Como é ser uma pessoa com dislexia?

  Рет қаралды 19,093

Nunca vi 1 cientista

Nunca vi 1 cientista

Күн бұрын

Пікірлер: 226
@minhavidaaos45
@minhavidaaos45 10 ай бұрын
UTILIDADE PÚBLICA! Todo mundo deveria ter essa experiência de tentar ler algo assim para disseminar a empatia por pessoas com dislexia e discalculia, e para que políticas públicas educacionais sejam desenvolvidas e implementadas para a inclusão dessas pessoas efetivamente na educação e na sociedade. Obrigada, NV1C. O mundo definitivamente seria melhor se mais pessoas tivessem acesso aos seus conteúdos fantásticos! Beijinhos!
@marianelopes6295
@marianelopes6295 10 ай бұрын
Sou pedagoga e atualmente estou trabalhando com a educação infantil. Foi com uma turminha de crianças com 4 anos que notei algumas peculiaridades neles que tbm há em mim. Procurei ajuda profissional e recebi o diagnóstico de TDAH, agora estamos investigando dislexia. Ao longo da vida criei inúmeras estratégias para compensar a desatenção e a dificuldade com a escrita.
@nuncavi1cientista
@nuncavi1cientista 10 ай бұрын
Que bom que agora estamos dando mais visibilidade pra essas questões
@Latoat
@Latoat 10 ай бұрын
@@nuncavi1cientista eu sempre tive vergonha de ler em voz alta na escola. dei sorte que o meu professor de português da faculdade conhecia os coordenadores dos cursos de fono/psicologia/... (teve outro que não lembro) tiraram um peso que só descobri que tinha depois que ele sumiu
@isiliel02
@isiliel02 10 ай бұрын
Tenho uma grande amiga é super inteligente que é disléxica, mas como teve seu diagnóstico tardio, agora tem sérios problemas de autoestima baixa, pq era chamada de burra por professores. Então é realmente muito importante trazer essa questão, e principalmente na saúde pública (ao invés de homeopatia, constelação familiar etc).
@hannahbmau
@hannahbmau 10 ай бұрын
É uma honra inigualável ver o meu quadro no cenário! O trabalho de vocês é extremamente necessário, competente e de utilidade pública ❤
@nuncavi1cientista
@nuncavi1cientista 10 ай бұрын
Ahh, ainda vai ter um outro vídeo q falei dele, um SAC onde respondo uma pergunta sua ❤️
@hannahbmau
@hannahbmau 10 ай бұрын
@@nuncavi1cientista eita! Morrendo de curiosidade agora!! Eu já mandei tantas perguntas e o pior é que eu não lembro de nenhuma 😅🤣
@MaokiDLuffy
@MaokiDLuffy 8 ай бұрын
Que legal! ❤
@Bitsmap
@Bitsmap 10 ай бұрын
Lembro de pensar ter dislexia depois de ler assistir um documentário, mas quanto mais eu pesquisava menos sentido fazia, simplesmente voltei a pensar que só era burro mesmo. Só agora aos 32 fui diagnosticado com TDAH e autismo que tinham vários sintomas parecidos. Se eu tivesse me deixado levar pelo documentário provavelmente estaria tentando estratégias erradas. Por isso é tão importante essa série, as pessoas precisam aprender mais sobre isso e procurar ajuda.
@fm39786
@fm39786 10 ай бұрын
Por favor, façam um vídeo sobre AHSD (altas habilidades/ superdotação) nessa série de neurodivergências. As pessoas pensam que se resume a uma inteligência acima da média, mas tem outras coisas que vêm junto no pacote, como assincronias, hiperexcitabilidades, sensibilidade, intensidade... A Dra Olzeni Ribeiro fala até em maior predisposição a alergias e questões com processamento sensorial.
@TiagodeLimaCastro
@TiagodeLimaCastro 10 ай бұрын
Por favor, façam o vídeo de disgrafia. Tem a dislexia de fala, se puderem abordar isso seria muito legal. O vídeo puxou umas memórias da infância. Fui diagnosticado adulto e desenvolvi várias estratégias para lidar com dislexia e discalculia. Muito obrigado pelo vídeo!
@patriciaguedes7834
@patriciaguedes7834 10 ай бұрын
Sim, faça sobre Disgrafia!
@scarlletyukindragon440
@scarlletyukindragon440 10 ай бұрын
Up
@liviapdesantana
@liviapdesantana 5 ай бұрын
Up
@darianerueckl9585
@darianerueckl9585 10 ай бұрын
Oie, Ana! Finalmente um tema que entendo. Como professora com pós em psicopedagogia consegui ler com uma certa facilidade o bilhete. Esse é um tema que, na minha área, percebo que há muito descaso. Normalmente os professores não estão preparados para a inclusão de uma forma geral e os pais tratam alunos com dislexia e discalculia como "preguiçosos" e "burros". Obrigada por abordarem o tema. Beijos científicos! ❤⚗️
@marisar8261
@marisar8261 10 ай бұрын
Foi o que me aconteceu, nenhum professor conseguiu identificar a minha discalculia durante 12anos de estudos o que um professor particular demorou 2 aulas a perceber... Me prejudicou imenso na minha vida académica.
@darianerueckl9585
@darianerueckl9585 10 ай бұрын
@@marisar8261 uma triste realidade. Um abraço!
@joaovictorleitemelo9041
@joaovictorleitemelo9041 10 ай бұрын
Cara, que vídeo importante e precioso para educadores!!! Quando eu era criança, fazia uns cálculos absurdos e era péssimo em matemática. As professoras sempre chamavam a minha mãe na escola e uma delas chegou a dizer que eu era retardado... Por outro lado, sempre me saí bem nas humanas (não por acaso, hoje sou doutorando em Letras). Fato é que este vídeo é de utilidade pública!!! Muito obrigado NV1C! :)
@Yeeg1
@Yeeg1 10 ай бұрын
Fui diagnosticada com discalculia aos 27 anos, na universidade, depois de ter trocado de curso por não conseguir passar em Calculo 1 e ter tido depressão por repetir tantas matérias na exatas. Depois que entendi e aprendi o que eu tinha, percebi que eu tinha uns problemas desde sempre: dificuldade na infância para noção de tamanho (menor e maior), trocar números na escrita, dificuldade em ler formulas , não ter noção de tempo e perceber que eu so consegui ler relogio de ponteiro ja na adolescência...tudo isso foi passando batido como um problema pontual para fazer tal coisa . Como eu fui diagnosticada "velha", o neurologista falou que não tinha uma ajuda especifica para mim , pq eu ja tinha "dado um jeito" por mim mesma para superar o problema usando de pensamento algorítimo e lógico. Eu consegui c ajuda de uma bolsista e psicologa contratada pela universidade a passar nas materias de calculo, estruturas e tal, mas meu histórico escolar ficou cheio de nota baixa :( . Todo esse percurso me atrasou, porem hoje to no mestrado e mexendo o tempo todo com programação, estatística e geometria (com dificuldade ,mas nada mto diferente de qualquer pessoa não divergente)
@Fercs89
@Fercs89 10 ай бұрын
Eu amo esses vídeos de neurodivergentes ❤
@adri6081
@adri6081 10 ай бұрын
Seria tão bom se todas as pessoas neurodivergentes pudessem receber o diagnóstico na infância. A vida seria mais fácil. Obrigada❤ a todos do NV1C pela dedicação em trazer mais informações sobre esses assuntos. Com certeza ajudam muita gente.
@nuncavi1cientista
@nuncavi1cientista 10 ай бұрын
Teria me poupado tanta dor 🥹🥹
@paolamoreno428
@paolamoreno428 10 ай бұрын
Obrigada pelo vídeo Conteúdo maravilhoso Infelizmente foi mt difícil conseguir o diagnóstico do meu filho (dislexia e TDAH). Professores que achavam que a falta de atenção era de propósito e a dificuldade para ler era preguiça. E "profissionais da saúde" que não acreditavam que ele era neurodivergente por ser inteligente.
@nuncavi1cientista
@nuncavi1cientista 10 ай бұрын
MEU DEUS. O preconceito e desconhecimento é a pior coisa mesmo. Achar que ser neurodivergente é ser menos inteligente é de cair o cu da bunda
@paolamoreno428
@paolamoreno428 10 ай бұрын
@@nuncavi1cientista com ctz Ana. Quando finalmente encontrei bons profissionais tive vontade de voltar e esfregar o laudo na cara desse povo.
@GustavLonergan
@GustavLonergan 10 ай бұрын
Obrigado pelo video ANA!!! ♥ Fui diagnosticado com dislexia somente aos 24 anos de idade, e posso afirmar que todas as informações apresentadas neste vídeo são precisas. O que frequentemente não é evidenciado ao discutir condições de neurodivergência é o impacto psicológico que elas podem ter sobre as crianças ao longo de sua vida escolar. Embora cada criança tenha sua própria personalidade, eu lutei com problemas de autoestima durante o meu período de alfabetização. Lembro-me da dificuldade em não acreditar nos colegas que me chamavam de burro por não conseguir ler sequer uma frase. Tive professores que, frustrados com a minha falta de progresso, decidiram que eu deveria ir até a sala da diretora para sessões de leitura diárias após as aulas, com o objetivo de "disciplinar" minha habilidade de leitura. Essas sessões se tornaram uma tortura diária, até que desenvolvi uma estratégia para escapar dessa situação. Pedi à minha mãe que comprasse o mesmo livro que a diretora usava nas sessões, e eu memorizava capítulos inteiros em casa, apenas para recitá-los para ela. A diretora, notando essa "melhora milagrosa", concluiu as sessões extra me incentivando a continuar praticando, sob a falsa impressão de que eu apenas precisava de menos preguiça. Ao longo dos anos, desenvolvi minhas próprias técnicas de leitura, semelhantes à leitura dinâmica, que não requerem a decodificação completa das palavras, e para estudar, descobri que gravar minhas próprias explicações do conteúdo e ouvi-las posteriormente me ajudava a compreender e reter conhecimento de forma mais eficiente. Na faculdade, uma amiga do curso de psicologia me submeteu a um teste que indicou a possibilidade de eu ser neurodivergente. Isso me levou a consultar uma neuropsicóloga, e, como se revelou, eu não era nem burro nem preguiçoso. Hoje, sou diretor de uma multinacional na Califórnia e sempre me recordo daqueles que duvidaram de mim, dizendo que não iria muito longe na vida. Se você tem um filho ou filha com dificuldades de leitura, entenda que isso não reflete falta de inteligência ou de esforço. Ofereça-lhe o apoio necessário para navegar melhor nesta vida, que já é desafiadora para todos nós.
@julianamatosmoreira2058
@julianamatosmoreira2058 10 ай бұрын
Esclarecedor… eu vou a trás de fechar meu diagnóstico com a ajuda de profissional. Pois suspeito de dislexia leve de por muito tempo. Em 2018 voltei para a academia pra fazer minha segunda graduação e tentar cursar arquitetura (a primeira foi tecnologia em design gráfico.) um dos mecanismos compensatórios que desenvolvi foi ter facilidade de assimilar conteúdo por meio pela audição. Por isso maratono o canal, amo podcasts e tá sendo tudo pra mim à popularização de áudio livros em português. Eu demoro muito pra ler. As vezes quando tinha que ler algum texto em voz alta. Eu até conseguia ler, mas o parágrafo acabava não fazendo sentido nenhum pra mim. Uso muito também um recurso de leitura de tela para pcds visuais. Quando o texto é maior. Nunca fui à trás a pq mesmo com essa dificuldade nunca reprovei. Mas sempre fui uma aluna mediana. Porém agora no curso de arq por ser de 5 anos. E com conteúdos bem mais densos. Vários artigos. E provas no modelo enade sinti muita dificuldade.
@nuncavi1cientista
@nuncavi1cientista 10 ай бұрын
Boa sorte 🤞🍀
@GlaicyJorge
@GlaicyJorge 5 ай бұрын
Vídeo maravilhoso, eu sou disléxica e tive meu diagnostico na faculdade pelo meu professo de neuro , foi muito engraçado pois ele na hora de entregar as provas chamava cada aluno e discutia a prova. quando foi a minha vez ele pediu pra eu ler a resposta que eu tinha dado em uma questão, e ele repetiu "lê a resposta pausadamente " colocou uma régua e foi acompanhando comigo... nesse momento ele me perguntou se eu tinha dislexia , eu nunca tinha ouvido falar, ele me explicou e me avaliou. Também refez a correção da prova comigo ali e passei de um 2,7 para um 7,8 e minhas provas agora eram diferentes, além dele ler as questões ele sabia da minha condição. demorei um pouco para entender e aceitar, passei a falar para meus professores e melhorou muito a minha vida. tanto a compreensão de mim comigo mesma e a minha forma de lidar com isso. Eu sofri muito bullying dos professores e alunos na minha infância, ate em casa sofria com estigma de burra por nao conseguir ler direito. hoje aprendi a lidar com a dislexia, uso ferramentas que me ajudam na correção, organização de textos pois muitas vezes meu texto fica sem organização logica além das palavras fora de ordem (falo muitas vezes como o Yoda). vídeo maravilhoso de vcs, como sempre. desculpa pelo textão, mas achei que valia colocar o meu relato falando sobre a importância de um diagnostico profissional.
@flaviabloise7486
@flaviabloise7486 4 ай бұрын
É impressionante como algumas coisas se repetem. Tinha pavor de ler em voz alta em sala. Também escreve ou falo tipo Yoda. As ferramentas que o tratamento traz ajudam muito. Continue seus estudos! Você irá ser uma excelente profissional!
@GlaicyJorge
@GlaicyJorge 4 ай бұрын
@@flaviabloise7486 sim.. eu também 🫂😊 hj lido com menos pavor de ser uma yoda 😁por isso que eu falo o quanto é importante ter o diagnóstico e se entender
@RudahXimenes
@RudahXimenes 10 ай бұрын
Excelente vídeo! Muito preciso e informativo! Um dos fatores ambientais que são mais comuns e promovem dificuldade mais especificamente com matemática, é a "punição" por não conseguir chegar no resultado certo. Muitas vezes pais ou até mesmo professores acabam, intencionalmente ou não, causando um estímulo muito aversivo à criança, como criticar ou julgar a dificuldade. Isso é muito prejudicial para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, pois a criança passa a criar aversão à matemática e a lógica por receio de ser julgada. Mas vale ressaltar que isso que estou falando não é discalculia! É aversão aprendida à matemática! Então, pais, por favor, entendam que matemática não é algo natural para o ser humano! Muito menos natural para uma criança! Então quando vocês verem o filho ou filha de vocês terem dificuldade, ao invés de criticar ou julgar, senta do lado e passe o tempo que for necessário para ajudar a criança! Se passar muito tempo, explica pra criança que talvez seja hora de descansar um pouquinho e outra hora vocês voltam a estudar. O importante é não criar uma fobia à matemática na criança, afinal julgamento e críticas são um estímulo muito aversivo principalmente na infância!
@flaviabloise7486
@flaviabloise7486 4 ай бұрын
A dislexia tratada dá ferramentas para a criança/adolescente ter um aprendizado sem retardo. A vida escolar vai ser sempre diferente da maioria dos colegas, mas não impede um excelente desempenho acadêmico. Tenho dislexia fui diagnosticada com 6 anos após severa dificuldades na alfabetização. As ferramentas do tratamento me possibilitaram ser um estudante que ganhou bolsa de estudos integral por mérito no ensino médio, passei para a federal no curso de biomedicina, onde obtive diploma cum laude, fiz mestrado e doutorado também na federal e pós doutorado na Holanda. Hoje sou professora Universitária. Por favor, não deixe um diagnóstico te taxar. Use o para descobrir como você pode construir estratégias para aprender. Não se limite e não deixe ninguém te limitar, mesmo que este alguém seja quem deveria te ensinar. Minha professora da alfabetização disse para minha mãe que eu era uma perda de tempo, que dificilmente terminaria a escola. Com apoio, dedicação e amor, tornamos (minha mãe, a fono que cuidou tão bem do meu caso e eu ) essa previsão em um erro.
@MarceloVivanBorro
@MarceloVivanBorro 10 ай бұрын
Zelda fofa demais!!!😻😻😻
@seeufalarnaosaidireito
@seeufalarnaosaidireito 10 ай бұрын
Eu sou autista e TDAH diagnosticado tardiamente. Eu achava que tinha discalculia por toda dificuldade que tenho para ler relógios analógicos e fazer cálculos mentais, mas ao fazer avaliação neuropsicológica (fazendo link com aquele seu outro vídeo sobre TDAH e a importância do diagnóstico feito com profissional) foi dito que eu não pontuava nada em discalculia, mas sim que eu sou desatento (TDAH, lembra?). Então fica aqui o meu conselho: levem as informações que nós passamos por aqui como um passo inicial que nos tire da cadeira para ir até um profissional sério que nos avalie de verdade, afinal se achismo valesse se algo eu não saberia que sou autista e tdah - e acreditaria piamente que tenho discalculia. Abraços do tio .faso
@AndreaMayer2008
@AndreaMayer2008 10 ай бұрын
Por favor, vocês poderiam fazer um vídeo sobre disgrafia? Não tenho diagnóstico, mas suspeito que eu possa ter discalculia. Nossa, as aulas de matemática e física eram um tortura!! Até hoje tenho dificuldades com tarefas bobas, como ir ao supermercado ou seguir uma receita na cozinha!! Antes da popularização dos cartões de débito e crédito, eu nunca conseguia conferir o troco de qualquer compra e me sentia muito mal por essa e outras situações. Depois que soube sobre a discalculia, tive pelo menos um alívio em parte (já que não tenho certeza) Mas acho que as escolas deveriam ser mais cientes e cuidadosas em relação às neurodivergências, porque além do impacto nas vidas das crianças e adolescentes ser muito grande, é importante elas descobrirem suas próprias formas de aprender e lidar com o mundo "para quem está na média"
@mirellysantossantos501
@mirellysantossantos501 10 ай бұрын
Muito obrigada pelo vídeo! Como professora eu digo TODOS os profissionais da educação deve ter formação para identificar esses e outros transtornos. Eu já identifiquei alunos no 2o ano do Ensino Médio com indícios de dislexia e discalculia. Uma das alunas confessou que se achava burra pq só aprendeu a ler no 4o ano e por sempre tirar nota baixa. Sou profa de inglês e numa atividade simples (onde os alunos se entrevistavam e anotavam informações como nome e telefone) percebi q essa aluna invertia a escrita de números e letras e a ordem das letras em algumas palavras. Tmb perguntei ao prof de matemática e ele disse q ela era muito fraca na matéria. Então, falei com o pessoal do AEE da escola e eles fizeram uma avaliação q deu o indicativo de discalculia e dislexia. A aluna foi encaminhada pra o CAPS da cidade e está recebendo atendimento lá e na escola.
@tamamatheus
@tamamatheus 10 ай бұрын
Sou dislexico com Tdah, discalculia, dislalia, disgrafia ja tive visão espelhada e algumas agnosias ahahahh Reprovei 5 vezes na escola, troquei de escola 7 vezes, pela minha exeperiencia nem uma escola em Sergipe onde eu moro e preparada para receber um aluno dislexico ou com qualquer outro transtorno ou PCDs, Me formei na faculdade de Fisioterapia, e foi tão dificil quanto a escola, mas teve pontos melhores porque eu estava estudando oque me interessava, hoje depois de formado, ainda tenho dificuldades com alguns termos ou nomes de teste fisioterapicos ou exercicios, eu sei fazer quase todos pq sou muito bom em aprender na pratica, mas nunca consegui decorar os nomes dos teste nem nada hahaha eu sigo a vida assim eu faço todo o tratamento correto mais quando vou passar para a ficha do paciente tenho que pesquisar o nome hahaha
@joaoponeis
@joaoponeis 10 ай бұрын
Valeu!
@laizperezsolismoreira3077
@laizperezsolismoreira3077 14 күн бұрын
Chega e ser llindo de ouvir isso. Pq nunca explicaram tão bem o dia a dia de quem tem ambas. Assim mesmo.... Cresci com ambas, me dedicando maiiiis e tudo deu certo hoje em dia e vivo contando aos meus alunos sobre.... Obrigada por esse vídeo. ❤
@DandaraSantos
@DandaraSantos 10 ай бұрын
Eu sou disléxica. Sofri tanto na escola 😢 e eu gosto de ler, mas eu tenho que anular todos os outros estímulos senão não consigo entender nada ou leio várias vezes a mesma linha do texto. Riam tanto de mim na escola por isso.
@emersonobara6135
@emersonobara6135 10 ай бұрын
Na minha experiência como psicólogo, pude perceber que todos os custos que habilitam um profissional a atuar na área da neuropsicologia (cursos de atualização e testes específicos) são bastante altos. Infelizmente, uma especialização tão custosa dificulta a oferta de valores acessíveis (ou sociais) para essa área de atuação. Desconheço a oferta do SUS/MEC para pessoas com essas necessidades, mas acredito que devam existir bons serviços oferecidos a população. Só reforçarndo que, mesmo o diagnóstico devendo ser feito por neuropsicologa(e,o), a abordagem para auxílio é multidisciplinar, devendo envolver profissionais da área da saúde e educação. Me deixa emocionado ver o quanto vocês aqui no nv1c se esforçam para oferecerem informações tão importantes, com linguagem acessível. Sempre o meu muito obrigado. ❤
@FelipinUoU
@FelipinUoU 5 ай бұрын
Se tivesse esse vídeo para mostrar aos meus pais quando eu tinha 7 anos, minha vida escolar seria totalmente diferente. Lembro que minha professora do 4º ano, não sabia como me ensinar, e depois do 3º mês, ela desistiu de mim, e continuou dando aula normalmente. Meus pais e minha professora, suspeitavam que eu era preguiçoso, porque eu dava meu jeito de jogar video game, mesmo eles não entendendo nada de Ingles. Depois de muito chorar, castigos, e pedidos pra nunca mais ir pra escola, minha mae achou melhor ir atras de um pedagogo. E deu tudo certo no final
@lucianathiesen4085
@lucianathiesen4085 10 ай бұрын
Show
@anderson.cruz08
@anderson.cruz08 10 ай бұрын
É a coisa mais fofa a Vovó Juju aparecendo no vídeo!! 🥰🥰🥰🤗
@joaoponeis
@joaoponeis 10 ай бұрын
Estas minhas idalas faraonas da ciência Dra. Ana e Dra. Laura, são fodasticas. Discernimento e coerência saindo pelos poros. Parabéns, meninas 😊😊😊😊😊😊😊💪💪💪💪💪🧠🧠🧠🧠🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵. Vocês tocaram num ponto fundamental. Educação de base. Infelizmente, a grande maioria do povo mal tem a educação fundamental. Uma nação, sem uma educação de base, é apenas um amontoado de gente, né.😊✌️✌️✌️👏👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵
@raquelyokoyama8179
@raquelyokoyama8179 10 ай бұрын
Adorei o vídeo! Pesquisei sobre discalculia por volta de 2010 para a monografia da faculdade. Mas enquanto professora nunca tive sucesso em apontar possíveis casos de discalculia, porque a própria equipe escolar nem sequer repassava a suspeita para as famílias. Eu entendo que muitas famílias da escola pública tem dificuldade de ter acesso aos diagnósticos, mas muitos profissionais simplesmente desdenham da discalculia pq não é tão conhecida como a dislexia. Torcendo para que em algum momento as famílias mais humildes tenham acesso aos diagnósticos e a equipe escolar tenham mais atenção às dificuldades de aprendizagem.
@vanessalop3259
@vanessalop3259 10 ай бұрын
Amo a edição, o conteúdo, a qualidade, o carisma, mas pets não dá! É muita fofura 😍😍😍
@butterflying40
@butterflying40 10 ай бұрын
Excelente!
@s.v.c316
@s.v.c316 10 ай бұрын
Eu tenho discalculia. Muito sofrimento. Trabalho com faxina por isso. Não é todo serviço que dá pra trabalhar. Não consigo nem dirigir, por causa da noção de espaço. Descobri no final do ensino medio quando desisti da escola. Mas na epoca quase nao se falava sobre isso... Complicado. Hoje faço piada da situação quando vou dar troco errado etc... Acaba com a nossa autoestima. Fui chamada de burra em sala de aula. Ainda bem que as coisas estão mudando
@roseanesousa9689
@roseanesousa9689 10 ай бұрын
Sou professora e trabalho com alfabetização. Li rapidinho o texto. Acho que conquistei superpoderes kkkkk
@veca12
@veca12 10 ай бұрын
Vou dividir com os professores que trabalho. Que video esclarecedor e muito útil para nós da Educação ❤
@GilsonGama13
@GilsonGama13 10 ай бұрын
Ana, Nem preciso falar que foi mais um vídeo sensacional né? Super importante e necessário os esclarecimentos. Obrigado. Se já era fã, fiquei mais ainda conhecendo a Zelda. Ela não é uma gata. É um espetáculo. Uma pintura lindíssima que se mexe e mia. Apaixonado.💚
@eloatelesdesouza1673
@eloatelesdesouza1673 10 ай бұрын
Ana querida, obrigada por postar este vídeo. Sou professora aposentada e frustrada por não ter conseguido ajudar a contento algumas crianças. Um caso, entretanto, foi o mais marcante - um menino que foi meu aluno por um ano e, apesar de ter um recurso para que pudesse fazer cálculos com material concreto, a família não conseguiu levá-lo a um profissional especializado dentro desse tempo tão grande.
@zenyocampos
@zenyocampos 10 ай бұрын
Comecei minha carreira como professora em 1971, e já nessa época tivemos na escola 2 alunos, irmãos, diagnosticados com dislexia e disgrafia. Por sinal muito inteligentes! É impressionante, por isso, o atraso do sistema em identificar e lidar com essas síndromes!
@yurineri2227
@yurineri2227 10 ай бұрын
ótimo vídeo, tenho dislexia e disgrafia e amei o vídeo do canal sobre o assunto Outro fato interessante é que um derame cerebral no giro angular no lobo parietal dominante (geralmente o hemisfério esquerdo) também pode causar dislexia e discalculia, o nome disso é Síndrome de Gerstmann
@cristiandrade6799
@cristiandrade6799 10 ай бұрын
Como fala bem do assunto 👏🏻👏🏻👏🏻
@ninjamoraes
@ninjamoraes 10 ай бұрын
Só queria dizer que amo vocês, Ana e Laura, a Bibi, o Pirula e o Marco e o Vogel do Vogalizando a História.
@DrJade
@DrJade 10 ай бұрын
Muito legal o vídeo, adorei a gatinha também.
@emeritanevescorrea375
@emeritanevescorrea375 10 ай бұрын
A Zelda é linda. Temos muito o que aprender. Adoro ciência por isso. O que entendíamos ontem pode nos trazer mais dados para um melhor diagnóstico hoje. Beijos.
@georgeluizmateus.
@georgeluizmateus. 10 ай бұрын
Uma pessoa que tenha dificuldade de memorizar durante a época escolar existe algum estudo sobre esse tema? Quem tem dislexia pode atenuar o processo de memorizar as palavras já que a mesma não compreende seu significado? Continuem com temas importantes para nós informar ❤❤❤
@adri6081
@adri6081 10 ай бұрын
Pode ser TDAH.
@aquilamesquita2479
@aquilamesquita2479 10 ай бұрын
Eu fui diagnosticado com dislexia leve durante a 3a série e o acompanhamento de um profissional foi fundamental para minha vida escolar e adulta
@paulasol
@paulasol 10 ай бұрын
Valeu! Difícil é quando a pessoa incorpora esse diagnóstico e já coloca isso como desculpa para nem tentar fazer as coisas, como provas de concurso e vestibular.
@ruykbarbosa4085
@ruykbarbosa4085 10 ай бұрын
Parabéns pelo ótimo vídeo. 👏👏👏
@cristianemarthendal3545
@cristianemarthendal3545 10 ай бұрын
Minha filha tem dislexia, e foi um processo demorado chegar ao diagnóstico, já faz acompanhamento há 3 anos. Ainda me impressiona como faltam informações sobre o assunto, e como é difícil conseguir que as escolas realizem as adaptações necessárias.
@Samuel_Gomes_1982
@Samuel_Gomes_1982 10 ай бұрын
Acompanho um canal muito bom que é feito por uma pessoa diagnosticada com dislexia e também TDAH
@gabrieldelimacarioca5949
@gabrieldelimacarioca5949 10 ай бұрын
Eu nem espero notícia boa pra dar like não. Dou like mesmo porque o vídeo e o conteúdo são excelentes!
@laurabraga9446
@laurabraga9446 10 ай бұрын
Meu deus, pra mim foi bem fácil ler o texto do início. Acho que depois de tantos anos corrigindo prova vc consegue traduzir qualquer coisa.
@cpelegrineti2
@cpelegrineti2 9 ай бұрын
Que beleza essa aula, tia!
@gatolaxa8219
@gatolaxa8219 10 ай бұрын
vcs poderiam trazer mais vídeos de neurodivergencias e até transtornos mentais, como a TAG entre outros, que muitos acham que possuem, mas é algo bem mais dolorido e sofrido que se pensa ser, eu acho :p
@DaviSena492
@DaviSena492 10 ай бұрын
Uma reclamação sobre o vídeo. Mais uma vez cheio de informação bem mastigadinha, aí a Ana parece com a Zelda, 😻😻😻. Acho que me bateu uma dislexia e uma discalculia, já que fiquei babando na Zelda, muito fofinha. A Ana apelou.
@carolperina1583
@carolperina1583 10 ай бұрын
Tenho dislexia, descobrimos com uns 7 anos pela dificuldade global na alfabetização, fiz TO por 2 anos ela me ensinou a aprender da minha forma a ler da minha forma, encontramos a meu método, hoje a única coisa que permanece é que eu posso trocar letras com som de s tipo eu sei que “isso” se escreve assim mas se eu leio sem pensar pode sair “iço”, por isso releio tudo o que escrevo, fora isso tenho uma vida normal e plena e amei o vídeo ❤
@liviapdesantana
@liviapdesantana 5 ай бұрын
Aguardando ANSIOSAMENTE o vídeo da disgrafia!! 😬
@andrewalsh-monteiro9793
@andrewalsh-monteiro9793 10 ай бұрын
Ótimo vídeo. Compartilhando no grupo da escola. Impressionante como tem colega na educação infantil que diagnostica aluno no primeiro dia ou primeira semana do ano letivo. Isso é triste.
@luis589485
@luis589485 10 ай бұрын
Ameeiiii fica aqui o engajamento
@giovanafuza
@giovanafuza 10 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo, meninas🎉🎉🎉 Adoramos conhecer a Zelda❤❤❤❤
@jadelsons
@jadelsons 10 ай бұрын
Ana conteúdo fantástico! Como futuro pedagogo é muito importante ter esses vídeos que informam e explicam com tanta facilidade... Muito obrigado❤
@alokastrologica2727
@alokastrologica2727 10 ай бұрын
adoraria um vídeo ou um SAC falando da HIPERLEXIA
@laurafernandesfigueira9266
@laurafernandesfigueira9266 4 ай бұрын
Tenho dislexia. Mesmo assim sou pós graduada e aprendi 4 idiomas. Mas lembro como foi difícil a fase escolar, principalmente a primeira fase do ensino fundamental. Aprendi a ler e interpretar texto com quase 10 anos. E lembro de sempre levar reprimenda porque eu simplesmente não conseguia decorar a tabuada, mas sim, somava os números até chegar no resultado. Sempre culpei meus pais por não buscarem um diagnóstico cedo, mas com esse vídeo pensei que talvez eles não quisessem que eu fosse taxada como "retardada". Sei lá. Vou falar com eles a respeito. Obrigada pelo vídeo maravilhoso, como sempre meninas.
@werbsonsavio
@werbsonsavio 10 ай бұрын
Viciado no canal
@nuncavi1cientista
@nuncavi1cientista 10 ай бұрын
Esse vício é bom kk
@AndreaMayer2008
@AndreaMayer2008 10 ай бұрын
😍😻💕 que linda a Zelda!!!!! 💕💕💕
@laudiceiaalmeidaramos8320
@laudiceiaalmeidaramos8320 10 ай бұрын
Parabens por este video,certamente ajudara muitos a buscar auxilio e diagnóstico preciso.
@CarlosRibeiroRC
@CarlosRibeiroRC 10 ай бұрын
Excelente vídeo!
@Fercs89
@Fercs89 10 ай бұрын
AAHHHHHHHHHH O FINAL ❤❤❤❤
@PriscilaBr3
@PriscilaBr3 10 ай бұрын
Segunda vez que descubro o nome certo de algo que eu talvez tenha e não sabia pq ninguém falava. Amo esse canal
@kiara6237
@kiara6237 10 ай бұрын
Eu sempre tive suspeita de discalculia pessoalmente, mas os profissionais nunca levaram à sério só porque eu conseguia fazer contas simples de somar e subtrair, porém me atrapalho em multiplicação e divisão(principalmente se tiver que fazer no papel), e nem preciso dizer oque acontece quando chega em equações, 99% do que passaram no colégio depois disso eu não compreendi nada. Não consigo entender como ''ver'' os números no enunciado nem perceber qual fórmula devo usar, minhas folhas de prova eram uma bagunça porque eu tentava calcular tudo de todas as formas possíveis pra não chegar a lugar nenhum. Ver video aula no youtube não melhorou em nada essa situação, às vezes eu até entendia a lógica da fórmula mas não conseguia aplicar. Desisti de fazer enem por conta disso, em exatas minhas notas eram deploráveis.
@brendastephanie1403
@brendastephanie1403 10 ай бұрын
0:04 Eu consegui ler bem. Eu já leio bem devagar e preciso ficar voltando pra entender, então não foi muito diferente
@mariaisolinacosta4007
@mariaisolinacosta4007 10 ай бұрын
Lindaaa, você esqueceu da neuropsicopedagoga. Minha pós é nessa área, transtornos de aprendizagens. 😊
@gersonstumbosilva9632
@gersonstumbosilva9632 10 ай бұрын
Vcs são demais; recomendo os vídeos para meus alunos; parabéns! Vcs poderiam abordar a Bipolaridade?
@jeanalberto899
@jeanalberto899 10 ай бұрын
Esse vídeo foi muito sério....diferente, mas gostei...🙏🐐🌻⛩️👌😉😎
@MazureMoganashi
@MazureMoganashi 10 ай бұрын
Eu sou disléxica, foi o caos na escola, a diretora da escola quando estudava, me falou que eu não tinha futuro.
10 ай бұрын
Obrigado!
@stephaniecapelache8502
@stephaniecapelache8502 10 ай бұрын
Noossaaa muito obrigada por esse vídeo!! É realmente muito difícil achar bons vídeos na plataforma sobre dislexia. Meu marido tem e desde que aprendi mais sobre isso, vejo que existe um estigma muito grande em cima de pessoas que "não sabem escrever direito". Tem muitos adultos com dislexia que nem sabem que tem, as vezes passam uma vida inteira achando que são burros pq não aprenderam na escola como os neurotípicos. Também teve muitos adultos da geração dos meus pais que abandonam a escola e a chance de uma educação formal por causa de falta de diagnóstico, realmente até hoje sinto que grande parte das escolas não tem muito preparo para criar ambientes adaptados para outros tipos de aprendizagem. Poxa, 1 em 5 pessoas é muita gente.
@Alezinha1705
@Alezinha1705 10 ай бұрын
Amei a Zelda, Lindeza ❤
@grazihastings
@grazihastings 10 ай бұрын
Meu irmão acredito que tenha. Mas nunca foi na infância porque esse tema nunca foi muito falado. Hoje ele já tem 24 anos. Vou conversar com ele pra procurar um especialista pra investigar melhor.
@fernandamessquita
@fernandamessquita 10 ай бұрын
Zelda lindaaa! Ótimo conteúdo, como sempre
@nuncavi1cientista
@nuncavi1cientista 10 ай бұрын
Muito obrigado 😁
@georgeluizmateus.
@georgeluizmateus. 10 ай бұрын
Ótimo vídeo.
@mariaclara-yd2uz
@mariaclara-yd2uz 10 ай бұрын
Meu namorado tem dislexia, ele tem 0 dificuldade em compreender o conteúdo textual, ele interpreta super bem, porém, ele confunde o posicionamento das letras, dos sons e dos formatos. Então, às vezes ele solta um "contidicionador", "cledo" e afins rs. Infelizmente eu tenho discalculia ideognóstica, e o problema não é apenas com os números, tenho muita dificuldade de formar qualquer imagem mental na cabeça. As pessoas acham que eu não sei fazer conta, mas eu sei, eu só não sei fazer "de cabeça", porque é como se tivesse um branco, ou melhor, um nada quando tento fazer as operações dessa forma. Enfim, é a vida.
@dieghomoraes618
@dieghomoraes618 10 ай бұрын
Nem comecei a assistir, mas já no texto inicial já me pegou. Eu tenho dislexia, foi diagnosticada há uns 25 anos, e até hoje leio exatamente assim. Claro que o costume de ler traz uma fluidez melhor, mais para ler em voz alta, como se divide a atenção, até hoje leio assim.
@tatajoaninhatdp
@tatajoaninhatdp 10 ай бұрын
Dra. Ana Bonassa, espero que você seja professora, porque você explica tudo maravilhosamente bem, de forma muito clara e simples. São pessoas como você que enriquecem este mundo! Obrigada pelo excelente vídeo! Beijos em você e em toda a equipe que trabalha para fazer este canal! 😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🐞
@nuncavi1cientista
@nuncavi1cientista 10 ай бұрын
Já fui prof🩷
@tatajoaninhatdp
@tatajoaninhatdp 10 ай бұрын
@@nuncavi1cientista ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
@petraariely8988
@petraariely8988 10 ай бұрын
Você é muito carismática
@billynunes2033
@billynunes2033 10 ай бұрын
A Zelda é um amorrrr ❤
@brendastephanie1403
@brendastephanie1403 10 ай бұрын
Ana, você conhece estudos sobre o uso de ocitocina intranasal para melhorar reconhecimento de rostos? Geralmente os pequenos estudos se restringem a crianças autistas, não conheço estudos maiores ou que incluam adultos e prosopagnosia
@rosanafonseca5804
@rosanafonseca5804 10 ай бұрын
Valeuuu querida Ana Bonassa , super Fera , abraçãooo ! 😊🤩🤗👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻♥️♥️♥️♥️♥️♥️🌍🌏🌺🌹🌸🌲🌳🌴🌷🌼🌻🌺🌹🌸🌷🌳🌴🌲🌼🌻🌺🌹🌸🌷🌲🌳🌴🌼🌻🌲🌳🌴🌺🌹🌸🌷🌼🌻🌲🌳🌴🌲🌳🌴🌳🌴🌲🌎🌍♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️
@victoralmeida1957
@victoralmeida1957 10 ай бұрын
Descobrir minha dislexia no vestibular aos 18 anos . Passei 6 meses fazendo o laudo dá dislexia. 😢
@MaokiDLuffy
@MaokiDLuffy 8 ай бұрын
Eu confundo numero com letras, A e 4, g e 9, 3 e E, L e 7. E tb confundo 6 e 9. Tenho que olhar varias vezes pra ver se acertei numeros de telefone ou de casas, pix, etc. Mas o maior problema pra leitura é a distração que vem do TDAH. Leio o mesmo parágrafo varias vezes 😂 ao mesmo tempo, aprendi a ler e escrever aos 4 anos. Vai entender a mente rsrs
@juliancosta2954
@juliancosta2954 10 ай бұрын
fui diagnosticado com dislexia quando criança. eu leio muito bem e tenho paixão por leitura ,já li dezenas de livros , sou bom em matemática...minha dificuldade é a ESCRITA ! meu português é horrível ( quando não tem o corretor como aqui) eu já li mais de 30 livros e segundo algumas teorias quem lê muito escreve muito bem ..esse não é meu caso , na escola era bem evidente eu trocar P por B .. M por N etc
@MafagafosRoxos
@MafagafosRoxos 10 ай бұрын
Crescendo com discalculia, se eu tivesse um real pra cada vez que me indicaram "kumon" pra aprender matemática, eu teria uma quantidade de dinheiro que não sei calcular [brincadeiras a parte foi trash mesmo, e só fui receber diagnóstico no final do ensino médio]
@brauliolordello5893
@brauliolordello5893 10 ай бұрын
Mais uma vez me surpreendo com a clareza e abordagem apropriada ao tema estudado. Obrigado equipe do NV1C!!!!
@crixfranca
@crixfranca 10 ай бұрын
Oi! Quando puderem, façam um vídeo sobre HPV, por favor. Estou com dificuldade em encontrar informação científica com linguagem mais acessível, especialmente em relação à vacina para adultos. (nada a ver com o tema do vídeo, mas na esperança de ser lido, hihihi)
@RoSturmer
@RoSturmer 10 ай бұрын
Olá meninas. Amo o trabalho de vcs. Tenho uma dúvida, mas não é sobre esse vídeo. Não encontro resposta em nenhum lugar. O que é ácido glutamínico. Eu conheço apenas ácido glutâmico. Encontrei ácido glutamínico no rótulo de um Whey protein. Obrigada.
@isabelribeiro3458
@isabelribeiro3458 10 ай бұрын
Escolas e professores deveria ser mais bem preparados para perceber estes casos, meu filho estudando em escola que dizia preparada com crianças especiais, não foi capaz de perceber a Dilexia de 50 % de meu filho repetindo A primeira série, e repetiram tb a terceira série por ele não fazer redação onde mesmo sendo capaz de ler, ele não conseguia escrever redação .só descobri qdo troquei de escola pela terceira vez,...
@oieusouoLeo
@oieusouoLeo 10 ай бұрын
eu amo a Ana fazendo voz de vovó Juju como no final do vídeo, é só isso, não tem nenhuma outra informação relevante no meu comentário hehehe (editado) aliás... eu sempre achei que eu era uma mentira, tinha diploma de curso de inglês mas eu não entendia as músicas e comentei isso com um amigo meu, e ele deu risada e comentou que eu não sabia em português também, que eu cantava tudo errado, eu fiquei ué... será isso é verdade? Resultado: percebi q isso era um fato pra mim, me soltei bem mais acabei melhorando ao ponto de dar aula de conversação. algum tempo depois uma das minhas melhores alunas, na época ela estava com 13 anos acho, estava se sentindo insegura e veio desabafar comigo "Leo, eu não sei o que acontece, eu tenho dificuldade com músicas" e eu fiz a pergunta "você também tem dificuldade com entender letras em português, ou poesia?" e o olho dela brilhou e perguntou como eu sabia, expliquei que tinha o mesmo problema, que era uma dificuldade só chata, pq no final, na hora da conversação ela ouvia e falava com tranquilidade. resultado, acho que nunca vou conseguir ser baixista (pq também tenho dificuldade de ritmo pra tocar), mas pelo menos tô me divertindo com meu canal de provar comidas
@greicebornschlegell6057
@greicebornschlegell6057 10 ай бұрын
A Zelda é linda!
@deborabonvecchio
@deborabonvecchio 10 ай бұрын
Tenho discalculia e só fui perceber que era um problema de fato logo após o ensino médio. Passei muitos anos prestando vestibular (Unicamp, Arquitetura, minha escolha não ajudou muito) e foi ficando cada vez mais latente. No meu caso, eu tenho dificuldade em ler números longos (mais que 4 dígitos) porque eles se misturam tudo na minha frente e se me pedir pra repetir, eu vou trocar eles de ordem, até pra números de 3 ou 4 dígitos. Algumas pessoas tem também dificuldades em interpretar gráficos. É bem amplo, então mesmo sendo um bom aluno a vida toda, algumas pessoas descobrem só na vida adulta. Cadê meus colegas que bugam completamente com tabelas no excel??? 😂❤
TDAH: tudo o que você precisa saber
16:51
Nunca vi 1 cientista
Рет қаралды 61 М.
Faz mal entrar na água depois de comer?
14:43
Nunca vi 1 cientista
Рет қаралды 25 М.
WILL IT BURST?
00:31
Natan por Aí
Рет қаралды 48 МЛН
Nastya and balloon challenge
00:23
Nastya
Рет қаралды 51 МЛН
Секрет фокусника! #shorts
00:15
Роман Magic
Рет қаралды 101 МЛН
Aprenda a não comprar alimentos falsificados
15:13
Nunca vi 1 cientista
Рет қаралды 83 М.
Protetor solar engorda e causa deficiência de vitamina D?
19:38
Nunca vi 1 cientista
Рет қаралды 144 М.
Depressão: não é o que você imaginava
12:02
Nunca vi 1 cientista
Рет қаралды 54 М.
O que não te contaram sobre IMC e peso
14:05
Nunca vi 1 cientista
Рет қаралды 22 М.
Como os QUEIJOS são produzidos: tudo o que você precisa saber
18:18
Nunca vi 1 cientista
Рет қаралды 35 М.
Desvendando os mitos do AUTISMO
20:57
Nunca vi 1 cientista
Рет қаралды 43 М.
Como saber se você toma um café puro (vídeo 7)
22:06
Nunca vi 1 cientista
Рет қаралды 41 М.
Dicas práticas para evitar intoxicação alimentar
25:41
Nunca vi 1 cientista
Рет қаралды 34 М.
Como funciona o protetor solar e o FPS?
17:59
Nunca vi 1 cientista
Рет қаралды 73 М.
Pare tudo o que está fazendo e assista a esse vídeo
15:29
Vanessa Lino
Рет қаралды 8 М.