Fala meu amigo, aguardo novos vídeos!! Seu canal é um dos melhores que já vi!
@orcamentodeobraspublicas65674 жыл бұрын
Valeu. Em breve teremos mais material.
@ulyssesmoura4890 Жыл бұрын
Isso é algo que sempre tive dificuldade de aprender, agora que tô começando a arranhar. Orçamento é bem mais complexo que essas planilhas comuns de obras que o serviço público dos municípios recebem
@orcamentodeobraspublicas6567 Жыл бұрын
Bom dia Ulysses, É bem por aí. Orçamento de obras públicas tem uma complexidade maior do que apenas levantar quantidades de serviço e colocá-las em uma planilha, mas com o tempo a compreensão dessas particularidades surge e passa a fluir com maior facilidade.
@mariolisboa08Ай бұрын
Boa noite Eulalio! Sua didática é muito boa, parabéns. Tenho uma dúvida: no sistema de preços desonerados, temos uma redução dos custos tributários mas em contrapartida um aumento do coeficiente de BDI das obras. Em obras de 500k a 700k, a incidencia de um BDI de 28% gera um custo maior do que o BDI de 23% para sistemas não desonerados. Entendo que o desonerado deveria fazer sentido na economia da tributação, mas o BDI maior impacta em todos os itens da minha planilha, nessa situação, devo escolher qual regime de tributação?
@orcamentodeobraspublicas6567Ай бұрын
Você deve escolher o sistema que é mais vantajoso para a Administração Pública. Essa é a regra. O sistema desonerado somente é vantajoso para serviços que fazem maior uso de mão de obra. Se a incidência maior for de equipamentos, serviços especializados e materiais, a desoneração deixa de ser vantajosa.
@admuergs063 жыл бұрын
Vale para obras privadas?
@orcamentodeobraspublicas65673 жыл бұрын
Olá Alan, a opção pelo sistema de tributação é independente da obra ser privada ou pública. No caso da desoneração, é necessário que a empresa faça a opção por esse sistema de tributação junto à Receita Federal.
@admuergs063 жыл бұрын
Essa regra vale para empreiteiras contratadas por construtoras q executam obras públicas ou privadas?
@orcamentodeobraspublicas65673 жыл бұрын
Olá Alan, a opção pelo sistema de tributação com ou sem desoneração é da empresa, caso ela se enquadre no grupo a que tem direito.
@tiagoalmeida53624 жыл бұрын
Bom dia Eulalio, A administração pública faz a escolha entre desonerado ou não, porém as empresas com base na sua expectativa de faturamento e quantidade de funcionários para gerar esse faturamento fazem a escolha entre um ou outro, essa escolha é feita no início do ano e não pode mudar o regime para cada tipo de obra. Com a alteração de desonerado para o não desonerado e aplicação do BDI ajustado para essa realidade o preço final da obra pode ficar com o valor maior do que o preço de referência. Minha pergunta é a seguinte: o preço de referência do orçamento base que deve ser utilizado para aplicação do "Kappa"?
@orcamentodeobraspublicas65674 жыл бұрын
Bom dia Tiago, Embora seja uma opção da construtora optar pelo sistema com ou sem desoneração para a tributação, no momento da licitação ela apresenta seu BDI e valores tomando como base a planilha de referência. Sendo os preços e o BDI desonerados, no momento em que este perder a validade, os índices e encargos deverão ser reajustados para o não desonerado e implicará no aumento do valor do contrato. Essa será a principal questão caso a desoneração não seja mantida após dezembro de 2020.
@orcamentodeobraspublicas65674 жыл бұрын
Respondendo à sua pergunta, sim, o preço de referência da planilha orçamentária deve ser utilizado para a aplicação do Kappa.