Moro em Fortaleza, uma cidade muito turística. Os empreendimentos são de alto padrão e os funcionários desses resort, ganham uma miséria de salário. Outra questão, a natureza está sendo destruída, a ganância por construção não tem limite, e tudo vai ficando mais caro. Tudo vai sendo determinado pelo dinheiro, pouco ou nenhum estudo sobre impactos sócio econômicos na região são feitos.
@jeffmesquita82375 күн бұрын
@@ricardocampelo4248 E olha que fortaleza não tem quase nenhum turista comparada com esses países só para ter noção a capital da Espanha recebe mais turistas que todo o Brasil junto e dobrado.
@celestini61745 күн бұрын
Turismo de Fortaleza é uma piada perto das cidades espanhola, inclusive o turismo do Brasil é bem pequeno em comparação
@luizfernandosilva72094 күн бұрын
Isso é a mais pura essência do capitalismo
@andrepapykmoretzsohn28113 күн бұрын
Mais do atraso que era antes ninguém reclama😅
@monica95692 күн бұрын
@@andrepapykmoretzsohn2811 O único atraso é o do seu intelecto, Fortaleza sempre foi uma cidade normal mesmo antes do turismo predatório e da especulação imobiliária, gente pobre não deveria opinar em assuntos como esse, pois não tiveram, não tem e nunca terão dinheiro para viajar, e opinam com base no que aprenderam nas novelas da globo. 😂😂😂😂😂😂
@lifelearner105 күн бұрын
Verdade, a riqueza não chega pra população. Os donos de restaurantes, por exemplo, nem sequer repartem as gorjetas com os funcionários! Eles cobram entre 10% e 15% da “taxa de serviço”, que substitui ou deveria substituir a gorjeta, e depois dão qualquer 50 euros por mês pra cada garçom e ficam com TUDO! Os salários também estagnados. Se isso se passa na Europa inteira, com suas regulações e leis severas, imagine no Brasil e outras partes do mundo???
@soulsurfchannel4224 күн бұрын
Espero que esse levante aconteça aqui na cidade onde eu moro, Ubatuba SP, aqui a verticalização predatória acabou com a nossa Paz, diga não a Verticalização predatória no litoral norte Paulista
@RodrigoDiana5 күн бұрын
Este não é um problema só das canarias. Isto também esta acontecendo aqui. Veja, por exemplo, os resorts e condomínios tomando conta do litoral da Bahia e prejudicando a vida dos moradores da região.
@shinamuro5 күн бұрын
O problema não está no turismo, está na ganância de quem explora o negócio. Quem cria os hotéis de luxo faz isso para ter lucros gigantescos, mas não paga o mínimo para quem trabalha. A situação não vai melhorar com uma possível restrição no número de turistas.
@jessepaulo5 күн бұрын
O problema é capitalismo, é evidente!
@jeffmesquita82375 күн бұрын
Infelizmente é a realidade, mas também é uma oportunidade de emprego, empreender, eu mesmo vou abrir dois box e alugar.
@AlexMossmann5 күн бұрын
Mas fecha toda estrutura turística. Problema resolvido.
@M.A.-hh1ye5 күн бұрын
@@AlexMossmann😂😂😂😂aí os Espanhóis morrem de fome ,pois Espanha só vende laranja e mixirica (Mandarina 🍊)😊 🇩🇪🇧🇷🇪🇸
@iandarias974 күн бұрын
É assim mesmo. Sou de Tenerife e o aluguel está a cada vez mais caro porque os donos dessas casas e apartamentos preferem alugar muito caro para os turistas que podem pagar. Depois essa quantidade de dinheiro não se vê refletida na nossa sociedade, no arquipélago. É tudo muito complexo..
@heitorotoni88723 күн бұрын
Na Suíça uma casa só pode ser alugada para um turista por 3 meses. Os donos não veem vantagem em ficar 9 meses sem renda, então alugam para os locais por tempo que quiserem. Foi uma forma que o governo viu de forçar os donos não prejudicarem o direito de moradia no país.
@Jxpxf15 күн бұрын
Basicamente oque acontece aqui em sc no verão e com certeza a culpa não é dos turistas.. população aumenta, turismo aumenta consequentemente vem o transito caótico e demais problemas. A cidade tem que evoluir junto com o turismo, mas quem comanda geralmente pensa nos próprios interesses…
@WilsonGoisMusico5 күн бұрын
Creio que eles tem toda a razão. O primeiro ponto é que esses grandes empreendimentos são provenientes de investidores de outros países, ou seja, o grosso da receita gerada irão para esses investidores, ficando apenas para a população local essa geração de empregos: cozinheiros, camareiras, etc. Mas que realmente benefício para quem cede o espaço para este empreendimento, se pensar bem, não é lá grandes coisas. E acabam que muitas vezes, privatizam acesso as praias, onde por muitas das vezes nem a população local possam acessar. Aqui mesmo no Brasil, tem muito disso.
@alexandremonteiro92685 күн бұрын
Eu achava que brasileiros tinham dificuldades com interpretação de texto, mas parece que nem mesmo com imagens e áudios as pessoas conseguem entender o básico.
@Gabrouts5 күн бұрын
é deprimente meu caro!
@leodangelo1005 күн бұрын
Não há distribuição da riqueza, o que gera pobreza e favelas. E o cara acha que o problema é o turismo, não a ganância de quem detém os negócios
@Pedro386275 күн бұрын
Ignorantes... Kkkk
@jorge_soro6 күн бұрын
Lá vem o povo que lnvadlu o mundo inteiro falar pra gente como eles estão tristes que tem muito ex-trangeiro na terra deles 😂
@nero.836 күн бұрын
quem invadiu o mundo inteiro realmente foi a UK, mas ok.
@nero.836 күн бұрын
quem inv4___ diu o mundo inteiro realmente foi os britânicos, mas ok.
@jorge_soro6 күн бұрын
@nero.83 Espanha teve coIonias em todos os continentes também. A última ganhou lndependecia nos anos 70
@nero.836 күн бұрын
@@jorge_soro sim, mas os britânicos é q colonizaram mais e também tiveram influência absurda nessas regiões do q a españa.
@jorge_soro6 күн бұрын
@@nero.83 a própria ilha dessa notícia é uma ilha do Marrocos lNVADlDA pelos espanhóis
@virginialemes52775 күн бұрын
Olhando pelo ponto de vista em relação que quem trabalha não recebe um salario descente e que para esse trabalhador e morador não esta recebendo de maneira a poder viver na ilha, tem lógica p que ele fala. A velha história , tem trabalho mas não recebe é explorado, se vc não tem salario para sobreviver bem obde mora?! Tem algo errado🤔
@ligiacamacho70335 күн бұрын
A Ilha da Madeira também tá assim, Tenerife ainda está bem em relação a Madeira. Lá não e a mesma coisa, mudou tanto e não é tão belo como antes: É muita gente por uma ilha tão pequena, há muita construções em demasia com prédios altos, muitas construções. Os estrangeiros e turismo acabou com encanto da ilha.
@filippecordeiro5 күн бұрын
Vou falar hein, espera mais dessa praia.
@saintmichelbrasil5 күн бұрын
É só triplicar os preços que já dá uma boa diminuída no movimento. Eu mesmo sou o primeiro a deixar de viajar!!! 😂😂😂😂😂😂
@bellVFX5 күн бұрын
E isso que acontece mais esse é outro problema porque aumenta pra todo mundo inclusive para os nativos daí só os ricos terão acesso
@helio39063 күн бұрын
Os nativos reclamam que não tem vagas pra eles nos hotéis, comida e restaurantes caros e transporte publico lotados. Então está correto cobrar mais mais dos turistas internacionais pra ver se diminui o fluxo.
@danielacolaco13565 күн бұрын
Os empreendimentos com seus hotéis de luxo, vai acabar com a paisagem, vai chegar uma hora que só terá pedra e concreto.
@joers19645 күн бұрын
No Capitalismo é assim,o capital chega você sai e não há alternativas para isso o que interessa é o lucro. O turismo chegou,gerou emprego e renda,fez o preço dos imóveis subirem e expulsou os moradores,em breve construirão vilas de zinco e importarão trabalhadores filipinos para atender os turistas.
@ramonribeirodasilva77675 күн бұрын
🙄
@mariaclaramonteiro30985 күн бұрын
Fiquei refletindo aqui com esse cenário de grandes investidores ocupando esse locais turísticos e expulsando aos poucos os locais. Você acha que podemos chamar isso de uma nova era de colonização? Digo, Colonização 2.0.
@mariagabriela90835 күн бұрын
@@mariaclaramonteiro3098acho que esses processos de gentrificação e grilagem de terra se assemelham muito mais ao cercamento de terras do que a uma colonização. O cercamento de terras é um processo expansionista do capitalismo onde as terras que foram habitadas por milhares de anos por habitantes originários, passam a ser cercadas e vendidas aos ricos, que expulsam essas populações a pontapé, isso aconteceu na Inglaterra e acontece até hoje no Brasil, basta ver o que fazem com os indígenas e ribeirinhos. No caso do vídeo se trata de um caso clássico de gentrificação, onde uma região é atacada pelos interesses rentistas e os alugueis triplicam, expulsando os moradores originários e substituindo por ricos
@CtavaresC5 күн бұрын
No comunismo se vive muito melhor, todos querem migrar para esse regime
@duiliohelf4 күн бұрын
Sem inclinação capitalista, a USSR acabou com o Mar de Aral. O Mar de Aral, um grande lago, era fonte de sustento para locais, por anos. Até a chegada do… SOCIALISMO, que arrasou com tudo!
@AlexandreÖ.Şilva5 күн бұрын
Vai entender na pandemia disseram que a falta de turistas afundou a economia, agora reclamam que tem muito turista.
@danielacolaco13565 күн бұрын
O problema não é o turismo e sim os valores que aumentam muito para os habitantes, os empreendimentos que acabam com a paisagem linda e os turistas sem educação.
@Dolphin_Terrace5 күн бұрын
São apenas velhos ressentidos que perderam a melhor parte da vida.
@pedroarthurbarbosa5 күн бұрын
Turismo funcional, onde a demanda cobre as ofertas de quartos e etc... não um monte de gente atracando em cruzeiros enchendo as ruas , alugando quartos e casas em cima da hora. Amsterdam recebeu 9 milhões de turistas no ano passado, uma cidade com 900 mil pessoas, nesse mesmo período em todo Brasil foram 6 milhões de turistas em 2023. Se você acha normal uma única cidade receber esse tanto de turistas 25.000 por dia, vc tem sérios problemas...
@HelderYoutube4 күн бұрын
Volta a ver o vídeo a ver se desta entendes
@SamyaSilveira4 күн бұрын
Fui a Tenerife e o lugar é incrível, mas o Rio de Janeiro também é. Subi no vulcão 🌋 El Teide e conheci.
@superandosempre20005 күн бұрын
Eu moro em Las Palmas… deveriam vir aqui pq as praias são muito mais bonitas
@anselmosilva16252 күн бұрын
Opa … boa dica !😊
@christianmoura6864 күн бұрын
Eu to em Mallorca e também tem esse problema aqui
@XSpImmaLion2 күн бұрын
A matéria beira chegar no ponto da questão, mas acaba não chegando. Não é conversando com secretaria de turismo, turistas, e daí gente que tá vivendo em invasão que vai se dar luz real ao problema. Tinha que ter falado com habitantes da ilha que são empregados, pescadores, povo que movimenta a economia local, além de prefeitura, e identificar gente que tem dados reais sobre o turismo de massa. Também não entrou na questão de short stay e AirBnb que tem sido uma das coisas mais devastadoras pra locais com turismo dessa natureza, que já acabou com várias cidades pitorescas da própria Itália e Espanha. Cidades com história de séculos que hoje são fantasmas - só tem turista, comércio é todo voltado pro turismo, e nem mesmo as pessoas que trabalham na cidade são originárias da cidade mesmo, e moram fora dela porque imóveis agora já estão todos voltados pra short stay e AirBnb. Problema na maioria desses casos é que as cidades, ilhas, e locais que são alvo de turismo em massa se tornam vítimas do mercado especulativo imobiliário e empreendimentos massivos pra atender turismo, em que as pessoas que tem grana investem pesadamente em imóveis não pra alugar pra famílias do local, não pra prover residência para pessoal local, mas somente pra short stay e aluguel de temporada. Caso do vídeo a coisa é tão grande que parece que já tomou parte inteira da própria ilha. Muitos locais paradisíacos estão se convertendo pra ser a casa da praia dos ricos globais - ou seja, cidadãos de países desenvolvidos com grana pra viajar pro exterior. Claro, ninguém quer colocar culpa em um ou outro turista que está ali pagando do próprio dinheiro pra curtir o local, mas o agregado disso tudo é extremamente prejudicial. É extermínio cultural. E assim se perde tudo que existe de paradisíaco no local, até se esgotar, e daí parte pra próxima vítima. O que os governos desses lugares precisam ter coragem de fazer enquanto ainda dá tempo, é impor limite nisso tudo. Limitar valores de aluguel e imóveis para cidadãos do local, limitar imóveis para short stay, reservar parte dos imóveis para população local, segurar especulação imobiliária, impor limite de entrada em números reais, montar áreas de preservação, não permitir gentrificação, e preservar cultura e sociedade do local. Isso nunca acontece porque acaba indo contra o sistema capitalista de governo que é comum nas nossas democracias hoje. Poder centralizado vai visar o lucro e "desenvolvimento" de cidades e locais acima das necessidades do povo, então mega projetos pra transformar um bairro pobre, ou uma escarpa invadida por gente sem dinheiro pra comprar uma casa ou apartamento, vai sempre ter prioridade e ter portas abertas pra fazer o que quiser. Nós precisamos de uma série de regras, medidas, leis, regulamentações, e imposições que estabeleçam limites que permitam que turistas visitem os locais, mas sem isso custar a cultura, a preservação, a sociedade que faz parte do local. Vou falar algo aqui que muita gente não vai gostar de ouvir, mas de certa forma isso já é o que aconteceu e ainda acontece com muitas culturas nativas e indígenas de vários países. Matou-se toda uma rica cultura que existia em vários lugares do mundo, e depois sobra só um showzinho pro turista ver, que se faz pela dependência econômica. Quem já viajou o mundo por aí já viu isso repetidas vezes. A história do local reduzida a um museu, a umas danças pro turista ver, a visitas que são preparadas e modernizadas com os luxos que o turista quer de forma bem artificial, mas que se vc puxa os panos e olha atrás, capaz de não ter um nativo envolvido no meio. Eu acho isso perverso. Essa ideia de se justificar tudo porque "a economia do local depende do turismo" já é um passo dentro da destruição da cultura local. É uma pena que as pessoas muitas vezes não enxergam isso. Pode muitas vezes ser a pura verdade, que a economia do local já está totalmente dependente de turismo, mas essa dependência é um problema em si mesma, que no final leva a um processo de destruição e desaparecimento do que havia antes do turismo em massa chegar. Nós já estamos trilhando um caminho de uniformização em que você tem uma pequena classe da população mundial muito rica com dinheiro demais, enquanto o resto ou some e desaparece, vai ocupar os locais que sejam ruins e invisíveis pra essa classe rica, ou que se tornam dependentes do dinheiro dos ricos, de forma a apagar com os próprios costumes e culturas pra atender todas as vontades dos turistas. Existe toda uma uniformização desses lugares pra satisfazer turistas que muitas vezes não é coisa do local, mas tudo a ver com um padrão de atendimento e excelência que turistas exigem ou esperam. E o nosso coletivo está perdendo com isso. A riqueza de se viajar o mundo e conhecer culturas e costumes diferentes está na diversidade. Se quem viaja só vai pra fora pra encontrar um esquema artificialmente pronto pra atender as expectativas, nesses paraísos montados pra eles, sem gente do local a vista porque foi empurrado pra fora porque tudo ficou caro demais, ou então treinados pra se comportar de uma forma específica pra agradar turista... não tem mais diversidade em nada. Não tá visitando outra cultura ou conhecendo outros costumes - tudo se reduz a um parque de diversão pra quem tem dinheiro.
@ricafloresta3 күн бұрын
Os turistas deveriam ficar em pequenos hoteis , Airbnb , pousadas , esses resorts de luxo so trazem problemas para todos.
@jesus.borges81925 күн бұрын
Na verdade o problema é que nem o pais, nem as prefeituras esta agiando
@estelamellado48275 күн бұрын
Pro Governo é ótimo. Pro dono do capital também. Em qual lugar do mundo o cidadão é colocado como prioridade ante o lucro??
@alinerodriguescaldeiraalin43295 күн бұрын
Muita gente na terra...ta fikando insuportavel.......ngm se respeita e tolera O caos taiiii
@wupfwupfinger21823 күн бұрын
Tudo isso que foi mostrado nao é culpa dos turistas mas sim do gov de Tenerifa que nao pensa nos locais.
@paulocembranelli55146 күн бұрын
As Ilhas Tenerife deveriam pertencer ao Marrocos, pelo mapa perc3ebe-se que elas estão muito mais próximas do país africano. "Uma praia branca com areia IMPORTADA da África", quer dizer saqueada da África, eta Europa...
@JohnDoebr475 күн бұрын
Melilla é uma cidade espanhola DENTRO do Marrocos. Distância não é um item relevante para propriedade e soberania. História é. Os eua têm vários domínios a milhares de km de distância. A França e u.k.também.
@tedgregersenvalasko23755 күн бұрын
1) "Ilhas Tenerife" não existe, o que existe é o arquipélogo das Ilhas Canárias a qual Tenerife faz parte. 2) É importante entender muito a história do Arquipélogo antes de simplesmente dizer que devería ser parte do Marrocos. As ilhas eram conhecidas desde eras antigas, tanto grega como romana, mas ficaram esquecidas durante muito tempo. Allí viveram tribos, mais conhecidas como Guanches em geral (de origem Berber) as quais ficaram "esquecidas" alí por cerca de 1000 anos BC muito antes do Reino Marroco existir. Já depois o reino de Marroco NUNCA ocupou a llocalidade antes, ou seja...Acabou sendo colonizada por quem ficou interessado 😊
@rafaelcapuano82805 күн бұрын
proximidade não define nada.
@philmuller-geib33615 күн бұрын
Entāo devolva o Brasil aos índios
@Rayji105 күн бұрын
Dada a importância do turismo na região, a implementação de um modelo muito restritivo pode ser prejudicial a economia local. Igualmente, o crescimento desordenado cria uma pressão absurda na qualidade de vida dos moradores, como está na reportagem. É deverás um impasse na redoma política, mas em termos de mercado está para lá de decidido e é este que usualmente vence.
@adrianam.96345 күн бұрын
Venham para o Brasil 😊
@mariaclaramonteiro30985 күн бұрын
As Canárias recebem um alto número de turistas europeus por ser uma viagem relativamente mais perto do que ir para as Américas. Vale lembrar que a alta temporada acontece justamente no período de inverno europeu. Eu não conhecia essas ilhas antes de morar aqui e fiquei conhecendo justamente porque é comum essas "escapadas" de uma semana para curtir um tempo agradável por lá Então, acho pouco provável deles substituírem esse opção para atravessar o oceano e ficar em solo brasileiro por uma semana.
@amoregratidao33525 күн бұрын
As ilhas Canárias recebem 14 milhões de turistas por ano, numa pequenas ilhas com população de 2 milhões de habitantes.. O Brasil com uma população de 200 milhoes de habitantes e sendo um país de tamanho continental, recebe 6 milhoes de turistas por ano. Se o turismo de massa acontecer ao mesmo nível no Brasil, haveria 1,4 bilião de turistas por ano.. Você quer????🙃
@adrianam.96345 күн бұрын
@@amoregratidao3352 nossa!kkk
@Jaime-b2l5 күн бұрын
@@adrianam.9634 essa é uma boa resposta
@willfernandes27235 күн бұрын
Negativo, que fiquem por la ✌
@vitorhugodjatamalinke78545 күн бұрын
Areia importada da África ? Porque você acha mesmo que Tenerife fica na Europa ?? Só se for politicamente, pois geograficamente tenho a certeza que não…
@FeScully2 сағат бұрын
Sim, faz parte da Espanha.
@vitorhugodjatamalinke785445 минут бұрын
@ A Espanha anexou, com base na força !
@marlisewinterselbach9454 күн бұрын
A Anvisa liberou???
@roddy15 күн бұрын
Ser contra "turismo de massa" é uma forma muito sutil de racismo e preconceito com as classes mais baixas.
@PedroHenriqueRamos5 күн бұрын
nem. fui em Mallorca e eles sofrem do mesmo problema. Não era pobre/preto que estava lá não. Só UK/Irish. O problema é infraestrutura
@marceloparracho3873 күн бұрын
Me pareceu muito tranquilo. Aqui em Florianópolis sim, é um caos 😅
@JohnDoebr475 күн бұрын
Tem que deixar eles sem turistas, deserto. Sem dinheiro. Só com os vulcões vomitando lava sobre as casas. Quem sabe valorizem quem faz eles terem relevância.
@VanielJoregesdaSilva5 күн бұрын
Já vi isso em algum lugar. O dinheiro só beneficia os ricos empreendedores. O povo que se lasque!
@cksr19825 күн бұрын
Espanhóis sempre reclamando isso é histórico.
@helanvinicius46864 күн бұрын
Mano, eles que elegem os políticos não os turistas, só eleger alguém que coloque por exemplo uma lei que todo imposto arrecadado com tudo que envolva os hoteis seja usado para no outro lado da cidade, ou seja, do lado que não está a praia, seja construído então lá moradias normais e sedidas em conceção igual rodovias a pedágios, a empresas especializadas com preços de aluguel já vinculados aos contratos de consseção que façam sentido, assim a população local vai ter uma oferta maior de moradia comum e não de alto padrão, o que vai derrubar os preços do imóveis a moradores no geral. O resto do imposto relacionados a transporte, alimentação e comércio contínua sendo usado para infraestrutura e mais fomento ao turismo. Agora os caras ficam elegendo político que defende idéia utópica como achar que as casas que estão do lado que o ta a praia vai conseguir ter preço de aluguel acessível sendo que ta dividindo espaço com hotel de alto padrão. Ai não tem oq fazer mesmo.
@fernandolima80116 күн бұрын
kkkkkk os moradores locais querem é proteger a casa que construíram NA TERRA INVADIDA. Essa hipocrisia de vagabundos é ridícula.
@lenonsilva39073 күн бұрын
Como é ver sua cidade sendo privatizada? Veja esse vídeo 😊
@passaroquetemasanaovoa5 күн бұрын
Estão certíssimos
@caiusczar9604 күн бұрын
não seria melhor cobrar ingressos muito caros para poder visitar ,assim todos ganham ? do que simplesmente proibir visitantes ?
@GlauberSilva3335 күн бұрын
3:25 Aqui está a resposta. Não tem nada a ver com turismo e sim com gente gananciosa querendo lucrar e não sobe salário das pessoas. Logo as pessoas ganhando pouco não tem condições de ter uma vida melhor, passa a viver na pobreza e ir para extremos e se instalar em favelas.
@EmersonDSP5 күн бұрын
Ou seja, o problema é o capitalismo em seu estado atual.
@monica95692 күн бұрын
Eles estão certíssimos, turismo predatório só gera prejuízo a população como por exemplo a especulação imobiliária que enxota os nativos do litoral pagando uma indenização irrisória, os obrigando a mudarem para bairros absurdamente distantes, nativos esses que geralmente suas rendas vem do próprio litoral ou seja eles não perdem somente as suas casas, mas também suas rendas, sua identidade!
@thiagofreitasdasilvasperan72853 күн бұрын
Vale ressaltar que todo dinheiro gerado aí não fica na região...vai pra o bolso dos investidores estrangeiros e dos políticos locais
@eduardodahora55103 күн бұрын
Concordo que o turismo pode, como qualquer atividade humana, gerar consequências lastimáveis, principalmente quando resulta em um agudo processo de gentrificação! Por outro lado, culpar o "turismo de massa" por problemas estruturais é de uma "ingenuidade" (eufemismo) quase juvenil! Afinal, se o PIB gerado pelo turismo não é revertido em bebesses para a população local, a culpa não é do turismo em si, mas dos mecanismos de distribuição da renda gerada (em forma de subsídios, construção de moradias, ampliação e modernização da infraestrutura viária, requalificação dos serviços públicos, construção de novas escolas, creches e espaços de lazer, etc). E quem são os responsáveis pela elaboração e proposição de projetos que promovam uma redistribuição voltada à melhoria da qualidade de vida da população local? Naturalmente, os administradores públicos! E porque não o fazem? Justamente por estarem, como em quase todos os lugares do Mundo, armadilhados pelo poder econômico dos grandes grupos de investidores. Por conseguinte, culpar o "turismo de massa" é, em última análise, ignorar a responsabilidade daqueles que, protegidos pelo anonimato, promovem a precarização da qualidade de vida das classes médias e baixas, a partir do constante assédio e chantagem sobre os agentes públicos. Em bom português, é a barata protegendo o chinelo!
@victorsilva35935 күн бұрын
Moradaores locais querem que o ESTADO limite a quantidade de turistas ano. Os investidores, empresários e trabalhadores do turismo estão confortáveis com isso? Afinal de contas é o dinheiro deles em risco. No final tudo se resume luta de classes.
@victorsilva35935 күн бұрын
A culpa é do turista ou dos empresários do turismo que não param de construir resorts?
@rodmbs5 күн бұрын
Não tem nem areia.
@tedgregersenvalasko23755 күн бұрын
Claro que também tem.
@jalanbagus40725 күн бұрын
O turismo onde moro é fraco, mas está cada vez mais caro morar por aqui também e as pessoas estão cada vez mais excluídas. Mas isso não tem nada a ver com a especulação imobiliária, a concentração de renda, e o nosso querido sistema capitalista neoliberal. Como não temos turistas pra colocar a culpa das nossas mazelas vou colocar a culpa no ET Bilú.
@thatybc8585 күн бұрын
Governantes que não desenvolvem as cidades para suas demandas. As cidades têm de acompanhar o ritmo
@alejandroantunez82645 күн бұрын
Se nao querem turismo eh só falar. Tem muitos outros lugares tao bonitos quanto que querem turistas.
@cesarjorgesantos97356 күн бұрын
Eles vivem do Turismo...basta ver as quantidades de hotéis e pousadas....
@alessandromaia15556 күн бұрын
Sem turismo eles nao se sustentam
@slbpourtoujours5 күн бұрын
Pois mas 40% da economia e mais de 35% dos empregos são ligados ao turismo... Sem turismo ficam sem trabalho.... Tem de escolher o que querem
@lucasgonzaga5405 күн бұрын
Legal seria, apesar de saber que não vai acontecer, ZERAR o turismo na Espanha e esperar para ver em quanto tempo eles pedem arrego. Eu mesmo não volto tão cedo, depois de ver vídeos com turistas sendo hostilizados por hordas de populares em Barcelona e outras cidades de lá
@claudiamariarodriguesdelim25784 күн бұрын
Não deu vontade nenhuma de conhecer. Cadê as árvores?
@sola42293 күн бұрын
Maceió não esta diferente,foi destruida pela ganância dos governantes.
@daviddametto47073 күн бұрын
Ganância e o egoísmo sempre foram um mal da nossa história, mas ultimamente vem se agravando
@luizguilhermemagnodossanto4485 күн бұрын
Criticas ao turismo é uma falsa queixa. A Estrume direita está por trás disso.
@shinamuro5 күн бұрын
A "direita" induz um ódio para quem não é o real culpado. É irracional odiar turistas, em uma ilha que depende do turismo. Se estão construindo hotéis de luxo é porquê o negócio é muito lucrativo. Os investidores ganham cada vez mais, enquanto pagam cada vez menos para quem trabalha. A opção mais viável seria lutar por melhores condições de trabalho e de vida na ilha. A questão do trânsito é facilmente resolvida com transporte de massa. Só tolos protestam contra turistas.
@alexandremonteiro92685 күн бұрын
De forma alguma. As falas deles são bem alinhadas com a esquerda. A questão da moradia e a especulação imobiliária é um problema global, fruto do capitalismo tardio.
@2202cristiano5 күн бұрын
@@alexandremonteiro9268, Na realidade, muitos que reclamam dos turistas são os mesmos que reclamam dos imigrantes, ou seja, discurso da direita. Até porque eles normalmente não reclamavam do turista ou imigrante endinheirado que era o que predominava até o final dos anos 80.
@feroche5 күн бұрын
Que comentário mais raso. Aqui na Espanha isso é uma pauta tanto pela direita quanto pela esquerda. O turismo está destruindo a Espanha, e está empurrando os moradores para as periferias da cidade. E ter a economia dependente disso também não é saudável
@luizguilhermemagnodossanto4485 күн бұрын
@feroche Isso é o que diz a reportagem. Me espanta a semelhança com Berlim, Porto e etc... Óbvio que o turismo é bom. Ruim é o discurso de ódio e da polarização política q se constrói com as narrativas de sempre como citei a exemplo das outras cidades.
@johnatanmagnata4102 күн бұрын
Os caras estão reclamando de pessoas invadindo a terra que eles invadiram.
@guilhermerosalim1323 сағат бұрын
Colonizador se fazendo de sonso contra invasão de imigrante é no mínimo hilário, pra não falar da hipocrisia. Além disso, reorganizem as dinâmicas de produção da ilha, migrando para o final do turismo, bem simples, né.
@filipebacelar7665 күн бұрын
Que praia feia kkkkkk
@bellVFX5 күн бұрын
Porque a areia escura vulcânica mas a água é cristalina
@iasetkali4 күн бұрын
Essa secretária donturismo, nao respondeu a pergunta e mentiu sobre escutar a população...
@Jaime-b2l5 күн бұрын
Está na hora de não irmos mais , em local que não querem , aí eu quero ver como sobreviverão
@bellVFX5 күн бұрын
Mais isso tá acontecendo na Europa toda
@Jaime-b2l5 күн бұрын
@ não são todos os lugares ,
@silviareginaSJRP3 күн бұрын
Sem turistas, sem dinheiro...
@solhando90543 күн бұрын
Turismo e agronegócio destroem tudo por onde passam e se fixam
@FLPGamer4 күн бұрын
Pra ir pra esse buraco eu fico aqui no RJ msm
@beckman68925 күн бұрын
Agora que cresceu e se estabilizou, quer colocar limites? Blz
@AlexMossmann5 күн бұрын
Mas fecha o aeroporto para o turista e pronto.
@luisfcca5 күн бұрын
Reporter que não sabe a diferença entre guia de turismo e guia turístico... na DW!
@queroirviagens5 күн бұрын
Não vou onde não sou bem recebida !
@iandarias974 күн бұрын
Fica relax que ninguém te conhece. O turista não é o problema, vc não é o problema!! Eu particularmente gosto de que as pessoas de foram venham pra ilha e curtam o que temos de bom para oferecer. O problema está na política e na péssima gestão. Também não são todos os cidadãos que pensam isso.
@felipemendes16172 күн бұрын
Protestando pelo o que sustenta eles. Contraditório
@ilantobianah5 күн бұрын
Ué flw a galera que fez turismo em massa no rolê dos astecas e maias
@Doom01044 күн бұрын
Os turistas tem que parar de ir e deixar a economia desses lugares se afundar.
@MrGiramondo4 күн бұрын
Assinei o KZbin Premium, uma maravilha. Sem publicidade...muito bom...!
@Clodoaldojose1955 күн бұрын
Quanto mais rico você se torna. Mais dinheiro você precisa para manter sua riqueza. Pois sua riqueza custa caro.
@2222111170705 күн бұрын
"Atravez de eleiçoes não se muda nada". De quem é essa frase?
@2222111170705 күн бұрын
O capital sempre ganha.
@GajoRomario5 күн бұрын
o lugar nem é tão bonito assim. é um bom lugar para visitar, mas nada demais! é visitar 1 dia e ir para outro lugar no outro dia.
@Juliano-j3u5 күн бұрын
ja nao vou mais
@frapiment62395 күн бұрын
*Ilhas Espanholas levantam-SE contra... O "se" coloca-se por norma depois do verbo. Fica a dica de bom português e bom jornalismo
@nero.836 күн бұрын
*não sei pq tá surgindo essa moda de ficar expulsando os imigrantes estrangeiros dos países deles, não é pq 1 estrangeiro fica fazendo besteiras no país q todo estrangeiro seja igual a ele, não pode generalizar. movimentos protecionistas vão começar a ter força na europa?*
@bellVFX5 күн бұрын
Não é moda eles estão apenas evitar de sair da cidade deles, isso acontece muito em floripa os caras odeiam o turista que levam os preços de tudo e depois os nativos que tem de pagar
@feroche5 күн бұрын
Ninguém aqui está expulsando imigrante estrangeiro. O problema são os turistas e não imigrantes.
@elisabethmonteiro75693 күн бұрын
TURISMO? TRAS DINHEIROS IMIGRANTES TRÁS PROBLEMAS
@PernocoКүн бұрын
As praias do Brasil são muitooooo mais bonitas! Areia branquinha e Água quente! Se os espanhóis estão expulsando os turistas... Venham pra cá!
@carlachinaglia96625 күн бұрын
Para quem mora aqui, quanta praia feia kkkkk
@jaderrocha83205 күн бұрын
Concordo que o excesso de turista deve ser algo constrangedor e irritante, mas a questão é que só quem tem dinheiro é quem tem e terá direito e acesso ao turismo. Infelizmente, o modelo capitalista neoliberal é quem dita as normas da economia. É um caminho sem volta, e que está destruindo o mundo, mas a ganância faz parte da cultura capitalista.
@lumaerex4 күн бұрын
Na boa, que se lasquem
@marcoscamargo98833 күн бұрын
Essas ilhas pertencem ao Marrocos. Fora espanhois das Canarias.
@Dolphin_Terrace5 күн бұрын
Velho ressentido é triste.
@fernandogruppelli83143 күн бұрын
Não quer turista, passe fome.
@rafaelg.99624 күн бұрын
Hay 4 gatos en estas manifestaciones
@sophi2665 күн бұрын
O problema é a ganancia dos governos que nao compartilham a renda com a populacao, q empobrece enquanto os turistas gastam milhoes na ilha, e os moradores ainda ficam sem moradia, tendo q trabalhar sem ter onde morar
@carolinegarcia71825 күн бұрын
Como se tivesse praia só na Espanha 😂 Malta e Grécia são um paraíso sem falar as praias do Brasil 😍
@pedroarthurbarbosa5 күн бұрын
Malta, Espanha, Portugal, Croácia e Grécia também estão fazendo campanhas contra. Quem vai sair da Europa para vir ao Brasil ? Tendo a Tailândia. Maldivas Oceania, Havaí, e todas as ilhas do Caribe. Brasil é tão bom em turismo que atraiu 6 milhões de turistas enquanto só a cidade de Amsterdam atraiu 9 milhões.
@josefranciscoventura5196 күн бұрын
🥰
@By.DavidEstetica6 күн бұрын
Ficou horrível com essa tradução em cima e o sim embaixo, não dá pra entender muito bem 😢
@bellVFX5 күн бұрын
Se não tiver tradução a maioria dos brasileiros não vão entender
@HenriqueVefagoSC5 күн бұрын
@@bellVFXsó ler legenda
@morani85814 күн бұрын
Capitalismo mata
@carlosrocha38335 күн бұрын
Pior que essa ilha, só Curitiba
@lazaroneto37155 күн бұрын
"Turismofobia" kkkkkkkkkkk
@Cangaçeiro0074 күн бұрын
Esse DW , so faz reportagem bosta , a mulher falou de transito , tinha 4 carros na rua , falou de turista nao mostrou nem um !!! Kkkkk
@rogeriobarbosa-w7m6 күн бұрын
a gente não quer turista......mas vamos construir mais.....hahahahahahahahahaha isso esta acontecendo no mundo todo......os locais estão se dando mal com o turismo........