Minha mãe teve câncer, passou 9 anos em tratamento antes de falecer. Depois de alguns anos de tratamento, ela começou a escrever em um caderno e isso ajudou MUITO a cabeça dela a lidar com tudo. Ela escrevia tudo nesse caderno, coisas que estudava, pensamentos, momentos, equações kkk tudo mesmo. Faz 5 anos que ela faleceu e ainda temos esse caderninho dela guardado (caderno de 15 materias, muita coisa viu)
@adalberonsantos365 Жыл бұрын
Caramba cara, que incrivel!
@llucas.e Жыл бұрын
vocês leem? Como é esse processo de revisitar essas anotações pra você?
@fabiaalves2527 Жыл бұрын
Transforma em livro!
@saadi555 Жыл бұрын
Meu pai escreveu sobre a vida dele desde a infância. Sorte minha que li antes de ele falecer. Não sei qual seria a minha reação se lesse agora, pois na ocasião chorei muito. Saudades paizinho!!!
@TiagoSilva-ju4yk Жыл бұрын
Olá, que sorte a de vocês ter à disposição memórias de alguém tão especial; minha mãe faleceu há pouco mais de dois meses; deixou um gravador de áudio com várias gravações sobre pensamentos dela ao longo dos seus últimos anos; ainda não tive coragem de ouvir, pois agora seria muito sofrido, mas em breve ouvirei para acessar como ela pensava; estabelecerei o hábito de escrever minhas ideias também.
@-brumax-6618 Жыл бұрын
"Não é sobre constância de dias. É sobre constância de processo." Trecho perfeito pra colocar no caderninho
@metafisicacibernetica10 ай бұрын
SIM!!! Nossa, perfeito viu. Deixa mais leve a situação sem perder o peso real dela.
@janinegomes17519 ай бұрын
Nú, obrigadaa
@marinaribeiro5376 Жыл бұрын
Cheguei no canal agora. Faço um caderno desse que chamo :"Minhas anotações " anoto tudo que acho importante. Sensacional. Tenho 60 anos e sou professora aposentada. Abraços de Minas Gerais
@marcelosnascimento8142 Жыл бұрын
Mostra aqui um pensamento seu interessante, sou curioso mesmo 😬
@DoutorGutembergYouTuber Жыл бұрын
Minimalismo ; menos é mais .
@7910lis Жыл бұрын
Me identifiquei
@vinis00s Жыл бұрын
60 anos. Todo esse conhecimento não daria um canal legal no KZbin?
@marinaribeiro5376 Жыл бұрын
Boa sugestão,mas já há muitos canais fazendo isso. Por enquanto prefiro o doce caminho de aprender com os outros talentos.
@vida.e.espiritualidade Жыл бұрын
O hábito de escrever o que sentia "me salvou" na adolescência. O caderno é tipo um psicólogo gratuito, ele vai te ouvir e não vai julgar. E a sensação de, ao escrever, estar "botando algo pra fora" é aliviante e curativa. Mantenho o hábito até hoje. Recomendo!
@RaphaCPinheiro Жыл бұрын
Faz bem, npe?
@Rin_145910 ай бұрын
muito interresante! eu também costumava escrever bastante na adolescência, incluindo poemas e musicas. Mas o que mais me ajudou naquela época foi começar a orar, ainda hoje falo com Deus mas é muito interessante. Jesus te ama.
@isabellepessanha290510 ай бұрын
Inclusive, terapeutas da linha cognitiva comportamental, recomendam que seus pacientes escrevem pensamentos em um caderninho. Sempre tentando racionalizar sobre ele.
@rafaelaborgespastor402510 ай бұрын
eu também, faço isso até hoje
@lucianalara5610 ай бұрын
Olá Primo, sou Luciana Pinheiro ,é verdade escrever /transcede muito /alivia/ensina e amplia os conhecimentos diários e d reflexão da vida.
@filipacunha327110 ай бұрын
Eu não sabia que existia o caderno do conhecimento. Eu faço isso desde adolescente, porque sou autodidata. Adoro estudar, apontar ideias. Há podcast que eu aponto a estrutura da conversa. Mas infelizmente, nunca encontrei pessoas como eu. E sempre recebi comentário negativos por ser assim. Exactamente, na minha cabeça eu faço mapas mentais, e interligo a informação, e por isso, as coisas têm sentido e profundidade. Obrigada pelo vídeo.
@DeniseEsteves-ju9qr9 ай бұрын
Não consigo entender o motivo de você receber comentários negativos sendo uma pessoa incrível assim!
@filipacunha32719 ай бұрын
@@DeniseEsteves-ju9qr porque infelizmente cresci numa família disfuncional, rodeada de familiares de mente pequena, que só condicionavam, e fui acreditando que ser assim, diferente era algo negativo. Infelizmente, levei muito tempo para perceber que eram ideias limitadoras. Não falta muito tempo para sair de perto e procurar pessoas parecidas a mim.
@claudiaros42119 ай бұрын
Eu tenho admiração por quem é assim. Eu tenho dificuldade de organização, digo na mente, não sei ter foco
@filipacunha32719 ай бұрын
@@claudiaros4211 há várias formas de organização, e o melhor é ir experimentando várias formas, até encontrar uma que seja adaptada a si. E não ao contrário. Geralmente, as pessoas tentam encaixar formas que não funcionam para a maneira de ser . Geralmente a organização externa é reflexo da organização interna da mente. Por isso, é que há pessoas que, quando ficam empregadas, começam arrumar a casa. Elas, na verdade, estão a tentar organizar o interno na mente, mas nem sequer percebem isso. tudo o que eu aprendi de organização da casa, por exemplo, foi gratuito no Pinterest, fui experimentando, até encontrar o que funcionava para mim.
@pauloafonsocardoso92749 ай бұрын
boa noite eu tambem as faco pois as coisas sao dinamicas quando anotamos fica guardadado quase para sempre tenho uns vivinte cadernos co receitas e maquinas tydo que acho de bom no yutube
@Brendamirandaa Жыл бұрын
Uma dica sobre o caderno de conhecimentos: Como geralmente assisto vídeos ou áudios interessantes enquanto estou na correria do dia a dia, numa parte importante eu tiro print e encaminho num grupo comigo mesma no whats, com uma legenda de resumo do que se trata, um possível link ou áudio com mais detalhes. Passado mais ou menos uma semana, quando eu tenho tempo de escritório e mindfulness, eu aproveito para revisitar e vejo se vale a pena passar para o papel de uma forma mais didática, num layout interessante, e aí sim fica registrado no meu fichário. E eu prefiro colocar num fichário, porque assim eu aproximo as folhas de acordo com tópicos. Por exemplo, eu sou da área de ciências de dados, mas também atuo no mercado imobiliário e turismo, e me interesso por educação infantil e neurociência. Imagina um caderno com tudo isso misturado? Assim num fichário fica mais fácil de organizar, assuntos separados, ou assuntos aleatórios que depois podem acabar criando profundidade. Também serve para a anotação de livros e kindle. Tiro print, marco a parte com a caneta do Whatsapp e salvo em conversa, com comentários, para passar pro papel depois. Isso porque acho chato ficar passando marca texto digital, a forma como o raciocínio fica salvo sequenciado… no Whatsapp você pode “responder” a uma anotação com novos comentários e isso fica recente na conversa, é bem mais dinâmico. Tenho a impressão que é mais fácil de acessar e contribuir com novos pensamentos depois.
@marciobm7810 Жыл бұрын
Excelente!
@pachaurbano2008 Жыл бұрын
Nossa, faço isso direto, Brenda. Funciona demais!
@elinik8 Жыл бұрын
Vou seguir suas dicas tbm! Lendo parece q é muita coisa, q nao vou ter tempo, ou dar conta, mas curti bastante!
@Guilhermet221 Жыл бұрын
Sensacionais as dicas.
@PaulaKelly21 Жыл бұрын
Amei sua dica! Muito obrigada ☺️
@elisribeiro455810 ай бұрын
Adorei!!! Obrigada ❤ Qdo fiz faculdade se Direito, não tinha condições financeiras para adquirir todos os livros. Assim, adquiri o hábito de escrever tudo que o professor falava durante a aula. Esse era meu material de estudo. Na hora da prova eu lembrava até o forma e lugar que havia feito a anotação.😂 Ensinei pras minhas filhas estudarem escrevendo. A minha pequena estuda a matéria, em seguida escreve o que entendeu e estuda novamente corrigindo ou complementando o que ela escreveu. Questionários ela tb estuda, em seguida responde escrevendo. Assim fixa na cabecinha dela. Paz pra todos❤ Minha moça faz medicina, e já sugeriram a ela vender suas anotações de estudo. Pq são perfeitas e didáticas.
@SamMiraG9 ай бұрын
Uau. Belo exemplo, Elis. Sucesso para você e sua filha. ❤
@mariagomes2742 Жыл бұрын
Ouvi uma neurocientista dizer que a importância de anotar as nossas tarefas à mão é que o cérebro entende que a tarefa já foi iniciada, o que facilita muito
@-H2O-9 ай бұрын
Tenho essa sensação mas dps que cresci, parece que se tornou uma ansiedade. Planejo meu dia seguinte e nem consigo dormir pq já quero iniciar aquelas tarefas, quero concluir tudo, o mais rápido possível. Quando termino, fico em uma lacuna de dias sem fazer nada e me sentindo mal por isso. Um loop
@Fwlipw33889 ай бұрын
@@-H2O- tenho inveja de vc eu sou o contrário,planejo e procrastino deixando tudo mal feito ou sem fazer e acabo me sentindo mal por ser uma inútil kkkkkkkkk
@-H2O-9 ай бұрын
@@Fwlipw3388 quer ajuda? Po, mas é necessário encontrar um equilíbrio. Hoje mesmo, não consegui me alimentar bem no almoço nem janta, agora não consigo dormir pra acordar cedo... só fico obcecada pensando nisso, queria fazer mas ao mesmo tempo tô querendo regular meu sono, tá fodaaaaaaaaa Mas se quiser, realmente posso ajudar
@-H2O-9 ай бұрын
@@Fwlipw3388 aliás, isso eu fazia bastante entre esse tempo de anotar-fazer e nem anotar direito e já fazer. Tenho uns caderninhos com inúmeras coisas anotadas pra eu fazer, vários cronogramas que nunca sairam do papel quando era algo pra EU MESMA. Percebi um dos outros motivos agora, obrigada. É a exaustão, perda de credibilidade e confiança em si, essa culpa pode ser revertida mas é aos poucos. Se não, é apenas um ciclo vicioso mesmo
@-H2O-9 ай бұрын
@@Fwlipw3388 caramba, não sei pq meus 2 comentários foram apagados, mas eu ofereci ajuda em relação a isso
@Livrosplantasefamilia9 ай бұрын
Eu escrevo muito, tenho um caderno pra cada um dos meus filhos, que escrevo sobre eles e a forma que eu os educo, meu ponto de vista e a reação de cada um. Tenho um para lembranças, seja da infância, adolescência etc, e por fim tenho um que anoto coisas importantes do cotidiano, como me sinto, o que tenho feito e etc. É muito bom, me ajudou demais quando eu estava com depressão, e me ajuda demais agora. Imagina ver anotações de muitos anos atrás. Quero deixar para meu filhos e netos. Assim eles conhecerão a pessoa que realmente sou
@SamMiraG9 ай бұрын
Uau! Que lindo. Me indenitifiquei na parte da depressão. Também escrevi muito durante um período de depressão. Hoje falo sobre hábitos de escrita e revisão textual, tudo pautado no que fiz e vivi de lá para cá. Seus filhos agradecerão. Também tenho meus cadernos de anotações da minha mãe. Ela faleceu há 5 anos. Mas me deixou essa herança de escrever tudo (haha).
@luiza39918 ай бұрын
Nossa nunca tinha visto isso. Que ideia maravilhosa. Adoraria ler um sobre.mim escrito pela minha mãe. Isso é um verdadeiro tesouro.
@raquel62208 ай бұрын
Achei essa ideia maravilhosa
@MichelleRamos-cp1qt8 ай бұрын
Também escrevo em cadernos. Escrevià como me sentia no dia, entretanto agora tenho escrito mais reflexões sobre coisas que considero importantes pensar. Faço isso há mais ou menos 4 anos. Não sei se terei filhos mas sou louca para fazer um caderno para eles também. Que bom que achei outra pessoa que se identifica com isso também.
@belb6575 Жыл бұрын
Uau! O mundo tem futuro kkk quantas pessoas que escrevem! Eu estive depressiva e intuitivamente passei a anotar numa agenda pequena, diariamente, 10 coisas boas no meio dia. Foi em 2012, foi o ano de minha virada. Até hoje faço anotações e tbm guardo essa agenda de 2012 como um marco na minha vida!
@franciny13 Жыл бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻
@metafisicacibernetica10 ай бұрын
Sim hahaha boa
@felipePuziol9 ай бұрын
Que bom que você conseguiu! Parabéns!
@gislaynesouza930411 ай бұрын
Cara eu tenho um caderno de quando eu tinha 14 anos, eu me sentia muito deslocada em casa e escrita tudo nesse caderno. Uma das coisas que eu escrevia era meus sonhos como fazer faculdade, mestrado, doc, etc. e agora com 28 anos eu reli ele, cara eu consegui coisa pra crlh. Isso foi muito bom pq eu tive uma infância muito, muito pobre e marcada por muitos abusos então sonhos como esses eram “impossíveis” e eu consegui a maioria e o resto vem em breve
@metafisicacibernetica10 ай бұрын
Adorei seu comentário. Eu tenho 34 anos e tenho um "caderno de conhecimentos" à 17 anos. E me ajudou sim também no meu doutorado em Filosofia. Deixou minha carreira mais divertida, fundamentalmente falando. É uma ferramenta do alto conhecimento potente essa que ele oferece no vídeo.
@RaphaCPinheiro Жыл бұрын
Dá pra ser criativo e ser organizado. Inclusive, ter um caderno de conhecimentos pode te ajudar a ser mais criativo :)
@elainedeoliveira5375 Жыл бұрын
Rapha, qual é o nome do livro de perguntas? E qual é a Editora??
@prof.denise6905 Жыл бұрын
Uma pergunta por dia - Intrínseca
@israel1923 Жыл бұрын
Como chama esse caderno de conhecimento? Gostei desse modelo e quero comprar um igual
@AiolosSagittarius-fy8mh4 ай бұрын
Qual o nome do livro que está atrás de você, onde tem um cavaleiro segurando uma espada? Estou destruindo minha visão, para conseguir ler, mesmo usando óculos.
@Dulcemara Жыл бұрын
Faço isso com frases, citações, coisas que leio na internet, ou vejo em filmes ou livros. E tento refletir sobre o motivo daquelas idéias terem chamado a minha atenção e me tocado de alguma forma. Sempre retorno a esse conteúdo e isso vai ajudando em um aprofundamento meu comigo mesma. É meu jeito de ter esse "caderno do conhecimento". Gostei muito do vídeo. Muito obrigada.
@joaopaulocruz2499 Жыл бұрын
Muito bom ter essas "loucuras" e saber que tem inúmeras pessoas que tem esse mesmo hábito. Aprecio muito citações. Inclusive muitas citações podemos tirar do filme: Tróia. Uma dica que posso passar pra vc é: tentar estudar algumas matérias da escola e tentar criar analogias que serve pra vida. Com isso nossa capacidade de criação aflora. E criamos o que chamamos de repertório. Ex simples: CASA. Por que casa tem som de z? Por consoante com vogais ao redor muda o som. De modo similar as pessoas que ficam ao nosso redor tem a capacidade de mudar as vezes nossa essência. Enfim essa é a ideia. Não quero que vc concorde com o que eu falei, mas sim compreender a ideia. Vlw boa noite. Grande abraço.
@salieri3425 Жыл бұрын
Que bonito, é preciso significar nossa existência se não o que resta? não é mesmo
@vileod Жыл бұрын
Boa dica! Ultimamente tenho me deparado muito com isso. Pensei até em baixar o pocket para ir guardando.
@Dulcemara Жыл бұрын
@@vileod é legal também ir fazendo "cruzamentos" de ideias com filmes música etc.. Em conversa com um amigo, por whatsapp mesmo, cada tema me lembrava uma música e eu ia mandando como trilha sonora das nossas conversas. E eram assuntos muito variados, geralmente psicologia, filosofia, vivências. Ele ficou muito impressionado e eu também não sabia que tinha tanta memória musical.
@JohnFawkesOfBtc Жыл бұрын
Caraca, EU FAÇO A MESMÍSSIMA COISA... Mas num grupo só meu do WhatsApp.q
@rosemaryknustreis50359 ай бұрын
Tenho paixão por doces. Não consigo me controlar diante deles. Começo a comer e não consigo parar. Sabendo que se eu continuar nesse ritmo vou adoecer, resolvi desenhar um coraçãozinho em cada dia da semana. Assim, sei que não posso comer doce para proteger meu coração. Estou a quase um mês fazendo isso e está dando certo para mim.
@anaclaups Жыл бұрын
Que legal tanta gente com hábitos da escrita! 😊...Tenho caderno de frases há 20 anos, agenda de planejamentos , caderno de oração, fichário de livros, caderno de estudos, até caderno de desenhos...rs...cadernos são os livros dos autores amadores.adoro!
@Lili00999 Жыл бұрын
Eu tenho caderno de filmes , De músicas que eu gosto e que eu ouvi desde que nasci ( cada música tem uma estoria) Finanças , biblicos , livros lidos. sonhos e projetos.... Amo escrever
@gustavooliv7987 Жыл бұрын
Sou o maluco das agendas. Anoto passo a passo de tarefas do meu serviço. Anoto playlists, pensamentos que considero filosóficos kkkk, tarefas do dia, ideias bacanas, desabafos…
@estelajorge1535 Жыл бұрын
Pô, que vídeo bacana. Ano passado comprei um caderninho sem pauta (sem linhas) só com o intuito de me autoconhecer, então anoto diversos pensamentos, sentimentos e coisas aleatórias. Gosto de anotar a data e horário que comecei a escrever, e é muito gostoso e interessante reler depois de um tempo e ver como você estava se sentindo naquele dia em específico, e ver o quanto somos fortes por passar por tantas situações e emoções. Recomendo muito que cada um tenha um caderninho para si, e não tem certo ou errado, apenas escreva o que der na telha, com o tempo as palavras vão fluindo e ao reler você vai dar boas risadas, talvez chorar ou sentir uma vergoinha. kkkkkkkkkk
@vit.gsouza Жыл бұрын
Bom que na parte da vergonha sempre da para passar um corretivo ou arrancar parte da folha rsrsrs, quando a vergonha é em publico é um pouco mais dificil de apagar
@tamiresmoraespessoa2617 Жыл бұрын
Que legal ❤, eu sempre eu escrevi desde criança , principalmente nos dias em que minha cabeça está cheia ou pensando muito , porém são coisas aleatória e cadernos aleatório, mais eu nunca consegui voltar para ler, parece que não tenho força
@metafisicacibernetica10 ай бұрын
Maneiro seu comentário, gostei.
@jacquelinecerqueira20110 ай бұрын
Minha avó faleceu a poucos meses,e ela sempre teve o hábito de escrever,de muitos anos mesmo;suas anotações são maravilhosas,tem orações que faziam e o decorrer do dia ,as visitas que chegavam,nascimento e falecimento de pessoas .Morreu com uma memória impecável!
@sarahvrndamarquessampaio645410 ай бұрын
Eu tenho o hábito de escrever em diários desde os 7 anos (praticamente desde q me conheço por gente) pq minha mãe sempre incentivou e eu amo escrever, hoje em dia tenho 20 anos e digo q é minha terapia (enquanto nn tenho dinheiro suficiente pra pagar um psicólogo) indico pra todos meus amigos, é absurdo o tanto que ajuda escrever, escrever sobre tudo e todas as questões, já me salvou várias vezes e fez eu continuar viva, seguir em frente em momentos depressivos, de crises de estresse, ansiedade etc é maravilhoso, apenas comecem!
@renatasoares4940 Жыл бұрын
Para quem está sentindo a memória enfraquecer, principalmente depois do Covid 19, esse vídeo é um prato cheio. Gostei 👍
@osz.winkelmann Жыл бұрын
Tenho anos de anotações de ideias e doodles, esboços, design de páginas de publicidade, logos, projetos de pinturas etc. que fazia em folhas de sulfite, assinadas e datadas, e que juntei em pastas e depois apostilas, além dos cadernos de desenho e desenhos em diferentes formatos de papel e técnicas que guardo em mapotecas. Há alguns anos escaneei e subi tudo que valia à pena para a internet. É incrível como uma olhada de vez em quando me remete aos momentos diferentes da minha vida.
@RaphaCPinheiro Жыл бұрын
Esse ato de revisitar é indescritível!
@leonardovalverdet Жыл бұрын
Cara, eu também sou assim!!
@moriarty.3302 Жыл бұрын
Você escreve bem, aí está uma vantagem.
@Renanrrs111 Жыл бұрын
lembro que no ensino fundamental pediam pra escrevermos num caderno chamado "o que eu aprendi hoje", e colocar o meu dia dia ali, seja na escola ou em casa, basicamente um diário, me ajudou demais
@MateusSampaioj6 ай бұрын
fascinante isso
@camilalouzada4369 Жыл бұрын
Há anos tenho esse habito e sou professora, logo demanda de mim vários planejamentos, esboços, rascunhos, idéias.. é maravilhoso, super indico!! Também sou 100% visual.
@zooiooo0 Жыл бұрын
Eu faço um caderno de conhecimento sem nem saber que isso tinha um nome hahahaha Mas o meu é sobre coisas que leio e pensamentos aleatórios. Eu imagino esses cadernos como uma "penseira" igual do Dumbledore, onde tiro os pensamentos da cabeça e jogo lá no caderno haha Gostei de como você organiza o seu, percebi que dá pra aproveitar o meu melhor. Obrigada por isso
@nightlordsmen Жыл бұрын
Excelente alegoria lembrar da penseira.
@RaphaCPinheiro Жыл бұрын
Excelente! Essa parada da penseira é sensacional!
@oArthurSilva Жыл бұрын
Curti essa analogia. Também tenho um caderno que anoto coisas aleatórias, mas a partir de agora irei chamar de "penseira".
@ElaineBomfim-w3m Жыл бұрын
Eu tinha um assim. Quando casei, descobri que meu irmão caçula gostava de ler o que eu escrevia, então deixei pra ele.
@xbjotta Жыл бұрын
Simm! Eu faço páginas matinais do livro o caminho do artista, e sempre relacionei com a penseira.
@brunobarattino6436 Жыл бұрын
Primeira vez no canal e que grata surpresa. Tenho um acervo que chamo de "Meus achados e perdidos". Sou Engenheiro Aposentado, tenho 78 anos e me dedico a um projeto voltado ao "Empreendedorismo". Valeram as dicas, mas a maior surpresa foi ouvir pela primeira vez "Um beijo em seu cérebro", expressão sobre a qual venho refletindo e considero muito apropriada. Permita-me adotá-la! Um especial abraço...
@LauraSanchez-tu7rq Жыл бұрын
Adoro escrever em cadernos, tenho vários. Escrevo tudo o que aprendo de interessante e uso tb para registrar meus próprios pensamentos, sentimentos, ideias etc. Inclusive coloco tudo junto nos mesmos cadernos, só diferencio a cor (conhecimentos adquiridos/resumos em preto e colorido e ideias próprias em azul). Assim faço há décadas e me ajuda demais a organizar a vida! Uso o evernote tb quando quero digitar, mas prefiro o bom e velho caderno.
@tiagobaraotbs Жыл бұрын
Entrei no teu canal pra ver se tinha vídeos acabei curtindo tuas 2 playlists! me inscrevi pra assistir depois. 🤓
@anajuliacampanhan3460 Жыл бұрын
"Não é sobre constância, é sobre voltar ao processo" Como sempre aspirei a escrever livros, adotei um caderno pra escrever cenas e ideais de personagens aleatórias que vinham na minha cabeça e não tinha parado pra pensar o quanto isso é importante. Poder voltar nas páginas e ver que o que imaginei naquele momento não foi esquecido é muito satisfatório. E foi o que você disse: às vezes passo semanas sem escrever, às vezes pego pra uma ideia boba e acabo escrevendo por quase duas horas. Comecei em 2019 e hoje já não escrevo tanto, mas estou lentamente voltando à vida criativa e seu vídeo me inspirou :)) Obrigada e continue assim!❤
@silviamoreno3891 Жыл бұрын
Eu sou a louca da papelaria, amo tudo isso. Comecei, c agendas, depois diários... c a era tecnológica, me rendi aos tutoriais do KZbin e conheci o bullet journal, planner e depois aplicativos c esses temas de organização. Enfim sempre gostei de escrever e falar, me expresso melhor escrevendo, assim observo melhor meus pensamentos, sentimentos e etc... Anoto tb o meu humor. Pq como sou ansiosa, TDAH e um pouco bipolar, me ajuda a lidar ou aprender a evitar certos gatilhos. Pra quem chegou até aqui. Deixo o meu muito obrigada.
@glauvalverde8515 Жыл бұрын
Estabeleci anos atrás os caderninhos de projetos. Atividades que demandam muitas escolhas e um gasto de tempo considerável foram divididos em caderninhos que recebem nomes como se fossem operações da polícia federal: Operação Casa Nova, Operação Natal, Operação Férias Muito Lokas e por aí vai... Ter tudo ligado àquele evento num mesmo caderninho (brochurinhas) facilita MUITO a execução, gasto de tempo e dinheiro e ainda otimiza a memória.
@analuizadossantos9041 Жыл бұрын
Ideia maravilhosa!!!
@capital_pi Жыл бұрын
que idéia incrivel
@lippiemoon Жыл бұрын
Que vídeo necessário! Eu chamo o meu caderninho de “o caderno de todas as coisas”. Já está no volume 2
@miguelarcanjo6202 Жыл бұрын
Ter um papel e caneta pra desabafar tb é muito legal...alegrias e tristezas, sonhos e ações....
@theitalo_emp9 ай бұрын
Uau,que aula. São conteúdos como esses q quero q o yt me envie!!!
@rebecanunes5217 Жыл бұрын
Tenho um caderno com reflexões e anotações voltadas pra Bíblia e vida espiritual, já fechei uns 5 cadernos desde 2016, é realmente incrivel ler meus pensamentos do passado, até me surpreendo comigo e geralmente acabo achando que to involuindo kkkkkk mas é muito bom
@pleutinfi9 ай бұрын
Eu queria o caderno de perguntas, mas nao tinha dinheiro para comprar, então pesquisei na playstore e achei um app legal "diario de perguntas" Faço a 3 anos, não achava que mudaria muita coisa, mas percebi que MUDA MUITO, como se eu fosse uma pessoa completamente diferente em cada ano, com pensamentos renovados
@jessicaalves3579 Жыл бұрын
Cara, nunca pensei que acharia um vídeo sobre isso que fosse tão parecido cmg. Eu me encontrei em cada fala do vídeo e é exatamente assim que eu penso! Obrigada por compartilhar! Entre 2019-2020 foi o ano em que mais me perdi de mim, e a escrita foi a forma que encontrei pra me refazer. E a partir desse momento eu pude me conhecer melhor, saber dos meus gostos e minha forma de pensar, e isso influenciou muito em cada escolha minha e na minha buscar pelo meu eu. Continuo com o meu "caderninho do pensamento", e me sinto imbatível com ele, pois tudo escrito nele é sagrado e fica tatuado na minha memória. Por mais registros históricos desse tipo!
@grimoriosecadernossorciere Жыл бұрын
Escrever Diário é uma verdadeira ferramenta de autoconhecimento 👏👏👏
@camillasousaferreira8947 Жыл бұрын
Escrever as tarefas e as ideias é indispensável. Ativa nossa memória de formas que o app não consegue.
@que75911 ай бұрын
Escrever salva. Sempre que eu fico meio deprimida dps de um vestibular pela pressão psicológica, escrevo no meu caderninho de estudos o que tô sentindo: as minhas inseguranças, a minha ansiedade... E melhora.
Жыл бұрын
Que bacana encontrar pessoas com o mesmos hábitos...
@joaopaulocruz2499 Жыл бұрын
Boa noite. Concordo. Tenho esse hábito desde 2020 e já tenho 16 cadernos e vc cria repertório e consegui falar sobre vários assuntos. Penso assim: vc tem que ser especialista em algum campo da vida e nos demais deve ser generalista. Ou seja, compreender o básico a ponto de interagir.
@katiavaleria9552 Жыл бұрын
Em tempos em que a juventude não gosta de escrever,fez lembrar quando tinha um diário 📚
@harinadixty Жыл бұрын
Eu desde os 15 anos tinha cadernos para anotar as coisas que penso. Não necessariamente um diário, mas quase como um diário. Eu escrevia ideias e reflexões sem nenhuma obrigatoriedade de frequência. Depois de 5 anos revisitando as minhas escritas, percebi certos padrões de pensamentos em determinados meses do ano em que geralmente eu tinha mais coisas escritas, ou que tinham tom mais depressivos, melancólicos, alegres e etc. Foi aí que percebi o quanto foi importante ter escrito coisas que se passam na minha cabeça, coisas que gostei, conhecimento e reflexões acerca do que estudava. Me ajudou passar por momentos críticos e com certeza vão continuar a me ajudar no futuro também. Eu não tinha um nome pra esse caderno, mas agora vou fazer um exclusivamente do conhecimento e de perguntas porque amei a ideia!
@mulherehomemdedeus Жыл бұрын
Parabéns! Obrigada pela dica de separar por assunto! Gostei muitíssimo! Sou idosa; 68 anos, graças à Deus! Estamis sempre aprendendo. Desde criança, costumo escrever o assunti que me chama atenção! Inclusive na sala de aula, o professor falava e eu anitava as dicas que ele dava. Quando ia estudar pra fazer a prova, lua as dicas, facilitava muito meu aprendizado. Porém, junto as informações em um caderno só. Vou me organizar pra separar por assunto. Tenho o hábito de fazer meu próprio dicionário, palavras que veji pela primeira vez, anoto! Mas é tudo junto 😢😅, vou separar agora! Todo dia, antes de 😴 depois que oro, procuro mentalmente fazer minha agenda di dia seguinte, tem a rotina, mas quando tem uma tarefa extra, vejo o melhor hora prá fazer. Aprendi com meu esposo: nunca diga , "depois faço , Porque você não faz nunca" . Deus te abençoe! Muito obrigada!😊
@vidaquesegue638 Жыл бұрын
Tenho 35 anos e escrevo em diários todos os dias desdes os meus 15 anos ( fiquei uns 7, 8 anos aleatórios sem escrever) e estou impressionada com a quantidade de pessoas aqui nos comentários dizendo que têm diários, ou acervos de lugares que escrevem seus pensamentos e tals, nossa que legal sinceramente eu não achei que era a única mas também não pensei que teriam tantas pessoas assim como eu tinham essa lindo hábito de colocar na escrita no papel suas angústias, dúvidas e anseios, ultimamente nós estamos passando tanto tempo nos celulares, colocando tudo isso diretamente na internet né? Parece que nem existe mais tempo para escrever em um caderno, eu também me incluo nisso, porque passo grande parte do meu dia no celular. Enfim, adorei reconhecer minha galera aqui nos comentários desse vídeo aleatório que apareceu pra mim.
@sahbrinaooraculoamoreexpansao Жыл бұрын
Também tive a mesma sensação.
@ghizarochavideos Жыл бұрын
Eu tenho 47 anos e escrevo diários! Organiza a mente e nos obriga a refletir sobre o que estamos escrevendo...
@Angellosa Жыл бұрын
Que legal pensar em revisitar os cadernos quando tiver velhinho..... 🥰também quero isso.
@samuelsasuke3212 Жыл бұрын
Eu também tenho 3 livros: um para questões financeiras, outro para anotações sobre coisas que aprendi no dia, e um terceiro para citações de livros que li. É algo que realmente faz a gente evoluir.
@luana_MLC Жыл бұрын
Eu uso o Notion, porque posso abrir a qualquer momento e lugar. Inclusive off-line ❤ além de adicionar sites, fotos, vídeos, documentos do que eu tô escrevendo.
@DiegoPalhocaSC Жыл бұрын
O notion é sensacional, viciante, incrível. Olha, falta palavras pra dizer o quão maravilhoso é esse app. Tô terminando o doutorado, com absolutamente tudo registrado via notion.
@kellimello5042 Жыл бұрын
Sou a louca do caderno !!!! Amo escrever e acredito muito que esse hábito alimenta nossa inspiração, aumenta nosso poder de raciocínio além de ajudar na comunicação…. Tenho vários e amei saber que outras pessoas tbem acreditam nisso tudo 🥰
@oliversantos561610 ай бұрын
2 😂
@NADA-uz5vr2 ай бұрын
Achei que eu era o único que pensava de fazer um livro esrevendo todos meus conhecimentos sobre os mais variados assuntos.
@RaphaCPinheiro2 ай бұрын
É um traço comum em grandes figuras da história, inclusive ;)
@vivianegrumiche5 Жыл бұрын
Incrível como a escrita nos ajuda a organizar o que se passa em nossa mente. Quando estou sentindo algo forte eu consigo criar poemas,
@talitac. Жыл бұрын
Precisava desse vídeo, me incentivou a dar uma segunda chance à agenda, dar importancia às anotações de conhecimento e um olhar mais gentil para minha história. Obrigada 😊.
@anapaulalyric Жыл бұрын
Que curioso, li tantos comentários e me identifiquei com todos, mt bom saber quantas pessoas tem hábitos parecidos com os meus, me senti entre amigos (rsrsrs). Eu criei um grupo, só pra mim, chamado *Coisas pra Anotar* lá coloco todas as coisas q quero passar para um de meus cadernos (eu, como alguém aqui nos comentários também sou a "maluca", só q no meu caso dos cadernos), Tenho vários pra cada coisa q quero me dedicar: Para anotar coisas importantes de *cursos* q faço online, outro para meus *estudos bíblicos e anotações de livros cristãos q leio,* um para minhas *composições musicais,* para *poesias e inspirações de mensagens,* outro para estudo pra *concursos,* para *idiomas,* etc... não esquecendo o caderno pra me ajudar a lembrar de estudar tudo isso, no caso planner. Eu amo escrever, porém procrastino muito e ter esse lugar para empilhar minhas ideias me ajudou a sair da procrastinação e ter mais foco, e quando vc se dedica a algo e é constante isso se torna um hábito. Gravar áudios facilita mt tbm pq é algo rápido de fazer em meio a correria do dia a dia e estará sempre lá a disposição para ser anotado. Só me falta um diário para falar sobre minhas emoções, porém esse ainda sinto um pouco de medo de começar, mas desejo mt, espero q alguém um dia faça algo de útil com todo esse conhecimento q estou deixando anotado, se servir para mais alguém já será uma grande coisa para mim, pq para mim tem sido mt útil.
@evelynpovoadossantosflores47463 ай бұрын
Amei esse vídeo. Vou anotar no meu caderno!
@rosanaguarese572 Жыл бұрын
Eu comprei um caderno bem lindo com essa intenção, registrar ideias. Mas ainda não tinha começado. Esse video fez eu concretizar minha ideia e começar hoje. Amei.
@bruxoateu Жыл бұрын
Interessante. Na bruxaria, chamamos esse caderno de conhecimento de Livro das Sombras. Ele funciona exatamente do mesmo jeito. Excelente video e excelentes dicas.
@danielalabarce666 Жыл бұрын
Eu desde criança escrevo diários, perdi alguns, mas desde 2012 mantenho guardando e vez ou outra retorno aos cadernos. O livro "o caminho do artista" tbm me ajudou bastante. E suas dicas vou colocar em prática já a partir de agora. Parabéns pelo vídeo, pelo canal e pela disposição de partilhar algo tão bom.
@rosaniaalves6671 Жыл бұрын
Há muitos anos que escrevo assim! Mas nunca pensei em chamar de caderno de conhecimento!! Obrigada pela ideia!
@Marcinho-km7zu Жыл бұрын
Ideia muito bacana. Eu tenho um diário, que tirei daquele jorne… sei lá o quê (preguiça de procurar o nome), porém gosto de colocar tudo lá: pensamentos, metas, conceitos e resumos… É bom demais! Se você não tem essa prática, levanta e vai lá comprar caderno e caneta para mandar ver!! Kkkk Uma dica, se não sabe como começar: resuma seu dia, com agradecimento, desabafos e um pedido… Vai ficar legal, hein?! Kkkk Abraço.
@Paulossantos Жыл бұрын
Eu não faço pq não sei por onde começar ou o que tenho que por, tenho receio de fazer errado
@Marcinho-km7zu Жыл бұрын
@@Paulossantos Rapaz… Mas, já te dei a dica de como começar aí no comentário acima! Kkkkkkk Comece escrevendo essas três coisas: um agradecimento, um desabafo e um aprendizado. Não tem problema errar, o diário é seu. A gente erra na vida, qual o problema errar no diário?! Kkkk Tenho certeza que lhe fará bem, quando você ver terá uns cinco!! Kkkkk Forte abraço!
@YasminVitoria-gg7wo Жыл бұрын
Acho que criei o hábito de escrever desde criança/começo da adolescência. Hj com vinte tenho uns 5 a 6 cadernos guardados já, e chega a ser preciso revisitar tudo q eu escrevi e ver quanto eu mudei de lá pra cá. Escrevam pessoal, isso muda tudo 🫰🏻
@katiabrito4723 Жыл бұрын
O que gostei mais no seu vídeo foi ter deixado claro que com a eficácia do seu método, você consegue produzir mais, e ter tempo para fazer aquilo que gosta ❤
@van6087 Жыл бұрын
Desde quando eu vire e mexe luto contra a depressão e a ansiedade eu passei a escrever , seja cartas, pensamentos e poesias, hj estou bem de boas , tem muitas poesias q nunca mostro p ninguém , mas faz bem p meu ego pensar q sou artista 😊
@anandavalle6378 Жыл бұрын
Eu tenho feito um caderno de citações. Não é necessariamente de frases famosas ou cultas, é sobre frases que falam comigo num nível pessoal ou geral. É muito legal de vez em quando voltar, reler e relembrar os motivos que me fizeram anotar aquela frase. Talvez seja tipo uma versão reduzida do caderno de conhecimentos? 🤔
@RaphaCPinheiro Жыл бұрын
Super vale! Tenho algumas cotações anotadas também e geralmente acompanhadas do meu parecer sobre elas hehehe
@rosineidemarques7441 Жыл бұрын
Boa tarde! Eu sempre tive o hábito de escrever tudo que achava importante anotar. Mas infelizmente minha psicóloga pediu para eu não ficar tão dependente da agenda. Tenho TDAH e agora compreendo porque era muito importante para meus estudos anotar tudo. Hoje sou aluna de pedagogia e tenho vários cadernos além da agenda e é muito importante para mim ❤
@elinashirley8319 Жыл бұрын
Adorei!!! Sou artista também e chamo de “caderno de ideias”. Guardo de vários anos.
@rafaelaborgespastor402510 ай бұрын
Eu cresci sendo incentivada a ler, passou a ser um hábito frequente no meu dia a dia, vendo isso pensei que queria ser escritora quando mais velha. Eu sempre foi uma pessoa sensível e bem emotiva, a medida em que eu encontrava dificuldade para lidar com minhas emoções, eu passei a adotar o hábito de desabafar tudo que sentia e pensava escrevendo em cadernos antigos em branco, pois ninguém me entenderia; os cadernos não precisavam me entender, e sim apenas me ouvir, eles não me julgavam, não respondiam e nem me criticavam com palavras arrogantes. Me sentia muito bem fazendo isso, era como uma consulta com um psicólogo, aprendi a controlar a vontade de falar o tempo todo das minhas angústias, porque sabia que sempre poderia contar com um bom caderno e caneta mais tarde. Foi tão bom que, logo eu estava escrevendo sobre muita coisa, sobre minha opinião ou análise sobre algo, sobre meu dia, e até mesmo escrever minhas próprias histórias e poemas. Hoje, já adolescente mantenho esses hábitos frequentemente, e pretendo seguir meu sonho de ser escritora, já estou até planejando fazer faculdade de letras, e posso dizer com toda segurança, que mesmo ainda tendo vários problemas emocionais e psicológicos, nunca estive tão bem comigo mesma sabendo que eu me encontrei, e estou em armonia com o meu ser, esperando estar seguindo o caminho certo na vida. 💜
@pachaurbano2008 Жыл бұрын
Tenho várias anotações de coisas que aprendi, citações, referências, ideias de histórias, conceitos para eu pesquisar etc, mas tudo espalhado por cadernos e blocos de nota. A ideia de concentrar tudo isso em um lugar só, embora tão óbvia, é maravilhosa. Gosto demais desse tipo de coisa. A faculdade de Pedagogia me empurrou para os braços do FICHAMENTO, então muita coisa pra mim funciona assim, com fichamento. É ótimo!
@srtasilva00 Жыл бұрын
QUE LIVRO PERFEITO, CARA! Acabei de chegar nos 20 anos e tô começando a enxergar a importância de escrever sobre tudo, desde livro que quero escrever até sobre mim e minhas vivências. Esse livro foi como um norte que eu estava precisando ❤
@maddy516511 ай бұрын
Comecei um diário em 2021, nele eu escrevo absolutamente tudo é como se fosse uma conversa comigo mesma, no início confesso que era mt difícil me expressar no papel porém com o tempo fui melhorando e sigo escrevendo até hj. Nele eu tbm faço um entrevista anual sobre minha vida e tento ser o mais sincera possível sobre os acontecimentos do ano em que estou para um ano depois ler e ver as diferenças, é muito emocionante.
@fabiolacoura9650 Жыл бұрын
Oi, faço isso com temas espirituais. Acho muito importante para se ter referência de evolução no aprendizado. Vou fazer para outros assuntos.
@amarelisa10 ай бұрын
Caraca, amei! Virei fã! Pensamos igualzinho, principalmente no quesito da língua!! Sou Professora da Educação Básica e Museóloga e amo escrever e defendo nossa língua demais. Há algum tempo me aventurando em publicar toda poesia e ideias que moram em mim! Obrigada por esse vídeo! 😘💛🙏
@alinedias9101 Жыл бұрын
Nossa tu me deu uma baita luz com esse caderno do conhecimento. As informações chegavam pra mim e não conseguia organizar com as idéias e você chega com esse caderno. Foi o Universo que me colocou aqui para organizar a confusão da minha cabeça com sua idéia 😅
@ismaelscs Жыл бұрын
Você disse que ninguém iria ver seu vídeo, olha quanta gente já viu. Olha foi super importante pra mim, e sinceramente, acho que esse tipo de conhecimento( autoconhecimento, organização do próprio tempo, anotação de ideias) deveria ser ensinado na escola. Obrigado por compartilhar e continue. Sucesso pra ti.😊😊
@tonyclusters6692 Жыл бұрын
Antigamente eu usava um planner argolado para tudo. Depois eu separei em três: commomplace, planne r(p/ uso profissional) e um bullet journal para produtividade. Essa separação em três melhorou minha organização em 100%!! Excelente vídeo!!
@isabellaribeiro5842 Жыл бұрын
Achei uma ideia incrível! Nunca havia pensado em um caderninho assim, achei muito interessante e inspirador. Obrigada por compartilhar!
@gimartins_11 ай бұрын
Eu anoto tudo. Desde quando me tornei mãe (há 4 anos) minha memória vinha me deixando na mão... Voltei a escrever na agenda o que me ajudou muito a me organizar... Agora vi que não estava suficiente e comecei a fazer planner. E voltei a escrever diário... O hábito de escrever em um diário (que comecei no meio da adolescência) abandonei após voltar a morar com a minha mãe (há uns 5 anos atrás) e em uma discussão com ela descobri que ela andava lendo minhas coisas e ainda me ridiculariz0u por escrever e pelo que leu ... Então parei😢 e joguei fora. Agora voltei a escrever e escondo tudo (o diarios e o caderno com anotações e pensamentos). Quando comecei a me organizar com o planner parece que desocupou e relaxou a minha mente. Foi um alívio ❤
@centuriaoemanuelsouza2517 Жыл бұрын
Rapha, faço este sistema de anotações de maneira datada há pelo menos 12 anos e venho evoluindo com este tempo ao ponto de criar o próprio sistema de anotações. É algo bastante útil e espero encontrar mais conteúdo sobre o assunto.
@RaphaCPinheiro Жыл бұрын
Que maneiro! Como funciona o seu?
@centuriaoemanuelsouza2517 Жыл бұрын
@@RaphaCPinheiro Ainda em 2004 eu tinha uma agenda A4 pautada sem data e fiz um diário sem especificar a data anotando ideias, momentos, ensaios com banda de garagem e até sonhos malucos, tudo com linguagem de adolescência tardia. Depois veio o período de anotações (compulsivas) nas aulas na facul que deu origem aos primeiros sketchbook's. De lá para cá anoto de tudo de maneira mais organizada adaptando na forma de diário gráfico com notas de rodapé (sempre datado), planejamentos de trabalhos, anotações de TCC (o que rendeu um diário quase do tamanho de uma bíblia), coletânea de exercícios de oficinas artísticas, tudo que é "ink"tober nos últimos 6 anos, até aqui me rendeu pouco mais de 20 sketchbook's, quase todos preenchidos. Na verdade foram anos de adaptações e inspirações, criar mesmo é bem difícil.
@vbooks97089 ай бұрын
Eu tenho uma abordagem mais híbrida. No meu caderno de metas, eu anoto as minhasmetas da semana e a porcentagem de tarefas já feitas. Eu divido as tarefas em OBRIGAÇÕES, PROJETOS PESSOAIS e LAZER. Na meu app eu anoto somente o que eu tenho que fazer no dia. Não planejo meticulosamente todos os dias da semana. Crio uma pequena meta por dia e sigo a minha tabela de horários
@franciellentavares5792 Жыл бұрын
Encontrei seu canal "por acaso", procurando por algo que pudesse contribuir comigo de alguma forma. As ideias presentes no seu vídeo trouxeram um brainstorming incrível pra mim! Sempre gostei de escrever e ultimamente não tenho achado tempo pra isso, que é algo que sempre me fez muito bem. Com você aprendi que apenas 5 minutinhos são suficientes pra ir documentando uma jornada inteira em um cadeno de memórias e conhecimentos. Adorei a ideia, já vou aderir. Gratidão pela contribuição! Ganhou mais uma inscrita! Sucesso pra você hoje e sempre! :)
@denispaes7811 Жыл бұрын
Normalmente eu não faço comentários em vídeos. Mas nesse aqui eu não pude deixar passar. Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento! Com certeza um dos vídeos mais úteis que eu assisti em 2023. Parabéns. Ganhou mais um inscrito.
@ViviFadinha Жыл бұрын
Eu já sou a "loca dos caderninhos" tenho diário desde dos 9 anos, agenda, caderneta de anotações, e um caderno de estudos (não faço faculdade então uso pra aprender coisas por conta própria) mas AMEI essa ideia do caderno de conhecimento... vou criar mais um caderninho 😁😁
@mariagabriella236610 ай бұрын
Eu sempre usei agenda digital, mas vi uma amiga que usava física e pensei: pq não? Então em 2023 comprei um planer e usei o ano todo! Me ajudou MUITO não imaginava como ia mudar tanto. Eu me comprometia mais em anotar e me lembrava dos compromissos e datas mensais. Esse ano (2024) escolhi fazer um bullet jornal, que apesar do que as pessoas pensam, ele não é aquele caderno todo decorado kkkkkkk. Ele é simplesmente uma agenda personalizada que vc adapta para as suas metas e o seu jeito, não demora nada para anotar, já deixo tudo pronto e está sempre do meu gosto com as minhas necessidades. Com essas experiências fui aprendendo a importância de escrever e isso me deixou melhor CMG mesma, pq anoto oq eu penso e sinto e isso faz com que eu respeite qnd eu estou bem e quando estou mal, tem dias que vou conseguir fazer muitas coisas e tem dias que eu tenho que descansar. Isso me ajudou muito!
@belsanz Жыл бұрын
Quando ensinamos, aprendemos duas vezes. Eu amo cadernos. Tenho uma caderno "Minhas notas" onde coloco tudo que é importante guardar. Esse livro de perguntas já tinha visto e pensei em adquirir, mas acabou passando e esqueci. Esse ano não fiz agenda, mas confesso que sinto falta. Adorei o video. Cai aqui de paraquedas e já vou olhar os outros videos e ver do que se trata o canal.
@victorsouza57093 ай бұрын
Sou de humanas (filosofia/serviço social) mas admiro muito os ofícios manuais como serralheria, marcenaria e alvenaria/construção, jardinagem... e os pratico na medida do possível. Quando quero entender algum tópico, pego várias fontes (livros e vídeos) e daí anoto no caderno a melhor explicação que eu possa formular. Fazer uma pesquisa/registro dessa forma permite unificar várias dicas e ensinamentos num só lugar.
@PatyLavir Жыл бұрын
Muito legal Rapha. Eu faço e uso muitos cadernos e falo muito sobre isso também no meu pequeno empreendimento. Acho legal porque muitas pessoas não tem esse hábito e ajuda tanto de várias maneiras.
@CissaML Жыл бұрын
Tenho um caderninho de citações que eu vou tirando dos livros que leio. Adorei essa ideia do livro de conhecimentos. E enquanto ouvia seu vídeo, comprei pela Amazon o livro de perguntas, que ontem mesmo paquerei na livraria (como tenho paquerado há anos) mas não levei. Intrínseca, dá valor a ele! Kkkk
@RodolfoLimacbx Жыл бұрын
*8:38** • EXATAMENTE!* Esse pra mim é o método mais prático de aprender algo na minha fase atual! Se eu deixar pra depois, esqueço. É muito desconfortável porque muitas vezes não estamos com nosso caderno perto, mas infelizmente é o famoso se vira: pausa, dá teu pulo pra vida, vai pegar teu caderno (até mesmo o bloco de notas do cel ou notebook, que seja) mas não deixa de anotar!
@barbaramartins2811 Жыл бұрын
tenho diários e acumulo agendas há muitos anos, mas nunca pensei em ter um "caderno de conhecimentos" que ideia legal! vou pegar um dos meus cadernos em branco e fazer isso imediatamente!
@mariazinha.w_w6839 Жыл бұрын
Gosto de escrever como me sinto, meus pensamentos e fazer reflexões sobre a minha vida (internamente e externamente). Realmente dá uma grande diferença escrever a mão, em algo físico e 'real', do que depositar toda essa autoessência em um celular, ou algo virtual.
@talitadoliveira Жыл бұрын
Em 2020 sofri um acidente e isso mudou completamente minha vida. Acabei afastada do trabalho por 1 ano e 4 meses pra me recuperar. Ali, no meio da pandemia também, comecei a escrever todo dia. Eram estudos, pensamentos, o que estava sentindo todos os dias… Mantenho o costume até hoje e me ajuda muito a aliviar as tensões da vida, além de olhar pra trás e me lembrar todos os dias que sou uma pessoa melhor do que era antes.
@FilipeGuermandi Жыл бұрын
nossa, vou fazer um carderno diario pra mim me organizar melhor, porque meu "caderno diario" hoje é um grupo só comigo no whatsapp jogado la com ideias kkkk
@paulaevelynsilva9345 Жыл бұрын
Amo isso. Faço isso desde dos meus 8 anos, escrevendo as músicas que gostava. Mas consegui guardar meus diários, agendas e cadernos nos meus 14 anos de idade até hoje😍 assuntos bem variados 😍
@anapaulafernandes7521 Жыл бұрын
Nunca tinha pensado em fazer um caderno de conhecimentos, mas acho que vou fazer um começando com informações que eu gosto, tipo astronomia, no momento além dos cadernos de estudo eu tenho um de planejamento e um pra scrapbook, eu posso literalmente ficar horas fazendo colagem então acho que vai ser interessante fazer um de informações
@claudiosantanna4174 Жыл бұрын
Gostei muito da ideia. Vou estimular o meu filho a adotar um caderno desse. Ele tem dez anos e é muito curioso. É fã do Maurício de Souza, Vive desenhando e escrevendo histórias. Acho que vai ser muito útil.
@rivaelpl Жыл бұрын
Eu adotei o hábito de cadernos e diários já faz uns 10 anos. A minha vida tem uma time line de anotações que revisito a cada um ou dois anos. Ajuda na memória e na parte criativa. Ajuda também a reaproveitar idéias inteiras ou parte delas.
@mochilagemavante8825 Жыл бұрын
Estou impressionado com a quantidade de mulheres aqui assistindo um assunto tão interessante. Parabéns pelo canal.
@iaraisabel1 Жыл бұрын
A melhor explicação para o caderno de conhecimentos. Simples, orgânico... Adorei!
Que delícia ter te encontrado!!! Continue com o conteúdo, é muito bom! Me identifiquei muito com sua linha de pensamento. Eu fazia caderno de conhecimento e parei. Era muito orgânico, baseado na alimentação do que chegava até mim. Faz um ano que mudei isso e fui para os cards de curiosidades. Em cartões pequenos, eu selecionei um assunto e inseri fatos sobre ele. A regra que criei é que o card seguinte precisa derivar do anterior. Então, um deles era sobre o gim, o seguinte seria sobre perfume e o próximo sobre baleias. (Sim, um deriva do outro). Aprendi tanto fazendo isso! Mas sinto falta desse orgânico, pois o fluxo de informações hoje é muito veloz. É proveitoso segurar na mão o que é relevante. Adorei a ideia de uma pergunta por dia. Um abraço.
@Wandareginalaguna Жыл бұрын
Eu sou professora de historia aposentada. Aos 15 anos minha amada professora de francês me escalou para fazer aulas de francês para colegas que vinham de outras escolas e não tiveram francês na primeira, segunda ou terceira série do ginásio - sou desse tempo kkkkkk. Descobri que ensinar me ajudava mais do que simplesmente estudar. E fiz isso a vida toda. Hoje dou aulas de dança do ventre e dança cigana. Para continuar aprendendo. E, claro, faço aulas também.
@PriscilaAPaiva Жыл бұрын
Na verdade o bullet journal é um método que usa um caderno e uma caneta só. O povo que enfeitou demais e complicou o negócio 😂😂😂. O meu eu fiz bem simples só com alguns adesivos e canetas coloridas porque eu gosto, mas não é necessário não. Amei a idéia do caderno de anotações e da valorização da nossa Língua!
@gabrielle268711 ай бұрын
eu comecei a fazer um caderno em que anoto tudo que eu acho importante de um livro que estou lendo, seja um momento importante, uma frase impactante, algo que fez lembrar um acontecimento... anoto td que acho relevante para mim e geralmente converso comigo mesmo em forma de escrita.. tipo um diario, mas, não chamo de diario, e sempre tiro um momento para ficar relendo oq foi escrito