Рет қаралды 193
O pássaro tiziu, cujo nome científico é Volatinia jacarina, pertence a família Thraupidae, sendo conhecido em inglês como Blue-black Grassquit.
Ele também é conhecido vulgarmente pelos nomes bate estaca, serrador, serra serra e tizil.
Distribuição do tiziu
Esta espécie de pássaro é encontrada aos pares em áreas abertas, capinzais, parques, jardins, savanas, campos, capoeiras, campos cultivados, beira dos brejos e perto de habitações.
Está presente em todo o Brasil e em todos os países da América do Sul, no México e no Panamá.
Características físicas do tiziu
Ele tem cerca de 12 centímetros de comprimento e pesa cerca de 100 gramas. Esta espécie é sexualmente dismórfica, ou seja, os machos são diferentes de fêmeas.
O macho é todo preto com um brilho azul-metálico, exceto por uma pequena mancha branca nas partes subaxilares.
As fêmeas jovens possuem uma coloração parda.
Quando fêmeas de tiziu atingem a maturidade
sexual passam a ter uma coloração marrom-oliva na parte superior, amarelo-amarronzado na inferior, com o peito e laterais escuras.
O macho muda a plumagem 2 vezes ao ano. A 1ª ocorre após a época de reprodução, quando ele perde a plumagem preta azulada da cabeça, do dorso e do peito e torna-se pardo, assim como a fêmea.
Ele irá fazer uma nova muda de penas antes do período reprodutivo. Ficará com as penas pretas azuladas, mostrando estar pronto para o acasalamento.
Alimentação do tiziu
O tiziu alimenta-se principalmente de sementes de ciperáceas e gramíneas, como a braquiária. Também captura insetos como cupins e formigas.
Costuma frequentar comedouros de sementes como painço, alpiste e quirela de milho fininha.
Em criações é necessário oferecer uma boa mistura de sementes, composta por exemplo com 50% de alpiste, 30% de painço amarelo, 10% de senha e 10% de níger.
Alimentos vivos como larvas de tenébrio também são indicados.
Quando a fêmea estiver com filhotes você pode oferecer cerca de 20 larvas por dia.
Para as fêmeas de tiziu em reprodução pode-se dar uma mistura de 50% de fubá grosso de milho e 50% de ração de postura para codornas.
Para filhotes e pássaros na época de muda pode-se oferecer uma mistura a base de ovo cozido, flocos de milho pré-cozidos e farelo de soja.
Reprodução do tiziu
A maturidade sexual do tiziu se inicia aos 12 meses. Sua reprodução acontece nas estações chuvosas (primavera e verão), de novembro a março.
Nesta época a fartura de alimentos é maior, principalmente de formigas e cupins.
Tais animais se tornam a fonte principal de proteínas para acelerar o crescimento dos filhotes.
Já as sementes são a principal fonte de alimento dos adultos.
A fêmea é capaz de fazer até 4 posturas por ano, botando de 2 a 3 ovos de cor azulados com riscos marrom-avermelhados.
São13 dias de incubação até o nascimento dos filhotes. Eles poderão ser separados da mãe aos 35-40 dias de idade.
É de responsabilidade da fêmea o choco. O macho somente irá levar o alimento a ela.
O ninho tem a forma de um copinho entrelaçado, que comumente é feito de varetinhas, gramíneas, fibra de sisal, fibra de coco e raíz de capim.
Durante a época de acasalamento o macho dá vários saltos para cima e pousa no mesmo local de origem, buscando mostrar uma região branca sob as asas.
Canto de tiziu
Muitos gostam de escutar um tiziu cantando, apesar de seu canto ser curto, esganiçado e estereotipado.
Quando ele abre o bico, acaba emitindo seu canto característico “ti” “ti” “tiziu” acredita-se que é para chamar a atenção da fêmea e delimitar o seu território.
A fêmea de tiziu não canta, só vocaliza um piado, sendo que este piado de fêmea de tiziu é muito utilizado para esquentar os machos.