Olá! Espero que você tenha gostado do vídeo de hoje. Em próximos episódios você vai viajar para outros cantos deste nosso lindo planeta à caça de caminhões clássicos. Continue sintonizado. Aproveite para curtir outros vídeos legais do canal. Acesse as playlists. Saudações caminhonísticas! Obrigado.
@Anderson1974ify5 ай бұрын
Saudações grande Fullin. Muito interessante os caminhões argentinos. Parabéns pelo vídeo. Abraço.
@SuperFullin5 ай бұрын
Obrigado, professor Dantas! Fico honrado com sua visita. Grande abraço.
@emiliomilner24945 ай бұрын
Voltei no tempo lá no início e meados da década de 90 quando meu pai me levava no Ceasa de são Paulo para ver os caminhões do Mercosul na maioria eram International 9670 ,freigthliner, e raros kenwort K100 e Peterbilt 352.
@SuperFullin5 ай бұрын
Belas lembranças, Emílio! Nas primeiras viagens que fizemos para Argentina, Chile, etc. (anos 80...) os caminhões citados eram mesmo fáceis de se ver, principalmente com placas chilenas. E tinha também os Scania com placas brasileiras trazendo frutas da região de Mendoza e Rio Negro... Bons tempos! Obrigado por comentar.
@erasmotramontinaramos64085 ай бұрын
Meu finado pai era caminhoneiro e ele me levou quando eu era criança, entre os anos de 1980 e 1981, para algumas viagens para a Argentina, (Santa Fé, Entre Rios, Corrientes, Córdoba, Buenos Aires), e eu via alguns desses caminhões velhos, desse vídeo: FIAT 619 equivale ao nosso FENEMÊ, FIETÃO 619 QUADRADO feito a régua, SCANIA VABIS importados da Suécia, com rodas de disco
@SuperFullin5 ай бұрын
Grande Erasmo, fico feliz que tenha relembrado dessas viagens com seu finado pai. Grandes memórias afetivas! Sim, o Fiat 619 é um caminhão muito respeitado e admirado na Argentina (e na Itália, claro) e é equivalente ao nosso 190H, exceto pela caixa Fiat de 8 marchas e outros detalhes. Os Scania já eram fabricados na Argentina há muito tempo e costumavam usar rodas raiadas aro 20. Obrigado por comentar. Um abração.
@ROBERTOSANTISTA5 ай бұрын
Caminhões bem exóticos dis nossos hermanos. O que eles tem lá que nós bao temos aqui são os pesados da Renault
@SuperFullin5 ай бұрын
Bem notado, caro Roberto! Verdade, os Renault são uma diferença. Embora hoje em dia os Renault foram praticamente comunizados com os Volvo, usando tecnologia similar. Obrigado pela visita! Abraço.
@oguracrisАй бұрын
Lá pelos anos de 1978,fiz um roteiro turístico da agência Explinter Atingia toda região sul do Brasil,Mais Argentina,Paraguai,Uruguai. Eu achava estranho ônibus com potências muito baixas ,puxando carrocerias bem pesadas e longas. Vendo agora esse vídeo,pude entender que até os caminhões puxam muito peso com baixa potência. Ônibus que eu estava desde São Paulo,era um Mercedez 355/6 e carroceria Caio Corcovado.Enquanto eu via ônibus com motores com motor 352 L. Agora ,o rei das estradas era o Ciferal Dinossauro II da Soletur.Deixava a gente na poeira. Saiamos mais cedo que o ônibus da Soletur,mas não adiantava.A Solnave da Soletur chegava duas horas mais cedo que o ônibus que estávamos. Saudade desse tempo.Viagens de ônibus de turismo eram muito baratas.
@SuperFullinАй бұрын
Olá, amigo! Muito interessante e rico o seu testemunho. Eu me lembro bem dos Dino da Soletur. Fantásticos. Abraço.
@rafaelcaceres47315 ай бұрын
Grande mestre Evandro! Que registro sensacional e que viagem maravilhosa, realmente algo pra se levar para toda, a vida, as tradicionais Julieta s Argentinas são muito bonitas, sonho em um dia fazer uma com nosso velho Chevrolet, obrigado por sempre compartilhar seus registros maravilhoso conosco!
@SuperFullin5 ай бұрын
Opa, meu caro amigo Rafael, que bom que você gostou! Sem dúvidas foi uma viagem muito especial. Meu pai fazia questão de nos proporcionar uma viagem longa por ano e o motor-home facilitava, pois era possível viajar sem grandes custos. Eu também sou grande admirador dos romeu e julieta argentinos. Sempre fiquei muito admirado de observar caminhões médios tracionando 40 toneladas ou mais. Um grande abraço.
@FlavioCavalcante-q2z5 ай бұрын
Muito legal e interessante! Obrigado pelas imagens!
@SuperFullin5 ай бұрын
Valeu! Obrigado a você pelo apoio. Um abraço.
@wellington250615 ай бұрын
Boa tarde, tu é o Evandor Fullin do site caminhões antigos Brasil? eu tentei achar o site, pena não existe mais, afinal gostava de ver os dados técnicos lá, então vou aqui deixar o meu like e minha inscrição!
@SuperFullin5 ай бұрын
Sim, Wellington! Eu mesmo! Infelizmente o site sofreu um ataque de hackers e saiu do ar em 2016....:(( Que bom que nos encontramos de novo por aqui. Continue sintonizado. Obrigado pelo like e pela inscrição. Abraço.
@wellington250615 ай бұрын
@@SuperFullin que pena que sofreu isso! nem sabia disso.
@anibalkuen43035 ай бұрын
excelente video, saludos desde Buenos Aires
@SuperFullin5 ай бұрын
¡Hola hemano Anibal! El primer comentario desde Argentina que recibe el canal és el suyo, lo que me encanta. Estuvimos en Argentina once veces, diez con la casilla rodante del video, por todas las hermosas provincias argentinas. Me encata su pais. Además, mi abuelo era argentino, entonces tenemos un fuerte vínculo emocional con Argentina. Gracias por la visita. ¡Gran Saludos!
@anibalkuen43035 ай бұрын
@@SuperFullin hola como estás, me alegra que sea el primero desde la Argentina, muy interesante el canal y ademas nos enteramos de como las automotrices, en este caso sobre los camiones, descubrimos marcas y modelos que en otros paises no vemos. Un gran abrazo frater nal y exitos por el canal. Abrazo de gol !!!
@danielfaria51945 ай бұрын
Grande Evandro, saudações caminhonísticas! Que vídeo, que história top. Agora vou te amolar com minha curiosidade: Qual motor equipava esses 1517, 1518 argentinos? O 352A? E o 1521? Aliás, aos 3:56 na foto que você legendou como 1114 é um 1517 rsrsrs... Aos 3:32 até 3:43 tem uma sequência de três L 1620. O segundo é bem parecido com o nosso, mais o primeiro e o terceiro; (com a dianteira da geração antiga); tem o capô bem mais longo. Qual motor equipavam esses do capô longo? Um 449 sem turbo? Aos 4:26 aparece um L 1624. Esse seria equivalente ao nosso L1620 eletrônico? Os Ford Cargo mostrados no vídeo são brasileiros exportados pra Argentina com outra nomenclatura? E os Renault que rodam lá? São argentinos ou franceses? Grande abraço meu irmão, canal tá cada dia mais completo!
@SuperFullin5 ай бұрын
Que legal que você gostou, Daniel! Te comento que sou grande admirador dos caminhões e das composições que rodam por lá! Sou neto de argentino e estivemos na Argentina onze vezes, rodando por todas as províncias do país. Como bom inscrito e grande conhecedor do assunto, você sempre faz perguntas pertinentes e nem sempre fáceis de se responder. Mas vamos lá: Primeiro: a Mercedes na Argentina sempre tinha o costume de considerar potência bruta (hp SAE) na nomenclatura dos caminhões. Então, se fizermos -1 ou -2, temos o nosso equivalente: 1114 - 1=1113! (Só que o 1114 tem eixo com reduzida, grande diferença!). Sim, o L-1517 - que virou 1518 - tinha motor OM-352A. O L-1521 era equivalente ao nosso 1519. Aos 3:56, insisto, é um L-1114, a julgar pelas rodas, cubos e eixos. O 1114 usava eixo HL-4/Z, enquanto que o 1517 adotava o HL-5. Lá, como aqui, era (ou é...) praxe trocar plaquetas para parecer mais potente....rsss! Sobre os L-1620, são todos com motor OM-366LA. Tem versão de capô curto e de capô longo, talvez por questão de padronização, nacionalização de componentes. Não sei explicar o motivo. Mas têm aparência dos nossos 1632, 1634... Se você procurar no Mercado Libre, vai encontrar anúncios das duas versões, curta e longa. Sim, sobre o L-1624: é baseado no L-1620 Eletrônico, com nomenclatura específica para aquele mercado. Os Ford Cargo que aparecem no vídeo são fabricados no Brasil e exportados. Nos meus tempos de Ford, para alguns modelos, nossos colegas argentinos preferiam nomenclaturas diferentes, como o 1831, por exemplo. Sobre os Renault: não tenho certeza, mas não creio que eram montados na Argentina. Ou eram franceses, ou montados no Uruguai pela Nordex que montou (ou ainda monta?) alguns modelos da marca em Montevideo. Espero ter ajudado! Obrigado.
@danielfaria51945 ай бұрын
@@SuperFullin oxi, ajudou demais meu amigo. Aprendi muito sobre um transporte que sempre tive curiosidade nesse vídeo seu. Muito bom mesmo. No aguardo do Scania Vabis L76 agora, um abraço!
@Paulo-nb4kh2 ай бұрын
Modelos bem variados!
@SuperFullin2 ай бұрын
Sim, é verdade! Obrigado pela visita e por comentar.
@rogerclassic5 ай бұрын
Que legal, são praticamente iguais aos nossos né?
@SuperFullin5 ай бұрын
Sim. Tem muitos modelos muito similares. Muda a nomenclatura em alguns deles. Chamava atenção caminhões médios puxando cargas muito pesadas. A planície favorecia isso. 130 cv com 40 toneladas. 50-60 km/h no máximo. Muito admirável. Obrigado!
@sergio77tec5 ай бұрын
Qual será o pbt desse MB 1114 na carreta de 3 eixos?
@SuperFullin5 ай бұрын
Grande Sérgio, o pessoal lá trabalha na faixa de 40-45 ton de PBTC, mas nas regiões planas de Pampa, Chaco e Patagônia. Nos trechos montanhosos evitam caminhões médios com este tipo de peso. Um detalhe importante é que o 1114 tem eixo traseiro com reduzida, ao contrário do nosso 1113. E em cruzeiro no plano, dificilmente se usa a 5a. Quase sempre em 4a, a 50 ou 60 km/h. Obrigado pela pergunta. Um abraço.
@ricardoisidoro97574 ай бұрын
Parabéns Evandro então na Argentina segue o estilo europeu usando romeu e Julieta só que eu falo rebocador acho bonito mais assim mas ótimos vídeos
@SuperFullin4 ай бұрын
Sim, Ricardo. Isso mesmo. Hoje já mudou bastante. Tem mais semirreboques e composições longas como aqui. O vídeo mostra um pouco do cenário de 2011. Obrigado pela visita e por comentar. Grande abraço.
@TechnoHard4 ай бұрын
Muito Bom
@SuperFullin4 ай бұрын
Opa, obrigado! TMJ.
@SuperFullin4 ай бұрын
😍😍😍
@roncallimatos77692 ай бұрын
Prezado Amigo Evandro, vi na Argentina um Iveco 140 com roda raiada 6x2 ! Por aqui ficamos somente no 130!
@SuperFullin2 ай бұрын
Verdade, amigo Roncalli! A Iveco sempre foi muito forte na Argentina por nunca ter saído do mercado. A oferta de modelos também era mais ampla que a nossa. Obrigado por comentar.
@viniciossilva85964 ай бұрын
Boa noite senhor Evandro, poderia falar sobre o diferencial 'super tinkão' se tem como deixar ele 'longo'? Se é mito ou verdade sobre ter de acionar ele com caminhão parado, nas pesquisas a muita informação confusa, desde já obrigado
@SuperFullin4 ай бұрын
Olá, Vinicios! Sua boa pergunta exige uma pesquisa detalhada. Nesses casos, sugiro contratar minha ou outra consultoria para que se possa investigar em detalhes, investindo algumas boas horas de pesquisa. De qualquer forma, agradeço pela visita e pelo comentário. Um abraço,
@adrianocardoso55784 ай бұрын
Só uma pergunta eu vi no vídeo MB 1518 , e Ford 750 arrastando Julieta, aki no Brasil no truck ja andan se arrastando imagine com carreta , como a legislação Argentina permite isso ?
@SuperFullin4 ай бұрын
Caro Adriano, boa pergunta! Ocorre que a legislação argentina é diferente da nossa no quesito cv/ton. Lembremos que a topografia plana em grande parte do país permite essa situação de grandes PBTC com poucos cv. Há alguns anos, a exigência era de 3,25 cv/ton (45 ton = 146 cv), depois subiu para 4,25 cv/ton até 45 ton de PBTC e 6 cv/ton acima de 45 ton. Para maiores detalhes, consulte a fonte oficial: www.argentina.gob.ar/sites/default/files/dnptcyl_nuevos_vehiculos_modificaciones_normativas_may2019.pdf Obrigado pela visita e por comentar!
@josedelmarmattos1825 ай бұрын
É só na Argentina que se veja estas gambiarra. Caminhão toco puxando carreta, e àinda à maioria de baixa potência, como 1114, Volkswagen 220, àte Dodge dos anos 70😂😂😂
@SuperFullin5 ай бұрын
Opa, amigo José! Grato por comentar. Na verdade, permita-me discordar. Não se trata de "gambiarra". Há todo um contexto histórico, econômico, geográfico e cultural para se empregar um caminhão médio puxando cargas de caminhão pesado. Cada país tem suas preferências e limitações. No caso Argentino, há décadas se empregam composições como as do vídeo, principalmente nas regiões planas. Historicamente, a relação potência/peso é proporcional ao estágio de desenvolvimento econômico de um país. Aqui usamos 540 cv para tracionar 74 toneladas, quando o correto seria mais de 700 cv... E não é "gambiarra". É o que temos... Um abraço.