Errata: aos 3:15 eu falo que o Pu é o primeiro elemento transurânico, mas na real ele é o segundo elemento transurânico da tabela periódica.
@gabaliaomeuilusorioceudeba598810 ай бұрын
Eu acho seus vídeos muito bons, mas tenho uma dica simples: você poderia explicar melhor alguns termos para facilitar o entendimento de algumas pessoas que não estudando diretamente física. Mas a forma mais aprofundada que você explica esses assuntos é muito boa para quem quer se aprofundar nele.
@Cienciaquimica10 ай бұрын
Ok, é uma boa dica. Eu costumo fazer os vídeos sequenciais. Então, muito do que é falado em um vídeo, tem relação com algum vídeo passado. Um exemplo são os números mágicos, ou sobre como os bárions são compostos... Acaba que eu preciso "simplificar" parte do conteúdo, omitindo coisas já faladas. É por isso que sempre tento responder a todos. As vezes não dá, pois apesar do canal ser pequeno, o fluxo de comentários é maior do que consigo responder 😅😅😅.
@gabaliaomeuilusorioceudeba598810 ай бұрын
@@Cienciaquimica Espero que seu canal cresça ainda mais 👍. Ele tem um conteúdo ótimo para quem quer se aprofundar mais nesses assuntos. Geralmente outros canais fazem vídeo muito resumidos.
@Cienciaquimica10 ай бұрын
@@gabaliaomeuilusorioceudeba5988 tô me esforçando bastante para dar certo do canal crescer. É minha única fonte de renda atualmente.
@jadersanches91310 ай бұрын
Eu gostaria de saber se existe uma lista de substâncias compostas que podem ser formadas com esses elementos da tabela periódica. Pois eu venho pesquisando sobre as estranhas anomalias que surgem dessas misturas, com propriedades exóticas bem inusitadas.
@Cienciaquimica10 ай бұрын
Esses elementos transurânicos não reagem com outros elementos, pois são muito instáveis. Por exemplo, o elemento 115 (Mc), foram gerados apenas 4 átomos até hj, então, não é possível gerar alguma substância para analisar suas características.
@jadersanches91310 ай бұрын
@@Cienciaquimica Eu me refiro a mistura de todos os elementos da tabela periódica, que formam as substâncias compostas, sei que são muitos e que a cada dia os cientistas descobrem mais.
@Cienciaquimica10 ай бұрын
@@jadersanches913 olha, só de compostos orgânicos são estimados mais de 2 bilhões de substâncias.
@jadersanches91310 ай бұрын
@@Cienciaquimica Kkkkkk Israel, então como dizia Carl Sagan você tem Bilhões e Bilhões de temas para fazer vídeos.
@Cienciaquimica10 ай бұрын
@@jadersanches913 o pior de tudo que eu tô louco pra falar de reações químicas, mas a parte fundamental da natureza é tão extensa que o tema do canal vai virar Subatômica e Quântica kkk
@dataiuris10 ай бұрын
Mto bom o vídeo. Seria interessante estender o assunto sobre estabilidade do núcleo com o números magicos dos protons e neutrons. No mais parabéns!
@Cienciaquimica10 ай бұрын
Falei sobre isso em vídeos passados.
@dataiuris10 ай бұрын
@@Cienciaquimicaobgd vou pesquisar
@entrelacamentocientifico10 ай бұрын
Muito bom ❤
@Cienciaquimica10 ай бұрын
😉⚛️⚗️🧪
@fullgas141310 ай бұрын
Excelente explicação
@Cienciaquimica10 ай бұрын
Muito obrigado 😉🧪⚛️⚗️
@andreantonow362010 ай бұрын
Muito bom seu vídeo. Parabéns
@Cienciaquimica10 ай бұрын
Muito obrigado 😉🧪⚛️⚗️
@Adauto_Vieira10 ай бұрын
Depois dele, os de interesse são Un-bi-unium (121) ou Un-bi-bium (122), onde deve se iniciar o preenchimento do subnível 5g, e o Un-bi-hexium (126), o qual se acredita poder estar em um local especial da "Ilha de Estabilidade" onde os isótopos possam ter meias-vidas suficientes para possibilitar o isolamento e/ou estudo dos mesmos. 🙏
@josuejumbre10 ай бұрын
3:37 eu vendo cifras 😂😂😂
@Cienciaquimica10 ай бұрын
Se pensarmos que o universo é feito de cordas... Sim, você está vendo notas, até acordes 😉🧪⚛️⚗️
@josuejumbre10 ай бұрын
@@Cienciaquimica sempre soube que o universo era música 🎸 som do universo 😂🙏🏼❤️
@Cienciaquimica10 ай бұрын
@@josuejumbre segundo Tolkien, no primeiro capítulo do Silmarillion, o universo surgiu de uma canção.
@RGAstrofotografia10 ай бұрын
Poderia a matéria escura ser feita de elementos com mais de 119 protons?
@Cienciaquimica10 ай бұрын
É uma possibilidade. Contudo, seria para uma outra tabela periódica, já que não seriam prótons, nêutrons e elétrons, os constituintes de cada elemento. Ou seja, seria um análogo à matéria bariônica.
@marcelosantos-hd5wd3 ай бұрын
Todos os elementos artificiais ( actinidios ) não são estáveis devido ao decaimento ? ?????
@Cienciaquimica3 ай бұрын
@@marcelosantos-hd5wd não são todos os actinideos que são artificiais. Entretanto, a instabilidade dos elementos artificiais é muito grande por conta da instabilidade em manter os prótons em um núcleo pequeno demais para eles. O decaimento em si é algo natural, vai acontecer, principalmente em elementos radioativos. O decaimento acontece com a diminuição da massa do núcleo, liberando partículas, como a alfa. Mas também pode ocorrer um decaimento beta positivo, com a liberação de um pósitron e um próton passando para um nêutron (o que estranhamente aumenta a massa). Contudo, esse processo ocorre em meio ao processo de fissionamento, ou seja, quando o elemento já liberou uma partícula alfa e decai a massa. Em seguida o elemento filho pode passar pelo decaimento beta positivo, o que aumenta a massa (nêutron é mais massivo que o próton). Ou seja, a estabilidade não é só por conta do decaimento da massa, mas também tem relação com uma questão do que ocorre com as partículas no núcleo.
@alencarpereiraguimaraes867910 ай бұрын
Tá faltando o Adamantium e o Gravitonium.
@Cienciaquimica10 ай бұрын
Diria que o Juptonium também, pois a letra "J" é a única que não existe na tabela periódica 😂😂
@Anselmo_Oliver03110 ай бұрын
Já imaginou esse elemento ir na contramão de tudo que esperamos dele, pois imagina só ele ser razoavelmente estável com uma meia-vida próxima à do carbono 14, por exemplo. Afinal de contas, estamos falando de um novo período da tabela, ou seja, uma nova gama de possibilidades a caminho, pois vai que a partir desse período cheguemos ao fim da ilha da instabilidade da Tabela Periódica.
@Cienciaquimica10 ай бұрын
Realmente não sei o que poderia ocorrer para uma estabilidade desse elemento 119, mas a necessidade de muita energia, já demonstra que não se tornará estável em períodos longos.
@Anselmo_Oliver03110 ай бұрын
@@Cienciaquimica também não consigo imaginar nada que torne esse elemento estável, pois para isso ocorrer teria que ser algo que seja mais forte que a força de repulsão que há entre os prótons em núcleo, eu até diria que poderia ser alguma antipartícula, porém isso resultaria na aniquilação do núcleo do elemento
@Cienciaquimica10 ай бұрын
@@Anselmo_Oliver031 ou, seria necessário um átomo feito de antipartículas.
@Anselmo_Oliver03110 ай бұрын
@@Cienciaquimica sim, mas se não me engano até hoje não foi possível sintetizar átomos mais pesados que o de antihidrogênio, nossa tecnologia ainda está muito atrasada nesse quesito
@Cienciaquimica10 ай бұрын
@@Anselmo_Oliver031 hehehe acho que isso só quando saltarmos de civilização nivel 1 para 2. Inclusive, esse é o vídeo de semana que vem: Escala Kardashev.
@alfredomeurer63410 ай бұрын
É impressionante como se conseguiu criar o elemento 119 a partir do 121. Sobre o que tem dentro dos buracos negros não é para nós humanos. Com absoluta certeza nunca os humanos terão a certeza absoluta o que seja o interior dos buracos negros. É como ficar alucinado tentando entender como será, por exemplo a divisão de 0 por 0.
@deboracunha30904 ай бұрын
Eu acho que descobri o elemento 119 da tabela periodica , acabei de o determinar .
@hordynaelmf10 ай бұрын
O problema é não serem estáveis.
@Raony.Borges10 ай бұрын
Faz um vídeo sobre efeitos quânticos relativísticos
@Adauto_Vieira10 ай бұрын
A síntese do Un-un-ennium será a coroação de uma vida de espera! Iniciar o 8⁰ período e obter um novo elemento!
@Cienciaquimica10 ай бұрын
Eu não sei se isso será possível, mas, se for alcançado, acredito que teremos respostas sobre o princípio do universo. Talvez, esse tipo de elemento só possa ser gerado com antipartículas (especulação imensa minha).
@Adauto_Vieira10 ай бұрын
@@Cienciaquimica Eu acho que já teriam produzido ele e outros mais se tivessem usado a tecnologia do LHC, mas infelizmente só querem saber de partículas agora
@Cienciaquimica10 ай бұрын
@@Adauto_Vieira eu realmente acho que fisicamente é impossível chegar em elementos acima de 120. Acredito que estamos no limite, pois o próprio núcleo dos átomos não suporta tantos prótons. Não há energia tão grande para tal. Por isso acredito que os meios triviais não serão os que possam gerar esses elementos.
@onardico10 ай бұрын
É possível construir uma bomba de hélio e liberar muito mais energia do que uma bomba H?
@Adauto_Vieira10 ай бұрын
A fusão do hidrogênio é mais energética, decaindo até o ferro, onde é necessária energia extra, então acredito que a fusão de hélio não liberaria mais energia do que a do hidrogênio!
@Cienciaquimica10 ай бұрын
Acredito que não seja possível, devido a capacidade energética que conseguimos gerar e controlar. Em outras palavras, gerar átomos é até "simples", mas gerar energia em um nível destrutivo como uma bomba, aí isso seria muito mais complexo.
@onardico10 ай бұрын
@@Adauto_Vieira será? Porque a medida que as estrelas vão fundindo elementos mais pesados, o brilho e volume delas aumentam devido à maior liberação de energia