No video

AS MENTIRAS QUE MANTÊM VOCÊ NO CATIVEIRO DA CODEPENDÊNCIA - PARTE 5 - COMO PERDOAR OS MEUS PAIS?

  Рет қаралды 15,806

Dra. Elizabeth Zamerul

Dra. Elizabeth Zamerul

Күн бұрын

“As mentiras que mantêm você no cativeiro da Codependência" faz parte de uma série de 5 vídeos fundamentais para quem sofre desse transtorno.
Esse vídeo traz a 5ª mentira que é: eu nunca serei capaz de perdoar os meus pais pelo que eles fizeram pra mim.
Perdoar é um tema árduo pra muitos dependentes emocionais. A dor emocional que carregam desde sempre e suas consequências pela vida afora aumentam quando tomam consciência de que a origem de tudo está na infância.
Por outro lado, não perdoar também causa culpa porque eles reconhecem que os pais também tiveram seus grandes desafios na vida. O que fazer, então? Assista ao vídeo pra saber!
Link do 1o. vídeo da série Mentiras da Codependência:
• AS MENTIRAS QUE MANTÊM...
Link do 2o. vídeo da série Mentiras da Codependência: • AS MENTIRAS QUE MANTÊM...
Link do 3o. Vídeo da série Mentiras da Codependência:
• AS MENTIRAS QUE MANTÊM...
Link do 4o. vídeo da série Mentiras da Codependência:
• AS MENTIRAS QUE MANTÊM...
Livro que deu base à série: You're not Crazy, You're Codependent - Jeanette Elisabeth Menter (não traduzido para o português até o momento)
Link do CURSO ONLINE CRIANÇA INTERIOR FERIDA - ORIGEM E TRATAMENTO:
elizabethzamer...
Dê um Oi pra mim no WhatsApp: +55 11 98495-8008
Ebook grátis aqui: elizabethzamer...
Deixe seu email para receber mais informações!
No Contato, você também terá acesso ao nosso endereço, telefone e email.
www.dependenci...
Link do Teste sobre Codependencia/Dependência Emocional:
dependenciaeco...
Link dos livros de sua autoria:
elizabethzamer...
🔹Dra. Elizabeth Zamerul - Médica pela USP, Mestra em Psiquiatria, Psicoterapeuta, Especialista em Dependência Química e Expert em Dependência Emocional / Codependência e Relacionamentos afetivos abusivos - CRM - SP - 53.851
🔹Autora dos livros: 1. Sobre Dependência Emocional: JUNTOS PORÉM LIVRES - Harmonizando amor e individualidade e 2. Sobre Assédio Moral no Trabalho: CORAÇÕES PODEROSOS - Uma visão positiva das emoções no trabalho.
🔹Visite nosso Site: www.dependenciaecodependencia.com.br
🔹Canal no KZbin: bit.ly/2LLyseb
🔹Página no Facebook: goo.gl/7oSWNF
🔹Instagram: goo.gl/Dm4GZo
🔹Linkedin: goo.gl/Vq5qBY
AVISO IMPORTANTE
Este vídeo tem somente caráter educativo e de prestar informações. Qualquer orientação de saúde contida neste vídeo não deve substituir a sua consulta a um médico especialista ou substituir qualquer tipo de tratamento médico.
Nossos vídeos são produzidos baseados na experiência da Dra. Elizabeth Zamerul, na observação prática de seus pacientes, estudos e em pesquisas científicas mais recentes até o momento.
Link deste vídeo:
• AS MENTIRAS QUE MANTÊM...

Пікірлер: 168
@marciacristinasouza595
@marciacristinasouza595 3 жыл бұрын
Dr. Elizabeth estou aprendendo a trabalhar o auto perdão: eu não sou culpada por meus pais serem do jeito que são, eu não fiz nada para merecer tanta falta de amor. A falta de amor pertence à eles e não a mim. Eu sou responsável pelo o que eu sou e não pelo que os outros são. Eu responsável pelo o que faço e não pelo o que os outros fazem. Eu tenho poder de mudar a mim mesma e não os outros.
@Ma-td4ed
@Ma-td4ed 2 жыл бұрын
Eita q injeção de ânimo. Obrigada. Na minha história, tudo depende de mim. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@marianasteinberg5352
@marianasteinberg5352 2 жыл бұрын
TAMO JUNTO!!!🙌
@cybellearaujoo
@cybellearaujoo 2 жыл бұрын
Isso ae gata. Também penso assim. Na verdade a gente tem que repetir isso quase como um mantra pra internalizar. Pois é bem difícil pra quem teve uma mãe narcisista e nunca foi acalentada quando criança. Força aí pra todos e todas que sofreram o desamor de pais e mães.
@adria6470
@adria6470 2 жыл бұрын
Ameiiii
@karinbez1303
@karinbez1303 3 жыл бұрын
Nossa esse negócio de não sentir saudade dos pais...é verdade, desde que sai de casa não sinto falta deles!
@lilsbezerra
@lilsbezerra 3 жыл бұрын
Como é bom finalmente ouvir alguém dizer que o perdão não é o primeiro passo. Achar que o primeiro passo é perdoar traz sofrimento. Me sinto aliviada. Obrigada!
@lilsbezerra
@lilsbezerra 3 жыл бұрын
Achar que perdoar é o primeiro passo me traz sofrimento porque pra mim é um movimento impossível. O perdão, pra mim, vem com a compreensão.
@silvianomellini9160
@silvianomellini9160 3 жыл бұрын
Dra. Elizabeth, tenho Tiroidite de Hashimoto há mais de 25 anos e Vitiligo. Duas doenças Auto-Imunes. Este vídeo retrata exatamente como me sinto e como aconteceu em minha vida. Hoje, aos 52 anos, faço terapia com uma Especialista em Psicossomática. Estou no processo de perdão. Me perdoando primeiro, para conseguir perdoá-los. Realmente não é instantâneo nem simples, pois eu tenho a sensação que eles roubaram minha vida. Desejo muito ter sucesso em meu tratamento e resgatar minha vida. Muito obrigada !
@martaalves4576
@martaalves4576 2 жыл бұрын
Oi Silvia, só o fato de estar se esfor çando mostra que vai conseguir, não desista nunca. Um abraço
@esteladasilveiramacedo2363
@esteladasilveiramacedo2363 3 жыл бұрын
Sua fala descreve o processo do perdão que vivi. Todo o trabalho foi interno e longo, até que percebi que a carga emocional do passado foi diminuindo pouco a pouco. Falar ou lembrar não doía mais. Porém, quando me permiti me dar uma vida leve, baseada nas minhas necessidades e expectativas, me colocar em primeiro lugar e assumir a minha criança interior, foi que o perdão emergiu naturalmente, como se uma mochila cheia de pedras fosse, finalmente abandonada. Seus esclarecimentos me inspiraram, motivaram e deram respostas para antigas indagações. Obrigada!
@anamariarodriguestmo2132
@anamariarodriguestmo2132 2 жыл бұрын
Dra. Elizabeth! Eu tive uma leucemia mieloide aguda em 2017, fiz transplante de em 2018, 8 quimioterapias, 300 dias de internação, 3 dias de CTI e agora estou curada! Tudo isso por causa d toda a minha disfuncionalidade familiar…sou psicóloga e ainda sofro com toda essa situação…Obrigada por seus vídeos! Que bom te escutar, acalenta a minha dor. Gostaria de tê-la como amiga mais próxima. Gratidão à Deus e à você!!! ❤️😭🙏🏻
@ermosinamarinho1654
@ermosinamarinho1654 3 жыл бұрын
Dra Beth eu tento ha anos perdoar minha mãe narcisista oculta, falo pra senhora de coração que eu quero muito perdoar, ja compreendo o que passei e aceito que nao posso mudar mas nao quero papo com ela, não sinto saudade dela, sempre que fico perto dela me sinto magoada mas quero de todo meu coração perdoa-la e me sentir bem. Nao sei mais o que faço pq isso se tornou um peso 😭😭
@renatas.5531
@renatas.5531 3 жыл бұрын
Assisti à uma live do psiquiatra Fernando Fernandes sobre estresse pós traumático. Pelo que eu entendi, a gente após um trauma, fica com alguns gatilhos que podem despertar o mal estar vivido durante aqueles momentos ruins. Então, quem sabe ver pessoalmente a mãe, poderia ser um gatilho que desperta o mal estar de anos de abuso, negligência, maus-tratos. Desperta a bioquímica do medo, da raiva, do nojo, pavor. Lá na live ele fala que a psicoterapia pode ajudar a gente a não sentir tanto mal estar decorrente do trauma. Seja ele o trauma.que for.🌻
@learning4705
@learning4705 3 жыл бұрын
Há autores que dizem *não* ser necessário "perdoar", muito menos manter o contato com uma pessoa tóxica só por ela ser parente. Autora: Susan Forward Livro: Pais Tóxicos (Outro livro da mesma autora: Chantagem Emocional)
@MiriamMosqueiro
@MiriamMosqueiro 3 жыл бұрын
Isso vai te ajudar. Perdoar não é esquecer, nem moldar o outro para que seja agradável para nós. Perdoar é aceitar o outro da maneira que é e escolher conviver ou não.você não pode obrigar a sua mãe a te amar, ela só pode dar o que tem e o que recebeu. Perdoe, aceite que ela é assim e isso não tem a ver com vc.
@joyce_arruda_ef
@joyce_arruda_ef 2 жыл бұрын
@@MiriamMosqueiro verdade, perdão é libertador.
@Fenomenos-naturais-Brenda
@Fenomenos-naturais-Brenda 2 жыл бұрын
Ermosina. Não te conheço e nem sei da sua história mas vou lhe dizer como eu consegui. Sou Crista e tento sempre ouvir a Deus. Para vc perdoar vc sim precisa querer isso. Eu queria, eu decidi perdoar. Passado mais de 6 meses que decidi, uma situaçao chata e desagradavel ocorreu em casa. Essa situaçao me deixou tao triste que DECIDI ter uma conversa com ela. Passei a noite em oraçao e pedi a Deus ajuda para conversar com ela de forma sabia e sem magoalar ela, sem ofender. No dia seguinte chamei ela para conversar e de forma tranquila e sem arrogancia, sem briga eu contei a ela TUDO. Tudo que ocorreu desde q eu era criança. Contei sobre as coisas q ela me disse e me magoou, em fim TUDO. Entao ela chorou me pediu perdao. E muitas coisas q ela vez comigo ela nem lembrava, entao descobri que na vida dela ela também sofreu. Entao entendi que o que ela viveu, acabou transferindo ( sem perceber) na minha vida. Despoia desta conversa de quase 5h o perdao ocorreu.
@char2635
@char2635 3 жыл бұрын
Minha mãe foi bem negligente comigo durante minha infância e adolescência... hoje na fase adulta temos uma relação "boa", mas ainda tenho muita magoa dela por tudo que ela permitiu que eu passasse, sendo uma pessoa egoísta e festeira demais. Tenho dificuldade até de chamar ela de mãe... mas mesmo depois de tudo, eu amo ela. Mas não tenho Alzheimer...
@marianasteinberg5352
@marianasteinberg5352 2 жыл бұрын
É muito importante para mim crer em Deus pq fui salva várias vezes de situações inacreditáveis, mas seguir uma doutrina não dá. Eu sei exatamente o que devo fazer. Que é perdoar,mas p mim mesma estou focando. Pontual qndo a Dra.diz que não é um evento. Me lembra aqueles programas de TV.🤪🙌Aff. Grata com honra Dra Beth💜🌠
@reginasaraiva4848
@reginasaraiva4848 3 жыл бұрын
Estou em processo de resignificar os meus traumas de infância. Gratidão por me esclarecer muita coisa 💕
@reginasaraiva4848
@reginasaraiva4848 3 жыл бұрын
Dra Elizabeth Zamerul, através do seu curso da criança interior ferida entendi muita coisa na minha vida e tudo fez sentido. Gratidão por compartilhar esse maravilhoso conhecimento. Deus te abençoe 🌻💞
@Daramads
@Daramads 3 жыл бұрын
Qual valor do curso?
@mariadefatimafirminodasilv7272
@mariadefatimafirminodasilv7272 3 жыл бұрын
Tudo o que fala sempre me toca, Dra. Elizabeth! Obrigada❣️ Seu canal é fonte de cura interior!
@mariainesgomes906
@mariainesgomes906 2 жыл бұрын
Bom dia. Eu não acredito em coincidência, quando estamos pedindo a Deus uma resposta. Quando abri o KZbin hoje de amanhã seu vídeo foi apresentado a mim. E eu concluo; o Perdão é uma cura que eu preciso. O seu trabalho é um presente. Colocar em prática seus ensinamentos é como fazer anos de terapia. Obrigada por compartilhar. Desejo que você seja muito abençoada e que colha os frutos do seu maravilhoso trabalho.
@Ma-td4ed
@Ma-td4ed 2 жыл бұрын
O perdão é qnd não queremos mais nos vingar, NÃO q isso significa q deva colocar a pessoa na nossa vida, CONVIVER. NÃO Podemos NUNCA DEIXAR Q NOS DIGAM AO CONTRÁRIO. Obrigada Dra. excelente vídeo 👏👏👏👏
@ivi8060
@ivi8060 2 жыл бұрын
Passei por tudo isso e ainda passo porque não consegui sair do cativeiro e nem tenho chance de sair portanto no meu caso, quem vai perdoar é Deus. Penso que se tivesse conquista em alguma área da vida talvez fosse possível alcançar alguma alegria. Hoje não tenho mais sonho, só utopia. De qualquer maneira agradeço todo amor e carinho que a Dra. Beth nos oferece.
@rosesouza3600
@rosesouza3600 2 жыл бұрын
Amo ouvi -La...suas abordagens sempre refletem muito afeto e respeito...sua voz já acalma...só quem viveu ou vive relacionamentos abusivos entendem muito bem...tudo o que diz...e o que precisamos por em prática...foi vidios como esse que adquiri conhecimento sobre o assunto...e coloquei em prática esse conhecimento na minha vida.. O conhecimento liberta...hj sei me proteger... não podemos ser codependente de ninguém...temos que ser felizes mesmo sozinhos...aí sim...podemos amar e ser amados...só vai somar a relação não dividir...muito grata Dra..por nos proporcionar esse co hecimento que liberta e salva vidas... Qnto a ajuda do nosso criador Deus...tenho certeza que ele me direcionou para esses vidios orei muito pra que ele me mostrasse qual era a realidade de tudo que vivi e vivo com meus pais...eles sempre me deixaram confusa com as manipulações e o morde e assopra...foi primordial orar e confiar...foi uma vida inteira pra entender...só com a chegada da Internet...e minha vontade de querer aprender a navegar na net...tudo tem seu tempo...
@soskika419
@soskika419 3 жыл бұрын
A dra Elizabeth é uma linda, fofa, lady! Beijos de Manaus!
@emersoncervieri4231
@emersoncervieri4231 3 жыл бұрын
Muito bom.
@Fenomenos-naturais-Brenda
@Fenomenos-naturais-Brenda 2 жыл бұрын
Sim o perdao funciona. Assim como vc eu tive problemas com minha mae, mas ela nao mora longe, mas na mesma casa. Eu consegui perdoar, não foi facil e nem rapido. Hoje vivo bem com ela e com a presença dela ❤
@Capivara_carol
@Capivara_carol 3 жыл бұрын
Como eu admiro vc doutora Elizabeth. Uma mulher além de inteligentíssima, muito humana!! Gratidão.🙏
@marianasteinberg5352
@marianasteinberg5352 2 жыл бұрын
Excelente sabedoria compartilhada e validação Dra. De vdd é um processo. Eu acho importante perdoar p nos libertar,deixar ir, mas só o tempo e muito foco em si mesma. A fé qndo se é filha de pais narcisistas é uma dissonância o tempo todo. Real p mim é saber que Deus é tudo p mim. Só a gente sabe o que passa. Se estou viva , ou melhor se consegui nascer é graças a Deus.
@janinexavierrodrigues2260
@janinexavierrodrigues2260 2 жыл бұрын
Ufa, que vídeo libertador! Coincidentemente vim passar o feriado no sítio dos meus pais e não sinto vontade nenhuma de "insistir" em mostrar pro meu pai que sou legal. Ele sempre foi frio e indiferente e isso sempre me machucou. Faço Hooponopono e com o vídeo me senti livre! Entendi que preciso respeitar o TEMPO; até curar todas as feridas que existem nele e em mim... (Aliada a cura da dependência...) Gratidão Dra 🌷🌷🌷
@reginasaraiva4848
@reginasaraiva4848 3 жыл бұрын
O seu curso fez toda diferença na minha vida, amo assistir seus vídeos. Gratidão 🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻
@concurseirodomba7059
@concurseirodomba7059 3 жыл бұрын
Quando recuperamos a esperança fica a sabedoria que o sofrimento desencadeou e serve para até orientar as mães que fazem abusos discretos e profundos.😬😉👍
@luazevedojs
@luazevedojs 2 жыл бұрын
Eu tenho deixado minha vida descer ladeira abaixo, fui diminuída e podada Faz 2 anos que estou buscando ajuda psicológica para me permitir ao amor, perdão e aceitação de mim mesma.
@alessandrafolha5485
@alessandrafolha5485 2 жыл бұрын
Se o perdão significa superação, concordo plenamente. Mas se o perdão significar agir como se a pessoa não tivesse feito nada grave, aí é complicado. Por isso, indo pelo caminho da auto libertação, acho incrível e necessário. Mas não acho legal voltar à convivência com a pessoa que lhe causou tanto dano mental a menos que seja absolutamente necessário ou ainda que isso só se dê de forma a estabelecer limites ALTAMENTE claros.
@monicaperim7970
@monicaperim7970 2 жыл бұрын
Me emocionei com sua dificuldade de dar um abraço em sua mãe, pois também passei por isso. É muito difícil devolver um carinho que nunca recebemos...
@marisamorais7830
@marisamorais7830 2 жыл бұрын
Excelente curso! Foi um divisor de águas. Super grata por seu trabalho Dra. Elizabeth. Continue brilhando... Namastê!🌟💐
@priscilagoulart218
@priscilagoulart218 2 жыл бұрын
Estou conhecendo sobre codependencia agora doutora tenho um filho adicto e isso me levou a procura ajuda e seus conselhos tem me ajudado bastante muito obrigado 🙏😘
@roseleemalveiradasilva1065
@roseleemalveiradasilva1065 3 жыл бұрын
Vc é puro amor gratidão forever amada bjus até já.
@rosamonteiro7955
@rosamonteiro7955 3 жыл бұрын
Perdoar é um gesto de amor para conosco, antes de tudo. É altamente libertador. Nem importa se a pessoa que nos ofendeu se desculpou. Muitas vezes ela nem se dá conta disso. Óbvio que, muitas vezes, o mal que nos é ocasionado é muito grande, porém, nossa raiva, mágoa ou ressentimento não irá ajudar a melhorar isso ou superar a dor. O melhor é entender o perdão como um curativo que colocamos em nossas feridas: Você põe o remédio, o curativo e depois, quando voltar a olhar, perceberá que já foi curado, há uma cicatriz, e ela mostra que ocorreu a ferida, mas, já não dói mais. O perdão é nosso curativo que colocamos em nós mesmos. Por isso é tão importante perdoar. Ninguém está imune de ferir outras pessoas. Ninguém é perfeito. Podemos gerar dor até quando não temos essa intenção. Não podemos e não devemos ficar apegados a nossas dores.
@flavialandim5674
@flavialandim5674 2 жыл бұрын
Dra. Beth, agradeço imensamente por compartilhar vossa experiência é um vislumbre de superação para mim. Conscientemente não sinto necessidade de perdoar, visto que ainda me encontro na tola sensação de que às coisas poderiam mudar (coodependência) mesmo com todos os fatos apontando para o contrário... Ao menos agora com a consciência do auto engano, talvez esse seja um passo para sair desse engodo. Fiquei tão viciada em servir, em relevar comportamentos nocivos e embora ainda esteja sob consequência de muitas perdas na vida pessoal e profissional, estarei atenta para não perder oportunidades de me reerguer, por que elas virão. 🙌🤲🙏
@geoceo9156
@geoceo9156 3 жыл бұрын
Perdoar é aceitar tudo como foi. 🙏
@roselidasilva2186
@roselidasilva2186 3 жыл бұрын
Meu nome é Roseli da Silva.Dr Elizabeth eu preciso de ajuda em novembro tive covide19 aí fiquei bem não presizei ir pro hospital só que agora fiquei com medo amsiedade panico depressiva e choro todos os dias sinto medo culpa das coisas erradas que eu fiz eu presiso de ajuda o que a senhora pode me ajudar ficarei Grata tá 🙏🙏
@lucianaleandro7603
@lucianaleandro7603 2 жыл бұрын
Minha mãe narcisista e psicopata me fez sofrer muito, a poucos anos procurando viver em paz comigo mesmo tentando tirar um pouco desse peso que ela mesmo colocou nos meus ombros, fui pedir perdão pra ela, falei que mesmo que ela ñ gosta de mim mais eu era filha dela, falei isso pra ela, enfim queria tentar ver as coisas melhor, sabe o que ela me respondeu? QUEM PERDOA E DEUS, sendo que ela e quem tinha que me pedir perdão pelo estrago imperdoável que ela causou na minha vida,ate estuprada eu fui por causa dela ainda criança com apenas 10 pra 11 anos de idade,sofro ate hoje nunca procurei ajuda profissional,por que acredito que uma pessoa mesmo sendo um profissional, nunca ira entender a minha dor😔
@anitaaguiar9741
@anitaaguiar9741 Жыл бұрын
Excelente vídeo ! Perdoar não é esquecer. Simples assim !
@monicasantanarodrigues3647
@monicasantanarodrigues3647 3 жыл бұрын
Estou nesse processo com meu pai, depois que comecei assistir a doutora, as coisas começaram mudar, eu sinto o mesmo que ela sente em relação ao meu pai, mas viajei no começo do ano pra visita-los e discutimos e eu conversei com ele, e dessa vez foi o melhor momento com ele, mas ainda não chegou em nível de abraço kkkk
@Margarida_Silva
@Margarida_Silva 3 жыл бұрын
Grata Drª Elizabeth pelo seu Maravilhoso Vídeo e suas Mensagens!
@naraaraujo4011
@naraaraujo4011 2 жыл бұрын
A Dra. Elizabeth me emociona ❤️🌷😘☀️
@mariahelenabritodealmeida8166
@mariahelenabritodealmeida8166 3 жыл бұрын
Amo seu conteúdo Doutora Elizabeth. A senhora é 10
@dlourdeswilges
@dlourdeswilges 3 жыл бұрын
Querida Dra Elisabeth! Fiquei muito comovida com este seu video! Muito lindo! Qdo fico ouvindo sua história e como conseguiu superar, tenho certeza que tbm chegarei neste lugar. Obrigada de coração!
@rosangelaribeiro34750
@rosangelaribeiro34750 3 жыл бұрын
Mas e quando vc tenta deixar o passado , parar dar importância as feridas que os pais nos causaram , mais eles ainda depois de muitos anos continua nos ofendendo , e toda vez que acontece uma nova ofensa a gente lembra dos episódios do passado?
@renatas.5531
@renatas.5531 3 жыл бұрын
É exatamente o que eu passo .
@janemartins5311
@janemartins5311 3 жыл бұрын
#draelizabeth, vendo vc falar, percebo as dores q ainda preciso vencer dentro de mim, e q me fazem chorar ainda como criança…obrigada sempre!
@FabioSilva-hi1ek
@FabioSilva-hi1ek 3 жыл бұрын
Muito bom você compartilhar conosco como foi no seu caso. Confesso que perdoar os outros é até fácil, mas a mim mesmo que é difícil. Saber que eu me permiti passar por tanta coisa... Mas estou aprendendo
@sucristrodrigues9018
@sucristrodrigues9018 3 жыл бұрын
Dra.Elizabeth você está sendo uma benção na minha vida, mas especificamente nesse vídeo veio como socorro para minha alma. Estou em depressão profunda e já faz três dias que voltei a ter “aqueles pensamentos”. Obrigada.
@mariahelenabritodealmeida8166
@mariahelenabritodealmeida8166 3 жыл бұрын
Quando mãe vem com o narcisimo dela, eu sempre tento dar uma lição de conversa. De moral mesmo! Porque ela já conseguiu me deixar saturada. Brigo muito verbalmente. Na maioria das vezes , ela me tira do sério. Me inrrita. O que eu quero me libertar é disso: dos ataques da mesmo. Não consigo ficar quieta quando ela tenta me provocar.
@andreafontes4370
@andreafontes4370 3 жыл бұрын
A minha tbm igualzinho ela vem com o eu.... Eu.... eu..... porque eu ..... afffff
@MeKali_
@MeKali_ Жыл бұрын
Sei que é frase de efeito, mas a dona do Magazine Luiza disse: "Quem te irrita, te controla". Não será imediato que vc conseguirá não reagir, mas busque o método da pedra cinza e a Taryana Rocha aqui no KZbin, ela foi um divisor de águas pra mim. O narcisista se alimenta das suas reações emocionais, se vc não tiver nenhuma, ele aos poucos perderá o interesse (lógico que tentando com mais afinco te provocar), porque para eles pessoas apáticas e depressivas não os interessam.
@martaalves4576
@martaalves4576 2 жыл бұрын
Todo o video me tocou, depoimento emocionante sobre o perdão, me ajudou a ter fé que a terapia nos ajuda nessr processo. Muito obrigada
@martaalves4576
@martaalves4576 2 жыл бұрын
Muito tocante seu depoimento sobre sua vida, me identifiquei com muitas coisas que você falou obrigada dr Beth por nos ensina a deixar nossa vida mais leve.
@denivaldobatalha5791
@denivaldobatalha5791 2 жыл бұрын
Dr elizabeth muito obg por compartilhar seu conhecimento conosco.
@marialirce8428
@marialirce8428 2 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso Dra! Verdade tudo que falaste com muita propriedade!! Muito Grata!!!
@AnaMaria-yl1do
@AnaMaria-yl1do 2 жыл бұрын
Só de ouvir a Dra Beth eu fico bem
@vanderleiaaparecidagarcia4231
@vanderleiaaparecidagarcia4231 2 жыл бұрын
Perdão é sagrado mais é difícil, tem perdão mais não tem o amor, tem dó
@sheilaradloff3669
@sheilaradloff3669 3 жыл бұрын
Adorei 🥰
@cascadea
@cascadea 2 жыл бұрын
Maravilhoso, Dra. Elizabeth. Muito grata.
@claricedarosacosta556
@claricedarosacosta556 2 жыл бұрын
Boa noite. Obrigada. Deus abençoe sempre.
@veramoratta1770
@veramoratta1770 2 жыл бұрын
Dra. Beth, um dos grandes motivos de felicidade da minha vida nos últimos tempos foi a descoberta deste canal. O bem que me faz ouvi-la é indescritível e já consegui avançar muito ,mas muito mesmo, Gratidão. Penso que a eternidade inteira seja muito pouco para agradecê-la. Um abraço.
@lucianalrocha6872
@lucianalrocha6872 2 жыл бұрын
Como vc é linda e rara dra . Te envio GRATIDÃO E LUZ . Namastê 🙏🏻♥️
@manoelabreu2936
@manoelabreu2936 3 жыл бұрын
Ótimo vídeo.
@biancarodrigues9325
@biancarodrigues9325 2 жыл бұрын
Assisti todos seus vídeos, como tem sido bons e esclarecedores!
@glaucioneglau545
@glaucioneglau545 3 жыл бұрын
E o contato zero com a mãe narcisista? Narcisistas não mudam.. Perdoar é uma coisa. Voltar a ter contato, outra. O perdão pode acontecer a distância?
@renatas.5531
@renatas.5531 3 жыл бұрын
Exatamente.
@marcelorosamelo7537
@marcelorosamelo7537 3 жыл бұрын
Perdoar é uma coisa e tolerância com narcisista é outra. Você não é obrigada a conviver com narcisista, só por que perdoou.
@ClerRose
@ClerRose 3 жыл бұрын
@@marcelorosamelo7537 nem apos a morte da perversa genitora narcisista eu consegui esquecer o trauma,odio,horror que ela me colocou desde que nasci
@marcelorosamelo7537
@marcelorosamelo7537 3 жыл бұрын
@@ClerRose Imagino o seu trauma. Não tenho o que te dizer....
@lucilenesilva9576
@lucilenesilva9576 10 ай бұрын
Me acho incluída nesse comentário grata
@rosamaiadasilva4521
@rosamaiadasilva4521 Жыл бұрын
Que Deus te abençoe dra🙌❤
@giselegi2789
@giselegi2789 3 жыл бұрын
Que lindo depoimento.
@rosanaponciano2994
@rosanaponciano2994 Жыл бұрын
Conteudo libertador.
@Danielafac
@Danielafac 2 жыл бұрын
Linda...obrigada por compartilhar conhecimento de forma tão empática e afetuosa. Me emocionei assistindo. E creio que ao falar sobre sua mãe Dra. Elizabeth pareceu emocionada tb. Obrigada.
@wendersonmarques7383
@wendersonmarques7383 3 жыл бұрын
Amo seu canal
@AudreyS67
@AudreyS67 3 жыл бұрын
Que prazer te ouvir, vc é leve e amorosa nas palavras. Estou buscando perdoar minha mãe, está difícil, como vc disse é um processo. Ainda terei um caminho a percorrer. Te agradeço por tudo. Um grande abraço.
@danik.a.3848
@danik.a.3848 2 жыл бұрын
Gratidão pelo seu conteúdo!!! 🙏🙏🙏
@mariliasimoes6402
@mariliasimoes6402 9 ай бұрын
Super me identifiquei e como me ajudou! Gratidão
@nanaaia21
@nanaaia21 3 жыл бұрын
Tentei perdoar minha mãe cuidando dela mas abraço não consegui. Foi isso que fiz tentei amenizar um pouco toda a mágoa, ela faleceu de Covid em janeiro.😪
@julianascimento3818
@julianascimento3818 3 жыл бұрын
boa tarde amiga eu gosto muito de vê seus programa Deus abençoe
@rosamaiadasilva4521
@rosamaiadasilva4521 Жыл бұрын
Obrigada amada tem nós ajudado muito seus vídeos 👏👏🙌
@roseleemalveiradasilva1065
@roseleemalveiradasilva1065 3 жыл бұрын
Esse ñ vai ser fácil, vamos lá.....
@saraalves1540
@saraalves1540 2 жыл бұрын
Vídeo libertador!!!
@newoffice9726
@newoffice9726 2 жыл бұрын
Maravilhosa 🌷
@deboradecassiapinto1949
@deboradecassiapinto1949 3 жыл бұрын
Dra, gostaria que aprofundasse um pouco na questão do autoperdao. Por mais que racionalmente eu consiga entender o que aconteceu, o fato é que me sinto sem forças para começar mais uma vez .
@anamirianoliveira9456
@anamirianoliveira9456 3 жыл бұрын
Sempre aprendendo muito com você, Dra. Beth. Uma história que me ajuda muito a aprender sobre o perdão para com familiares é a história de José. Está em Genesis, na Biblia. Vale a pena ler e refletir. ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
@lilianepatricia4631
@lilianepatricia4631 2 жыл бұрын
Gratidão.
@mariaytk
@mariaytk 3 жыл бұрын
Gratidao 🙏🙏 Perdoar nao é esquecer... para mim perdoar foi compreender o que aconteceu, como aconteceu e por que aconteceu..... Realmente perdão é um processo... demorou uma vida para acontecer.
@englishwithmilene2810
@englishwithmilene2810 3 жыл бұрын
Dra. Elizabeth, obrigada e parabéns pelo seu conteúdo tão relevante!💕 Seus vídeos estão me dando entendimento e me ajudando a lidar com minha co-dependência. Também te acho muito estilosa! ☺️
@selenecarvalho7938
@selenecarvalho7938 2 жыл бұрын
Parabens muito bom o video grata !
@paulapuschpasquinisaran7895
@paulapuschpasquinisaran7895 3 жыл бұрын
Dra como faço para não ser uma mãe narcisista? Sou mãe de 3 crianças, meu filho de 9 anos, que é o mais velho, bate de frente comigo o tempo todo, e quando eu vejo estou descarregando com palavras horríveis em cima dele. Como faço para que a nossa relação não seja igual o que vivo com minha mãe?
@sucristrodrigues9018
@sucristrodrigues9018 3 жыл бұрын
@Paula Pusch Pasquini Saran , entendo pelo que você está passando pois já passei a mesma situação com meu filho mais velho. Hoje ele está com 30 anos, mas apesar de sempre ter sido super tranquilo, carinhoso e obediente…eu o tratava exatamente como minha mãe fazia comigo, torturas, xingamentos, castigos e até mesmo surras com cinto ,etc…( só de lembrar parece que vou explodir de tanta dor por ter feito isso com ele). Até que um dia minha irmã e meu cunhado me disseram diretamente o que eu estava fazendo, sendo igualzinho a ela, eu fiquei deprimida por dias e extremamente magoada comigo mesmo, então pedi perdão para Deus e principalmente ao meu filho que só tinha 13 anos e pior ainda estava estudando num internato ( ficou até em depressão). Eu estava me tornando uma narcisista! Desde então nunca mais repeti os mesmos erros e menos ainda com meu filho mais novo ( 23) . Toda vez que surgir qualquer conflito entre vocês, primeiro OLHE PRA ELE COMO SE FOSSE VOCÊ E PERCEBA NELE O MEDO E TUDO MAIS QUE VOCE SENTIA NESSES MOMENTOS! Tenho certeza que você não é Narcisista, porque só os Empáticos sentem incômodo , tristeza e clamam por ajuda querendo mudar de atitude! QUEBRE ESSE CICLO PARA QUE SEU FILHO TAMBÉM NÃO SE TORNE UM. Espero ter ajudado e se quiser entrar em contato meu e-mail é sucristrodrigues@gmail.com
@wlesilva4695
@wlesilva4695 2 жыл бұрын
@@sucristrodrigues9018 nossa querida eu faço isso eu olho pra minha filha e vejo o medo nos olhos dela e imediatamente lembro de mim, não bato em minha filha as vezes apenas grito mas é suficiente pra ela ter medo, tô sempre querendo ser melhor.
@wlesilva4695
@wlesilva4695 2 жыл бұрын
Só a vontade de mudar prova que você não é narcisista, quebre esse ciclo pra que seus filhos não se tornem um
@martaalves4576
@martaalves4576 2 жыл бұрын
Oi Paula , provavelmente seu filho mais velho ta tentando chamar sua atenção, tire um tempo só pra ele toda semana, mesmo por poucas horas sem os outros filhos por perto, diga sempre que o ama, se trabalha fora repense se precisa porque depois pode ser tarde, tenho filhos adultos, gostaria de ter dedicado mais tempo a eles. Bj querida
@solangegoncalves6987
@solangegoncalves6987 3 жыл бұрын
O q a sra informa e maravilhoso....só não consigo imaginar proximidade com psicopatas. Perdoar é fscil..esquecer IMPOSSIVEL..por um detalhe...é da natureza ser ruim....o pensamento é: como pode ser pior?
@learning4705
@learning4705 3 жыл бұрын
Por favor afaste-se o máximo possível de psicopatas, narcisistas e afins. A gente não escolhe parente, ninguém tem obrigação de ficar perto de predadores, seja parente ou não. Pelo contrário, temos obrigação p/conosco mesmos de nos proteger. 💕
@elainerodrigues4960
@elainerodrigues4960 3 жыл бұрын
Perfeito Dra ! Muito bom e sábio. Obrigada por compartilhar conosco tamanha sabedoria!
@alessandraonri
@alessandraonri 2 жыл бұрын
Gratidão Dra!
@magdacamerino4874
@magdacamerino4874 3 жыл бұрын
Este foi fundo, hein!! ❤
@Guio5354
@Guio5354 2 жыл бұрын
Você é muito especial ❤️ Obrigada pelo seu canal 🙏 Deus abençoe sempre sua vida
@andreafontes4370
@andreafontes4370 3 жыл бұрын
Tenho muita mágoa da minha mãe Foi muito negligente comigo Não sei como estou viva Sou extremamente codependente muitos anos de terapia e tempo jogado fora Minha mãe e muito abusiva e manipuladora Acabei desenvolvendo depressao e muita doença psicossomática Ainda e difícil perdoar as vezes n tenho vontade de estar perto ...
@valmarendazze7341
@valmarendazze7341 3 жыл бұрын
Like 97 boa tarde a todos saúde e paz
@krhrisna2525
@krhrisna2525 2 жыл бұрын
Gratidão
@andrezareginacassolattodea7825
@andrezareginacassolattodea7825 2 жыл бұрын
Foi o único vídeo que senti verdadeira empatia. Na minha série preferida, em outro contexto, uma personagem fala "se libertar da raiva tem um efeito colateral, que é não precisar sentir raiva todo dia". Eu queria mto conseguir não sentir raiva
@cinthyavanessa578
@cinthyavanessa578 3 жыл бұрын
Esse vídeo veio em um momento crucial. Gratidão
@aidabarreiroangles1423
@aidabarreiroangles1423 3 жыл бұрын
Maravilhosa Doutora!🙏💗
@adrianalima173
@adrianalima173 3 жыл бұрын
Abordagem perfeita e irretocável, Dra. Elizabeth!!!
@Renata-rk1ig
@Renata-rk1ig 3 жыл бұрын
A Sra. me fez chorar... Tudo de bom.
@priscilagoulart218
@priscilagoulart218 2 жыл бұрын
Doutora explicar sobre os 12 passos pra gente ☺️
@Avozinhavai
@Avozinhavai 3 жыл бұрын
Dra. Minha mãe sempre foi má comigo e meus irmãos 7 , mesmo assim eu amava ela e queria a opinião dela e me virava sozinha sem nenhuma atenção ou afeto vindo dela , mamãe faleceu e depois entendi que ela era psicopata , mesmo assim eu só queria o bem para ela e cuidei depois que todos a abandonaram e me sentia uma idiota mas amava e ainda sinto saudades até das perversidades que sei que ela fazia por prazer , aprendi a amar assim como ela era e ainda me sentia culpada por não conseguir agradar . 😭 Sou uma ótima pessoa pois todos dizem e tive uma vida de desamparado emocional e sei disso não sinto raiva e sim muita falta dela . 🙏não consegui abraço dela jamais ...dei mas não recebi ...
@monicasantanarodrigues3647
@monicasantanarodrigues3647 3 жыл бұрын
Não entendo porque mulheres e homens colocam filhos no mundo e sente prazer em machucar, humilhar, sei lá, eu não tive afeto, carinho, e cobrava muito, na adolescência tentava dar carinho pra minha mãe mas ela era como um porco espinho, meu pai me chamou de besta quando eu disse que sonhava com pais carinhosos, eu tinha apego na minha mãe apesar dela ser um pouco negligente, já meu pai eu sentia medo, pois ele as vezes ficava muito irritado com minha mãe e avançava nela pra socar, eu defendia ela e as vezes apanhava no lugar dela, eu pedia pra ela separar dele, mas ela insistia na relação, uma vez meu pai decidiu separar e ela deu chilique, daí ele desistiu, eu já estava adolescente e via meu pai como monstro, ele era infeliz e não conseguia sair da relação, quando eu comecei a namorar eu percebi que não gostava do namoradinho e minha mãe dizia que eu nunca ia encontrar outro melhor, e toda vez que eu tentava terminar o namorado dizia que ia se matar, daí começou o meu relacionamento conturbado e parecido com dos meus pais, eu descobri que eu queria ser amada pelo meu pai e queria ser perfeita pra ele, conforme o tempo foi passando eu fui descobrindo que minha mãe também tinha me prejudicado, passei a sentir raiva dela, pois o relacionamento tóxico dela com meu pai, fez eu ter um olhar ruim do meu pai, e ele nem era o culpado sozinho, daí quando ela vinha reclamar dele pra mim, eu comecei a dar bronca nela, comecei a culpa-la pelo meu relacionamento ser ruim com meu pai, e por ter ficado com um carinha que eu nem gostava, conclusão, acabei tendo o mesmo comportamento do meu pai com o meu namorado que minha mãe não deixava eu terminar, pois ela me botava pra baixo, e o namorado dizia que se mataria, fiquei nesse relacionamento conturbado e anos depois deu merda, e eu tentei várias vezes sair dessa relação e não consigo, igual meu pai, depois de tudo comecei fazer terapia e análise, e passei compreender meu comportamento, e agora entendo meu pai, e já consigo sentir compaixão dele, sei que ele não foi só o monstro da relação conturbada dos meus pais, os dois tem culpa de eu ter tido uma infância horrível, hoje já consigo conversar com ele sem tremer, hoje já consigo ficar perto dele e gostar de estar perto, mas foi um processo de uma vida , com muita busca de conhecimento através de terapia e autoanálise, muita reflexão da vida, me pareço muito com meu pai, como posso não sentir nada por ele? Isso estava me prejudicando muito, agora com quase 40 anos estou sentindo que a vida ainda vale a pena. E agora consigo ver às crianças feridas dos meus pais, sinto compaixão dos dois hoje. A vida ainda vale a pena. A minha mãe continua dizendo que não recebeu carinho e portanto não deu e nem sente falta, mas vejo mentira nisso, vejo uma criança rebelde e sofrida. Minha relação melhorou muito com ela depois de entender a história de amor e conflito deles, amor não, dependência mesmo. Dois sofridos e imaturos tiveram filhas e fizeram filhas sofridas também. O ciclo termina em mim, assim espero, estou na luta pra fazer diferente e melhor, só saberei lá na frente quando meus filhos ficarem adultos também kkkk
@eulayla6191
@eulayla6191 3 жыл бұрын
Dra Beth faz um vídeo sobre a relação da codependencia e o toc de pensamento
@MiriamMosqueiro
@MiriamMosqueiro 3 жыл бұрын
Eu perdoei meus pais . Mas então como me livrar das marcas subconscientes? Como não esperar o mesmo comportamento abusivo do meu parceiro? Meu pai bebia e agredia minha mãe e esse medo me cerca constantemente, inclusive gatilhos como portas batendo é o suficiente para elevar meus batimentos cardíacos instantaneamente. Sofre muito com isso.
@marciafeitosa3205
@marciafeitosa3205 3 жыл бұрын
Me identifiquei demais com as doenças psicossomáticas.
COMO CURAR O MEDO DA SOLIDÃO NA DEPENDÊNCIA EMOCIONAL
25:30
Dra. Elizabeth Zamerul
Рет қаралды 63 М.
TRATAMENTO E SUPERAÇÃO DA CODEPENDENCIA Parte 1
25:26
Dra. Elizabeth Zamerul
Рет қаралды 25 М.
Meet the one boy from the Ronaldo edit in India
00:30
Younes Zarou
Рет қаралды 19 МЛН
Кадр сыртындағы қызықтар | Келінжан
00:16
SPONGEBOB POWER-UPS IN BRAWL STARS!!!
08:35
Brawl Stars
Рет қаралды 22 МЛН
7 Days Stranded In A Cave
17:59
MrBeast
Рет қаралды 96 МЛН
AUTO ESTIMA - MENTES EM PAUTA | ANA BEATRIZ
15:38
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
Рет қаралды 3 МЛН
DEPENDÊNCIA  EMOCIONAL E O MEDO DA REJEIÇÃO E ABANDONO
21:18
Dra. Elizabeth Zamerul
Рет қаралды 138 М.
Your Reality | Award-winning short film on Gaslighting
21:05
Tatjana Anders
Рет қаралды 7 МЛН
O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AUTOESTIMA: ORIGEM E TRATAMENTO - PARTE 1
13:22
Dra. Elizabeth Zamerul
Рет қаралды 28 М.
MÉDICO PSIQUIATRA REVELA SEGREDOS da MENTE que o seu PSICÓLOGO NÃO quer que VOCÊ SAIBA
14:30
Cortes do Inteligência [OFICIAL]
Рет қаралды 342 М.
O PERIGO DE SER UM CODEPENDENTE EMOCIONAL  | Marcos Lacerda - Psicólogo
12:50
IMPACTOS DA CRIANÇA INTERIOR FERIDA NO RELACIONAMENTO AMOROSO
22:53
Dra. Elizabeth Zamerul
Рет қаралды 1,5 МЛН
6 SINAIS DE AUTORREJEIÇÃO QUE ATRAEM REJEIÇÃO PRA VOCÊ? DRA BETH ESCLARECE
12:27
5 PASSOS PARA SUPERAR A DOR DA SEPARAÇÃO NA DEPENDÊNCIA EMOCIONAL 😥
26:44
Dra. Elizabeth Zamerul
Рет қаралды 346 М.
Meet the one boy from the Ronaldo edit in India
00:30
Younes Zarou
Рет қаралды 19 МЛН