Рет қаралды 52,266
Vontade de deixar tudo para trás. Sua vida merece uma nova temporada.
Agendamento psicoterapia on-line ou presencial: WhatsApp 11 99787-4512
www.marisapsico...
Atendimento presencial: Rua Bela Cintra, 968 (prox Av Paulista - Metrô Consolação e Metrô Paulista)
Inscreva-se neste canal goo.gl/32B3B6
Seja membro do clube de canais: / psicólogos em são paulo
E-books Gratuitos www.marisapsico...
E-books já publicados TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo. Transtornos de Personalidade. Depressão. Tratamentos psicológicos. Ansiedade. Pânico. TDAH Déficit de atenção. Hipocondria. Esquizofrenia. Anorexia. Obesidade. Agorafobia. Tratamento para alcoolismo. Auto estima. Ansiedade infantil. Timidez. Bournot . Ejaculação Precoce. Superando a dor da separação. Como manter a sanidade mental na quarentena. Insônia. Neurose de Abandono. Borderline.
Participar do grupo no Telegram: t.me/Psicologo...
Marisa de Abreu
Psicóloga CRP 06/29493
_________________________________________
Coragem de deixar seu antigo eu para trás
Quem não tem algo que gostaria demais de mudar?
Perder um medo: Medo de dirigir, de falar com pessoas novas, de se candidatar a um emprego melhor, de animais, medo de quebrar a cara no relacionamento, medo do que vão pensar de você.
Aprender um comportamento novo: Ser mais assertivo, mais extrovertido, mais espontâneo, mais envolvente, mais entusiasmado, mais empenhado.
Mas para cada nova forma de ser e agir que você desenvolve você deixa para trás seu antigo eu. E mesmo que você mude para melhor, para muito melhor, é possível que fique inseguro nessa nova “casa”.
Algumas vezes existe muita dificuldade de se reconhecer nesta nova pessoa que deu tanto trabalho para desenvolver.
Uma pessoa que finalmente, por exemplo, venceu a insegurança de sair sozinha, fazer seus passeio e programas consigo mesmo, seja por opção ou por falta de opção, ou seja, passou a sair sozinha porque os amigos estavam ocupados demais, ou se percebeu sem amigos, ou porque decidiu que quer ficar consigo mesmo, mas ainda assim se questiona “liberdade ou solidão?”, seria legal mesmo fazer isso ou estou pagando de perdedor?, alguém está reparando em mim?
E por mais que seja a melhor coisa que você tem a fazer terá um período de adaptação, de se sentir você mesmo com esta nova persona. O importante é persistir.
Essa dificuldade é seu processo de enterrar o antigo eu. Muitas vezes junto com seu antigo eu é preciso “enterrar” também velhos hábitos, crenças disfuncionais, carreiras, pessoas.
Algumas pessoas não serão enterradas, mas precisam ser administradas. Em terapia vemos muito a “piora” na dinâmica familiar, ou social, quando uma pessoa visivelmente melhora em todos os aspectos. Algumas vezes é somente a resistência das pessoas em te ver uma nova pessoa, talvez o medo de você deixar de gostar delas, mas outras vezes é um egoísmo que não quer abrir mão dos benefícios que eles tinham com seus problemas anteriores. E podem ser muitos. Por exemplo, se você foi uma pessoa insegura que precisava muito do apoio, da opinião dos outros, essas pessoas podem passas a se sentirem rejeitadas caso você se torne uma pessoa independente.
Então, seja sempre sua própria referência, não permita que te digam que você “piorou” quando você sabe qual é caminho que você está trilhando e para onde está indo, pois muitas vezes a mola depois de esticada não volta para o equilíbrio imediatamente, ela vai para o extremo oposto e assim continua o movimento até encontrar o equilíbrio.