Ótima reflexão. Por questões de mercado, sim, deveríamos focar em "vender". Mas isso escanteia a tua paixão e a tua habilidade. Delegar é bom pra focar no crescimento, mas delegando tu já não está mais fazendo aquilo que te motivou a entrar nesse mundo. E aí tu te pergunta, o quanto fazer isso vale a pena?
@bernardovieira55016 ай бұрын
cara.. Eu tenho só 20 anos mas comecei a mexer com vídeo desde que era pequeno por influência da internet e também do meu avô que apesar de não trabalhar na área, sempre teve como hobbie: carregar uma câmera nas mãos pra tudo quando é quanto pra poder registrar momentos especiais.. Sou editor de vídeo freelance desde os 12, e aos 18 comecei minha jornada como filmmaker, agora 2 anos dps abrindo uma produtora junto a um amigo de adolescência, enfrento tudo que você desabafou em vídeo e por enquanto até pior porque quando não tenho equipamento emprestado, eu uso um celular de 1000 conto pra fazer as coisas! ksksk Mas não me arrependo de nada, larguei o clt pra perseguir esse sonho! O que me motiva é olhar pra minha estante e ver uma das câmeras do meu avô, sempre me faz lembrar do porquê eu to fazendo isso...
@rafawebber6 ай бұрын
Que massa Bernardo, já começou bem com um ótimo porquê, é só começo, vai longe!
@HeroesonStage6 ай бұрын
Voa menor 🦅
@lucassandonato6 ай бұрын
Que história em irmão! Persistência que vc vai longe ..
@junikobondan74866 ай бұрын
Da hora manoww.. certamente um sentimento que todo FILMMAKER irá passar.... bom de mais!!! vlw pelo papo
@sandro-oIv6 ай бұрын
como não conhecia seu canal antes?! foi um achado e tanto esse vídeo cara, obrigado por avisar sobre esse dilema de delegar tarefas que é algo comum na nossa área, obrigado novamente por dividir essa vivencia conosco, pra mim esse vídeo foi uma aula que me trouxe tranquilidade nesse momento que vivo agora no audiovisual, vou seguir ansioso por novos vídeos seus irmão
@claudiarayane96126 ай бұрын
Sou fotografa e acabei de entrar nessa questão de não conseguir fazer tudo, mas ao mesmo é o nosso trabalho, nossa essência sendo delegada... e as vezes a gente se sente culpado por não conseguir fazer tudo, e daí essa questão de que para ganhar dinheiro com fotografia, vc tem que fotografar menos
@RenatoProspero6 ай бұрын
O problema dessa profissão é não ver como um negócio, misturar com hobby e paixão. Se botar na ponta do lápis, trabalhar "guerrilha" não vale o AVC e nem te deixará mais rico, talvez até seja o contrario, a gente acaba gastando muito em coisa fútil pra suportar ou dar conforto pra essa vida caótica e desregrada. Eu já vivi momentos que eu atingi o limite do que eu suportava de estresse, pressão e o trampo cobrou muito mais que esse limite (vivi um burnout lascado), acabei me distanciando de tudo que eu gostava de fazer, nada tinha mais graça, eu tinha que estar trampando ou estudando. Lembro que eu chegava em reunião com cliente, achava o máximo (ironia) ver aquelas pessoas com frescor de noites bem dormidas e lazer em dia falando com paz os prazos impossíveis e eu todo fudido preocupado com 10 trampo que estavam rolando ao mesmo tempo ou tendo que estar em 2 lugares ao mesmo tempo. Fui deixando de lado os clientes que davam problema, filtrando os trabalhos para chegar num fluxo de trabalho saudável e chamando mais gente pra trabalhar junto e dividir tarefas. Enfim, teu relato é importante, essa discussão é importante, porque a gente sempre romantiza e tende enaltecer o excesso de trabalho como um valor positivo, fomos criados com esse valor, mas não podemos deixar de lado a saúde mental, lazer e paz porque sem isso, tudo perde o sentido.
@rafawebber6 ай бұрын
Boa Renato, exatamente isso!
@podcastnegocioseventos6 ай бұрын
Me limitei em 10k mês por este motivo não conseguia captar mais, contratei uma empresa so para fazer a captação de clientes e foquei na captação e edição e GG dobrei o faturamento, mesmo pagando comissão para a vendedora.
@micgames466 ай бұрын
Qual nome dessa empresa?
@podcastnegocioseventos6 ай бұрын
@@micgames46 é uma moça da área de eventos ela que gerencia as captação de clientes agora.
@podcastnegocioseventos6 ай бұрын
@@matheusl é uma mulher que trabalha PJ ela só faz captação na área de casamento pra mim vídeo e fotos. Agência 1123
@viniciosmarcucci65536 ай бұрын
como funciona isso de terceirizar a captação de clientes?
@pedrosalles006 ай бұрын
Manda aí essa empresa haha
@evertongentil6 ай бұрын
Ganhou o inscrito pq eu não sabia essa parada da bateria original salvar o arquivo! Obrigado ❤😂
@oAprendizdavida6 ай бұрын
Irmão recomendo vc gravar todos os tutoriais do processo interno e coloca num canal privado só pra a tua equipe. essa rotina tão frequente termina sendo bem desgastante e tira a nossa concentração e produtividade, eu tenho vários canais no yt, sou produtor musical, videomaker, produtor musical e capacito a minha equipe. mas quando todo mundo pergunta ao mesmo tempo coisas que eu já ensinei acabo ficando saturado. Tenta planejar diversas viagens dentro e fora do Brasil, fazer trilhas, e trabalhar remotamente sem parar a produção. terceiriza mano! tmj
@MatheusCarvalhofilms6 ай бұрын
Irmão, não se sinta só nessa. Passei e passo exatamente pelo que vc está passando agora, inclusive o lance do canal. Eu deveria estar criando conteúdo ou vendendo/prospectando/cuidando do meu negócio? Criei meu canal na pandemia e deu super certo, ganhei uma notoriedade e uma autoridade até perante alguns profissionais, mas não consegui manter e hoje o canal ficou um pouco de lado. Hoje montei minha produtora e estou nesse processo de montagem de equipe, contando com mais gente comigo, mais gente pra desenrolar os trampos, ganhando tempo pra dar uma atenção maior para os clientes, negociar, prospectar, etc... e descobrindo finalmente que a coisa flui melhor em equipe! Ótimo vídeo, sucesso ai pra você!
@the.wolfer6 ай бұрын
Passo por isso direto! Uma sensação de esgotamento, burnout, comecei a terceirizar tudo, cansei de ser o cara que tem que fazer a porra toda!
@Digao_Pereira_Designer6 ай бұрын
Salve mano!!!...Estou nessa mesma vibe irmão, mas sempre tentando simplificar o processo, e tenho uma tese, quem age dessa maneira é porque ama o CAOS, e isso não é pra qualquer um...TAMO JUNTO...FORTE ABRAÇO!!!!...E VIVA O CAOS!!!!
@Janmayer6 ай бұрын
Sei bem como é. Eu além videomaker, sou fotógrafo. Ataco em todas as frentes, Fashion, Corp, Videoclipe, Casamentos, só não fiz velório ainda porque não pediram. Então é muita responsa mesmo.
@danilofernandes006 ай бұрын
Apareceu esse vídeo pra mim, do nada! kkkk ou não.... mano, só faz! kkkkk
@netodesigner6 ай бұрын
Sou designer gráfico e montando minha agência de marketing e me viro como social media, empresário, designer, videomaker, contador e etc etc etc. Teu desabafo foi muito sincero e muito bom inclusive, fez vê que não só sou eu que passo por isso rsrs a gente se sobrecarrega mas no final das contas pode ser por um bom motivo, um sonho, uma motivação.
@thiagorodrigues41256 ай бұрын
Irmão, senti muita verdade nesse vídeo. Realmente temos nossas fases de pensar que perdemos a essência e é bom saber que não é só com a gente. Obrigado, ganhou um inscrito e um fã.
@RickUSA19685 ай бұрын
perfeito é assim mesmo... rsss valeu amigo.
@jeandeandrade39546 ай бұрын
Mestre fazendo mestrice kkkk dale meu mano!
@rafawebber6 ай бұрын
Salve Jean!!!
@itanviana6 ай бұрын
Vc é o cara! Sucesso meu nobre. O audio está excelente.
@TrilhandoTrekking6 ай бұрын
Cara! falou tudo! tenho alguns vídeos, minhas edições são de meu agrado, é difícil! sucesso ae mano!
@assistenciameckadrones6 ай бұрын
Cai aqui de paraquedas. 🙌 Sempre é assim mesmo meu nobre. A gente vai indo até perceber que você só não tem mais que as 24 por dia. Fato é levar como um negócio e delegar mesmo. Sucesso na caminhada. 🚀🚀
@grandkenio6 ай бұрын
Eu to nesse momento Rafa. Troquei o financeiro pra focar em projetos sociais que acreditava e que causariam impacto na vida das pessoas. Com 2 anos focado, cheguei onde queria e foi um tapa na cara! Projetos onde os responsáveis sugam cada centavo pra embolsar, onde as pessoas não deixam você fazer o que foi contratado pra fazer, tem projeto querendo pagar 500 CONTO e queria que eu fizesse CAPTAÇÃO de 17 HORAS e edição mano, com zero flexibilização. Hoje eu to em um momento que to repensando meu trabalho no audiovisual e parece que deixar o brilho pra focar nas vendas e comercial é a única solução.
@rafawebber6 ай бұрын
Talvez nesse momento tu precise focar mais na parte comercial mesmo, mas acredito que o equilíbrio é a melhor solução! Ouvi um tempo atrás uma frase assim "Um vídeo pra eles, um vídeo pra mim.", parece definir essa ideia de equilibrar o faturamento e criação autoral.
@rafawebber6 ай бұрын
Vai dar certo meu mano, assisti agora Cambota's Dream e muito bonito seu trabalho.
@gaabcabrera6 ай бұрын
Ufaaa, inscrita. Obrigada pela dica final hahah e to começando nesse mundo também... acho que é isso, hoje a produção (ainda com as midias sociais) o mercado exige muito mais da gente, e somos humanos, não dá pra fazer tudo, mas vamos fazendo o que dá né kkk
@Jhowlouren6 ай бұрын
mano o grande lance é se organizar , contrate pessoas competentes que faça o trabalho , tire o peso das costas e não deixa o brilho seu acabar....ser videomaker é ser guerrilha....boa sorte man....
@jrjulioricardo6 ай бұрын
Me identifiquei com você. Sou exatamente tudo isso que falou. Não é fácil.
@danielkinex6 ай бұрын
Tipo de video que dou like antes de assistir porque sei que vai ser bom, foda como sempre irmão
@cinegrofilmswedding6 ай бұрын
Parabéns pela iniciativa irmão, sei o quanto importante dividir essas paradas sobre, e muito complicado encontrar pessoas fodas para a inclusão totalmente dedicada nos projetos coletivos.
@deyvidalexandre75686 ай бұрын
Mano sou designer a quase dois anos, atualmente trabalho no marketing de uma casa de apostas em Recife! E velho só em te vez falando ja da pra perceber o peso da bagagem que você carrega! Dei uma olhada nos teus trabalhos e velho... Minha meta é chegar nisso aí e evoluir cada vez mais. Atualmente venho estudando Motion também e to nesse processo joaninha aí de querer evoluir cada dia mais!
@GuilhermeMartins-mm4jp6 ай бұрын
Obrigado por isso mano!
@nikolascity16 ай бұрын
Cara, maneiro demais teu monólogo. Me indentifiquei super, mesmo sendo de uma área totalmente diferente da sua (projetos de tecnologia). Como diz a descrição do teu vídeo: "o caminho é um só, ou seja, pra frente!". Uma coisa que te pediria gentilmente, é o nome da música que tocou no final do vídeo, conseguiria fazer essa boa? Abraços!
@rafawebber6 ай бұрын
Salve!! Essa música é Locomotive, do Jake Soffer, baixei ela no Artlist :)
@barbarapuente96026 ай бұрын
Bah brother, que da hora ficou essa parada en! Vix Sempre fazendo trabalhos com uma pegada muito autoral! DA HORA (essa canequinha da NOZ é boa mesmo né rs)
@bypacofilms6 ай бұрын
Cara, me identifiquei tanto com seu video! Obrigado demais!
@jpfaria6 ай бұрын
Bizarro o quanto resumiu bem nossa profissão mano! E cada dia mais temos que nos virar mais, com o lance de entrega no mesmo dia que é muito pedido hoje, ta mais doidera ainda kkkkkk
@svfilmes6 ай бұрын
Uma das coisas que mais me irrita 😂 é saber que hoje o cara com 4 meses de câmera na mão já se intitula DIRETOR 😂😂 e cobra o valor da marmita para fazer o trampo. Hoje não trabalho mais com vídeo de modo direto. Faço freela e não me aborrece tanto. Mas a moda passa e mais da metade desiste e vai embora fazer outa coisa da vida.
@roouramits6 ай бұрын
Pra frente e avante mano! é a real msm. Responsa danda correria total alma na visão e a mente na lua com os tdah kkk (preisando de um freela responsa tmj)
@plexofilmes6 ай бұрын
É isso aí Brother! Estou nessa há alguns anos e tem dias que é difícil que me pergunto por que fui gostar disso. Aí também faço uma reflexão e descubro que gosto do que faço, também vejo que ter mais gente para trabalhar e conversar ajuda muito a tomar fôlego. Vejo que a profissão tem fases quando somos novos e moramos com os pais tudo é festa depois a coisa fica mais séria e exige uma organização e aprender de negócio também. Mas é isso, só digo uma coisa: tem que gostar!
@eliabemartinsdemelo17526 ай бұрын
Rafa, qual o MIC pls ? Parabéns pelo vídeo e valeu pelas dicas.
@rafawebber6 ай бұрын
Salve!! Esse é o K688, da marca Fifine. :)
@eliabemartinsdemelo17526 ай бұрын
@@rafawebber Obrigado, tentei achar no canal, mas não encontrei, você recomenda alguma câmera atualmente ?
@robsonfilm6 ай бұрын
Kkkkkk pqp me descreveu muito, vou fazer um ano de audiovisual e também sou multifuncional e é foda isso, suga demais 😅 mas é uma profissão muito irada
@canalinativo____20246 ай бұрын
te entendo. Passei por tudo isso. Tenho... tinha uma produtora. A cineoitoum. Fechei ela pra trabakhar fixo. Mas essa foi minha realidade. Uma hora dessas vou gravar meu desabafo.
@oficialdanyelreis6 ай бұрын
Uma verdadeira confusão mental, uma guerra interna. Obrigado meu bro.
@eliasoliveira10006 ай бұрын
Papo show! Aproveita e manda o link da bateria original, pls! Valeu!!
@afonsocancelaАй бұрын
acredito que no fim existe mais bônus do que ônus, mas só que é bom desabafar que nem vc fez também kkkkkkkk, como eu sempre falo, eu não quero a solução eu quero poder reclamar
@rafawebberАй бұрын
Hahahah exatamente isso!
@xandmacedo6 ай бұрын
bom papo, é um dilema mesmo.... ficar na produção ou passar para gestão ... bom saber que é uma dor comum... rsrsrs
@fernandobaldo80356 ай бұрын
Foda irmao, moro na gringa e estou iniciando minha produtora, nao está sendo facil, gravar, editar, postar, etc... esse ciclo é complicado, ainda mais pq tenho um trampo com alta responsabilidade, ainda nao da pra abandonar e viver so disso, mas seguimos firme 💥
@carlosdinarte6 ай бұрын
Legal esse vídeo, feito sem um roteiro planejado, ao menos é o que parece ser. Trabalhei muito tempo com eventos. Sei bem a tensão que é, muita responsa, mas meu trampo era só no "durante". Pensar que após o evento ainda tem muito o que se fazer, nesse trampo de pós-produção.. pesado, mas se és vocacionado, continue. Sds.
@eaflame6 ай бұрын
Nossa, sim! Passo por muitas angústias porque é muita coisa. Cuidamos de tudo, roteiro, ideia, edição e muito mais. Mas é um amor pelo que eu faço, e um relacionamento tóxico kkkkkk e muito bom ver o resultado, fazer, mas o processo é bem angustiante..
@thiphotos6 ай бұрын
Caraaaaaai, é normal se identificar? achei fodaaa! hahahaaha
@thiago50956 ай бұрын
Ser videomaker no Brasil é doideira demais. Nunca tem verba suficiente, a gente carrega tudo nas costas e qualquer coisa que dá errado ninguém lembra que vc fez sozinho boa parte do job. Fora que pra ter sucesso vc tem que ser melhor na parte de vendas do que no audiovisual. Eh fodaaaa.... e tem ainda os calotes!
@viniciussskatebusiness6 ай бұрын
Audio top demais
@jessicacrusco6 ай бұрын
tá todo mundo no mesmo barco 🚣
@Vitor_Heinen6 ай бұрын
Quase um bombril, 1001 utilidades
@Pontomaterial6 ай бұрын
Será que eu consigo te ajudar na edição? Apesar de já editar um tempo pra mim, nunca peguei trabalhos de fora; e gostaria dessa experiência!
@valdodias22496 ай бұрын
por mais que delegamos tarefas,mais junto e participativos ficamos....esse é um dilema pra quem tem responsabilidades e quer ter ctz que tudo está andando de acordo com que está na nossa cabeça.
@fabioantonio65246 ай бұрын
Cara, vejo esgotamento e cansaço nos seus olhos tbm to assim...
@ThiagoGuedert6 ай бұрын
Estamos no mesmo barco irmão, por isso nao podemos deixar de fazer nossos trabalhos autorais.
@MagnumGamerrr6 ай бұрын
E eu achava que eu estava esgotado kkkkkkkk, hoje sou designer gráfico, fotografo, tenho uma marca de roupas e faço alguns vídeos automotivos, não aguento mais ter que segurar todos os pratos, mas a situação financeira não me permite ao luxo de pensar em desistir... mesmo não tirando nada como fotografo e com as roupas, sei que algum momento alguma coisa vai virar!
@mkquadros6 ай бұрын
Me peguei várias vezes nesses momentos e pensei, será que só eu passando isso de novo? Kkkk A falta de voltar a produzir Oq nós fez começar acho que um ponto muito doido, só pegar a câmera e fazer como a gente quer, sem ter que se encaixa em nada. Pra mim pelo menos cada pausa dessas trouxe uma reflexão gigante assim como a tua, mas tb traz umas ideias novas, então ja penso que vem esses momentos pra mente liberar novas ideias kkkkkk E o podcast tamo esperando rafa! Vai ser foda, áudio tá impecável tb ✨
@900audiovisual6 ай бұрын
as vezes fica tudo meio cinza né...
@rafawebber6 ай бұрын
Fica um pouco em sLog, daí aplica o LUT e volta a brilhar hehe
@900audiovisual6 ай бұрын
@@rafawebber hehehehehe MTO BOM!
@viniciussskatebusiness6 ай бұрын
Faz financeiro, captação, vende. Hahahaha é isso, o começo.
@brivilati6 ай бұрын
O melhor caminho é sempre o mais dificil, né? mas da pra curtir a jornada! ;d
@pedrosilverio74946 ай бұрын
Massa essa "troca" de ideia
@N.Bellos6 ай бұрын
desabafe com o RAFA? o podcast de um click só? AHAMMMMMMMM
@Vitor_Heinen6 ай бұрын
Podcast do Rafa, ahamm
@jhonaatan6 ай бұрын
É essa parada ai mesmo!
@richvfreakk6 ай бұрын
Visao irmao
@DouglasLopes0116 ай бұрын
No Brasil, infelizmente no audiovisual nós temos que ser GENERALISTAS, o que é grave, mas quem trabalha com isso não tem como fugir muito.
@Cohen.M6 ай бұрын
Desisti de ser videomaker porque realmente achei o meio muuito tóxico e cansativo. 'É só dar uma olhada nos grupos grandes que tinham no facebook na ultima década, Audiovizuando, andre piil e etc. Todos acabaram. Muito briguinha boba, todo mundo se achando o Tarantino. Uma síndrome de cachorro que corre atras do rabo o tempo todo. Compra equipamento de 15k, faz vários freelas pra pagar, dai paga e tem que comprar outro porque n motivos, e fica nesse ciclo eternamente. Enfim, não me arrependo mas fico triste porque é uma profissão muito maneira, mas com uma comunidade horrível.
@ElvisSampaio6 ай бұрын
Você faz isso tudo e NÃO FAZ CAFÉ? Aí não man kkkkk TÁ DEMITIDO!
@ducruzzz6 ай бұрын
Videomaker que não vive seus altos e baixos, tá vivendo errado! haha
@ElvisSampaio6 ай бұрын
5:14 Man, um conselho real, delega a edição do seu canal e o resto tu faz de boas Até ganha mais tempo pra pensar em mais vídeos, gravar mais ou até "consumir" mais referências pra você aplicar aqui