Tap to unmute

Por que o Japão tem 9 milhões de casas abandonadas

  Рет қаралды 231,249

BBC News Brasil

BBC News Brasil

Күн бұрын

Enquanto o preço de imóveis novos e velhos dispara em grandes metrópoles globais, o mercado imobiliário do Japão tem uma característica curiosa: casas são como carros, ou seja, quanto mais tempo você as tem, menos elas valem.
Por trás disso estão peculiaridades do Japão, como os terremotos, e uma crise demográfica profunda. Mas alguns titokers estão tentando trazer essas casas de volta à vida. Neste vídeo, o repórter Shin Suzuki como é morar nas akiyas, as casas abandonadas do Japão, e por que elas chegaram a um número recorde.
#bbcnewsbrasil #noticias #japão #akiya #moradia
Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbcbrasil.com

Пікірлер: 720
@ytshack1
@ytshack1 22 күн бұрын
Continuem trazendo temas como esse! Por favor! É muito importante saber o que está rolando nessas temáticas ao redor do mundo.
@Esengan
@Esengan 20 күн бұрын
Enquanto no Japão o governo dá 10 mil reais para quem ter filho e ninguém quer isso, aqui no Brasil eles fazem por causa do Bolsa Família, filhos um atrás do outro, lamentável
@judasjoga
@judasjoga 9 күн бұрын
Pega pra ti hahahahah
@amaltex_77
@amaltex_77 22 күн бұрын
A estimativa é quase 92% da população japonesa vive nas grandes cidades, o que torna o Japão um país altamente urbanizado e populacional, são milhões em Tóquio, Osaka, Nagoya Yokohama.
@eduardocajias5626
@eduardocajias5626 22 күн бұрын
Algumas regiões da Espanha (e outros países da Europa) também são assim!
@Di_aeon
@Di_aeon 22 күн бұрын
mais ou menos, ocorre que lá vc atravessa a rua e é outra cidade rsrs é tudo muito grudado
@lepariff4174
@lepariff4174 21 күн бұрын
​@@eduardocajias5626bem lembrado, a Espanha tem uma similaridade gigantesca com o Japão
@lepariff4174
@lepariff4174 21 күн бұрын
​@@Di_aeonisso se chama conurbação rsrs
@Esengan
@Esengan 20 күн бұрын
Enquanto no Japão o governo dá 10 mil reais para quem ter filho e ninguém quer isso, aqui no Brasil eles fazem por causa do Bolsa Família, filhos um atrás do outro, lamentável
@washingtonluiz7095
@washingtonluiz7095 22 күн бұрын
A analogia com carros parece interessante; é custoso adaptar a novas regras de habitação, o que no caso deles por causa dos terremotos é bem sério. E o destaque vai para a fertilidade, caindo em países desenvolvidos. Acho que é no canal da DW que tem algo sobre a Coreia do Sul e a causa principal é ser difícil demais criar filhos no ritmo de trabalho e condições de vida disponíveis.
@guilhermeaugustomartinsmor8981
@guilhermeaugustomartinsmor8981 4 күн бұрын
sim, mas aqui no brasil a ideologia dominante diz que a culpa disso esta no feminismo ,homossexualidade e etc .Sendo que na vdd o "problema" esta no sistema capitalista que torna muito custoso ter um filho
@cleibibarroso3384
@cleibibarroso3384 20 күн бұрын
Moro no Japão , aqui mesmo do lado onde eu moro tem um conjunto habitacional enorme abandonado ,com mato subindo pelas paredes !!
@RafaelaBittencourt-k3t
@RafaelaBittencourt-k3t 18 күн бұрын
Já, já algum estrangeiro compra e enriquece com isso.
@karloseduardo7176
@karloseduardo7176 17 күн бұрын
@@RafaelaBittencourt-k3t e vai vender depois pra quem?
@fabianarocha7905
@fabianarocha7905 16 күн бұрын
Então, vi uma reportagem que muitos vivem em casas caixas ou gaiolas
@Helio-c4y
@Helio-c4y 16 күн бұрын
@@karloseduardo7176 Ouvia falar que muitos estrangeiros compram esses imóveis e transformam em pousadas para acomodar os turistas estrangeiros.
@SyzzPalestrina
@SyzzPalestrina 16 күн бұрын
P q acontece isso???????
@venusbcarmesim27
@venusbcarmesim27 22 күн бұрын
Aqui no Brasil tem milhares sem ninguém morando só pela Especulação Imobiliária. Enquanto no Japão é pessoas indo para cidades grandes, especulação imobiliária ( locais com muitas casas vazias é bom para empresas fazerem suas sedes ou grandes imobiliárias ) e declínio da natalidade.
@valmirsilvadossantos5201
@valmirsilvadossantos5201 21 күн бұрын
Boa tarde. Com a crise populacional isso vai piorar, vão sobrar imóveis, mas ninguém quer comprar porque a renda diminuiu e as pessoas vão trabalhar mais e vários empregos, devido a escassez de mão de obra e o fim da divisão de trabalho, sem falar que não vão mais construir residências porque não vai ter operários, e esse é um dos agravantes do déficit populacional.
@PazSonoraBR
@PazSonoraBR 21 күн бұрын
São Paulo que o diga!! Nunca se viu tanta verticalização!!
@MR.R315
@MR.R315 21 күн бұрын
Observe: É uma utopia acreditar que dá para zerar esse numero. Nem todos desejam a mesma coisa... Para chegarmos num extremo, podemos notar que existem pessoas que se MATAM. Se nem todos querem viver, será que é seguro dizer que todos querem uma casa? será que esta é a prioridade de todos? Disclaimer: Esta é uma técnica filosófica chamada maiêutica.
@henrique.sb87
@henrique.sb87 21 күн бұрын
​@@PazSonoraBRverticalização n é problema, é solução. E tem q ser verticalização inteligente, onde o térreo sejam imóveis comerciais, praças etc, pois com isso, tem-se mais pessoas próximas ao trabalho, menos usando carros e mais imóveis sendo ofertados. Na regra, mais imóveis se traduz com menor preço.
@junior_6735
@junior_6735 12 күн бұрын
Quero muito que estoure essa bolha imobiliária no Brasil. Tô nem aí.
@eduardomacedo2393
@eduardomacedo2393 22 күн бұрын
Ótima reportagem, muito aprendizado. Precisamos de conteúdo como este. Parabéns...
@zp7767
@zp7767 22 күн бұрын
O Japão só está passando por crises q quase todos os países "desenvolvidos" do mundo passarão, principalmente na Europa
@luisviveiros8450
@luisviveiros8450 21 күн бұрын
Aqui também vamos passar. Mas com o agravante de que não temos a estrutura e a tecnologia dos países desenvolvidos. Em suma, vamos ficar velhos, antes de sermos ricos 😢
@BrasileirosemIzumo-nq4pg
@BrasileirosemIzumo-nq4pg 20 күн бұрын
Aqui também logo logo. Estamos perdendo o bônus demográfico sem a devida contrapartida. Já estamos em 1,8 filhos por mulher.
@Esengan
@Esengan 20 күн бұрын
Enquanto no Japão o governo dá 10 mil reais para quem ter filho e ninguém quer isso, aqui no Brasil eles fazem por causa do Bolsa Família, filhos um atrás do outro, lamentável
@Esengan
@Esengan 20 күн бұрын
@@luisviveiros8450 Enquanto no Japão o governo dá 10 mil reais para quem ter filho e ninguém quer isso, aqui no Brasil eles fazem por causa do Bolsa Família, filhos um atrás do outro, lamentável
@gustavol2977
@gustavol2977 18 күн бұрын
​@Esengan nada a ver. No Brasil a taxa de natalidade é mais baixa do que na França. E o adicional por filho no Bolsa Família não paga nem as fraldas. No Japão não tem qualidade de vida pra se ter uma família, é só trabalhar e trabalhar. A sociedade também espera das mulheres que elas sejam donas de casa e mães, mas as empresas do Japão não ajudam nenhum pouco nisso, e o homem japonês participa pouco das tarefas domésticas, o resultado e nenhuma mulher querer ter filho.
@luisapinheiro8820
@luisapinheiro8820 21 күн бұрын
Há tempos o geógrafo David Harvey fala que, segundo mapeamentos feitos em diversos países, há mais casas e apartamentos ociosos e sem cumprir sua função social (habitação) do que pessoas em situação de rua. Casos como esse da reportagem mostram uma outra faceta dessa questão. Sempre muito interessante ter conhecimento sobre o que acontece em outros contextos culturais e econômicos.
@Esengan
@Esengan 20 күн бұрын
Enquanto no Japão o governo dá 10 mil reais para quem ter filho e ninguém quer isso, aqui no Brasil eles fazem por causa do Bolsa Família, filhos um atrás do outro, lamentável
@alessandrorodrigues7289
@alessandrorodrigues7289 16 күн бұрын
"cumpri função social" kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk... Não existe Função social; isso é coisa inventada por socialistas hipócritas. Se eu comprar uma casa, e Não quiser morar nela, deixando-a abandonada, o Maldito Estado não tem que se intrometer na minha vida, pois o dinheiro gasto foi o meu, e não de vagabundos políticos. Tem que ser igual nos EUA; se vagabundo entrar em propriedade privada para invadir, tem que meter tiro nesses criminosos. Minha família era pobre, e trabalhou 30 anos para comprar uma casa; se eu quiser deixar minha casa vazia por 20 anos, nenhum vagabundo tem o direito de invadir; não existe Função social em propriedade privada. Isso é argumento de comunistas vagabundos que nada produz e querem tomar o que as pessoas construíram com muitos anos de trabalho.
@zetranquilo5459
@zetranquilo5459 22 күн бұрын
Para quem gosta de explorar lugares abandonados não irá faltar oportunidades. Todos os países terão boa parte do território abandonado nas próximas décadas devido ao colapso demográfico.
@rafa95910
@rafa95910 22 күн бұрын
Esse conselho é bom para quem é muito jovem, para adolescentes ou crianças ou quem ainda não nasceu, para adultos que tem a partir dos 30 já não compensa mais, pois, daqui que aconteça, o ciclo natural da vida já estará bem avançado e muitos não terão tempo nem ânimo para se aventurar em países estrangeiros.
@vozaocolossal6601
@vozaocolossal6601 22 күн бұрын
@@rafa95910 mano, até lá haverá uma guerra no mundo.
@rafa95910
@rafa95910 21 күн бұрын
@@vozaocolossal6601 pois é, tem isso também
@thatybc858
@thatybc858 21 күн бұрын
Colapso climático? Social? Vc está focado no problema errado
@rafa95910
@rafa95910 21 күн бұрын
@@thatybc858 uma guerra mundial é focar em problema errado? Em relação ao meio ambiente é ruim tão quanto uma guerra, mas crise social não chega nem perto do que uma guerra pode causar.
@georgeshiguekiyasui5950
@georgeshiguekiyasui5950 20 күн бұрын
Se não estou enganado, no Japão não se herda simplesmente um imóvel, como acontece no Brasil, onde se paga somente a transferência etc. Me lembro que havia um sistema em que o herdeiro tem que pagar uma fortuna para receber o imóvel. Isso seria um fator agravante. Pelo menos era o que eu fiquei sabendo, quando morei em Hokkaido 2005-2011
@thiagodovale3828
@thiagodovale3828 15 күн бұрын
O que eu sei é que no Japão o imposto sobre a herança é bem alto, alíquota bem maior do que a média do Brasil. Talvez seja por isso.
@cirodeoliveiraleite5749
@cirodeoliveiraleite5749 22 күн бұрын
Muito interessante, o incrível é que no Brasil com milhões de imóveis fechados ou abandonados e milhões sem casa sonhando em possuir um imóvel, assim vemos a gritante vergonha de distribuição de renda no país que teve mais de 300 anos de escravizados, uma situação muito triste!
@dangardan
@dangardan 22 күн бұрын
a base de todos os problemas do Brasil é a desigualdade, causada pelo elite do atraso. A violência, a falta de educação formal, a baixa produtividade do mercado de trabalho, tudo é consequência dessa desigualdade enraizada. Os representantes dessa elite do atraso que são os escravagistas do agro, os descendentes dos protegidos pelas capitanias hereditárias, membros do judiciário, etc; todos se imiscuam e se perpetuam no congresso. Junte a isso a visão destrutiva e especulativa do capitalismo e você entende o Brasil atual, pra não dizer que entende a "civilização judaico-cristã ocidental". A classe média encolhe ano a no nos EUA desde 1970 (PEW Research Center) e o futuro do "modelo" de sociedade do capital, o sonho americano, se esfacela. A retórica da meritocracia é uma falácia, nada mais que um mito (vejam a excelente palestra da professora Mariapia Veladiano aqui mesmo YT, titulo: Ricchi vs poveri: l'enigma del consenso: Não existe a liberdade se não há uma cota adequada de igualdade! Tem legenda em português) Deveríamos tomar consciência disso tudo, antes que a crise inevitável do modelo econômico aconteça. Não será amanhã, nem na quarta-feira que vem, mas a desigualdade se tornará tão grande que somente uma revolução social poderá trazer um novo modelo, visto que a sociedade aceita como normal essa desigualdade e como, bem dito por P. Freire, perpetua o ciclo: o sonho do oprimido (o pobre) é se tornar o opressor (se tornar um membro da elite do atraso).
@jrgq
@jrgq 22 күн бұрын
Se existem milhões de pessoas com casas sobrando e milhões de pessoas querendo uma casa, está tudo certo em nosso mercado. O problema seria se tivesse milhões de pessoas querendo uma casa e não houvessem casas para venda. O problema aqui é a baixa qualidade da educação, o que faz com que uma parte da população não tenha a renda necessária para comprar uma caso no valor que acha justo. Lembre-se que isto não é problema dos ricos, pois até nas favelas existe especulação imobiliária e imóveis a venda por preços relevantes.
@dangardan
@dangardan 22 күн бұрын
a base de todos os problemas do Brasil é a desigualdade, causada pelo elite do atraso. A violência, a falta de educação formal, a baixa produtividade do mercado de trabalho, tudo é consequência dessa desigualdade enraizada. Os representantes dessa elite do atraso que são os escravagistas do agro, os descendentes dos protegidos pelas capitanias hereditárias, membros do judiciário, etc; todos se imiscuam e se perpetuam no congresso. Junte a isso a visão destrutiva e especulativa do capitalismo e você entende o Brasil atual, pra não dizer que entende a "civilização judaico-cristã ocidental". A classe média encolhe ano a no nos EUA desde 1970 (PEW Research Center) e o futuro do "modelo" de sociedade do capital, o sonho americano, se esfacela. A retórica da meritocracia é uma falácia, nada mais que um mito (vejam a excelente palestra da professora Mariapia Veladiano aqui mesmo YT, titulo: Ricchi vs poveri: l'enigma del consenso: Não existe a liberdade se não há uma cota adequada de igualdade! Tem legenda em português) Deveríamos tomar consciência disso tudo, antes que a crise inevitável do modelo econômico aconteça. Não será amanhã, nem na quarta-feira que vem, mas a desigualdade se tornará tão grande que somente uma revolução social poderá trazer um novo modelo, visto que a sociedade aceita como normal essa desigualdade e como, bem dito por P. Freire, perpetua o ciclo: o sonho do oprimido (o pobre) é se tornar o opressor (se tornar um membro da elite do atraso).
@Mariaaamore
@Mariaaamore 21 күн бұрын
Só que pera aí, né? Muitos não vivem em certas casas porque não quer. Eu tô cansada de ver o governo criar lotes e mais lotes de casa para doação e remover pessoas de barracos. Elas, simplesmente, vendem a casa que ganhou e voltam pro barraco de onde foi tirada. Porque muitos não querem morar nos cafundós da cidade. Querem estar no centro, inclusive até aceitam moradias precárias só para estar perto do centro urbanizado do que numa fazenda com casa lá longe.
@ThiagoFernandes-rx5vs
@ThiagoFernandes-rx5vs 21 күн бұрын
​@@Mariaaamore , tinha um favela que estava em volta do meu bairro e no fim do meu bairro, um monte de área vazia, em que a prefeitura fez casas populares. Retiraram o pessoal da favela, colocaram lá. O pessoal fazia exatamente o que você disse - vendiam tudo a preço de banana e iam morar em outras favelas. Algumas iam lá na prefeitura reclamar que agora tinha que pagar água e luz (taxa mínima) e perguntavam se a prefeita da época iria pagar. De fato existem vários problemas em torno dessa questão, mas eu vi de perto o de as pessoas preferirem viver de auxílio do governo, de forma precária, do que ir atrás de um emprego e moradia digna.
@maiquephrancisco6371
@maiquephrancisco6371 21 күн бұрын
Minuto 3:59, Abroad in Japan, cara esse KZbinr britânico é um dos mais famosos da internet em questão da vida, sociedade e cultura no Japão.
@clawdineysantos6665
@clawdineysantos6665 22 күн бұрын
Bbc cada vez mais surpreendendo com conteúdo rico em informações. Parabéns 👏🏻👏🏻
@mayara.alencarf
@mayara.alencarf 15 күн бұрын
O Japão realmente é um país incrível, com muita oportunidade de emprego para estrangeiros com descendência assim como eu, o país é limpo, organizado e muito prático para se viver, porém a dificuldade e o valor altíssimo para trazer familiares e amigos tem dificultado a permanência da maioria de nós. Estou aqui pela terceira vez, amo o Japão mas meu coração também ama o Brasil! O ideal seria maiores oportunidades para ambos.
@italooliveira50
@italooliveira50 21 күн бұрын
Pra quem tiver achando “pq não dão as casas vazias para os sem casa, já que no BR temos o dobro do déficit”. Não é fácil assim, apenas cerca de 10% das casas vazias estão em condições plenas de habitabilidade.
@LadyLyn1234
@LadyLyn1234 22 күн бұрын
Continuem sobre esse tema! Tem muuuuita coisa sobre esse assunto
@HendersonHenry-p4q
@HendersonHenry-p4q 22 күн бұрын
Não vejo a hora de lançarem de vez o útero artificial.
@Esengan
@Esengan 20 күн бұрын
Enquanto no Japão o governo dá 10 mil reais para quem ter filho e ninguém quer isso, aqui no Brasil eles fazem por causa do Bolsa Família, filhos um atrás do outro, lamentável
@flaviocarvalho5374
@flaviocarvalho5374 20 күн бұрын
Aqui no Brasil existem as casas de veraneio q só são ocupadas em épicas específicas, o q é diferente de abandonada. No meu estado existem cidades q têm uma diferença enorme entre a população no inverno e no verão (flutuante).
@aprendizexplorador
@aprendizexplorador 22 күн бұрын
Gosto muito desse canal, sempre trazendo conteúdos interessantes e relevantes. Parabéns a todos da equipe pelo trabalho!!! 👏👏👏
@SeculossJP1
@SeculossJP1 20 күн бұрын
Eu moro no Japão a 30 anos ,não tem nenhuma vontade de ter uma casa aqui ! Poderia até ganhar uma dessas casa ,mas não compensa! A única coisa que vale é terreno o imóvel não tem valor mesmo sendo novo ! Reformar uma casa não compensa é melhor construiu uma nova ! Para demolir uma casa fica 30 mil dólares! Aqui tudo é descartável! Exemplo se uma pessoa quer montar uma loja de conveniência ela aluga um terreno e constrói o imóvel e se ele falir tipo em 2 anos o inquilino pergunta para o dono do terreno se ele quer a construção ou é para demolir ! Na maioria dos casos o dono manda demolir pq fica caro para demolir ! Quantas vezes Eu vi no mesmo terreno construir e demolir várias vezes em menos de 10 anos ,por isso que Eu digo aqui é tudo descartado.
@RafaelaBittencourt-k3t
@RafaelaBittencourt-k3t 18 күн бұрын
Compra essas casas pra alugar, besta
@jacielramiro
@jacielramiro 19 күн бұрын
O blogueiro gastou R$ 600 mil na casa, realmente é bem barata
@thiagotavares4893
@thiagotavares4893 9 күн бұрын
Ele comprou em dólar e não em real.
@Klausmc2026
@Klausmc2026 9 күн бұрын
No mesmo vídeo em questão aparece a conversão pra real que dá os R$600k.
@lucineadasilvasantos1851
@lucineadasilvasantos1851 19 күн бұрын
Conteúdo muito interessante, que venham mais. Valeu!
@kitosiqueira4815
@kitosiqueira4815 22 күн бұрын
Sim. Esse conteúdo é interessante. Obrigado
@dilmaalmeida6141
@dilmaalmeida6141 22 күн бұрын
Bem relevante o assunto abordado, assim é possível compreender melhor, questões habitacional, populacional de cada lugar. Parabéns!
@fsmoretto
@fsmoretto 22 күн бұрын
Excelente matéria. Qualquer matéria sobre o mercado imobiliário mundial é interessante!
@yatiesumizuka
@yatiesumizuka 21 күн бұрын
Não compensa reformar casas velhas no Japão. Em terremoto forte, elas cairão. Além disso, elas não tem um bom isolamento térmico, significa que você gastará muito dinheiro para manter aquecida no inverno, e gastará muito com ar condicionado no verão. E a grande maioria não tem ligação de esgoto, quer dizer que você terá que fazer uma fossa nova, porque a cada 30 anos precisa construir uma nova fossa. É por isso que os japoneses não tem interesse por esses imóveis. Eles preferem comprar apartamento no centro da cidade, porque fica perto de escolas, hospitais, estação de trem, posto de gasolina, supermercado, e muitas outras coisas. Enquanto algumas cidades estão se esvaziando, outras estão cheias de apartamentos de 20 andares sendo construídos. Os japoneses moram em cidades, e nos finais de semanas vão acampar nas montanhas.
@raquelolegario6467
@raquelolegario6467 22 күн бұрын
Isso vai acontecer no Brasil também porque a taxa de natalidade no Brasil já está abaixo de 2.1 que é necessária para manter a população estável a longo prazo
@Araosilvasousa-x3y
@Araosilvasousa-x3y 18 күн бұрын
Amém 😊😊😊
@guilhermepapa6377
@guilhermepapa6377 19 сағат бұрын
Achei legal essa matéria. Continuem trazendo essas particularidades que existem ao redor do mundo!
@PicassoNeves
@PicassoNeves 21 күн бұрын
Muito obrigado pelo conteúdo. A BBC sempre foi lendária em escrever artigos e fazer vídeos bons!
@AnaLucia-jk1dl
@AnaLucia-jk1dl 21 күн бұрын
Puts a gente sem casa ou pagando um absurdo de aluguel e tantas casas vazias😢
@wandersonsilva1489
@wandersonsilva1489 21 күн бұрын
Não é pq esta vazia que não tem dono 😊
@marcoantonioborgescardoso4373
@marcoantonioborgescardoso4373 7 күн бұрын
Ótima matéria, conteúdo muito bom, parabéns !
@HolligaMan
@HolligaMan 22 күн бұрын
Outro obstáculo no que diz respeito as casas localizadas no interior é que o locais hostilizam as pessoas de fora, inclusive cidadãos japoneses, por não seguirem as regras tradicionais locais. Algumas delas esdruxulas.
@jeanguimaraes5527
@jeanguimaraes5527 22 күн бұрын
Tá em Roma, faça como os romanos.
@Di_aeon
@Di_aeon 22 күн бұрын
sim, é muito complicado para o br por ex. não falar gritando, não ouvir música alta o dia todo, não separar o lixo etc
@crocodilosabio3949
@crocodilosabio3949 22 күн бұрын
@@Di_aeon o vira-lata, vem aqui, tem petisco!
@mateus7206
@mateus7206 22 күн бұрын
que palavra forte hostiliza kkkkkkkkkkk são bem receptivos ainda mais se respeitar a cultura deles
@cmxmo
@cmxmo 21 күн бұрын
já vi reportagem em q ficava explícito q pessoas de um vilarejo em vias de se acabar preferiam isso do que aceitar gente de fora pra manter o local vivo
@BrasileirosemIzumo-nq4pg
@BrasileirosemIzumo-nq4pg 20 күн бұрын
Padrão de qualidade BBC. Mostra a realidade sem apelar para títulos exóticos ou apocalípticos. Parabéns pelo conteúdo factual.
@RafaelaBittencourt-k3t
@RafaelaBittencourt-k3t 18 күн бұрын
Como assim?
@juliocesaralvesdossantos3512
@juliocesaralvesdossantos3512 16 күн бұрын
Conteúdo muito interessante, parabéns!
@nelsongoncalves6522
@nelsongoncalves6522 22 күн бұрын
muito obrigada, interessantíssimo
@antoniodeoliveiramaia9807
@antoniodeoliveiramaia9807 21 күн бұрын
EXCELENTE TRABALHO. O CANAL ESTÁ DE PARABÉNS!!
@marcosevaldomartins730
@marcosevaldomartins730 21 күн бұрын
Muito interessante essa reportagem. Parabéns
@Feixiao123
@Feixiao123 22 күн бұрын
Isso na verdade é uma armadilha. Essas casas são vendidas por preço mto barato, porém é muito caro para limpar a casa e mesmo que a casa seja mto barata o terreno não é! E custa uma fortuna igual qqr lugar comprar terreno se prepara para uma divida de vida.
@MatheusFerreira-wr3fl
@MatheusFerreira-wr3fl 21 күн бұрын
Bem legal essas reportagens, lembra um pouco o que a DW faz noticiando sobre a Alemanha, mas aqui o enfoque é mais amplo, e diferente e interessante. Por mais conteúdos assim.
@kintamanijp8509
@kintamanijp8509 21 күн бұрын
Reportagem muito interessante, moro no JP e vivencio isto no meu dia a dia!! Parabéns pela matéria!! :)
@AkioS15
@AkioS15 21 күн бұрын
no momento está havendo uma grande valorização em casas vazias, onde estão sendo reformados literalmente e vendidos por 1/3 de um imóvel novo! onde eu moro tem vários reformando e reformados!
@fabioricardosantos2053
@fabioricardosantos2053 21 күн бұрын
Um grande problema que precisa de soluções criativas...um tema que precisa ser mais explorado. Muito bom!
@gustavord474
@gustavord474 6 күн бұрын
Muito interessante o conteúdo, parabéns aos autores
@Marcelo-tz6du
@Marcelo-tz6du 22 күн бұрын
isso deve acontecer em SP, Salvador e Rio de janeiro la para 2050, a diferença que como temos muita favela, é colocar no chão para evitar o colapso, desde a crise de 2014 o valor dos imóveis tem sido corroídos e temos cada vez mais imóveis vazios na mão de grandes empresas q ganham com a especulação, só que a construção continua firme e forte, fazendo que em algum momento vamos ter um crash nas habitações, mas o governo deverá intervir para evitar esse crash, a galerinha hj com menos de 15 anos quando for adulto deverá ter menos dificuldade que atualmente para poder morar
@rafa95910
@rafa95910 22 күн бұрын
O Brasil, um país com tamanho continental, não era para tão cedo estar sofrendo com falta de habilitação, não era pra custar tanto construir moradias. Casas cada vez mais caras e menores, apartamentos, que parecem kitnets, sendo vendidos a preços surreais (isso vale para aluguel também, não tem cabimento aluguel tão caro em casas e apartamentos minúsculos sendo que o salário mínimo é 1412). Um dia essa bolha vai estourar, não sei se será mais barato no futuro para essa nova geração comprar imóveis, mas acredito que os preços não irão subir vertiginosamente como acontece atualmente.
@Marcelo-tz6du
@Marcelo-tz6du 22 күн бұрын
@@rafa95910 se vc corrigir o valor dos imóveis em SP a cidade principal do país, em cerca de 10 anos, o valor corrigido que deveria ser por volta de uns 18 mil, está por volta de 8 mil, cada metro custava 11 salários mínimos e hj em 7, agora imagina isso com o monte imóveis novos derrubando ao longo do tempo
@Di_aeon
@Di_aeon 22 күн бұрын
não acontece porque o sistema de construção daqui é a prova do tempo (mesmo que a casa pareça toda podre por dentro e por fora), essas casas japonesas antigas são de madeira e às vezes taipa (sim, barro) e precisam sempre de reparos. No Brasil, tem casa de 100 anos caindo aos pedaços à venda normalmente, não tem terremotos logo não tem a obrigatoriedade do seguro
@Capacitor-sd1uw
@Capacitor-sd1uw 22 күн бұрын
Os terrenos em São Paulo tão dando lugar a micro apartamentos... Meu sonho de ter casa com quintal verde fica cada vez mais longe... Infelizmente acho que não vou conseguir realizá-lo...
@Marcelo-tz6du
@Marcelo-tz6du 22 күн бұрын
@@Capacitor-sd1uw isso vai ser algo de cidade dormitório somente
@visaoholistica205
@visaoholistica205 18 күн бұрын
Interessantíssimo! Obrigado!
@robertogomessantos3321
@robertogomessantos3321 17 күн бұрын
Adorei esse conteúdo. Não sabia que o Japão estava passando por essa crise habitacional. Parabéns pela reportagem.
@lxavier
@lxavier 15 күн бұрын
Muito bom esse conteúdo, faça mais sobre esse assunto.
@antoniobrandaodemacedo3784
@antoniobrandaodemacedo3784 21 күн бұрын
Muito boa essa reportagem! Eu gostaria apenas de lembrar que MILHÃO em Português é um substantivo masculino. Então, o correto é dizer "os milhões de casas abandonadas" e não "as milhões de casas abandonadas".
@zezin9143
@zezin9143 13 күн бұрын
boa, esses jornalista de hj n sabem nem o portugues
@mariareginamartins4667
@mariareginamartins4667 15 күн бұрын
Muito interessante o conteúdo deste vídeo !❤
@gisellemarie9015
@gisellemarie9015 16 күн бұрын
Achei super interessante, espero que continuem nesta linha editorial trazendo informações sobre outros povos.
@ligiasommers
@ligiasommers 22 күн бұрын
Muito interessante , obrigada e feliz natal 🎄🎁🙏🏻
@j.r.cammara1231
@j.r.cammara1231 15 күн бұрын
Excelente conteúdo!!!👏👏👏👏👏
@ggiuliacosta
@ggiuliacosta 21 күн бұрын
E pensar que as casas antigas no Japão eram feitas para ser frágeis mesmo, já que tinha muito terremoto, e, por ser frágil, seria mais fácil de reerguer, o que diz muito sobre a filosofia e o modo de vida japonês de antes. Inclusive antes da modernização japonesa, acredito, quando ocorria isso nas vilas e cidades, as pessoas se ajudavam para reconstruir suas casas, um senso de comunidade mesmo, o que não acontece mais com o individualismo capitalista, além de "É mais barato abandonar e comprar outra casa". Enfim, tudo é sobre o dinheiro. Adoecedor.
@valdenisearaujonunes8953
@valdenisearaujonunes8953 14 күн бұрын
Muitíssimo interessante esse conteúdo.
@ImperiodoBrasil712
@ImperiodoBrasil712 18 күн бұрын
Surpreendente o que a baixa taxa de natalidade está fazendo no Japão, está causando impactos em praticamente todos os setores do país...
@i.a.Bertolini
@i.a.Bertolini 14 күн бұрын
Estao numa sinuca de bico mesmo. A europa tbm está com baixa natalidade mas a imigracao supre isso (mas gera outras questoes). Japao nao curte imigrantes.
@nandok4719
@nandok4719 22 күн бұрын
Enquanto o imposto sobre herança no Brasil é de 4% e os políticos querem colocar alíquota variável de 2 a 8% e os brasileiros acham um absurdo, no Japão o imposto sobre herança é alíquota variável de 10 a 55%, ou seja dependendo do valor, mais da metade fica com o governo, então muitos pais quando falecem deixam as casas para os filhos e estes não têm dinheiro para pagar essas porcentagens absurdas e a casa vai para o governo
@adrianocarvalho1549
@adrianocarvalho1549 16 күн бұрын
4% onde, cara pálida? Isso varia de Estado para Estado. 8% é o teto para o ITCD faz muito tempo. No meu Estado (Ceará) é de 2 a 8% faz tempo também. Não foi a reforma tributária que provocou isso. Meu pai morreu em 2019 e aqui pagamos 6% de imposto. Mais 6% de custas processuais. Só não paguei advogado porque sou um - e atuei em causa própria. Em média, advogado é 5 a 10%. Herdar já é caro. No Japão é simplesmente insano. Com 55% apenas de imposto fica realmente um grande incentivo ao abandono. Que o Poder Público cuide do que quer tomar.
@claudiamachado6409
@claudiamachado6409 18 күн бұрын
Muito interessante o assunto. Sucesso ao canal.
@pedrodanie05
@pedrodanie05 21 күн бұрын
Fazer uma obra numa casas dessas é caríssimo. No Japão a parte mais cara de uma obra é o descarte de entulho, uma vez que deve-se pagar pelo serviço de descarte.
@liviamarianateodororosa2647
@liviamarianateodororosa2647 20 күн бұрын
Conteúdo muito interessante! Queremos mais 😊
@Kendao66
@Kendao66 9 күн бұрын
Interessantíssimo.
@sergionunes3774
@sergionunes3774 12 күн бұрын
Acho esse conteúdo extremamente relevante.
@corretora_danyoliveira
@corretora_danyoliveira 16 күн бұрын
Adorei a matéria 👏🏼👏🏼
@_mklein
@_mklein 22 күн бұрын
Aqui em Londres custariam milhões de libras mesmo sem condições de morar!
@ShinjiCarlos
@ShinjiCarlos 22 күн бұрын
Conteúdo interessantíssimo.
@bethmoraes6335
@bethmoraes6335 21 күн бұрын
Muito interessante!!! Pode fazer mais!!!😊😊
@drikopinto5687
@drikopinto5687 21 күн бұрын
É muito difícil recuperar essas casas pois são pouco seguras! As estruturas não suportam terremotos e para demolir e construir uma nova, dependendo da região não compensa
@19731213
@19731213 20 күн бұрын
Onde moro aqui no Jp , ao meu redor sao 9 casas vazias.Umas delas foi recentemente demolida.A casa alugada onde moro tem mais de anos e esta provavelmente condenada.
@reginabrito206
@reginabrito206 19 күн бұрын
Sim..muito bom saber sobre ...
@cleonildasantos5982
@cleonildasantos5982 15 күн бұрын
Não vejo problema nenhum, acho apenas q as casas deveriam ser removidas e terrenos limpos p não causa infestação de animais peçonhentos. E com a super população mundial, é um favor q fazem quem não quer ter filhos. Basta as pessoas q ficarem aceitarem e se adaptar a nova vida.
@BeteCortes
@BeteCortes 16 күн бұрын
O Japão sempre surpreendendo! É o primeiro país com déficit populacional de forma consciente, em paz, ou há outros?
@ilovebarcelona9256
@ilovebarcelona9256 16 күн бұрын
Coreia do Sul tb
@BeteCortes
@BeteCortes 16 күн бұрын
@@ilovebarcelona9256 Uau! Na Coreia do Sul o déficit é bem maior! (estou vendo o vídeo). Dois países asiáticos (do outro lado do mundo). Muito interessante! Vou pesquisar mais! Valeu! 🙂😘
@ilovebarcelona9256
@ilovebarcelona9256 16 күн бұрын
@@BeteCortes tem conteúdo, sobre creches fechando na Coreia do Sul. Já fecharam milhares delas. Pois não tem crianças para atender
@marcelobrito9755
@marcelobrito9755 20 күн бұрын
Muito interessante, tambem ocorre em menor escala no Brasil, mas por aqui as casas mal construidas, tambem tem um problema semelhante, mas em muito melhoir escala.
@gfwat
@gfwat 20 күн бұрын
Acho muito bom esse tipo de reportagem, parabéns
@rogerioachcar5250
@rogerioachcar5250 20 күн бұрын
Muito interessante a matéria
@eunicekikuchi7022
@eunicekikuchi7022 19 күн бұрын
Muito interessante 👏👏🙏🙏
@raphaelfaccindecarvalho1018
@raphaelfaccindecarvalho1018 20 күн бұрын
Muito bom o conteúdo. Adoro temas como demográfica
@tiagoandre1986
@tiagoandre1986 11 күн бұрын
Vídeos-docs da BBC são os melhores
@IchiHishi
@IchiHishi 18 күн бұрын
Se não fosse tão absurdamente caro pra remover o que tá dentro das casas, ou pagar os terrenos, que não são vendidos pra quem compra as akiyas, talvez mais gente tivesse indo pra lá.
@shirleyrodriguesdeoliveira1514
@shirleyrodriguesdeoliveira1514 22 күн бұрын
Gosto muito desse tipo de conteúdo
@daviiipr
@daviiipr 21 күн бұрын
Logo no começo do vídeo diz: "Casas abandonadas em quantidade suficiente para abrigar milhões de dezenas de pessoas", logo em seguida falam q elas estão péssimo estado... Ué, não estão em condições de abrigar ninguém.
@Helio-c4y
@Helio-c4y 19 күн бұрын
Tem muitos estrangeiros comprando as Aikiyas (casas vazias) e transformando em pousadas pra acomodar turistas estrangeiros. Passou matéria em uma TV japonesa a respeito, disponível no YoTube.
@CarlosCardoso-bw5uy
@CarlosCardoso-bw5uy 21 күн бұрын
Então meu Amigo o Conteúdo é muito bom e importante precisamos conhecer essas realidades e extremamente importante porfavor continuem a fazer mais vídeos assim e desejo um feliz natal e ano novo 2025 Conteúdo legal
@jordanufotuboh7507
@jordanufotuboh7507 19 күн бұрын
Vídeo muito interessante!
@fabriciomartins6519
@fabriciomartins6519 15 күн бұрын
Reportagem muito boa.
@augustoalmeida
@augustoalmeida 15 күн бұрын
Esqueceram de falar que os japoneses levam muito a sério as casas mal-assombradas! E como muitas pessoas morreram sozinhas e sem famílias, dizem que ficam "presas" aos imóveis!
@vagnerjosepedersen9746
@vagnerjosepedersen9746 21 күн бұрын
Assunto interessante e muito bem fundamentado.
@Bruno_Felipe
@Bruno_Felipe 18 күн бұрын
Só entendi o quão grave é o problema da baixa natalidade no Japão quando vi um vídeo do canal Paolo in Tokyo. Um dos segmentos do canal é "One day in the life", onde ele acompanha o dia de um trabalhador no Japão. Em um dos episódios ele acompanhou um dia em uma escola japonesa de uma cidade do interior. A escola atendia apenas 7 crianças, as quais não eram todas da mesma faixa etária.
@beatrizcascelli
@beatrizcascelli 19 күн бұрын
Adorei o vídeo! =D
@edsonferreira2649
@edsonferreira2649 22 күн бұрын
Excelente conteúdo! O Japão espelha as tendências populacionais de todo o mundo.
@karloseduardo7176
@karloseduardo7176 22 күн бұрын
Menos a África
@edaosantos6741
@edaosantos6741 18 күн бұрын
Só o fato da natalidade ser baixa, vai sobrar imóveis... E todos querendo morar em grandes metrópoles, onde o aluguel de uma kitnet pode custar mais de 10.000 reais... parece que no final o dinheiro vale mais que a saúde... Seja saúde mental ou física
@rfarr8013
@rfarr8013 21 күн бұрын
Ótima matéria parabéns
@leasimonegomesdeoliveira6565
@leasimonegomesdeoliveira6565 22 күн бұрын
Muito bom conteúdo 😊
@roquebritodossantos7941
@roquebritodossantos7941 21 күн бұрын
"As milhões de casas abandonadas". Título da matéria está destroçando o português.
@Serenity3451
@Serenity3451 22 күн бұрын
Muito interessante! Gostaria de saber mais sobre o assunto! :)
@CarolinaRego-gn1ez
@CarolinaRego-gn1ez 21 күн бұрын
Uma matéria interessante. Continuem ❗
@valdeirrodriguesferraz3814
@valdeirrodriguesferraz3814 21 күн бұрын
O Rio Grande do Sul tá seguindo o mesmo caminho que o Japão. Estado com maioria de idosos, não atrai tantos migrantes. Muitas cidades pequenas aqui tem muito idoso.
@Araosilvasousa-x3y
@Araosilvasousa-x3y 18 күн бұрын
Faz o L e o F
@koba1980
@koba1980 21 күн бұрын
O governo japonês não quer nem mesmo o retorno de descendentes, imagine de estrangeiros....kkkkk
@fribeiro159
@fribeiro159 21 күн бұрын
E pensar que isso irá se repetir em todo o mundo. A taxa de natalidade global entrará em declínio em um determinado momento e todos os países terão que lidar com esse tipo de problema
@guhsantos34
@guhsantos34 21 күн бұрын
O Shin é tão lindo. 😍💙💙
@ritaquadros6534
@ritaquadros6534 20 күн бұрын
Conteúdo muito interessante.
@rodrigo13121962
@rodrigo13121962 22 күн бұрын
Adorei a matéria
@thiagomarins5684
@thiagomarins5684 6 күн бұрын
interessante que os problemas podem ser resolvidos abrindo as fronteiras um pouco mais, este problema é similar em diversos países que são fechado em relação a imigração. aqui são as Akiya na Alemanha e e Portugal são em relação a mão de obra.
@eduboteon
@eduboteon 18 күн бұрын
Essa reportagem ficou muito boa.
@silviomachado7721
@silviomachado7721 20 күн бұрын
Eu achei mto interessante esse conteúdo
Como os carros alemães se tornaram tão ruins
12:25
DW Brasil
Рет қаралды 268 М.
Sigma girl VS Sigma Error girl 2  #shorts #sigma
0:27
Jin and Hattie
Рет қаралды 124 МЛН
번쩍번쩍 거리는 입
0:32
승비니 Seungbini
Рет қаралды 182 МЛН
Andro, ELMAN, TONI, MONA - Зари (Official Music Video)
2:50
RAAVA MUSIC
Рет қаралды 2 МЛН
Por que a Islândia não é o “paraíso” que parece ser
11:43
BBC News Brasil
Рет қаралды 77 М.
A Fraude do Café Brasileiro
14:35
Elementar
Рет қаралды 1,9 МЛН
Como Putin reage a uma população que não para de encolher
9:26
BBC News Brasil
Рет қаралды 106 М.
A onda de medo entre brasileiros na Irlanda
16:44
DW Brasil
Рет қаралды 1,4 МЛН
American was shocked by 7 Slavic countries word differences!!
15:29
World Friends
Рет қаралды 1,1 МЛН
Terceira Guerra Mundial? Os alertas da Europa que preocupam o mundo
11:40
BBC News Brasil
Рет қаралды 1,6 МЛН
A saga de viver na Alemanha como brasileiro
16:51
DW Brasil
Рет қаралды 120 М.
Sigma girl VS Sigma Error girl 2  #shorts #sigma
0:27
Jin and Hattie
Рет қаралды 124 МЛН