Ótimo vídeo sobre algo bem polêmico só acredito que faltou comentar sobre o nó na ponta da corda (que é óbvio) e uma possível pane como iria se comportar nas diferentes formas utilizo os dois tipos pois acredito que é melhor na montanha e outro é melhor para esportivas ✌🏼 a intenção é agregar.... parabéns pelo canal
@CatorzeDez2 жыл бұрын
Cara, sei que faz tempo que vc comentou kkkk. Mas já que tocou nesse assunto, se ao invés de eu dar um nó na ponta da corda eu uní-las por um nó, qual seria a desvantagem, digo isso porque uma vez eu fiz o rappel, desencordei e começei a puxar uma ponta da corda sem desfazer o nó :.) Aí minha corda ficou presa lá em cima e deu o que fazer pra tirar. Nesse caso unindo as pontas não ocorreria esse problema.
@DiegoSilva-kt6xj2 жыл бұрын
Eu acho incrível que vc já vai respondendo as argumentação dos chatos kkkkk
@pedropibernat3032 жыл бұрын
Parabéns pelos vídeos! Com relação ao tema, eu também prefiro o backup do freio na parte de baixo para escalada esportiva. Mas um ponto que não foi comentado e que seria uma vantagem do backup na parte de cima é que, caso não tenha um nó na ponta da corda e ela venha a passar pelo freio, provavelmente o backup na parte de cima vai segurar.
@flatku4 жыл бұрын
Muito bom, obrigado. Incentivo ao raciocínio, em oposição a uma receita pronta e dogmática. Parabéns
@luisinhumor4 жыл бұрын
Mais um otimo videos, na minha opiniao fico com o back up em baixo e o freio estendido questao anatomica msm.
@Therpenos4 жыл бұрын
Valeu Vini! Ótimos argumentos com excelente didática. Abs
@viniciusmaltauro4 жыл бұрын
Valeu man!
@Jr.cicloviagem4 жыл бұрын
Mano gosto muito dos seus vídeos são muito bem explicados parabéns, prefiro o backup do freio em baixo acho mais seguro, igual você falou só acho complicado pra se ganhar de volta tipo quando passa da próxima parada do próximo rapel é muito ruim pra se ganhar de volta..mais é isso mesmo.kk
@CarlosToquim4 жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho. Em baixo sempre. Muito bom para desmontar vias.
@cayxd4 жыл бұрын
Continua com o canal Vinícius, gostei de mais do conteúdo 👋👋👋
@viajantessomosnos39464 жыл бұрын
Nos inscrevemos hoje, mas sempre o vimos com os Traveleiros. Deixamos um forte abraço. Jaime Tadeu e Simone, aqui de Sorocaba-SP.
@viniciusmaltauro4 жыл бұрын
Valeu Jaime e Simone!
@aleperenyi4 жыл бұрын
Prefiro o backup embaixo. Pq quando coloco em cima acontece isso que vc falou, o prussik recebe muita carga e depois fica mais difícil de continuar o rappel
@cristhov62372 жыл бұрын
Fiz uma decida na cachoeira dos mineiros em Angatuba para testar os dois métodos, show!!!!!
@Jorge_nasck1234 жыл бұрын
Vídeo muito explicativo parabéns pelo trabalho
@altecsolucoesverticais28612 жыл бұрын
Muito bom! Parabéns pelo conteúdo! 👏🤓
@maxlima1994 жыл бұрын
Com o back up acima e evitar o problema com o cabelo, é só usar uma fita maior para que fique acima da cabeça.
@thomasschulze83973 жыл бұрын
*Treinamento* - Eu treino os dois. Uso um segredinho quando o nó blocante está acima para eu poder sair fácil do aperto do nó blocante. - No último rapel, dia 03 de julho de 2.021, usei o Machard bidirecional abaixo. a corda era fina e nova (10mm), e usei um redutor (aumento de fricção, uma das 9 maneiras que sei usar o freio 8), um redutor de velocidade. Então, blocagem abaixo.
@gabrielvidotti3 жыл бұрын
Cara aonde eu acho sobre o assunto, tem livro ou blog que me indique ?
@thomasschulze83973 жыл бұрын
@@gabrielvidotti videos de encorda2. depois procuro um mais legal dele e te envio.
@thomasschulze83973 жыл бұрын
@@gabrielvidotti Esse, não é o que uso mas é muito interessante: kzbin.info/www/bejne/sGilkoeaiNl0rLM
@thomasschulze83973 жыл бұрын
@@gabrielvidotti Esse é magnífico com o nó belonesi! Recomendo treinamento em baixa altura! kzbin.info/www/bejne/oIHdpWWheM2DqsU
@thomasschulze83973 жыл бұрын
@@gabrielvidotti Ôpa! É informação sobre o segredinho ou as maneiras de uso do freio 8?
@AllanMay2 жыл бұрын
ótimo conteúdo! parabéns!
@gabrielcorbettatakehana3 жыл бұрын
Muito bom mano
@viniciusmaltauro3 жыл бұрын
Só agradeço
@rafaellotrombetta88023 жыл бұрын
Muito bom!
@leonardorodriguesdeleone24353 жыл бұрын
Vini, posso usar uma fita/sling de dyneema pra fazer o nó blocante ao invés do cordelete? Quais seriam os prós e contras?
@viniciusmaltauro3 жыл бұрын
Fala Leonardo! O ponto de fusão (temperatura em que o material derrete) da Dyneema é muito menor do que o do Nylon (145°C vs 230°C) . Por essa razão não é uma boa ideia, já que a fita pode (e vai) derreter comprometendo sua capacidade de carga). Existe, no entanto, uma situação em que seria aceitável fazer uma volta de fricção (Prusik, Autoblock, Klemheist, Machard etc) com uma fita de dyneema ao redor de uma corda. Essa situação seria quando a volta não desliza pela corda, ou seja, sem atrito, sem calor, sem derretimento, como é o caso em alguns sistemas de polias ou quando fazemos um back-up de uma transição.
@thomasschulze83973 жыл бұрын
*Pergunta* - Quando o nó Machard bidirecional começou a ser chamado de autoblock?
@viniciusmaltauro3 жыл бұрын
Não tenho confirmação nenhuma, mas existem algumas evidências que podem ajudar a deduzir: Em 1961, Serge Machard inventou a volta e deu o nome de "Nó Espiral" (tradução livre) e, depois de uma argumentação com membros de seu clube alpino, ficou decidido chamar a volta de "Machard" seguindo a mesma lógica do "Prusik" de dar o nome do inventor ao nó/volta. Imagino que o nome autoblock tenha aparecido quando a volta finalmente chegou em algum país onde se fala inglês, talvez somente quando cruzou o Atlântico e chegou nos EUA? Quem sabe!
@thomasschulze83973 жыл бұрын
@@viniciusmaltauro Caramba! Obrigado pela atenção e resposta em tempo recorde. Eu prezo que se mantenha a nomenclatura original, pois caso contrário, poderá virar bagunça. Por exemplo, faz tempo, um escalador perguntou se eu usava "magui". O quê? (respondi). O pózinho branco... Concluindo: magui = mag = magnésio = carbonato de magnésio.
@EvertonMarceloEMCursos3 жыл бұрын
@@viniciusmaltauro Meu irmão já assisti alguns vídeos seu e gostei bastante pela didádica, nível de informações e pelo incentivo ao raciocínio. Mas essa resposta, citando o criador do nó e o período de criação. ADOREI. ganhou um admirador meu irmão. Que DEUS abençoe você e sua família em nome de JESUS. Um forte abraço.
@BOIDEMEIA3 жыл бұрын
Não consigo ver como questão de preferência. A lógica do backup é ter um na falha do outro. Na opção backup abaixo do freio, o cordelete atua primeiro e caso ele falhe (e o backup só é cogitado na falha de um sistema) o freio em cima não atuará, pois não é blocante e no tranco da falha, a queda pode não ser sustentada com as mãos segurando a corda. Do contrário, o freio sendo usando em primeiro lugar, caso o sistema venha a falar, o backup por cima entrará em ação logo em seguida, evitando o risco da queda. Gosto de pensar nessa lógica e queria ver a opinião de vocês a respeito ... obrigado e ótimo vídeo.
@viniciusmaltauro3 жыл бұрын
Ótimo ponto que vc levantou Flavio! Aqui vai minha perspectiva: Eu vejo o "backup do rapel" como um backup para a minha mão (por isso também chamamos de "terceira mão"). Sendo assim, caso a minha mão falhe (se eu bobear ou desmaiar ou for atingido por queda de pedras e instintivamente usar as mãos para me defender) o cordelete entra em ação. Dito isso, ainda resta olhar para outros detalhes da interação freio-terceira mão. Quem deveria trabalhar no rapel é o freio, portanto ele é o "sistema primário" aí. Se o freio falhar (digamos que montei errado), o meu peso será transferido para o cordelete que irá se agarrar na corda e segurar meu peso (até então, o cordelete deveria estar justo, mas não agarrando a corda). Isso vai acontecer independentemente de o cordelete estar abaixo ou acima do freio. Uma diferença importante naquele primeiro caso, de eu soltar as mãos mas o freio estar corretamente instalado, é que se o cordelete estiver abaixo do freio, ele irá segurar uma carga baixa suficiente apenas para travar o freio (a mesma força que eu faria com a mão abaixo do freio) enquanto se estiver acima ele irá segurar todo o peso do meu corpo (fará tanta força quanto eu faria se estivesse me pendurando na corda com as mãos sem nenhum freio). Importante ressaltar de novo que, com o backup abaixo do freio, se o cordelete estiver tão próximo do freio que chegue a encostar, ele não vai travar.
@BOIDEMEIA3 жыл бұрын
@@viniciusmaltauro :)
@igordeocosta Жыл бұрын
@@viniciusmaltauro essa explicação foi simplesmente genial. Precisa! Parabéns pela didática!
@pedrohenriquelima57253 жыл бұрын
Sem o longo não é possível usar o nó blocante acima do freio ? Obrigado
@viniciusmaltauro3 жыл бұрын
Basta o cordelete ser longo o suficiente para fazer a volta e fricção e conectar com a cadeirinha sem ficar tão colado no freio (um palmo de distancia já resolve).
@Alanowolflonely3 жыл бұрын
man, tem algum ascensor com corda dupla? pra escalada em arvores por ex, tem algum video falando sobre?
@viniciusmaltauro3 жыл бұрын
Boa pergunta, não conheço nenhum além das tradicionais voltas de fricção (Prusik, Machard e cia).
@luizjrcoiote3 жыл бұрын
Ter que voltar (escalar) pra soltar o backup é pior né, prefiro embaixo.
@viniciusmaltauro3 жыл бұрын
Também prefiro embaixo!
@airtonisiara3 жыл бұрын
Faaala Vini, eu descobri o nó valdotain esses dias e queria saber se ele poderia ser usado como backup acima do freio.
@viniciusmaltauro3 жыл бұрын
Se você quer fazer o backup acima do freio ele é uma boa opção sim Airton. Essa volta de fricção é especialmente popular no canionismo. Sempre vale aquela ressalva: aprenda e pratique em ambientes controlados antes de sair inovando parece adentro!
@flaviodl4763 Жыл бұрын
Um ponto que não vi sendo comentado por aqui é que o "back up" é uma redundância, um mecanismo que tem como único objetivo nos salvar quando o aparelho falha. E não facilitar nossa parada quando precisamos parar no meio do rapel. E um ponto vital, neste ponto, é que ele serve como salvaguarda quando o aparelho passa da ponta da corda, seja pelo motivo que for. Pensando assim, o "back up" não faz sentido em ser montado por baixo do atc (ou do aparelho que for) pois, neste caso, se e quando a ponta da corda passar do atc ela já teria passado do prussik. E nós já estaríamos mortos! É bem simples a razão pela qual se deve usar o aparelho por baixo do back up: para salvar nossas vidas! E não para ser fácil ou prático.
@viniciuscollaco Жыл бұрын
Não é para esse tipo de backup o sistema mostrado. o sistema mostrado é para caso perca a mão de freio por algum motivo. Esse backup de passar a corda pelo atc é só colocar um nó no final da corda.
@flaviodl4763 Жыл бұрын
@@viniciuscollaco Sendo bem sincero, back up é back up. É para nos garantir uma segurança extra. E por um motivo bem simples: ninguém escolhe a hora ou o tipo de acidente que vai sofrer. O conforto e a facilidade devem ser secundários, ainda que desejáveis. Sim, o nó na ponta da corda é fundamental. Mas quantos aqui já não rapelaram sem o nó, seja por esquecimento, seja porque o nó se desfez ou mesmo porque era inviável? Aqui no Roi de Janeiro, lá em Copacabana, no parque da Chacrinha, há uma via em que não se pode fazer o nó na ponta da corda simplesmente pelo risco da mesma ficar presa dentro de uma fenda. E, neste caso, é importantíssimo se manter o back up acima do freio, para o caso de se passar da ponta da corda. Aliás, como em qualquer outro caso.
@viniciuscollaco Жыл бұрын
@@flaviodl4763 Mas aí se utiliza outra técnica. Por sinal ter o prussik em cima não vai te garantir nada em um caso de acabar a corda do rapel. Por sinal esse é caso que mais tem acidente no rapel, chegar no final da corda e não ter um nó no final dela. Em casos que não dá para jogar a corda até o final do rapel por ter árvores ou no caso que você comentou, tem técnicas para fazer o rapel com a corda junto da cadeirinha. Isso não pode ser um motivo para não fazer um nó de parada.
@flaviodl4763 Жыл бұрын
@@viniciuscollaco Como assim, ter o prussik por cima não vai garantir nada caso se passe da ponta da corda??? Desculpe, mas realmente não entendi. Até porque, quando o mesmo fica por baixo, aí é que não garante nada, já que a segurança extra do back-up escapa antes do aparelho de rapel. Pode testar que é exatamente o que você deve descobrir. Eu mesmo já testei diversas vezes antes de me decidir. E, lembre-se, você pode fazer tudo certo milhares de vezes. Mas basta uma só para você perder sua vida. Neste ponto não se trata de deixar de fazer o nó na ponta da corda, mas de aceitar que eventualmente podemos errar ou o sistema pode se desfazer e falhar. Nós não queremos que aconteça, mas acontece assim mesmo. Independente de nossa vontade. E quem já fez uma Grande Leste, por exemplo, ou um Dedo de Deus, e teve que rapelar à noite, talvez no frio e até com alguma chuva ou neblina, vai saber que estamos sempre à mercê de errar. Ainda que os erros sejam maiores nas escaladinhas de um ou dois esticões, onde prestamos até menos atenção. Nós não queremos errar. Nunca! Mas erramos assim mesmo, de vez em quando. Por isso que quanto maior a segurança, melhor. E isso o prussik por baixo não fornece.
@viniciuscollaco Жыл бұрын
Não garante pois o prussik estará a uns 30 - 40 cm do atc, no rapel estaremos constantemente deixando o prussik largo para possibilitar a descida. Nesse caso hipotético de perceber o final da corda passando pelo atc, pode ser que ele passe pelo prussik antes de apertar a corda também. Por isso disse "não garante", e por isso não é o propósito desse tipo de backup. Inclusive deve falhar sempre, pois com o prussik em cima o comum é ficar com a mão em cima do nó, vai ser muito rápido o final da corda passar pelo atc e o prussik antes de qualquer tempo de reação, além de não ter tensão o suficiente na parte debaixo para o prussik morder a corda.
@pixacaocuritibana9123 жыл бұрын
Rapel não usa trava queda ?
@viniciusmaltauro3 жыл бұрын
Rapel no contexto da escalada em rocha não, usamos somente este "terceira mão" ou, mais comumente chamado "backup do rapel". Já no contexto do trabalho em altura sim, se usa trava quedas. O trabalhador se posiciona em uma corda e, normalmente tem uma segunda corda com um trava quedas formando um sistema inteiro de backup. Pro pixo seria o ideal, masssss... fica mais caro, mais pesado e menos ágil!
@viniciusfreitas66432 жыл бұрын
Embaixo e melhor mais facil de manusear, como disse em lugar quente pouca roupa.
@TSchulzeMasterClimb Жыл бұрын
Acima! Porém com um segredinho...
@verticaladventures4 жыл бұрын
E o bkp na perna, já usou? Abc
@viniciusmaltauro4 жыл бұрын
Já usei sim. É o seu favorito? Quais são as vantagens e desvantagens?
@clubealpinobrasileiro4 жыл бұрын
Prefiro o backup por cima pois se acontecer algo que precise mexer ou ser retirado o freio, o prussik já está acima, fácil travar e soltar o que for preciso, se for por baixo precisa de mais um prussik para sair desta situação. mas em nosso treinamento explicamos os dois e deixamos a carga das pessoas, normalmente que tem mais experiência prefere por cima quem tem menos por baixo.
@carolinabraga55804 жыл бұрын
Da onde vc tirou isso? Que experiente é por cima e quem tem menos experiência é por baixo. Eu escalo a um tempinho já e nunca vi escalador colocar o nò blocante em cima do assegurador. Talvez vc queira dizer que a galera do rapel use desta forma, porque na escalada eu só vejo sendo usado embaixo. ..👍👍
@viniciusmaltauro4 жыл бұрын
Fala Carolina (e Clube Alpino Brasileiro), também não acho que a preferencia por um ou outro método está relacionada ao nível de experiência. De fato, os guias mais experientes que eu conheço nos EUA usam o backup abaixo do freio. Me parece ser uma questão mais relacionada com preferencias pessoais e com diferentes escolas....e diferentes freios. Obrigado por se engajarem no assunto!
@carolinabraga55804 жыл бұрын
@@viniciusmaltauro sim, tbm acho que é só uma questão de preferência e são duas técnicas. Acredito que a melhor técnica é a que vc está familiarizado e seja segura, agora técnicas existem várias com pontos positivos e negativos. O lance é ter a mente aberta para conhecer e entender as mesmas.. valeu.
@arycarlos79534 жыл бұрын
@@carolinabraga5580 Eu uso mais acima do que abaixo do freio. Acho que para quem tem pouca experiência fica mais fácil usar o freio abaixo porque é mais fácil de visualizar e dá mais sensação de segurança qd vai dando corda. Mas depende do gosto de cada um.
@flaviodl4763 Жыл бұрын
@@carolinabraga5580 Aí é que está: não se trata de preferência, mas de se pensar em sua segurança. Caso a ponta da corda escape, você prefere ainda ter o back up por cima ou prefere ele por baixo, onde teria saído antes? Sim talvez você fique presa. E aí teria um problema para sair. Mas, pelo menos, estaria viva para poder sair!