Excelente análise! Me ajudou muito! Obrigada, professor!
@fafis103 жыл бұрын
Suas análises são quase uma obra de arte. Adorooooooooo.
@MarcosFerrari113 жыл бұрын
Muito obrigado, Sheila! Forte abraço!
@juliafernandes65564 жыл бұрын
Suas análises são maravilhosas! Obrigada demais pela ajuda!!
@MarcosFerrari114 жыл бұрын
Obrigado pelo comentário, Júlia! Grande abraço!!
@luizfelipetojal48464 жыл бұрын
professor, muitíssimo grato. A prova do segundo dia da primeira fase tinha uma questão exatamente sobre o teatro simbolista. Seu vídeo ajudou de verdade!
@MarcosFerrari114 жыл бұрын
Oi, Luiz Felipe! Obrigado pelo seu comentário! O exame da Unicamp deste ano foi direto, objetivo, mas sem perder a consistência de sempre. A questão sobre O Marinheiro foi muito boa. Abraços!!
@luanamori47844 жыл бұрын
dicas incríveis!! Confesso que na primeira vez que li não entendi muita coisa, mas com a sua explicação vários pontos foram esclarecidos. Obrigada por disponibilizar tal conhecimento!!
@MarcosFerrari114 жыл бұрын
Olá, Luana! Muito obrigado pelo seu comentário! Fico feliz por saber que a aula ajudou você a compreender melhor a riqueza da obra. Abraço!
@leandro7163 жыл бұрын
Saudades do Senhor, meu Professor!!! =)
@claudiagoncalves48394 жыл бұрын
Você sempre foi um aluno brilhante e, hoje, é um professor excepcional! Belíssima aula! Parabéns!
@MarcosFerrari114 жыл бұрын
Oi, Cláudia! Quanto tempo! Obrigado pelo seu comentário, que me enche de alegria. Um grande abraço!
@djalmarebelatto32904 жыл бұрын
Aula simplesmente FANTÁSTICA. Concisa, mas sem perder profundidade. Parabéns, espero outros comentários!!
@MarcosFerrari114 жыл бұрын
Obrigado!!
@TheDetroit2004 жыл бұрын
Professor, sua aula foi sensacional. Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos com a gente. Assiste seu vídeo antes de ler e, após a leitura, o livro faz muito mais sentido para mim, graças ao seu vídeo.
@MarcosFerrari114 жыл бұрын
Obrigado pelo seu comentário! Abraço!
@skye30954 жыл бұрын
Porra, professor, que imersão sensacional! Quando eu peguei esse drama pra ler, de início eu confesso que justamente por ter essa característica estática me deu uma puta desanimada, mas o final e principalmente com as suas colocações definitivamente se tornou uma obra incrível pra mim, fiquei apaixonada mesmo. Obrigada por tudo.
@MarcosFerrari114 жыл бұрын
Oi, Lila! Seu comentário me deixa muito feliz. A meu ver, essa peça é a obra mais enigmática de Fernando Pessoa. Não é fácil compreendê-la, mas sem dúvida é uma obra prima - como tudo o que ele escreveu. Abraço!!
@marianasouza10254 жыл бұрын
Muito bom! Adorei a explicação, ajudou bastante na hora de entender o livro. A primeira vez que fui tentar ler achei confuso demais, mas depois de ver seu video ficou muito mais fácil compreender.
@MarcosFerrari114 жыл бұрын
Mariana, obrigado pelo comentário! Fico feliz por saber que o vídeo esclareceu os pontos obscuros da obra. Abraço!
@leovictor38934 жыл бұрын
Obrigado pela aula! Me ajudou muito no entendimento do texto, professor.
@MarcosFerrari114 жыл бұрын
Obrigado pelo comentário! Abraço!
@eutathtath4 жыл бұрын
Adorei o vídeo! Acho que essa contextualização histórica faz toda a diferença, muito esclarecedor
@MarcosFerrari114 жыл бұрын
Oi, Tathiana! Obrigado pelo seu comentário. Abraço!
@Gustacss4 жыл бұрын
Valeu pela aula! Agregou muito ao que eu entendi e estou refletindo sobre o texto.
@MarcosFerrari114 жыл бұрын
Obrigado pelo comentário! Que bom que a aula foi esclarecedora! Abraço e ótimas leituras!
@lucascavalcante7853 Жыл бұрын
Portugal que sonha com uma Portugal que não chega e não chegou, que Cria um marinheiro que sonha em desbravar terras, que encontra ou faz o Brasil, que por sua vez, torna-se uma pátria que sonha em ser uma pátria que nunca chega. Nós, portugueses e brasileiros, sonho dentro de sonho, sonhamos em ser algo que nunca chega. Talvez é isso que Pessoa, que tbm sonhava em ser vários-de-si, disse no drama “o marinheiro”: “o mar de outras terras é belo?” (PRIMEIRA); (SEGUNDA): só o mar das outras terras é que é belo. Aquele que nós vemos da-nos sempre saudades daquele que não veremos nunca…”. A força do marinheiro está em sempre achar que há algo a ser descoberto melhor doq aquele q ele está. O DRAMA DO DESCOBRIDOR!
@taliccruzp4 жыл бұрын
que vídeo maravilhoso!!!
@MarcosFerrari114 жыл бұрын
Obrigado!
@juliagabriele85284 жыл бұрын
Muito esclarecedor! Pude entender muito melhor o livro depois de assistir esse vídeo. Sou nova no canal e com certeza assistirei mais de suas aulas maravilhosas!
@MarcosFerrari114 жыл бұрын
Júlia, obrigado pelo seu comentário! Fico feliz por saber que o vídeo ajudou a esclarecer os pontos obscuros da obra! Espero que as outras aulas também sejam úteis. Agradeço se você puder divulgar a outras pessoas que também tenham interesse por esses conteúdos. Abraço!!
@fernandosoprani24034 жыл бұрын
Vídeo bacana. Obrigado pela ajuda!
@luisvinicius31384 жыл бұрын
Aula muito boa, conseguiu despertar o interesse para a leitura. Parabéns pelo conteúdo, professor!
@vanessasa98254 жыл бұрын
Ótima aula! Muito obrigada professor ☺️
@JohannDCosme4 жыл бұрын
Obrigado, professor! Eu estava me preparando para ler o texto mas antes, decidi assistir uma análise sobre ele, e olha não me arrependi de ter feito isso. Me deixou ansioso para ler a obra, ganhou outro inscrito ( ͡ ͜ʖ ͡ )
@MarcosFerrari114 жыл бұрын
Obrigado pelo seu comentário! Fico feliz por ter despertado seu interesse pela leitura da obra. Grande abraço!
4 жыл бұрын
Ótima análise com colocações muito pertinentes à mitologia pessoana, que em geral os estudos de cursinho acabam deixando passar pela pressa da sintetização. Os fractais de sonho estão muito presentes em toda obra de Fernando, a cada frase em que ele questiona a realidade e imediatamente questiona o questionamento. Faria ainda um acréscimo à sua reflexão: e se as três mulheres forem a luminosidade do relâmpago dos heterônimos, clareando antes do estrondo? São três, e bem poderiam sê-los em diversas passagens. Um abraço!
@MarcosFerrari114 жыл бұрын
Obrigado pelo comentário!! Acredito que um estudo dessa peça, e das três personagens em questão, em comparação com a heteronímia pessoana poderia ser bem reveladora. Embora seja um texto menos conhecido, "O marinheiro" traz chaves importantes para a compreensão de linhas de força da obra do Pessoa - os limites entre sonho e realidade, a nostalgia, a presentificação da memória (o "outrora agora"), o sensacionismo e, claro, a despersonalização em heterônimos. Abraço!
4 жыл бұрын
@@MarcosFerrari11 precisamente! Estou concluindo um pequeno roteiro de filme, meu primeiro autoral, em que busquei trazer essas linhas de força da obra pessoana como um suco extraído do seu universo. Um filme "sobre" Pessoa, sem sequer mencionar seu sobrenome ou qualquer fato de sua vida. A ver se triunfo nessa missão rs. Gracias, keep rocking!
@MarcosFerrari114 жыл бұрын
@ Boa sorte com o projeto! Parece promissor! Abraço!
@taliccruzp4 жыл бұрын
QUE VÍDEO INCRÍVEL AAAAAA Tô super animado pra ler o livro agora! Brigadão, professor!
@natanaelleite32184 жыл бұрын
Nossa mt bom, acabei de ler e algumas das minhas teorias estavam certas!
@MarcosFerrari114 жыл бұрын
Obrigado pelo comentário! Abraço!
@ana12332110004 жыл бұрын
Que saudades desse professor!!!!
@cassiasouzaoliveira11074 жыл бұрын
INCRÍVEL, PARABÉNS! QUANTAS REFERÊNCIAS VOCÊ TROUXE PARA COMPREENSÃO DA OBRA.
@cassiasouzaoliveira11074 жыл бұрын
ESSA PEÇA É MEIO SOMBRIA, CAUSA REALMENTE UM DRAMA A CADA DIÁLOGO, IMAGINO QUE AS MULHERES SÃO COMO VOZES NA CABEÇA DO PRÓPRIO AUTOR, ELAS FAZEM REFLEXÕES DAQUILO QUE O ATORMENTA E QUANDO ELAS QUEREM PARAR DE FALAR, MAS INSISTEM EM CONTINUAR, SERIA UMA LUTA DELE COM SEUS PRÓPRIOS PENSAMENTOS.... SHOW!
@MarcosFerrari114 жыл бұрын
@@cassiasouzaoliveira1107 Muito obrigado pelo seu comentário! Concordo com a sua visão sobre o texto do Fernando Pessoa. Um abraço!