No video

Culinária Brasileira

  Рет қаралды 50,241

Paulo Rezzutti

Paulo Rezzutti

Күн бұрын

Já imaginou aprender a fazer comida usando macaco, cotia, anta e onça? Nossos bisavós tinham um manual de como prepará-los! Canjica e Quindim, africano, portugues ou indígena? D. Pedro II e o fatídico sorvete de pitanga, seria ele a causa da voz fina do nosso último imperador? Assista ao vídeo e descubra essas e outras curiosidades
-------------------------------------
Bibliografia:
Câmara Cascudo: História da Alimentação no Brasil
Jean de Lery: LÉRY, Jean de. História de uma viagem feita à terra do Brasil.
- Debret: Viagem Pitoresca ao Brasil
Donwloads:
- Cozinheiro Nacional: goo.gl/Ecw2yp
- Cozinheiro Imperial: goo.gl/6oxeAW

Пікірлер: 355
@leilarodrigues8278
@leilarodrigues8278 4 жыл бұрын
Oi Paulo, estive aqui, vi, ouvi e gostei. Um detalhe : qdo criança, comi muito farofa de içá. Só que onde nasci, Oipoque-AP, o nome era tanajura. E era por época, quando chegava no tempo delas, meu velho pai reunia a molecada da vizinhança e os filhos, dava umas latinhas pra gente e nos mandava pro campo, era muito moleque. Na volta vinhamos com as latas cheias de tanajura. Meu pai tirava a bunda delas , lavava bem com limão, picava bastante cebola, ele adorava cebola tudo que ele fazia tinha que ter muita cebola, fritava na banha de porco, colocava as bundas deixava dar uma fritada e quebrava ovos dentro., e por último a farinha e deixava torrar um pouco. Pense numa coisa gostosa..... hummmmmm, as bundas na verdade são bolsas de gordura e fritas ficam igual torresmo, muito bom. Nem sei se vc vai ler isso, mas vou escrevendo e tendo esperança. Um abraço.
@marioproescholdt6873
@marioproescholdt6873 4 жыл бұрын
Na minha infância, aqui no interior no Espírito Santo, também caçávamos Tanajura (por volta do mês de outubro) com esse mesmo nome. Na minha casa (Descendentes de alemães) não se comia de jeito nenhum, Rsss, mas nós, crianças, caçávamos com os amigos e provávamos na casa deles.
@MarcelaLessa1
@MarcelaLessa1 4 жыл бұрын
Lembranças de infância são uma delícia...
@MariaSilva-ij5qx
@MariaSilva-ij5qx 3 жыл бұрын
Que interessante.
@ivanordoflamengo
@ivanordoflamengo 2 жыл бұрын
Eu comia era sem fritar mesmo, ainda cantava uma música pra apanhá-las " cai cai tanajura, na panela de gordura, pra eu comer com rapadura"
@keilalinhares4209
@keilalinhares4209 3 ай бұрын
No nordeste a gente chama a formiga de tanajura. Uma farofa deliciosa, que tem gosto de infância e das panelas da minha avó! Saudades de comer isso. Não encontro no Paraná, onde moro.
@ameliasancho5630
@ameliasancho5630 4 жыл бұрын
Prof Paulo,tenho 76 anos. Amo história e História. Tenho aprendido mt com você. Vc me faz botar meu neurônio solitário p'ra trabalhar. Amo assisti-lo. Parabéns! ! Vc é ótimo!
@catharinacarvalho5599
@catharinacarvalho5599 5 жыл бұрын
Em Pernambuco o nome da formiga é Tanajura. Fale-nos um pouco da invasão Holandesa!
@Ricardomariella
@Ricardomariella 2 жыл бұрын
Aqui no Rio tb é tanajura. Denominação que tb era usada para mulheres bundudas
@roselip.348
@roselip.348 6 жыл бұрын
Esse fato do Dom Pedro II ter a fina me fez lembrar do lutador Anderson Silva.
@otavioteixeira4352
@otavioteixeira4352 3 жыл бұрын
Também pensei nisso kkkkkk
@gabrielpaludo6913
@gabrielpaludo6913 2 жыл бұрын
As gelatinas não eram feitas somente à base de galinha, também se encontram várias menções à "cola de peixe" nas receitas de "geléas", como eram chamadas. A cola de peixe é ainda hoje utilizada na clarificação de vinhos. Outro doce feito à base de galinha era o manjar branco, composto de frango desfiado, leite, farinha de arroz, açúcar e água de flor de laranjeira. O manjar branco é uma receita muito antiga que chegou na Europa vinda do Oriente Médio, como uma grande parte das receitas portuguesas. No início era um alimento considerado medicinal. É interessante que ainda hoje em vários lugares do oriente médio ainda se prepara e consome o manjar branco dessa maneira, porém obviamente com outro nome.
@MeuMagicBird
@MeuMagicBird 6 жыл бұрын
1:12 pessoal sou eu... Obrigado Paulo... realmente vamos compartilhar, eu já compartilhei com mais de cem pessoas e hj a gente comenta o aprendizado... e dá um jóinha como ele disse, assim o youtube vai mandar o aviso pra vc e todos os inscritos.... Valeu
@pauladarda
@pauladarda 5 жыл бұрын
Nossaa, Paulo... Vc me fez lembrar do tempo de infância no interior de Natal. Quando morava lá era muito comum em alguns períodos aparecerem as "tanajuras" e a gente comia muito frita ou com farofa. Eu simplesmente amavaaaa... É uma delícia!!!
@marlybithencourt3624
@marlybithencourt3624 4 жыл бұрын
Minha mãe que veio do Espírito Santo, contou-nos, em uma ocasião em que muitas dessas formigas surgiram, que lá eles comiam quando criança e que se nós quisessemos, ela preparava. Nós então catamos algumas (mas duvidando que fossemos gostar), qual não foi nossa surpresa em descobrir que era uma delícia. Aí em outra ocasião peguei aqueles saquinhos em que leite de vaca era envasado e comecei a catar, uma trabalheira, ao final do dia o saquinho estava cheio (já ia pedir a minha mãe que preparasse para mim), mas meu pai chegou do trabalho cedo aquele dia e vendo, brigou comigo (em hipótese alguma ele aceitava que comessemos) arrancou de minhas mãos e jogou às galinhas que criavamos. Chorei de soluçar, tinha 6 pra 7 anos, e o dia tinha sido uma labuta para juntar tudo aquilo. 😄😄😄
@joseaugustocoimbradeolivei1262
@joseaugustocoimbradeolivei1262 3 жыл бұрын
Seu Rezzutti, desculpe, mas nesse assunto de Culinária Brasileira, faltou falar da culinária típica do Norte brasileiro, que dizem ser a culinária mais genuinamente brasileira, pois ela, com grande variedade, foi herdada dos índios locais. Então lá temos pratos bem típicos como o tacacá, o tucupi, este usado como um caldo temperando pratos como o pato no tucupi, o peixe no tucupi, etc. Além desses temos a maniçoba, que lembra uma feijoada e é muito gostosa , além de outros pratos típicos da região. Também tem-se uma variação imensa de peixes de água doce, como o pirarucu, o mais apreciado lá, o tucunaré, o filhote, a piramutaba, o dourado, o tamatá , o tambaqui, o acarí , além de muitos outros. Ressaltamos também a grande variedade de frutas, deliciosas, que encontramos por lá, como o açaí, o cupuaçu, o jambo roxo, o bacuri, o buriti, o abricó, o tucumâ, a pupunha, o murici, a sapotilha e muitas outras, além da conhecida castanha do Pará.
@ritapalladino509
@ritapalladino509 2 жыл бұрын
Quindim é uma adaptação do toucinho do céu. Câmara cascudo fez um trabalho lindo sobre a história da alimentação brasileira
@gabrielpaludo6913
@gabrielpaludo6913 2 жыл бұрын
Não, é claramente uma adaptação das brisas do lis. O toucinho do céu é totalmente diferente.
@FantaGames06
@FantaGames06 4 жыл бұрын
Adoro seus vídeos...amo gastronomia e vou baixar sim
@laisacamila6064
@laisacamila6064 5 жыл бұрын
Aqui na minha região, que tem descendência de alemães, poloneses e ucranianos, é comum comermos "sopas doces" na casa da vó! Na época de cada fruta (por aqui são comuns de pêra, maçã e pêssego), fazem as sopa, são como as frutas em calda, mas menos doces e mais líquidas. Bem geladas, são muito refrescantes! Come-se com nata, creme de leite, sorvete ou pura mesmo!
@silpoll
@silpoll 2 жыл бұрын
Não sei se é invenção da minha família, mas sagu com frutas (goiaba, abacaxi, ameixa, pêssego, passas..) é ótimo! Cozinha tudo e coloca pra gelar.
@1111SHS
@1111SHS 4 жыл бұрын
As sopas doces, algumas são quase um mingal com frutas. A sopa de marmelos eh tradicional em Portugal, e para dias frios, interessantes.! Muito bom. Parabéns.
@monicadesouza1732
@monicadesouza1732 6 жыл бұрын
Simplesmente maravilhoso 👍 nós brasileiros temos uma gastronomia rica, justamente pela fusão e releitura de pratos. Moro no RJ e aqui é quase lei o feijão preto nos pratos. No momento, estou cozinhando este produto e assistindo seu vídeo ❤, vou compartilhar para o meu grupo de história. Por favor, faça sequências deste assunto🙏🙏🙏uma vez eu li, que as freiras preparavam hóstias ( feitas de claras) e para não dispensar as gemas, criaram o quindim... Parabéns pelo tema 👍🥑🥕🥘🥞🥝🥘🍳
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 6 жыл бұрын
Sobre o uso de gemas nos doces conventuais portugueses a história que eu sei é que as freiras usavam a clara para engomar as vestes que usavam e aí como sobrava muita gdma começaram a inventar doces com elas.
@monicadesouza1732
@monicadesouza1732 6 жыл бұрын
Paulo Rezzutti 👏👏👏👏👏👏👏
@valentinajacome
@valentinajacome 5 жыл бұрын
Paulo, Monica, também tenho conhecimento desta história. Por isso muito doces da confeitaria conventual portuguesa tem tantas gemas.
@miriampires6110
@miriampires6110 4 жыл бұрын
Vdd. Sopa doce. Minha avó fazia muito, de pêssego, de maca. Era td muito bom!!!
@adrianamagaldi2992
@adrianamagaldi2992 6 жыл бұрын
Eu amo também quindim, foi o único doce que tive desejo na minha gravidez 😍😍 E aqui em Minas ainda existe pessoas que comem o abdômen da tal formiga , que se chama por aqui de 'tanajura", inclusive tem até cantiga para fazer ela cair rs . Valeu Paulo por mais esse vídeo. Obrigada.
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 6 жыл бұрын
Eu imagino o paraíso um lugar cheio de quindins e que vc come e ñ enjoa e que ñ engorda ahabaha
@fabioandredeoliveirasilva1316
@fabioandredeoliveirasilva1316 6 жыл бұрын
O gelo era trazido do norte como lastro de navio. No Rio de Janeiro ficava armazenado (enterrado) na rua Santa luzia. O sorvete era em forma de raspadinha (que ainda existe). Ambulantes usavam carrinhos de sorvete em forma de barco(em alusão aos navios que o traziam).
@carlosditadi3353
@carlosditadi3353 3 жыл бұрын
Sim. Vinha dos Estados Unidos, da região proxima a Boston. Era gelo natural em barras (na epoca, primeira metado do seculo XIX, ainda não existiam máquinas para fabricar gelo).
@soniaoliveira2284
@soniaoliveira2284 5 жыл бұрын
Amo historia do Brasil e do mundo. Muito inteligente de sua parte criar este canal. Parabéns
@roseleidelima3212
@roseleidelima3212 4 жыл бұрын
Aqui no interior dd Alagoas ainda temos o hábito de comer a banda dessa formiga, só que aqui nós chamamos de tanajura
@josenildomedeiros7372
@josenildomedeiros7372 6 жыл бұрын
Essa formiga da bunda grande é conhecida aqui no nordeste brasileiro como tanajura, e raramente encontro alguém que diz já ter comido a farofa. Temos uma terra rica em histórias. Parabéns pelo vídeo.
@alinerigobelo4436
@alinerigobelo4436 3 жыл бұрын
Eu fico imaginando como deve ser trabalhoso pegar as formigas. Mas deve valer a pena, parece ser gostoso. Abraços!!!!
@shiranduarte
@shiranduarte 4 жыл бұрын
A feijoada é muito mais provavelmente uma versão do cassoulet do que fruto da criatividade escrava. O cassoulet tem versões na Espanha também.
@anamariaxavierguimaraes5625
@anamariaxavierguimaraes5625 Жыл бұрын
Aqui em Minas tem vários pratos típicos , desta época: Bamba de couve, Lamparina, Queca, etc, etc
@mirianribeiro4854
@mirianribeiro4854 4 жыл бұрын
Viajo nas suas explicações... Parabéns pelo trabalho e talento... ♥️
@MrAndrelds
@MrAndrelds 6 жыл бұрын
Mais um vídeo muito interessante sobre as curiosidades históricas do nosso Brasil! Parabéns, Paulo! Em tempo, aqui na Bahia, canjica é conhecida como munguzá, enquanto que cural é conhecido como canjica! rs
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 6 жыл бұрын
Que divertido, ñ sabia!
@ladjaneduarte8184
@ladjaneduarte8184 6 жыл бұрын
Amei o vídeo e, principalmente, a história sobre o sorvete. Porém, fiquei com pena de D. Pedro II. Coitado! Obrigada mais uma vez pelo deleite que é ver os seus vídeos. Abraços.
@cecybraganca9729
@cecybraganca9729 6 жыл бұрын
Ladjane Duarte e em pensar q a medicina naqla época era pra poucos corajosos.
@ladjaneduarte8184
@ladjaneduarte8184 6 жыл бұрын
Cecy Bragança, você tem razão. 😉
@marcusantunes6579
@marcusantunes6579 6 жыл бұрын
Os vídeos são muito bons! Eu não entendo o porquê de poucos "likes".
@edmilsonmariano8047
@edmilsonmariano8047 6 жыл бұрын
Você Paulo é bem criativo. gostei abraços.
@lidetemichielin1773
@lidetemichielin1773 5 жыл бұрын
Nos estados do sul o pinhão também fazia parte da alimentação indígena..... Ótimo video. Um abraço.
@arnaldo1970
@arnaldo1970 6 жыл бұрын
Sem palavras para cada vídeo seu, sempre com sua dedicação, esforço, coragem e muito amor pelo o que faz, já te dei o título por minha conta, de um dos maiores e melhores historiadores do Brasil... Tô sempre te seguindo e vigiando seus passos rsrsr
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 6 жыл бұрын
Stalker! rsrs
@cecybraganca9729
@cecybraganca9729 6 жыл бұрын
Caraca!! Vigiando é sacanagem kkkk
@auritabraz5411
@auritabraz5411 3 жыл бұрын
Vídeo super esclarecedor!!😘😘
@vangleisecintra5415
@vangleisecintra5415 4 жыл бұрын
Amo história, e uma das matérias que sempre me interessei. Mais não gostava quando falava mal da família imperial. Conheci seu canal e amei. Pois percebo que rico detalhes. E as professoras são fantástica, gostam mesmo de explicar. Quando puder vou comprar a sua coleção de livros. Continua e obrigada. Sou de Minas Gerais, Belo Horizonte.
@mariaferreiradossantos9817
@mariaferreiradossantos9817 4 жыл бұрын
Forte abraço Paulo Rezzotti ótimo professor amo seus vídeos
@mariateixeira3082
@mariateixeira3082 4 жыл бұрын
Canal espetacular!!!! Agradeço por ter tido a brilhante ideia de contar histórias de nosso país.
@mariajeanepinheiro6258
@mariajeanepinheiro6258 5 жыл бұрын
No Ceará essa formiga chama-se Tanajura. E realmente era comestível. E é ainda.
@celiaribeiro7421
@celiaribeiro7421 5 жыл бұрын
Moro no Vale do Paraíba, aqui essas formigas chamamos de bitu,comia muito quando era criança!!
@nancibaccelli4305
@nancibaccelli4305 5 жыл бұрын
Os doces, feitos com gemas de ovos; teve origem nos conventos. As freiras usavam as claras para "engomar " suas roupas. Sobravam muitas gemas então foram criando doces como o quindim por exemplo. Li a respeito disto faz muitos anos. Sorvete de pitanga nunca provei. Havia pitangueiras no quintal da casa. Mas eu fazia geleias. Uma delícia! O sucesso das geleias não permitia tentar outras receitas. E eu sabia fazer sorvetes em casa. Que pena. Deve ser deliciosos! Já comer estes animais não gostaria nada. Já nem gosto de usar aquele horrível coentro! Uma erva que tira todo o sabor do prato, por ser forte e predominante. Odeio! Certa vez fui provar caranguejo na casa de uma baiana. Só senti gosto de coentro. Adoro este Canal. Estou vendo vídeos mais antigos, quando surge um novo. Valeu Paulo! Comecei a cozinhar bem cedo. Fazia ginásio Industrial e lá aprendia bastante. Papai era meu fã número um! Sempre pedindo coisas diferentes. Pena que aos 47 anos faleceu...
@giselemenezesdefreitas7299
@giselemenezesdefreitas7299 6 жыл бұрын
Eu amei tá parabéns vídeo muito bom interessante cada vez eu aprendo mais...
@giselemenezesdefreitas7299
@giselemenezesdefreitas7299 6 жыл бұрын
Obrigadoooo Paulo..
@franciscamariacavalcante1446
@franciscamariacavalcante1446 4 жыл бұрын
Amo aprender mais sobre a História do Brasil!
4 жыл бұрын
Paulo! Tudo bem? Fiquei em dúvida, estou começando uma pesquisa sobre a história da alimentação no Brasil e estou começando pelo Câmara Cascudo. Na série de documentários inspirados no livro Antologia da Alimentação no Brasil, eles falam que a feijoada é uma adaptação dos cozidos portugueses, parece que nem os miúdos menos interessantes das carnes iam para os escravos. A série de 13 episódios está no Amazon Prime. É linda! Quanto ao livro estou bem no comecinho e o meu foco são os doces. Mas tem essa questão da feijoada, que me chamou a atenção. Ah, estou adorando o seu canal, estou fazendo uma maratona. Parabéns!
@Capella268
@Capella268 2 жыл бұрын
Mais uma excelente aula! Grato!
@heloisateles5691
@heloisateles5691 4 жыл бұрын
Aqui em Minas, sou de Minas Novas no alto vale do Jequitinhonha nós fazemos a farofa da formiga, aqui chamamos Saúva ou tanajura.
@MasterChefaS2
@MasterChefaS2 Жыл бұрын
Como é rica a culinária brasileira ♥
@andreeduardo5793
@andreeduardo5793 6 жыл бұрын
Paulo parabéns por mais essa excelente historia verídica da culinária Brasileira . Sempre que posso lhe acompanhando e sou seu fã . Eu sou apaixonado por História e também vou atrais dos fatos reas por trais da mascara . Acredita que que fui buscar um pouca da historia da vida da "Chica da Silva" e fiz o trajeto Rio BH e de BH Diamantina( detalhe de ônibus para sentir na pele e conhecer toda regiâo) .
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 6 жыл бұрын
Conheço Diamantina! Falo da Chica no meu próximo livro
@mariadagracaalvescalicali618
@mariadagracaalvescalicali618 4 жыл бұрын
Amei o vídeo.... como todos seus. Todo dia assisto.
@angelicadossantos7614
@angelicadossantos7614 5 жыл бұрын
Adorei
@ceresferraz9648
@ceresferraz9648 3 жыл бұрын
Amo meu cozinheiro preferido q é São Benedito....sempre busco dentro de mim a yabasa ancestral ....adoro panela de barro e colher de pau....paixão fulminante ( q me desculpe a dona Diabete) por quindim,bolo de fubá,arroz com feijão e farinha de mandioca,cocada( de preferência a q faço na panela de casa mesmo
@silvana3006
@silvana3006 6 жыл бұрын
Simplesmente amei o vídeo! Ah... que pena que vc não ficou falando por horas... com certeza, não iria cansar de ouvir. 😊 Fiz os downloads dos 2 livros, são muito interessantes mesmo. Valeu! Sobre a voz fininha de D. Pedro II, eu já tinha lido algo a respeito, mas sem nenhuma explicação. Li também que ele evitava falar em público por causa disso. É verdade? Coitado... Acho que naquela época, os "cuidados" médicos matavam mais que as próprias doenças. 🤐 Obrigada por mais esse vídeo, o assunto é pra lá de interessante, pra quem cozinha, como eu, e pra quem não cozinha também, afinal todo mundo come né? 😉 Se vc ainda tiver material disponível pra mais um vídeo sobre esse mesmo assunto, pode fazer o II, acho que todos nós vamos adorar. Sabe Paulo, além dos seus livros que são maravilhosos, (acabei de ler o da Leopoldina neste fim de semana e confesso que me emocionei no final), a cada vídeo que vc posta aqui, é como se fosse uma pecinha a mais de um imenso quebra-cabeças que é o passado do nosso Brasil. E a cada nova pecinha que vc nos oferece, vamos, pouco a pouco, construindo a imagem do nosso passado como uma nação grande, que fomos um dia, e quem sabe, ainda poderemos voltar a ser. Obrigada! Boa semana! E aguardando o próximo livro!
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 6 жыл бұрын
Acho que daria pra fazer outro de culinária, mas mais pra frente. Tem tanta coisa que quero falar ainda! Obrigado pelo feedback e pelo apoio! Valeu!
@MariaSilva-ij5qx
@MariaSilva-ij5qx 3 жыл бұрын
Oi. Eu não consegui fazer o download dos livros. Você pode compartilhar, por email?
@andrerocha1871
@andrerocha1871 4 жыл бұрын
A feijoada é uma mistura de influência, até mesmo de Portugal, onde se tem um prato chamado feijoada, um pouco diferente da nossa, porém contribuiu para a formação do nosso prato.
@laviniabittencourt2950
@laviniabittencourt2950 3 жыл бұрын
E não só em Portugal.... Inglaterra e França, já faziam receitas semelhantes.
@lucianadurtedarosa
@lucianadurtedarosa 2 жыл бұрын
Provavelmente é uma influência a feijoada que conhecemos hoje dos africanos , pois o feijão já era conhecido e em toda as colônia que tiveram africanos ,como escravos há uma receita com feijão.
@Analice253
@Analice253 4 жыл бұрын
Uau! Amei esse vídeo! Bem interessante. Dá vontade de saber mais sobre toda influência da culinária - de Pindorama ao Brasil - na mesa dos brazucas 🍽🧉🥧🍜🍢🍕🌮
@sandrofloripa
@sandrofloripa 4 жыл бұрын
Que história fabulosa. Parabéns aos envolvidos.
@zivaneidegois2755
@zivaneidegois2755 Жыл бұрын
Nossa amo as histórias do Brasil
@ivoneoliveira5705
@ivoneoliveira5705 4 жыл бұрын
Adoro também quindim
@querubimsantos2347
@querubimsantos2347 3 жыл бұрын
Geralmente eu só assisto, curto e, às vezes, compartilho. Hoje também resolvi agradecer. O tópico foi inusitado, e essa pílula foi saborosa (espero que “pílula saborosa” faça sentido, kkkk). “Peixe se pega pela boca” e aqui estou eu para comprovar o dito, mas também o hábito de se degustar a bunda dessa formiga que, no Vale do Mucuri é conhecida como ‘tanajura.’ Meu querido, esse seu canal está ficando cada dia melhor!!
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 3 жыл бұрын
Muito obrigado! Mas atente que esse vídeo é super antigo. Tem muitos outros mais atuais. Um abraço!
@AnacletoRenata
@AnacletoRenata 4 жыл бұрын
Muito legal o canal 👏🏻👏🏻... estou fazendo maratona 😅 de vídeos ... minha avó fazia Sopa de leite .. ( doce)adorava !!
@lucia8518
@lucia8518 4 жыл бұрын
Paulo em questão de história você é excelente. Parabéns.
@yaragoncalves1298
@yaragoncalves1298 3 жыл бұрын
Amo suas aulas, sou apaixonada por história do Brasil.Compartilhei v com todos meus grupos de WhatsApp. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
@lucienelima6157
@lucienelima6157 6 жыл бұрын
Até na culinária já se pedia por um "brasilidade" . No livro "Cozinheiro Nacional" é mencionado que já era tempo de se emancipar da tutela europeia e se apresentar livre e independente de influencias estrangeiras. E hoje, olha os fast food's aí...dominando tudo. Mas quem vive sem os combos???
@nadjablanca2338
@nadjablanca2338 5 жыл бұрын
Achei seu canal agora. Adoro história. Joião. Abç.
@simonedantasrp
@simonedantasrp Жыл бұрын
Eu amo todos os vídeos! Parabéns!!
@suzicabral8047
@suzicabral8047 3 жыл бұрын
Bunda de Saia - aqui em Pernambuco chamamos: TANAJURA. Acredito que em todo o Nordeste também.
@alinegomes2840
@alinegomes2840 3 жыл бұрын
Adorei o vídeo, e ri muito, aqui onde moro é comum fazerem essas carnes de caça, como macaco, cobra e tudo mais kkkkk além de comer onça, meu pai quando pequeno tbm criava, era um costume da região as pessoas terem oncinhas, dar leite na mamadeira e quando iam crescendo eles a soltavam
@nmmarquesm
@nmmarquesm 4 жыл бұрын
Camara Cascudo é uma excelente referência!
@renataluzialupatini3557
@renataluzialupatini3557 6 жыл бұрын
Assunto fantástico!
@lucasnunes6659
@lucasnunes6659 5 жыл бұрын
Feijoada é um prato português. Não é igual à nossa, mas as bases estão todas lá. No Vale do Paraíba se come muita formiga até hoje. Quando elas saem voando em novembro o comércio até fecha. Todo mundo sai pra pegar nas cidades menores. Quem não come, vende. Uma fonte de renda pros pré adolescentes transformarem em pipas.
@tomassouza140
@tomassouza140 4 жыл бұрын
Estou estudando Gastronomia em Portugal. Este semestre tenho uma disciplina sobre a Cultura Gastronômica da América, seu vídeo está sendo de grande ajuda, um abraço!!
@leticiawillysouzapinto6044
@leticiawillysouzapinto6044 6 жыл бұрын
Paulo .... Faz mais vídeos indicado séries de historia de preferência do Brasil .... #amomuitoseusvideos 👍👍👍❤❤❤
@marciacabral4892
@marciacabral4892 5 жыл бұрын
Paulo, a içá é muito popular até hj aqui no Vale do Paraíba. Costuma ser caçada no mes de outubro.
@silvioqueiroz4045
@silvioqueiroz4045 4 жыл бұрын
Já vi notícia que os miúdos eram muito apreciados pela corte no Brasil, tendo sido encontrado, inclusive, notas de compras de uma boa quantidade para a corte. Se procedente, esta seria uma das provas que podem desmentir esta teoria da origem da feijoada baseada em carnes rejeitadas por outros, mas servidas aos escravos. Por outro lado, vemos pratos muito próximos da feijoada na cozinha típica de outros países, inclusive ex colônias de Portugal. O Cassoulet francês é um exemplo!
@elidepires
@elidepires 5 жыл бұрын
tadinho do D. Pedro com essa vozinha seria complicado falar em público rssssssssss e a imitação foi bárbara, ameiiiiiiiiiiiiiiiii... e se a culpa fosse do sorvete eu tava falando grosso pra caramba, sou tarada por sorvete
@laviniabittencourt2950
@laviniabittencourt2950 2 жыл бұрын
Também adoro quindim!
@1977aragon
@1977aragon 4 жыл бұрын
No Piauí ainda se come muito, além da broca do coco, eles fritam e comem com farinha. O coco é o babaçu.
@leticiaduartevieira5890
@leticiaduartevieira5890 4 жыл бұрын
Amo quindim tbm😋
@NinaMagineconhipin
@NinaMagineconhipin 5 жыл бұрын
Que delícia ter descoberto teus vídeos ..... simplesmente amando !
@V_OFICIAL568MURDE
@V_OFICIAL568MURDE 6 жыл бұрын
Apaixonada!
@carla5406
@carla5406 6 жыл бұрын
Muitooo oo bom.
@ThomasNitRJ
@ThomasNitRJ 3 жыл бұрын
Maravilhoso video, Paulo. Parabéns.
@carolinafd
@carolinafd 6 жыл бұрын
Mais um vídeo ótimo! É muito legal como seus vídeos nos ajudam a conhecer melhor a nossa própria história, sempre tocando em pontos do cotidiano.
@edneyblues1168
@edneyblues1168 2 жыл бұрын
que vídeo legal, não tinha visto ainda, muito obrigado.
@grazieledearaujo225
@grazieledearaujo225 3 жыл бұрын
Muito obrigada Professor Paulo! 🙏🏻❤️🌟
@hermesandradedesantana3278
@hermesandradedesantana3278 2 жыл бұрын
É muito bom ler seus textos na Crusoe. Combina bem.
@iaracamargo7204
@iaracamargo7204 4 жыл бұрын
Aqui no sul do Brasil, no interior, a gente chama sopa de pêssego, por exemplo , o pêssego em calda tão conhecido de todos
@gabrielpaludo6913
@gabrielpaludo6913 2 жыл бұрын
Sou do interior do RS e nunca ouvi falar disso
@antoniorui4015
@antoniorui4015 5 жыл бұрын
Amo suas aulas
@GiovanaCosta
@GiovanaCosta 6 жыл бұрын
Eu baixei O Cozinheiro Nacional vou tentar fazer algumas receitas. Vou tentar a sopa doce.
@gamermutema4421
@gamermutema4421 5 жыл бұрын
Sobre a feijoada, "divirjo mestre", pergunte ao folclorista Câmara Cascudo sobre a alimentação no Brasil.
@renataziliotto9001
@renataziliotto9001 6 жыл бұрын
Minha avó fazia quindão. Era um quindim grandão feito numa assadeira redonda de bolo!
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 6 жыл бұрын
Meu Deus, que delícia!
@paulaemanuellesouza
@paulaemanuellesouza 5 жыл бұрын
Mto bom!!
@mariajuliamoraess.valerio6266
@mariajuliamoraess.valerio6266 6 жыл бұрын
Sou de Quiririm, distrito de Taubaté-SP, a gente come içá normalmente aqui hahaha. E como nós somos uma colônia italiana, temos farofa de iça, massas típicas e feijoada na mesma mesa! Isso é Brasil, a maior riqueza que temos é a nossa diversidade cultural e a riqueza de alimentos que nossa terra nos dá. Adoro todos os seus vídeos!!!
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 6 жыл бұрын
Eu conheço, já fui ai! Obrigado pela audiência!
@vivianm.oliveira
@vivianm.oliveira 5 жыл бұрын
Maria, tbm sou de Taubaté, o meu pai faz uma farofa de içá com queijo que é uma delícia tbm.
@marciasillmanhergert6032
@marciasillmanhergert6032 4 жыл бұрын
Temos em nossa cidade de Limeira uma fazenda que foi visitada por D Pedro II
@juliafernandes8300
@juliafernandes8300 6 жыл бұрын
Aqui na Paraiba tem tanajura, muito boa!
@atelierheraldico4429
@atelierheraldico4429 6 жыл бұрын
Muito legal saber sobre a voz de D.Pedro II. Outra coisa: No início você comenta sobre o RJ quando estava "colonizado" pelos franceses. Acho que seria interessante você fazer um vídeo sobre quantas e quais nações invadiram e chegaram a se estabelecer no Brasil, e por quanto tempo ficaram.
@andersongoncalves7140
@andersongoncalves7140 6 жыл бұрын
Não tinham os tamoios tbm?
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 6 жыл бұрын
Os Tamoios são um povo de matriz Tupi
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 6 жыл бұрын
Boa ideia Raul!
@andersongoncalves7140
@andersongoncalves7140 6 жыл бұрын
Nossa ! Como cozinheiro adorei saber sobre as origens culinárias mais essa da formiga ae não rola . Nem animais exóticos kkkk mais e interessante essas coisas
@cecybraganca9729
@cecybraganca9729 6 жыл бұрын
Anderson Goncalves tmbm não rola pra mim comida exótica kkkk tmbm ia falar dos tamoios mas lembrei q as variações de tribos tinham o mesmo tronco.
@silviadias9392
@silviadias9392 6 жыл бұрын
Dessa vez a vivo não atrapalhou 👏👏👏
@carlosditadi3353
@carlosditadi3353 3 жыл бұрын
O gelo, em blocos, veio em 1834, da região de Boston - EUA, no navio Madagascar, e não de Madagascar (ilha na costa leste da África). Este envio de gelo natural, foi iniciativa do empresario norte americano Frederic Tudor.
@lilianbarbozasabino4746
@lilianbarbozasabino4746 5 жыл бұрын
Oque ele chama de canjica aqui no Recife é munguzar a canjica é outro prato de Minho delicioso também e a formiga aqui é tanajura ❤amoooo !
@raphaelacristina2489
@raphaelacristina2489 6 жыл бұрын
Adorei o vídeo como sempre!! Sou louca por quindim!!💛
@danielmesiano9915
@danielmesiano9915 6 жыл бұрын
Muito bom
@nani7094
@nani7094 5 жыл бұрын
A gelatina extraída do frango é usada hj em dia para cartilagem (colágeno tipo II)
@carolinepd1382
@carolinepd1382 4 жыл бұрын
a base de quindin com amendoa deve ficar mais suave ia adorar experimentar
@vivianm.oliveira
@vivianm.oliveira 5 жыл бұрын
Paulo, a farofa de içá com queijo é uma delícia. O içá sempre cai na semana do feriado de finados e prá gente comprar a garrafa de içá é caro. Aqui em Taubaté (Vale do Paraíba) ainda tem bastante pessoas com o costume de calar e comer o içá.
@achrisferreira
@achrisferreira 3 жыл бұрын
Muito legal.
A Condessa de Iguaçu e os 150 da Marquesa de Santos
24:47
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 71 М.
Mitos sobre a abolição
22:38
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 152 М.
王子原来是假正经#艾莎
00:39
在逃的公主
Рет қаралды 14 МЛН
Unveiling my winning secret to defeating Maxim!😎| Free Fire Official
00:14
Garena Free Fire Global
Рет қаралды 10 МЛН
If Barbie came to life! 💝
00:37
Meow-some! Reacts
Рет қаралды 77 МЛН
Underwater Challenge 😱
00:37
Topper Guild
Рет қаралды 37 МЛН
Mundo à Mesa: Brasil (Episódio 6 | 2014)
27:27
TV Gazeta
Рет қаралды 74 М.
Dona Carlota Joaquina, rainha de Portugal e do Brasil
24:00
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 278 М.
Anaíde Beiriz e a sua relação com a "REVOLUÇÃO DE 1930 NO BRASIL
4:24
História em um instante
Рет қаралды 1,4 М.
Tradições Inventadas e a ideia de continuidade
18:21
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 41 М.
Dona Leopoldina era lésbica? Sete mentiras sobre o Primeiro Reinado
24:47
A história da Imperatriz Dona Amélia
35:15
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 202 М.
O príncipe francês que abalou o Brasil Imperial
19:01
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 85 М.
Fantasmas em museus brasileiros
23:40
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 74 М.
Identidade Gastronômica Brasileira por Ricardo Maranhão
4:54
Mapa da Cachaça
Рет қаралды 21 М.
O imortal Machado de Assis: vida e obra
36:37
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 54 М.
王子原来是假正经#艾莎
00:39
在逃的公主
Рет қаралды 14 МЛН