As capitanias nunca despareceram. Elas evoluiram e se transformaram nos estados brasileiros atuais.
@globalizandoconhecimentoАй бұрын
Olá @danielg.1698 ! Realmente as capitanias se transformaram nos estados brasileiros. Mas o sistema já não é mais o mesmo. Grande abraço!!!
@marlonslz1249Ай бұрын
@@globalizandoconhecimentoé a raiz dos Estados da federação
@PqdJuggernautАй бұрын
Como sempre um excelente conteúdo áudio e visual!
@globalizandoconhecimentoАй бұрын
Muito obrigado pelo elogio @PqdJuggernaut !👍✌👊 Um forte abraço!!!
@antoniofelix4482Ай бұрын
Que interessante!
@JanainaMelo-im4dwАй бұрын
Aeeeeeee O adm não imagina uanto tempo eu esperei por este assunto . Muitíssimo obrigado
@globalizandoconhecimentoАй бұрын
Nós que agradecemos por nos acompanhar @JanainaMelo-im4dw !👊 Esperamos que tenha gostado do vídeo! Forte abraço!!!
@marcosvalverde2451Ай бұрын
Mais um fantástico vídeo. Muito obrigado meu amigo.
@globalizandoconhecimentoАй бұрын
Muito obrigado pelo elogio @marcosvalverde2451 !👍✌ E nós que agradecemos por você estar sempre nos acompanhando e deixando o seu comentário!👊 Um forte abraço amigo!!!
@lucaszuppobacelarsilva1497Ай бұрын
Excelente o video sobre o surgimento desse sistema. Muito bom!
@globalizandoconhecimentoАй бұрын
Muito obrigado pelo elogio @lucaszuppobacelarsilva1497 !👊👊👊 Grande abraço!!!
@MulticarpoQuaresmaАй бұрын
Obrigado.
@igorhenrique6362Ай бұрын
Vídeo impecavel. Ancioso por um sobre as colônias espanholas na América.
@globalizandoconhecimentoАй бұрын
Muito obrigado pelo elogio @igorhenrique6362 !!!👊👊👊 Tentaremos fazer um vídeo falando sobre as colônias espanholas na América em breve.😉 Um grande abraço!!!
@weslleyavelino867Ай бұрын
Muito detalhado e explicado o vídeo
@marlonslz1249Ай бұрын
Pernambuco realmente foi a única capitania hereditária de verdade. Família donatarial era tipo uma familia real. Duarte Coelho patriarca dos Pernambucano e fundador de Pernambuco
@georgelucas5300Ай бұрын
ele seu cunhado Jeronimo de Albuquerque
@luquinhastv-tr6okАй бұрын
Mt bom o vídeo
@globalizandoconhecimentoАй бұрын
Valeu @luquinhastv-tr6ok !👍✌👊
@ronaldomarques9885Ай бұрын
Parabéns pelo trabalho. Fez jus ao título: origem... mas deixou um vago no que aconteceu com o fracasso das capitanias no Brasil. Merece um novo vídeo.
@globalizandoconhecimentoАй бұрын
Muito obrigado pelos parabéns @ronaldomarques9885 !👊 A nossa ideia era mesmo falar apenas sobre a origem e o desenvolvimento do sistema até a implantação no Brasil. Mas poderemos falar sobre o fracasso das Capitanias e a decadência do sistema em um outro vídeo sim!😉 Grande abraço!!!
@JailsonCorrea-jh3xh29 күн бұрын
@@globalizandoconhecimentovc é muito educado moço.
@marie358715 күн бұрын
@@globalizandoconhecimento Assunto deveras muito interessante:) Lemos que "Embora os donatários tivessem o poder de conceder sesmarias, eram proibidos de receber terras em nome próprio, de suas esposas ou de seus filhos herdeiros. Além disso, um donatário só poderia adquirir uma sesmaria por compra "após oito anos da sua primeira concessão". Isso reflete a preocupação da coroa em impedir que os donatários se beneficiassem pessoalmente desse poder, demonstrando a importância do sistema de sesmarias para Portugal" As capitanias do Brasil foram divisões territoriais e administrativas criadas por Portugal para organizar seus territórios na América; o sistema foi implementado em 1534 no Brasil Eram extensas faixas de terras concedidas a homens que eram da confiança do rei de Portugal Esses homens seriam chamados de capitães donatários que tinham como uma de suas atribuições a distribuição de terras - chamadas de sesmarias; uma outra atribuição era a fundação de vilas e o povoamento do território O capitão donatário devia ainda dividir a capitania e distribuir as sesmarias aos colonos que iriam cultivar essas terras Se as condições estabelecidas na sesmaria não fossem cumpridas, as terras deveriam ser devolvidas à Coroa portuguesa A Lei das Sesmarias tinha sido uma legislação do reinado de Fernando I de Portugal, promulgada em 1375, que tinha como objetivo estimular a produção agrícola e diminuir o despovoamento rural na metrópole A lei condicionava o direito à terra à sua efetiva exploração agrícola e pretendia obrigar os proprietários de terras a cultivá-las, caso contrário a doação poderia ser anulada e as terras em sesmaria podiam ser entregues a outra pessoa que se comprometesse a cultivá-las dentro de um prazo estipulado por lei Foi esse sistema jurídico português que foi introduzido nas ilhas do Atlântico e nas colônias portuguesas na América Lemos que "O sistema de sesmarias prevaleceu no Império do Brasil até a promulgação da Lei de Terras, em 1850"
@carlosfilho3402Ай бұрын
A origem Das Capitanias Hereditárias no Brasil Foi o Embrião do Brasil. As Sesmarias Já Existiam Desde o Século XIV Com o Rei D.Fernando l de Portugal.
@globalizandoconhecimentoАй бұрын
Exatamente @carlosfilho3402 !👍
@Eduardo-antonio-martins-barrosАй бұрын
Globalizado você poderia fazer un video sobre a história de Pernambuco?
@carlosfilho3402Ай бұрын
Um Vídeo Fantástico.
@globalizandoconhecimentoАй бұрын
Muito obrigado @carlosfilho3402 !!!👊👊👊 Grande abraço!!!
@user-nx7oj2dt4nАй бұрын
Muito bom o vídeo.
@flaviocelular2178Ай бұрын
Excelente
@globalizandoconhecimentoАй бұрын
Muito obrigado @flaviocelular2178 !👊👊👊 Grande abraço!!!
@prod.smigol26 күн бұрын
Capitanias é uma herança feudal
@josesiqueira637928 күн бұрын
O sistema de capitanias hereditárias ainda existe. Na região Nordeste os Estados são governados por famílias que se perpetuam no poder, através de gerações.
@marie358715 күн бұрын
@josesiqueira6379 Lemos que "Embora os donatários tivessem o poder de conceder sesmarias, eram proibidos de receber terras em nome próprio, de suas esposas ou de seus filhos herdeiros. Além disso, um donatário só poderia adquirir uma sesmaria por compra "após oito anos da sua primeira concessão". Isso reflete a preocupação da coroa em impedir que os donatários se beneficiassem pessoalmente desse poder, demonstrando a importância do sistema de sesmarias para Portugal" As capitanias do Brasil foram divisões territoriais e administrativas criadas por Portugal para organizar seus territórios na América; o sistema foi implementado em 1534 no Brasil Eram extensas faixas de terras concedidas a homens que eram da confiança do rei de Portugal Esses homens seriam chamados de capitães donatários que tinham como uma de suas atribuições a distribuição de terras - chamadas de sesmarias; uma outra atribuição era a fundação de vilas e o povoamento do território O capitão donatário devia ainda dividir a capitania e distribuir as sesmarias aos colonos que iriam cultivar essas terras Se as condições estabelecidas na sesmaria não fossem cumpridas, as terras deveriam ser devolvidas à Coroa portuguesa A Lei das Sesmarias tinha sido uma legislação do reinado de Fernando I de Portugal, promulgada em 1375, que tinha como objetivo estimular a produção agrícola e diminuir o despovoamento rural na metrópole A lei condicionava o direito à terra à sua efetiva exploração agrícola e pretendia obrigar os proprietários de terras a cultivá-las, caso contrário a doação poderia ser anulada e as terras em sesmaria podiam ser entregues a outra pessoa que se comprometesse a cultivá-las dentro de um prazo estipulado por lei Foi esse sistema jurídico português que foi introduzido nas ilhas do Atlântico e nas colônias portuguesas na América Lemos que "O sistema de sesmarias prevaleceu no Império do Brasil até a promulgação da Lei de Terras, em 1850"
@joaobatistadeoliveiraolive5316Ай бұрын
Good night teacher very good
@globalizandoconhecimentoАй бұрын
Good night @joaobatistadeoliveiraolive5316 !✌✌✌ Thank you very much!!!
@edikan4298Ай бұрын
No hablo english, mi amigo!
@SuicaMapperАй бұрын
Minha Grande Madeira 🗣🔥🔥🔥
@EvertonSouzaOliveira-rd4vzАй бұрын
Faz sobre a história da Nicarágua
@globalizandoconhecimentoАй бұрын
Faremos sim @EvertonSouzaOliveira-rd4vz !👍
@luang356Ай бұрын
Ótimo vídeo
@globalizandoconhecimentoАй бұрын
Muito obrigado @luang356 !!!👊👊👊 Forte abraço!!!
@fabiojuliaoenatorАй бұрын
Primeira parceria público privada de nossa História... não vingou, dando lugar aos governos gerais e, concomitantemente, a pulverização promovida pelos grandes senhores de engenho...
@ClaudioCalazans-c8yАй бұрын
Deu certo em Pernambuco
@eduardofontes287814 күн бұрын
GOSTEI DEMAIS
@louroadiodato1265Ай бұрын
Existia o Brasil na América e o Brasil na costa da África que foi o antigo Nordeste Brasileiro. Era tudo pertinho. O Mundo antigo foi aqui no Norte do Ceará
@rebanhobrasileiro2566Ай бұрын
PESSOAL DÁ O LIKE FORTALECE
@globalizandoconhecimentoАй бұрын
Valeu pelo apoio @rebanhobrasileiro2566 !!!👊👊👊 Forte abraço!!!
@JailsonCorrea-jh3xh29 күн бұрын
O like nele ou em vc ?
@ArielLopes2468Ай бұрын
Existe vídeo sobre a Coroa de Aragão?
@globalizandoconhecimentoАй бұрын
Olá @ArielLopes2468 ! Não sabemos responder. Falaremos sobre a Coroa de Aragão quando fizermos a história da Espanha, mas podemos falar sobre esse assunto futuramente também.😉 Forte abraço!!!
@joaoteixeira7410Ай бұрын
Eu sou da ilha da Madeira..
@TheMara5325 күн бұрын
Não explicou o porquê deste sistema seguir a orientação do leste para o oeste para marcar um território, contradizendo o que se fazia normalmente, de norte para o sul.
@olorinoflorienАй бұрын
Falando em Angola... que tal um vídeo sobre a história dos nossos queridos angolanos?
@ClaudioCalazans-c8yАй бұрын
"queridos"? A nossa ligação com Angola é nula, Moçambique é mais chegado.
@OgauchocharruaАй бұрын
Não
@DrOrigin85Ай бұрын
Fala o que foi termo e onde surgiu o "capitalismo" que seria o oposto do socialista que mudou nossas ao longos das décadas tem origens do feudalismo medieval?
@globalizandoconhecimentoАй бұрын
Muito interessante esse assunto @DrOrigin85 !👍 Podemos abordar em um vídeo futuramente sim!😉 Grande abraço!!!
@fabiojuliaoenatorАй бұрын
Capitalismo é o sistema sócio econômico baseado na apropriação privada de lucros advindos da exploração do trabalho de outrem, que ao produzir quaisquer bens, mercadorias ou serviços, o fazem adiantando trabalho e produção e recebem, na forma de salário, uma mísera parte daquilo que produziram. Já feudalismo, de feudo ou terra cuja posse é de um senhorio, relaciona se a um regime de exploração do solo, realizado por servos camponeses, em sua maioria, que o fazem sob o jugo de um senhor feudal, nobre ou eclesiástico, que em contrapartida, lhe oferece 'proteção' em troca de seus serviços prestados na produção, distribuição e manutenção do feudo. No feudalismo a maioria das trocas era realizada dentro do próprio feudo, sem a necessidade de ampla circulação de dinheiro... alguns apontam até na ausência de sua necessidade, retomando escambo em regiões mais distantes das antigas rotas comerciais, terrestres ou marítimas do mundo romano.
@fabriciosilvadasilva8902Ай бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@CarlosSilva-hl9vuАй бұрын
top
@antonioinaciodasilvajunior282525 күн бұрын
bom
@GabrielTeixeira-sv7nvАй бұрын
😮😮😮😮😮
@ed.jus137Ай бұрын
E comtinuam até hoje.
@Romulols19 күн бұрын
O que entendi no vídeo que capitania é mesma forma de governar de um Estado
@marie358715 күн бұрын
@Romulols Lemos que "Embora os donatários tivessem o poder de conceder sesmarias, eram proibidos de receber terras em nome próprio, de suas esposas ou de seus filhos herdeiros. Além disso, um donatário só poderia adquirir uma sesmaria por compra "após oito anos da sua primeira concessão". Isso reflete a preocupação da coroa em impedir que os donatários se beneficiassem pessoalmente desse poder, demonstrando a importância do sistema de sesmarias para Portugal" As capitanias do Brasil foram divisões territoriais e administrativas criadas por Portugal para organizar seus territórios na América; o sistema foi implementado em 1534 no Brasil Eram extensas faixas de terras concedidas a homens que eram da confiança do rei de Portugal Esses homens seriam chamados de capitães donatários que tinham como uma de suas atribuições a distribuição de terras - chamadas de sesmarias; uma outra atribuição era a fundação de vilas e o povoamento do território O capitão donatário devia ainda dividir a capitania e distribuir as sesmarias aos colonos que iriam cultivar essas terras Se as condições estabelecidas na sesmaria não fossem cumpridas, as terras deveriam ser devolvidas à Coroa portuguesa A Lei das Sesmarias tinha sido uma legislação do reinado de Fernando I de Portugal, promulgada em 1375, que tinha como objetivo estimular a produção agrícola e diminuir o despovoamento rural na metrópole A lei condicionava o direito à terra à sua efetiva exploração agrícola e pretendia obrigar os proprietários de terras a cultivá-las, caso contrário a doação poderia ser anulada e as terras em sesmaria podiam ser entregues a outra pessoa que se comprometesse a cultivá-las dentro de um prazo estipulado por lei Foi esse sistema jurídico português que foi introduzido nas ilhas do Atlântico e nas colônias portuguesas na América Lemos que "O sistema de sesmarias prevaleceu no Império do Brasil até a promulgação da Lei de Terras, em 1850"
@louroadiodato1265Ай бұрын
No início só Ocuparam as Ilhas . Era o antigo Mediterrâneo. O Continente era dos Mouros .
@oscaralbuquerque1213Ай бұрын
Noronha ou "Loronha". Tem registros com a segunda escrita!
@amjo1952Ай бұрын
Como se livrar de sobrinhos na corte? Os reis portugueses encontraram a solução, nomeando-os donatários de capitanias das ilhas descobertas!
@marie358715 күн бұрын
@amjo1952 Portugal, pela extensão de territórios que ia descobrindo, tinha sempre muita falta de homens, de homens de confiança dos reis e das rainhas nos territórios longinquos Portanto não havia dificuldade de se "livrar" de alguém.. Lemos que "Embora os donatários tivessem o poder de conceder sesmarias, eram proibidos de receber terras em nome próprio, de suas esposas ou de seus filhos herdeiros. Além disso, um donatário só poderia adquirir uma sesmaria por compra "após oito anos da sua primeira concessão". Isso reflete a preocupação da coroa em impedir que os donatários se beneficiassem pessoalmente desse poder, demonstrando a importância do sistema de sesmarias para Portugal" As capitanias do Brasil foram divisões territoriais e administrativas criadas por Portugal para organizar seus territórios na América; o sistema foi implementado em 1534 no Brasil Eram extensas faixas de terras concedidas a homens que eram da confiança do rei de Portugal Esses homens seriam chamados de capitães donatários que tinham como uma de suas atribuições a distribuição de terras - chamadas de sesmarias; uma outra atribuição era a fundação de vilas e o povoamento do território O capitão donatário devia ainda dividir a capitania e distribuir as sesmarias aos colonos que iriam cultivar essas terras Se as condições estabelecidas na sesmaria não fossem cumpridas, as terras deveriam ser devolvidas à Coroa portuguesa A Lei das Sesmarias tinha sido uma legislação do reinado de Fernando I de Portugal, promulgada em 1375, que tinha como objetivo estimular a produção agrícola e diminuir o despovoamento rural na metrópole A lei condicionava o direito à terra à sua efetiva exploração agrícola e pretendia obrigar os proprietários de terras a cultivá-las, caso contrário a doação poderia ser anulada e as terras em sesmaria podiam ser entregues a outra pessoa que se comprometesse a cultivá-las dentro de um prazo estipulado por lei Foi esse sistema jurídico português que foi introduzido nas ilhas do Atlântico e nas colônias portuguesas na América Lemos que "O sistema de sesmarias prevaleceu no Império do Brasil até a promulgação da Lei de Terras, em 1850"
@Pandinho0Ай бұрын
ue adm, a voz ta parecendo i.a
@alissonpaulo8208Ай бұрын
Por favor faz o vídeo que Portugal pegou ouro no Brasil
@joaoteixeira7410Ай бұрын
Pegou o ouro do Brasil?? O Brasil existe porque porque o fez..
@marie358715 күн бұрын
@alissonpaulo8208 deveriam parar com esse mito do ouro ouro é o que não falta no Brasil segundo as publicações brasileiras, atualmente, com as máquinas, extraem no Brasil cerca de 100 toneladas de ouro por ano ". . a produção "saltou ...para mais de 100 toneladas anuais no final da década de 80...." "... no tempos bandeirantes, a produção à mão, essencialmente nos rios, andaria à volta de 8 ou 10 toneladas por ano Dai que os reis de Portugal cobravam o imposto do quinto ou seja 20% que servia aos custos de administração, defesa, construção de navios, entregas as ordens religiosas que tinham a cargo os serviços sociais e de ensino, construção de monumentos, etc. os 80% pertenciam aos donos da concessão e eram investidos no brasil