Bem quando esquentou o debate, acabou. Assim como o livro, o debate ficou com gosto de “quero mais” como disse a Presidenta. Me empolguei demais no embalo dos últimos minutos, se tivesse 5h de debate eu assistiria. Parabéns à todos, é um prazer e um privilégio ter a oportunidade de assistir um debate nesse nível, quem me dera os debates eleitorais fossem assim.
@carloshumbertomartins77123 жыл бұрын
Tenho que dizer, somente pude estudar fora da província Brasileira, foi um estudo de transformação e significado que me fez encontrar minha palavra neste mundo! Amo todas as culturas, assim me sinto um Cidadão do mundo, para o mundo e para a Humanidade! Parabéns à todos vocês meus queridos irmãos!
@periclesqc18073 жыл бұрын
🤣🤣🤣
@dayltonkuntz3 жыл бұрын
Até mesmo as culturas que endossam o infanticídio são passíveis de amor?
@PedroHenrique-ok4iy3 жыл бұрын
@@dayltonkuntz Do que você está falando, doidão?
@dayltonkuntz3 жыл бұрын
@@PedroHenrique-ok4iy falo de gente que defende direitos humanos e, ao mesmo tempo, acha que todas as culturas possuem o mesmo valor e devem ser respeitadas, inclusive aquelas que instrumentalizam a vida humana.
@dayltonkuntz3 жыл бұрын
@@PedroHenrique-ok4iy se eu sou o doidão por entender uma contradição tão clara, você é o idiota que sequer percebe isso.🖒
@Cojiro003 жыл бұрын
Nossa, incrível esse debate. Estou muito curioso demais para o livro e é muito bom ver a Dilma em uma discussão enm nível tão alto. Os questionamentos que ela levanta pra o Elias são muito importante e até eu fiquei com muita vontade de ver esses dois discutindo mais porque, apesar da desesperança desse país, percebo que ainda existem mentes atuantes para a transformação já que, como a presidenta disse, "é preciso entender para transformar".
@sergioalbertoriverajimenez42933 жыл бұрын
Estranho que personagem de alguns partidos políticos brasileiros que tem participado em corrupção, participam como avalista de este fenómeno chinês.
@migueldias19553 жыл бұрын
@@sergioalbertoriverajimenez4293 comunismo tambem é corrupçao ao mais alto nivel.
@rogeriogoncalves49912 жыл бұрын
@@migueldias1955 Muito menos que seu amado capitalismo.
@rogeriogoncalves49912 жыл бұрын
@@sergioalbertoriverajimenez4293 Tá falando de partidos PERSEGUIDOS POR JUIZ LADRÃO E PROCURADOR CORRUPTO?
@wilsonmlaker30993 жыл бұрын
Curtam o vídeo, meu povo, um debate desse nível a gente tem que colaborar
@daryellen1233 жыл бұрын
Saber ouvir o contraditório é um exercício de resistência. Enfrentar a pobreza cultural em todos os sentidos no Brasil em meio as máquinas de fakenews é o desafio. Obrigada, Boitempo por trazer a melhor presidenta
@alberbraz79793 жыл бұрын
Tao boa q foi a unica q nao teve jogo de cintura contra o imperialismo,eu quero o lula o unico capaz de beber uma caixa de cracudinha com o chines e o estadounidense num pagode em madureira isso é revolucionario
@daryellen1233 жыл бұрын
@@alberbraz7979 , das virtudes mais preciosas da Dilma 💓, aprecio sua capacidade de relacionamento humano com inteligência e afeto. Não a culpo pelo jogo machista de poder que a afastou do cargo.
@renatofranciscoclementejun12943 жыл бұрын
O professor Milton Santos da geografia dava aulas de terno. E também foi formado em direito. Talvez daí venha a admiração do Elias pelo Silvio. A boa comparação. Parabéns.
@osmarcoelho133 жыл бұрын
O sistema chinês não é multiplicável ou internacionalizável. Pelo contrario, a expansão chinesa é nacionalista e atualiza o modo tradicional da China de lidar com o mundo. A pergunta central é como o Brasil irá se relacionar com a China, e com um mundo bipolar sino-americano. Penso que há muitas oportunidades para um novo multilateralismo brasileiro.
@osmarcoelho133 жыл бұрын
Ao mesmo tempo, o modelo chinês tem muitas inovações sociais, tecnológicas e económicas que podem inspirar a sociedade brasileira a encontrar seu melhor lugar no concerto das nações.
@sergioalbertoriverajimenez42933 жыл бұрын
O mérito da China é ter feito uma longa Revolução Cultural, para se adequar a um Socialismo mais fraterno, assim como o tinha recomendado o Filósofo e Sociólogo italiano Antônio Gramsci. Também é bom acrescentar que a China corresponde a uma milenar cultura, que vem sendo orientada por grandes filósofos como Lao tsé e Confucio.
@alberbraz79793 жыл бұрын
Se lula ganhar agente tem uma mina de ouro nas maos
@ptshi14623 жыл бұрын
Morei alguns anos na China, aquilo é capitalismo de Estado.
@daltro0101013 жыл бұрын
@@ptshi1462 Olha, tem gente que viveu durante quase toda nossa ditadura e JURA que não teve ditadura no Brasil... Conhecimento imediato não existe, já dizia Lukács, apoiado em Hegel.
@bebel26683 жыл бұрын
Quero agradecer a todos pela live, pela generosidade ao compartilharem suas reflexões e o resultado de seus estudos, além de nos levarem a nos interessar ainda mais pela história, política, economia e pela possibilidades de pensarmos projetos para o futuro deste país . E agradecer à Dilma por sua coragem, lealdade e pelo seu trabalho incansável por nós, brasileiros.
@migueldias19553 жыл бұрын
A china e o comunismo é tão bonito que estas pessoas debatem de uma maneira livre e sem censura...ou seja se fosse na china não haveria este debate de ideia pois por lá a internet é totalmente controlada pelo governo...na china o youtube ..google ate twintter não existem...incrivel como estas pessoas defendem a china, ela fala da china por que usa um VPN para usar o youtube sem mostrar a localizaçao é ridiculo tanta mentira ..é hora de acordar povo
@NiceOrion3 жыл бұрын
@@migueldias1955 Mídias ocidentais nem devem mesmo entrar na China, as tais mídias aonde entram corropem os indivíduos, facilitam dominação de povos.
@migueldias19553 жыл бұрын
@@NiceOrion sim sim.lol
@O_Martelo_de_Nietzsche3 жыл бұрын
@@migueldias1955 E vc acha q aqui somos livres por usarmos plataformas dominadas por um único indivíduo (dono da plataforma)? Essa falácia da liberdade além de ser uma dramatização extrema sobre a situação da China (se fosse tudo isso essa moça seria presa só por usar VPN); ainda não encontra concretude, pois não somos e nem devemos ser livres. A liberdade que você acha que tem é apenas a de contratar; saia na rua pelado, soque a cara de uma pessoa, roube alguma coisa, seja racista ou homofóbico.... Uma sociedade funciona com coisas que podemos e com coisas que não podemos fazer. A China só reconhece algumas coisas a mais ou a menos para proibir. Cabe a nós discutirmos todas as leis e não batermos um martelo que um país é bonzinho e o outro é malvado (a realidade não é Hollywood, por mais que os filmes tenham feito vc acreditar nisso - motivo suficiente para serem proibidos na China ou qualquer país que reconhece a influência e o poder dos aparelhos ideológicos de estado dos países imperialistas).
@migueldias19553 жыл бұрын
@@O_Martelo_de_Nietzsche usa VPN por isso mesmo...para não ser detectada,e ja agora ate 1949 acho eu inicio do comunismo a china era um país imperialista ...é bom ter um debate embora aqui não seja a plataforma ideial...discordo contigo mas respeito a tua opinião...o comunismo sempre foi ,é, e sera uma utupia...eu sou feliz por viver numa democracia com defeitos em Portugal abraço....viva a liberdade.
@selmazwarg3 жыл бұрын
Debate incrivel! Sensacionais as reflexões de todos os presentes sobre os assuntos abordados no livro com o desenvolvimento da China.
@carlosaugustocampos13443 жыл бұрын
Que ótimo poder ouvir gente de excelente qualidade de formação e conhecimento, no tema fundamental pra nosso entendimento de aspectos e práticas relevantes na vida futura de todos nós! Gratidão!
@vinikrausz3 жыл бұрын
O ponto que o Silvio Almeida frizou é fundamental: não podemos abrir mão da técnica, porque é ela que permite uma mediação produtiva entre o ser humano e a Natureza. Eu aproveito a deixa para complementar: a própria natureza tem em si mesma uma racionalidade no seu processo de adaptação e resiliência que merece ser analisada cuidadosamente para que possamos pensar numa racionalidade que não seja meramente instrumental e mediada pela forma mercadoria. A Natureza tem o seu próprio tempo e ela pode e deve ser emulado pelo ser humano para o desenvolvimento da própria técnica. O nome disso é biomimética! E a inteligência artificial não está fora deste escopo.
@eduardoebbers3 жыл бұрын
Concordo com teu posicionamento quanto a técnica, entretanto a "técnica da natureza" é a espécie humana, que também é parte da natureza, de modo que a natureza sua automediação pela espécie humana. O ser humano, enquanto espécie natural, é a suprassunção de si mesma, enquanto superação, conservação e transformação da própria natureza. A espécie humana em certa medida é a régua da "natureza", é a natureza da natureza, seu mediador máximo, sua medida é o próprio homem. Saliento isso pois ao usarmos categorias abstratas como "natureza" contamina o raciocínio da logica materialista que pode gerar discrepâncias e confusão. Outro ponto é que não há como "abrir mão da técnica" a própria técnica é forma particular da espécie humana, a capacidade de transformação intencional da natureza, amorfa e sem significado, é transformada pela obra do ser, isso porque o trabalho, e todo trabalho é técnico, no sentido em que obedece um projeto de execução mental, pré-concebido abstratamente e materializado mediante o trabalho humano, é a próprio modo de ser particular da espécie humana.
@lucasmendes55633 жыл бұрын
alvaro vieira pinto forte aqui, o conceito de tecnologia dele é um livraço.
@eduardoebbers3 жыл бұрын
@@lucasmendes5563 Verdade, Álvaro Vieira é um monstro da filosofia nacional, já apreciei os dois volumes dessa obra, junto com Marx e Mézáros é certamente minha maior influência intelectual.
@vinikrausz3 жыл бұрын
@@eduardoebbers Não pude ainda me aprofundar no estudo do conceito de "natureza da natureza", mas sei sobre sua importância nesse debate. Agradeço pela complementação com este excelente comentário! Vou relê-lo muitas vezes!
@vinikrausz3 жыл бұрын
@@lucasmendes5563 não conheço Alvaro Vieira Pinto! Minhas considerações foram desenvolvidas a partir de Milton Santos e Lúcia Santaella. Agradeço pela indicação, pesquisarei sobre o Vieira Pinto e lerei seu livro com certeza!
@lucindaipsen3 жыл бұрын
Feliz por assistir está Live. Verei outras vezes.Vou comprar o livro do nosso querido Elias e Gabrieli.
@rodrigodefreitasraymundo33922 жыл бұрын
Sensacional o debate, extremamente enriquecedor. A fúria dos comentários mostra que estão no caminho sério, Elias e Alberto. Quanto a Dilma e Silvio: simplesmente perfeitos, de uma lucidez absurda.
@fabianoionta78603 жыл бұрын
Parabéns Elias pelo livro. Não perco um Conexão Xangai. Faço das suas palavras as minha: é um orgulho e privilégio nascer no país onde nasceu a presidenta Dilma! Que mulher! Que ser humano! Das pessoas mais admiráveis da nossa geração. Profunda admiração presidenta Dilma.
@thaisvasconcelos48623 жыл бұрын
@@talessantos6183 olhou no espelho?
@turquesaportela73 жыл бұрын
Dilma é show!
@alberbraz79793 жыл бұрын
Dilma foi subjugada pelo imperialismo foi fraca,lula2022 viva zapata,viva fidel!
@NiceOrion3 жыл бұрын
@@alberbraz7979 Fraca? Claro que não, Dilma não se curvou ao Centrão nem ao vice de Obama.
@alberbraz79793 жыл бұрын
@@NiceOrion a q preco isso?ela ajudou os pobres igual o Lula fez?ela fudeu os pobres igual o bolsonaro fez?ela ficou passando vergonha na diplomacia internacional eu quero é um presidente q manje de diplomacia igual o lula
@carolinaparrode43013 жыл бұрын
Que encontro maravilhoso ! Já pedi meu livro! Boitempo sempre na vanguarda do pensamento !
@dinateresaramos55093 жыл бұрын
China muito complexa. Haja estudo e debate. Gratissima pela aula Elias e compas! Bom ver Dilma e Silvio aqui.
@robertafontes91893 жыл бұрын
Profundo conhecimento que eu não imagina ver reunido em um só lugar. Obrigada pela disposição de apresentar a China , a nova China.
@thiagofernando27333 жыл бұрын
Genial. As questões levantadas na final da primeira fala do Sílvio de Almeida, "não é qualquer país....?" Lindo isso, emocionante.
@emiliocarepa532 жыл бұрын
Ivana. Emilio Carepa de Belém parabeniza fortemente a excelência de seu trabalho na Boitempo
@jeanguilhermemandly77323 жыл бұрын
Profundamente emocionado por este debate! Ansioso pela chegada do meu livro e por todo o futuro que esta pesquisa e convite a debate vai trazer pra materialidade! Que privilégio!
@mariadruck2 жыл бұрын
Ansiosa para ler este e os próximos livros,incrível o debate! Parabéns por essa transmissão!
@lsbzkr3 жыл бұрын
Presidenta Dilma merece muita admiração. Resistiu à ditadura e resistiu ao golpe.
@joaopeste45953 жыл бұрын
A canção do Bob Marley referida pelo Elias é do álbum "Uprising", de 1980, e chama-se "Redemption Songs", não "Songs of Freedom"
@leonardojoppert31283 жыл бұрын
Obrigado,queria saber qual era a musica,voce me salvou kk
@taylisileite3 жыл бұрын
Nossa, Presidenta, que qualidade dos debates propostos pela Sra ao livro, a partir dos Grundrisse e d'O capital.
@turquesaportela73 жыл бұрын
Dilma é consistente! Dilmaravilhosa!
@taylisileite3 жыл бұрын
E os indigentes intelectuais autoproclamados 'liberais', que não têm leitura alguma, nem dos liberais, muito menos de Marx, alardearam que "Dilma defendeu a 'ditadura chinesa' ". Não entendem bulhufas, mas são desonestos o suficiente pra fazer propaganda misógina contra Dilma o tempo tempo, sob qualquer pretexto.
@Leilajink3 жыл бұрын
Quero muito ler. Este é um debate fundamental hoje
@educacaopoliticasoberanian59973 жыл бұрын
Renato Rabelo e Aroldo Lima foram grandes amigos e apoiaram a fundação da CEBRACAN CÂMARA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL NACIONAL, durante a Constituinte de 1988. Outros grandes amigos do PCdoB foram João Amazonas e Jandira Feghali. Foi um convívio maravilhoso. Luiz Athayde.
@VimPraChina3 жыл бұрын
Parabéns camarada Elias Jabbour, é um orgulho estar ao seu lado no PCdoB. As falas do Silvio sempre me emocionam, sempre muito ricas e profundas. E minha admiração pela Dilma cresceu 200%, a misoginia, o machismo e a violência política de gênero tentam esconder a inteligência dessa incrível guerreira brasileira com ataques e fake news, mas você é gigante presidenta
@sergioalbertoriverajimenez42933 жыл бұрын
Mas ela perdeu uma eleição para o Senado em Minas Gerais, e sumiu do panorama político.
@ElGatoTriste2 жыл бұрын
@@sergioalbertoriverajimenez4293 Tens de analisar a época histórica em que vivíamos e ainda vivemos. Principalmente em 2018, onde estávamos no ápice do antipetismo, antidemocracia e da pós verdade no Brasil. Acredito que ela ainda voltará a cena política brasileira, seja como ministra ou eleita de forma democrática pelo povo.
@cezarcerqueira61373 жыл бұрын
Exelente debate..... realmenter, depois de ler o livro impossivel não buscar mais informações e conceitos
@cjfeil3 жыл бұрын
Dilma comentou (corretamente) que algumas categorias trabalhadas no livro são da teoria de Althusser, o tema da formação social, etc. Mas eu apontaria que também é trabalhado muita coisa do Étienne Balibar e Alain Badiou, acerca da coexistência de dois modos de produção. A estrutura política (os 80 milhões de militantes do PCCh) desempenha, assim, um papel dominante na transição de um modo de produção a outro, permitindo a transformação das relações de produção. Não li o livro do Jabbour, mas ontem mesmo já o encomendei.
@sergioalbertoriverajimenez42933 жыл бұрын
Estas teorias são do mundo ocidental acadêmico e não tem consistência na construção do Socialismo chinês.
@neilesuzana17833 жыл бұрын
Papo alto nível gostei muito ainda mais com presença e comentários da presidenta Dilma..
Bom debate. Gostaria de perguntar sobre a acusação de que a China exerce papel neo colonial no mundo e principalmente na África. Há muitos comentários lá acusando a China de tomar o patrimônio dos países africanos e de Sri Lanka. Peço um aprofundamento sobre isso. Parece que há contradições, um grande contraste entre uma economia altamente planificada na China e projetos no exterior que aparentemente não são viáveis.
@rodrigodias3000 Жыл бұрын
Países pobres em todo o mundo precisam de capital. Eles podem pedir emprestado ao FMI, que em contrapartida vai exigir medidas de austeridade, privatizações em massa, fim dos sindicatos, etc. Ou podem pedir pra China.
@neuzasantos582 жыл бұрын
Qq coisa sobre a China é grandiosa. E, portanto, este estudo sobre a China tb é gradioso. Obrigada, autores.
@Luis.6663 жыл бұрын
Venham autografar em Florianópolis, da uma palestra na UFSC Elias, pelo amorzinho!
@vhay-ms2 жыл бұрын
Que incrível! É uma pena que a gente ainda esteja discutindo ratanaba no Brasil 😢
@marinabrandao26352 жыл бұрын
Uma honra poder ouvir vocês. MUITO OBRIGDA!
@domingosestanislau7900 Жыл бұрын
É bom entender o Mundo com todás as contrcdiçoes, quando se procura introduzir uma nova ordem. Com grande discussão, com ampla discussão, ptocurae o m3lhor para a humanidade.
@SueliLimaPsi3 жыл бұрын
Que aula!!! Sem fôlego nossa nem consegui acompanhar tanta informação inteligente. É maravilhoso poder aprender! Obrigadaaa...de Itu SP
@gilsonepathy3 жыл бұрын
Um grupo de primeira Grandeza. Parabéns.
@janainamotta5013 жыл бұрын
Que aula instigante. Orgulho e respeito pelos debatedores desta aula.
@educacaopoliticasoberanian59973 жыл бұрын
Nosso maior desafio, dos democratas progessistas e de esquerda é a extrema necessidade de organizarmos a educação e esclarecimento ao povo em geral, que tratamos de povão. A direita reacionária usa o poder financeiro que têm para desinformar. Sem dúvidas estas iniciativas da Boitempo são valiosíssima contribuição nessa direção. Mas ainda temos muito o que fazer para atingir a consciência de todos os que votam, o POVO. Luiz Athayde.
@sergioalbertoriverajimenez42933 жыл бұрын
Mas Lula e Dilma estiveram junto a direita reacionária, os bancos e as empresas corruptas. Frigo Boi, Oderbrech, e outras.
@danieldiasgomes13 жыл бұрын
Que debate fantástico!
@gabincampos3 жыл бұрын
Parabéns pelo debate! Precisamos ouvir mais sobre o Socialismo
@claudiodobbin Жыл бұрын
Muito bom assistir de novo!
@danieldalasumbadany18683 жыл бұрын
Sou angolano e Amo Elias Jabbour
@doloressilva44382 жыл бұрын
Parabéns pelo seu livro. Vc conseguiu reunir nessa live, o que nós temos de melhor em termo de pessoas. Faço minhas as suas palavras para nossa presidente Dilma Rousseff. Sou super fã tbm de Silvio de Almeida.
@antonioteles8936 Жыл бұрын
Que conversa foda meu deus 👏🏻
@erlisantos48333 жыл бұрын
Parabéns a todas as falas, mas gostaria de dizer que eu amoooo ouvir a Dilma... Sua fala em forma é conteúdo me fazem viajar... Bota, querida!!!
@joseuilson22863 жыл бұрын
Parabéns pelo debate: uma maravilha... quantas mentes brilhantes!!
@liliancass34893 жыл бұрын
Que riqueza de debate!
@daniteixeira86953 жыл бұрын
Obg pelo debate. Incrível.
@DuduPhilos2 жыл бұрын
Live maravilhosa, com ótimos palestrantes. Parabéns a Boitempo e aos envolvidos
@sebastiaojoseleonaldo20783 жыл бұрын
Ótimo programa!
@LucasMouradosSantos3 жыл бұрын
Silvio é mto foda, impressionante o quão grande orador ele é, máximo respeito. A presidenta Dilma é de uma potência fantástica, como sempre.
@AndreBossan3 жыл бұрын
Quando os liberais se manifestam em defesa da democracia, me preocupo muito, porque a noção de democracia É liberal, na raíz. E isso NÃO É um defeito! É um bom testemunho de como evolui o pensamento nas ciências humanas. A ideia de Estado de Direito não é estranha ao comunismo. Pelo contrário! É estruturante! Mas vai aí, no meio do debate, muito misticismo em torno do significado genérico da palavra "liberdade". Isso é que fica esquisito... a liberdade vira um direito humano essencial, uma lei, mas sem regulamentação que lhe desenhe um significado verdadeiro, o que significa dar-lhe uma força ideológica extraordinária, mas sem base real. É no bojo dessa confusão que vêm o delírio de defender o direito a não se vacinar, acima do direito mais amplo, de proteger o coletivo. Só para exemplificar.
@oliveiraoli64572 жыл бұрын
Nossa como não conhecia até hj esse canal , estou querendo informações sobre o tema, gratidão....
@namirpaivapires13392 жыл бұрын
Adorei esse encontro magnifico, vocês são demais
@silviocosta89752 жыл бұрын
Excelentes exposições e debates!
@OSidiRamon3 жыл бұрын
Incomodou a reaçada essa live. Muito bom.
@victorcortes5249 Жыл бұрын
Que ensinamento maravilhoso! Mas Monja, pode explicar mais sobre isso que todas as pessoas não nascem com a natureza búdica?
@invaderzim49003 жыл бұрын
Pow, o Elias lembrou do prof. Armen, grande sujeito! Tive aulas com ele durante o mestrado, na FFLCH USP!
@luizlima2082 жыл бұрын
essa matéria é antiga, mas começar a falar da China , seria o q houve e onde está a tenista número um da China. Nunca ficamos sabendo. Outra coisa curiosa seria a Dilma participar com toda sua clareza explicativa
@elianapizagomesdemellocamp73033 жыл бұрын
Estou estupefata com este debate.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@lucmorato853 жыл бұрын
Sucesso e prosperidade a Elias Jabbour e Alberto Gabrielli
@simeaomateus27773 жыл бұрын
Eu sei que não é a questão central mas gostei da diversidade de origem das pessoas nesta live: um negro, uma amarela, uma descendente do leste europeu e outro do oriente médio. 👏👏👏
@daianegoncalvesduarte993 жыл бұрын
Debate incrível!
@yukigran3 жыл бұрын
Acompanhando tudo e no minuto 1:22:00 na fala do Elias/Dilma, não tem como não chorar. Vamos superar a barbárie amigos, vamos superar.
@UlissesBourdon3 жыл бұрын
Nusss! que ótimo time! parabéns!
@otaviochaves90913 жыл бұрын
Ótima apresentação e debate! Muito rico!
@taniarfcordeiro Жыл бұрын
Estou satisfeita e agradecida por ter assistido a essa grande aula. O livro se impôs para mim. Parabéns!
@educacaopoliticasoberanian59973 жыл бұрын
Parabéns a Boitempo pelo sei trabalho em prol da democracia e as politicas sociais necessária para qualquer sociedade ser digna. Fome, miséria, pobreza e desigualdades socias têm que ser banidas de nossa realidade.
@DurvalHenrique3 жыл бұрын
Sim... tudo isso tem que ser banido... 👏👏👏 assim como já foram banidas a Liberdade, a Democracia e a Dignidade de Ser Humano via Escravidão e Barbárie... Viva China!!!
@analuciabs3 жыл бұрын
Debate incrível! Nem vi o tempo passar e fiquei com água na boca com gostinho de quero mais! 👏🏽
@personaltrivia3 жыл бұрын
Grande debate!! Parabéns gente
@saitamakawaii16423 жыл бұрын
Parabéns a todos os envolvidos. Debate fantástico e de alto nível, cada dia adimiro cada vez mais nossa presidenta.
@renatoagr58842 жыл бұрын
Esses vídeos precisam ser passados nas TVs Estatais do Brasil ou na privadas que queiram fazê-lo para politizar o nosso Povo que é alienado pelo sistema do "mercado" ao seu interesse. Temos que quebrar a hegemonia do mercado pelo menos na educação e politização dessa Nação.
@lucianoromenius3 жыл бұрын
Saudações a todos e todas!
@mariaaniceazevedobanhos60413 жыл бұрын
Parabéns pelo debate!!!!!
@TuprofeRau3 жыл бұрын
Muchas felicidades a los autores y a la editora Boitempo. Un fuerte abrazo desde Santa Cruz de la Sierra, Bolivia
@Igo.batista3 жыл бұрын
Não consigo entender como a TVT e TV Boitempo não conseguem encontrar um tradutor para os companheiros trabalhadores que são seguidores desses canais!
@rosanischneider9273 жыл бұрын
Muito empolgada, vou ler o livro. Parabéns 👏👏👏
@namirpaivapires13392 жыл бұрын
Cada dia quero aprender mais e mais.
@euclideslopes95352 жыл бұрын
Excelente discussão sobre a doutrina exercida pela China após 1949 até os dias de hoje, saindo do regime feudal e alcançando o Socialismo do século XXI. Os debatedores são excelentes pensadores da economia mundial. Viva o Brasil e seus pensadores. Dilma está dando um show como economista.
@renatofranciscoclementejun12943 жыл бұрын
O Elias da geografia e história e o Silvio da filosofia e ciências socias. Fflch da USP EM Peso. Tive aula com o Prof. Armen
@regismarat9303 Жыл бұрын
O Sr Elias Jabbour tem a infelicidade de ser singularmente desconhecido no mundo. No Brasil, tem o direito de ser um mau geografo, por que passa por ser um bom economista chinês. Na China também tem o direito de ser um mau geógrafo, porque passa por ser um dos melhores economistas brasileiros. Na qualidade de brasileiro e professor secundário de geografia, quisemos protestar contra esse duplo erro. A obra do Sr. Elias Jabbour não é simplesmente um tratado de economia política, um livro comum, é uma Bíblia de poesia liberal. Mercado, salário, exploração, capital especulativo, bilionários, valor, concorrência, Estado, são algumas das categorias existentes em todos os países capitalistas do planeta, mas que em solo chinês fazem desse país milenar o “Socialismo do século XXI”, segundo o Sr. Jabbour. Tal qual Marx em sua fina ironia contra o Sr. Proudhon, não há como deixar de pensar no Elias Jabbour e seu falacioso socialismo de mercado. Aliás, uma contradição nos termos: Socialismo de Mercado, da ao socialismo um adjetivo que o nega, e da ao mercado um substantivo que o mistifica.
@enaurodecastro2 жыл бұрын
Que debate interessante... também quero cumprimentar Ivana...
@lourdesbrito81853 жыл бұрын
Excelente explicação!
@Ricardo.Gomes.S.2 жыл бұрын
Belíssima a fala do professor Silvio
@jairfrascareli41443 жыл бұрын
Profundo e altamente tecnico. Gratidão
@valdivinonunes71723 жыл бұрын
Professor Elias, "songs of freedon" de Bob Marley que vc cita é um referência a música Redemption Songs, que tem um trecho que fala exatamente isso (sons da liberdade) ou é sobre o Álbum que leva esse nome?
@leonardojoppert31283 жыл бұрын
Incrivel,tres grandes brasileiros
@moizesbarros97562 жыл бұрын
Cada vez q volto a essa live é melhor.
@Ricardo.Gomes.S.2 жыл бұрын
O canal poderia desenvolver um seminário sobre o livro, seria muito interessante...
@vinnybatata13 жыл бұрын
Lindo debate! Lucidez imensa da Presidenta e de todos os participantes!! Rumo ao Socialismo Brasileiro!!
@sergionascimento86533 жыл бұрын
Nunca, vocês tentaram em 1935, em 1964 de novo e em 2016, nunca deu certo!
@filosofiaemrelevo8463 жыл бұрын
Plano Cohen .... a falácia da "ameaça comunista". documento forjado por militares brasileiros com a intenção de instaurar a ditadura do Estado Novo, em novembro de 1937. Uma das maiores falsificações da história brasileira e um exemplo eloquente da intersecção entre o antissemitismo e o anticomunismo no país, ele foi fraudulentamente atribuído à Internacional Comunista, que, pretensamente, buscaria derrubar o governo por meio de greves, do incêndio de prédios públicos e de manifestações populares que terminariam em saques, depredações e no assassinato de autoridades. Como parte da farsa, ele foi "descoberto" pelas Forças Armadas, permitiu rotular como "comunistas" e derrotar os que se opunham ao governo e, enfim, foi utilizado para legitimar o golpe de Estado que implantou o Estado Novo.
@elainehelmont46473 жыл бұрын
@@sergionascimento8653 Uma horano capitalismo cai se tornar tão insustentável que o comunismo vai ser a única maneira. Mas espere entãpnque nunca o povo fique com fome o suficiente,quando isso acontecer vai ter um levante quer vocês queiram quer não. Não to falando desses esquerdistas bostinhas aí pregando paz e falando só sobre identitarismo,to falando de revolta popular mesmo.
@lfcronos3 жыл бұрын
@@sergionascimento8653 só na sua cabeça olavada...
@sergioalbertoriverajimenez42933 жыл бұрын
O que impede implantar um Socialismo brasileiro, é a Ordem Maçônica, que na China não existe, e que seria combativa com pena de morte.
@25319742 жыл бұрын
Em um determinado momento, o Elias cita a influência do particular no universal , e o seu oposto ... Isso realmente precisa ser pensado..
@duprad3 жыл бұрын
Ficaria mais duas horas assistindo esta live. Parabéns pelo debate e ao Jabour pelo livro
@wandersantos4893 жыл бұрын
Que momento maravilhoso!! Como disse Paulo Freire:" Esperançar".
@Antiposmoderno3 жыл бұрын
saudade de ter um presidente competente. volta dilma
@AndreBossan3 жыл бұрын
Armen Mamigonian foi meu professor na graduação. Pessoa da maior qualidade!
@alvesysilva3 жыл бұрын
Um baita professor!
@paulinomarcos18072 жыл бұрын
🔴Curtir o vídeo!🔴 Comentar!🔴 Curtir os comentários! 🔴Devemos ajudar a impulsionar o vídeo!
@Mabeak1003 жыл бұрын
Elias, você poderia falar,um outro dia, sobre a instalação de empresas chinesas do tabaco no sul do Brasil? O governo chinês faz a pesquisa, projeta e controla até mesmo a forma de plantio que a China deseja. Foi o que percebi na cidade de Santa Cruz, RS.
@NiceOrion3 жыл бұрын
Há muito tempo as indústrias fumageiras estrangeiras já exploram o povo do sul do Brasil... E ninguém disse nada...
@Mabeak1003 жыл бұрын
@@NiceOrion Eu sou de Santa Cruz. Eu sei o que se passa lá. É terrível, mas os plantadores são de origem alemã, só pensam em dinheiro e não mudam para outra economia que renderia menos. E assim vão morrendo, de câncer e de depressão causados pelo agrotóxico...esse assunto é longo e complexo.