Tudo Brilhante. Parabens de Manchester RU. Tenho sauades de Portugal que visitava entre 1989 e 1993 e o povo que encontrava
@ferrotranspor77142 жыл бұрын
Un video espectacular ❤️🎞️🎥👍
@danielconde134 жыл бұрын
Imagens de incrível beleza, e um documento de enorme valor histórico. Ainda assim não consigo olhar para estas imagens e não ver aqui um enorme hino ao anacronismo absoluto em que a ferrovia portuguesa entrou, precisamente na década de 1970, e que iria culminar no final da década seguinte no encerramento de 800 km de vias de Norte a Sul do país. A cacofonia de carruagens de madeira da década de 1920 com carruagens inox modernas, e ver ainda as Linhas do Douro e do Minho traccionadas a vapor já tão tarde no século XX é gritante. PS: As imagens da Linha do Corgo e da Linha do Tua são fabulosas.
@sergiopfpereiraАй бұрын
Espetacular
@goretesilva52342 жыл бұрын
Sinto muitas saudades dos tempos que já lá vão. José Manuel.
@panoramix31924 жыл бұрын
Espectaculo. Obrigado por partilhar. "Oh tempo volta pra tras" .
@JoaquimAntunesdaRocha Жыл бұрын
maravilhoso joaquim antunes-são paulo brasil
@gracasimoes7486 Жыл бұрын
Relíquias muito bonitas👍
@gracasimoes7486 Жыл бұрын
Muito bonito
@tomaspereira74944 жыл бұрын
Um riqueza do passado
@josebrito62644 жыл бұрын
Excelentes imagens
@antoniobaptista39775 жыл бұрын
Uma relíquia
@amorabruegas4463 жыл бұрын
O irónico desta história, é que este atraso acabou durante os anos 80 com o encerramento de várias linhas, caso da do Vouga, mas NÃO impediu o atraso do comboio em Portugal como é actualmente confirmado pelo uso exclusivo da bitola ibérica. E seria pior caso não fossem as esmolas de UEuropeia!
@fernandosantosacordionista40104 жыл бұрын
muito bom
@miguelsoutinho37555 жыл бұрын
Nota importante de uma modificação da descrição das legendas do vídeo de referir ao minuto 2.55, não é Senhora da Hora mas sim as imagens mostram entre as estações de Ramalde e Francos.
@Linha25 жыл бұрын
Obrigado pela indicação, já foi efectuada a alteração.
@miguelsoutinho37555 жыл бұрын
Esqueci me de realçar que a partir do minuto 20.45, as imagens são da estação de Francos
@josebrito62644 жыл бұрын
Estação de Tua: Linha do Douro (Via larga), Linha do Tua (via estreita).
@antmaroro2 жыл бұрын
O original era filmado em 16 mm? É filme com som direto e boa qualidade de imagem.
@manuelsousasantos3 жыл бұрын
A emigração e a Guerra Colonial levaram à desertificação do norte do país. Menos gente, logo menos passageiros dos comboios o que deu como resultado uma ferrovia muito pobre em termos de material circulante. Os comboios têm tendência a dar prejuízos e, em qualquer parte do mundo, só sobrevivem com uma importante ajuda do Estado o que não aconteceu em Portugal. Estamos, actualmente, na cauda da Europa em termos ferroviários. Optou-se por auto-estradas cujos custos são suportadas pelo erário público.
@manuelcosta63314 жыл бұрын
Eu pensava que a tração a vapor tinha acabado em 1972, ou então terá sido na linha do Norte, por exemplo. Terá sido assim?
@matterdotoo4726 Жыл бұрын
Por altura de 1978/1979 seguramente ainda havia na linha do Douro e Minho máquinas a vapor mas também já as novas da série 1400. Eu tinha 10 anos e morava mesmo junto da estação de Contumil e ia muitas vezes à baixa do porto, São Bento, com a minha mãe. As carruagens vermelhas, que agora sei chamarem-se Schindler, tinham dois tipos de assentos: Uns excelentemente bem almofadados de acabamento em napa, de verde azeitona acho... e outros bancos, corridos, eram ripado de madeira envernizada!! Também já haviam automotoras elétricas, em inox, e a cabina do maquinista só ocupava metade da frente do comboio. Eu adorava ir de joelhos no assento a ter a vista de frente no sentido da marcha. Algo inexistente nos dias de hoje. :)
@djMisterLee98932 жыл бұрын
Porque acabaram com a linha até Bragança, será que algum dia vai haver comboios até Bragança e quem sabe , até Espanha
@Snitram194 жыл бұрын
As carruagens e as locomotivas parecem ser demasiado antigas para os anos 70, calculo que Portugal estaria muito atrasado em comparação com o resto da Europa, há coisas que nunca mudam... ainda nos dias de hoje compramos carruagens velhas ao espanhois...
@diogorodrigues7474 жыл бұрын
Nos anos 70 muitas linhas do interior de Portugal ainda tinham carruagens a vapor, é um facto! Sim, Portugal estava incrivelmente atrasado no Estado Novo, custe o que custar - as linhas apenas sobreviviam porque as pessoas não tinham dinheiro para ter veículo próprio, e mesmo que o tivessem as estradas também não eram nada de jeito e uma pessoa demorava o dia inteiro para ir do Norte ao Sul de Portugal!
@diogorodrigues7474 жыл бұрын
Carruagens velhas mas nada que se compare... Estas carruagens eram do século XIX, ainda do início da ferrovia por cá, já as carruagens do espanhóis têm... 15 anos!
@vitorcouto33223 жыл бұрын
@@diogorodrigues747 tretas
@diogorodrigues7473 жыл бұрын
@@vitorcouto3322 Quais?!
@miguellima4897 Жыл бұрын
Proporcionalmente, o atraso hoje é maior, pois vivemos de euro-esmolas. Em suma, sem elas, estaríamos ao nível do Burkina Faso!