COMO IDENTIFICAR SEUS TRAUMAS? - LIVE COM A PSICÓLOGA ROSIMEIRE ZAGO (PARTE 1) | Se Eleve 🌀✨

  Рет қаралды 106,072

Se Eleve

Se Eleve

Күн бұрын

Você pode ter um trauma psicológico sem saber! No vídeo de hoje, Fernanda Souza e a psicóloga Rosimeire Zago fazem uma live respondendo tudo sobre traumas.
Nessa parte 1, Fê Souza e Rosimeire Zago falam sobre o que é o trauma e como identificar situações da sua vida que podem ter gerado traumas. Essas situações geralmente ocorrem na infância, porém elas podem também acontecer em todas as fases da vida. Bom processo para você 💙
✨ Instagram da psicóloga Rosemeire Zago: / rosemeirezagopsi
✨ Vídeos do Dr Gabor Maté:
• QUEBRE O VÍCIO Por qu...
• Gabor Maté Em Clássica...
• A sabedoria do trauma,...
_____________________________________________________
🌀 Inscreva-se para assistir à série gratuita Autoconhecimento para Iniciantes: go.seeleve.com...
💙 Conheça a série "Aprendendo Sobre": go.seeleve.com...
✨ Siga a Se Eleve no Instagram: / se.eleve
______________________________________________________
A Se Eleve é uma plataforma de conteúdo que tem como objetivo descomplicar o processo de autoconhecimento! Aqui, você vai entrar em contato com quem você realmente é de forma simples, leve e prática.
Fernanda Souza é atriz, apresentadora, terapeuta energética e estuda autoconhecimento há mais de 3 anos. Já Mariah de Moraes é atriz, apresentadora e estuda autoconhecimento há mais de 10 anos. Com toda essa bagagem de conhecimento e um olhar renovado, elas vão te provar que qualquer pessoa pode - e deve - se conhecer melhor.

Пікірлер: 288
@Patricia-vn6cw
@Patricia-vn6cw 7 ай бұрын
A imagem da minha mãe me deixando num orfanato pra meninas, uma freira me segurando, as minhas irmãs mais novas gritando, a mãe saindo chorando a noite. Ser abusada aos 6 anos por um mulher nesse orfanato na hora do banho das crianças. Os momentos de brigas da mãe e padrasto, sangue, luta, faca, garrafa quebrada, ameaça de morte, polícia. Cresci com brigas de madrugada, excesso de bebidas e drogas minha mãe usava. Nunca tive pai. Sempre escutando dos outros: Tadinha! Tenho dó de vc por ter uma mãe louca! (E eu fechava a cara na hora e sempre defendi a minha mãe). Depois dos 30 anos, com a busca do autoconhecimento, fui despertando através de vídeos de psicólogos, terapeutas, fazendo terapia ... Esse despertar é dolorido! É duro! Mas só assim, a gente consegue descobrir: Quem sou eu? Do que eu gosto ou não? Quem me faz me sentir bem? O que eu sinto? Quais os sentimentos que sinto? Porquê?... É libertador tudo isso. Depois que vc se conhece, ninguém te manipula mais... Vc sabe dizer: NAOOOO🙏🏽
@marcelagalvaodealmeida3755
@marcelagalvaodealmeida3755 7 ай бұрын
Sobrevivente.
@andreiamannarino9623
@andreiamannarino9623 7 ай бұрын
Um forte abraço ❤
@Patricia-vn6cw
@Patricia-vn6cw 7 ай бұрын
@@andreiamannarino9623 ❤️
@Patricia-vn6cw
@Patricia-vn6cw 7 ай бұрын
@@marcelagalvaodealmeida3755 ❤️
@vidalinda3392
@vidalinda3392 7 ай бұрын
Sinta-se abraçada por mim. Obrigada por compartilhar sua história.
@analuciacabralcosta8947
@analuciacabralcosta8947 7 ай бұрын
Tudo o que acontece na vida da criança ,reflete na vida adulto!!
@neuropsicologadegmarleal9845
@neuropsicologadegmarleal9845 7 ай бұрын
Minha profissão, veio do mais íntimo do meu cérebro de criança, que queria saber lidar com mamãe e minhas perdas ...papai com 32 morreu de acidente de moto, mamãe viúva com 6 filhos, crises epiléticas constante...meus 2 irmãos mais velhos e 1 abaixo de mim foram com vovô, eu fiquei pra cuidar dos pequenos de 3 anos e o bebê de 6 meses, e mamãe, eu tinha apenas 7 anos...mamãe caia em crises epiléticas depois de ter tido eclampsia no primeiro parto...eu ali sem saber o que fazer, corria na vizinha pedindo socorro.. sentia- me apavorada sem saber o que fazer, pois a cada volta da crise ela demorava a recuperar a consciência, pegava panelas quentes com as próprias mãos...etc. Quando fez 11 anos depois que papai morreu, meu irmão de 20 anos faleceu de acidente de trabalho, eu pensava em morrer junto com ele, eu estava com 18 anos... Assim o tempo passou, fui estudar tudo pra primeiramente conhecer a mim mesma... Agora com uma clínica eu atendo pessoas que trazem retratos da sua infância...nossos traumas podem ser curados pra que possamos ajudar a curar. DEUS É BOM.
@neuzalopes7528
@neuzalopes7528 5 ай бұрын
Que lindo! Deus abençoe você ❤
@marcelagalvaodealmeida3755
@marcelagalvaodealmeida3755 7 ай бұрын
Meu sonho é ver o dia que as crianças terão aulas de psicologia DESDE de a pre escola.
@ivi8060
@ivi8060 7 ай бұрын
É meu sonho também. 👼👼
@maracristina1644
@maracristina1644 7 ай бұрын
Muito necessário em todas as etapas de ensino.
@andreasieiro9698
@andreasieiro9698 7 ай бұрын
TOP!!!!
@valeriamoura5234
@valeriamoura5234 7 ай бұрын
Tb acho muito necessário
@roseelisboa5178
@roseelisboa5178 7 ай бұрын
Eu gostaria muito que meus filhos estivessem na escola uma aula dessa, para aprender tudo isso.
@jessicahuziyama9151
@jessicahuziyama9151 7 ай бұрын
❤️‍🩹 Somente um desabafo... Mesmo aos 45 anos, lembro q pior q apanhar era a sensação de humilhação, dos tapas na cara, socos de punhos fechados (onde acertasse), estando no chão levando pontapés e xingamentos ditos c/ tanto ódio no tom de voz e no olhar, enquanto batia, xingava, gritava e cuspia na cara da gente o q estava na boca! E olha q as vezes nem era eu qm estava apanhando, era minha irmã do meio. Na vida nos fazem acreditar q era assim msm q era dar "educação". Tinha as ameaças ditas ao pé do ouvido, tipo: "Se vc quer trabalhar fora, pode arrumar um lugar pra vc dormir pq aqui vc não mora mais!". Já colocaram uma irmã contra a outra. 😔 Foram tantos os sinais, mas relevava pq são pais e eu acreditava q pai e mãe é só podia ter "amor". E não vou desconsiderar q até teve!? Eu acho... 🤔 Mas analisando me marcaram mais os piores momentos. Aos 42 anos após mais uma horrível discussão, ocasionando posteriormente um aborto, me fez repensar e voltar novamente as lembranças de tudo q já passei e custou eu acreditar e entender q era uma família toda toxica e como tudo isso estava errado. É preciso parar de romantizar pai e mãe como se fossem seres divinos. Me dá a sensação q a maioria da sociedade nem sabe q esse tipo de pais existem, q vivem de aparência, por isso q é tão difícil conseguir uma rede de apoio. Contar o q realmente aconteceu (fatos), não é estar falando mal de pai e mãe! Quem cresceu em uma Família toda tóxica, infelizmente carregará traumas para a vida. Me esforço na tentativa de não deixar perpetuar e converso muito com meus filhos. O processo de desvinculação com a família tóxica ainda é difícil, voltando a me apegar na Fé com a esperança de viver dias de Saúde, Paz, Harmonia e Prosperidade com meu marido e filhos. 💗👨‍👩‍👦‍👦💗
@ferreirabritoadv
@ferreirabritoadv 7 ай бұрын
Era assim a educação da minha época . Hoje tô com 60. Nossos pais foram criados e “educados” assim também. Era o que eles conheciam e aprenderam . Com o tempo e as leis pra proteger as crianças e seus isso foi mudando.
@karinalisboa363
@karinalisboa363 7 ай бұрын
​@@ferreirabritoadv É PRA PERDOARMOS, MAS ISSO Ñ É NORMAL E Ñ É SOMENTE DO PASSADO E ESSE ANORMAL AINDA É MUITO COMUM, INFELIZMENTE! EDUCAÇÃO Ñ É E NUNCA FOI ATO IRRACIONAL E DESEQUILIBRADO DE VIOLÊNCIA E NARCISISMO ... SEMPRE FOI DESEQUILÍBRIO EMOCIONAL E ESPIRITUAL (DE PESSOAS VICIADAS OU Ñ EM BEBIDAS OU EM SEXO OU SEJA LÁ O Q FÔR). SE TODOS FÔSSEM ASSIM ESSE MUNDO DECADENTE JÁ TERIA DESMORONADO BEM ANTES! EU JÁ PERDOEI, MAS MEU PAI ERA AGRESSIVO E NARCISISTA NAS PALAVRAS E ALGUMAS VZS CLARAMENTE PERTURBADO E VIOLENTO, PERDIA O EQUILÍBRIO E SANIDADE POR QUALQUER COISINHA E DEPOIS ESQUECIAIA (ISSO SEMPRE FOI E É DE TRAUMAS EMOCIONAIS/ESPIRITUAIS, JAMAIS DE UMA ESCOLHA RACIONAL E SADIA).
@karinalisboa363
@karinalisboa363 7 ай бұрын
​@@ferreirabritoadv SINTO MUITO, MAS VC REALMENTE ACHA Q TODOS ERAM ASSIM ANTIGAMENTE E TAMBÉM ACHA Q HJ DIMINUIU ISSO??? SE PARAR UM POUCO E OBSERVAR DE VERDADE, PODE PERCEBER FACILMENTE Q ESSE DESEQUILÍBRIO TÓXICO Ñ ERA EM TODOS DA MESMA ÉPOCA E FAMÍLIA E CONTINUA ACONTECENDO MUITO ATÉ HJ. MEU PAI FOI ASSIM, O PAI DELE E OS IRMÃOS NÃO ERAM! ESSE DESEQUILÍBRIO ANORMAL É COMUM DE ACONTECER EM PESSOAS Q TAMBÉM JÁ TIVERAM ALGUM TRAUMA EMOCIONAL E ESPIRITUAL (FORTE E NÃO TRATADO), COMO A MAIORIA DAS PESSOAS PERTURBADAS TÊM EM ALGUM NÍVEL.
@valdecirabezerra3140
@valdecirabezerra3140 7 ай бұрын
Nada a ver são pais tóxicos narcisista.​@@ferreirabritoadv
@aprendizdavida5442
@aprendizdavida5442 6 ай бұрын
​@@ferreirabritoadventendo vc, sou dessa época tbem. Eram assim nossos pais e avós... Hoje os chamam de tóxicos, mas era assim a "humanidade" dessas gerações. Tudo que quero hoje é me conhecer melhor e me libertar cada vez mais das amarras, das dores desse passado e me reinventar ou nascer verdadeiramente EU.
@mariaarlinda9132
@mariaarlinda9132 7 ай бұрын
Eu estou sofrendo isso hoje. Qualquer pressão me deixa toda desorientada, desamparada. Tá difícil.
@AlessandraAlves-qr4it
@AlessandraAlves-qr4it 7 ай бұрын
Procure ajuda querida. Escolha se cuidar.
@alinecosta5268
@alinecosta5268 7 ай бұрын
Infelizmente Planeta Terra ainda é um local onde pessoas despreparadas viram pais. Antes os pais tinham vários filhos, não conseguiam previnir uma gravidez, não tinham a menor informação sobre educação de uma criança. A geração da minha mãe, ela já podia escolher quantos filhos ela queria ter, e tenho certeza q ela tentou amenizar o máximo os traumas por ela vivido na hora de me educar, msm assim carreguei traumas e hj eu sendo mãe de uma menina tento amenizar meus traumas vividos. Msm assim me pego repetindo frases que ouvi qd eu era uma criança de forma inconsciente. Vejo tb em situações de mto choro da minha filha que isso me desperta gatilhos e que primeiro tenho q me acalmar pra depois conseguir acolher ela. Hoje percebo o quanto somos despreparados pra nos tornar pais, o quanto ainda necessitamos curar nossas feridas. Nós, seres humanos ainda não temos a verdadeira consciência da responsabilidade de ser um pai e uma mãe. O que me fica é a esperança de que a humanidade esteja caminhando para de fato conseguirmos ser pais e mães na plenitude de que uma criança precisa. Isso é claro, a grande maioria que tenta ao máximo dar o seu melhor todos os dias!
@andreafortunato4787
@andreafortunato4787 7 ай бұрын
As imagens de tanta dor vieram. E eu estava sempre sozinha. Tinha medo dos gritos, da ignorância, da punição. E o pior, tinha medo da comparação e das palavras tão duras dizendo coisas ruins sobre mim.
@andreasieiro9698
@andreasieiro9698 7 ай бұрын
Putz! O acolhimento das crianças de creche está todo errado! Fui diretora de uma creche municipal e eu acolhia e orientava às professoras e equipe a acolhê-los tb, mas os costumes que eu via lá antes de assumir eram totalmente abusivos (do tipo arranca brinquedo da mão, pq era proibido levar, deixava a mãe levar pra casa pra dar uma surra na criança que estava chorando, obrigar a comer tudo, etc. Mas eu quando era diretora, pegava no colo mesmo, as pessoas diziam que colo estragava as crianças e eu falava que nunca vi amor estragar nada. Com os maiores (3 a 5) eu conversava, deixava na direção, abraçava, pegava na mãozinha, comprava brinquedinhos do meu bolso para que esse momentos fossem o menos difícil possível. Não entrava no meu coração olhar nos olhos de um serzinho tão pequeno aos prantos e gritos e achar que aquilo era "manha". Gente, quantas vezes a gente tb não quer ir para o trabalho? Só que já maduros, priorizamos as responsabilidades. Mas as crianças estão em formação ainda . Excelente live! Vou assistir a outra parte e pesquisar sobre o assunto! Aprendi bastante! ❤❤❤❤❤
@monicafalcao1263
@monicafalcao1263 7 ай бұрын
Q lindo vc doi uma excelente diretora humana. É isso q as crianças precisam, de pessoas q as ame, ñ precisa revida de forma agressiva creio q com amor e carinho tudo se resolve.
@ivi8060
@ivi8060 7 ай бұрын
Lendo seu depoimento, lembrei de um filme de animação que encontrei no Prime video - Minha vida de Abobrinha - nunca tinha visto um Orfanato que cuidasse bem das crianças, nem sabia que existia.
@joanabatista5746
@joanabatista5746 7 ай бұрын
Ótima Live vou assistir a outra parte gratidão graças a Deus fui bem Educada de família bem humilde mesmo mas fui amada e ensinei o amor pros meus filhos ensino até hoje para os netos ❤❤ o amor supera tudo mesmo nos momentos difíceis
@MarleneCordeiro-w1w
@MarleneCordeiro-w1w 7 ай бұрын
Conheci uma escola creche q proibia as professoras de pegar no colo, dar chupeta ou carinho. Q tipo de pessoas estão sendo formadas? Sem carinho e atenção em nenhum lugar. Geração de " zumbis". Sem sentimentos bons pq ñ receberam. Toda a sociedade paga por isso.
@gisellecorrea1820
@gisellecorrea1820 7 ай бұрын
​@@monicafalcao1263 pois a minha experiência já foi diferente . Eu trabalho em uma creche pública que faz a semana do acolhimento em que precisa da participação dos pais até a criança se acostumar no ambiente e infelizmente a maioria dos pais reclamam e só querem saber quando os filhos já vão ficar o dia todo na creche . Muitos ainda argumentam que a criança também chora em casa e não tem problema chorar na creche até se acostumar . Infelizmente não são todos os responsáveis que aceitam ter período de acolhimento nas creches .
@taticasdeestudoparaconcursos
@taticasdeestudoparaconcursos 7 ай бұрын
Me reconheci nessas falas. Sofri muito quando era criança. Hj, luto contra esses traumas
@SrJpLange
@SrJpLange 7 ай бұрын
O adulto também é despreparado para acolher e lidar com as situações que ele não tem suporte para lidar. As gerações anteriores a nós não tinham bagagem para lidar, agora estamos rasgando pra aprender e fazer o auto acolhimento para promover a cura e alibertação destas informações herdadas.
@Musicaesvida703
@Musicaesvida703 7 ай бұрын
Vdd
@luciaramos9029
@luciaramos9029 8 ай бұрын
Eu não consigo nem lembrar da minha infância, sou a 5a filha de seis irmãos. Mamãe vivia sobrecarregada com afazeres, pai distante, sempre viajando, sozinha ela descontava e criança todas juntas não é fácil mesmo. Eu, uma menina boazinha puxava todo o drama e virei muito cedo ajudante da mamãe. Apanhei muito, aliás todos irmãos.
@azulazuldacordoceu7424
@azulazuldacordoceu7424 7 ай бұрын
Eu também
@anabenedita8204
@anabenedita8204 7 ай бұрын
Seria tão bom que os pais vissem programas como esse, mudaria a vida de muitos filhos.
@irissouza4083
@irissouza4083 7 ай бұрын
Muito esclarecedor. Passei toda minha infância me sentindo muito infeliz
@mariaaparecidaalvessantos9038
@mariaaparecidaalvessantos9038 7 ай бұрын
Hoje busco me sentir bem comigo...mas são traumas horríveis na infância. Mãe batia muito era alcolatra pai ausente... Abuso , várias vezes... E muito medo de tudo... Me achava burra...E etc. Com esforço e muito AMOR consegui constituir minha família... A partir dai estou me curando e aprendendo a me amar.❤
@elianemello7696
@elianemello7696 7 ай бұрын
Eu lembro da minha mãe me deixando na escola. Ela mentia para mim, pois eu não queria ficar e ela mandava eu ir buscar a minha sanduicheira, quando voltava ela já tinha ido embora. Eu chorava muito. Hoje acho e sinto que todos vão me abandonar. Não me casei, não tive filhos, etc....
@creusaalbergaria2164
@creusaalbergaria2164 7 ай бұрын
Passei bule na escola , meu pai batia na minha mãe, casei e apanhei muito do meu marido e muito mas coisa . Hj estou ansiosa e depressiva 😢
@fernandaamaral3090
@fernandaamaral3090 6 ай бұрын
Procure ajuda profissional! Vc não precisa viver remoendo essa dor e esse trauma… vc pode estabelecer novas configurações neurais para os traumas que vc viveu 🙏🏽 se eu puder te ajudar sou psicóloga e estou a disposição
@nalvafeitosa827
@nalvafeitosa827 7 ай бұрын
Eu tenho muitos traumas, estou fazendo terapia.
@nickwood8930
@nickwood8930 6 ай бұрын
Muito bom! Falar de traumas, especialmente na 1a e 2a infâncias, pré e adolescência, é muito importante!👏👏👏
@andreasieiro9698
@andreasieiro9698 7 ай бұрын
Me reconheci tb, o exemplo que ela começa falando era a minha realidade na infância, pai alcólatra, violência doméstica, gritos...Quando eu ouvia uma pessoa gritando em qq ligar, sentia uma angústia quase física no peito...
@Caroldepereira
@Caroldepereira 7 ай бұрын
Também tive uma infância assim. Meu pai alcolotra,era muita violência, gritos,ciúmes;agora entendo porque odeio brigas,fico muito nervosa.
@azulazuldacordoceu7424
@azulazuldacordoceu7424 7 ай бұрын
Nossa vendo por essas explicações vejo que sofri e tenho muitos traumas 😢 eu era a filha mais velha e desde cedo eu me tornei a dona de casa e mãe dos meus irmãos pq minha mãe que praticamente vivia sozinha com os filhos tinha que trabalhar para colocar o mínimo de comida que ela podia casa. Eu fazia de tudo e com muito capricho em casa, minha mãe nunca chegou em casa e encontrou a casa suja ou meus irmãos sem ser bem cuidados, pelo contrário, limpava, lavava, cozinhava e quando ela chegava meus irmãos estavam limpos e alimentados. Nada disso era o suficiente para deixar de ser punida de forma muito dolorosa por ela😢 lembro que eu não podia nem ser criança pq quando em algum momento tentava era agredida com cordas, chinelos e outros objetivos, lembro da dor que sentia e eu fica a com marcas pelo corpo😢 lembro da culpa que sentia pq nesses momentos eu odiava ela, mas por outro lado a culpa me consumia pq ela era minha mãe. Tbm tenho a lembrança de ser muito pequena e ela me abandonar com minha vó materna😢 eu na porta soluçando para que ela não me abandonasse😭 depois ela voltou pq meu pai foi atrás dela chegou a chantagear alegando que se ela não voltasse ele nunca mais deixaria ela me ver. Hoje tenho 42 anos e ainda me dói essa lembrança 😢 casei com um abusador e sofri muito sem conseguir sair pq sofia de dependência emocional. Hoje sei que nunca ele mudará pq é um narcisista e mesmo assim ainda não consegui sair pq hoje mudaram os abusos e ele não quer ir embora
@Patricia-vn6cw
@Patricia-vn6cw 7 ай бұрын
Sinto muito por sua dor. Passei por momentos parecidos com vc. E te aconselho: Crie bordas! Imponha limites! Se alguém te ofender, ou em formas de brincadeira, responda! Não permita! E saiba quem vc é? Se conheça! Se acolha! Sua infância vc não pode mudar... Mas agora, vc pode! Se acolha! Se cuide! Diga não pra todo mundo que fizer vc se sentir menor, incapaz, infeliz, culpada, com dúvidas de si... Sentiu isso? Se afaste.
@aline_loveYah
@aline_loveYah 7 ай бұрын
Pelo seu relato, sua mãe é narcisista, recomendo os canais da VIRGÍNIA Coser, Taryana Rocha, Dr Kurt Mendonça. Sou filha de mãe narcisista e passei por situações parecidas a sua.
@karlakharin
@karlakharin 7 ай бұрын
Mais uma vez o "acaso" acontecendo em minha vida. Estou vivendo uma fase de permissões do que eu posso ser e viver e de perdões aos que em algum momento me fizeram mal direta ou indiretamente. Eis que abro o KZbin e vejo a querida Fernandinha abordando este assunto aqui que me permite a partir deste momento, definitivamente, mergulhar de cabeça neste assunto e assim estudar mais sobre. Gra-ti-dão à psicóloga Rosimeire também.
@rozannalombardi8862
@rozannalombardi8862 Ай бұрын
🧡🧡🧡🧡🧡🧡🧡🧡🧡🧡🧡🧡🧡 Apanhei muito na infância!!!!😢
@cristianec2959
@cristianec2959 6 ай бұрын
Recomendo o livro "O Corpo Guarda as Marcas" sobre trauma
@lucianabianchini1611
@lucianabianchini1611 6 ай бұрын
Adoro seu trabalho! Gratidão! Que Deus abençoe a sua vida🙏
@thielemagda
@thielemagda 7 ай бұрын
Eu tenho 61 anos. Na minha época de criança os pais corrigiam os filhos através de surras. As minhas surras eram até leves, comparadas com outras. Sempre eu era isolada na escola. Eu me lembro q eu ficava sozinha na hora do recreio. Naquela época tínhamos q copiar do quadro negro textos grandes, eu era SEMPRE a última pessoa a terminar de copiar. As vezes eu pegava o caderno de algum colega p copiar. Também me lembro de eu ter sofrido um abuso sexual infantil (eu tinha 8 ou 10 anos) e no final nada aconteceu com o abusador. Enfim, muitas outras coisas aconteceram no decorrer da minha vida… eu me considero uma pessoa q sempre faço escolhas erradas.
@xuxinhasouza9265
@xuxinhasouza9265 7 ай бұрын
Na verdade o trauma na infância e adolescência segue pra sempre na vida da pessoa, inclusive quando adulto acaba atraindo pessoas abusivas, casamento abusivo, narcisistas etc..enfim a dependencia emocinal é para o resto dos dias.
@janainaa1195
@janainaa1195 7 ай бұрын
😢
@anamariabarbosavieira8594
@anamariabarbosavieira8594 7 ай бұрын
Tem que trabalhar todo esse emocional e fazer escolhas saudáveis.
@miriamhipolito9933
@miriamhipolito9933 6 ай бұрын
Jesus nosso verdadeiro amigo ele nos livra de toda maldade desse mundo ele está vivo e nos ama de verdade
@neiclabaroni5414
@neiclabaroni5414 6 ай бұрын
Perfeito!❤😢😅
@taniadiastadi1694
@taniadiastadi1694 7 ай бұрын
Eu não tenho saudades da minha infância e nem da adolescência fui muito punida principalmente pelo meu pai, só tenho saudades das pessoas que eu amava e já faleceram, e não estão mais aqui. Tenho saudades apenas dos dias de Natal e Páscoa, ai era tratada bem, tudo era lindo, acaba esses dias, voltava todas as punições e surras e bofetada.
@Eunice-n2t
@Eunice-n2t 6 ай бұрын
Me lembro que eu chorava até não ter mais forças pra continuar chorando,...e percebia que eu mesma tinha que me controlar e parar sozinha,.... Pois não tinha ninguém pra me acalentar....
@karinemuniz
@karinemuniz 7 ай бұрын
Uma dúvida: qdo a criança chora muito porque é contrariada? Tipo, quer continuar no parquinho mas já está na hora de ir pra casa! Lembro que eu conversava e qdo não tinha jeito, coloca no colo e levava. Ela me mordia, perdia o sapato de tanto dar chutes, me batia. Isso, qdo tinha 3 anos de idade. Eu me via com duas crianças pequenas, uma de 5 outra de 3 anos. Era desafiador! Até que um dia ela extrapolou. Ao chegar em casa, pediu desculpa e eu disse que não podia desculpar naquele momento, pois o comportamento dela me machucou muito! Fomos dormir chorando. Ela pq eu não desculpei e eu por me sentir impotente. Dia seguinte, acordei com ela me beijando e pedindo desculpas! Conversei com ela e desculpei! Foi a última vez que ela teve esse comportamento.
@jdm3144
@jdm3144 7 ай бұрын
A criança está só demonstrando a insatisfação dela naquele momento. Expressando verdadeiramente o sentimento dela. Nos adultos não estamos acostumados a nos expressar verdadeiramente. Claro q algumas crianças expressam de uma maneira mais forte e outras não. Imagine vc comendo um bolo bem gostoso, daí alguém tira o seu bolo e joga no lixo e fala: Você não vai mais comer bolo. Como vc se sentiria? Com raiva? Indignada? Qual seria sua reação? Algumas pessoas iriam falar algo se uma forma com grande irritação e talvez num outro caso até poderia dar uma briga seria. Sendo adults, nós tb fazemos birras, mas de uma maneira mais contida.
@carinanakayama
@carinanakayama 7 ай бұрын
Vc deve ser uma mãe muito boazinha, carinhosa, sua filha testa seu limite pra saber até aonde ela consegue o que quer de vc, vc provavelmente deve ceder em outra coisas em casa tbm, por isso ela levar esse costume pra fora de casa, e expressa isso no parque. Seja mais firme com ela em casa tbm. Sim é sim e não é não. Sempre haverá um novo amanhã uma nova oportunidade dela fazer o que gosta, então não precisa de manha. Quando ela crescer mais um pouco vai testa até aonde vc permite ela ir, e precisará ser firme de novo e de novo. Ela aprender até aonde é seguro ela ir e volta a te obedecer.
@taniacataldi1918
@taniacataldi1918 7 ай бұрын
Nossa ! Que coisa louca ! Que marcam nossas vidas para sempre. Pena que infelizmente,mesmo ! É a gente não ter acesso a um tratamento com excelência. Por falta de recursos . Mas parabéns Fernanda por esses vídeos,ja nos ajudam bastante. Acho q n é de responder...Mais como eu gostaria de saber o pq dessa idéia sua de fazer uma pág para trazer esses assuntos sobre traumas . @SeEleve ❤
@luhsouza8364
@luhsouza8364 7 ай бұрын
Meu Deus seu contar minha vida então sou td traumatizada, e a maioria das crianças vive de traumas, sei pq hoje sou professora de arte, e a gente vê tanta dor, tanto abuso...
@elizlaju5790
@elizlaju5790 6 ай бұрын
Pela graça e bondade de Deus tempo tempo Senhor Jesus tem mim ajudado 🎉🎉🎉
@alexsandrafranco6585
@alexsandrafranco6585 7 ай бұрын
Conteúdo de estrema importância!!! Sou muito grata de ter conhecido esse canal! O trabalho de vcs é incrivel. Tem me ajudado muito... Gratidão💛💛💛
@fabriciaamaralmorais5223
@fabriciaamaralmorais5223 7 ай бұрын
Sofri muitos traumas na infância...com surras da minha mãe meus pais sempre brigando por traição,mentiras...por toda infância tinha que me comportar como adulta, não pudia errar ,na escola ou onde minha mãe não estivesse por perto eu me transformava,sentia liberdade que não tinha emcasa Mentir e trair e não ter amor próprio foi o que aprendi...hoje aos 47 anos aindo sofro por isso,mas com ajuda de Deus e de muitos vídeos maravilhosos como esse ,estou conseguindo aliviar esse peso,de sentir culpa , vergonha,me arrependo de muita coisa que fiz,estou aprendendo a viverais leve,mas a saúde fica fragilizada,ainda bem que estou tratando e me sentindo melhor❤
@katherinebenevides9712
@katherinebenevides9712 7 ай бұрын
Ele é maravilhoso! Leiam o livro do Gabor Mate Mito do Normal.
@ManoCintra
@ManoCintra 7 ай бұрын
É uma tapeçaria de retalhos na qual faz-se necessário ser posto um tecido novo, pois assim como nossos pais receberam pra nós tbm passaram e assim por diante. Deus nos ajude
@vivianepereira868
@vivianepereira868 6 ай бұрын
Faz todo Sentido
@gratidaoaosenhorfilhasefil9846
@gratidaoaosenhorfilhasefil9846 5 ай бұрын
Fase do desenvolvim cerebral do zero (18 semanas de gestação) até os 25 anos!
@bethborges9462
@bethborges9462 6 ай бұрын
Fernanda Souza!!!!! Amo a Mirna, miiiirnaaaaaa ❤
@ana-vg3il
@ana-vg3il 7 ай бұрын
Eu precisei ficar com a filha da minha vizinha de 2 anos, quando eu tinha 11 anos. Não sabia o que fazer, ela chorava muito. Minha mae tinha saido com a vizinha e demorou. Eu nunca gostei de ficar perto de criancas.
@canalzg163
@canalzg163 7 ай бұрын
Obrigado. Isso é muito difícil. Eu e meus irmãos já somos idosos e nossas vidas são caóticas. Tenho vergonha de falar sobre o que houve conosco. Ninguém quer saber de nada e os boletos muito menos.
@ClementinaMariaCorreadeSouza
@ClementinaMariaCorreadeSouza 6 ай бұрын
❤❤❤❤❤apanhei muito e ganhava desprezo, depois tinha que dar o pagamento fechado, qd eu ficava desempregada não podia almoçar, nem jantar, ainda houvi dizer:- se vc não quser trabalhar, arruma um nego e casa! Qd eu ia casar, ela estragou meu namoro, e consegui voltar com o rapaz ele tinha acreditado e pediu desculpas. Casei e me livrei. Tenho 39anos de casada ❤
@rafaelalves168
@rafaelalves168 5 ай бұрын
Parabéns pelo CANAL. Extremamente necessário.
@franklenedias9439
@franklenedias9439 7 ай бұрын
Nossa que live esclarecedora,estou aqui aos prantos lembrando de todos os traumas que tenho da minha infância e adolescência! Minha mãe morreu muito jovem deixou eu e mais 04 irmãos órfãos. Fomos criados por pai e madrasta de forma desumana ,sofremos muito ,passamos muitas humilhações,tristezas ,e alemyda minha vó que nos tratava como lixo,minha infância e adolescência foram as piores fases de minha vida ,carrego muita amargura, frustração e sentimentos de inferioridade e insegurança até hj!
@rosemeirezagopsi
@rosemeirezagopsi 6 ай бұрын
Lamento muito o que vc passou. Mas vc pode ressignificar todas essas dores e assim curar o que sente hoje. Busque um psicólogo para te ajudar a acolher suas dores! ❤
@vaniamariachavesdecastro2166
@vaniamariachavesdecastro2166 6 ай бұрын
Possibilitando a descarga da energia retida no corpo e que continuam gerando sintomas. Mesmo com o cérebro desenvolvido pode haver a retenção no corpo. Maté é incrível, amplia para a sociedade que é geradora de traumas.
@stomecardoso27
@stomecardoso27 7 ай бұрын
Tema extremamente importante para todos nos. Muito obrigada.
@robertacristiane3231
@robertacristiane3231 7 ай бұрын
São esses traumas que causa transtorno e deficiência cerebral 😢 como o AUTISMO 💔 isso e muito Grave, porém a IGNORÂNCIA de muitos tem como frescura..
@tetrizarquiteturasp
@tetrizarquiteturasp 7 ай бұрын
Sério , amo demais seus vídeos! São muito importantes ❤
@vaniamariachavesdecastro2166
@vaniamariachavesdecastro2166 6 ай бұрын
A guerra em Gaza nos mostra crianças em choque. É o que aconteceu ( pelo horror) e a resposta das crianças e o desamparo.
@dayeneluiza4417
@dayeneluiza4417 8 ай бұрын
assisti chorando 😢
@clarinha7816
@clarinha7816 6 ай бұрын
Muito bom q a Fe deixa a profissional falar 💝
@RahReis
@RahReis 7 ай бұрын
Vou assistir Gabor aqui na Austrália!
@anapaulajunqueira9408
@anapaulajunqueira9408 6 ай бұрын
Muito necessário esse assunto. Gratidão a vocês queridas 🌻
@SrJpLange
@SrJpLange 7 ай бұрын
Acho que é muito interessante olhar para isso. E tenho certeza que o corpo da criança, vai buscar uma base de reação e proteção nas informações transgeracionais herdadas na bagagem do DNA dos seus pais e de toda sua árvore geracional. A natureza tem seus programas para lidar da melhor maneira, com as expertizes que já temos de fábrica em nosso corpo enquanto sistema vivo.
@megrodrigues1262
@megrodrigues1262 7 ай бұрын
Assiste a Sabedoria do trauma. Entendi tudo da minha vida tao angustiante e estressada
@lucianafelipe9291
@lucianafelipe9291 6 ай бұрын
Que maravilha. Amei Deus abençõe grandemente
@catiajesus9812
@catiajesus9812 6 ай бұрын
Fernanda já te amooooo já estou seguindo seu canal. Gratidão
@JussaraRamos-mj6yj
@JussaraRamos-mj6yj 6 ай бұрын
Quem estará preparado para.tantos.cuidados para não ter traumas. Que a vida é cheia de altos e baixos. Junto com traumas mesmo vida adultos.
@robertamachado3900
@robertamachado3900 8 ай бұрын
Muito potente essas informações aqui ❤❤
@jandirabarbozadesouza
@jandirabarbozadesouza 7 ай бұрын
Obrigada por esse ensinamento eu quero saber o que fazer com uma criança de 5 anos, pode vim com tantos traumas desde pequena. Por exemplo pra tomar uma vacina antes ele cria um espetáculo parece que estão matando, qdo se consegue aplicar a vacina, ele fica calmo que nem parece que foi ele que chorou tanto. Antes ele até desmaia dizendo que não quer tomar.
@fernandamagalhaes1704
@fernandamagalhaes1704 8 ай бұрын
Obrigada por esses conteúdos de extrema importância ❤ Preciso me curar 🙏🏻
@daianehaiduki7205
@daianehaiduki7205 7 ай бұрын
❤😢apanhei muito muito muito 😢
@Sabrinaqueiroz-w5m
@Sabrinaqueiroz-w5m 7 ай бұрын
Sobre essa desconexão com o corpo, a prática da ioga ajuda muito...
@roselidecastrocastro9964
@roselidecastrocastro9964 6 ай бұрын
Vc é incrível te ❤
@edsonestolano
@edsonestolano 7 ай бұрын
Que vídeo maravilhoso❤
@magdacamerino9704
@magdacamerino9704 6 ай бұрын
Oi, conhecendo seu canal agora ❤
@WilmaPereira-z5f
@WilmaPereira-z5f 7 ай бұрын
Nesse momento estou em segurança
@lucianafurtado7687
@lucianafurtado7687 7 ай бұрын
😢 meu Deus, minha criança todinha
@Institutotemistocles
@Institutotemistocles 7 ай бұрын
Muito bom
@vaniamariachavesdecastro2166
@vaniamariachavesdecastro2166 6 ай бұрын
Estude o Peter Levine , ele desenvolveu a metodologia SE, Experiência Somática. Tem formação no Brasil através da Associação Brasileira do Trauma. ABT. Pois trabalha a cronificação do trauma no Sistema Nervoso
@jessica_mariane_real
@jessica_mariane_real 7 ай бұрын
O pior é que quanto mais o tempo passa mais alerta vai ficando... Eu perdi minha vó de forma trágica aos 12, e hoje ninguém pode chegar fora de hora perto de mim que já acho que vai me dar notícia de morte.. Não consigo dormir bem pois a qualquer vibração do meu celular eu já me tremo de cima abaixo para ver se é algo que aconteceu, e não, eu não consigo dormir com celular desligado pois tenho medo de acontecer e não saber. Eu já aguento mais viver assim!
@jessicacristina6239
@jessicacristina6239 7 ай бұрын
Procura um psicólogo de TCC para tentar resignificar isso... Já passei por algo parecido... Se acumulou tanto estresse que tive episódio de convulsão dps de anos...
@gislenemontenegro5196
@gislenemontenegro5196 6 ай бұрын
Meu Deus,tem tanta coisa pelo qual passei que nem sei o que me traumatizou 😊😊😊🤦
@sibelemartins8503
@sibelemartins8503 7 ай бұрын
Deus abençoe ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
@lucrecia4.420
@lucrecia4.420 6 ай бұрын
Sofri muito bullying desde criança, minha mãe narcisista também fazia meu pai me surrar desde muito pequena. Fui descobrir que sou autista aos 60 anos.
@PaulaCelestino-o9m
@PaulaCelestino-o9m 7 ай бұрын
Doutora fala pra mim. Eu fui uma criança inteligente com boas notas na primária. Depois que fui a quinta classe estava com 11 anos um dia fiz xixi na sala de aulas ficava sozinha não tinha amigas ia a escola e não entrava na sala de aulas comecei a tirar notas muito baixas reprovei várias vezes na mesma classe. Vivia com medo preferia ficar na rua e cheguei a morar na rua por um tempo. Sou estressada briguenta solitária em fim muita coisa tenho buscado ajuda com conteúdos como este oração tudo o que posso fazer para ser feliz sem sofrimento dor rejeição abandono medo.....eu faço
@rosanafatimasilva9689
@rosanafatimasilva9689 7 ай бұрын
Gratidão ❤
@EmanuellyMatias
@EmanuellyMatias 8 ай бұрын
Eu não sabia q precisava tanto desse vídeo. Obrigada!!! ❤
@mariafernandafefe4874
@mariafernandafefe4874 7 ай бұрын
Obrigada suas lindas❤
@leilabrasilcatarina7016
@leilabrasilcatarina7016 7 ай бұрын
Eu apanhei quando contei para minha mãe que fui abusada, sexualmente com 5 anos de idade, putz o maior trauma que eu vivi, foi horrível
@winniefarkatt2821
@winniefarkatt2821 6 ай бұрын
Faz o que agora qdo você, mãe, agiu em alguns pontos afetivos assim e não tem como voltar atrás? Filha adulta e só têm esse sentimento mas não memorizou todo o resto de afeto que houve e houve sim! Só registra o negativo!
@marciananeves8291
@marciananeves8291 7 ай бұрын
Eu vivi vários traumas😢 um era de vizinho que vivia brigado horrores eu acordava tremendo , coração acelerado, meus era nunca tiveram sabedoria pra nada em relação a assim 😢as que envolvia crianças
@anamariasimoninibarros8781
@anamariasimoninibarros8781 7 ай бұрын
❤muitos traumas...😭😭😭
@Poliana-Teixeira
@Poliana-Teixeira 7 ай бұрын
Verdade...
@mariahelenafreitas5014
@mariahelenafreitas5014 7 ай бұрын
Sou leiga no assunto, tive uma infância muito violenta, mas esse acolhimento que a psicóloga fala,penso que essa criança se tornará fraca por não lidar com as "frustrações" . Sou contra violência,mas o não é preciso ser dito.
@telmasenna2321
@telmasenna2321 7 ай бұрын
Excelente.
@JessicaBruno-zt8bh
@JessicaBruno-zt8bh 7 ай бұрын
Preciso muito disso
@dropsdacy
@dropsdacy 7 ай бұрын
Lembro de minha mãe me deixar na casa de pessoas estranhas aos 1 ano e 7 meses! E de me deixar aos dois na casa de avós que me trancaram num quarto escuro sem comida , sem água sem banheiro o dia inteiro e sendo xingada por todos. Aos seis assisti aos gritos um tio desconheciso entrar no patio e sequestrar minha prima aos gritos ao meu lado . Ninguem veio . Gritei e gritei e ouvi reclamacoes ao inves de acolhimento. Nao recebi um avraco . Nada. Apenas me coloquei na feente de minha irma mais nova pra ela nao ser levada. Oh inferno de infancia. Escolas de rico sendo pobre. Humilhacao na escola. Buling. Solidao. Lembro de sentir vergonha e sumir dentro de mim. Mas nao me tornei timida. Amava a vida. Comecei a mentir pra ser igual aos outros. Usar e fazer o que era moda. Mas que fosse permitido em casa. Mais tarde sem amigos nenhum na adolescencia em diante dnfiei me num livro e passei a viver neles. Na minha mente era onde eu podia viver. Num filme ou livro. Me fazia suportar estar viva. Mas ao redor tudo desabou. Sem saber interagir nada de namorados ou amigos pois eu era estranha. So conseguia disfarcar que eu era como os outros por pouquissimo tempo. Tinha atitudes estranhas q afastava as pessoas.
@glauciaaguiar1139
@glauciaaguiar1139 6 ай бұрын
Meu Deus! 😢 só Jesus p te encher de amor no coração ❤️! Que Ele te cubra de amor e carinho sempre!
@dropsdacy
@dropsdacy 6 ай бұрын
@@glauciaaguiar1139 obrigada
@miryamalvesdasilva3017
@miryamalvesdasilva3017 6 ай бұрын
Tinha 6 anos minha irmã me queimou com ferro no braço, vi o couro enrolar. Eu só pedia p/ irmos pra pracinha, brincar, ela que cuidava da casa //, Minha mãe trabalhava na loja em baixo da casa P/ sustenta 5 filhas ,até 10 h . Essa minha irmã sempre foi muito rígida, mais eu era grudada nela!
@lucasavelino2111
@lucasavelino2111 7 ай бұрын
Incrível
@zildaborges3486
@zildaborges3486 6 ай бұрын
Fui feliz na infância.. brinquei e fiz muitas artes....mas era triste.. tímida Fui feliz na adolescência...dabcei muito e nsmirei..mas nunca dava cinta de mim Hije siu feluz mas nao dou conta
@angelamancuso9038
@angelamancuso9038 7 ай бұрын
Todos os habitantes da face da terra sofre traumas desde que nasce .
@monicamestierimundell2944
@monicamestierimundell2944 7 ай бұрын
E todos se transformam em adultos neuróticos que irão educar novas crianças...
@jussaracrispim1278
@jussaracrispim1278 7 ай бұрын
​@@monicamestierimundell2944nem todos. Há quem se cure e leva a cura aos outros. Pessoas curadas, curam! Ainda há esperança!
@valeriamoura5234
@valeriamoura5234 7 ай бұрын
O segredo é o perdão aos pais,eles fizeram o que sabiam ( eles Tb.tinham traumas) e seguir em frente ..até pq nós tb erramos.
@Mariamodestaflores
@Mariamodestaflores 7 ай бұрын
Eu apanhava 😢 muito cara
@erikaalvesmakeups
@erikaalvesmakeups 7 ай бұрын
Lembrei de vários momentos ruins😢
@maramachado8163
@maramachado8163 7 ай бұрын
Igual por aqui 😭
@magalipereira1009
@magalipereira1009 6 ай бұрын
Fer ...minha mãe abandonou eu e meus 3 irmãos com meu pai eramos muito pequenos meu pai foi incrível nao largou nos por nada e nem colocou outra mulher dentro de casa , .cara nao quiz ela por ter abandonado nós..
@andrearibeiro9053
@andrearibeiro9053 7 ай бұрын
Passei por isso algumas vezes estava c 9 anos e fazia um escândalo p estudar tinha medo da professora que gritava muito😢
@marciagabrielamusica4406
@marciagabrielamusica4406 5 ай бұрын
A continuação desse vídeo ainda está online/ disponível? Caso sim, onde encontro o link? Estou tentando encontrar pela busca do app e não estou encontrando.
@mauritaniadefrancasilvadef5386
@mauritaniadefrancasilvadef5386 7 ай бұрын
Bom dia. Estou precisando descobri lo
@ivi8060
@ivi8060 7 ай бұрын
Tem vídeo Dublado com o Dr. Gabor Maté no canal do Lewis Howel e alguns legendados aqui no You Tube também e que são maravilhosos!
@DaiPinheirop
@DaiPinheirop 7 ай бұрын
💜
@telmasenna2321
@telmasenna2321 7 ай бұрын
Eu, de Aracaju/ Sergipe.
@RaladoMichel
@RaladoMichel 6 ай бұрын
Foto❤
黑天使只对C罗有感觉#short #angel #clown
00:39
Super Beauty team
Рет қаралды 36 МЛН
We Attempted The Impossible 😱
00:54
Topper Guild
Рет қаралды 56 МЛН
It’s all not real
00:15
V.A. show / Магика
Рет қаралды 20 МЛН
MIContA com Fernanda Souza | Programa completo
42:17
CNN Pop
Рет қаралды 229 М.
COMO VENCER OS TRAUMAS DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
15:24
Psicologia na Prática por Alana Anijar
Рет қаралды 106 М.
O que sua casa diz sobre você? | Autoconsciente Podcast episódio 146
27:04
Regina Giannetti | Autoconsciente Podcast
Рет қаралды 620 М.
COMO MUDAR DE VIDA RADICALMENTE? | Monica Bousquet #EP34
56:45
Como Você Fez Isso?
Рет қаралды 1 МЛН
MÉDICO PSIQUIATRA REVELA SEGREDOS da MENTE que o seu PSICÓLOGO NÃO quer que VOCÊ SAIBA
14:30
Cortes do Inteligência [OFICIAL]
Рет қаралды 1,4 МЛН
黑天使只对C罗有感觉#short #angel #clown
00:39
Super Beauty team
Рет қаралды 36 МЛН