Tudo na vida tem um apogeu e uma queda, Jack Brabham foi um revolucionário, transformou as banheiras do final dos anos 50 nos carros de corrida com motor central e tração traseira com a Cooper, que persistem até hoje e criou a própria equipe, sendo que zerou a F1 ao vencer um campeonato com o carro que ele mesmo construiu, seria como o Adrian Newey pilotar a RedBull hoje e ser campeão de pilotos. E ainda ganhou títulos com o Denny Hulme e com o Nelson Piquet. Grande trajetória.
@gastonmaldonado37789 ай бұрын
Foi uma grande trajetória, sem dúvidas, Brabham foi um monstro, pois conseguiu esse feito de ser campeão em um carro seu. Mas não foi o primeiro com motor central. Na verdade foi o Auto Union dos anos 30 projeto de Ferdinand Porsche. Depois o Cooper T51.
@jorge_7819 ай бұрын
@@gastonmaldonado3778Verdade, acabei de pesquisar sobre o AutoUnion, eu achava que era motor dianteiro, valeu pelo adendo!
@wesleyamancio36869 ай бұрын
@@gastonmaldonado3778 o nome. Da equipe era MRD
@diegohayato27409 ай бұрын
Nelson Piquet e Gordon Murray formavam uma dupla que era imbatível no auge da Brabham.
@User290-k8d9 ай бұрын
Inacreditável como a Brabham e tbm a lótus desapareceram da fórmula 1 equipes vencedoras , mais não souberam administrar
@shidouitsuka13939 ай бұрын
A Lotus tinha em seu grande pilar seu dono Colin Chapman, que praticamente moldou a F1 em seu tempo, tanto que o último título da equipe foi com Mario Andretti, quando Colin ainda estava à frente da equipe. Sem ele a equipe ainda foi competitiva boa parte dos anos 80 quando a equipe ainda era capaz de atrair bons pilotos e bons patrocínios, porém, a equipe foi perdendo espaço à medida que sua estrutura foi ficando obsoleta perante os novos desafios que foram surgindo (desafios esses que estivesse Colin Chapman vivo teria tirado de letra com seu conhecimento técnico e seu conhecimento do campo de batalha), e a equipe foi definhando e mudando de mãos até fechar de vez. Da Brabham sua decadência começou ironicamente pelas mesmas mãos que a conduziram em seus anos de ouro. Bernie Eclestone, conduziu a equipe em sua fase vitoriosa dos anos 80, porém foi ganhando cada vez mais poder dentro da F1 e foi ficando cada vez mais distante da equipe até que quando a equipe já estava ruim ele vendeu e a equipe foi caindo em mãos ruins.
@User290-k8d9 ай бұрын
@@shidouitsuka1393 Vc falou tudo caro amigo, acho que a única que seguiu em frente porém acabou depois de uma parada nas pistas foi a Tyrrell , nem tanto com vitórias mais sim de não ter vendido a equipe e se vendeu eu nem fiquei sabendo, a Ligier tbm foi até o final dos anos 90 , depois o Prost comprou a equipe que tbm não deu muito certo uma ou outra vitória, enfim são histórias tristes mais deixaram seus legados competitivos na categoria máxima do automobilismo mundial
@joaosimoes64526 ай бұрын
@@User290-k8d A Tyrrell foi comprada pela British American Tobacco em 98, e no ano seguinte correu como British American Racing (B.A.R). Eles tiveram uma parceria técnica com a Honda entre 2000-2005, quando a Honda comprou a equipe. Ao final de 2008, com a crise global, a Honda vendeu a equipe para o Ross Brawn. E no ano seguinte, a Brawn GP venceu o título de Pilotos com Button e venceu o de construtores. Ao final do ano, ela foi comprada pela Mercedes. E o resto é história!
@jorgezhumm68129 ай бұрын
É triste, faz parte da minha infância, tinha o autorama do Nelson Piquet e esse carro era emblemático para mim, com aquele número 1 representava superioridade, mas o tempo é implacável e tudo passa......
@diogosimmons9 ай бұрын
Sempre um esmero na produção de conteúdo! Parabéns! Manter o padrão de qualidade!👏👏👏👏
@gastonmaldonado37789 ай бұрын
Eu lembro da Giovana Amati e do Hill. Que fase. Mas o carro apesar de não andar nada era lindo.
@cesarsilva76499 ай бұрын
Video maravilhoso demais. Vale lembra que Jack Babham foi o unico campeão na F1 pela sua propria equipe(não sei ao certo se foi o seu ultimo tiltulo). Obrigado ao canal por manter a historia do Automobilismo vivo, isso é de grande valia para os novos adeptos das grandes categorias. E a minha sujestão de video é a historia de Wilson Fittipaldi Junior e a Coppersucar Fittipaldi!!! abraços e o like sempre para fortalecer
@shidouitsuka13939 ай бұрын
Foi o último. Se eu não me engano ele já tinha se aposentado e voltou da aposentadoria e ainda faturou o título. Além do fato de ter sido campeão utilizando talvez o motor mais aleatório que um carro campeão da categoria já utilizou: o motor australiano Repco (já naquele tempo o caminho mais seguro era usar os motores já consagrados, como o Conventry Climax, que não sei se ainda era o principal da categoria, mas foi o dominante nos anos 60. Foi um movimento bastante audacioso buscar um motor de um fornecedor de sua terra).
@MundoDaMatematica538 ай бұрын
Incrível como a má gestão faz equipes vencedoras morrerem... Cooper, Lotus, Brabham, Jordan, todas caem de dentro pra fora. E com as atuais notícias, temo que a Red Bull seja a próxima!
@victorcg63839 ай бұрын
Algo parecido com a Lotus. Infelizmente, por falta de gestão, a Brabham acabou saindo da F1.
@diegohayato27409 ай бұрын
No caso da Lotus, o declínio se deu após a morte de Colin Chapman no final de 1982.
@victorcg63839 ай бұрын
@@diegohayato2740 sim. A falta de gestão do seu falecido fundador.
@GuilhermeavelinoOficial9 ай бұрын
Uma equipe que teve momentos incríveis e carros icônicos.
@paulo.henrique.19695 ай бұрын
*além dos dois títulos de Piquet outra coisa que eu lembro da brabham é do motor com ventiladores que lauda usava nos anos 70 e que logo foi proibido pela FIA*
@ronefideles9 ай бұрын
A Brabham, assim como a Lotus, foram equipes icônicas que não deveriam ter saído da F1.
@xKAIOWAx9 ай бұрын
Acho que deveria haver uma clausula historica na F1, equipe que ja tenha sido campeã mundial, pode ate ser vendida mas não poderia mudar o nome , grid sem Lotus, Tyrrel e Brabham é muito triste
@matheusgagliano19809 ай бұрын
Daqui a pouco somem a Sauber e talvez a Williams també,
@shidouitsuka13939 ай бұрын
Sauber infelizmente já era. Está como uma equipe zumbi com um nome-fantasia nada a ver enquanto a Audi não assume o comando em 2026 (de quebra ainda superou a Alpine como carro mais feio do grid. Falando nisso taí uma equipe pro Michael Andretti ficar de olho que não vai demorar a ser colocada à venda).
@ricardoluiz5279 ай бұрын
carros iconicos, e pintura unica...
@rodrigogulart129 ай бұрын
Bt52 o carro mais lindo da f1
@rodrigaogarcia1249 ай бұрын
Equipe clássica e era top.
@cananiericorrea9 ай бұрын
Acho que só mesmo a Ferrari que nunca vai cair fora da F1 kkkkkk
@crsj30629 ай бұрын
Depois de Piquet, Ecclestone e Murray a Brabham acabou, tendo seu Fim em 1992.
@edu12966 ай бұрын
Ponto mais mais baixo da Brabham foi ter ficado atrás da Andréa Modas em Mônaco 92
@lazarosiqueira92079 ай бұрын
Gosto mais da voz original do canal.
@grumpybulldog199 ай бұрын
excelente vídeo como sempre, faço uma crítica construtiva: a narração é um pouco cansativa, o narrador fica fazendo firulas que deixa chato.
@AlexAlves-gy5ns9 ай бұрын
Eu também preferia a narração original. O Márcio Nomura tem o dom da pesquisa e curte muito automobilismo, o que era transmitido em sua narração. O Thiago Cury tem seus méritos, mas a narração do Nomura tem mais a ver com o Canal 😅.
@Cauadesouzanascimento1749 ай бұрын
@@AlexAlves-gy5nsComo alguém pode transmitir o seu amor pelo automobilismo na narração?
@AlexAlves-gy5ns9 ай бұрын
@@Cauadesouzanascimento174 Não falei em amor. Normalmente quando alguém fala sobre uma coisa que gosta demonstra maior ânimo do que alguém que simplesmente está fazendo seu trabalho lendo um texto.
@Cauadesouzanascimento1749 ай бұрын
@@AlexAlves-gy5ns Mas o Nomura também estava apenas lendo um texto, e eu arrisco a dizer que com menos emoção ainda.