Fui aluno da USP Finalmente tomaram as devidas providências. A rua do Matão sempre foi proibido ciclismo e os ciclistas sempre circularam por lá. Se os ciclistas não cometessem esses abusos, não teriam tomado essas providências.
@beatrizdeoli62535 жыл бұрын
Estudo há 4 anos na USP e nunca vi um ciclista speed parar para pedestre. Já fui xingada inclusive uma vez que estava atravessando no sinal verde para pedestre. Além das inúmeras vezes que presenciei os ciclistas intimidado também quem estava de carro. Se eles não conseguem ter nenhum respeito pela comunidade da USP, não seria adequado buscar outro lugar para treinar??
@wagnitodejesus5 жыл бұрын
Beatriz De
@luigir.g.marini6455 жыл бұрын
Entendo o que fala. Talvez seja difícil mesmo conciliar um treino de ciclismo de estrada em pelotão com o trânsito, principalmente de pedestres e semáforos. Esse é um lado. Mas onde os atletas poderão treinar próximo à capital? Seria acabar com uma linda modalidade esportiva na cidade (ainda que haja alternativas, como reiniciarem treinos no autódromo de Interlagos, mas que, na minha opinião, não tem o clima da USP). Quem sabe não se consiga um entendimento. Talvez a prática seja liberada em horários em que não haja aulas, ou seja, se estas costumam iniciar por volta das 7 e pouco, os ciclistas poderiam treinar todos os dias, até as 7h, nos dias de semana. Sábados e domingos até um pouco mais tarde. Importante é ter bom senso, algo que perdemos um pouco há alguns anos aqui no Brasil.
@0463765 жыл бұрын
O engraçado é a resposta do ciclista do vídeo: "ahh vamos criar algumas regras básicas, simples, ect". Eles nao respeitam as leis de trânsito.
@guiamarocms5 жыл бұрын
Te convido a sentir a sensação de pedalar, deixar seu carro na garagem aí v vai entender. Acordem cedo , parem de criticar a bike. Bike é o melhor transporte , esporte que existe. Quem tem que respeitar é veículo nunca bike. Nos ciclistas sabemos que Somos menor número e sozinhos somos fortes juntos invencíveis.bike toda vida
@beatrizdeoli62535 жыл бұрын
@@guiamarocms em nenhum momento critiquei os ciclistas que usam a bicicleta como meio de transporte, e sim ciclistas speed, que praticam corrida nas vias de transporte da USP
@gabrielmorete8955 жыл бұрын
Ridículo dizer que a proibição foi do nada, ciclistas esportivos causam confusão na USP, truculência sem limites. Sem condições de continuar como estava
@DanielGroppo5 жыл бұрын
A iniciativa de respeitar as leis tem que vir de cada um, inclusive dos ciclistas que ali praticam! Nada justifica o desrespeito ao semáforo, faixa de pedestre ou cruzamentos.
@din38325 жыл бұрын
fato, é evidente que se eles estivessem fazendo tudo certinho sem incomodar ngm isso não estaria acontecendo.
@Pedrophcl5 жыл бұрын
Exato! Falam de criar regras mas as poucas q tem e q são tão básicas eles ja ignoram...mais regras pra que?
@lucasemanoelsoaresmeira85085 жыл бұрын
Fui atropelado por um ciclista na USP há dois anos, sinto dores no quadril até hoje. Eles simplesmente não respeitam pedestres: andam em alta velocidade, em grupos e sozinhos, principalmente nas ladeiras e quando o sinal fecha para veículos, eles não param. Proibição mais do que necessária.
@MsWeliano5 жыл бұрын
Sou funcionário da segurança da USP há dezessete anos. Uso a bike para ir ao trabalho e às vezes pratico corrida na USP. Já presenciei muitos acidentes e discussões envolvendo os ciclistas esportivos. Boa parte deles não respeita as regras de trânsito, ciclistas, motoristas, pedestres e funcionários da segurança que muitas vezes os orientam. Os ciclistas precisam entender que a USP é uma Universidade e não uma pista de treino de ciclismo. O risco é enorme para esta modalidade, inclusive para a vida deles. Já socorremos inúmeros ciclistas e já houve até acidente que levou o ciclista a óbito.
@diegobrochado5 жыл бұрын
Parabéns para USP por fazer o correto, sou ciclista e também utilizo a USP para muitas vezes fugir do trânsito da Corifeu e chegar até o centro de SP. Já vi muitas vezes semáforo fechado, ciclistas não pararem para pedestres e muitas vezes andando onde não poderia e fora a alta velocidade. Parabéns mais uma vez pela iniciativa, quando quero treinar vou agora academia, cemucam ou outros locais . USP não é local de treinos.
@nuen78255 жыл бұрын
Quer treinar constrói uma pista de corrida.
@MarceloPBastos5 жыл бұрын
Sou aluno da USP e também ciclista é posso dizer que essas regras são consequência de muitos mas muitos mesmo ciclistas que abusam é desrespeitam várias regras de segurança em função de superar limites, e uma pena, porque como ciclista eu respeito todas as regras de trânsito e de legislação
@conteudoanimal5 жыл бұрын
Pena que é minoria... 90% acha que a rua é deles...
@cesaralmeida43185 жыл бұрын
Sou ciclista e concordo com você amigo.
@adriasoares5 жыл бұрын
@@conteudoanimal Sim, com certeza, não é a toa que a grande maioria de atropelamentos e mortes no transito são causados por ciclistas atropelando pedestres e atropelando os carros, né?! Mas vai lá, amigão, vai na fé.
@pittarodrigues38605 жыл бұрын
@@adriasoares Ninguem esta falando do transito nas ruas, O que ele falou é a situação na USP , pelotão de ciclista na USP se acha o dono da rua. Xinga corredor de de todos os palavrões possíveis, manda correr na calçada. A USp ta certa ? não, Mas os motivos para isso existem. Agora todo mundo é santo.
@conteudoanimal5 жыл бұрын
@@pittarodrigues3860 a USP da certíssima ... verdade ... vi num canal de corrida... o apresentador foi xingado e mandaram correr na calçada... eu fiquei tão pdv ... até me desculpei com o corredor ... senti muita vergonha mesmo não sendo roadbiker #fail
@Erikito005 жыл бұрын
Desculpa, sou ciclista e tem que ter regra sim, horário ou o risco de atropelamento de pedestres ou mesmo se envolverem em acidente com carros por lá é fato. Só não pode simplesmente proibir. Mas que deve haver horário para os pelotões sim. Temos que ver as razões dos outros transeuntes também. Na real, tem muito ciclista que anda lá achando que esta sozinho ou em uma pista fechada. Os corretos e prudentes mais uma vez pagam pelos "Zé ruelas"!
@carlosalbertoduarte40895 жыл бұрын
Concordo!
@din38325 жыл бұрын
como tudo nesse país 95% respeita e 5% fodem com tudo para todo mundo.
@luizwtavares28145 жыл бұрын
Erik Santos concordo ... e os ciclistas tem que parar de usar fones de ouvidos ...
@Pedrophcl5 жыл бұрын
Pois é, como você mesmo disse, as poucas regras q tem eles ja não respeitam, do que adianta criar mais?! Infelizmente eu acho q tem q proibir mesmo.
@edgardwill49325 жыл бұрын
A legalidade dessa portaria é duvidosa, além de ser restritiva de direito de trânsito, é pior por ser destinada à uma única classe. Quer dizer que se todos resolverem treinar motociclismo, aí pode? Não é sustentável a premissa de onde parte a tentativa de proibição. Sem falar que na hierarquia de normas, portaria só afeta subalternos e administrativamente vinculados, o que não é o caso da maioria dos cidadãos. E mesmo para quem ela é aplicável, materialmente ela fere direitos individuais, leis e até constituição, o que faz com que, em tudo e por tudo, isso seja uma aberração normativa que precisa ser derrubada o quanto antes.... Rafael Dias Justamente por ser pública não podem proibir... Portaria interna da USP só afeta subalternos administrativos ou alunos, mesmo assim não tem o poder de contrariar lei federal (código de trânsito que dá prioridade ao ciclista) muito menos Constituição (direito de ir e vir), sem falar na discriminação de liberar uns e permitir outros tipos de ciclistas (código civil) e sendo a USP prestadora de serviço público, está sujeita ao código do consumidor, enquadrando na figura do consumidor equiparado, pode chover condenação pra USP e uma boa grana no bolso dos ciclistas se todos resolverem processar e procurar indenização junto ao Procon, talvez isso mude... Ou de um bom lucro em forma de indenização pelo abuso ao cidadão ciclismo q tem seu direito de ir e vir cerceado... Horário tem que ser livre, a via é pública...
@pedromedeiros89745 жыл бұрын
Aluno por 12 anos lá e também ciclista (uso bicicleta em são paulo todos os dias, sequer tenho carro) Não há condições da USP ser um local de treino pra ciclismo de estrada sem desrespeitar as normas de trânsito e as demais pessoas que utilizam o espaço. As ruas possuem semáforos, faixas, ampla circulação de pedestres, transportes públicos e afins que não permitem um trecho longo e regular para esse tipo de modalidade. Já fui xingado, quase atropelado várias vezes enquanto os ciclistas ultrapassavam semáforos fechados, já vi diversos abusos por parte dos pelotões e assessorias. Querendo ou não, é uma revindicação da comunidade USP que os ciclistas esportivos respeitem os pedestres do campus. Pode ser o melhor lugar de São Paulo para treinos, mas ainda é um lugar ruim no qual a prática do ciclismo de estrada vai de maneira diametralmente oposta às regras de trânsito e segurança dos demais usuários. O cara não vai atrasar o treino e desempenho dele em razão de um pedestre atravessando na faixa, isso nunca vai acontecer.
@phee_llipe5 жыл бұрын
A questão é que os ciclistas precisam respeitar no mínimo os pedestres, mas nem isso. A USP é um lugar de convivência coletiva de vários grupos, se um grupo não respeita a dinâmica geral, tem que ir embora treinar em outro lugar. Não concordo com a medida da USP, mas é uma resposta a tudo isso.
@nuen78255 жыл бұрын
Perfeito! Aconteceu comigo do speedero estar treinando e passando na rotatória e mesmo sendo minha preferencial ele além não reduzir a velocidade me empurrou para o meio fio. Um amigo dele estava filmando de pé na calçada pediu para eu tomar cuidado. Paciência viu... Fizeram uma prova sem estrutura nenhuma, os carros, pedestres, ciclistas, etc. entravam no meio da prova sem fazer ideia do que estava acontecendo, pediram para causar acidentes.
@luizhp5 жыл бұрын
12 anos? Não vai sair daí nunca não?
@vrsm185 жыл бұрын
Tô lá faz 7 anos, concordo com tudo que disse. Não há respeito por parte dos ciclistas de velocidade, a cidade universitária não é uma rodovia, tem faixa de pedestre e farol, não tem como ignorar as normas de trânsito e os pedestres.
@marcuslopes20175 жыл бұрын
Eu sou ciclista, mas só vou a USP de carro para assistir aula. Quando o pelotão vem dá medo. Tem que parar o carro pois os ciclistas não param por nada.
@tobiasegg73605 жыл бұрын
São folgados...só veem o lado deles
@hjetnhgklhg5 жыл бұрын
Não acredito que a proibição veio do nada. Sou de Vitória e aqui está crescente o número de pelotões. E uma coisa eu tenho CERTEZA, eles não respeitam os pedestres. Muitos deles usam até mesmo a calçada. Já aconteceu comigo de um grupo estar atrás de mim na calçada e eu não andei mais rápido ou me esquivei por causa deles, e os caras foram uns cavalos achando que estavam certos. Então se está comprometendo a segurança do corpo docente/dicente da USP eu acho melhor por bastante regras mesmo!
@yonoh15 жыл бұрын
Conheço alunos e funcionários da USP. E eles reclamam que esses pelotões não param para nada. Faixa de pedestre simplesmente não existem.
@bananda135 жыл бұрын
Sou aluna e estou todos os dias 7:30 no campus. Acredito que são sim necessárias regras bem definidas porque em grupo ou individualmente, a velocidade e o desrespeito dos ciclistas com os pedestres é bem grande. Considerando que a área é escolar e com preferência para o pedestre, além de o tempo de treino ser também o de maior fluxo de entrada de alunos e funcionários, é muito importante encontrar um meio termo que garanta a segurança do pedestre que sai mais vulnerável principalmente quando se pensa nos pelotões. Já fui quase atropelada por um grupo de 3 ciclistas que seguiram ainda mais rápido e me xingando inteira, além de já estarem errados por estarem na contra mão. Assunto difícil mas a universidade tem razão de impor alguma regra para a prática
@edgardwill49325 жыл бұрын
O problema é que ela não tem o direito de impor essas regras ao cidadão... A legalidade dessa portaria é duvidosa, além de ser restritiva de direito de trânsito, é pior por ser destinada à uma única classe. Quer dizer que se todos resolverem treinar motociclismo, aí pode? Não é sustentável a premissa de onde parte a tentativa de proibição. Sem falar que na hierarquia de normas, portaria só afeta subalternos e administrativamente vinculados, o que não é o caso da maioria dos cidadãos. E mesmo para quem ela é aplicável, materialmente ela fere direitos individuais, leis e até constituição, o que faz com que, em tudo e por tudo, isso seja uma aberração normativa que precisa ser derrubada o quanto antes.... Rafael Dias Justamente por ser pública não podem proibir... Portaria interna da USP só afeta subalternos administrativos ou alunos, mesmo assim não tem o poder de contrariar lei federal (código de trânsito que dá prioridade ao ciclista) muito menos Constituição (direito de ir e vir), sem falar na discriminação de liberar uns e permitir outros tipos de ciclistas (código civil) e sendo a USP prestadora de serviço público, está sujeita ao código do consumidor, enquadrando na figura do consumidor equiparado, pode chover condenação pra USP e uma boa grana no bolso dos ciclistas se todos resolverem processar e procurar indenização junto ao Procon, talvez isso mude... Ou de um bom lucro em forma de indenização pelo abuso ao cidadão ciclismo q tem seu direito de ir e vir cerceado...
@ed12745 жыл бұрын
@@edgardwill4932 adorei o textao. Mas já pensou se a universidade resolve colocar uns quebra mola hahaha :( melhor não né. então pq defini os horários é tão ruim assim?
@edgardwill49325 жыл бұрын
@@ed1274 Definir os horários é péssimo porque nem todos tem disponibilidade de treinar no mesmo horário, além disso, qualquer norma interna nesse sentido, restritiva do direito de livre trânsito, seria manifestamente ilegal, principalmente quando lembrarmos que a reitoria não tem competência para legislar sobre direito de trânsito, muito menos teria o poder de contrariar o código de trânsito, código civil e Constituição Federal... 👍
@MrCineris5 жыл бұрын
Edgard Will A reitoria não tem, a prefeitura tem. A cidade universitária é uma “mini cidade” com suas próprias leis. Por isso fecha depois das 20h.
@phee_llipe5 жыл бұрын
@@edgardwill4932 vcs tem que se adequar a dinâmica da USP, não toda a comunidade uspiana a vcs
@willibaixista5 жыл бұрын
Trabalho há 10 anos na USP. É consenso entre todos os funcionários que conheço que as bikes speed só causam problemas. Já perdi a conta das vezes que vi essas bikes fechando ônibus cheios de estudantes nas rotatórias, obrigando-os a mudar a rota ou frear bruscamente. Quando vamos atravessar a rua, tem que olhar com muita atenção, pois o perigo de uma bike vir é maior do que o de um carro. Por mim, poderiam liberar as madrugadas para treino, mas entre as 6h e 24h tem que ser para a universidade. Achei a reportagem um pouco tendenciosa pro lado dos ciclistas, mas enfim, que seja buscada uma alternativa que não prejudique todos.
@saitonclementino23935 жыл бұрын
Nada vem do nada, isso não existe, com certeza a um abuso em quebra de regras por parte dos ciclistas, todos tem que saber o direito do outro.
@iCaioFrade5 жыл бұрын
Parece que rolou um acidente , ciclistas atropelando transeuntes
@feliperangel33775 жыл бұрын
Faltou botar alguns alunos nesse video dando a opinião deles Não existe grupo mais odiado atualmente na USP do que este. E devido a própria atitude deles totalmente desrespeitosa e ignorante.
@Satwva5 жыл бұрын
As regras foram necessárias, em 3 anos de USP nunca vi um ciclista de velocidade parar para um pedestre, nem mesmo quando o sinal tá verde para os pedestres. Sem falar dos treinos noturnos, pelotões em alta velocidade e sem equipamentos de sinalização noturna, um risco para todos! Se os ciclistas de velocidade não respeitam os pedestres tem que haver controle
@cajulopes10355 жыл бұрын
Seria tão mais fácil se os ciclistas tivessem se organizado para se moderarem, não andarem em pelotões gigantes e respeitarem os pedestres. Eu já fiquei preso no meio de um pelotão de umas 20 pessoas, sem conseguir sair pro lado nem manter a velocidade se não embolotava e caia: Sim! os caras literalmente me fecharam com bicicletas de speed enquanto eu pedalava uma bike urbana 😳, sem contar que praticamente todo mundo que eu conheço já foi (ou quase foi) atropelado lá dentro por uma bike. A USP se tornou o lugar onde bizarramente o motorista de carro é mais educado que o ciclista (a gente sabe que não são todos, mas tem MUITOS que são inconscientes, o que é loucura de se pensar de um ciclista - ainda mais esportivo). Eu acho que faltou muita consciência durante esse tempo todo, e agora as regras caíram como uma bomba, talvez regras até agressivas demais. Quem sabe com o tempo não pode rolar uma conversa e um diálogo, afrouxar algumas regras, pq nós estudantes também acreditamos que a utilização do espaço deva ser democrático, mas do jeito que estava, estava insustentável.
@guilhermecorbetta99615 жыл бұрын
Sou aluno da usp e amo andar de bike, mas esse "ciclistas speeds" da usp não respeitam ninguém , bem carro, nem pedestres e nem outros ciclistas. Eles ocupam as duas faixas da rua, não respeitam farol , xingam as pessoas .
@nuen78255 жыл бұрын
Tão com esteroides correndo nas veias.
@xultrasx5 жыл бұрын
Sou aluno e já fui ciclista esportivo, sem duvida a proibição não é a melhor solução, porém os pelotões estavam virando uma coisa insuportável na usp. Final de tarde e começo de noite ontem o tráfico de pessoas, de carros e ônibus são enormes, tinham que disputar espaço com pelotões de 30 - 50 ciclistas que estavam nem aí para a sinalização. Sei que a usp é importante para o desenvolvimento do ciclismo competitivo em São Paulo por conta da falta de espaço e segurança para treino. Mas também os pelotões e acessórias tomaram conta da usp como se fossem deles o espaço.
@maravasander48725 жыл бұрын
Tráfico de pessoas? Kkkkkkkkkkk
@deciopereira32535 жыл бұрын
O pessoal da USP e da ciclovia do rio Pinheiros não respeitam nem nós Ciclistas urbanos que utilizamos as vias para nossa locomoção. Infelizmente dá nisso.
@carlosmo50795 жыл бұрын
Acho que a questão não é respeitar ou não, tem muitos que não tem noção de leis e regras de trânsito ou bom senso. Ambas as partes! Isso precisa melhorar! Proibir não é solução!
@din38325 жыл бұрын
verdade, tem uns babacas que acham que voce tem q se jogar no rio pra ele passar.
@luizwtavares28145 жыл бұрын
Só leio pessoas que não sabem nada do assunto dando pitacos ...
@Pedrophcl5 жыл бұрын
Essa turma da Lycra é ridícula, só sabem pedalar, gastam uma fortuna e se sentem os prozoes... não tem habilidade nenhuma, a maioria tudo tiozão e se acham atletas kkkkkk, se soubessem fazer um track stand pelo menos aprendiam a praticar e se exercitar mesmo quando parados, mas são mto Zé ruelas e só sabem contar os km rodados, zero habilidade salve algumas raríssimas exceções.
@luizwtavares28145 жыл бұрын
Pedrophcl no dia que você crescer e respeitar a todos você vai entender que cada um faz o que quer sem precisar provar nada pra ninguém ...
@Bezerra1425 жыл бұрын
A função principal da Universidade de São Paulo é o ensino fundamentado em pesquisa. A universidade simplesmente tomou ações pra zelar pela integridade daqueles que à frequentam com esse fim, que em seu acesso e transito (seja como pesdetre, motorista, ciclista não esportivo e até no transporte coletivo) são de diversas formas prejudicados pelo ciclismo esportivo ,que é incondizente com a realidade da universidade e as leis de trânsito. Basta ver os relatos nos comentários deste vídeo. Eu não me sinto seguro atravessando uma rua nos horários de treino dos ciclistas na USP, pois ja fui quase atropelado equanto atravessava na faixa de pedestre, isso mais de uma vez. Já presenciei o transporte coletivo sendo "segurado" por um pelotão que transitava ocupando toda a rua. O ciclismo esportivo da USP gera lucro pras acessorias. Na minha opinião, elas deveriam se organizar em associação, buscar contato com a universidade para mediar o uso e atuarem como fiscais da atividade esportiva na USP! Temos que todos zelar pelo espaço público se queremos usufruir dele sem prejudicar os outros.
@vrroadcycling5 жыл бұрын
Os caras não respeitam ninguém então a maneira é por regras.
@luizwtavares28145 жыл бұрын
VR De Rosa por favor ... compre uma bike e vá lá treinar para entender antes de escrever bobagens ...
@vrroadcycling5 жыл бұрын
@@luizwtavares2814 Eu tenho uma bike, pedalo todos os dias 50 km de ida e volta para o trabalho e por isso que evito ir lá. A maioria dos brasileiros se acham estarem acima da lei.
@Pedrophcl5 жыл бұрын
@@luizwtavares2814 turminha da Lycra identificado, você deve se daqueles que não para pra ninguém, se acha o prozao e na real não consegue nem subir guia. Não precisa ser ciclista pra saber o q é folgado.
@luizwtavares28145 жыл бұрын
Pedrophcl amigo ... e vc deve ser daqueles mimados que tem tudo de mão beijada e reclama da vida ... cresça ...
@luizwtavares28145 жыл бұрын
VR De Rosa uma coisa é pedalar desta forma, outra é treinar ... cada um faz o esporte que quer ... uns jogam futebol e outros pedalam ... e qual é o problema? Este país está cheio de pessoas egoístas e que não respeitam o direito dos outros de fazer o que quiserem ... se alguém pode jogar bola na rua, eu posso pedalar nela, e não só apenas para ir e vir ...
@gabrielsobreira335 жыл бұрын
Os ciclistas profissionais só respeitam a eles próprios, é um absurdo, a proibição autoritária nem sempre é o melhor caminho mesmo, mas a resposta da USP foi a altura do desrespeito dos ciclistas com o restante da comunidade uspiana
@zerodoze5 жыл бұрын
Speedeiros realmente são difíceis de lidar.... na busca incansável pelos KOM eles esquecem de dar prioridade aos pedestres e de respeitar algumas leis de trânsito e convívio... proibir não é a saída, mas, falta bom senso a muitos, se não, a maioria dos speedeiros da USP e tantos outros rachões que tem por ai.
@lucianosampaioduquesilva5 жыл бұрын
Nunca houve diálogo por parte dos speed, apenas desrespeito deles em relação à comunidade uspiana. Querer diálogo agora é um pouco tarde...
@MrCineris5 жыл бұрын
Ótima reportagem! Estudo lá e realmente é raro ver um pelotão respeitar faixa. Mesmo assim, acho que o umbigo da questão é o uso de espaço da usp pra atividades privadas sem regulação. Como todas as banquinhas de comida na usp, a prefeitura quer ter o controle das atividades que envolvam dinheiro e como aumentou muito o número de assessorias nesses últimos três anos, vetaram.
@quandovoceleroscomentarios70135 жыл бұрын
Sou aluna da USP e é difícil atravessar a praça do relógio pra ir pro restaurante universitário, não dá pra um ciclista de speed parar para o pedestre passar. Também não existe farol fechado pra ciclista. É muito difícil na visão de pedestre. A USP é uma universidade, o foco devem ser os alunos e professores e propiciar as aulas. Talvez liberar para treino na madrugada inteira seria viável.
@gustavovieira75 жыл бұрын
Olá, Renata. Frequentei a USP por anos, como estudante, ciclista, motorista e até morador. Conheço muito bem o funcionamento dos pelotões, passei por eles dezenas de vezes. Existem dois vieses possíveis: a lei e o bom senso, que nem sempre andam juntos. Pela lei, pode até ser que exista algo que justifique a presença dos pelotões (apesar de eu achar difícil). Mas, pelo bom senso, não. Eu sei que existem ciclistas responsáveis e conscientes (como os que foram entrevistados), mas não deve dar 5% do total. A imensa maioria é de pessoas autoritárias, que não aceitam mudanças na forma de treinar e, até mesmo, usam do seu poder econômico pra desrespeitar pedestres, motoristas e até outros ciclistas. Os casos de brigas e agressão são inúmeros. A maneira como eles utilizam a via é completamente despropositada, sendo que até já pintaram uma faixa própria de treino na via pública, e arrancaram dezenas daquelas "tartarugas" refletoras atarraxadas ao chão, que ficam exatamente próximas às faixas de pedestres pra reduzir a velocidade dos veículos. Nunca vi um pelotão parando pra pedestres, ou dando preferência para o transporte público, e sei que nunca vou ver. Pelo contrário, berram e xingam, como se o errado fossem os pedestres e motoristas que estão usando a via normalmente. O fato de não haver lugares pra treinar não implica que algum local da cidade possa ser tomado por eles para usarem como quiserem.
@BikeeLegal5 жыл бұрын
Concordo
@gustavovieira75 жыл бұрын
@@BikeeLegal Legal, bom saber
@vavaoliveira-O_Carcara5 жыл бұрын
De acordo com as leis do país, a Prefeitura Universitária é soberana sobre a Cidade Universitária. O ciclismo esportivo está em conflito com pedestres e a rotina do campus. Melhor fariam estes ciclistas se se organizassem para exigir da Prefeitura de São Paulo um espaço adequado para esta categoria. Não é possível q a cidade mais rica do país não tenha condições de atendê-los.
@hugobci5 жыл бұрын
Eu frequento a USP à pé, de moto, bike, carro e, me de desculpem os profissionais ciclistas, mas via compartilhada com pedestres e carros não serve pra prática esportiva. Podiam se organizar no sentido de criar espaços de treinos adequados. Seja onde for.
@leorama305 жыл бұрын
Ciclista SPEED abusam, e muito, não respeitam semáforo, faixa de pedestre, além de causar trânsito! Quantas vezes já vi um bando de ciclistas SPEED e atrás carros e ônibus esperando o bom senso dos ciclistas. Outra coisa é professor de SPEED andando de moto ( em uma velocidade que causa trânsito ) do lado de ciclista pra treinar. To vendo o "promover a saúde" hahahah
@BlackWolf-lm9ue5 жыл бұрын
o carinha da moto não é professor de speed, e sim guarda-costas ARMADO, que inclusive já chegou um deles a puxar a arma para uma mulher aqui dentro.
@deisdazonze5 жыл бұрын
Achei a matéria tendenciosa. Parece a visão de alguém que simplesmente não frequenta a USP. Eu fui estudante da USP de 2012 até 2018, indo de bicicleta e sou totalmente entusiasta da bike. Por mim deveriam ser proibidos os carros "na cidade inteira" e colocar ciclofaixa em todo lugar, portanto eu não sou suspeito para falar disso. Fui todos os dias pro meu curso de bike, desde 2012 e posso dizer uma coisa: o CICLISMO ESPORTIVO atrapalha a dinâmica da cidade universitária. Não atrapalha apenas os pedestres, mas os ônibus e os outros ciclistas que usam a bike para transporte (e SIM, é possível diferenciar pelo simples fato de que nós, que utilizamos a bike pra transporte, estamos sempre com uma mochila). Sou totalmente de acordo com essa regulamentação, uma vez que não impede quem realmente quer treinar o ciclismo esportivo e ao mesmo tempo coloca regras bem claras para os ciclistas mal educados (que são normalmente pessoas ricas, que levam suas bikes pra lá em carro de luxo e que infelizmente são maioria desses ciclistas mal educados). Espero que a prefeitura não volte atrás, por que isso mostraria que a prefeitura atendeu ao lobby de pessoas de camadas ricas e privilegiados, e ignora totalmente a realidade do transito local.
@emersonsetubal29335 жыл бұрын
Lendo os comentários chego a seguinte conclusão lugar para se treinar ciclismo de estrada é a pista do Autódromo de Interlagos lá não haverá semáforos ,pedestres atravessando a pista ,trânsito com carros,motos ,ônibus ou caminhão por que fica uma má impressão por parte das pessoas com relação ao ciclista ,por causa desta categoria ,existem as regras de trânsito pra salvaguardar os mais indefesos e vulneráveis no trânsito,na total falta de respeito por parte de um ou de outro ou dos demais juntos e que acontecem os acidentes É outra é possível distinguir um ciclista de um velocista, sim nem tanto pela bike ,mas pelas atitudes também ,agora tudo que é público é para todos ,mas para todos respeitarem todos que se utilizam do espaço,bom senso e um pouco mais de raciocínio irá mostrar aos velocistas que treino real é na pista de corrida ,cabe à eles lutar por um espaço só deles. Aproveitem porque o Doria se não me engano já abriu a concessão para a privatização da pista de Interlagos
@fabricioferreiradossantos81105 жыл бұрын
Demorou para a USP Tomar uma posição com estes ciclistas, sou aluno da USP e estes ciclistas simplesmente não respeita os pedestres. E além disso são mal educados. Proibir pode não ser a solução mas é um choque de realidade para que estes aprendam a respeitar o pedestre. Se até os motoristas respeitam a faixa de pedestres pq eles não podem?
@rodrox71805 жыл бұрын
Tem que organizar pq ja vi diversas vezes pedestres em situação de risco em faixa. Motoristas perdem a referência visual e acidentes podem ocorrer.
@Apollonius085 жыл бұрын
Acho muito comedia este canal. Agora que "proibiram" as bikes na USP eles fazem um vídeo metendo o pau na instituição, que as regras são inviáveis e tal. Mais quando vai falar dos patinetes elétricos AI SIM TEM QUE TER REGRAS MAIS RÍGIDAS OU PROIBIR TUDO de vez...
@airtonfernando72785 жыл бұрын
Verdade, sem falar que esse vídeo ficou parecendo que é uma minoria dos pelotões que não respeitam as regras. Porém, basta olhar nos comentários a quantidade de pessoas informando que os atletas não respeitam as sinalizações e os pedestres. Ou seja, a USP tem que implementar regras por questões de segurança aos pedestres e aos ciclistas.
@pedalandonaeuropa5 жыл бұрын
Tem uns 3 ou 4 grupos grandes de pelotão aqui em Berlim, e mesmo saindo do centro da cidade, o destino dos pelotões é sempre pegar alguma estrada. (não Autobahn obviamente) Obviamente não tem como comparar o reipeito do motorista alemão com o brasileiro, além de que aqui ciclismo é parte da vida das pessoas, não só atividade esportiva de fim de semana. Não da pra achar tbm que um pelotão a 50km/h num local onde tem travessia de pedestres e semáfaros, vai dar certo né? Por mais que isso já exista há décadas, sempre teve problemas e atritos, como a Renata mesmo mostrou. Como não existe espaço físico em São Paulo pra nada, não acho que tem diálogo que vai resolver isso a curto prazo, porque a gente sabe que amanhã libera o pelotão de novo, e no mesmo dia vai ter reclamação de pedestres, alunos e funcionários que quase foram atropelados pelo pelotão. Complicado 😞
@antoniolimapereira24205 жыл бұрын
Concordo!
@vrroadcycling5 жыл бұрын
Belíssima análise, a ignorância da parte de alguns prejudica a todos.
@pedrobelluzzo5 жыл бұрын
É disso que eu to falando... Pra fazer um treino de pelotao nao da pra parar em sinal e faixa, mas por isso mesmo é que nao pode ser feito lá. Dizer que o treino do ciclista é mais importante do que a segurança do pdestre é sacangem. Minha cidade não suporta a prática do ciclismo de estrada sem muito risco para o ciclista, por isso mesmo eu desisti do esporte enquanto morar aqui. Não boto a minha vida nem a de ninguem em risco por conta do esporte.
@vrroadcycling5 жыл бұрын
@@pedrobelluzzo Tem o meu respeito. Congratulações ao ilustre!
@alucmota5 жыл бұрын
Eu trabalho na USP e chego muito cedo. Os ciclistas estão fora de controle, desafiam os carros e partem pra agressão verbal constantemente. O vídeo é muito claro. Respeito a todos e diálogo dos dois lados! Se vcs querem continuar treinando, pratiquem a boa convivência. Pelotões com mais de 20 ciclistas tomam todas as faixas e não deixam ninguém passar...Um amigo tentou passar, foi ultrajado e bateram no carro dele, cercaram ele e ameaçaram! Por isso, a USP tomou providências!
@mpraele5 жыл бұрын
estudei e trabalho na USP, estou por aqui desde 2002... Essa turma sempre foi folgada, não respeitam ninguém. A cidade Universitária não é academia, e sim lugar de estudo e trabalho! Parabéns a USP, acertou!
@ThomastcWang5 жыл бұрын
Renata, sou se fã desde sempre e pedalo como meio de transporte, assim como também sou estudante da USP. Já fui atropelado na faixa de pedestres por ciclistas de speed na USP em diferentes vezes, já vi ciclistas de speed jogarem objetos nos ônibus que entram na USP, carros de 'assessorias' já tiraram finas quando eu estava indo para a aula... Se usam o espaço universitário, todos atletas deveriam respeitar a comunidade estudantil, acadêmica e funcional da USP, mas infelizmente a maioria não faz isso.. As assessorias deixam lixo pelo campi, estacionam em locais proibidos, os pelotões não respeitam os pedestres e demais veículos, furam semáforos e até agridem estudantes (eu mesmo fui agredido após ser atropelado na faixa de pedestres)....
@ThomastcWang5 жыл бұрын
Proibir não vai resolver, mas parece que nenhum dos lados quer conversar, por isso proibir parece a saída mais fácil. Todas as vezes que tentei conversar com ciclistas de speed ou assessorias devido aos problemas que eles causaram (como atropelar pedestres nas faixas ou o lixo por eles deixado) as respostas foram na linha "a USP que se vire com o lixo no chão", xingamentos de baixo calão ou agressões.
@Retri515 жыл бұрын
Eles deixavam perigoso andar pela USP em vezes, quase fui passado por cima várias vezes por estar na faixa , era xingado e maltratado, uma vez uns dois chegaram a gritar q eu ia "pintar o asfalto" então tem q controlar a situação. Edit: n acho q essa foi a melhor opção mas como estava n dava
@adanifranco5 жыл бұрын
Sou ciclista, mas os ciclistas em geral sao MUITO mal educados e MUITO folgados com todos: ciclistas e pedestres e carros, entao da nisso!
@cleliareginadeccamargo74255 жыл бұрын
Eu quase fui atropelada atravessando no verde para pedestre ...e fui muito xingada. Já fiquei na faixa de pedestre onde não tem semáforo e nenhum parou. Sou ciclista usual e cicloativista mas na USP não é o lugar adequado. Até o pessoal de corrida vc tem esperar o pelotão, ou sair da frente e, se estiver no busp, certeza de chegar o dobro do tempo estimado por causa de ciclistas e corredores que ocupam a pista inteira da direita além das calçadas.
@micaeldasilva29065 жыл бұрын
Infelizmente para nós da road bike,para impormos nossa velocidade e técnicas de andar no pelotão,nos resta os acostamentos de rodovias. Sair pra pedalar e ficar arrumando treta com aluno, busão , reitor... Não dá!
@Pedrophcl5 жыл бұрын
Road Bike...o nome ja diz tudo, ou então vai pra pista...eu ando de mountain bike e adoro ficar fazendo minhas macaquices na bike, mas sempre em um lugar q eu tenha zero chances de machucar alguém, nunca arrumei briga e nunca pus ninguém em perigo, eu que escolhi estar lá pedalando, ngm tem nada com isso e portanto não posso por em risco as outras pessoas, road bike é pra correr, pois então vá correr onde não tenha gente nem carro.
@elopcsa78825 жыл бұрын
Prezada Renata Falzoni, você falou tudo. Os ciclistas em pelotão não podem parar em faixas de pedestres ou semáforos, pois podem causar acidentes. Desta forma, como a cidade universitária não é indicada, pois ATIVIDADE FIM DA UNIVERSIDADE É ENSINO E PESQUISA e os alunos e funcionários estão bem incomodados com a truculência da maioria dos ciclista de pelotão com velocidade. Não ciclistas em geral. Ou seguem as regras ou procurem outro espaço para treinar. Boa sorte.
@danielmaiadasilva5 жыл бұрын
Todo respeito aos ciclistas esportivos, e o fato de eles crescerem cada vez mais no Brasil e impulsionarem o esporte, porém não podemos achar que essa portaria é contra os ciclistas, ou contra o esporte, isso claramente é uma reação para tentar conter ou diminuir os acidentes, quem não anda na USP não sabe, mas os ciclistas de speed em geral não respeitam semáforo, quantas vezes eu já não fui atravessar a rua dos bancos que dá na Geologia quando estava verde para mim, todos os carros parados e eu fui passar vem ciclistas de competição e passam no meio dos carros e você quase é atropelado. Quem anda na USP sabe que isso é verdade, além de faixa de pedestres para eles não servir para nada, as vezes carros param para você passar os ciclistas não. Ninguém é contra o esporte, todos somos contra a irresponsabilidade, porque será que o ciclismo de transporte não foi incluído? Via de regra quem usa a bike para transporte respeita mais que os esportistas.
@ivanjbrasil4 жыл бұрын
Sim sou ciclista, experiente, de competição (tanto aqui no BR quanto na Europa). As imagens desse vídeo não deixam dúvida do problema: ciclistas inexperientes/não educados. NUNCA se treina em pelotão (lerdo como esses da imagem). Treino em pelotão somente em velocidade de prova, e em área própria (estrada = poucos obstáculos, nada de pedestres, etc). Ciclista sério e experiente ou treina sozinho, ou treina com o parceiro, ou as vezes com a equipe mas EM FILA DUPLA, NA DIREITA da pista. Nunca bloquear vias, nada de andar a 1.5m um do outro, 4 lado a lado, etc etc. Já treinei muito na USP, e esses exemplos do vídeo me atrapalhavam, e muito. Em um ambiente urbano, com pedestres, se coloca ainda mais atenção. Faltou também falar dos "corredores" (a pé) da usp. Estes então são o diabo, capazes de usar ambas as mãos de uma via (sábados), somente para poder correr lado a lado e bater papo. Já imaginava que ia dar nessa caca. Vejo pelos comentários que a visão da população em geral é bem negativa, e com razão. Peço desculpas aos que tiveram prejuizo, mas existem sim ciclistas com experiência suficiente. No fim, acho que um sistema de multas por amostragem poderia dar algum resultado. Ou seja, de maneira aleatória, fiscais pegariam no ato, indivíduos e/ou veículos, que cometessem irregularidades, como as que mencionei acima.
@giosan15 жыл бұрын
Bem feito, quantas vezes o farol está aberto pra pedestre e os pelotões so falta atropelar os pedestre, Não é a toa que a comunidade da USP odeia os Pelotões, não os ciclista normais
@edsonfaria11595 жыл бұрын
Concordo, minha namorada já foi xingada pelos ciclistas quando foi atravessar a rua. Eles não respeitam os pedestres. Acham que o treinamento deles é mais importante que as pessoas. Não param para ninguém.
@guiamarocms5 жыл бұрын
Vcs carros não respeitam ninguém. Vem falar mal de bike na casa do Caralho
@edsonfaria11595 жыл бұрын
@@guiamarocms eu sou ciclista, não tenho carro. Estou falando dos ciclistas que usam a via pública como espaço de treinamento. Não estou falando de mobilidade urbana.
@vegets25 жыл бұрын
Tenho uma dúvida genuína... O autódromo de Interlagos não poderia ser uma alternativa para o treino de ciclismo de estrada?
@mpraele5 жыл бұрын
Existe um velodromo sucateado dentro do CepeUsp....
@vegets25 жыл бұрын
@@mpraele, seria ótimo recuperar esse velódromo, mas o ciclismo de estrada é diferente, precisa de amplos espaços para pelotões como a própria USP até pouco tempo proporcionava
@isaanjos2625 жыл бұрын
Finalmente a administração da USP tomou uma atitude, e olha que foram brandos, considerando o histórico agressivo dos ciclistas esportivos. Cansei de ver esses ciclistas esportivos abusarem, serem desrespeitosos, atropelarem, eles não estão nem aí, desrespeitam, inclusive, ciclistas que usam a bike para locomoção.
@angelaferraro63345 жыл бұрын
Não respeitam mas querem ser respeitados... Eu presenciei uma situação em que os carros pararam na faixa para os pedestres mas o pelotão de ciclistas passou pelos carros gritando, usando a largura toda da avenida, como é o costume deles, não ficam só na pista da direita... Parabéns Prefeitura do Campus!
@diegoalvarez24975 жыл бұрын
Como estudante da USP e ciclista que usa a bicicleta como meio de transporte, compartilho alguns exemplos de casos reais: - Contrataram um guarda armado que ameaçou um funcionário da USP depois do mesmo ultrapassar o pelotão - NUNCA param ou reduzem para pedestres. Há inúmeros casos de atropelamento de pedestres - São agressivos e provocam até ciclistas urbanos, já ouvi dizerem mais de uma vez "Quer brincar de bicicleta vai pra calçada, aqui a gente tá treinando!" - Formam pelotões extremadamente grandes, incompatível com a mobilidade do local. Várias vezes ocupam diversas faixas desnecessariamente para conversar enquanto treinam Isso são só alguns exemplos. Acho que conseguimos compartilhar o espaço, apesar das dificuldades de conciliar um esporte aonde "não se freia" com um ambiente urbano que é espaço para mobilidade, com pedestres, ônibus e faróis. Mas vejo como principal obstáculo para isso os próprios ciclistas urbanos. Todas as interações que já tive ou presenciei com eles foram extremadamente agressivas por parte deles, e agora que decidiram proibir de vez acho engraçado como o tom muda para "calma pessoal, vamos conversar!". Não sou contra o ciclismo esportivo na universidade, mas essa proibição vem como uma resposta depois de anos de falta de respeito e dialogo por parte dos ciclistas, e não como uma medida súbita e sem motivo como pode parecer.
@gabrielbaceti5 жыл бұрын
Descreveu perfeitamente a situação atual da USP com os ciclistas esportivos.
@AtilioFlegner5 жыл бұрын
"Formam pelotões extremadamente grandes, incompatível com a mobilidade do local. Várias vezes ocupam diversas faixas desnecessariamente..." engraçado, os carros fazem isso nas ruas, ocupam um espaço enorme, engarrafam as cidades e não é mal visto pela sociedade. Infelizmente esse pensamento carrocrata ainda está na cabeça de muita gente. O carro tudo pode, já as bikes, tem que restringir... vai entender...
@diegoalvarez24975 жыл бұрын
O fato dos carros serem folgados não é justificativa para as bikes fazerem o mesmo! Se é uma via de mobilidade, se deve ocupar o espaço necessário para transitar. Ocupar duas (ou três!) faixas inteiras para conversar enquanto poderia usar apenas meia faixa não é dividir o espaço. Acho a ironia de me chamar de "carrocrata" ótima visto que não tenho carro e faço 100% da minha mobilidade de bike ou transporte público. Defender a bike não é a mesma coisa que tentar justificar todo comportamento errado de ciclistas!
@AtilioFlegner5 жыл бұрын
Não é questão de justificativa do comportamento de mais ciclistas. O meu questionamento é que as pessoas vão com muito mais gana de proibir, restringir, limitar a bicicleta do que os automóveis. Se a prefeitura baixa a velocidade do carro de 80 por hora pra 60, fica um mimimi danado, mas patinete a 20 km/h " ain estão muito rápidos" , ou ciclista a 40 " ain só andam como loucos"... Se a prefeitura coloca ciclovia, vem a turma reclamar que está tirando espaço e que isso vai "prejudicar o trânsito". Enfim, a sociedade aceita o carro dominando todos os espaços, mas se a bicicleta, o patinete ( ou faixas de ônibus) tentam ter um pouquinho mais de espaço, já vira um escândalo.
@diegoalvarez24975 жыл бұрын
Concordo 100% da sua leitura quando vc olha pra sociedade como um todo, mas o neste caso a situação na USP é diferente. A atitude dos ciclistas esportivos que transitam lá geram problemas fora do razoável para TODOS, incluindo pedestres, transporte público e até OUTROS CICLISTAS, vide os exemplos que eu dei. Como em 99% dos casos parecidos é a sociedade sendo intolerante com ciclistas é fácil achar que esse caso é mais um de muitos, mas na esse é o 1% dos casos em que os ciclistas que estão agindo de forma fora do razoável e sendo intolerantes com os outros que compartilham o espaço.
@danielpereiradecarvalho81425 жыл бұрын
Proibir é solução sim! Pilotos de Fórmula 1 não utilizam as vias comuns junto com os carros de passeio para praticarem seu esporte, utilizam um autódromo. Os ciclistas speed atrapalham a circulação dentro da Universidade, não respeitam as regras de trânsito e estão na iminência de causar acidentes graves, as ruas da Universidade não são para eles praticarem o esporte, devem procurar um local adequado pra isso, um velódromo ou outro local onde não coloquem em risco os civis. Pela quantidade de problemas que já causaram a USP demorou muito para os proibirem de circular no campus, foi até boazinha ao permitirem em horário restrito. Sou estudante da USP, sou ciclista, utilizo diariamente a bicicleta como meio de transporte.
@bh82125 жыл бұрын
Parabéns, você deu uma opinião concisa e coerente. Como aluna da USP diversas vezes já tive problemas com corredores de speed mal educados e que não entendem que o PEDESTRE é prioridade em qualquer lei de trânsito. Ao mesmo tempo, como cidadã, gosto que minha universidade seja aberta para o público e seja ocupada pelos cidadãos, sendo ela uma universidade pública. Se houver compromisso dos ciclistas de speed em respeitar as regras e quando não o fizerem serem punidos por isso, não vejo motivo para a proibição. Mas entenda algo, a universidade é sim um espaço de convivência, mas prioritariamente é de estudo, alunos e funcionários têm que vir antes.
@brunomaricato43975 жыл бұрын
Que tal lutar por espaço de lazer e esporte na cidade? Tem meia duzia que quer treinar la? Mas tem milhões de paulistanos que querem passear, treinar outros esportes, namorar... Não se trata do espaço da USP mas da falta de espaços públicos e humanos na cidade. Da diminuição do transporte individual motorizado.
@gabrielclimb5 жыл бұрын
Em 2012 presenciei uma cena bizarra. Um aluno que morava no crusp estava atravessando a avenida para ir a aula de remo e foi atropelado por um pelotão de uns 5 ciclistas. Começou uma porradaria em massa as 7 da manha. Esses ciclistas nao tem respeito pelos pedestres e nem pelas leis de transito, essa proibição é so um resultado da atitude dessas pessoas
@wagnerdaluz40955 жыл бұрын
Duro mesmo é se decidem colocar umas lombadas. Aí não anda mais em horário nenhum.
@leorama305 жыл бұрын
Ta ai uma sugestão boa!
@lucasemanoelsoaresmeira85085 жыл бұрын
Boa ideia... mas ai eles vão para as calçadas, como já fazem.
@GodSlayer1205 жыл бұрын
@@lucasemanoelsoaresmeira8508 Não sou de SP, mas é sério que nego anda na calçada de SPEED? Jesus amado essa galera deixou o bom senso em casa e saiu pra treinar, não é possível. Pratico ciclismo de estrada também mas só frequento vias sem movimento de pedestres e semáforos justamente por causa disso.
@andrem2335 жыл бұрын
Já quase fui atropelado na faixa de pedestre.. Muito feliz com a proibição. A cidade universitária não precisa de gente mal educada
@elismigueledesa72995 жыл бұрын
Achei q ta certo. O conflito entre ciclistas esportivos e pedestres não é de agora. Eles não respeitam funcionários e estudantes , não respeitam sinalização de trânsito, não respeitam nem os ônibus q passam lá dentro. As ruas da cidade universitária não são pista de corrida.
@fahering5 жыл бұрын
Olha, a ideia de que o pelotão vai tomar o espaço público e impor seu próprio regime de uso do espaço é errada. Dai eu concordo que deva haver alguma restrição para esse tipo de atividade! Se o ciclista vai usar o espaço público, deve fazê-lo respeitando as regras de trânsito. Assessoria esportiva é, em muitas vezes, venda de serviços, e deve ser regulada pelos órgãos públicos. Sou ciclista e vivo em cima da bicicleta o quanto posso mas acho que as atividades de muitos pelotões que conheço passam dos limites e não é pelo constrangimento que a possibilidade de atividades mais seguras vai acontecer. Acho que seria mais coerente buscar alternativas sustentáveis, como o apoio dos órgãos públicos ou das associações para atividades em estrada, ou adaptar o treino para a realidade do espaço compartilhado.
@fahering5 жыл бұрын
Acho que a usp poderia selecionar um trecho para as atividades desportivas e o pelotão, mas lógico que isso significaria que os ciclistas respeitassem os espaços de uso da comunidade e do trânsito.
@carlosalbertotm5 жыл бұрын
Desculpa a pergunta, não sou de SP. Interlagos não seria uma solução melhor para os treinos?
@BikeeLegal5 жыл бұрын
Está em estudos. Em 2005 foi aberto mas os assaltos no local inviabilizaram
@diegoalvarez24975 жыл бұрын
Oi Renata, como não ando de speed não entendo bem, mas a ciclovia do rio pinheiros não é melhor para treinos? Não tem pedestres nem transito e é longa e reta, o que me parece muito melhor considerando que vc "não freia" no ciclismo de estrada.Isso comparado a USP pois tem um movimento grande de pedestres, o que gera boa parte dos conflitos.
@Pauloito5 жыл бұрын
@@diegoalvarez2497 ninguem respeita a sinalização do solo q é carro a esquerda e a direita mão dupla pra bicicleta. eu era xingado o tempo todo por respeitar a sinalização. como seria com os speedeiros?
@diegoalvarez24975 жыл бұрын
+Paulo Ito Eu sempre entendi a sinalização de outra forma. Pra mim, CASO haja carros circulando (que são bem poucos) os ciclistas devem dar passagem e compartilhar a faixa da direita, mas caso contrário podem (e devem) usar ambas as faixas. Independente da sinalização, acho que nesses casos o bom-senso vale mais. Não faz sentido os ciclistas se espremerem em uma só faixa, principalmente em uma via de maior velocidade como essa, enquanto a outra faixa fica totalmente vazia. Por isso que acho que seria melhor para os speedeiros, é uma via relativamente larga e segura, de velocidade, sem pedestres ou transito. Acho muito mais apropriado para essa modalidade do que em uma via de transporte.
@thicarpel5 жыл бұрын
Também fui aluno da USP e sou ciclista. Acredito que o campus do Butantã não é adequado para a prática do ciclismo de estrada, com foco em desempenho, como muitos ciclistas desejam. Como você vai treinar ciclismo de estrada num ambiente urbano, com semáforos, faixas de pedestre, transeuntes, dividindo o espaço com carros e ônibus que por ali circulam? Não tem como! Escrevo isso com um pouco de tristeza pelos ciclistas, pois eles amam o esporte e não têm lugares apropriados para a prática do ciclismo de estrada.
@nuen78255 жыл бұрын
Eu amo bicicleta, nem uso carro, mas competição nesse tipo de ambiente não da, mesmo se for para treinar. Tem que ter bom senso!
@MP.oliveira5 жыл бұрын
Neste caso, é preciso ficar ao lado dos alunos da USP, pois nem mesmo o farol de pedestres é respeitado. Passam como se não houvesse nada e ainda xingam os pedestres. Não iria adiantar mais sinalização.
@alanelias40563 жыл бұрын
Eu sempre pedalei na USP já vi falta de respeito de ambas as partes mas o pior mesmo é ver que os próprios ciclistas que treinam na USP brigam entre eles mesmos foi muito bom ter visto os ciclistas saírem da USP mesmo sabendo que treino lá com eles porque eu mesmo já fui agredido verbalmente e fisicamente pelos próprios ciclistas infelizmente tiveram o que mereceram
@pedrao4205 жыл бұрын
eu tenho muito ranço de grupos de ciclismo de modo geral, mas isso é coisa minha. o que eu observo é que essas pessoas que veem a bike como um esporte apenas, que pegam seus carros bota a bike na traseira dele saem de casa chegam no ponto x tiram a bike do carro e vão fazer seu esporte usualmente cagam toneladas pra toda e qualquer tipo de regra e geralmente não sabem usar do bom senso, só ver aqueles pelotões da marginal que vc vai ver exatamente o que eu to falando. sabe?? pelotão da morte?? não consigo conceber nem respeitar mas enfim....talvez se o velodromo ali funcionasse
@beatrizfaria12075 жыл бұрын
Sou aluna da USP e estou muito feliz que não vou ter mais que conviver com ciclista de speed. Não respeitam nenhuma regra, ameaçam o bem-estar da universidade e, ainda por cima, são muito mal educados
@videomaxtube5 жыл бұрын
Excelente vídeo parabéns! Acho interessante que todos aqui da comunidade USPiana relatam como foram agredidos pelos ciclistas, atropelados, ofendidos e etc. Do risco imenso que os ciclistas representam para todos na USP e no trânsito em geral. Engraçado, NUNCA fiquei sabendo de morte ou lesões sérias em pedestres na USP provocados por ciclistas... Por carro, ônibus e questões envolvendo drogas são dezenas de casos. Mesmo assim, não vejo ninguém querendo banir carros, ônibus ou drogas da USP. Querem banir as bikes esportivas... Realmente muito interessante. Que tal regulamentar a questão? punir os abusos e agir como adultos? Deixar seus preconceitos guiar suas atitudes é bem inapropriado para quem deveria gerar conhecimento e dar o exemplo. Fica a dica...
@drudszzz5 жыл бұрын
Cara, quantos MILHARES de acidentes esses ciclistas que não respeitam regras MÍNIMAS de convivência poderiam ter ocasionado caso não fosse o bom senso dos pedestres esperarem eles passarem. Eu sou aluno da USP também e quando estava passando na faixa de pedestre veio 6 ciclistas em cima, a sorte é que consegui desviar. São extremamente sem noção a grande maioria desse pessoal. Espero que essa proibição realmente seja acompanhada de perto e respeitada! Você correria de moto numa área escolar??? Não acredito que ainda existe esse tipo de discussão.
@Arthur-ki2by5 жыл бұрын
Sou aluno e estou muito feliz com a notícia. Eles não respeitam ninguém, acham que são os donos da via, atrapalhando até mesmo os ônibus circulares em horário de pico.
5 жыл бұрын
Em países civilizados, os ciclistas até respeitam as leis e sinais de transito, semáforos, aqui no Brasil isso não acontece.
@isabelaricieri38815 жыл бұрын
Queria defender os ciclistas de speed, mas é muito difícil quando você é insultada pelo menos uma vez por semana, quando você é quase atropelada por mais de uma vez, isso tentando atravessar na faixa de pedestre, muitas vezes com carros parados! É inviável essa prática dentro do campus nos moldes que estavam sendo feitas. O ciclista de speed quer ser respeitado, mas não é capaz de respeitar!
@antoniolimapereira24205 жыл бұрын
Os ciclistas devem ter a iniciativa do diálogo! Pelotão é caminhão sem freio! Eles se empolgam e liberam as emoções! Também sou ciclista com responsabilidade! Fiquem com Deus!
@Andre88815 жыл бұрын
Cara, não tem conversa! Por favor, os caras não respeitam nada, nada. Minha mulher por muito pouco não sofreu um grande acidente. Vou para qualquer protesto para um lugar para os ciclistas. Na USP não dá!!!! O pedestre é prioridade!!!!
@kalafdani5 жыл бұрын
Olha, na USP, eu não sei, pq corro lá às 18h e nesse horário não tem grandes pelotões de bike, mas nas ruas e na ciclovia da marginal (que não sei pq não é permitido correr, mesmo com 5 metros de largura) eles estão cada vez mais folgados mesmo e espaçosos. Não sei se pq o número está aumentando muito ou se estão querendo exagerar nas suas conquistas de direito invadindo o espaço dos outros. Na pista local da marginal pinheiros já estão pedalando à noite na faixa do meio inteira, antes era pelo menos na da direita. Acho isso desnecessário e perigoso para todos. Sou ciclista desde 1991 e só ando pala direita colado na calçada, corredor de rua desde 2001, motorista desde 1997 e skatista desde 1987. Por isso respeito todos.
@edgardwill49325 жыл бұрын
Não pode correr na ciclovia da marginal porque ela é uma Ciclo-via, o trânsito de pedestres não deve ser feito nelas sob pena de acarretar inúmeros acidentes...
@kalafdani5 жыл бұрын
@@edgardwill4932 Eu entendo, mas tem espaço de sobra lá. Daria pra fazer facilmente uma faixa de pelo menos 1m de largura com alguma divisória para não haver acidentes.
@FranciscoMNeto5 жыл бұрын
"Assim do nada" -> depois de 20 anos de problemas com ciclistas na USP A Cidade Universitária NÃO É um Centro de Treinamento. Muitos ciclistas que "usam" a USP para treino acham que são os únicos ali; não respeitam carros, nem pedestres, nem ônibus. IGNORAM faixas de travessia, semáforos e preferência em cruzamentos. Quem tenta pedir licença é recebido no xingamento. Sem argumentar, sem gritando com qualquer um que "atrapalhe" o treino. Ignoram até mesmo a proibição EXPLÍCITA na Rua do Matão, com direito a viatura de prontidão e faixa bem visível. No passado já houve uns e outros que andavam com escolta armada e intimidavam todo mundo na USP. Repito: a Cidade Universitária NÃO É CENTRO DE TREINAMENTO. A USP é, sim, um lugar de trabalho, ciência e esporte. Principalmente, é um lugar em que dezenas de milhares de pessoas estudam e trabalham. A USP é a maior universidade do país, e está na liderança do pensamento racional e da pesquisa científica no Brasil. É justo que os ciclistas possam também usar as ruas da Cidade Universitária, mas não ao ponto de interferir na atividade-fim da Universidade.
@dcsp8i5 жыл бұрын
A USP é um enigma pra mim, tem a melhor faculdade de Administração e é uma bagunça. Tem as melhores Engenharias e está caindo aos pedaços. Tem a melhor Educação física e não incentiva o esporte. Tem as melhores cabeças "pensantes" e não é aberta ao diálogo. É isso mesmo?
@joseagerlandiomotapedrosa90795 жыл бұрын
De uns 20 anos para cá, o foco é formação de comunistinhas massa de manobra.... pronto falei kkkk
@wagnerdaluz40955 жыл бұрын
É pq as melhores cabeças na vdd estão na UNICAMP
@gustrela_estavo5 жыл бұрын
"A USP é um enigma pra mim, tem a melhor faculdade de Administração e é uma bagunça." - Bagunça onde? Aliás, regrar a prática de ciclismo é uma medida pra impor ordem. "Tem as melhores Engenharias e está caindo aos pedaços" - Mais uma vez, de onde vem essa informação? E mesmo que estivesse, o senhor sinceramente acha que basta conhecer engenharia para reformar um prédio? Conhecimento não paga mão de obra nem material de construção. "Tem a melhor Educação física e não incentiva o esporte" O senhor precisa conhecer o CEPE USP. Fora outros esportes que são praticados no campus, principalmente corrida. No ultimo ponto, eu concordo com o senhor, deveria haver diálogo ao invés de uma regra imposta. Porém, como foi mostrado na reportagem, os ciclistas não possuem uma entidade organizadora, o que dificulta o diálogo.
@lucasemanoelsoaresmeira85085 жыл бұрын
Incentiva o esporte sim... o que há com os ciclistas é barbárie, querem circular sem lei, nem respeito. Tá certinho, não sabe respeitar, fica sem circular. O que não pode é querer que a Universidade deixe de lado sua atividade precípua para atender interesses secundários.
@patriciaantunes52985 жыл бұрын
Não incentiva o esporte?? Você não conhece a USP.
@andrelsilvausp5 жыл бұрын
Infelizmente nunca vi nenhum ciclista esportivo respeitar ninguém da comunidade USPiana, nem as pessoas que também utilizam o ambiente para outras atividades esportivas como corrida. É comum ver estes ciclistas speed xingando e intimidando pedesdres, atletas e motoristas, de todas as idades. Acho que a USP tomou a decisão correta em reduzir a presença de atletas que não respeitam a comunidade da USP e que não sabem compartilhar o mesmo ambiente de treino com outros atletas. Minh única ressalva é que as regras e o controle poderiam ser ainda mais rigorosos.
@eduardobinotto48185 жыл бұрын
FALTAM VELÓDROMOS. Pode parecer besteira mas eu já treinei em velódromo. Uma boa bike fixa e poder pedalar sem stress faz toda a diferença. Ali é tudo plano mesmo. Deveriam construir um velódromo em concreto, não ocupa muito espaço e não sai tão caro assim.
@rubensmiranda85305 жыл бұрын
Pra que ciclovias eles não usam não respeitam ninguém jogam as bicicletas em cima de carros e pedestres tem que proibir mesmo
@camilleperella5 жыл бұрын
Eu aluna USP, amo Bike! Mas já passou da hora da Reitoria proibir esses pelotões. Ele ofendem, xingam, coagem. A comunidade USP não aguenta mais, todo mundo tem uma história. Não sou contra a pessoas sozinhas ou em grupos pequenos, mas não dá mais para aguentar os pelotões
@marciosoaresrodrigues15295 жыл бұрын
Infelizmente quando em grupo, a maioria são irresponsáveis. Desrespeitam principalmente o pedestre. Acontece o mesmo no Pico do Jaraguá. Aonde treinam e não respeitam quem está caminhando ou correndo.
@0463765 жыл бұрын
Pelo menos nenhum pedestres vai ser insultado pelos ciclistas que acham q a usp é o tour de France
@causaefeitodigitalart5 жыл бұрын
Ótima matéria! Na verdade a USP está sendo palco de uma discussão que não seria justo se isolar neste espaço publico e das histórias e afetividades do uso publico que lá coexistem. O que a situação denuncia é a necessidade de espaço esportivo para tal modalidade. Que tal seria o Autododromo de Interlagos para tal treino que poderia nos dar centenas de revelações? Este é um exemplo de sonho. Porém, quando apontamos que nesta discussão se inaugura necessidades de cidadãos organizados e associados para debates e encaminhamentos de proposta de uso publico da cidade, é que se revela o precario interesse de politica publica para a realização de parques esportivos para a população. A conta do óbito é do ciclista, a conta da medalha é do patrocinio (raro) e a conta do Estado é a fita amarrada nos olhos inaugurando suas cegueiras e desinteresses para uma população mais ativa, saudavél e com perspectivas. Forte abraços
@joaopedromonteiro81245 жыл бұрын
"tem que criar um conjunto de regras basicas" CTB é o que, gente? se respeitasse as leis de transito a comunidade universitaria não teria pressinado a prefeitura a tomar essas medidas.
@rafaelvarela55015 жыл бұрын
Basta ver nas filmagens da reportagem como esses ciclistas usam a via toda, a toda velocidade usam a mão e a contramão conforme lhes convém Distinguir um ciclista esportivo de um aluno ou funcionário é fácil pq o que usa a bike pra transporte usa a ciclofaixa na USP e respeita a faixa de pedestre
@stankiewicz19925 жыл бұрын
Quem ja foi quase atropelado por um ciclista atleta ensandecido apoia essas regras.....
@renatocancissu15605 жыл бұрын
Se a USP, uma das maiores universidades do Brasil, não estimula a resolução do problema através da discussão com as partes interessadas, o que esperar do futuro deste país???
@zepoloko21065 жыл бұрын
renato cancissu USP é uma coisa. Futuro do país é outra... O país nao depende de uma única universidade. E voce se baseia onde dizendo que a universidade nao estimula? E se nao estimula, por que nao? Ja parou pra pensar?
@phee_llipe5 жыл бұрын
A USP quer que vc resolva os problemas fora, la dentro é burocracia e acabou, ou respeita ou sai.
@nuen78255 жыл бұрын
A USP só de permitir que os ciclistas treinem deu exemplo em resolução de problemas, os speederos não souberam aproveitar.
@joao0123355 жыл бұрын
Frequento a USP durante a semana e aos sábados para correr com uma assessoria. Digo, sem medo de errar, que é o melhor lugar da cidade para práticas esportivas MAS não havia a menor condição de manterem estes pelotões de ciclistas do jeito que estavam! Não respeitam corredores, veículos, faixas, semáforos e até mesmo a rua do matão (onde há proibição de circulação de bike). Cansei de presenciar cenas escrotas dessa galera! Hoje estavam lá novamente, em alta velocidade intimidando quem estivesse à sua frente. Já que não respeitam regras, devem proibir SIM! Dar margem à este tipo de prática justificando que não há locais adequados para treinos na cidade abre precedente para quem anda de moto, faz downhill de skate e até mesmo para quem quiser acelerar seus carros. A USP é para todos (que respeitarem suas regras!).
@Pauloito5 жыл бұрын
só mais uma observação. fui constantemente ultrapassado por outros motoristas hoje no campus rodando na velocidade máxima permitida
@nuen78255 жыл бұрын
Muito bem lembrado, eu estou criticando os ciclista que treinam, mas motoristas também devem seguir regras, tem muito comentário aqui contra ciclistas de motoristas que querem mais é que o ciclistas não existam...
@manarilo5 жыл бұрын
Não sou contrário as regras colocadas pela USP. Não houve proibição e sim regulamentação, que pode ser discutida e aperfeiçoada. No que diz respeito às acessorias esportivas vejo que são iniciativas privadas, visando o lucro, que se utilizam de espaço público para realizar suas atividades sem que exista qualquer benefício para o ente público que mantém o espaço, no caso a USP. Em resumo, apoio os ciclistas mas entendo a necessidade de regulamentação do uso desse importante espaço. Que essa regulamentação leve a discussão entre os envolvidos e que se chegue a um bom termo é meu desejo.
@simonevidigalalves18295 жыл бұрын
Melhor notícia do ano!!!!A USP não é parque!! É Universidade!! Quero muito ver isso acontecer trabalho e pedalo na Usp há mais de 15 anos .
@kaiquekarvelis26065 жыл бұрын
Lembrado que essa regra foi criada após os ciclistas atropelarem dois alunos no mês passado.
@fabaomtbbrasil16455 жыл бұрын
Muito ruim tudo isso, espero que todos possam ter consciência e ter um desfecho bacana.
@dionibikes38395 жыл бұрын
Proibir não é a solução realmente. Sou ciclista,mecânico de bike e cicloturista, conheço bários ciclistas de todas as modalidades é divo com firmeza, não tem conversa com ciclistas esportivos, simplesmente não vão respeitar regra alguma que não seja imposta pelo pelotão, não vão respeitar velocidade, pedestres ou trânsito automotivo, reclamar vai sim, sempre, mas se não houver alguma limitação continua como está.
@lucasemanoelsoaresmeira85085 жыл бұрын
Fui atropelado por ciclista na USP. Eu estava na faixa, com sinal fechado para veículos. Não fui o primeiro, nem o último. Já vi senhora idosa sendo atropelada lá, também. O direito do ciclista acaba quando o do pedestre começa.
@nuen78255 жыл бұрын
Se não existe dialogo então não são seres humanos, a capacidade de se comunicar formando frases complexas é a principal característica do ser humano, se esses speederos só conseguem acumular quilômetros então que sejam proibidos sim, a não ser que queiram voltar a ser humanos e dialogar até chegar a um consenso que não prejudique ninguém.
@FlyFigueiredo5 жыл бұрын
Concordo em colocar regras e acho que o mesmo deve ser feito em outros lugares. Talvez não regras tão rígidas, tão menos implantadas "do nada"! Em BH os pelotões usam a ciclovia na orla da lagoa da Pampulha e passam a milhão na ciclovia, onde muitas vezes tem ciclistas em baixa velocidade, ciclistas urbanos, crianças andando de bicicleta. É um susto pior que tomar fina de motorista irresponsável!
@edgardwill49325 жыл бұрын
Ciclista de estrada não pode andar em ciclovia, o risco é muito grande, velocidade incompatível... Ciclovia é um direito, mas não um dever, o art. 58 do código de trânsito garante ao ciclista o direito de trafegar no acostamento, ou na sua ausência, no bordo da pista, com preferência sobre todos os veículos automotores 👍
@eduardocastilho38425 жыл бұрын
As tretas entre ciclistas, corredores e motoristas sempre existiram. Sem diálogo, nada se resolve.
@Pedrophcl5 жыл бұрын
Eu sou ciclista, pedalo quase todo dia, raríssimas vezes tive problemas com carros, em lugares mais movimentados os pedestres são bem folgados, mas em qualquer lugar sob qualquer condição eu vou sempre ver um ciclista q se acha mais esperto q os outros, a verdade é q o esteriótipo de ciclista folgado infelizmente é a maior verdade q existe...os pedestres é mais um misto de ignorância com falta de atenção mesmo, eles pedem desculpas as maioria das vezes e não tentam retrucar...mas ciclista sabe q ta fazendo merda e se vc falar eles estão sempre prontos pra começar uma discussão, pior raça q existe!
@nuen78255 жыл бұрын
Se não existe dialogo então não são seres humanos, a capacidade de se comunicar formando frases complexas é a principal característica do ser humano, se esses speederos só conseguem acumular quilômetros então que sejam proibidos sim, a não ser que queiram voltar a ser humanos e dialogar até chegar a um consenso que não prejudique ninguém.
@guipolonca5 жыл бұрын
Renata, já pensou em fazer um podcast de ciclismo? Poderia ser algo sem produção mesmo, só você comentando algum tema relevante do ciclismo que foi pauta durante a semana. Seria legal!
@genesonmanoel5 жыл бұрын
Renata você vai colocar um vídeo do pedal de domingo 26/05/19, da praça do ciclista até Guarapiranga, pedal mania Osasco