Trabalhando em uma escola pública, sempre elogiei os países europeus pela organização social, um dia um professor de sociologia, me interpelou “ eles são assim as custas de que?! A escravidão financiou esses países, a destruição e a exploração de outros países gerou essa riqueza…” ele me disse! Isso me abriu os olhos!! Assistindo seus vídeos, tudo tem feito mais sentido! Obrigada pelo trabalho extraordinário que o senhor faz!! ❤️❤️❤️
@elaineenialle3594 Жыл бұрын
Por favor, pessoal, sempre comentem sobre este canal ‘Caçadores de História’ em outros canais que vcs assistem. Assim vamos divulgar estas informações tão importantes para o Brasil e o mundo!
@king_Mark62611 ай бұрын
Eles não vão aceitar isso nunca 😅, vão te dizer que isso aconteceu há muito tempo
@henriquehoffmann54408 ай бұрын
olha eu sou descendentes de europeus e dupla interpretação no que você diz, falo em ralação a cultura alemã que tenho certa afinidade e essa cultura de certa forma emprega uma competição entre famílias, tipo quem pode e tem mais, então as casas super organizadas e limpas são fruto dessa competição, sei que isso não tem muito a ver com a escravidão mas dessa forma o povo europeu precisa ser organizado, porque caso não fossem morreriam facilmente de frio, não estou querendo atenuar tudo o que houve com a escravidão, infelizmente foi um triste episódio da humanindade, mas eu morando no Brasil aqui no sul vejo todos orgulhosos se vangloriando que aqui tudo é perfeito, mas o pessoal não sabe também a custo isso foi realizado, muito trabalho e trabalho duro de manhã antes de nascer o sol até de noite depois que o sol já se foi, não estou dizendo que esta certo ou errado, só que a cultura aqui é assim, é claro tudo esta mudando devagarzinho esta mudando, mas o capitalismo e a distribuição desigual da riqueza, não permite que as pessoas tenham recursos para uma vida digna se não, trabalhando muito, ou agindo de forma que talvez seja considerado imoral, mas creio que no futuro as coisas melhorem, mas não sei se nossa geração estará aqui para ver essas mudanças.
@Norma-qn1kw7 ай бұрын
Se fosse assim os pobres que acordam cedo pra trabalhar seriam ricos de tanto que trabalham.
@nerivaldoalmeida68186 ай бұрын
E as nações africanas que lucraram por milênio com a escravidão?
@helioparreiracarvalho3158 Жыл бұрын
Meu bisavô foi escravo, nasceu em 1840, faleceu em 1945, aos 105 anos. Em anos de estudo nas escolas nunca mostraram esses detalhes. Parabéns professor, uma aula magnífica.
@gabrielarobertasilva7050 Жыл бұрын
Sim, holandeses associados de forma tão escancarada no tráfico de escravizados não é algo muito dito em sala de aula. Eles sâo mais associados ao comércio e ao desenvolvimento tecnológico, mas sem o detalhe de que a base para o financiamente de tudo era a escravidão
@elaineenialle3594 Жыл бұрын
Por favor, pessoal, sempre comentem sobre este canal ‘Caçadores de História’ em outros canais que vcs assistem. Assim vamos divulgar estas informações tão importantes para o Brasil e o mundo!
@MARCOSMLV19918 ай бұрын
minha bisavó foi escrava, ela me conheceu recem nascido, eu um zoomer, o passado racista não é tão passado assim, foi ontem.
@marcooliveira36804 ай бұрын
@@MARCOSMLV1991verdade, muitos tem à visão de que isso foi à muito tempo ! A prova de que não faz tanto tempo assim é que pessoas negras ,ainda nos dias de hoje são vistas como seres inferiores
@PATRICIAREGINAIGARASHI7 ай бұрын
Professor, confesso que essa aula me embrulhou o estômago, imaginar seres humanos capazes de deixar outros seres humanos por aproximados 143 dias eternos sofrendo os horrores que só Deus sabe e ainda assim depois trancá-los pra morrerem afogados 😢😢 São de fato, muitas nações enriquecidas a peso de muito sangue, muito ódio
@franciscocarlossantos7868 Жыл бұрын
Holanda, Espanha, Portugal, França, Inglaterra e Bélgica exploraram muito os africanos.
@miguelreboucas14465 ай бұрын
Até a Dinamarca
@herick780126 күн бұрын
Suécia tbm, se apertar não sobra um da Europa
@JacksonOliveira-ep7ch8 күн бұрын
com ajuda da igreja católica da itália
@coranoemi Жыл бұрын
É revoltante saber a que ponto a maldade humana pode chegar! Não se trata de lamentar a escravidão, mas de divulgar os horrores cometidos durante essa época.
@ivanildoramos5530 Жыл бұрын
E ainda tem gente que diz que os negros escravizados deveria agradecer os seus senhores!
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Infelizmente
@mariaflavia14888 ай бұрын
É tão absurdo... só de imaginar como alguém conseguia sair vivo de um tumbeiro...?!
@eusoumaiseunice11 ай бұрын
Países europeus se vangloriam por não terem utilizados mão de obras dos escravizados mas financiaram diretamente o comércio destes povos. Fico muito revoltada e indignada com tudo isto. Eles deveriam ressarcir, em valores atuais, todos os prejuízos que causaram aos povos africanos. Obrigada pelos conhecimentos.
Жыл бұрын
Na cidade de Holambra - SP é infestado de descendentes dos antigos escravizadores holandeses
@eduardobastos4609 Жыл бұрын
Já estive lá.
@angelareginaroselli6870 Жыл бұрын
Todos que de alguma forma fizeram parte na escravidão possuem uma conta enorme com Deus
@Garuti55 Жыл бұрын
Se Deus se importasse, e sendo o todo-poderoso, ele deveria ter impedido que houvessem povos escravizados.
@tudonosso4051 Жыл бұрын
Deus não pode intervir no livre arbítrio ele simplesmente deixa a história rolar senão ele seria um Deus totalitário né se intrometer em todas as coisas para todo momento mas sim eles têm uma grande pelo menos os antepassados né creio que se não se arrepender não deve ter pagado pelos seus atos
@Garuti55 Жыл бұрын
@@tudonosso4051 Desde que eu me afastei do cristianismo e das justificativas que crentes usam para as incoerências desse deus dos hebreus eu me tornei um melhor ser humano. Esse deus nunca concedeu livre arbítrio para ninguém. Uma simples leitura imparcial da Bíblia desmonta essa narrativa.
@RebornBR Жыл бұрын
Fatos assim me envergonham de ser humano.
@bernadetefogaca5045 Жыл бұрын
Sem palavras. Que terrível!
@ClaudioOliveira-ro3vd Жыл бұрын
Parabéns pelas informações. Se possível faz um vídeo sobre o tráfico Árabo Mulçumano de negros africanos. Li o livro Genocídio Ocultado, fiquei perplexo.
@davidrlBR Жыл бұрын
Professor, gostaria de pedir ao senhor um vídeo sobre a escravidão partindo da perspectiva da própria África, sobre como eram feitas as capturas, sobre as parcerias com tribos que conduziam escravos até os captores (ou raptores)... Esse é um assunto difícil, mas gostaria de ouvir de alguém que tenha mais propriedade pra falar do que outros canais. Muito obrigado pelo seu conteúdo!
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Excelente sugestão. Tenho uma aula sobre esta questão! UJá havia escravidão na África: kzbin.info/www/bejne/hV60oKCXjdWhlaM
@wagnergonzales6627 Жыл бұрын
Saudações a todos! Professor, parabéns pelas aulas apresentadas,estou com 59 anos ,e nunca imaginei que alguém tivesse a coragem de mostrar este lado obscuro,vividos pelos negros de todo o mundo,desta forma, baseado em fatos e lugares!
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Gratidão. Seguiremos pesquisando e compartilhando novos saberes
@carlosbastos6461 Жыл бұрын
Maravilha grande aula parabéns parabéns 👏👏
@tomtomeverest2074 Жыл бұрын
Isso a Globo não mostra!!!
@giancarlocampesatto837 Жыл бұрын
Misto de revolta e vergonha, o pior é que continua até hoje sangrando o povo e o continente Africano.
@marcooliveira36804 ай бұрын
Com à conivência de líderes corruptos africanos
@gustavobatistadepaula399 Жыл бұрын
Obrigado professor, que relato fantástico,, muitos desses detalhes eu não sabia , você trouxe mais luz pra nós , foi espetacular , a Europa é rica e desenvolvida as custas da Escravidão e miséria na América, África e Ásia, e aproveitando o gancho gostaria que você produzisse um documentário sobre como a Bélgica lucrou com o roubo de recursos naturais ,Genocídio e Assassinatos na África , afinal é um dos Holocaustos ignorado pela humanidade ,sei que será um documentário espetacular como sempre !!!!
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Gratidão pelo apoio.
@elaineenialle3594 Жыл бұрын
Por favor, pessoal, sempre comentem sobre este canal ‘Caçadores de História’ em outros canais que vcs assistem. Assim vamos divulgar estas informações tão importantes para o Brasil e o mundo!
@PauloFernandoAlvesdaSilv-hf5eq9 ай бұрын
Valeu. O Movimento Negro do RS vai utilizar seus conteudos como formar de instrumentalizar nossa luta aqui no Brasil!
@eduardobastos4609 Жыл бұрын
Muito melhor do que o enredo do filme 🎦 "Amistad".
@antoniocamargobueno82769 ай бұрын
Professor, o sr. Deve conhecer um ditado africano que diz: enquanto o leão não aprender a falar, a história será contada pelo caçador. O Sr. é a prova de que o leão está mudando. A sua importância pra auto estima do homem preto é inestimável. Obrigado!
@denisea.637610 ай бұрын
Meu Jesus, que triste 😢😢😢, que sofrimento do meu povo
@LouisVanWinklaar Жыл бұрын
🇳🇱❤ *país dos meus pais e avós. Nederlands!*
@flavioricardo10957 ай бұрын
PROFESSOR Flavio parabens pelo singular e importantissimo trabalho singular que vem exercendo. Ass: Fa n1
@marccr1313 Жыл бұрын
Sem dar spoilers, mas o mote desse vídeo tem a ver com a série que por sinal é muito boa. Assistam
@dalvinocosta4651 Жыл бұрын
Se você filtrar bem, você tem uma grande, ou a maior fonte de conhecimento de mundo dentro de um celular. Seus vídeos são incríveis e essa música de fundo é totalmente essencial com o tema.
@foggybeat946 Жыл бұрын
Uma outra pergunta paralela. Porque o Congo era belga orei Leopoldo era dono do país como uma fazenda de diamantes e pedraria e a cidade de Antwerpia e até hoje o centro de lapidacao de pedras preciosas ?? E por acaso.
@aprendizexplorador Жыл бұрын
Uma baita aula de história, adorei o vídeo!
@elaineenialle3594 Жыл бұрын
Por favor, pessoal, sempre comentem sobre este canal ‘Caçadores de História’ em outros canais que vcs assistem. Assim vamos divulgar estas informações tão importantes para o Brasil e o mundo!
@JorgeAntonioJoao Жыл бұрын
Esto arrepiado com este video professor muito obrigado pelo resgate da historia esclavajista que muitos tentao apagar. So teremos paz na alma quando nos os Africanos conhecermos a verdade 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴
@elaineenialle3594 Жыл бұрын
Por favor, pessoal, sempre comentem sobre este canal ‘Caçadores de História’ em outros canais que vcs assistem. Assim vamos divulgar estas informações tão importantes para o Brasil e o mundo!
@liseteriva619311 ай бұрын
Boa noite professor😂🎉😢🎉😮🎉😅🎉 ❤❤❤❤❤❤
@sidnei3479 Жыл бұрын
O rei da Holanda se desculpou recentemente pela participação do país dele na escravidão. Isto é uma obrigação e ele não deve ser elogiado por isso. Mais do que um pedido de desculpas, a Holanda deveria adotar ações afirmativas de reparação, assim como alguns países fizeram para com os os judeus sobreviventes do holocausto. Compartilhado.
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Excelente comentário
@ebenezergomes Жыл бұрын
Ninguém pode reparar o povo preto pela escravidão, portanto para mim não vale a pena
@Norma-qn1kw7 ай бұрын
Principalmente porque a Holanda é rica devido ao ouro.e diamantes explorados na África.
@Ogeroigres4 ай бұрын
@@Norma-qn1kw Que idiotice!
@Norma-qn1kw4 ай бұрын
Se não sabe, procure pesquisar antes de dizer que uma pessoa é idiota.Os holandeses exploraram a África do Sul e lá existiam grandes minas de diamante.Vi em Amsterdam os dois maiores diamantes do Mundo um do Brasil e o outro da África do Sul no Museu .
@deusdeditramosdemorais48526 ай бұрын
Sim, relembrar também é resistir, mas perdoar jamais!
@nadson3137 Жыл бұрын
Como estudante de Sociologia, fico muito grato por seus esclarecimentos sobre a História do nosso Povo. Seu conteúdo é muito enriquecedor.
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Nós que agradecemos!
@elaineenialle3594 Жыл бұрын
Por favor, pessoal, sempre comentem sobre este canal ‘Caçadores de História’ em outros canais que vcs assistem. Assim vamos divulgar estas informações tão importantes para o Brasil e o mundo!
@omarr.dasilva9530 Жыл бұрын
Tinha visto isto em 98 através de um árabe !🤯
@lilianmariana29508 ай бұрын
Todas as histórias africanas são muito duras de ver e ouvir. Muito triste. Vejo que o mundo tem uma imensa dívida com todos os negros 😢😢😢
@barroso2248 Жыл бұрын
Excelente ! Muito obrigado por partilhar de uma forma tão apaixonada as vidas de ilustres africanos no mundo !!!
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Muito obrigado. Tem mais pérolas assim no canal. Não deixe de se inscrever no canal.
@andrearibeirotavares5 ай бұрын
Que dor... Professor Flávio! Mas, precisamos saber...😢
@marcoantoniosoaresdemoraes7354 Жыл бұрын
Muito Bom lembrar o papel da Pequena Holanda (em área). Segundo o Prof° Gilberto de Geopolítica da Ufpa; a Holanda valeu-se da Diplomacia para conquistar espaços entre as Potências europeias já que não era militarmente forte perante a Inglaterra; a França e a Espanha. A Bélgica mais tarde (partilha da África) valer-se-a do "Soft Power diplomático " para conquistar uma área 80 X maior q seu território em África !.
@marcoantoniosoaresdemoraes7354 Жыл бұрын
Se excetuarmos a Dinamarca que possuía colônias na Europa, as Ilhas Virgens no Caribe (Área diminuta ) e Posto (entreposto) de Escravos na África Ocidental; a última e uma das + importantes Potência Colonial foi o Países Baixos (Holanda). Ajudaram com a Espanha, Portugal, França e Inglaterra a Formatar política; geográfica e geopoliticamente e economicamente o mundo. Passando por vastas áreas das Américas, África (África do Sul) e Ásia criaram uma das maiores se não for a maior rede mundial de comércio. E ajudaram tb a estabelecer a rede de Brancos Internacionais (Sistema Financeiro).
@Norma-qn1kw7 ай бұрын
Às custas do sofrimento e morte de milhões de Africanos.
@sereiasubversa7624 Жыл бұрын
Seus vídeos são incríveis! Tem uma série holandesa da netflix, Ares, que aborda o passado colonial-escravista da Holanda de uma forma bem instigante.
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Vou dar uma olhada! Muito Obrigado!
@deladiroliveira2232 Жыл бұрын
Eu fi na tv natgeo sobre os escravidão no navio negreiro o tucomedador o ator Samuel Jackson. 😊
@rinaldoandrade2762 Жыл бұрын
Muitíssimo obrigada professor! Que aula! Muito obrigada! O mundo e principalmente a Europa precisa pedir perdão aos nossos ancestrais!
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Nós que agradecemos!
@rinaldoandrade2762 Жыл бұрын
@@HistoriadaAfrica ❤🌷
@marie3587 Жыл бұрын
@rinaldoandrade2762 mas os ancestrais traficantes e escravos são no caso do Brasil, os ancestrais dos brasileiros dos dias de hoje
@marie3587 Жыл бұрын
@rinaldoandrade2762 talvez interessante dar a conhecer certos personagens históricos, - Ana Joaquina dos Santos e Silva, foi uma comerciante de escravos Nhara euro-africana, emprestadora de dinheiro e plantadora em Angola. Ela foi talvez a maior traficante de escravos em Angola, que comercializou com o Brasil durante a década de 1830 e financiou a expedição de Joaquim Rodrigues Graça. - Francisco Félix de Souza foi um baiano de notável inteligência, incomum habilidade e grande encanto pessoal, no trato com os brancos e com os grandes do Daomé. Tendo chegado à África sem um tostão, em pouco tempo tornou-se um poderoso chefe africano e um dos maiores mercadores de escravos da história. Mestre de um comércio fundado na violência e na crueldade, era, contudo, tido, até mesmo por seus adversários, como um homem generoso e desprendido, padrinho líder e protetor dos ex-escravos retornados do Brasil e que se instalaram na costa africana. Francisco Félix de Souza, o Chachá, chegou a ser considerado, no seu tempo, o homem mais rico e influente da África Ocidental - D. Ana Francisca Ferreira Ubertali dirigia um poderoso negócio de escravatura e vivia com pompa e luxúria, em Luanda. Foi alforriada em condições desconhecidas, casou com o médico sardo Carlos Ubertali, que chegou a Luanda como degredado, ao abrigo de um acordo estabelecido, em 1819, entre D. João VI e o Reino das Duas Sicílias. Também são conhecidas as suas relações comerciais com os grandes traficantes luso-brasileiros, como Ângelo Carneiro, de quem era, provavelmente, uma das fornecedoras de força de trabalho escravo, no Brasil. - Manoel Joaquim Ricardo "Em 20 de junho de 1865, Manoel Joaquim Ricardo morreu em Salvador, Bahia, com estimados 90 anos de idade. era, no entanto, africano liberto, um ex-escravo" Deixou viúva, três filhos e uma filha. Seu inventário registrava propriedades avaliadas em 42 contos de réis, distribuídos em vinte e oito escravos, quatro casas, incluindo uma senzala, e duas roças. Segundo qualquer padrão de medida, o falecido era um homem rico no Brasil urbano daqueles dias ele também poderia ser classificado como grande proprietário urbano de escravos. ... -José Francisco dos Santos Quando morreu, aos 94 anos, Zé Alfaiate era considerado um dos homens mais ricos do mundo... : Ele conquistou a sua liberdade depois de anos de escravidão na Bahia ..Assim, partiu para a África para operar o mesmo comércio do qual havia sido vítima. Lá, ele se tornou traficante de escravos após se casar com a filha do maior traficante do país... existe uma coleção de 112 documentos escritos pelo ex-escravo entre os anos de 1844 e 1871, sobre os seus negócios ou A história do 1º barão negro do Brasil Império - banqueiro, empresário e senhor de mil escravos. Empreendedor de mão cheia...
@sergioaparecida1691 Жыл бұрын
A terrível história do mundo; história de dor e sangue!
@pensamentolivre1328 Жыл бұрын
Bravo.
@jcarlos1834 Жыл бұрын
"...e é dever do historiador lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer"(26:16).
@rosavilarinho5665 Жыл бұрын
Carlos, não se deixe envenenar por este professor! Toda a europa conhece perfeitamente a história da escravidão! E para nunca mais esquecer e nunca mais reproduzir existe em todos os países europeus a coisa mais importante que é a CONSTITUIÇÃO! É através dela que o país existe e se comporta! As pessoas que cometeram esses crimes, já morreram e Deus já os julgou!
@silva4792 Жыл бұрын
Deveriam tentar fazer reparações econômicas sérias para os países africanos.
@aeliusromanus9338 Жыл бұрын
Acredito que primeiramente a reparação deveria vir dos outros africanos que escravizaram os que foram vendidos aos europeus NO PORTO. Ou vocês acham que os europeus entravam na selva para capturar escravos?
@elvisemerson6435 Жыл бұрын
exatamente! Se desenvolveram e estão tranquilos hoje em dia, sob o sofrimento e riquezas de povos alheios, mas quem quer dar uma ajuda a esses paises hoje em dia?! Não me refiro só em relação a uma quantia significativa compensatória e idenizatoria, como dar a acesso a educação de qualidade a esses povos de paises explorados, para que eles mesmo possam lutar pelos seus direitos e lutar contra o colonialismo predominante na Africa.
@AnaMaria-df6tg Жыл бұрын
@@elvisemerson6435Como, se são os próprios governantes desses países que roubam o seu povo???!!!! E a divisão de riqueza onde está?!!! É muito bonito estar com queixas. Mas quem pode fazer, que são os próprios não fazem, o que fazem é viver dos recursos.
@elvisemerson6435 Жыл бұрын
@@AnaMaria-df6tg mas com a interferência dos europeus nesse continente para manter corruptos no poder, a coisa não pode dar certo, mesmo não! Caso você se aprofundo na geopolítica africana, vera que os paises europeus ainda mantém um forte domínio sobre a África e Oceania. Algo, muito diferente da relação diplomática que mantemos com eles.
@AnaMaria-df6tg Жыл бұрын
@@elvisemerson6435 Não são os países, são as pessoas, certos grupos que mantêm o domínio. É ver Angola, quem se mantém no poder e quem enriquece. Certo que a antiga URSS fomentou a guerra civil e também Cuba... mas os ricos quem são?....
@paulorocha5709 Жыл бұрын
Professor, você é fantástico. A História é parte fundamental para o descolonialismo e mudança.
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Obrigado. Seguimos luta.
@rosadossantos6968 Жыл бұрын
QUE HISTÓRIA TRISTE!! TANTO SOFRIMENTO NOSSOS IRMÃOS PASSARAM!!!
@silva4792 Жыл бұрын
Não se pode esquecer😮
@kbcaoduro896 Жыл бұрын
Excelente aula, moro em Paramaribo e visitei um forte onde eles mantêm algumas estruturas que conta um pouco do sofrimento dos escravisados. Parabéns professor 👏🏻👏🏻
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Origado. Um prazer ter você por aqui.
@elaineenialle3594 Жыл бұрын
Por favor, pessoal, sempre comentem sobre este canal ‘Caçadores de História’ em outros canais que vcs assistem. Assim vamos divulgar estas informações tão importantes para o Brasil e o mundo!
@marlucesantos546 ай бұрын
Boa tarde só Jesus na causa.
@nicollyfarao2401 Жыл бұрын
História holandesa é muito rica obrigada por contar e não deixar morrer 😔👏👏👏🇧🇷🙂🙏
@elaineenialle3594 Жыл бұрын
Por favor, pessoal, sempre comentem sobre este canal ‘Caçadores de História’ em outros canais que vcs assistem. Assim vamos divulgar estas informações tão importantes para o Brasil e o mundo!
@marcooliveira36804 ай бұрын
Belo trabalho do professor Flávio Muniz .A comunidade negra e o movimento negro brasileiro deveria fazer um esforço de tornar o professor mais conhecido e presente dentro da própria comunidade
@donkeyjote0104 Жыл бұрын
Os holandeses da escravidão sei que foi uma das mais tragicas para os de origem africana, mas sei de uma outra raça escravizada que eram os indonesianos, muitos foram transportados para o Madagascar e o mais longinguo o Suriname de hoje. Conheci gente destes dois paises que são identicos aos indonesianos da Indonesia.
@eduardobastos4609 Жыл бұрын
Teve um jogador da seleção de futebol ⚽️ holandesa cujo sobrenome era Bronkhorst. Ele era de origem da Indonésia.
@rogeriovalentim3763 Жыл бұрын
Pelo o que eu entendi neste vídeo, eu posso dizer que os holandeses foram iguais aos outros, pra não dizer pior. Gostaria que o Sr. fizesse um vídeo, falando sobre o declínio do império colonial holandês, como se fosse continuação deste.
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Excelente sugestão.
@tomtomeverest2074 Жыл бұрын
História É vida!!
@camilojosecorreiadepina5673 Жыл бұрын
É um trabalho útil e muito bem estruturado, fantástico e muito bem feito.
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Muito obrigado 👍
@opovonopoder3847 Жыл бұрын
Seu Trabalho é uma Benção! Aqueles que não conhecem os Erros do passado, estão fadados a Repeti-los. Grande abraço!👑👑👑👑👑👑👑
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Muito obrigado 🙌 Seguimos na luta, para manter no ar este canal.
@JohannHeyssVideos Жыл бұрын
Canal excelente, parabéns pelo trabalho
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Muito obrigado
@angelamenezes6230 Жыл бұрын
Professor,estou emocionada com seus vídeos;somente hoje, conheci seu Maravilhoso Canal!
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Que honra! Sinta se em casa.
@elaineenialle3594 Жыл бұрын
Por favor, pessoal, sempre comentem sobre este canal ‘Caçadores de História’ em outros canais que vcs assistem. Assim vamos divulgar estas informações tão importantes para o Brasil e o mundo!
@rodrigouchoa8792 Жыл бұрын
Flávio, parabéns pelo canal. Tenho acompanhado com grande interesse e aprendido muito. Para contribuir, queria apontar uma pequena confusão que vale correção. Lá aos 11'54'' do vídeo você faz referência à invasão holandesa em Salvador, citando 1824 e 1825. Na verdade, as datas são 1624 e 1625. Espero ter sido de ajuda. Abraços e parabéns outra vez.
@marie3587 Жыл бұрын
@rodrigouchoa8792 deixo alguns detalhes que se encontram em várias publicações brasileiras - Invasão holandesa (1630-1654) Em 1630, a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais invade a Capitania de Pernambuco, então a mais rica capitania do Brasil Colônia e maior produtora de açúcar do mundo...Os novos governantes holandeses, que vieram depois da Nassau, entraram em conflito com a população local....Com a chegada gradativa de reforços portugueses, os holandeses por fim foram expulsos em 1654, Sob ameaça de uma nova invasão do Nordeste brasileiro, Portugal firma acordo com os holandeses e os indeniza com 4 milhões de cruzados e duas colônias a ficarem para os holandeses: o Ceilão (atual Sri Lanka) e as ilhas Molucas (parte da atual Indonésia). - incêndio de Olinda no ano de 1631, a cidade de Olinda, em Pernambuco, foi incendiada e saqueada pelos holandeses, após retirarem os materiais nobres das edificações para construir suas casas em Recife com a reconquista pelos portugueses em 1654, a cidade foi reconstruída"...Olinda foi a urbe mais rica do Brasil Colônia entre o século XVI e as primeiras décadas do século XVII de acordo com escritores da época como Pero de Magalhães Gândavo, chegando a ser referida como uma "Lisboa pequena", dada a opulência só comparável à da Corte portuguesa…" A Holanda participou no comercio de escravos em larga escala como todos os outros"...Assim, uma vez que consolidaram definitivamente sua posição em Pernambuco, os holandeses começaram a montar novas armadas para também tomar os portos africanos que abasteciam os engenhos brasileiros de escravos. Em 1637, iniciam a conquista de praças portuguesas pela tomada do forte de São Jorge da Mina, na Guiné, e de seguida Luanda….e respetivo controlo do mercado de escravos" Mauricio de Nassau "...recebia salário milionário, ajuda de custo e ainda ficava com 2% sobre todos os lucros obtidos pela colônia.…."Após 24 anos de domínio holandês estes foram expulsos na chamada Insurreição Pernambucana (ou Guerra de Restauração). "A vitória de Monte das Tabocas deu mais ânimo para os revoltosos. Os chefes do movimento decidiram marchar ao sul de Recife para se encontrar com as tropas, de Henrique Dias e Filipe Camarão, que vinham da Bahia....Novos reforços chegavam tanto da Holanda quanto de Portugal sendo os holandeses comandados por Whitte Corneliszoon van With e os portugueses pelo Conde de Vila Pouca de Aguiar, novo governador-geral do Brasil.. D. João IV envia uma grande esquadra, composta por 13 navios de guerra e 64 navios mercantes armados, sob o comando de Pedro Jaques de Magalhães..." O MASSACRE DE CUNHAÚ Jacob Rabbi e um grupo de índios janduís e potiguares, além de soldados holandeses, chegaram ao engenho Cunhaú, atual município de Canguaretama, em 15 de julho de 1645. Ele se apresentou como emissário do Supremo Conselho Holandês de Recife e convocou a população para uma reunião, após a missa do dia seguinte, dia 16, um domingo, na capela de Nossa Senhora das Candeias. Os historiadores estimam que cerca de 70 fiéis estavam presentes no lugar, cumprindo apenas o preceito religioso, não portando armas. Durante a celebração, após a elevação da hóstia, os soldados holandeses trancaram todas as portas da igreja. A um sinal de Rabbi, os índios invadiram o local e chacinaram os colonos. André de Soveral (português nascido no Brasil), que celebrava a missa, muito foram executados em meio as orações. O próprio padre foi morto a punhaladas. Com a destruição, pela guerra com os Holandeses, de três Conventos no Norte, o Convento de Macacu, passou a receber os frades vindos destes Conventos Pernambuco, rico, cobiçado, e por inúmeras vezes saqueado - Saque do Recife (1595) Liderada pelo almirante inglês James Lancaster, a expedição de corso da Inglaterra que teve como objetivo principal o Brasil e representou o mais rico butim da história da navegação de corso do período elisabetano. Poucos anos após derrotarem a Invencível Armada espanhola, em 1588, os ingleses tiveram acesso a manuscritos portugueses e espanhóis que detalhavam a costa do Brasil. Um deles, de autoria do mercador português Lopes Vaz, veio a ser publicado em inglês e enfatizava as qualidades da rica vila de Olinda ao dizer que "Pernambuco é a mais importante cidade de toda aquela costa"... - Saque de Salvador da Bahia Em 10 de maio de 1624 a cidade de Salvador na Bahia foi atacada e saqueada pelos holandeses - São Luís de Maranhão fundada em 1612 pelos franceses, que só lá tiveram 3 anos, reconquistada pelos portugueses em 1615, que construíram o centro histórico com fachadas cobertas de azulejos, e os monumentos, classificada pela Unesco de notar as toneladas de azulejos de Lisboa para as fachadas das cidades do Maranhão a "cidade de porcelana" pelo brilho dos azulejos que cobriam as fachadas, imaginemos as toneladas de azulejos que partiram de Portugal para o Brasil nas caravelas
@ersoaugusto54438 ай бұрын
Parabéns professor. Descobrindo e estudando o senhor como eu deve ter chegado a conclusão que ( negro jamais é sujo sujo são os brancos europeus ).
@thiagovidal8972 Жыл бұрын
excelente edição e trilha, parabéns pelo canal.
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Obrigado meu caro.
@aprendizexplorador Жыл бұрын
👏👏👏
@DanieldeCasttro Жыл бұрын
IJburg se pronuncia "AiburRR", onde IJ tem som de Ai e G tem som de RR (como em Rato).
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Obrigado Daniel pelo esclarecimento!
@DanieldeCasttro Жыл бұрын
É inclusive onde moro!
@DenisAlves-l8c Жыл бұрын
Excelente trabalho professor, só como adendo eles foram colônia da Espanha também
@eltonpeterdonald Жыл бұрын
Que trabalho lindo o senhor faz. Muitas vezes ao assistir os seus vídeos me encontro em prantos. Deus te abençoe grandemente 🙏🏽
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
A história toca nossa alma.
@BODE1962 Жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo, e ainda esse europeus ficam falando do Brasil e não olham o que fizeram.
@tomgilcompositor1811 Жыл бұрын
Excelente trabalho
@EdsonPimentel-ib9hv Жыл бұрын
Super fantástico esse trabalho de Pesquisa de história da África.parabens!
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Obrigado pelo elogio
@monicaandreabrogliattirocha Жыл бұрын
Boa noite, professor!!! Excelente vídeo!!! Sabe eu tive algumas disciplinas de história na minha graduação em Museologia e sempre saía indignada! É muito triste e vergonhoso tudo que fizeram e ainda fazem á África. Sempre fico sem palavras depois de conhecer um pouco mais de História. Precisamos urgentemente de disciplinas sobre o continente africano nas escolas e nas faculdades. Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco! 💓😘
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
A gratidão é minha. Nós ajude a fazer estas informações chegarem a mais pessoas. Obrigado pelo reconhecimento.
@elaineenialle3594 Жыл бұрын
Por favor, pessoal, sempre comentem sobre este canal ‘Caçadores de História’ em outros canais que vcs assistem. Assim vamos divulgar estas informações tão importantes para o Brasil e o mundo!
@solanjedere Жыл бұрын
Quando alguém mencionar mercado liberal com a boca cheia de algo que devemos seguir, lembremos sempre que esses eram os liberais do "livre mercado" que tanto vive tentando oprimir a voz dos mais fracos e praticando abusos amaparados na lei.
@leileidiane3342 Жыл бұрын
Eh professor, no chicote e bala se configuro la riqueza do capital. E hoje, parece ser que os instrumentos se sofistican e ampliam em escala. 😮
@josegomes-g7s9 ай бұрын
Ainda assim ainda revolta do estômago ouvir como aconteceu essa desgraça.
@hayla1042 Жыл бұрын
Muito bom professor ,Pernambuco foi um africano angolano, foi ele que pagou com diamantes de Angola para os olandeses deixarem o Recife , em nossa tribo pernambucano e alguém com suficiência nas pernas que significa bumco
@aprendizexplorador Жыл бұрын
Mais um excelente vídeo aqui no canal, parabéns pelo trabalho!!! 👏👏👏
@elaineenialle3594 Жыл бұрын
Por favor, pessoal, sempre comentem sobre este canal ‘Caçadores de História’ em outros canais que vcs assistem. Assim vamos divulgar estas informações tão importantes para o Brasil e o mundo!
@armandomath11 ай бұрын
Muito bom esse vídeo. Acumulação primitiva de capital baseou-se na escravidão.
@HistoriadaAfrica11 ай бұрын
Que bom que gostou
@antoniocarloslemosferreira5908 Жыл бұрын
Espetacular- Obgd
@foradoradar6539 Жыл бұрын
Aprecio bastante seu trabalho professor. Continue este belo trabalho para que juntos desvendemos esse passado muitas vezes negligenciado. Um abraço!!
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Muitíssimo obrigado
@jeanbahia525 Жыл бұрын
Seu trabalho é formidável ❤
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Obrigado pelo reconhecimento e apoio
@estevao1449 Жыл бұрын
Que voz em negão 😊 PARABÉNS
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Muito obrigado 🤩
@carlosalbertogoncalvessilv5932 Жыл бұрын
EXISTE ALGUMA SEMELHANÇA ENTRE CIA. DAS ÍNDIAS E A ONU ATUALMENTE?
@wiltonjesusjosviak3225 Жыл бұрын
Parabéns pelo canal é muito interessante conhecer histórias que não tive na escola 🏫
@ClaudioOliveira-ro3vd Жыл бұрын
Outro livro interessante (aterrorizante) de ler sobre o tráfico de africanos é o Os Magnatas do Tráfico Negreiro.
@pensamentolivre1328 Жыл бұрын
Quase todos judeus .
@kaioluiz5446 Жыл бұрын
@@pensamentolivre1328 mas isso não vai para os livros de História.
@LilianeDeJesus-36911 ай бұрын
Olha só eu aqui no Suriname escutando essa história Barbara
@filomenapereira710 Жыл бұрын
Excelente vídeo, muito esclarecedor sobre a história dos navios negreiros, e a participação da Holanda no tráfico de humanos africanos. Tenho aprendido imenso, grata professor.
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Eu que agradeço por fazer parte desta comunidade d pesquisas.
@douglasguedes882 Жыл бұрын
Professor, saudações. Parabéns pelo canal. Sei que não é o tema desse vídeo, mas teria como você abordar as religiões do continente africano pré invasão islâmica? Sei que muita coisa mudou, principalmente uma redução do matriarcado. Tenho muita curiosidade sobre o período pré-islamico dos povos Africanos.
@tomtomeverest2074 Жыл бұрын
Muito bom video parabéns muito bom mano!
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Obrigado Tom!
@aprendizexplorador Жыл бұрын
👏👏👏
@filipenobre79 Жыл бұрын
Pqp emocionante este video. Muito obrigado pelo material, é de uma enorme ajuda e utilidade pública! 👏👏👏
@geraldojesusoliveira1659 Жыл бұрын
Obrigado professor Flávio. Saúde e paz.
@robertasantos4577 Жыл бұрын
Obrigada Professor ✨
@liomaroliveira3704 Жыл бұрын
É vergonhoso saber que os europeus foram responsáveis por tantas atrocidades. 😢😢😢 E ainda dizem que nós os negros nos consideramos vítimas. Eu tenho aversão a tanta covardia não vejo como olhar de outra maneira 😢😢😢
@aquinaholanda Жыл бұрын
Parabéns pela pesquiza e documentário. E obrigada por todos os links de referência (inclusive em holandês!)... vou ver todos🙂
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
A gratidão é recíproca pelo reconhecimento. Dank u.
@ricardomorais59215 ай бұрын
Gostei incrivel
@josegoncalvessouza4631 Жыл бұрын
Excelente reportagem!!
@emiliayonekokumata7167 Жыл бұрын
Excelente conteúdo, Professor. Obrigada pela lição de momento histórico, triste, mas um fato tão recorrente durante séculos. A história da humanidade, pode-se concluir, se baseou na exploração de seres humanos por outros que se consideravam superiores, e assim no direito de impor suas vontades de forma cruel, negociando humanos como produtos descartáveis.
@tomtomeverest2074 Жыл бұрын
Muito bom videos boas informações!!
@angelamenezes6230 Жыл бұрын
Bom dia!
@smooth_jazz_escola8 ай бұрын
Por isso que eles tem tanto medo de serem atacados e fundaram a Otan...pois sabem que seu passado ainda não foi cobrado como deveria....
@MrRaiaquila Жыл бұрын
Parabéns! Seu trabalho é ótimo e necessário. O único problema é essa música de fundo que atrapalha muito a fruição.