Bella, uma pequena correção: Lima Barreto é um autor Pré-Modernista. Parabéns pelo vídeo! 😍😘😊
@LerAntesdeMorrer6 жыл бұрын
Epa, me confundi. Falei uma coisa pensando em outra. Obrigada pela correção! 😊
@allangcz6 жыл бұрын
@@LerAntesdeMorrer Por nada! ❤
@jusalles13186 жыл бұрын
Boa observação. Vc tava atento mesmo kk👏👏👏
@allangcz6 жыл бұрын
@@jusalles1318 Obrigado. Amo literatura, principalmente a brasileira! 😉
@michelesaqui6 жыл бұрын
A Lygia tbém é 3a fase do Modernismo e a Isa falou Romantismo por engano.
@cafecomsabedoria58044 жыл бұрын
1° Senhora-José de Alencar 2°Memórias Postumas de Bras Cubas- Machado de Assis 3° O cortiço - Aluísio Azevedo 4° Clara dos Anjos- Lima Barreto 5° As três Marias - Raquel de Queiroz 6° Vidas Secas- Graciliano Ramos 7° Capitães de Areia- Jorge Amado 8° Ciranda de Pedras - Lygia Fagundes 9° Incidente em Antares - Erico Verissimo 10° Dois Irmãos -
@lorenpavon17023 жыл бұрын
Aprendi a falar português lendo todos eles a única dificuldade que tive no começo foi com Jorge Amado pelo linguagem regional eu sou estrangeira mas eu amei todos vinte anos depois li capitães de areia Adoro literatura
@maycon43103 жыл бұрын
@@lorenpavon1702 Olá! Tudo bem? De onde você é? 🤭🙋🏻♂️
@fluffyredbuggamesroadtu1mt3862 жыл бұрын
@@maycon4310 a curiosidade continua.
@Matheus_Braz2 жыл бұрын
@@maycon4310 👀
@adilsonsilva65332 жыл бұрын
Obrigado por pela lista.
@bymaria5276 жыл бұрын
Gnt, o que é essa menina??? Por que ela não está na TV??? Alô, GNT... Se liga!
@nataliabarros34436 жыл бұрын
Se não me engano ela já trabalha na Record, mas por trás das câmeras. É jornalista
@ellysantana50865 жыл бұрын
Tv não tá com nada. A internet é o futuro!
@diegoliraabreu57554 жыл бұрын
A tv brasileira não tem espaço para leitura
@alinelima75634 жыл бұрын
E vdd
@hausenxx4 жыл бұрын
GNT não. Está louca? Vai estragar a moça.
@ellendiascoutinholuna34644 жыл бұрын
Ô NORDESTE MARAVILHOSO!!! 10 indicações, cinco nordestinos... José de Alencar (cearense) Aluísio de Azevedo (maranhense) Raquel de Queiroz (cearense) Graciliano Ramos (alagoano) Jorge Amado (baiano) ❤️❤️❤️
@ccbueno12 жыл бұрын
Nordeste maior celeiro da literatura brasileira.Minas também, Rio de Janeiro também.Mas dinheiro mesmo é em São Paulo.Por isso eu prefiro ficar por aqui mesmo.
@RaquelOliveira-nh6xg Жыл бұрын
Meu professor de literatura no ensino médio, era alguém que realmente amava a literatura, e ele nos fazia amar também. Fizemos uma leitura conjunta de a senhora, era incrível ler com ele, todos ficavam envolvidos na aula. Sou eternamente grata a esse professor que lecionou tão “docentemente”.
@Lyagastrologa9 ай бұрын
Que delícia!Que lembrança tão bonita!
@fabulasfabulosas7Күн бұрын
Me tira uma dúvida: vocês liam na sala de aula?
@ajmesquita286 жыл бұрын
Sendo eu português, não tendo por isso, grande instrução neste nível, este video é uma excelente introdução à literatura brasileira. Obrigado por isso, adorei o video!
@moniquemoura71256 жыл бұрын
O problema das escolas é fazerem os alunos a lerem o que não vão entender. Por isso quando adulto ficamos traumatizados a ler literatura brasileira achando que todas são difíceis
@thomaswelt3294 Жыл бұрын
Vc foi no alvo ! Eu tive essa experiência, realmente no período escolar. Fiquei com esse trauma, quando li , Machado de Assis. E por isso eu nem me aventurava a pegar nenhum clássico brasileiro.
@TércioRibeiro-y5u Жыл бұрын
Perfeito
@jairsmolina Жыл бұрын
O problema das escolas é fazer os alunos lerem o que não vão entender. Por isso, quando adultos, ficamos traumatizados ao lermos literatura brasileira e achamos que todos os livros são difíceis, eu penso.
@ibrahimmaiasilvino1361 Жыл бұрын
Fui obrigado a ler para escrever uma resenha sobre para tirar uma nota boa(era Dom Casmurro e A mão e a luva depois). Acabei não gostando desses livros, sendo que percebi que sendo obrigado eu não gostava,mas quando eu li o livro A luneta mágica(por conta própria)eu entendi tudo do livro e posso resumir um pouco sobre.
@denilsonperspectiva11 ай бұрын
Ler requer ambiente.
@bastosfjp5 жыл бұрын
O primeiro livro que li de Machado de Assis foi Dom Casmurro, e ele foi o ponto inicial pra mim entrar de cabeça na literatura brasileira.
@erioliveira6 жыл бұрын
Depois de velho, longe daquela obrigação que a escola impõe na leitura dos clássicos, a gente passa a ler esses livros e entender as maravilhas do nosso acervo literário e sempre vem aquele questionamento: por que eu não li isso antes? Lima Barreto, por exemplo, foi minha grata surpresa com "Recordações do escrivão Isaías Caminha".
@victormanoelbatista12562 жыл бұрын
Sinto isso hoje hehe.
@mariliaoliveira35716 жыл бұрын
Comecei a ler Machado de Assis por Memórias Póstumas e à partir daí passei a amar demais a escrita desse autor. 💜
@AnaLima-tv8mk6 жыл бұрын
E eu pelos contos. Machado como romancista é um espetáculo e, como contista, podemos concluir porque ele é gênio.
@srmiyagi89315 жыл бұрын
Comecei por Dom Casmurro kkkkk
@eniodasilva1234 жыл бұрын
Já leu Dom Casmurro?Capitu traiu?
@vih7424 жыл бұрын
Comecei pelos contos dele, depois li o alienista, agora firmei uma aliança para ler cubas, já tô na metade, e por ver já digo que gostei, pois Passa muito a realidade da época. Odiei a Marcela, fazer o quê?
@TheNessa20033d4 жыл бұрын
@@srmiyagi8931 amo este livro
@daianarebello83716 жыл бұрын
Amo também O Triste fim de Policarpo Quaresma.
@cleanevidal6 жыл бұрын
Capitães de areia é sensacional. Fui escolhida por ele, serio mesmo! Por acaso, estava em um brechó em Sp, onde também havia uma estante com livros usados a venda. Sem compromisso, fui escorregando os dedos sobre os livros enfileirados, quando essa mesma edição que a Isa mostrou no vídeo, saltou aos meus olhos. Na hora, lembrei que nunca havia lido Jorge Amado e que a Isa tinha muito recomendado. Comprei com aquela sensação de estar completa. Nada mais faltava para minhas férias. No dia seguinte, já em Salvador, saindo da Rodoviária rumo a Chapada Diamantina, meus olhos se enchiam de lágrimas pela sensibilidade das palavras de Jorge no seu primeiro capitulo, assim como transformei meu ser. Nunca mais chamei uma criança de rua de pivete. A vida é cruel, ainda mais quando vc é uma criança abandonada. Obrigada Isa pelo trabalho maravilhoso.
@donatooliveiradiamond295 Жыл бұрын
Eu Li todos esses aqui, Memórias Postumas de Bras Cubas- Machado de Assis, O cortiço Aluísio Azevedo, Vidas Secas Graciliano Ramos, Incidente em Antares Erico Verissimo, Clarice Lispector perto do coração Selvagem!
@mavierockwell2 жыл бұрын
Começar a ler Lygia Fagundes Telles é um caminho sem volta. Não tem como não ser apaixonar.
@BononiCamila6 жыл бұрын
Para esses jovens nutela eu sempre recomendo Capitaes da Areia. Pq foi um livro que li no ensino medio e amei. É o tipico livro que quebra esse preconceito que dizem que classicos brasileiros sao chatos.
@cecilianovais2126 жыл бұрын
Esse livro dividiu minha vida entre antes de capitães e depois de capitães. Existe uma romantização em torno da vida nas ruas, isso me incomoda um pouco. Mas o modo como nos envolvemos com os personagens é ótimo
@teresacristinalessarodrigu57615 жыл бұрын
Nossa, li esse livro também, me senti tão tocada.
@victoriakarolline85094 жыл бұрын
eu acho que fui a jovem nutella kkkkk
@cassandra21014 жыл бұрын
Também li esse livro na minha adolescencia, mas n me recordo muito.
@masha80883 жыл бұрын
Meu livro preferido da vida
@Profebibireis6 жыл бұрын
Gosto muito de Dom Casmurro, Memórias póstumas de Brás Cubas, o Cortiço, Vidas Secas, Menino de Engenho, O primo Basílio, Moreninha, O alienista, Os sertões, etc. Literatura brasileira das melhores!
@MrANDbrazil6 жыл бұрын
O primo Basílio é do português Eça de Queiroz, mas a lista é ótima!
@skvggor6 жыл бұрын
♥️
@thaynamendonca5083 Жыл бұрын
@ENÉAS is young again. Livros que n podem existir? Releei. Apesar de ser um livro simples, exige um ponto de vista minimamente crítico. Em momento algum existe romantização. Ahh, Capitães nao foi censurado por conta do estupro, e sim por causa da DENUNCIA.
@danielpereiradossantos798 Жыл бұрын
Os classicos da literatura são os melhores.
@grazielavieira12202 жыл бұрын
Eu não tinha nenhum habito de leitura até o momento. Comecei a passar por uma fase difícil na minha vida e encontrei a leitura como um refúgio e distração para aquela situação que eu estava vivendo. Ganhei de presente um dos livros que eu mais ouvi falar na minha adolescência e o que eu mais queria ler, Dom Casmurro e aí descobri o seu canal e me apaixonei pela sua calmaria e tranquilidade ao explicar. Parabéns!
@Eduardo817576 жыл бұрын
Resenha "A Casa das sete mulheres", o vi na sua estante Beijo
@bymaria5276 жыл бұрын
Li mto hoje sobre a Casa... Até assisti uns capítulos da mini série... Boa pedida!
@sarahmaia54556 жыл бұрын
@@bymaria527 up
@ABRLDM6 жыл бұрын
Comecei a ler essa semana! Tava gostando, mas infelizmente não tava me sentindo muito legal pra continuar numa história mais sofrida. Tô lendo uma Agatha Christie pra aliviar os animos.
@RaquelS-ru6rb6 жыл бұрын
Eduardo Duarte estou em Portugal e gostava de ler a continuação de "a casa das sete mulheres", pode me indicar um site onde possa comprar que envie para Portugal? obrigada
@Eduardo817576 жыл бұрын
Olá, tudo bem? tenta pela amazon.com =]
@MariaCelisa6 жыл бұрын
Você é tão jovem e traz tantã erudição . Um consolo para esse país tão inculto e sofrido. Obrigada
@rodrigosoares71263 жыл бұрын
Para quem quer ler literatura brasileira: embarque em Machados de Assis (primeiro os contos, que são geniais e mais acessíveis), Rubem Fonseca, Jorge Amado, Érico Veríssimo, Raduan Nassar e, para quem quer ir além, Clarice Lispector e Guimarães Rosa.
@laracastro37456 жыл бұрын
Bella, que alegria ter uma pessoa jovem como você, booktuber, incentivando as pessoas a se interessarem pela literatura nacional, que é tão rica, mas muito negligenciada
@pedrodecolin41634 жыл бұрын
Capitães da Areia sem duvidas é um dos melhores livros para se começar a ler clássicos brasileiros. Eu comecei por ele, e foi essencial pra quebrar aquela imagem negativa de livros brasileiros, com uma linguagem arcaica que era impossível de entender. O Brasil tem autores muitíssimo bons, pena que não são valorizados.
@marciooliva4447 Жыл бұрын
"Capitães da Areia" contribuiu muito para influenciar os desavisados a pensarem que "meninos de rua" são sempre heroicas "vítimas da sociedade". Talvez os teus BISNETOS consigam se livrar dessa mentalidade.
@Andrekreator5 жыл бұрын
Machado de Assis e Aluízio de Azevedo e José de Alencar foram um dos responsáveis por essa minha paixão por livros
@Doraci-i7p2 ай бұрын
Eu gosto muito do Lima Barreto Erico Veríssimo José Lins do Rego Graciliano Ramos Joaquim Manoel de Macedo e outros amo livros antigos ❤❤❤
@Aventurasnaleitura6 жыл бұрын
A literatura brasileira é riquissima! Na escola tive q ler Iracema e desde então sempre torci o nariz para José de Alencar. Até q nesse período na faculdade, meu professor de Lit. Brasileira pediu q meu grupo lesse Senhora. Nossa, quantos assuntos interessantes dentro de uma obra!!! Clara dos Anjos é um dos meus livros favoritos! Adoro Lima Barreto
@laurainssana6 жыл бұрын
Também adoro clara dos anjos
@benemachado51184 жыл бұрын
Olá, li que este nome não e nome indígena , Iracema e um nome criado de AMERICA,ok??
@rodrigosoares71263 жыл бұрын
José de Alencar em geral é chato mesmo. Leia outras coisas da literatura brasileira.
@camilanoronha12066 жыл бұрын
Isa, faz umas indicações para o publico infanto juvenil. Meu filho só quer ler diário de um banana kkk aguardo ansiosa
@quandovcestivernoyoutube4 жыл бұрын
O Sobradinho dos Pardais de Herberto Sales.
@caiosiqueira61384 жыл бұрын
Dá as Crônicas de Gelo e Fogo para ele ler. Se ele tiver sei lá, menos de 14, ignore o que eu falei.
@srfamed31864 жыл бұрын
Li diario de um banana por 5 anos (2014-2019) e se lancar outro vou ler tbm por tradição!
@dylx66894 жыл бұрын
experimenta dar algo "parecido" com diário de um banana. não acho que vá lhe dispertar o interesse se der algo muito complexo. uma dica: eu leio desde pequena e comecei com historinhas da disney e, inclusive, diário de um banana kk, mas quando quis me aprofundar mais pedi ajuda a uma professora e ela me indicou o livro Crescer é Perigoso da Marcia Kupstas. não sei seu filho, mas eu, nos meus 11 anos, AMEI o livro. (está mesma autora tem outros livros muito bons, espero que seu filho goste)
@gv58844 жыл бұрын
Coleção Vaga-Lume. Não fazem mais, mas você acha em sebos. O caso da borboleta Atíria, Bem-vindos ao Rio, Açúcar Amargo, Zezinho o dono da porquinha preta, O caso do hotel 5 estrelas, O escaravelho do diabo, A Ilha perdida, Éramos seis etc. Tem também livros da Maria José Dupré, como O cachorrinho Samba, A mina de ouro, A montanha encantada etc. Vai depender da idade dele. Quantos anos ele tem?
@PMORATO26 жыл бұрын
Meu pé de laranja lima O homem que calculava Acho que os infantis precisam aparecer tb...
@edisonmichael63456 жыл бұрын
No caso de "O Homem que Calculava", além de o livro ser muito bom e instigante, acho a história do autor fascinante.
@edisonmichael63456 жыл бұрын
De repente a gente pode ter pela frente uma lista só de infantis. Seria interessante, né?
@rosileneadeodato80345 жыл бұрын
Memórias da Emília, tao bom!
@mariaeduardareis16494 жыл бұрын
A árvore que dava dinheiro!
@maricosta59534 жыл бұрын
Paula Morato a ilha perdida também é muito bom
@mariamichely23464 жыл бұрын
Um livro que eu recomendo muito é: *O escaravelho do diabo* É uma leitura maravilhosa e gostosa. Foi um dos meus primeiros livros e considero ele o melhor. E foi escrito por uma mulher. O que me orgulha muito. Amo essa obra e recomendo.
@marcoac47884 жыл бұрын
Lembro que na escola chamávamos este livro de os caras velhos pra diabo. Coleção vaga lume é realmente ótima
@isabelbarbosa60692 жыл бұрын
TAMBÉM GOSTEI MUITO DA HISTÓRIA.
@alicelima3551 Жыл бұрын
Memórias póstumas de Brás Cubas foi o livro que me apresentou Machado de Assis, já estava na faculdade (Letras). Me apaixonei desde o primeiro capítulo, Machado é de longe o maior escritor da literatura brasileira de todos os tempos.
@basiliolobomaia7457 Жыл бұрын
Os escritores e poeta do Brasil sabem o poder mágico da palavra e de uma boa história, para formar a alma e a essência da arte. Todos eles criaram um mundo de uma beleza sem igual. Sou grato pelas suas obras e fizeram de mim um português apaixonado pela cultura brasileira.
@hivanaserpa44496 жыл бұрын
Achei o vídeo da minha vida. Tenho dificuldade com literatura clássica brasileira, acho que trauma da época de escola rsrs. Mas pus como meta desse semestre ler clássicos, no momento estou lendo Senhora de José de Alencar para começar. Amooooo esse canal 💓💓
@julienigodinho52356 жыл бұрын
Nossa! Esse livro é muito bom !
@lucasfernandez16475 ай бұрын
Mar morto,Dona Flor e seus dois maridos,São Jorge de ilhéus, Incidente em Antares,O tempo e o Vento ,vidas secas,Memórias Póstumas de Brás Cubas,Capitães de Areia,Tocaia Grande,Caminhos Cruzados,O cortiço e Noites na Taverna .
@ariadinerc7166 жыл бұрын
Eu tbm época de colégio infelizmente....época de colégio era obrigada....agora quero ler por vontade própria ...amei Iracema e fiz um teatro no colégio com dom casmurro....foi muito legal ❣️
@NicolasHenriqueDLobo2 жыл бұрын
A literatura Brasileira me fez querer fazer licenciatura em letras (E me especializar nessa área), isso tendo 17 anos hoje, sendo algo que eu desejo muito, estudo em uma escola integral e à literatura é algo cobrado isso me fez amar essa classificação literária. Claro, também cobra outras, por exemplo A Divina Comédia, o engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha O livro q me fez querer isso foi: Quincas Borba
@thaisferreira58646 жыл бұрын
Isa - Incidente em Antares também houve uma adaptação para tv em uma minissérie na globo no ano de 1994. Excelente obra.
@anthonyoliveira8182 жыл бұрын
Meu interesse por clássicos da literatura brasileira, surgiu em 2020, quando eu estava no 2° ano do ensino médio e durante a pandemia. Através das aulas online, os professores de português e literatura me incentivaram muuuuito a entrar neste mundo da literatura. A partir daí foi só sucesso!
@gilceliamiranda5715 Жыл бұрын
Só livros maravilhosos, amo literatura brasileira. Capitães da Areia e idas secas, são assim de ler chorando, mas chorando pela atemporalidade dos temas.
@ABRLDM6 жыл бұрын
Amei a lista! Daí já li alguns, mas a maioria ainda está no meu radar. O lado positivo é que eu vou comprando clássicos nacionais e estrangeiros quando vejo uma boa oportunidade e aos poucos vou lendo. Sendo assim, boa parte dos que você mencionou já tenho aqui e foi o pontapé que faltava para eu lê-los. Tô na vibe de ler livros nacionais sempre intercalando com estrangeiros e dentro dos nacionais, um mais antigo e um contemporâneo. Assim, acabei de ler Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios e, pra mim, apesar de ser de 2005, já temos um clássico. Incrível!! Pode falar algum dia da literatura nacional contemporânea tipo esse vídeo dos clássicos que você fez.
@gossipboy6606 жыл бұрын
Senti falta de "O Quinze" da Rachel de Queiroz, mas feliz por ter citado "As Três Marias".
@raposayouko Жыл бұрын
Quando li os clássicos brasileiros na escola já os lia com birra. Era chato. Depois, com maior carga literaria, redescobri os clássicos e gostei muito. Principalmente Machado de Assis. Algo totalmente diferente de quando era criança.
@paulogodoy7925 жыл бұрын
E alguém ainda dúvida, de que a literatura brasileira é a melhor do mundo. E a língua portuguesa é mais complicada,mas,se bem falada se torna surreal.
@rodrigosoares71263 жыл бұрын
Não é a mais complicada. Longe disso.
@purpleplanet11863 жыл бұрын
@@rodrigosoares7126 eu acho difícil
@kolpest323 жыл бұрын
A literatura brasileira é de fato maravilhosa, no entanto a literatura russa tem um pingo a mais de grandiosidade e apreço.
@mariaheloisa95946 жыл бұрын
Nesse mesmo viés de "Vida é Secas", Isa, há "O quinze", de Raquel de Queiroz. É um livro muito forte, comovente, de personagens diversos enfrentando a seca, vidas devastadas. E,para mim, o personagem mais emblemático é Chico Bento. Ele sofre muito, assim como a família dele: esposa, filhos.
@BrunaAMe2 жыл бұрын
Vidas Secas é um dos livros mais tristes que já li. Do Lima Barreto eu não li esse Clara dos Anjos, eu li o Triste Fim de Policarpo Quaresma e chorei no final 😢 Ótimas dicas, obrigada 🙏🏻
@rodrigosoares71263 жыл бұрын
Os clássicos são essenciais para quem quer compreender uma dimensão diversa da literatura, diferente da que esses livros dos mais vendidos da atualidade têm a oferecer. Eles são reveladores da essência da natureza humana e importantes para desenvolver na gente a concentração, o vocabulário, a reflexão e o raciocínio.
@carlaaires82946 жыл бұрын
Ciranda de Pedra é maravilhosooo!! E que orgulho ver minha cidade representada com Dois Irmãos! A lista ficou excelente! Incidente em Antares e Clara dos Anjos, q ainda ñ li foram direto pra minha tbr
@mp_tamilto4 жыл бұрын
Adorei! Muito obrigado, Vivian_Olli pela pergunta e a você, Isabella, por trazer- nos essa lista feita com tanto carinho e cuidado por ti para quem quer começar a ler clássicos brasileiros e não sabe por qual começar! É o que estava precisando! Muito obrigado! Parabéns!
@BrunaMancuzo6 жыл бұрын
Capitães de areia é só amor!!! Ainda hoje é um dos meus livros favoritos da vida!!
@luizcarneiro10234 жыл бұрын
Já li todos.Acrescento mais três grandes escritores brasileiros: Afrânio Peixoto, Herberto Sales e João Ubaldo Ribeiro.Quem ama a literatura precisa ler.
@marcelinhosvlog6 жыл бұрын
Olá Isabella, estou muito contente em descobrir seu canal e surpreso também em saber que ele existe há algum tempo... Gosto muito dos seus comentários e resenhas acerca dos livros, acho muito interessante a forma como você os comenta e nos deixa com mais vontade ainda de lê-los.
@andressaoliveira2504 жыл бұрын
Adooooro seu canal, é tudo lindo, de muito bom gosto. Meus PARABÉNS. Continue assim ... rsrs agradecemos. Vidas Secas: amo Graciliano (li e reli 3x em 1 ano), Machadão, é foda e O Cortiço, ma.ra.vi.lho.so. Muito Obrigada.
@lfh.85456 жыл бұрын
Eu adorei "O Cortiço". Li há muitos anos, talvez durante a época da escola, mas adorei. Amei "Lucíola". Li também durante a época da escola e me apaixonei pelo livro. Reli recentemente e meus sentimentos em relação a ele não mudaram. "Lucíola" é o meu livro favorito. Outro que eu amei foi "Memórias de um sargento de milícias". Minha opinião também não mudou com a recente releitura. Pretendo reler "O Cortiço" também. Esses (Lucíola e Sargento) são meus livros brasileiros favoritos.
@cecilianovais2126 жыл бұрын
Eu adoro memórias de um sargento de milícias. Parece uma novela das seis, não sei como ainda não foi adaptada
@LM-bs9cr3 жыл бұрын
Eu acrescentaria um excelente livro Os BRUZUNDANGAS de Lima Barreto. Quase ninguém cita esse livro mais ele é excelente. E acredito que é uma leitura útil para entender o Brasil de ontem e de hoje
@rlfart86556 жыл бұрын
Conheci seu canal ontem, mas já estou adorando, gosto de leitura desde pequeno e sempre busco conteúdo legal sobre isso no KZbin, continue assim!
@marlonguitarist3 жыл бұрын
Isabella, aqui um costa-riquense a praticar a escuta do português e aprender um bocado sbbre literatura brasileira. Adorei a apresentação dos textos: absolutamente agradável e motivante. Tens já mais um assinante neste canal. Obrigado!
@felipemaranhao53756 жыл бұрын
Isa, a lista ficou muito boa. Pena que não citou "O Quinze", Rachel de Queiroz. Mas, sei de sua admiração pela escrita da autora. No seu canal, a gente já chega dando like!!
@priscilarocha89286 жыл бұрын
Realmente O quinze é espetacular ♥
@LerAntesdeMorrer6 жыл бұрын
O quinze é ótimo também, mas pessoalmente gostei mais de As Três Marias... De qualquer forma, as duas opções são muito boas para começar a ler a Rachel!
@DenerMouraSp6 жыл бұрын
Amei o vídeo, muito interessante, sou novo na leitura, por isso, acredito que seria bom, se você fizesse um vídeo falando sobre o tempos, o romantismo, o modernismo, etc, dando exemplo de autores, títulos, para os mais novos entenderem mais a fundo essas categorias, ao longo da evolução dos escritores.
@a_skywalker6 жыл бұрын
Gostei da sua resposta, um livro para cada autor e época. Assim fica bem diversificado mas sem fugir dos nacionais. 😊
@rodrigorobsonsilva50354 жыл бұрын
Muito cativante essa forma como vc transmite esse amor pelo conhecimento. Muito obrigado pela contribuição... Bom trabalho.
@lorenaborges11186 жыл бұрын
Sou bem traumatizada com clássicos brasileiros, principalmente pela obrigação de ler por causa das provas, mas, acredito que todos esses sejam bons 💘
@solangebarcellos813718 күн бұрын
Alem desses clsssicos, maravilhos ,gostaria de assinalar , O Tronco do Ipê, A Bagaceira , Memorial de Maria Moura, OTempo e o Vento , Vidas Secas , Grande Sertão Veredas, Menino de Engenho . Meus Verdes Anos , Pastores da Noite ., nao sao muito citados , mas leitura inequecivel ,!!!
@manoelsobrinho63876 жыл бұрын
Realmente alguns livros tem uma leitura muito difícil, principalmente quando somos mais jovens. A lista é muito boa e recomendo, se puder, ler mais de uma vez, com outros olhares.
@LerAntesdeMorrer6 жыл бұрын
Vårios jå li mais de uma vez, realmente, na medida que amadurecemos a leitura desses clássicos se torna mais rica.
@marcosn.zelinski88204 жыл бұрын
Parabéns pelo canal!! Você explica de uma forma muito empolgante
@Cilinho10006 жыл бұрын
Por coincidência, acabei de ler Incidente em Antares. Leiam, é muito bom
@campistacabral4 жыл бұрын
Perfeita apresentação!!! Parabéns pelo belíssimo trabalho! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@lendocomabeth Жыл бұрын
Tive um professor de português na faculdade que amava tanto Machado de Assis que o amor transbordava. Fiquei curiosa para reler os livros que nunca me causaram prazer. Dps disso, passei a amá-lo da meama forma.😍
@julianaknauer491211 ай бұрын
O mesmo aconteceu comigo. Eu sou apaixonada pelo Machado de Assis, desde então.
@danielpereiradossantos7982 жыл бұрын
Aluísio de Azevedo,machado de Assi,rachel de queiroz,lima barreto, jorge amado , ja li e gostei muito.
@camilagiesteira866 жыл бұрын
Li Incidente em Antares, por causa da sua resenha. E me apaixonei pelo Érico Verissimo.😍 Hoje estou lendo Um lugar ao sol dele também. Esse vídeo é uma mina do tesouro para mim! Vou ler todas as dicas,fato. Isa,parabéns pelo seu excelente trabalho. Bjs
@Rose203636 жыл бұрын
Li dele UM CERTO CAPITÃO RODRIGO
@davidrodriguesdepaula88333 жыл бұрын
Amo este canal. Parabéns!!!
@gabii_cris4 жыл бұрын
Como eu amei capitães da areia, também li no oitavo ano kkkkk toda semelhança e mera conhecidecia; a nossa professora já leu Dom Casmurro junto com a gente nas aulas de leitura e agora que estou no nono ano fui colocada no posto de fazer uma adaptação do roteiro do livro " A Hora Da Estrela " para uma peça teatral, estou super empolgada mas a obrigação de trazer uma boa adaptação feita por uma pessoa de consideravelmente pouca idade como eu é grande 🙂.
@cynthiasilva72492 жыл бұрын
Eu lutei um pouco pra entender a escrita do Machado de Assis, mas o que me ajudou muito foi ler os contos do escritor, pois com o passar do tempo você se acostuma e passa a absorver melhor o conteúdo.
@livrosdasabrina6 жыл бұрын
Isa, três livros do José de Alencar foram adaptados para tv em uma novela da Record. A novela "Essas Mulheres" baseada nos romances Senhora, Lucíola e Diva do J. A. Passou pela primeira vez em 2005 . Fui pesquisar as informações agora pra comentar e vi que está reprisando agora na Record. Eu tinha 11 anos na época que passou pela primeira vez, mas lembro de ter gostado da novela. Beijos
@joaquimwilliam33754 жыл бұрын
Os contos e livros de Machado de Assis são conhecidos por serem tão complexos, mas magníficos se vc se aprofundar na história, o primeiro livro que eu li dele foi O Alienista!
@marcosfarias60066 жыл бұрын
Lima Barreto é classificado como pré-modernista, Isa. Concordo com suas indicações . Todos clássicos. Parabéns pelo vídeo!!
@poesia454 жыл бұрын
Já li todos eles. Quando lemos por prazer e entendemos as críticas sociais que os autores embasam nas obras, por sinal, São atualíssimas e que podemos ver esses críticas enraizadas em nossa época as leituras ficam mais leves e dinâmicas, sem contar que todas essas obras então vinculadas com as teorias filosóficas, psicológicas e históricas etc.
@gv58844 жыл бұрын
"Dois Irmãos" é perfeito, só quem vive em um ambiente familiar como esse para saber. A idolatria ao filho de ouro, a dinâmica obsessiva e tóxica, a culpa...
@joaomarcos3864 жыл бұрын
Eu sempre gostei de livros ligados a guerras e conflitos, deixava de lado a literatura. Depois que li Memórias Póstumas de Brás Cubas abriu meus olhos e me fez gostar da matéria. Obrigado por nos inspirar!
@lucianamunduri33486 жыл бұрын
Fico muito feliz quando vejo pessoas buscando ler mais a literatura brasileira, principalmente se tratando dos clássicos. Parabéns Isabella pelas indicações. São realmente maravilhosos.
@marlonfurlan68935 жыл бұрын
Nossa, Vidas Secas... como alguém pode ser tão elegante na forma de contar uma história!? Acho que já o li umas 8, 10 vezes. Dos escritores nordestinos que eu já li, Graciliano Ramos é sem dúvida o meu preferido. Sucesso sempre para o Ler Antes de Morrer.
@jessm.72436 жыл бұрын
Li O Cortiço no colégio, em todo aquele contexto obrigatório e odiei! Hoje adoro ler, não vivo sem livros, mas, confesso que ainda não consigo me voltar à literatura nacional 😥 (o único que adoro e já li diversas vezes, foi Dom Casmurro). No entanto, é um trauma que quero muito superar e esse vídeo, me despertou a vontade de logo começar. 😊❤️
@Fernanda-wn4rm5 жыл бұрын
Vou te dar uma dica leia o livro As meninas da Ligia Fagundes Teles ou Dois Irmãos.
@alienmaaciel37714 жыл бұрын
Jéssica Zampieri Boa tarde. Leia "Helena", de Machado de Assis. Você vai gostar.
@TheNessa20033d4 жыл бұрын
Me vi no seu comentário Jéssica, tomei horror ao Cortiço, amo Dom Casmurro, referente a livros nacionais preciso retomar os clássicos, mas já li uns contemporâneos muito bons.
@rodrigosoares71263 жыл бұрын
Meus pêsames por não conseguir se voltar para a literatura brasileira.
@thamyresmariano5182 Жыл бұрын
O Cortiço é incrível, eu racho de rir a cada capítulo, é um caos enorme kkkk
@leticias.soares81026 жыл бұрын
Olá, Isa, acompanho seu trabalho e quero lhe agradecer, seu canal é o que eu mais gosto, você passa um carinho enorme pelo canal e pelos livros, isso é muito importante. Queria te pedir para fazer a resenha de ''olhai os lírios do campo'' quando puder. Um abraço.
@ruthielyjuvencio64726 жыл бұрын
Amo esse canal... quando li O Cortiço adorei. Recomendo muito!
@VanSuperSis5 жыл бұрын
Jorge Amado pra mim é rei! Não consigo nem dizer qual é minha obra favorita dele. Que escrita deliciosa!! Já Machado de Assis tem uma escrita mais difícil, mas ele é igualmente genial. Gosto de seus contos. "A Igreja do Diabo" é meu preferido.
@quemlesabemais23136 жыл бұрын
Adoro todos eles! Este foi um dos vídeos que mais gostei!
@HANZS.FULANO2 ай бұрын
Um melhor que o outro. Li cinco dos dez indicados. Como sou fascinado pela obra de Erico Verissimo, indico o Incidente em Antares.
@lucasxavier51106 жыл бұрын
Se Lima Barreto vê-se o Rio de Janeiro hoje em dia iria fazer Clara dos Anjos parte 2
@lorenpavon17023 жыл бұрын
Li todos os livros aprendi a falar português lendo Machado de Assis José de Alencar Guimarães Rosa ..li muito mais que dez eu amoooo
@Paulo648635 жыл бұрын
A literatura faz o homem crescer e se inserir bem na sociedade,
@TheeHMpr6 жыл бұрын
Esse canal é o diferencial do meu dia a dia. Explicando: gosto tanto que o escuto ou assisto arrumando a casa, dando comida para os gatos, malhando, correndo, fazendo comida, etc. Todos os dias escolho dois para assistir. Conteúdo bacana que nunca se esgota. Parabéns!
@eduardohenrique93586 жыл бұрын
O cortiço me lembra os filmes do Tarantino.
@cahegm6 жыл бұрын
Nossa, verdade, nunca tinha pensado nisso kkkk
@cecilianovais2126 жыл бұрын
Hahahahah pode crer
@andreavoglerdasilva73286 жыл бұрын
Baaa muito bem observado!
@michelipires22403 жыл бұрын
Eu li Senhora, no colégio, porque estava passando a novela Essas Mulheres , na Record e a história da Aurélia me chamava a atenção.
@HatsuneMiku-hf6kh6 жыл бұрын
Estou começando a ler Machado por Dom Casmurro. Foi uma boa escolha?! Só sei que estou amando, ainda mais pela escrita bem lírica que ele tem; e é fato o que você falou de muita gente torcer o nariz para as obras dele pois há muitas referências aos clássicos estrangeiros.
@AnaLima-tv8mk6 жыл бұрын
Olha, Machado é sempre uma boa escolha.
@fabianesilva97806 жыл бұрын
Que delícia!!! Você é muito encantadora e nos desperta ainda mais o gosto pela leitura. Parabéns!!!
@vivianoliveira37696 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso, obrigado ISA por atender meu pedido 😍. Já selecionei os livros que tenho pra começar essa saga dos clássicos.
@nayanemaia22784 жыл бұрын
- Senhora (José de Alencar) - Memórias póstumas de Brás Cubas (machado de assis) - O cortiço (Álvares de Azevedo) - Clara dos anjos (Lima Barreto) - As três marias (Rachel de Queiroz) - Vidas secas (Graciliano Ramos) - Capitães da areia (Jorge Amado) - Ciranda de pedra (Lygia Fagundes Telles) - Incidência em Antares (Érico Veríssimo) - Dois irmãos ( Milton Hatoun)
6 жыл бұрын
Isa, depois leia “Casa de Pensão” de Aluísio Azevedo. É ótimo também.
@alexandrecaitano34706 жыл бұрын
É maravilhoso, mesmo! 😍
@rosileneadeodato80345 жыл бұрын
Quero le-lo, adoro Aluísio de Azevedo!
@aqueflorezcamipueblo5 жыл бұрын
É muito legal. Li no final da década de 90. Impressionante a riqueza de detalhes.
@brendaxavier3793 жыл бұрын
Eu tentei ler Iracema tantas vezes que perdi as contas, não consegui. Isso quando eu tinha uns 15,17 anos. Mas acho que agora, aos 25, estou pronta pra ler os clássicos.
@sillassouza93416 жыл бұрын
Eu fico maravilhado com a utilidade do seu canal, sempre venho e adiciono mais livros na minha wish list ❤
@gasparkandera90954 жыл бұрын
Capitães da areia é muito bom 👏👏👏👏 aventura infanto adolescente !! Fez parte de minha juventude esse tipo de leitura. Ele romantizou uma situação de excludencia social
@junioraragao20716 жыл бұрын
Ótima indicação Isa, realmente, ler esses livros hj em dia é bem melhor, lembro q na época do Colégio eu odiei: Senhora, Vidas Secas, Macunaíma, Vítimas Algozes... Eu só tinha gostado de: O Cortiço e de O Guarani.
@josecarlosf.dacosta7744 Жыл бұрын
Uma coleção muito importante na minha formação de leitor, ainda adolescente, foi "Para Gostar de Ler", com textos de Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e outros. Fez jus ao nome e me fez efetivamente gostar de ler, muito mais que os livros indicados nas disciplinas da escola. Dos citados, amo de paixão Lygia e Lima. Indico O Alienista e Dom Casmurro de Machado, Viva o Povo Brasileiro e Sargento Getúlio de João Ubaldo, O Feijão e o Sonho, de Orígenes Lessa e O Encontro Marcado, de Fernando Sabino.