Uma das melhores senão a melhor explicação com um exemplo de quando o PIF não funciona. Obrigado, professor!
@edsonlamim13Ай бұрын
Os seus vídeos são, também, aulas de como ensinar matemática. É o que chamamos de didática. Na formação de professores há essa disciplina. Saber como conduzir os alunos a compreensão do conhecimento matemático. A didática, na minha visão, é um exercício de criação do professor. Então, observar os próprios professores e as formas como ensinam, conduzem a evolução didática na sala de aula. É sempre cativante assistir aos seus vídeos por múltiplos motivos além da didática e da comunicação agradável. E não poderia deixar de destacar o seu envolvomento emocional - perdoai-me se exagerei - ao falar da matemática. Há sempre um forma de expressão em que você manifesta paíxão por essa ciência.
@hugobernardorodriguez1496Ай бұрын
Excelentes reflexões sobre os fundamentos do Princípio de Indução!! Parabéns, Professor Possani! Abraços da Argentina.
@fucandonamatematica6207Ай бұрын
Um livro em que aparece esse último exemplo como exercício é o: ELEMENTOS DE ÁLGEBRA de L.H.JACY MONTEIRO. Queimei muita pestana para descobrir o erro e para tanto é necessário entender bem o PIF. Parabéns Professor.
@jorgegeraldesАй бұрын
Excelente como sempre. Serviço público de excelência.
@meires.demoraismorais8064Ай бұрын
Obrigada Professor Possani, fui sua aluna na faculdade (UNIVESP). Agradeço muito por suas aulas nesse maravilhoso canal que estão me ajudado demais.
@matematicafundamental739111 күн бұрын
A melhor explicação sobre o PIF." (...) uma questão de emoção própria. "
@LucasMouradosSantosАй бұрын
Esse é um dos melhores canais de divulgação científica do KZbin brasileiro, gratidão Professor!
@NsinguiKialaАй бұрын
@@LucasMouradosSantos eu sou Angolano 🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴 e concordo plenamente contigo! É na verdade grande canal! Gostaria ter um professor dessas na vida...
@eduardocerioni5331Ай бұрын
Parabéns, professor! demonstração muito elegante.
@KFernandesHАй бұрын
Faz vídeo também sobre os principais princípios lógicos usados pra demonstração em matemática. Fazendo equivalência entre teoria de conjuntos e a logica na construção de uma demonstração ou prova matemática.
@AntonioFonseca-rh5qfАй бұрын
Bom dia, Prof. Possani! Com todo meu afeto!
@fabiocaronteАй бұрын
Que jeito maravilhoso de começar o domingo! Que aula fascinante. 👏👏
@wendermessiattodasilva9038Ай бұрын
Wow😮
@NsinguiKialaАй бұрын
Apartir de Angola 🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴amei da aula... E gostaria estudar Aritmética teoria dos números por completo...
@wellingtonoliveira8513Ай бұрын
é interessante notar, porque é um tanto sutil, que no processo da demonstração, temos que A está contido em N, depois, com as passagens, a gente mostra que N está contido em A e por igualdade de conjuntos, a conclusão é que A=N
@eduardomarcicnetomarcic3511Ай бұрын
👏👏👏
@renatogomes97Ай бұрын
Traga Enumerabilidade, Possani
@joaovictornevesdesouzanune62282 ай бұрын
@ThallisMacedodeAssisАй бұрын
Muito Bom! Mas sobre a questão de teoremas e axiomas tenho uma inquietação: faz sentido falar que uma afirmação é em si teorema ou axioma, de forma absoluta? Não me parece, pois uma afirmação pode ser teorema em um certo contexto ou pode ser assumida como axioma em outro a depender do que se quer fazer, não? Por exemplo, nos axiomas da geometria euclidiana, eu não poderia substituir o axioma das paralelas por uma afirmação equivalente do ponto de vista lógico, mas diferente no conteúdo, de modo a descrever a mesma geometria, mas agora provando como teorema que por um ponto fora de uma dada reta passa uma única reta paralela a reta dada? E sobre a afirmação que o senhor fez sobre o princípio da indução, tem um livro de um matemático britânico, Keith Devlin, The Joy of Sets, em que ele apresenta a teoria de conjuntos ordinais e ele prova, como teorema, a indução em boas ordenações.
@ThallisMacedodeAssisАй бұрын
Sobre o livro acima, o teorema a que me refiro é o 1.7.1 da segunda edição
@claudiopossani2052Ай бұрын
De acordo.
@victordanielmendessampaior2165Ай бұрын
As vezes não sei se exagero fazendo PIF. Já fiz um exercício provando a soma da PA e, não ficando satisfeito com o jeito que o problema foi resolvido, fiquei fazendo manipulações até chegar em 1=1 Não sei se, ao me extender tanto, eu "enchi linguiça".
@alvimr2807Ай бұрын
Professor Possani : x² + x + 11 → gera números Primos (0 < x < 10) lembrando que 11 e 13 são Primos Gêmeos x² + x + 17 → gera números Primos (0 < x < 16) lembrando que 17 e 19 são Primos Gêmeos x² + x + 41 → gera números Primos (0 < x < 40) lembrando que 41 e 43 são Primos Gêmeos