo por causa de tanta ignorância e acho que quase todas essas pessoas que se encaixa nesse perfil de superdotados sofrem com isso, com essa falta de apoio.
@allysonlucas70174 жыл бұрын
Desculpe o "desabafo", mas essa foi e é a minha realidade.
@angelicabertotti14174 жыл бұрын
@@allysonlucas7017 Chorei lendo teu depoimento, minha filha foi diagnosticada com AS/SD aos 13 anos, sempre achei que era muito inteligente, mas nunca imaginei que fosse altas habilidades. Só enxerguei isso quando precisou de tratamento psicológico por depressão. No 8º ano ela faltou muito as aulas, e não foi reprovada pois fazia as provas e tirava as melhores notas. Me sinto culpada por tudo que ela deve ter sofrido e como mãe não percebi isso cedo.
@allysonlucas70174 жыл бұрын
@@angelicabertotti1417 Você não tem culpa, o único erro que prejudica todos é o jeito o qual ensinam na escola, tentar fazer os alunos a aprender em grupo como iguais, ficar forçando naquilo que ele não desenvolve e deixando de lado aquilo em que destaca, essa indiferença entre o intelectual de um aluno para os outros fazem com que todos os alunos saiam prejudicados, não por serem diferentes, mas sim por quê quem deveria observar a diferença e fazer algo, não faz, por medo talvez? Não sei como é feita a organização, sendo assim a culpa não é sua moça
@felipecarmo55863 жыл бұрын
A escola sendo escola! A escola é pensada para os medianos. Quem está acima ou abaixo da média, sempre vai ter dificuldades na adaptação!
@gugavivendo67402 жыл бұрын
Sou superlotado psicomotor, consigo aprender rápido as coisas, raciocínio rápido e constumo dizer que sou um camaleão em social, esportes e funções, nasci para aprender rápido, esportes aprendo qualquer um em 2 meses e fico muito bom kkk as vezes nem eu entendo isso
@angelanardelli5 жыл бұрын
Que trabalho mais lindo, Thamyres e Rafaela!! Achei emocionante e uma enorme contribuição à sociedade... Parabéns!
@thamyresdelima91803 жыл бұрын
Obrigada!
@rodrigogilotti6 ай бұрын
Esse pequeno video me fez chorar. Meu filho foi dado como superdotado, e estamos no processo de aprendizagem, de como os pais podem ajudar isso.
@vanialazaro24709 ай бұрын
"eu sou muito indecisa, ainda não escolhi um caminho" Mas que limitação isso de ter que escolher um caminho, estude e faça tudo o que gosta e seja feliz. Ganhe dinheiro com uma dessas coisas só pq precisa de dinheiro, mas não deixe de estudar e fazer o que gosta. Tenho 41 anos, sou superdotada, fui para economia que eu amava e fiquei nisso, depois de um tempo já sabia tudo, perdi o interesse, mas fiquei presa estudando só isso, eu fui ficando tão deprimida tão deprimida que quase me suicidei, foi necessário meses de terapia para eu entender que minha cabeça precisa de mais estímulo, cabeça de superdotado não funciona em uma linha de interesse. Voltei a estudar sem pretensão física e psicologia, e voltei a achar graça na vida. Nosso cérebro precisa de estímulo, de complexidade, de interligações que não encontramos em uma única área como é dividida no mundo atual.
@アナキンスカイオ一カ4 жыл бұрын
Possuo 15 anos e almejo sempre estar a escrever, desenhar, ler livros, tocar violino e compor, inventar robôs, descobrir teoremas matemáticos, compreender fenômenos físicos, estudar idiomas e suas propriedades e construir hipóteses sobre como determinados aspectos socioculturais podem ser padronizados ou definidos como consequências de causas mais primárias, que tendem a ser razões fascinantes! Além disto, possuo a tendência a me excluir ou ser excluído de círculos sociais, máxime aqueles em que eu não possa encontrar profundidade perante os temas abordados pelos constituintes ou comportamentos consideravelmente maléficos a mim. A minha família, primariamente o meu pai, não veem motivo para que eu realize os objetos do meu interesse, como desejar ser desafiado a não fazer um certo ato pelo modo da difundido, e constantemente estão a me assediar, ora por argumentar que não tenho idade para tais hábitos (assim como quando demonstrei o último teorema de Fermat e a eles falei ou quando eu desejei, topologicamente, obter o porquê de uma função de n dimensões possuir no máximo, em relação a um referencial contido em seu conjunto de pares ordenados, n-1 dimensões, conceito tal que eventualmente me levou à descoberta de uma nova área matemática: a diastasilogia), ora por criticarem o meu modo de fala, tal qual, para eles, é, esdruxulamente, difícil ou anormal. De tal modo que já não mais compartilho as minhas descobertas. Realizei testes, embora certamente não confiáveis, que diziam que o meu qi era superior a 130 pontos. Desejo, contudo, verificar se esta característica está veridicamente contida em mim para que, pressuposto a priori, eu possa ser compreendido pelos que me circundam. Não obstante, não me foi encontrado um psicólogo que pudesse me analisar e tampouco pediria ao meu pai. Desta forma, deseja-se, por meio de algum profissional, saber (obviamente, não poderia inteiramente dizer que assim o seja, mas as chances seriam aumentadas substancialmente): As minhas habilidades são características do grupo citado no vídeo?
@yuriyuri77743 жыл бұрын
Voce precisa de atençao especializada e um direcionamento academico para desenvolver suas potencialidades, considere se aprofundar em olimpiadas cientificas e ingressar num curso superior com alto nivel de abstraçao (matematica, fisica ou algo do genero), pode ser computaçao tambem (envolve matematica, semantica linguistica, eletronica e outras coisas interessantes). Vai depender bastante do seu objetivo de vida a longo prazo, qualquer area sera de grande desafio para voce apesar de sua inteligencia pois sao desenvolvidos anos e anos de muito estudo e pesquisa.
@yuriyuri77743 жыл бұрын
nao so as que foram citadas no video, se realmente for verdade o que voce disse, voce esta n niveis acima.
@vitoraguiar93763 жыл бұрын
Hum... Já vi pessoas com a mesma riqueza argumentativa e a mesma predisposição e Hiper-foco semelhante ao seu, mas todas elas são pessoas comuns. Totalmente desvinculadas de qualquer tipo de habilidades específicas. Sua bagagem gramatical é fluída e rica, mas as suas descobertas matemáticas são semelhantes aos teoremas, inadequações, equações de 2° e 3° grau, Limites numa função infinita com n elevado ao número da razão, etc. Mas enfim, você é deverad curioso.
@norfolkm2 Жыл бұрын
Sim, pela sua forma de escrever. Aviso logo, o mundo não foi feito pra você, melhor aprender a se virar só, você é diferente e não tem como mudar isso, a realidade é bem simples, ou se adapta ou perece, se adaptar não no sentido de mudar quem você é, mas entender como as coisas são e agir baseado no realismo e não no idealismo. Minha recomendação é, aproveite a sua capacidade pra ganhar o dinheiro e curta sua vida.
@eebpedroii86504 жыл бұрын
Como é importante a família estar presente em todos os momentos.
@anaeliza18849 ай бұрын
vídeo sugerido no curso da FAVENI, matéria: Transtorno globais do desenvolvimento (TGD).
@silvanaricardi76252 жыл бұрын
Sou professora psicopedagoga e atuo com a Ed. Especial. Muito pertinente o documentário pois é mais abrangente mesmo a criança ou pessoa com AH superdotação ! Parabéns ´pela exposição.
@NOAHPLAZI2 жыл бұрын
Parabéns pelo seu trabalho! Cada vez mais precisamos dar visibilidade e desmistificar às altas habilidades/superdotação. Trabalho na identificação de pessoas com esse tipo de neurodivergencia e sei o quanto é importante quando eles são identificados.
@danieleidra83962 жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho, isso ajuda muito, pois vemos muitos materiais sobre deficiências múltiplas, mas não para super dotação e altas habilidades!
@JoaoPedro-wm3pj4 жыл бұрын
Adorei o documentário , parabéns por disponibilizar isso totalmente grátis , gratidão ♥️
@PsicologiaVoltandoParaDentro Жыл бұрын
Eu adoraria ter amigos assim hehe. Parabéns, ótimo documentário
@mahyaracely98844 жыл бұрын
As últimas palavras do vídeo me emocionaram de verdade
@nainls5 жыл бұрын
Que trabalho mais bonito você fez, Thamyres! Obrigada pela sensibilidade e pela dedicação! Vamo espalhar informação por aí! Esse assunto precisa ser naturalizado! Beijo e parabéns!
@thamyresdelima91803 жыл бұрын
Obrigada!
@fhelippesoriano3 жыл бұрын
Pela tv agt tem outra noção desse assunto... mt bom, parabéns
@7DIODYNAMIS2 жыл бұрын
QUE TRAGÉDIA, UMA CRIANÇA TÃO NOVA E TÃO INTELIGENTE LENDO Harry Potter!
@georgealexandre9235 Жыл бұрын
Toda leitura é válida. Seja uma literatura que estimula a criatividade ou um artigo de divulgação científica que estimula a ambição pela ciência.
@lorenameneses63278 ай бұрын
Como assim? Os livros da saga Harry Potter são muito bem escritos e as histórias são envolventes.
@alanmartins11475 жыл бұрын
Trabalho muito rico! Muito bem equilibrado e bem apresentado, parabéns!!!
@dionatanbatirolla2 жыл бұрын
Boa noite. Vídeo muito rico. Abraço, Dionatan Batirolla.
@alinelinda28472 жыл бұрын
Ótimo vídeo! Parabéns!!
4 жыл бұрын
Tem MUITO CONHECIMENTO aqui. Esse canal é bem interessante. Gostei. Me inscrevi para saber mais. Vamos crescer juntos! Valeu!
@thamyresdelima91803 жыл бұрын
Obrigada!
@silviamaria7950 Жыл бұрын
Boa tarde ! Aprendendo um pouco mais.
@Janavvegana4 жыл бұрын
Uma honra pra gente participar desse trabalho
@thamyresdelima91803 жыл бұрын
Obrigada por todo o apoio!
@ninabritto3993 Жыл бұрын
Parabéns pelo documentário! Final emocionante!
@jeansaldanha41582 жыл бұрын
Não é só superdotação,é prática!
@lorenameneses63278 ай бұрын
Mas a menina foi diagnosticada pelo psicólogo, foi submetida a um teste de QI...
@luanramos_f4 жыл бұрын
Não vou mentir, adoraria ser assim. Acho que minha vida teria sido muito melhor. E eu acho que já estudei com uma superdotada, uma amiga minha de Goiás que morou por 3 anos em São Paulo. Anna Lydhia o nome dela. Era sempre a primeira a terminar as atividades, tirava 10 em todas as matérias, e quando ela tirava uma nota menor que 10 ela ficava com raiva e de muito mau humor Kkkkkkk. Saudades, Anna ♥️!
@BlackHertzOficial5 жыл бұрын
Muito bom documentario parabéns tamyres
@thamyresdelima91805 жыл бұрын
Obrigada!
@kessiarezende16497 ай бұрын
Queria saber se sou superdotada ou somente alguém com alguma inteligência acima da média mesmo. Venho de uma família muito humilde, se quando eu era pequenina eu tinha alguma habilidade excepcional, com certeza passaria despercebida, pois meus pais só se preocupavam em colocar comida na mesa, pois éramos muito pobres. Minha família nunca me apoiou em nada nos estudos pq não o valorizam. Minha vida escolar foi complicada, eu era uma ótima aluna, a melhor da classe, amava ler, estudar, porém não gostava do ambiente escolar. O Brasil não é um país onde o inteligente é valorizado, eu era taxada de nerd, sofria muito bullying por isso e apesar de ser a melhor aluna da sala eu tinha conflitos com alguns professores que não sabiam sequer a própria disciplina. Passei o ensino fundamental e o ensino médio em uma escola fraca, sendo a melhor da turma, dividindo meu tempo escolar com um pouco de tédio, pois eu aprendia mais rápido e tinha zero paciência quando o professor tinha que explicar a matéria novamente pq outro não entendia, entretanto nunca adiantaram meu ano como foi feito com muitos como li em vários comentários. Lembro que quando iniciava o ano letivo eu pegava os livros didáticos de português e lia todos os textos, e fazia o mesmo com o dos meus irmãos. Eu tbm tinha habilidade matemática também. Hoje já estou com quase trinta, assim que saí do ensino médio precisei trabalhar, fiz uns cursos técnicos, estudei pra concursos, passei em concursos e tenho alguns interesses bem pessoais. Até hoje não tenho curso superior, sou muito autodidata, devo cursar algum EAD. Queria tirar a dúvida se sou superdotada, será que essa informação hoje me ajudaria?
@cinemidiaz23 күн бұрын
Acredito que vc seja sim, mas só buscando uma neuropsicóloga especializada e fazendo testes pra ter certeza. Sabendo disso você pode se entender melhor e assumir sua diferença de vez. Não espere reconhecimento de ninguém, busque o que lhe faz feliz, seja quem você é e chega de perder tempo.
2 жыл бұрын
Interessante 🤔
@Janavvegana4 жыл бұрын
Parabéns Thamires e muito obrigada Joyce e toda equipe do NAAHS Londrina
@pauloalvarengaeafamilia5317 Жыл бұрын
Belíssimo trabalho
4 жыл бұрын
Parabéns pela iniciativa e pelo canal tão caprichado. Dá para perceber o quanto você gosta do que faz!
@thamyresdelima91803 жыл бұрын
Muito obrigada!
@pensadorabstrato42102 жыл бұрын
A maioria da escolas tem um ensino desinteressante para os alunos normais imagina então para os superdotados
@kalleyjamilly93965 жыл бұрын
Muito bom! Parabéns!
@inesfreitas2497 Жыл бұрын
MUITO BOM!
@vicenteraf73774 жыл бұрын
A abstração na criação de uma arquitetura do Instituto X. De X-Men. Penso sempre o mundo dos superdotados que nunca serão identificados e que desejam assim permanecer. Anonimato seguro...
@joseanenizer3052 жыл бұрын
Que trabalho lindo. Parabéns!🙌🙌
@gimattos86284 жыл бұрын
Minha filha tem laudo de superdotação/altas habilidades desde os 5 anos. Hoje tem 9 anos. Ela adorava ir para escola, gostava de livros, jogos, vídeo game, desenhar, ama música ... mas vem perdendo interesse por algumas , acho que está se frustrando , ficando sem interesse, pois na escola não leva a sério este laudo. Isso já ocorreu em 3 escolas q ela já passou. Difícil . Não sei como ajudá-la, estimula-la. Ela não quer mais ir p escola. Com essa pandemia piorou. Não quer fazer as tarefas , só faz as que quer, ou gosta ou são mais rápidas. Mas a professora do ano passado ajudou bastante para desestimular, não adiantou muito conversar com a escola e com a própria professora (ela sempre negava os ocorridos) , minha filha até chorava muitas vezes de frustrada, decepcionada com a atitude da prof que era alguém que ela sempre admirava . A escola me chamou, para falar que a minha pequena não era superdotada , que não possuía altas habilidades , pq ela não apresentava notas altas, não era ótima na escola. Nessa época ela ia a uma psicóloga para fazer acompanhamento (como foi indicado pela psicóloga (está uma super especialista na área de AH/S) que laudo Minha filha , mas tive q trocar pq mudamos de cidade) depois de uns meses , chamou eu e me esposo e falou que o diagnóstico da pequena estava errado, que ela não tinha AH/S, que era para fazer outros testes, q iría mostrar isso. Pois nossa pequena tinha muito erros de português, se perdia em copiar do quadro para o caderno, que errava algumas contas de matemática, que conversando com a escola ela era uma aluna mediana. AÍ VEM A DESINFORMAÇÃO DE ALGUNS PROFISSIONAIS QUE ACHAM QUE AH/S É SER UM GÊNIO, TIRAR SÓ 10 NAS PROVAS, NAO TER DIFICULDADES. Não levam em consideração o processo como um todo, o raciocínio lógico mais desenvolvido, a chatice de fazer uma prova com 20 questões de adição , 20 de subtração... ela faz 5 no máximo e já tá bom o resto nem presta mais atenção pq já cansou , não que não saiba fazer. E eles vão errar, estão em fase de aprendizagem, de guardar informações. Não fui buscar outro profissional. Retirei minha filha desta. Sabemos como é nossa filha e ela se diferencia desde pequena das outras crianças . Com essa pandemia tá complicado. Pois está muito ociosa. Não sei o que fazer. Não consigo mesmo sem pandemia colocar ela em aulas de teatro, inglês, música(ela ama) , etc. São raros os lugares como esse que auxiliam as crianças com Altas habilidades e superdotação. Parabéns pelo trabalho de vocês . E obrigada por compartilhar esse vídeo .
@fernandacamargo24323 жыл бұрын
Olá Tudo bem? Podemos trocar contato? Pode me mandar um email com os seu contato? fcsouza@recordtv.com.br
@luizroqueeiglmeierroque14112 жыл бұрын
Muito bom....
@valdelenefariabachesque36302 жыл бұрын
Que lindo
@taylonotakubest29813 жыл бұрын
Todo conhecimento tem seu custo, com TDAH e Asperger com pouco ainda estou com vida, Brasil ainda não esta preparado para saber lidar com esses tipos de pessoa, sorte daqueles que tem um diagnóstico na infância e na fase dela.
@joaovictor12458774554 жыл бұрын
Conteúdo muito interessante... Parabéns do Carioca kkk 😉
@reginamoura10433 жыл бұрын
Eu como professora, eu faria com que a Rafaela me ajudasse em sala de aula, tanto conteúdos para ajudar a passar para os alunos, como para ajudar os alunos que tinha mais dificuldades em seu aprendizado. Outra coisa que faria era me preparar para saber como trabalhar com esse aluno em sala de aula. Tenho pouca experiência em sala de aula pois comecei a dar aula no ano de 2021, pois me formei recente. Mas tenho um grande amor pela educação especial
@enxovasemneura43032 жыл бұрын
Uma vez a professora fez isso comigo. Foi o estopim para eu odiar a escola por 2 anos
@pedromoronirumoaohexa72367 ай бұрын
@@enxovasemneura4303 meu irmão ensinava junto com a professora na matéria de história, e ele era muito bom nisso, tem mais haver com o gosto mesmo
@mariahelenicearaujocosta48993 ай бұрын
O número de superdotados é baixo ou é baixo o número de identificados?
@gabrielbassman12 жыл бұрын
A diferença entre eu e essa menina é que ela não fui muito excluída e encontrou apoio
@kell-r1i2 жыл бұрын
Minha filha vai frequentar a sala de recursos também, 8 anos.
@geracaoraiz.68255 ай бұрын
Eu gostei desse video,pois,não fica condicionado a falar a mesma coisa sobre os super dotados que são gênios e bra bra bra o coisa chata de alguna videos ai.
@BergValentiny Жыл бұрын
Falta espaço. Quando era pequeno recebia os livros da escola um tempo antes das aulas, em pouco tempo já lia o conteudo de todos os livros quando começava eu já tava querendo aprender outras coisas kkkkkkk Só ficava na sala, os guris se juntavam querendo me bater por ter notas boas. Mudamos de cidade fui pra uma escola particular minha Mãe disse pra me esforçar, eu só tirava 10, era um fuzue os guris chorando porque eu acelerava as aulas e eles não acompanhavam, os Pais reclamando. Fui pra uma escola publica, me adiantaram uma serie, no meio do ano me adiantaram mais uma e falaram que não poderia adiantar mais. Era muito atrito, eu preferi reprimir que sabia tanto e fiquei na minha, comecei a ter amigos e ir atras das meninas quando não demostrava saber tanto.
@eebpedroii86504 жыл бұрын
Eles necessitam de ajuda tanto na escola como na família.
@rodrigofigueiredo7517Ай бұрын
Como são os filhos de casais superdotados?
@odalipe1 Жыл бұрын
Tem em Curitiba? meu filho esta exatamente no perfil da menina deste vídeo.
@tiagosoria20534 жыл бұрын
super dotados originalmente são pessoas que sempre tiram notas altas no colégio, tipo passam no vestibular para medicina numa universidade pública, por exemplo na usp e no ita.
@contaparaestudar69734 жыл бұрын
Não exatamente Albert Einstein ele não tirava notas altas em todas as matérias e so tirava altas nas que interessavam, vários gênios por aí não são descobertos por conta de suas baixas altas e falta de interesse em algumas matérias especificas, conheço pessoas que tiram notas altas na escola mais são super normais não são inteligentes para considerar um gênio e nem um superdotado, a nota que você tira não significa nada já que uma prova de múltipla escolhas não define você e nem seu futuro e nem mede sua inteligência.
@gimattos86284 жыл бұрын
Não. Eles possuem um raciocínio , uma criatividade, percepção muito mais aguçado, quer o “normal”. As vezes tem superdotação / altas habilidades em apenas uma área. Não quer dizer que eles tem q sempre tirar 10. Muitos que tiram 10 nem são superdotados ou não possuem altas habilidades. Pois é de forma mecânica. Parte da função metabólica é diferente, a sensibilidade é aguçada. Por exemplo, minha filha sente cheiros que muitas vezes eu não sinto nada, tá normal e pra ela não.
@tiagosoria20534 жыл бұрын
@@contaparaestudar6973 se voce pegar os últimos estudantes que passaram em primeiro lugar no vestibular de medicina da usp ou de outra universidade pública, vc perceberá que eles tiravam notas altas pelo menos em matemática, física, química e em história
@contaparaestudar69734 жыл бұрын
@@tiagosoria2053 mais notas não significa nada, conheço pessoas que tiram notas altas e são normais nem sabem oque e física, mais tem pessoas que tiram notas altas e são inteligentes, eu sou péssima em português porque esqueço de todas as regras gramáticas porque não consigo lembrar, mais mesmo assim tenho vocabulário extenso, agora se perguntar para mim coisas relacionadas a ciência mesmo não estudando tenho uma noção básica, e de astronomia também. Eu tiro notas altas mais e porque eu mesmo não sabendo,eu resolvo de uma forma criativa com o raciocínio lógico. Minhas médias do ano passado foi 9,32/9,8/9,5/9,4. Mas mesmo assim não considero inteligente já que as provas são bem fáceis por o simples motivo das respostas estão na prova e só você ter atenção e procurar as. Bem essa e minha visão que provas não definem sua inteligência exatamente.
@contaparaestudar69734 жыл бұрын
@@gimattos8628 sua filha e igual a mim. Sinto cheiros que niguém sente.
@solangepradella5 жыл бұрын
Tamyres, patabens. Estamos cheios dessas criancas nas escolas, q nai foram descobertas. Tennho um em casa! Gostaria muito de dar uma entrevista pra um nivo videos seu , sobre o assunto se é de seu interesse. Sou Solange Zanus Pradella. Aguardo. Moramos na Serra Gaucha. Estamos esquecidos aqui...
@felipecarmo55864 жыл бұрын
Solange Pradella é o caso filho! Superdotado! Comentei a trajetória dele e como a professora deste ano diagnosticou como crianças comum! Despreparo nas escolas!
@eloirdelazeri-zs5bh9 ай бұрын
Alguém saberia me informar que jogo ela e o menino estão jogando?
@raquelrodriguespsicologaАй бұрын
Qual o site dessa instituição que fal no vídeo? Qual o nome?
@mirocamiroca23643 жыл бұрын
boa noite, tudo bem? Gostaria de saber um pouco mais. Vou contar um pouco do meu filho, aos 9 meses ele apontava e falava gato para nossa gatinha. Sabia diferenciar o pai da de mim com papa e mama e na hora de pedir para mamar ele falava Tete. Eu sempre li muito para ele e com 1 ano e meio perguntava sobre as letras e aprendeu rápido sobre. Hoje ele tem 2 anos e 10 meses e sabe ate escrever algumas letras. Percebi que tem facilidade em línguas e em assuntos que ele gosta. Forma frase e quando canta ele troca algumas palavras das musicas, ex: A roda do ônibus gira gira ele canta em inglês e português e troca o ônibus por outros meios de transportes. Mas eu percebi que ele tem uma certa imaturidade emocional ele chora quando erra ou quando ve algo que nao esta de acordo com o conhecimento dele, gostaria de ajudar ele de melhor forma possível. desde já agradeço a atenção
@Mslavigne3 жыл бұрын
Pessoal, alguem sabe se existe uma outra parte para esse doc? Estou precisando muito de informações complementares para a minha pesquisa
@thamyresdelima91803 жыл бұрын
não existe, mas tenho muito material que não entrou no vídeo. Se quiser, podemos conversar sobre
@Mslavigne3 жыл бұрын
@@thamyresdelima9180 aiii que ótimo! Deixa eu te perguntar: vc fez esse estudo apenas com o NAAHS, ou chegou a pesquisar organizações privadas tbm?
@thamyresdelima91803 жыл бұрын
@@Mslavigne somente com o NAAH/S, não cheguei a ir atrás de outras organizações
@alinefraga48072 жыл бұрын
Ola, Thamyres, parabens pelo vídeo, gostaria de pedir permissão para utiliza-lo em um trabalho de audiodesrição. Obrigada!
@Palomavenetto2 жыл бұрын
Sei fazer bem várias coisas e acabo ficando sem foco. O que fazer?
@marcinoca Жыл бұрын
Supimpa!
@lodenrsantos8783 жыл бұрын
Eu sei na péle como é isso,pior p quem é humilde financeiramente,pq nunca frequentei escola de artes e adoro artes musicas pintura tecnologia se virar só mas nao gosto muito de violencia,barulho,fico em panico com violencia
@PatriciaSantos_12PROFETA5 ай бұрын
Não existe aqui no Brasil nenhum apoio ! Pelo menos eu nunca vi no meu estado
@alcidesnunes19783 жыл бұрын
Há muitas pedras por esse Brasil afora a serem lapidadas, mais investimentos em educação podemos ter menos gestores ladrões, leis mais duras para quem rouba o erário.
@atletacom10 ай бұрын
Me tire uma dúvida, o raio pode cair duas vezes no mesmo lugar ? Tenho 2 sobrinhas q se assemelham muito com essas características, inclusive uma delas lê muito assim como a moça do vídeo e a outra tem muitos talentos artísticos como desenhos e poemas.
@luizflh9 ай бұрын
Genética
@Canal_do_Rod Жыл бұрын
É possível conseguir uma psicopedagoga pra avaliar meu filho? Sem custo ou só pagando? Pagando custa tão caro :(
@alexcavalcante7278 Жыл бұрын
Ter altas habilidades e superdotação não é fácil e ainda mais quando se tem TDAH, Ansiedade e problema no Processamento Auditivo Central.
@francinieisis9636 Жыл бұрын
Meu irmão andou com 7 meses e com 1 ano corria pela casa toda. Ler em três dias, isso é bem comum. Será que ele é superdotado?
@tremm2240Ай бұрын
Ela é um savant?
@Karol-wn1zv4 жыл бұрын
No vídeo fala q existem 5 tipos de superdotacao. Uma pessoa pose ter mais de um?
@contaparaestudar69734 жыл бұрын
Pode sim.
@thedouglassilva5 жыл бұрын
Alguém aqui consegue ficar com o raciocínio mais rápido depois de dormir poucas horas por dia? Eu tenho mais facilidade para aprender algo quando fico sem dormir...
@tatianarodrigues68534 жыл бұрын
Eu. Nossa achei um igual a mim. Parece q nosso cérebro funciona sobre condicoes extremas. Kkkk. Me sinto estranha. Meu filho me puxou. Mas a minha filha não. Tem muita dificuldade em aprender. Tenho uma irmã que q tambem tem dificuladade.
@rosarod27934 жыл бұрын
Eu também!
@rosarod27934 жыл бұрын
@@tatianarodrigues6853 Até que emfim! EU TAMBÉM! NÃO SEI O QUE ACONTECE, EU NÃO CONSIGO LEVAR NADA A SÉRIO, APENAS QUANDO ESTOU EM CIRCUNSTÂNCIAS EXTREMAS QUE CONSIGO OBTER RESULTADOS DO MEU CÉREBRO. DO RESTO ELE DESCARTA E ASSIMILA TUDO COMO INÚTIL, COMO SE EU JÁ TIVESSE APRENDIDO OU COMO SE FOSSE MUITO FÁCIL E NÃO MERECESSE MEU TEMPO. NÃO ENTENDO ISSO, GOSTARIA MUITO QUE ALGUÉM EXPLICASSE ISSO!
@gustavopetermannoliveira43384 жыл бұрын
Eu também
@gustavopetermannoliveira43384 жыл бұрын
E como se eu tivesse usado uma droga
@franciscojosecavalcantemac9134 жыл бұрын
CED 05 Taguatinga Norte
@josemaria-ux1vt Жыл бұрын
eu acho que sou superdotado preciso descobrir ou confirmar
@parker37945 жыл бұрын
Não sei se sou superdotado, mas tenho um perfil de Nerd. Na minha escola as pessoas com intelecto superior são ignoradas por muitos e são amadas por professores. De maneira sucinta, os nerds são vistos pelos alunos como uma "cola" ambulante.
@edsontb71585 жыл бұрын
Vc é um buro! Se fosse inteligente não escrevia essas porcaria kk
@parker37945 жыл бұрын
@@edsontb7158 O mesmo para você meu amigo, se você se sentir ofendido saiba que a terceira lei de Newton está sendo aplicada.
@swampdwarf83085 жыл бұрын
@@parker3794awliet, caso esteja convencido, ou ao menos suspeitando de possuir tal condição, recomendo que vá a um piscólogo e realize as avaliações cognitivas. Só fui descobrir a minha superdotação aos 16 anos, o que necessariamente implica em 16 anos sem estímulo e eventual perda de potencial, isolação, ansiedade e depressão. Saia do que prega a primeira lei de Newton, nesse sentido, e busque um psicólogo. Quanto mais cedo, melhor.
@parker37945 жыл бұрын
@@swampdwarf8308 Vou estimular meu cérebro, não quero perder minhas habilidades (eu acho). Obrigado pela dica!
@Cerejasbomba5 жыл бұрын
A parte mais difícil da vida dos superdotados é líder com invejosos tipo este Edson.
@aprendendocomiasmin634 жыл бұрын
Vejam o canal de Iasmin. Será que se caracteriza como superdotação?
@felipecarmo55863 жыл бұрын
Ganhou uma inscrita! Ela é fera na matemática! Provavelmente é superdotada!
@marcoscosta252 Жыл бұрын
É muito ruim não ter diagnóstico. Você percebe que é diferente mas não sabe como agir, a sensação de deslocamento é altamente desestimulante e frustante.
@meubemquerer.43072 жыл бұрын
Acho que gostaria de ser superdotada.
@d4nyelll3 жыл бұрын
Esse negócio de bullying eu acho que é falta de preparo por parte das escolas..
@unifavenipedagogia81494 жыл бұрын
💙👏 🌹
@lucianobernardes8974 жыл бұрын
Eu queria ter 😂😨
@juaomiguelzin12385 жыл бұрын
Eu tenho TDAH e acho que tem tenho altas habilidades,é possível?