Рет қаралды 90,438
Esquecer é tão simples... uma palavra resume a solução do problema, as pessoas dão este conselho “esqueça”, mas não é nada fácil.
Para saber como esquecer é preciso saber como você lembra de uma determina coisa ou pessoa.
......................................................................................................
Agendamento psicoterapia on-line ou presencial: WhatsApp 11 99787-4512
Contato pelo WhatsApp clicando diretamente aqui: rb.gy/zdrmq
www.marisapsico...
Atendimento presencial: Rua Bela Cintra, 968 (prox Av Paulista - Metrô Consolação e Metrô Paulista)
Psicólogo presencial em São Paulo região da Av Paulista, Consolação, Cerqueira Cesar.
Seja membro do clube de canais: / psicólogos em são paulo
E-books Gratuitos www.marisapsico...
Participar do grupo no Telegram: t.me/Psicologo... Este vídeo se propõe a apresentar situações nas quais um psicólogo pode atuar no processo de psicoterapia, não tendo função de tratamento.
A psicoterapia é o seu espaço para receber orientação, refletir, se conhecer, mudar comportamentos, pensamentos e sentimentos, este vídeo não substitui a terapia.
Canal de cortes: / @cortespsicologosemsao...
Canal Principal goo.gl/32B3B6
Marisa de Abreu Psicóloga CRP 06/29493
_________________________________________
Quer esquecer alguém? Faça isso: Trate a pessoa a ser esquecida como cascas de batata.
Para saber como esquecer é preciso saber como você lembra de uma determina coisa ou pessoa.
Você lembra do que tem associação emocional. Das pessoas que te fizeram sentir algo. E pode ser coisas boas ou ruins, você lembra de quem te deu muita alegria, mas também de quem deu muita tristeza. Até mesmo o susto, a indignação, raiva te faz lembrar.
O que seria esquecer:
Não ter associações desta pessoa com lugares, aromas, comidas. Não sentir nenhum aperto no peito quando alguém pergunta por essa pessoa.
Para conseguir esse desligamento é preciso entender que tem um aspecto fundamental: não SENTIR mais nada por ela.
Porque você sente que precisa esquecer? Normalmente é porque o rompimento não foi por sua vontade. Talvez tenham acontecidos coisas que te machucaram e você se viu obrigada a se desligar da pessoa. Não foi um afastamento natural, com perda de interesse gradual. Foi um trauma, um baque, uma dor.
Nesta situação sempre fica uma dualidade, uma ambivalência desconcertante. Um lado seu que ainda quer a pessoa e outro que não suporta mais. Um lado seu que espera que a pessoa se redima, que ela mude, que faça promessas para você acreditar. E outro que deseja nunca mais sentir essa dor que a pessoa te colocou.
Você não quer se livrar da pessoa, quer se livrar da dor, e por isso fica difícil esquecer.
Por isso um caminho pode ser o de fortalecer os argumentos que você tem, que te “autorizam” a DESPREZAR esta pessoa. Não falo de desprezo que te mantem ao lado da pessoa fazendo provocações. Mas o desprezo no sentido do descarte.
EX: “Descasque as batatas e despreze as cascas” - Não significa que você tem que ficar olhando para as cascas de batatas fazendo cara feia para elas, mostrando como você está melhor sem elas, mostrando como elas não significam nada na sua vida, significa simplesmente colocar as cascas no lixo e seguir com sua receita.
Trate a pessoa a ser esquecida como cascas de batata.
OPÇÕES:
• Focar em outros aspectos da sua vida, em algo que também te preencha, viver mais a sua vida. Filhos, carreira, amigos, esportes, religião, etc.
• Se afaste de quem não te valoriza e você precisa esquecer. Corte contato, bloqueie nas redes sociais. No inicio dói, mas seu objetivo é ser forte. É preciso esvaziar de conteúdo, de informações a respeito da pessoa.
• Para anular os sentimentos que ainda restam você tem que ter muita consciência de todo o mal que essa pessoa te fez, então tenha em mente, se quiser anote:
Tudo o que ela te machucou
A ausência de empatia por você
O quanto a pessoa não pensou em você
A pessoa não considerou o quanto você poderia sofrer
Não pensou no quanto você poderia perder
A pessoa não teve nenhum sentimento por você, mesmo que da boca para fora fique dizendo o contrario.
As palavras agressivas.
migalhas de afeto
desprezo
traição
sumiço
mentiras
falta de consideração.
Frieza
Falta de retorno das mensagens.
• Identifique todos os medos e inseguranças que podem surgir. Trabalhe estes medos, pois você pode estar considerando que esta pessoa é que tem salva destes medos: Medo de ficar só, medo de nunca mais ter outra pessoa, medo de não dar conta sozinha das suas coisas.
• Tenha respeito por si mesmo. Entenda que você merece muito mais do que estava recebendo.
• Não alimente esperança. Não considere a possibilidade da pessoa mudar, de pedir desculpa, de contar que você se enganou e não foi nada disso.