Рет қаралды 2,754
Roteiro, Gravação, Apresentação e Edição: Alexandra Makowski
Produção: Inês Makowski, Maria Eduarda Makowski e Alexandra Makowski
A paisagem de Viñales é famosa pelos mogotes, que são pequenos morros bem arredondados. A formação geológica dos mogotes é bem interessante. Eles são o que resta do que , num passado bem distante, foi um platô calcário. Por milhões de anos aquíferos subterrâneos erodiram o calcário mais mole, criando cavernas, que depois desabaram, apenas as formações de calcário mais duro, ou seja, os mogotes, ficaram de pé.
Localizada a 170 km de Havana, a região de Viñales é famosa não somente pelo mogotes, mas também por suas plantações de tabaco. É muito comum os turistas visitarem estas plantações e foi o que nós fizemos. Nós estivemos na Finca do Benito. Finca, em espanhol, significa sítio ou pequena fazenda.
Lá, o campesino Ismael nos explicou o cultivo do tabaco.
Entra a fala de Ismael.
Nós fomos visitar também uma fábrica de charutosna cidade vizinha de Pinar del Río. A fábrica de Tabacos Francisco Donatién está instalada em uma antiga cadeia do século XIX. Lá pudemos ver cerca de 50 trabalhadores fazendo os charutos. Conversamos com dois deles: Rumbel e Sonalys.
Entra a fala de Rumbel e Sonalys.
Em Cuba, todas asa fábricas de charutos são estatais. Existem 27 marcas. Montecristo, Cohiba, Veguero e muitas outras. Praticamente todas as marcas são produzidas em todas as fábricas. O que muda de marca para marca é a mescla das folhas.