Às vezes, nós depressivos, só queremos nos distrair. Só queremos companhia, queremos ser ouvidos, vistos, respeitados. Ou ignoram completamente nossa dor, ou não sabem lidar com a situação. É difícil, mas eu entendo que quem se importa, se esforça. Pelo menos um pouco. Muita das vezes a depressão bate quando estamos sozinhos. E a maioria das pessoas prefere "nos dar espaço", mas nem sempre é isso que precisamos. Tenho 22 anos. Autismo e transtornos associados à trauma. Estou basicamente sozinho no mundo. Eu só queria estar perto das pessoas que se importam comigo, mas todas moram muito longe de mim. Estou lutando.
@flaus_limoeiro6 ай бұрын
Bem isso Também tenho depressão, com episódios recorrentes E nos momentos difíceis acho que minha maior necessidade é a de me sentir compreendido, sentir que tem pessoas que se importam comigo. e ter um vislumbre de esperança, de possibilidades de voltar e me sentir melhor e de resolver aquilo que está me fazendo sofrer Espero que você encontre pessoas que estejam próximas para estar com você Tenho muita dificuldade em fazer amigos. Entrei na natação e tive a sorte de me dar bem com duas pessoas que agora são amigas. às vezes essas atividades são meios de conhecer pessoas. e tem também o trabalho dos acompanhantes terapêuticos (AT), vc conhece? Força, parceiro :)
@Luar0-06 ай бұрын
@@e93711 mano, nem todo mundo é religioso nn mano, vai aprender a respeitar os outros, se vc realmente quer ajudar para com isso pq é chato mn pqp
@ibinkyz6 ай бұрын
@@flaus_limoeiro almejo entrar na natação também. 😊 Não conheço AT. Nunca ouvi falar disso, na verdade. Vou me informar, mas adoraria ouvir sobre.
@flaus_limoeiro6 ай бұрын
@@ibinkyz nossa, natação é muito bomm eu parei, mas quero voltar pô, AT é bem legal. O AT é um profissional capacitado em acolher e acompanhar pessoas que enfrentam qualquer tipo de sofrimento ou questão psicossocial, e que fazem os atendimentos em espaços coletivos, ao ar livre, acompanham para fazer atividades, conforme a necessidade e desejo da pessoa. Alguns formam grupos também. Minha psicóloga é AT e tem um grupo que todo mês sai pra dar algum role na cidade, por exemplo.
@francinieisis96366 ай бұрын
Sou autista e isolada do mundo sem familiares próximos, sou servidora concursada.
@PauloHenrique-wc4sh6 ай бұрын
1 - Evitar ficar perguntando se a pessoa está bem. 2 - Não dar conselhos óbvios do tipo "faz isso faz aquilo que melhora". 3 - Não comparar a vida da pessoa com a dos outros e evitar comentários do tipo "ah, mas sua vida é tão boa...". Coisas a se fazer por quem tem depressão: . Convidar para atividades fora, como correr, pedalar, caminhar, etc. . Dar suporte social e se fazer presente. . Convidar a pessoa para realizar atividades que ela já gosta de fazer.
@cintia57316 ай бұрын
Quando tive depressão e foi das graves, teve algo que foi muito importante pra mim...um amigo nem perguntou, se ofereceu pra cozinhar e já foi fazendo rs ou trazia comida e ainda vinha pra comer junto e isso foi me motivando a voltar a comer, já que era uma força hercúlea comer ou cozinhar. Mas sinceramente aqueles que insistiam toda hora " você precisa fazer atividade física", vinha na porta de casa animados: " você vai sair agora porque você precisa sair de casa, ter contato social" desses fui me sentindo um pouco violentada, mesmo que não quisesse só tive uma reação: fui me afastando porque me exigiam demais com teorias e de rebote, o sentimento de culpa de eu não conseguir atingir as expectativas deles. Detalhe, sou psicóloga e os amigos mais exigentes eram todos amigos psicólogos rs. Enfim...Fui tratando com profissionais e mantive do lado, aqueles amigos mais silenciosos, respeitadores do meu tempo, estes realmente fizeram algo importante e prático naquele momento sombrio, sem me fazer sentir ainda pior com a exigência do que eu não conseguia fazer. Tem depressão que conversar é um fardo, sair e socializar é mais pesado ainda...O legal é ter gente que possa, as vezes, ficar ali com você no miúdo do cotidiano, fazer algo prático pra ver essa pessoa lidar com o básico pode ser mais útil do que perguntar se a pessoa está bem ou exigir dela, no que não está pronta . Hoje, bem, sou grata a cada um que conseguiu estar naquele miúdo comigo. Isso foi uma grandeza imensa de ajuda!
@Possivelmente_eu6 ай бұрын
O fato de aparecer uma notificação bem na hora que estava me sentindo deprimido me deixou surpreso, obrigado a todo o pessoal de minutos psiquicos!
@minutospsiquicos6 ай бұрын
valeu!
@lucialinapereiradesousa6256 ай бұрын
Eu nunca falo que não estou bem exatamente para evitar certas situações: frases motivacionais prontas, a famosa comparação de que devo olhar para a vida do próximo e ver que a minha é ótima, convites para sair e mil coisas a mais. Eu posso tá destruída nos meus dias ruins e não falo nem pra quem tá só lado. Vou me virando na medida do possível com orientações que já obtive, as vezes com livros. Não sou resistente a buscar ajuda mas é que a gente as vezes já tá saturada de certas opiniões.
@lari58556 ай бұрын
Dica importante: você pode ajudar a pessoa depre oferecendo carona pra levar no médico ou pagando um uber, pegar o remédio dela no postinho (geralmente tem fila de uma hora) essas coisas já deixam o dia do paciente mais leve. Minha mãe pegava os remédios e meu marido me levava de carro, assim n precisava 1hora de onibus ❤
@Plup06 ай бұрын
Eu tenho uma colega que toda vez que eu digo, estou mal, ela diz, nossa amiga eu também e começa a falar um monte da vida dela, aí eu digo, amiga eu estou realmente mal e ela continua eu também..... Acho que ela não faz por mal, mas é muito chato você querer desabafar e sempre, SEMPRE! A pessoa fala de si. (OBS eu normalmente me ofereço para escutar ela, mas sinto que ela não faz o mesmo por mim).
@Cleia_Santos6 ай бұрын
Excelente observação!
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Já vivi isso e achei bem frustrante também
@amarildovs15 күн бұрын
Obrigado pela disponibilidade de compartir tantos conhecimentos
@saianybarbosa98433 ай бұрын
Dar apoio nessas horas é oque precisamos fazer. Dar apoios que consigam tirar essa pessoa desse buraco chamado depressão.
@cunhaxandeАй бұрын
Cara seu conteúdo é muito inspirador. Estou no segundo semestre de psicologia, e seus vídeos me ajudaram a escolher essa profissão tão incrível.
@victormm42156 ай бұрын
sofro com isso há 15 anos. e te digo o cara está certo.
@priscilacunha13536 ай бұрын
Boa noite! Adorei o novo formato. Apesar de adorar os desenhos, essa forma trouxe uma sensação de proximidade, e acolhimento. Gostaria de ressaltar o quanto as sensações quando passamos pela depressão, e a relação com as pessoas, foi abordada de uma forma tão real, leve e precisa. Nunca soube explicar o vazio que sentia quando recebia essas mensagens de amigos, que mesmo com boas intenções, despertavam um sentimento de: "estou mal, não consigo sair disso", ou de "estou bem", mas isso era mais angustiante ainda, e minha fuga era buscar ainda mais o isolamento. Esse ciclo vicioso é muito ruim. Obrigada mil vezes pelo vídeo.
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Muito obrigado pelo feedback, que bom que você se sentiu assim assistindo o vídeo! E também é um ótimo feedback saber que o que eu disse se encaixou com o que você já viveu em termos de como as pessoas tentam ajudar.
@Ms110819756 ай бұрын
Isso é sério. Tenho TAB com sintomas depressivos. Já pensei em suicídio e tive uma tentativa. Muitas pessoas não sabem lidar com isso. O que me salvou foi uma psiquiatra e uma psicóloga do meu trabalho. Já trato a mais de 8 anos. Hj estou bem, estável. Mas tem dia que não é fácil.
@rodrigoappendino6 ай бұрын
Como elas te salvaram?
@Rubens626156 ай бұрын
Já tive coisas parecidas e notei que oq me levava a ter tal problema era a falta de propósito em viver e a falta de bons hábitos no meu dia a dia. Acho que uma forma boa de ajudar e se colocar no lugar da pessoa e pensar oq te levaria a estar nessa situação, as vezes tudo que precisamos é mudar nosso ponto de vista... Pelo menos funcionou comigo
@yasminlimadantas51386 ай бұрын
É difícil pra quem tem depressão e é difícil pra quem acompanha também. Você pode fazer muitas coisas pela pessoa, mas a verdade é que se ela não se cuidar (tratar) ela não vai conseguir retribuir esse amor e preocupação. Essa frase foi a melhor: a responsabilidade de curar alguém com depressão é um fardo e uma ilusão. É dar suporte quando você estiver bem e cuidar da própria saúde emocional pra ter condições de continuar ajudando.
@lucasx0236 ай бұрын
Obrigado, meu irmão está passando por isso e eu não sabia o que fazer para melhorar, eu incentivo ele, mas fico com receito de estar sendo chato, eu realmente só quero tirar ele disso.
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Normal, esse é o impulso de muita gente. Não é fácil lidar com situações assim, se você cometeu algum erro é totalmente compreensível.
@Luisfilipegarcia4 ай бұрын
Trabalho maravilhoso meu amigo 🤩 que Deus abençoe você e sua família 👨👩👦👦 com muita saúde e paz 🙏 obrigado pelas dicas.
@adrianofacioli6 ай бұрын
André, esse vídeo ficou tão bom que estou até indicando pra todo mundo!
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Obrigado pelo feedback, querido ❤
@soniaregina41916 ай бұрын
As pessoas, geralmente, não têm tempo e nem paciência com quem está com depressão, infelizmente. Falam qualquer coisa, dão qualquer conselho e ...tchau, sem amolação, de preferência, e que se cure logo.
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Infelizmente, essa é verdade frequentemente
@eeuanareis6 ай бұрын
Eu não tenho paciência com pessoas com depres sã0 e o motivo é só ler os comentários. Se tentarmos conversar, reclamam e se sentem viola d0s, se deixamos a pessoa no canto dela, reclamam tbm porque sentem que não tem apoio. Por isso muita gente se afasta de pessoas depre ssiva, pois é difícil lidar com esse povo, só pai, mãe e psicológic0.
@nomedocanal84966 ай бұрын
@@eeuanareis não significa q vc não deve ajudar ne. as dicas do video são claras. não seja intrusivo mas convide a pessoa para jogar, andar, conversar, comer fora, etc etc. eu por experiencia própria só não te recomendo querer "pegar o problema da pessoa pra voce". voce não é capaz de sozinha mudar a pessoa e fazer ela se sentir melhor 'para sempre'. só seja humilde e saiba que voce sozinho não é capaz de melhorar o quadro dela, mas, voce pode sempre estar por perto e fazer coisas interessantes para pelo menos melhorar essa parte da vida da pessoa com vc. talvez com mais tempo de convivencia voce pode sugerir ajudar ela a encontrar psicologo, comentar sobre alguma atividade do genero. não precisa ser cinico e falar q não vai ajudar pessoas com depressão por causa de comentario de youtube
@LuquinhasFr4 ай бұрын
@@eeuanareis E como diria Raul Seixas.. "Cada um de nós é um universo, Pedro".. Realmente a vida não é fácil.. Mas cada um teve suas experiências sabe, Diriamos que em 1° lugar não podemos ter indiferença e respeitar elas.. Procurar entender, se colocar no lugar.. ter mais amor e empatia.
@BraianSilveira3 күн бұрын
Que pena que largou, um dos melhores canais de psico (se não O melhor).
@Starr.30786 ай бұрын
Nossa! Esse é o tipo de vídeo que eu queria mostrar para todas as pessoas próximas do meu familiar com depressão. Quando esse familiar começou a ter depressão grave, os amigos e os outros familiares se aproximaram e faziam tudo o que foi falado no vídeo para não fazer. Eles só perguntam se a pessoa está bem. Em nenhum momento foi oferecida alguma ajuda. E quando pedimos alguma ajuda, ficaram julgando ou só perguntando o que a pessoa tem. Muito obrigada pelo vídeo ❤
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Por nada! E obrigado pelo comentário ❤
@joaovincenzopaulino32856 ай бұрын
Eu sempre respondi a essa pergunta com "estou ótimo e vc?" Dizer a verdade, não ia mudar nada rs.
@danieleoliveira93476 ай бұрын
Algumas colocações interessantes, mas em alguns casos não é tão simples assim, afinal, ninguém quer ver um ente querido sempre triste e sem perspectiva, nem se isolando e muito menos assisti-lo definhando. No fim do vídeo veio o ponto que me interessa: quem cuida do cuidador? Até porque muitas vezes a pessoa que cuida também tem suas questões psicológicas, mas é negligenciada por todos, inclusive por si própria, para cuidar de uma outra pessoa que não reconhece que precisa de ajuda e ainda dificulta para as coisas melhorarem. Bem, o que quero dizer é que muitas vezes o cuidador também precisa ouvir e sentir algo positivo, ver a outra pessoa evoluindo ou com perspectiva de melhorar, pois conviver com alguém depressivo é adoecedor.
@furundum6 ай бұрын
Também acho isso. Aqui nos comentários da para ver que a empatia é muito cobrada, mas raramente exercida.
@saturno2263Ай бұрын
Mas é justamente o fato que ele falou não precisamos carregar esse fardo de querer " curar" ou " salvar ' o outro, isso não acontece a menos que a própria pessoa que tem a doença se perceba e queira
@icarosc4 ай бұрын
Por isso que sou membro desse canal! Informação simples, fácil compreensão e de muita importância para a população.
@minutospsiquicos4 ай бұрын
Obrigado, queridãoooooo ❤
@felipevanderson47946 ай бұрын
Acho que te acompanho faz 10 anos, era escrito em outro canal. Neste tempo entrei pra terapia, saí da terapia, minha irmã (hoje com diagnostico e em processo de desmame de antidepressivos) terminou a graduação em psicologia. Hoje sei que ela escolheu pra tentar se entender. Estava bastante inseguro de como conversar com ela, até pq foi a psicóloga que contou pra gente, acho que já tenho um norte agora. Obrigado. Acho que vou voltar pra terapia.
@Julio-ef9ds5 ай бұрын
Eu estou na mesma situação que muitos nos comentários. Farei 19 anos em julho, eu estou em uma situação de desemprego já pela terceira vez, também não tenho amigos presencialmente e não tenho namorada (aliás, nunca tive mesmo tentando muito), o único amigo que tenho só falo com ele pelo WhatsApp, ele é lá de Belo Horizonte.
@nataliabernardes136 ай бұрын
Eu namorei uma pessoa com depressão, não é fácil, ame e seja paciente.
@OJovemFilosofo6 ай бұрын
Me vejo em uma situação parecida. O problema é quando a outra pessoa se isola totalmente
@MarinaArrudaa4 ай бұрын
Seu canal apareceu hoje aqui para mim. Gostei muito do conteúdo, bem autêntico e inteligente. Obrigada.
@andredecampos96096 ай бұрын
Otimas explicações. Procurarei colocar em pratica para aqueles que me importam
@minutospsiquicos6 ай бұрын
❤
@renatacabrera94786 ай бұрын
Que vídeo importante. Parabéns.
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Obrigado!
@retanzinho4 ай бұрын
andré, vc ja tentou verificar o canal no site do youtube health? seus videos podem ser recomendados com mais força e o youtube coloca um selo de verificação no seu canal, dizendo que o seu conteúdo é feito por um profissional de saúde (no seu caso, psicólogo), se eu não me engano só médicos, psicólogos e enfermeiros podem verificar
@minutospsiquicos4 ай бұрын
Não fiz isso, nem sabia que tinha. Valeu por avisar, vou olhar depois se tem como eu me inscrever nisso. Valeu!
@Zemeedits6 ай бұрын
Esse vídeo me ajudar a resumir o que entendi e o que devo entender quando alguém estiver com depressão. Muito obrigada André❤️
@minutospsiquicos6 ай бұрын
De nada, obrigado pelo comentário ❤
@christianmoura6866 ай бұрын
Perdi minha tia hj pela depressão. Tentamos ajudar de todas as formas, ela morava com a gente na Espanha e depois de tantas vezes que ela saia na rua e tentar se matar, dessa vez infelizmente ela concluiu tudo oq ela mais queria infelizmente 😓 faleceu com 43 anos longe do seu país
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Meus pêsames, Christian. Pode ser muito desafiador ajudar alguém com depressão e só conseguimos fazer isso até um certo ponto, né? Tem uma parte da história que não temos como controlar.
@ValdirmatfisRHCP6 ай бұрын
No meu caso, minha depressão é por problemas/falta de relacionamentos e de amigos, e com causa base a timidez, que me impediu de interagir com as pessoas de maneira saudável desde adolescência. Com isso, eu recebo poucas ou nenhuma mensagem de amigos ou parentes preocupados comigo; as vezes só quando posto que estou mal nas redes sociais, então nem essa experiência de ficar incomodado com isso eu não tenho; pelo contrario, queria que mais pessoas demonstrassem importância comigo, sou uma pessoa bem carente nesse sentido. Mas concordo com os pontos do vídeo. o Ideal seria alguém que te visitasse, demostrasse apoio, convidasse pra alguma atividade.
@arthursenna53736 ай бұрын
Quantos anos você tem meu caro? Entendo pelo que você está passando, sou deficiente visual, meus pais sempre me super protegeram, E por isso não tive vida social na adolescência, nem exercia outra função além do Filho e do aluno… não tenho muitos amigos também, meus contatos não são muito próximos, pelo menos fisicamente… você não é o único, vivemos tempos muito solitários, E a gente precisa ter um pouco de Resiliência para suportar... só te digo uma coisa, é preferível alguns poucos contatos que, embora não muito frequentes, demonstrem alguma empatia, que várias pessoas ao seu redor que finge ser seus amigos, mas depois te deixam de escanteio...
@ValdirmatfisRHCP6 ай бұрын
@@arthursenna5373 Tenho 35 anos.
@gamecombr6 ай бұрын
Eu sou uma pessoa muito otimista num geral, e antes eu tinha o problema de querer forçar meu otimismo nos outros. Eu tentava dar uma perspectiva diferente praquele pessoa, mostrar possíveis futuros em que as coisas poderiam dar certo, como as coisas poderiam ser boas, e eu sempre ficava frustrado quando a pessoa não tomava uma visão mais otimista como eu. Depois eu entendi que é muita presunção minha pensar que todos tem que ver o mundo da forma como eu vejo. A pessoa pode ter todos os motivos do mundo pra não acreditar num futuro melhor, numa superação, não é algo que eu possa mudar. É muito melhor prestar apoio e tentar tornar o presente menos sufocante do que levar a pessoa a acreditar num futuro.
@LuquinhasFr4 ай бұрын
Assim mas realmente ter esperança é algo benéfico para a saúde comprovadamente, Mas somos seres humanos né.. algumas pessoas podem estar tão no fundo do poço que talvez não seja possível ter essa perspectiva.. E é aí que creio que seria interessante descer da escada e abraçar essa pessoa no poço.. E assim quem sabe no futuro ela não venha a começar a escalar desse fundo do poço e possa voltar a ter esperanças! E assim todo o corpo e mente ir entrando em equilíbrio e sintonia para uma melhor qualidade de vida.
@LuquinhasFr4 ай бұрын
Mas e enquanto aquelas pessoas que não tem ninguém? Eu passo e passei por muita coisa na vida.. E as vezes me sinto sozinho.. Semana passada sentir uma solidão que passei o dia inteiro no quarto chutei o balde da rotina e fiquei sem comer.. O que me resta para mim é abraçar a minha dor.. Ressignificar muito mais mesmo as coisas.. Adotei um sentido pra vida recentemente que é ( vou ser amor.. Vou resplandecer amor a todos, eu sofro mas não cometo.. Não recebo amor de volta mas resplandeço ele a todos e aos montes.. E ao morrer terei vivido por algo belo ).. Bom isso pode tá dando um sentido para minha vida até aqui na lanterna dos afogados.. Poesia na dor. É oq está me levando no momento.
@gamecombr4 ай бұрын
@@LuquinhasFr acho que é bem isso, esperança é algo positivo, e você pode até mostrar essa visão pra pessoa, mas não pode forçar ela. Eu aprendi que geralmente você só pode mostrar um outro lado pra pessoa com a convivência, é algo que demora, não é algo que dá pra mudar com um discurso ou outro, mas quando a pessoa começa a olhar pela perspectiva que você mostrou é muito gratificante.
@gamecombr4 ай бұрын
@@LuquinhasFr e cara, que visão bonita a sua. Eu felizmente nunca precisei passar por dificuldades sozinho, eu nem imagino o quão horrível deve ser, e o caminho que a maioria das pessoas acaba seguindo infelizmente é o de se fechar. Então eu achei muito bonito você querer ressignificar a dor no amor, no afeto, na empatia. Querer evitar que outros passem pelo o que você passou, e quem melhor pra entender essas pessoas do que alguém que já passou por algo parecido né
@gc8972b6 ай бұрын
estou vivendo essa condição e no último ano já recebi todo tipo de invalidação disfarçada de ajuda/otimismo. esse vídeo é um bom esclarecimento, concordo com todos os pontos. não culpo ngm embora seja cansativo sentir-se invalidado. ao longo dos anos, uma melancolia persistente virou depressão, que se desenvolveu e interferiu em minha 'identidade'. vivo me sentindo uma fraude, sem saber o que sou, o que penso ou quero fazer. penso demais, quase sempre em modo defensivo ou pessimista. por isso, mesmo um dia basicão já esgota. no momento, sem condições de atacar a situação com um bom profissional ou medicações, então tendo a me isolar para não ser tóxico com os outros e me sentir ainda mais lixo. isolar é o estado mais confortável que existe, afasta gatilhos porém intensifica a dissociação e pensamentos autodestrutivos. tem que rolar uma dosagem. enfim: não seja fdp com um amigo deprimido. se preferir o silêncio, torça com sinceridade por ele. no meu ver, está sendo algo mais complexo, imprevisível (e traiçoeiro) que podia imaginar ou desejar. não é drama.
@ibinkyz6 ай бұрын
Eu li que às vezes as pessoas também não sabem responder o "posso te ajudar em algo?", então recomendaram dar sugestões ao invés de deixar vago. "Quer fazer alguma coisa?" pode ser substituído por "quer fazer X/Y/Z coisa?". "Posso fazer algo pra te ajudar?", talvez seja legal perguntar "Será que X coisa te faria melhor?" Talvez ajude também.
@flaus_limoeiro6 ай бұрын
boa
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Gostei disso, boa ideia. Vou levar essa sugestão pra conteúdos futuros, valeu!
@lari58556 ай бұрын
Sim! Afinal pode ser cansativo pro doente ainda ter que pensar o que ele precisa.
@vannnderleibonfim6 ай бұрын
Excelente vídeo, doutor. Precisamos de pessoas que entendam pelo menos metade disso.
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Obrigado ❤
@an_der48566 ай бұрын
logo no começo do vídeo, eu ia comentar exatamente o que vc falouz sobre chamar a pessoa pra sair, dar uma volta. é bem isso mesmo. a maioria dos depressivos 'perde' a motivação e o prazer de fazer várias coisas, inclusive as coisas que mais gostavam. sendo assim, convém mandar alguma mensagem pedindo pra sair com a pessoa e fazer aquilo que vc sabe que a pessoa gosta de fazer. excelente vídeo! obrigado pelas dicas!
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Valeuuu ❤
@rubemxavier83872 ай бұрын
Muito boas dicas! Obrigado.
@jeffersonbernardino19926 ай бұрын
Olá, André! Você poderia fazer um vídeo com a sua opinião sobre a Psicanálise? Se realmente é ciência, se funciona ou não? Abraço!
@allstars41316 ай бұрын
Corretíssimo demais, parabéns 👏🏻👏🏻 Eu odeio quanso meus amigos fucam fazendo perguntas assim para mim, eles não podem me ver de cara fechada que ja vem pra cima de mim com cara de cachorro de fofo KKKKKK da agonia
@minutospsiquicos6 ай бұрын
😂
@magdacamerino97044 ай бұрын
Te vendo assim, até lembrei de qdo eu adorava curtir um som com amigos, acampar ... Nossa, nem me lembrava mais disso 😢
@a_desligada6 ай бұрын
André que ótimo vídeo, gostaria de sugerir que vc comentasse sobre porque algumas pessoas tem tanta dificuldade de manter hábitos saudáveis, apesar de saber da importância desses hábitos.
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Ótimo tema, valeu!
@LucasMatheus-op9vl6 ай бұрын
Ótimo vídeo excepcional
@PsicologiaProfunda76 ай бұрын
Grato pelo conteúdo!
@minutospsiquicos6 ай бұрын
E eu fico grato pelo seu comentário ❤
@anamar84274 ай бұрын
Estou assim com uma filha adolescente,15anos, deprimida. Vc adoece junto, ainda mais sendo mãe.
@mr.mayhemkkkkkkj6 ай бұрын
olá André, você poderia falar sobre a infelicidade? eu ando me sentindo assim nesses últimos dias, muitos problemas em várias áreas na vida e em momentos parece que eu penso que não sou feliz, esses problemas também me trouxeram dificuldade em ter sentimentos, eu não estou triste e nem com raivas deles, só estou confuso e infeliz com isso, eu agradeceria se você fizesse um vídeo e falasse mais sobre isso. adoro o seu conteúdo ❤
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Obrigado pela mensagem ❤. E pela sugestão! Tá anotada
@joaovictormachadobarboza31846 ай бұрын
Esse formato de vídeo está excelente!
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Eba, muito obrigado pelo seu feedback ❤
@leonardogenari61236 ай бұрын
Tratando normalmente como antes da doença, sem mencionar depressão o tempo todo, discretamente trazer de volta a vida social e atividades de lazer e tals...
@BlueBallBjj6 ай бұрын
Justamente essa semana eu discuti com minha mãe e sogra sobre o fato de eu e meu nmrd ter depressão e como queremos ser tratados. Vídeo chegou na hota certa
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Que bom!
@Lehhhhhhh___3 ай бұрын
Nunca tive depressão, mas acho impprtante falarmos desse assunto.
@deryovictor6 ай бұрын
Eu fico constrangido, já até automatizei a resposta... "tô indo"
@magdacamerino97044 ай бұрын
Bingo! Não suporto essa pergunta mais. Acabei de conhecer o seu canal.❤
@ddeninhojovi6 ай бұрын
Cara , alguns de seus vídeos são tão bons , como esse .
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Obrigadoooo ❤
@gabriell_mp46 ай бұрын
pov: você está vendo para se autoajudar, e tentar ajudar aqueles que também tem...
@LuquinhasFr4 ай бұрын
Cara a minha também anda bem complicada de verdade mesmo.. Mas eu me sinto bem sabe? em ajudar as pessoas.. Em dar esse amor.. É um sentido que eu encontrei para mim.
@gabriell_mp44 ай бұрын
@@LuquinhasFr Sim, eu o entendo. Eu também. É como se a gente ficasse mais leve, né?
@rubemartur82396 ай бұрын
6:40 é a chave. O ruim é quando você conhece o contexto da pessoa, conhece a familia dela, o entorno dela, e sabe que o fruto da depressão e mal estar é botado a culpa na falta de apoio dos filhos adotivos, mas os proprios filhos adotivos na justifiva propria dizem que a responsável nunca se importou emocionalmente com eles, só em dar-lhes dinheiro, bens, pagar cursos... mas afeto mesmo, raso, superficial, até ela delegava isso a secretária domestica em casa, que recem faleceu. A mãe adotiva mandava pra igreja não por causa da fé, mas mais por questão de "setor social a ser cumprido", de forma bem superficial. Eles nem tem costume religioso nem nada, e ela quer exigir um fruto que ela não sedimentou bem. E na hora de cobrar esse "amor", os filhos seguem seu rumo, mesmo vivendo dentro do mesmo teto. E se você visita, eles aproveitam pra sair de casa, porque "alguem vai distrair a mãe no lugar deles". Pior ainda, é escutar, mesmo apos uma conversa, de que eles, mesmo na idade dos 20-30 anos, não a consideram como mãe, mas a secretária domestica que faleceu, e a acham como uma "senhora" em casam e isso até eu posso comprovar que era verdade, porque cresci com eles sendo vizinhos. Eu fico sem chão de como dar apoio... até parece que eu estaria no lado de uma pessoa errada na historia. Mas se trarando de uma pessoa de 70 anos, com artrose no joelho, que ja nao pode mais dirigir, é dependente dos filhos adotivos, e o companheiro dela na mesma idade saiu de uma cirurgia cardiaca recente e tem personalidade forte, não sabe disso, e talvez eu ache até melhor que nao saiba. Somando-se a isso, ela é hipocondriaca... Por isso gente, o que ele disse no video, na pratica confirmei isso... nao basta resumir a mandar mensagem no whatsapp ou telefone com dicas pontuais, como se fossem receitas mágicas. Escute a pessoa, fique longos minutos... se voce puder visitar, visite... escute... É complicado. Mas o que eu mais escutei foi a frase do tipo "é tão bom quando venham me visitar, me sinto sozinha, dá uma agonia"
@Eva-Mina6 ай бұрын
Eu sei que é só uma pergunta padrão, que todo mundo faz por questão de educação, mas nossa, às vezes para mim é horrível quando alguém diz: "Bom dia, tudo bem?" E eu tenho que me esforçar ao máximo para colocar um sorriso no rosto e dizer: "Sim, estou bem!" Quando na verdade eu me sinto morta por dentro!
@flaus_limoeiro6 ай бұрын
nossa, sim é muito ruim falar que "tá tudo bem" se sentindo horrível por dentro as vezes dói até mais :(
@julianofranca58606 ай бұрын
Bem interessante sua colocação. Como você colocou que é questão de educação essa forma de comprimento ou tratamento.Somente pra partilhar algo que já percebi.E que quando recebemos um comprimento diferente ex,como vai você?, ou como foi sua semana ou dia ?,especialmente quando nossas palavras demonstram interesse genuino,ficamos balançado.Isso ocorre porque são perguntas abertas ,não são fechadas ,ex,como foi o seu dia?.Talvez a pessoa diga ,normal,igual a todo dia.Ai podemos validar a pessoa por demonstrar interesse por perguntar e como são os seus dias,que atividades faz assim por diante.Talvez a gente não se sinta a vontade quando existe somente a formalidade.Logico que não vamos sair falando de nossos sentimentos pra todos.É só algo que percebo no convívio humano ,não é regra,nem atuo na área.Espero ter contribuído.
@gabrielirineu64296 ай бұрын
Não sabia que você era de Brasília! Muito massa.
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Sou sim :)
@jackydarc72906 ай бұрын
Ufa, sério, aconteceu hoje, e parece q fiz certinho :)
@paulamoraes11755 күн бұрын
Achei esse canal agora e achei o conteúdo maravilhoso, mas me pareceu que não estão mais postando novos conteúdos..que pena 🫤
@juscielcruz62616 ай бұрын
Um vídeo sempre no momento certo.
@minutospsiquicos6 ай бұрын
❤
@anaclaramousinhobrasileiro47256 ай бұрын
Beeem útil nos dias atuais.👏👏👏
@minutospsiquicos6 ай бұрын
❤
@Henrisnow6 ай бұрын
Obrigado pelo vídeo. Aliás, seu canal é um farol na tempestade.
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Awn, obrigadooooo ❤
@EmanoelGCA6 ай бұрын
Que saudade de Brasília, meu Deus!
@luanacraraujo6 ай бұрын
Que legal que vc também é de Brasíla! Ótimo conteúdo.😃
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Obrigadoooo ❤
@nataliabernardes136 ай бұрын
Obrigada pelas dicas ❤
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Eu que agradeço
@Mk-mi9iv6 ай бұрын
Eba 😊. Tá de volta 😊.
@minutospsiquicos6 ай бұрын
❤
@flaus_limoeiro6 ай бұрын
grato demais mesmo já tendo lido muito sobre o que dizer e o que não dizer, uma das coisas que continuei fazendo é isso de perguntar como a pessoa tá a gente sempre tem muito o que aprender sobre como abordar e cuidar de alguém em sofrimento
@minutospsiquicos6 ай бұрын
É isso mesmo, o importante é sempre ter humildade pra rever como agimos
@Diego-nh3el6 ай бұрын
Um emprego que nao me escravize... só isso... Mas é a mesma coisa de eu pedir pra ficar rico, ou ser um barrigudo de um patrao...
@crszw6 ай бұрын
Não tem jeito, vai ter que sofrer estudando/fazendo algo para mudar de emprego tô na mesma situação, no meu caso é humilhação diária.
@danniiazevedo5 ай бұрын
Em vez de querer um emprego bom, basta abrir sua empresa. Do seu jeito! Aprender coisas novas, se tu está mal mude procure uma coisa melhor
@8ejw2iw9sisi6 ай бұрын
Eu tive que aprender essas coisas na marra na epoca que a minha mae teve piora na depressão. Lembro que eu fazia comida e tentava convencer ela de comer. Sempre fiquei de suporte emocional. Hj ela ta bem e eu quem estou na foça. Prometi a mim mesma tentar levar minha cachorra pra passear o maximo de vezes possivel na semana. Gosto de levar a noite pois a rua fica mais calma Tudo que eu mais quero é sair disso. É horrível
@RubensDias-c4fАй бұрын
Por favor fala sobre o luto materno/paterno pós aborto espontâneo
@iurireis81984 ай бұрын
que raiva do youtube que nunca mais me recomendou seus videos🥲
@minutospsiquicos4 ай бұрын
Nesse semestre o canal andou bem parado também, talvez por isso você tenha ficado com essa sensação 😅
@alcisiafernandes82606 ай бұрын
Otimo conselho doutor😊
@minutospsiquicos6 ай бұрын
❤
@pauloperes93786 ай бұрын
André vc é muito lindo
@minutospsiquicos6 ай бұрын
obrigado!
@morbideyes99116 ай бұрын
Amo seu canal!
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Obrigado ❤❤❤
@rodrigoappendino10 күн бұрын
Oi, sumidos! Saudade.
@gutsu66864 ай бұрын
Vim ver o vídeo só pra ter alguma ideia como me ajudar 👍🏽
@vermyvermy30136 ай бұрын
Tem dias que nem lembro que tenho depressão, simplesmente sinto-me cansado e triste. Então chega alguem e diz:"como estas hoje da depressão? " ai lembro-me dos meus problemas e n foi de encorajamento.
@gaby10ize6 ай бұрын
Uma vez eu li que a mentira que as pessoas mais contam é "estou bem"
@lucineidesantos66 ай бұрын
Oxen, tu é de Brasília?!? Conheço essa paisagem de longe hahahah P.S.: Comentei antes de terminar de assistir o vídeo 😁
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Sou sim, desde sempre ❤
@claudiac.73626 ай бұрын
Curto muito Essa legada ao ar livre
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Valeuuu!
@vermyvermy30136 ай бұрын
"Estar disponivel❤"
@minutospsiquicos6 ай бұрын
❤
@vermyvermy30136 ай бұрын
É triste quando telefonamos para alguém a pedir ajuda e as vezes a suplicar "estou a passar por uma crise de ansiedade, preciso de ajuda" E as pessoas manda-nos ir distrair ou comer doces, mandam-me ir dormir.... Repreendem..."tu ja es um adulto tens que saber tratar de ti, a crianças precisa do adulto mas tu tens que se independente". Até desligam o telefone na cara com as palavras " enquanto não tratares da depressão ninguem vai querer ser o teu amigo" ou "telefonaste para me chatear olha que eu desligo o telef, telefonaste para que?" Ou as palavras "sabes qual é o tu problema? É n teres mais nada para fazer, porque se tivesses n estavas ai a chorar". Ou pior, "Queres conversar? Então vamos conversar MAS PRIMEIRO vai tomar um comprimido para te acalmars. Ja tomou? Pronto agora vai descansar vai." E sem mais nem menos desliga o telef. Quando o que mais precisamos é dum ombro amigo de alguem cinceramente disponivel.
@julianapereiragauterio76316 ай бұрын
adorei sua abordagem!
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Obrigado ❤
@wendellopes45106 ай бұрын
Qdo me mandam a mensagem” Tudo bem?” pelo WhatsApp já da vontade de mandar o fulano à merda!!!!!!!!!😂😂😂😂😂😂😂😂
@IsisFernandaM6 ай бұрын
E quem se isola muito quando tá na depressão? Tenho uma amiga que ficava insistindo muito pra sair e fazer algo mas nada me empolgava... muito pelo fato de eu ter emagrecido muito e não ta contente com a minha aparência, só queria não existir.
@cmps_gabi6 ай бұрын
Acho que é um sintoma da depressão mesmo, que tal chamar sua amiga pra ir na sua casa ou você ir na casa dela? Tenta modificar essas saídas, mas não se isole muito, precisamos do contato com o outro. Esse sentimento de querer não existir também tem a ver com a depressão, eu entendo, sei que é horrível mas saiba que é possível sair disso ❤️🩹
@flaus_limoeiro6 ай бұрын
reconheci que era Brasília na hora *-*
@Rodolfo-Correia2 ай бұрын
Eu fiz uma pergunta pra IA sobre FSR4 (quase xingando ela haha), e sabe-se lá pq ele me recomendou seu vídeo sobre emoções. kjkk Enfim, gostei do canal, estou maratonando os vídeos mais antigos.
@gustavowallace32976 ай бұрын
O que fazer quando a pessoa não fala? Não por deficiência, mas por não querer, eu to tão carregado e nao há diálogo, wstou quase indo junto, não sei o que fazer..
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Acho que o máximo que você pode fazer é tentar estabelecer esse contato. Também é importante respeitar o espaço da pessoa, se ela não quer se comunicar, ela tem direito de ter sua privacidade respeitada.
@marseloelemsm26996 ай бұрын
Devo me preocupar por ter me identificado com a pessoa que recebe o bom dia?
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Acho que não entendi. Pode me explicar melhor por favor?
@mariabranca636 ай бұрын
Onde você ministra aulas, André?
@minutospsiquicos6 ай бұрын
O nome da faculdade é IDP
@juvasconcelos56146 ай бұрын
Que lugar lindo esse.
@pauloperes93786 ай бұрын
O psicólogo também, não conseguiria fazer terapia com ele kkkk
@minutospsiquicos6 ай бұрын
demais né 🥰
@ibinkyz6 ай бұрын
@@pauloperes9378meu filho, se dê respeito...
@pauloperes93786 ай бұрын
@@ibinkyz nossa que recalque hein
@flaus_limoeiro6 ай бұрын
@@pauloperes9378 kikikikikikikikikiki te entendo viu, meu mano
@hugorodrigues42236 ай бұрын
Então é por isso que adoro andar de moto 😊
@val76529 күн бұрын
Pq parou com os vídeos?
@minutospsiquicos10 күн бұрын
Prometo que esse ano ainda vou voltar com os vídeos e aí explico um pouco do que rolou ❤
@val7657 күн бұрын
@@minutospsiquicos estou torcendo para que volte logo 🙏🏻
@BraianSilveira3 күн бұрын
Esperando
@MarianaOliveira-uz2xg6 ай бұрын
Você tem indicação de libros sobre isso?
@minutospsiquicos6 ай бұрын
Especificamente sobre isso, não :/
@danielagentilr6 ай бұрын
Pq minha depressão nunca cura? Eu nunca posso parar de tomar os remédios pq fico deprimida e mesmo com os remédios, às vezes fico deprimida também, isso desde criança.
@cmps_gabi6 ай бұрын
Você faz psicoterapia? Tem uma rotina bem estabelecida? Boa alimentação, bom sono, exercícios físicos regulares? Sei que essas coisas ajudam demais na depressão, mas também sei que tem pessoas que vão precisar tomar o remédio porque vão ter uma qualidade de vida melhor com ele. Pra saber qual é o seu caso tem que ter paciência e talvez investir em médicos (psiquiatra, neuro) pra entender o seu caso
@danielagentilr6 ай бұрын
@@cmps_gabi sim, faço psicoterapia. O diagnóstico fiz com neuropsicólogo. Tenho ansiedade e depressão. Independente do que eu faça em minha vida, sempre estou deprimida, às vezes mais e às vezes menos
@eduardosoares16286 ай бұрын
Muito bom eu tenho 1 grau pequeno de anciedade
@analuisaddi_autista6 ай бұрын
O que e algolagnia?
@jmp25866 ай бұрын
Mas e no caso de amigos que moram longe? Em outros bairros ou até outros países? Nesse casos não dá para convidar para sair ou oferecer suporte presencial. Como posso ajudar e apoiar à distância?