Não cheguei em processual ainda, mas considero muito interessante este vídeo. Despertou-me a pesquisar o assunto. Se aplicar a mesma lei da Itália quanto a demora no processo... ah! quebra o Tesouro Nacional.
6 жыл бұрын
Já pensou??? Hehehe...
@camilladelcastilo8469 Жыл бұрын
prof, que aula maravilhosa!
@leticialimadeoliveira57515 жыл бұрын
Explicação de forma simples e direta!!! Adoreei
@lourdesdalvarezende6 жыл бұрын
muito esclarecedor.
@paulacavalcanti99286 жыл бұрын
Obrigada professor. Muito bom. Gostaria de perguntar se nesses países onde existem esses instrumentos para efetivar a duração razoável do processo existe algum tipo de "ação regressiva" contra o juiz ou serventuário responsável pela morosidade. É se na sua opinião, a realidade do judiciário brasileiro suportaria tais instrumentos, visto que temos uma demanda imensa para quantidade de pessoas que movem o judiciário, por exemplo. Desde já agradeço.
6 жыл бұрын
Excelente pergunta, Paula. Na Itália, um juiz já foi condenado ao pagamento de indenização pela excessiva demora do processo: www.ilsole24ore.com/pdf2010/SoleOnLine5/_Oggetti_Correlati/Documenti/Norme%20e%20Tributi/2013/09/corte-conti-sentenza-Sentenza-292-2013.pdf. Até mesmo no Brasil seria possível esta ação regressiva com base no artigo 143, II, do novo CPC, combinado com o artigo 139, II, do mesmo Código. Mas, para isso, seria necessário que primeiro a administração pública fosse condenada, não é mesmo... ;)
@paulacavalcanti99286 жыл бұрын
Direito Sem Juridiquês É verdade professor. Muito obrigada pela resposta!
@tanakaojj7 жыл бұрын
Professor faz um video falando sobre justiça privada
7 жыл бұрын
Olá, amigo. Excelente sugestão. Na semana que vêm postarei um vídeo sobre "Libertarianismo e Direito." A "justiça privada" entra na pauta a partir daí, certamente. Por ora, há um vídeo do canal sobre os "meios alternativos de solução de controvérsias" (goo.gl/PJkwfa). Embora trate do assunto na perspectiva do ordenamento jurídico positivo, a arbitragem, tema abordado no vídeo, tem correlação. Continue sempre participando por aqui. Forte abraço!