Por que a Alemanha está elevando o perigo de seus parquinhos

  Рет қаралды 145,827

DW Brasil

DW Brasil

Күн бұрын

Пікірлер: 398
@n.phoenix196
@n.phoenix196 2 ай бұрын
Trabalho em secretaria de escola infantil. O que eu vejo de mães reclamando dos filhos se machucarem não está escrito... vejam bem, refiro-me a joelhos ralados, tombos, encontrões com os coleguinhas, nada grave. Quando chegam lá, parecem que estão retirando a criança de um acidente na rodovia, tamanho o desespero. Vejo os professores se desdobrarem para desenvolver a autonomia, coordenação motora, propriocepção etc dessas crianças, mas essa superproteção dos pais atrapalha muito. O resultado? Crianças que tropeçam nos próprios pés, desreguladas emocionalmente e incapazes de resolver problemas simples.
@andresoueu
@andresoueu 2 ай бұрын
Trabalho em colégio e é exatamente isso
@PalomaTeixeira-ij4ur
@PalomaTeixeira-ij4ur 2 ай бұрын
E quando a criança cai do brinquedo, o processo vem logo atrás.
@SvalblodChampion
@SvalblodChampion 2 ай бұрын
Situação complicada, as pessoas enfraqueceram muito mentalmente
@carlosloiola
@carlosloiola 2 ай бұрын
E quando chegam ao ensino superior onde leciono tudo é difícil e não dá pra fazer, seja pensar, fazer trabalhos, etc.
@chc5080
@chc5080 2 ай бұрын
Também trabalho em escola. É bem assim...
@gustavocastro9743
@gustavocastro9743 2 ай бұрын
Cara quem conviveu com criança sabe, ela ta la pulando de forma imprudente ai ela quase bate a cabeça, na mesma hora e para e reflete, ai ela continua pulando so que com mais cautela agora ja sabendo o limite, é impressionante a capacidade de uma criança de aprender.
@yyy859
@yyy859 2 ай бұрын
sabe aqueles gradeados que tem em canaletas de escoamento de água e levam a agua da chuva pro esgoto? aos 6 anos fiquei pulando numa canaleta dessas, a grade arrebentou e eu caí. deu um raladinho de nada, nada demais, só que fui uma criança EXTREMAMENTE quietinha e cautelosa, tanto q minha mãe fez um álbum de fotos quando ralei meu joelho pela primeira vez MKKKKK. resultado: to com 24 anos e até hoje fico 👁️👁️ quando passo por cima desses gradeados. cérebro de criança é uma esponja, qlqr marca emocional (como de dor ou susto) fica registrada pra sempre.
@laurastumm9750
@laurastumm9750 2 ай бұрын
sim, e você percebe que quando a mãe interfere e fica falando pra ele não pular ou pega ele no colo, aí sim que ele quer fazer aquilo e não aprende a lição
@consciencia-cosmica
@consciencia-cosmica 21 күн бұрын
sim, eles se autorregulam com maior facilidade que adultos! Eu mesma, estou tentando regular minha procrastinacao diaria... kkk e nem sempre eh tao rapido assim! (risos) Como diria Einstein: " mais facil quebrar um atomo que um habito"
@miryamsantana5517
@miryamsantana5517 2 ай бұрын
Fui para Berlim há dois meses com duas crianças. Fomos a muitos parques infantis e confesso que me assustei com a altura dos brinquedos, mas as crianças adoraram e lidaram muito bem com cada desafio que encontraram, sem se machucar. Achei incrível ver que em quase todos os bairros há parquinhos incríveis, com chafarizes onde as crianças brincam peladas sob o olhar atento dos pais. Fiquei impressionada com o modo como as crianças são tratadas e incentivadas a ter autonomia.
@ZecaLenzi01
@ZecaLenzi01 2 ай бұрын
Como vovó já dizia:"Melhor um ralado a um quebrado." Excelente, quando criança, subia em árvores, decia morro na calha de coqueiro , tomava banho em Ribeirão. Tive boa infância, me formei em um bom adulto. A todos viajantes do universo.
@anah_mello
@anah_mello 2 ай бұрын
Hoje em dia há crianças que não ficam nem descalças dentro de casa. Excesso de proteção faz mal
@Oxossicacador77
@Oxossicacador77 2 ай бұрын
Conheço mãe que até a comida liquidifica pra dá ao filho de três anos, não deixa andar descalço e pior leva a criança pra passar férias na fazenda interiorzao e não deixa a criança tomar banho de rio, nem pisar na terra muito menos por a mão num galinha, num carneiro nada, o menino coitado parece um robô
@psych0trap
@psych0trap 2 ай бұрын
Cada um cuida do seu
@PedrosHenri
@PedrosHenri 2 ай бұрын
​@@psych0trap e alguns de forma errada.
@yyy859
@yyy859 2 ай бұрын
acho que isso não é uma questão no brasil, pra maioria das famílias. tipo, pra classe média, q ja é minoria da minoria, pode ser, só que não é o caso da maioria da população. crianças mto pobres começam a cuidar dos irmãos cedo, lidam com facas e diversos outros tipos de ferramentas mais perigosas q tem na roça. ademais, essas crianças ainda brincam, tem autonomia, contato com bichos perigosos como cobras, aranhas, lagartas com ferrão e etc. oq as pessoas esquecem é que a população do interior é MUITO maior que a população da cidade grande. eu diria que no brasil, a maioria das crianças nem precisam de parquinhos perigosos pq tem contato com a vida real mto cedo. uma criança miserável do interior deve saber mais "da vida" do que um adulto canguru da capital.
@Davisecreto
@Davisecreto 2 ай бұрын
@@yyy859 No brasil, crianças mto pobres começam a cuidar dos irmãos cedo porque a America do sul têm muitas pessoas treinadas para sobreviver iguais homens machos.
@jessicacarolinabaiao9183
@jessicacarolinabaiao9183 2 ай бұрын
Eu sou um exemplo. Eu brinquei muito pouco nesses parquinhos pois minha mãe temia que eu me machucasse. E ela era tão protetora que vivia com um álcool na bolsa, limpando minhas mãos toda vez que eu tocasse em algo "sujo". Chegou um dia, ela contando, que um médico brigou com ela e que isso podeira ser um motivo do porque eu vivia doente quando criança. Direto tinha febre e vômitos, passando muito mal... só melhorou depois que entrei na adolescência. Sou muito sedentária e sinto dores nos pés e joelhos a qualquer esforço muito grande
@Oxossicacador77
@Oxossicacador77 2 ай бұрын
Por isso minha filha brinca na chuva, levo pra Bahia no meio do mato brinca em rio, com lama, corre descalça e passa mão em carneiro, pega galinha correndo e brinca com os pintinhos. O único problema dela é que não pode ver um cachorro ou gato que quer passar a mão as vezes de rua doente e ela quer fazer isso aí eu controlo ao sair na rua. Mais de resto ela é livre.
@marcoaurelio3030
@marcoaurelio3030 2 ай бұрын
Olá, Jéssica! As condições físicas de uma pessoa são muito complexas, então é difícil achar as causas, que normalmente são muitas. É bem possível que os seus problemas tenham relação com a maneira como você foi criada, mas talvez características inatas do seu corpo e outros fatores externos tenham contribuído muito. Também é bom lembrar que qualquer pessoa pode melhorar o seu condicionamento físico e exercícios que causam impacto são importantes (o ideal é ter o acompanhamento de um educador físico). Porém, é bem difícil conciliar os treinos com outras obrigações do dia a dia. Espero que você consiga e tenha uma melhor qualidade de vida.
@marcosmegane
@marcosmegane 2 ай бұрын
"Sou muito sedentária". Eu tenho a solução: academia de musculação!!
@yyy859
@yyy859 2 ай бұрын
minha mãe era o contrário mas fui igual vc KKKKKKKK. sonho da minha vó era ser atleta, minha mãe brincava de ginastica olímpica no muro dos vizinhos e meu pai era surfista. esperavam que eu fosse ser uma pimentinha mas fui EXTREMAMENTE quieta e cautelosa. gastava toda minha mesada na farmácia, comprando água oxigenada, curativos e álcool em gel. qdo meus colegas se machucavam, eu sempre chegava com meu kit pronto socorros. se somar a quantia de vezes que me machuquei de ralar o joelho na infância, não deve dar 5x. meus pais me levavam na pracinha, mandavam eu fazer amizade e brincar, aí eu me escondia no cantinho de algum brinquedo pra poder ficar sentada quieta em paz, mas queria msm era ler revista com minha mãe KKKK. minha vó fazia amizade com as crianças do prédio, mandava elas irem falar cmg, e eu fugia de todas pq detestava outras crianças. sem contar q era x9, quando faziam arte eu ia chorando na mãe deles falar q tavam fazendo algo perigoso KKKKKKKKK insuportável. nunca quebrei nenhuma parte do corpo mas apesar de ser assim, tb nunca ficava doente, minha imunidade sempre foi mto boa. fui sedentária tbm mas não por falta de estímulo, minha família toda jogava futebol, vôlei e praticava tudo que era tipo de esporte mas eu odiava TANTO educação física que quase reprovei na matéria, msm tendo média 9.8 em física, 9.0 em matemática e etc (em educação física minha média final foi 3 🤡). aos 22 comecei a fazer musculação e aos 23 comecei a correr - coisa que amo. hj em dia sou apaixonada por corrida, skate, ioga e AMO nadar, mas fiz tudo dps dos 20.
@yyy859
@yyy859 2 ай бұрын
@@marcoaurelio3030 exatamente!!!
@gigimenu
@gigimenu 2 ай бұрын
Eu sou professora de berçário inicial, assim que meus bebês começaram a andar, já comecei levar ao parque, claro, com supervisão constante, mas é tão interessante, que todos os funcionários da escola falam que minha crianças são mais desenvolvidas que o normal e não parecem ser BI. Claro que eu tenho medo, mas minha coragem é maior, dá trabalho, pq é olho vivo, mas ver o quanto desenvolvem-se é muito gratificante.
@AnNa100LoGiCa
@AnNa100LoGiCa 2 ай бұрын
Uma pergunta: quantos alunos vc tem e qnts adultos pra "olhar" eles? Vc tem ajudante, auxiliar, monitora junto com vc? (Só pra saber a sua realidade aí mesmo)
@gigimenu
@gigimenu 2 ай бұрын
@@AnNa100LoGiCa eu tenho 36 matriculados e 20 frequentes, são 4 educadoras pra me ajudar, mas lógico que eu não levo todos de uma vez, levo em grupos de 7 ou 8 e mais uma educadora pra ajudar, eu também escolho os brinquedos, alguns mesmo com supervisão eu não deixo, o parque que eles vão, é parque móvel, cavalinho, mini escorregador, casinha, velotrol, eles amam, vamos todos andando até lá.
@anaqueziadejesussilva
@anaqueziadejesussilva 2 ай бұрын
Parabéns pela iniciativa!
@v2916
@v2916 2 ай бұрын
Parabéns pela iniciativa. Isso desenvolve bastante as habilidades sociais, de grupo e de coordenação motora. Também sou professor 😊
@marlene2200
@marlene2200 2 ай бұрын
Parabéns amada❗Fico tão feliz de saber que brasileiras fazem a diferença na vida das crianças🙌🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@pedroarthurbarbosa
@pedroarthurbarbosa 2 ай бұрын
O povo jura que não sabe por que o corpo humano tem tantas articulações e músculos, para andar em um plano reto reto que não é!
@muriloavi
@muriloavi 2 ай бұрын
Na minha cidade (Joinville) tinha uns parquinhos malucos nos anos 90. Brinquei bastante nessas teias , escadas, escorregadores etc. Subia em árvores, mexia com facões , fazia taco pra jogar na rua , martelava escada e tábuas em árvores, fazia fogo, enfim… Hoje estou com 34 anos e mesmo levando uma vida mais sedentária tenho uma boa mobilidade , resistência, equilíbrio, articulação etc… É realmente uma base muito boa para o desenvolvimento da criança poder explorar o mundo e as coisas desde cedo . Claro que corri riscos e me machuquei várias vezes, mas a maioria dos tombos e sustos não causavam nenhum dano. O corpo é muito resistente e a super proteção dos pais atualmente na verdade torna a criança mais frágil e suscetível a doenças.
@hallohallo2747
@hallohallo2747 2 ай бұрын
Estava eu com meu filho de 21 meses em um parquinho aqui na Alemanha, quando presenciamos uma mãe alemã e seus dois filhos na caixa de areia com botas de chuva em um dia de sol, os alertando que se entrasse areia em seus sapatos eles não iriam mais retornar a caixa de areia 😮achei um absurdo aquilo. O menino ficou quietinho brincando sem se movimentar. E meu filho a essa altura tava com areia até na fralda kkkkk sempre o deixo descalço para brincar, tive uma infância muito livre e agradeço por isso 👏
@FeMacias
@FeMacias 2 ай бұрын
Melhor coisa que vc faz é dar essa liberdade, parquinho e lugar de explorar e ser feliz. Aqui na Polonia é a mesma coisa, a crianca entra e sai da areia intacta, meus filhos ja chegaram a comer q nem farofa, jogar pra cima e grudar tudo no cabelo uhhh uma beleza pra limpeza da casa kkkkk O que eu nao gosto sao os olhares de julgamento quando meus filhos caem ou se enchem de areia kkkkk
@cristianecastro7021
@cristianecastro7021 2 ай бұрын
Muito interessante esse olhar, nunca havia visto dessa forma os parques, sou da geração que a calcadae a rua era nossa lugar de brincar ...Precisamos desse resgate hj td é conforto e estagnação física....
@walterspina4561
@walterspina4561 2 ай бұрын
Aqui no Brasil, tivemos uma iniciativa bem interessante durante a gestão da Luiza Erundina na Prefeitura de São Paulo no final dos anos 80 e inicio dos 90. A arquiteta e designer Elvira de Almeida criou esculturas lúcidas utilizando materiais de descarte urbano, como postes de metal, postes em madeira e, acreditem, betoneiras. Eram lindos, irregulares e convidavam as crianças a se desafiar. Vale a pena a pesquisa e a discussão do tema. Além da consciência do corpo, é um tema fundamental para o resgate dos espaços públicos.
@jrnord
@jrnord 2 ай бұрын
As mães dos "Enzo" piram com uma matéria dessa
@alicesantos1326
@alicesantos1326 2 ай бұрын
Já conheci um Enzo que tinha medo de cachorro mermão... quando eu passeava com minha cachorra (que é uma poodle bem sociável) o Mlk gritava e chorava horrores pedindo para tirar a cachorra perto dele e a bichinha só ficava só olhando (ela só andava de coleira) akkaakkakakakakakakkakakakaaka E já conheci um menino que não podia leva uma queda que a mãe dele proibia ele de brincar de pega pega akaka Edit: eu sinceramente Culpo esses tipos de mães que criam filhos desse jeito! As vezes não é nem culpa dos pais e sim das mães que gostam de mimar os filhos
@erikasara
@erikasara 2 ай бұрын
Hum e o pai? A responsabilidade é só da mãe?
@jrnord
@jrnord 2 ай бұрын
@@erikasaraquando me refiro as "mães de Enzo", falo daquelas superprotetoras (em geral bem mais frequente do que pais) que devido isso, prejudicam a criação e desenvolvimento do próprio filho.
@alicesantos1326
@alicesantos1326 2 ай бұрын
@erikasara pq geralmente as mais cheias de frescura são as mães atuais (são raras as exceções daquelas que não tem frescura)... Eu sinceramente nunca vi um pai mimando um filho ou fazendo escândalo com a queda de uma criança, falo isso pq já conheci uma mãe que o filho não podia correr que ela vinha desesperada gritando e Proibindo o menino de brincar inclusive isso era um dos motivos do termino dela com o ex marido
@mainaamenina
@mainaamenina 2 ай бұрын
​@@erikasara geralmente, no caso dessas mães, nem tá.
@zik3993
@zik3993 2 ай бұрын
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Bom senso é a medida. Excesso de proteção é um problema. E de desproteção também.
@grasicsc1
@grasicsc1 2 ай бұрын
eu fico encantada com os parquinhos da Alemanha, a Rosa Filipovic sempre mostra no canal dela
@grasicsc1
@grasicsc1 2 ай бұрын
quem propaga essa proposta de parques naturalizados aqui no BR é o Instituto Alana, o escritor Richard Louv escreveu um livros sobre esse contato com a natureza e a Professora dra Lea Tiriba escreveu uma tese de doutorado dobre esse "desemparedamento" da infância, termo que ela mesma cunhou.
@saracorderosa
@saracorderosa 2 ай бұрын
Lembrei dela tb!
@grasicsc1
@grasicsc1 2 ай бұрын
@marciolprado1 depende, nem todo o sul é igual
@saracorderosa
@saracorderosa 2 ай бұрын
@@marciolprado1 infelizmente em mtas cidades do sul estao tirando esses e colocando aqlas porcarias de plastico… “investimento publico”
@maraparadiso
@maraparadiso 2 ай бұрын
O conteúdo da Rosa deve ser visto com um olhar crítico. Muito do que ela apresenta parece ser inventado (como os conflitos com os vizinhos) ou exagerado (como sua formação profissional, por exemplo). Há muitas inverdades. Assisti a alguns dos seus vídeos e, na minha percepção, são bastante histriônicos.
@s.o.7174
@s.o.7174 2 ай бұрын
Na minha cidade natal, Poços de Caldas, o parque onde eu brincava era desse jeito, com troncos de madeira! Eu amava!!!❤❤❤
@taniasilva76
@taniasilva76 2 ай бұрын
Sou professora de Educação Infantil e não existe nenhuma possibilidade de aprendizado eficaz e saudável senão por meio do brincar . Estimular a criança à ter autonomia , criando valores , ajudando no processo aprendizagem e na auto estima da criança . Crianças tem que ter experiências e vivências por meio do brincar e da natureza .
@bernardo2476
@bernardo2476 2 ай бұрын
A verdade q a criança só nasce com essa vontade de brincar justamente pq precisa aprender, outras espécies de animais q já nascem com os instintos tudo pronto não precisam brincar
@glauceferreira8817
@glauceferreira8817 2 ай бұрын
​@@bernardo2476instinto, exatamente. Inclusive pra justificar as mamães protetoras, não as julgo, mas entendo pq no meu primogénito, eu era muito.
@bernardo2476
@bernardo2476 2 ай бұрын
@@glauceferreira8817 mães excluvamente protetoras não e algo natural, e uma coisa dessa última geração
@meubelomundo
@meubelomundo 2 ай бұрын
Na Alemanha as crianças pequenas de 3 /4anos sabem usar banheiro e se limpar sozinhos. Semana passada vi no Sesc um mãe limpar o bumbum com papel higiênico uma menina de 6 anos, pois a porta estava aberta. Fiquei espantada com a visão. Como se tornar autônoma com essa dependência.
@monicavalentim4427
@monicavalentim4427 2 ай бұрын
Será que a criança fez a sua higiene corretamente ? Me lembro de estar com um neto do coração, ele tinha 3 anos, ao ir tomar banho , falei pra ele: - lave a orelha- ele pegou a barra de sabonete e enviou na orelha 😅😅...eu intervi.. 😅
@gabikslesh
@gabikslesh 2 ай бұрын
​@@monicavalentim4427 Se não se limpou bem, haverá consequências (como sujar a roupa, cheiro ruim etc). Penso que a criança mesma tem que perceber... Aos 6 anos a criança já pode se limpar sozinha
@gabikslesh
@gabikslesh 2 ай бұрын
@@brunatupinamba Sim, deve ser por isso tbm que existe tanta mulher mãe solo no Brasil e ninguém acha isso Anormal, os homens se mandam pra viver suas próprias vidas e a mulher que assume a criação, aí criam filhos homens superprotegidos que não conseguem se livrar da mãe coruja superprotetora e formar a própria família... Tá bem exemplificado no seu comentário
@user-ksdienwej
@user-ksdienwej 2 ай бұрын
E quem disse que a intenção dessa mãe é que a filha dela seja independente dela? A intenção dessas mães é justamente tornar os filhos sempre dependentes delas. Isso de alguma forma preenche as carências emocionais dessas mães
@marialuisabastista
@marialuisabastista 2 ай бұрын
O parquinho do meu colégio era super legal, mas modificaram pois achavam muito "perigoso", e substituiram por um muito chato.
@josediogenesguedes9.999.9
@josediogenesguedes9.999.9 2 ай бұрын
A infância é a 1a fase de todos. É deliciosa para alguns e muito sofrida para outros. Quando temos uma infância boa colhemos os frutos na vida adulta. Quando não, o adulto terá que aprender como desfazer os nós que foram dados em sua psiquê na infância. Um tema sofisticado diante de vários outros problemas enfrentados no momento, porém, importante. Envolve espaço.Quanto mais dentro das áreas metropolitanas,mas caro é. Tem lares onde a gentileza não é uma prática comum. Esses lares costumam produzir crianças bem violentas. Acredito que a ajuda proposta por esses parques é válida,mas, uma educação familiar que prepare a criança para enfrentar as intimidações que ela certamente enfrentará , entendo ser mais importante.
@glauceferreira8817
@glauceferreira8817 2 ай бұрын
Perfeito. Exatamente, as crianças aprendem a maioria das coisas em casa, com os pais e avós mas tem que ser um ambiente familiar equilibrado emocionalmente + financeiramente tbm. Apoio é importantíssimo até quando esse indivíduo ter condição de seguir a vida adulta.
@Maria.139
@Maria.139 2 ай бұрын
Em Curitiba, há parquinhos comuns e ultrapassados, mas há também muitos desses do vídeo, cheios de desafios. Inclusive há alguns dentro de parques municipais, que são muitos pela cidade e estes dentro dos parques, ficam ao longo de umas das trilhas para que as crianças passaem por eles vencendo os desafios qie cada brinquedo oferece. São todos de madeira também e foi lindo de ver meu netinho de 4 anos feliz demais, naquela altura dos brinquedos, vencendo cada desafio, do primeiro ao último. ❤😆🍃
@VillianaJemima
@VillianaJemima 2 ай бұрын
Moro na Florida, EUA, e aqui tem parquinhos por todo lado. São muito bons e criativos... Mas o que mais gosto é que os adultos também podem brincar junto com as crianças. Eles são bem resistentes, então é comum ver jovens e adultos balançando, escorregando nos tobogãs... Voltei a ser criança com meus filhos.
@pollyoliveira2521
@pollyoliveira2521 2 ай бұрын
Conheçam em Cotia- SP a escola Ciranda, de educação infantil. Lá, as crianças brincam ao ar livre em meio a natureza!
@henriquedias4186
@henriquedias4186 2 ай бұрын
Eu como criança, quebrei os braços 3 vezes, ralei com carrinhos de rolimã, cai de bicicleta, joguei futebol na rua, brinquei na chuva, estou vivo.
@EncantografiaDeEmillyPena
@EncantografiaDeEmillyPena 2 ай бұрын
Meio masoquista, mas vivo 😂
@falcongomes9035
@falcongomes9035 2 ай бұрын
Aqui no brasil esse protecionismo pedagógico às crianças já trouxe consequências muito nefastas
@cidadaovitoriense
@cidadaovitoriense 2 ай бұрын
...Porque um joelho ralado dói bem menos que um coração partido... _Kell Smith_
@DouglasFMessias
@DouglasFMessias 2 ай бұрын
O Brasil carece de espaços de lazer. Só para ter ideia, em minha cidade(interior do Paraná), foi uma luta enorme para ter um parquinho. Ele é bem simples e todo de plástico
@BrunoRibeiro-jn3te
@BrunoRibeiro-jn3te 2 ай бұрын
Pergunto-me se parte do motivo de no passado os pais serem menos superprotetores com as crianças advem do fato das famílias terem uma quantidade maior de crianças. Claro que o motivo principal é a cultura que vai mudando com o avanço da tecnologia, mas acredito que isso também tenha influência; filhos únicos tendem a ser mais protegidos
@arturjj.travel
@arturjj.travel 2 ай бұрын
Excelente. O futuro é ancestral. Andar descalço, pisar na terra, plantar, descascar e se movimentar.
@Lino-f5b
@Lino-f5b 2 ай бұрын
Vc já pegou muito micróbios né 🤣 e hoje em dia tá doente
@lieve2kus
@lieve2kus 2 ай бұрын
Adorei a frase, linda!
@pedrosaari
@pedrosaari 2 ай бұрын
Os parquinhos na Alemanha são muito diferenciados, estão por todo lugar com escorregadores e balanços enormes, além de ser de muito boa qualidade.
@brunorossi7316
@brunorossi7316 2 ай бұрын
Moro na alemanha e oque eu percebo é como as crianças são muito bem fisicamente desenvolvidas desde muito cedo, vejo crianças de 2 anos correndo direitinho e falando enquanto no brasil aos 2 elas dão passinhos com dificuldade
@lucianaRJSSA
@lucianaRJSSA Ай бұрын
Que matéria linda. Fiquei emocionada. Nasci nos anos 80, mas já fui criada totalmente dentro de uma redoma. No final da adolescência comecei a me expor a perigos, quase inconscientemente, o que foi fundamental pra minha formação. Podiam criar parquinhos pra adulto 😂
@AlvaroCGG
@AlvaroCGG 2 ай бұрын
Perigo dos parquinhos no Rio é o parquinho destruído.
@diegodiego.fontes2459
@diegodiego.fontes2459 2 ай бұрын
Há uns 15 anos, na rua de cima da minha casa, teve um rapaz que perdeu a filha em um trágico acidente no parquinho deixado às traças pela prefeitura. A menina caiu e uma barra da gangorra entrou em sua cabeça. Não teve o que fazer. Foi muito triste. Isso aqui em Guarulhos. Nossos parques são gabaritados em perigo. Perigo é só o que temos.
@harrysonaraujo9995
@harrysonaraujo9995 2 ай бұрын
Aí no caso tá mais para descaso do que perigo.
@diegodiego.fontes2459
@diegodiego.fontes2459 2 ай бұрын
@harrysonaraujo9995 sim, descaso. A prefeitura instalou o parquinho, deixou metade pronto e metade somente os ferros cheios de pontas afiadas e nunca mais voltou pra terminar, até que o pior aconteceu.
@831Miranda
@831Miranda 2 ай бұрын
Infelizmente o Brasil é um país aonde prevalece a ignorância (falta de conhecimento, instrução de qualidade). A Sociedade ainda não entendeu que investir em cuidar das crianças e jovens é investir no nosso próprio entorno! Na maior parte das cidades há pouquíssimos parquinhos infantis e os que existem são pequenos, feios e mal cuidados! Dentro de escolas há os parcos e não criativos equipamentos infantis de baixa qualidade... 😢
@Giobunnie
@Giobunnie 2 ай бұрын
Lembro perfeitamente do parquinho que tinha na minha escola no fundamental, dava medo pois tinha muitas coisas altas para escalar, mas quando eu conseguia me sentia muito bem
@DjairDutra
@DjairDutra 2 ай бұрын
Até consigo ver jovens mães com taquicardia, passando mal e suando frio só em pensar de deixar seus "bebês" num ambiente com areia. Aceitar que eles devem cair, deve ser uma heresia.
@FeMacias
@FeMacias 2 ай бұрын
Aqui na Polonia todos os parquinhos tem areia e afins… meu filho ja aprendeu a nao por na boca, mas no comeco ele comia que nem farofa kkkkk nunca adoeceu, no máximo uma dor de barriga kkkk mas tem muito pai e mae que olham esquisito pra mim pq eu fico sentada lendo (claro, de olho), mas tb relaxando. A maioria fica grudada na crianca e controlando o q ela faz… meus filhos caem eu vou la ver se machucou ou ta sangrando.. se nao ta, vida que segue e vai brincar… nao fico dando enfase em quedas e machucados. Dou carinho, mas ensino que nao e o fim do mundo cair e eles ja aprenderam a ser resilientes e n chorar atoa.. fico muito feliz c a autonomia que eles tao criando!
@DjairDutra
@DjairDutra 2 ай бұрын
@FeMacias Perfeito! Parabéns!
@DouglasHk
@DouglasHk 2 ай бұрын
Excelente matéria! Conhecer os perigos bem cedo evita tragédias na vida adulta e prudência por pequenas experiências o contrário disso é a imprudência no trânsito como vemos no trânsito e com as motocicletas público jovem e inexperiente
@ilariofantastico
@ilariofantastico 2 ай бұрын
Ao mesmo tempo, vemos, no Brasil, pessoas expondo crianças a riscos reais como violência, transportando em carros sem assentos de segurança e cinto...etc
@Fernandadominus
@Fernandadominus 2 ай бұрын
Eu brinquei muito em parquinho no Brasil.... até quebrar o punho... e mh mae nem ficava em cima. Por fim hj sou sem medo de fazer as coisas. Hj tem muito proteção dos pais.
@pliniopereiragomesjunior9384
@pliniopereiragomesjunior9384 2 ай бұрын
Só precisamos rever os povos tradicionais para aprendermos o que é correto, não só para parquinhos.
@goticopostrauma
@goticopostrauma 2 ай бұрын
Na empresa que trabalho, foi comprado uma maquina alemã de corte hidráulico, os engenheiros alemães vieram para dar uma aula de como usar e o pessoal da segurança do trabalho precisou reprovar a maquina em vários fatores um deles era justamente pq não tinha uma "proteção" onde o jato cortante de água saia. Perguntado pq não tinha uma proteção ali, alemão respondeu "quem colocaria a mão ali?" E o cara da segurança no trabalho brasileiro respondeu "você não conhece os brasileiros"
@Di_aeon
@Di_aeon 2 ай бұрын
sim, sempre tem um idiota
@julianasouzaviegas9245
@julianasouzaviegas9245 2 ай бұрын
😂😂😂😂
@elizabethsalesdecarvalho1183
@elizabethsalesdecarvalho1183 2 ай бұрын
Em BH, MG, tem alguns assim bem grandes: praça do Papa, parque municipal, mangabeiras. Mas vivem com as cordas rotas, madeiras quebradas, pq ficam ao ar livre e não recebem manutenção. Esse é o problema.
@CaboclaHannah
@CaboclaHannah 2 ай бұрын
Me mudei pra uma rua sem saída justamente pra minha filha brincar na rua com os filhos dos vizinhos e admito que não é fácil. A gente sente medo, mas deixamos com medo mesmo. Limitamos para elas irem até o começo da rua, não além disso, porque desce ônibus e um de nós sempre fica de olho pra ver se elas não estão passando do limite ou se tem carro vindo. Quando eu era criança não tinha ninguém olhando e a gente aprontava muito, mas sabíamos o limite para não nos prejudicar. Sei que não ter vigilância constante de adultos também é importante pra criar independência, aprender a tomar decisões e desenvolver a atenção, mas hoje em dia é difícil.
@julietaraujo6764
@julietaraujo6764 2 ай бұрын
A importância do lúdico na educação infantil bem como: o lúdico e a aprendizagem; o espaço para o lúdico; o que os teóricos recomendam para o lúdico; os jogos e brincadeiras na educação infantil; a importância do brincar; o jogo e suas características "a brincadeira é coisa séria." O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo”. Se achasse confinado a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo. "O lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano."
@limac8115
@limac8115 2 ай бұрын
Nas escolas Waldorf sempre foi assim, muito contato com a natureza, não tem pátio, tem quintal, sobem em árvore, pulam corda, brincam com terra, pegam fruta no pé, se penduram em galhos, cai também, mas a professora está por perto, observando a brincadeira e se sentir o perigo real ela interfere. As crianças são muito mais capazes do que imaginamos. Visitem uma escola Waldorf, tem várias espalhadas pelo Brasil.
@mainaamenina
@mainaamenina 2 ай бұрын
É realmente maravilhoso! A dureza das escolas Waldorf no Brasil é o acesso ($)
@user-cz4wl2uc8x
@user-cz4wl2uc8x Ай бұрын
​@@mainaameninaQuem disse que escola Walldorf é para pobre? Fui professor em uma e digo que aqui no Brasil são para a classe média alta! 😊
@denisewanzenried8592
@denisewanzenried8592 2 ай бұрын
Minha filha e todas as crianças sempre brincaram com esses parquinhos desde a metade dos anos noventas e nunca olhei como perigoso,porque sempre foi uma coisa normal para todos.
@gabrielbernardini445
@gabrielbernardini445 Ай бұрын
Esse jornalista é fantástico!
@margaretholiveira2146
@margaretholiveira2146 2 ай бұрын
Matéria muito interessante, abordagem espetacular!
@marlene2200
@marlene2200 2 ай бұрын
Eu também percebo como a infância não é levada a sério nas políticas públicas municipais e estaduais aqui no Brasil 😮😢paquinho aqui é sonho😮😢
@Di_aeon
@Di_aeon 2 ай бұрын
simplesmente não fazem áreas para as crianças brincarem, ai ficam em casa ou na escola cheias de energia e os pais não suportam
@julianasouzaviegas9245
@julianasouzaviegas9245 2 ай бұрын
A intenção é maravilhosa e de emos nos inspirar, mas infelizmente, no BR o buraco é mais embaixo. Já vi escorregador com prego para cima que podia ter rasgado uma perna. Eu não pago p ver c meu filho, fico de olhos bem abertos!
@luisaccd
@luisaccd 2 ай бұрын
Eu fui au pair por um ano aqui na Alemanha e antes tinha feito trabalho voluntário em creche no Brasil e a diferença é gritante!! As crianças daqui são muito mais encorajadas e livres, enquanto no Brasil é um excesso de cuidado e força uma dependência da criança aos cuidadores, de forma completamente desnecessária.. colocando mtas vezes medo na criança.
@camilabatista8478
@camilabatista8478 2 ай бұрын
Não só isso. Acho que tem muito da questão cultural também. Moro e trabalho em escola na Suécia. Aqui, levei um puxão de orelha quando "limpei" e quis trocar a roupa de uma criança que estava suja por ter brincado na lama. O rosto dela estava sujo, a roupa, não tenho nem como descrever. Todos os professores me repreenderam e disseram: para os mais, não há nada melhor que receber o filho assim. É sinal de que a criança se divertiu à beça, que ela não parou, que ela aproveitou. Comparei com a minha realidade brasileira onde isso seria sinônimo de sujeira, de nojo, de "Pelo amor de Deus, como é que você me entrega meu filho assim?????" . Aqui, não. A mãe ficou tão feliz, abraçou a pequena e indagou "Parece que você se divertiu hoje, huh?". E eu: 😅. Outra vez, um pequeno caiu de um desses brinquedos como os do vídeo, com o rosto no chão. Ele estava de óculos escuros. Os óculos o machucaram. Pensei que a mãe fosse ficar bem brava conosco ao ver seu filho. Ela nos olhou compreensiva e disse que aquilo acontecia, que ele era criança. O pequeno levou ponto e tudo. Passado o ocorrido, nada mudou, ela continuou a nos tratar bem, o pequeno seguiu conosco por uns dois/três anos mais. Então, acredito que a superproteção ou esse lance de criar crianças dentro de uma bolha é algo cultural.
@Jessica_mello63
@Jessica_mello63 2 ай бұрын
Ja levei minha filha ao parquinho, e vi crianças de 9 anos que nao sabia se equilibrar no baloiço. Fiquie com o coração partido !
@DilmaMariaoliveira-p7i
@DilmaMariaoliveira-p7i 2 ай бұрын
Tem pais que colocam crianças em risco. Conheci uma menina que ficou cega de um olho ao pular uma cerca de arame. Outra que perdeu o dente da frente com 3 anos. Deixar brincar mas ficar de olho no perigo.😅
@alicesantos1326
@alicesantos1326 2 ай бұрын
Sdds de quando eu andava de Patins kakakakakaka eu Descia a ladeira a baixo com os meus Patins e caia ainda, até hj tbm lembro de quando levei uma bolada no meio da cara e continuei brincando, minhas quedas na bicicleta etc..! Agora Hj em dia as crianças não podem nem cair que as mães começam a entrar em desespero! E mal sabem elas que o que assusta a criança não é a queda e sim os gritos de desesperos
@PedroSouza-mv2cu
@PedroSouza-mv2cu 2 ай бұрын
Devido a tecnologia, cada vez mais estamos sedentários! Não usamos todos os musculos, não nos alongamos. Eu vejo no dia-a-dia, a dificuldade que as pessoas estão tendo dificuldade até para sair de um carro. É muito importante a crianca brincar, e crianca brinca com tudo, com uma tampa, uma caixa de papelão, etc. Observe o programa do Chaves. Essa fase não volta, e eu fui muito feliz com isso!!!
@juliabayerlein5719
@juliabayerlein5719 Ай бұрын
Sinto essa dificuldade, de oferecer mais riscos, na educação infantil, principalmente com crianças muito pequenas! É um desafio para o Brasil! Sigamos!
@SempreNosComentarios021
@SempreNosComentarios021 2 ай бұрын
na china eles tbm tem um projeto similar, soq e mais pro lado criativo dos parquinhos, sao parquinhos que n tem muito sentido, cada brinquedo tem varias possibilidades de brincar e sao (perigosos) tambem
@bernardo2476
@bernardo2476 2 ай бұрын
Eu sempre brinquei em terreno baldio com prego madeira, nunca me machuquei ou quebrei um osso, pq sei meus limites, já minha esposa sempre ficou presa em casa, sempre q ela cai e um desastre, ela não sabe nem colocar a mão na frente do rosto pra não se machucar
@isiscosta9728
@isiscosta9728 2 ай бұрын
Trabalho em uma creche onde as crianças da sala de 2 ficam a maior parte do dia na sala vendo tv exceto na parte da manhã que elas vão no parquinho que é na varanda com brinquedos de plástico, 😢 tadinhos eu fico com dó
@jupimenta4988
@jupimenta4988 2 ай бұрын
Uai, os parquinhos que levei minhas filhas sempre foram assim! Todos de madeira e cheios de aventuras! Quem conhece o parquinho aqui em Bsb no parque da cidade sabe!
@jeffgraffit
@jeffgraffit 2 ай бұрын
A alguns dias minha filha caiu n frente de casa olhei p ela e uma visi ha de um comercio disse vai acodir a menina eu simplesmente disse LEVANTE EL entrou e ja foi dando risada p dentro de casa protecao tem limite confie na forca dos seus filhos. Todo merecemos confiança.
@estudandofrancêssozinhocomigo
@estudandofrancêssozinhocomigo Ай бұрын
Sensacional a matéria.
@ricafloresta
@ricafloresta 2 ай бұрын
Patins , skate , rolliman tudo isso traz esses aspectos.
@JoiciFarias
@JoiciFarias 2 ай бұрын
Dei um skate para minha filha de 10 anos e fui criticada pela família
@andrewschmitz9756
@andrewschmitz9756 2 ай бұрын
Para quem quer saber mais, leiam A Geração Ansiosa de Johnathan Haidt.
@vanildamartins2743
@vanildamartins2743 2 ай бұрын
Acho que deixar a criança aprender fazendo e experimentando é a melhor forma de que essas crianças se tornem adultos saudáveis fisicamente e mentalmente.
@LivingApocalipse
@LivingApocalipse 2 ай бұрын
"Sem risco, sem segurança" Absolute Cinema!!!
@sandramargoni
@sandramargoni 2 ай бұрын
Eu tinha muito medo dos meus filhos se machucarem, tomava muito cuidado, mas aos poucos eles foram se soltando e encontraram seus próprios caminhos pra se aventurar. Tudo no seu tempo, conforme o ambiente onde estão. Eles se adaptam.
@leonardopensador
@leonardopensador 2 ай бұрын
No futuro vão existir os parquinhos para adultos que não souberam socializar e brincar quando criancas. E para os que ainda gostam de brincar tbm kkkkk. Adorei a ousadia da reportagem.
@balacobaco9317
@balacobaco9317 2 ай бұрын
Existe: academias e ginásios.
@vivianeg.s.2131
@vivianeg.s.2131 2 ай бұрын
Ótima reportagem! 👏🏼👏🏼Espero que muitos brasileiros a assistam. A superproteção pode gerar crianças incapazes e medrosas.
@LeticiaAlves-qb3nd
@LeticiaAlves-qb3nd 2 ай бұрын
amei a naturalidade do "lidar com instrumentos, como enxada, até mesmo facão"
@Sorria_e_Acene
@Sorria_e_Acene 2 ай бұрын
Kkkkkkkk Tbm
@glauceferreira8817
@glauceferreira8817 2 ай бұрын
Em grupo de escoteiros eles aprendem a fazer muita coisa, cozinhar, ter contato com animais, fazer fogueira, etc e a ficar longe dos pais, conheço um grupo e tentei colocar meus filhos porém não quiseram. Tem ser aos poucos essas mudanças.
@FelipeFerrazDF
@FelipeFerrazDF 2 ай бұрын
Onde encontro esse manual alemão de normas para parquinhos? Tem um link para disponibilizar?
@FelipeFerrazDF
@FelipeFerrazDF 2 ай бұрын
Aparentemente a @DWBrasil não responde seus espectadores
@anafedalto
@anafedalto 2 ай бұрын
Parquinho no Brasil? Já foi o tempo...hj só tem parquinho pra idoso fazer ginastica
@glauceferreira8817
@glauceferreira8817 2 ай бұрын
😂 eu não falar nada mas vc acabou cmg, os idosos são importantes na lista de prioridades, mas eu vejo que as crianças precisam com urgencia de espaço pra elas
@Euwilliamcorrea88
@Euwilliamcorrea88 2 ай бұрын
O problema aqui no Brasil (escrevo do interior do PR) é que sempre que os parquinhos são reformados ou mesmo inaugurados, logo são vandalizados, o que é uma pena, praças e parques muitas vezes obrigam as crianças a conviver com usuários, então é um grande problema e uma pena já que temos tanta área verde. PS - O DW poderia ter perfil no bluesky.
@sheiswinter
@sheiswinter 2 ай бұрын
Aqui perto da minha casa construíram um parquinho enquanto construíam uma praça. Antes da praça ficar pronta o parquinho já estava destruído
@alicesantos1326
@alicesantos1326 2 ай бұрын
Exatamente
@mariadagracapescador8749
@mariadagracapescador8749 2 ай бұрын
Moro na Alemanha . E é bem assim mesmo. Os parquinhos são desafiador p as crianças . E os brinquedos sao tds super resistentes e são muito bem cuidados.
@giovanifm1984
@giovanifm1984 2 ай бұрын
Crianças periféricas seguem tendo infância. Brincam na rua, caem, sujam-se, escalam muros e árvores, ralam joelho, braço, perna. Parece que isso não ajuda tanto assim seus futuros.
@efrenlopes
@efrenlopes 2 ай бұрын
Coloca essas crianças da periferia em uma situação de risco juntamente com essas crianças de apartamento e você vai ver quem vai se sair melhor. Você não vai conseguir deixar seus filhos enrolados no plástico bolha pra sempre.
@giovanifm1984
@giovanifm1984 2 ай бұрын
@@efrenlopes daqui 30 anos, as crianças "em plástico bolha" serão chefes das crianças que hoje estão brincando na rua.
@efrenlopes
@efrenlopes 2 ай бұрын
@@giovanifm1984Muito provável que isso aconteça mesmo, mas a causa não tem nada a ver com o que tá sendo discutido. A causa é que essas crianças normalmente têm acesso à educação de mais qualidade e muitas herdarão coisas, então elas estão saindo bem na frente.
@giovanifm1984
@giovanifm1984 2 ай бұрын
@@efrenlopes tem a ver com o que escrevi em primeiro lugar. É assim que a maioria das crianças brasileiras hoje vive, contudo, isso não parece ajudá-las tanto. Este é o ponto. Outros fatores é o que sai do que está sendo discutido.
@efrenlopes
@efrenlopes 2 ай бұрын
Vc não está isolando as variáveis. Se você pegar crianças com o mesmo nível social e dividir em dois grupos: os criados com plástico bolha e os criados sem plástico bolha. Certeza que o segundo grupo seria de pessoas mais aptas de modo geral.
@helenacorreia7613
@helenacorreia7613 2 ай бұрын
Quando era pequena adorava o parque que tinha os escorregas mais antigos e mais altos! Depois só criaram parques pequenos e eu já não gostava
@EdgarUeno
@EdgarUeno 2 ай бұрын
Já evitando um futuro mimimi ou vitimismo, criando uma casca grossa
@j.j5198
@j.j5198 2 ай бұрын
Minhas sobrinhas adolescentes são totalmente dependentes! Na idade delas eu já rodava a cidade, elas bem um peixe sabe catar para comer😅
@EncantografiaDeEmillyPena
@EncantografiaDeEmillyPena 2 ай бұрын
O famoso "na minha época era melhor" de velho antiquado. O mundo de antigamente, não é o mesmo de hoje. Minha vó aos 8 já trabalhava em casa de familia. Fazia comida e tudo mais. Só que teve 6 irmãos e todos espalhados pq afinal, estava acontecendo o boom industrial e toda revolução vem com o aumento populacional. O mundo de hoje não é o mesmo de antes. O ambiente nos faz, não o contrario.
@Paulita018
@Paulita018 2 ай бұрын
Subia em arvores, jogava futebol na rua, subia nos telhados, andava nas margens do rio perto de casa no meio da lama (quase morri afofads nesse rio tbm, mas to aqui p contar a história) hahahah
@blodvern5625
@blodvern5625 2 ай бұрын
Excelente matéria!
@MisterMin83
@MisterMin83 2 ай бұрын
No Brasil deveria mudar também em vez de violência social urbana deveria ter só violência nos parquinhos como na Alemanha
@FranciscoInocência-v9h
@FranciscoInocência-v9h 2 ай бұрын
Aprendi tão este vídeo parabéns
@fgflimao
@fgflimao 2 ай бұрын
Esse assunto faz parte do livro “A Geração Ansiosa”.
@yaneoliveira5473
@yaneoliveira5473 2 ай бұрын
Moro na Bélgica e os parquinhos são exatamente assim! A minha filha adora, apesar que eu tenho medo haha mas eu deixo ela se sujar e tentar sozinha Aqui também nas escolas os professores levam para o parque e as crianças voltam imundas, mas é assim que tem que ser, criança precisa se sujar, explorar, cair e saber que tem uma mão pra ajudar a levantar
@tingabispo4568
@tingabispo4568 Ай бұрын
Meus filhos brincam na Münchner Freiheit em Munique tem muitos brinquedos! ❤
@xpgamingnow
@xpgamingnow 24 күн бұрын
1:10 O reporter falar que esse parquinho é simples, isso em minha cidade seria equivalente ao Hopi Hari.
@marlene2200
@marlene2200 2 ай бұрын
Eu acho que a falta do perigo no brincar na infância faz com que os jovens não tenha medo de se envolver no crime organizado. Esta reportagem me fez perceber isto no comportamento dos meus alunos.😮😢
@vinicalldas1
@vinicalldas1 23 күн бұрын
Na Belgica é a mesma coisa. Os parquinhos é um perigo cabuloso kkkk Como pais dá um medo, mas é necessário
@osmargeneroso3058
@osmargeneroso3058 2 ай бұрын
Enquanto isso no Brasil tem "criança" de 13 - 14 anos que o pai, mãe ou avós levam e buscam na escola de carro sendo que fica a poucas quadras de casa! Salvo lugares onde a criminalidade é muito alta, eu acho isso um absurdo!!!! Eu e minhas irmãs pegávamos 2 ônibus pra ir pra aula em SP quando eu tinha 9 anos de idade.
@rdf0558
@rdf0558 2 ай бұрын
Excelente vídeo!!
@MarcosA1978
@MarcosA1978 2 ай бұрын
No Brasil, as crianças já cruzam com fossas, cachorros raivosos, louco de rua, gangs de cheiradores de cola e vizinhos brigões. Acho que crescemos fortes.
@G_Teles
@G_Teles Ай бұрын
Brasil tem problemas muito maiores para pensar nisso. Como eu queria viver em um país que desse para se atentar em detalhes tão importantes quanto ao desenvolvimento infantil
@matheushpsa
@matheushpsa 2 ай бұрын
Já ouvi de um gestor público ( não concordo com ele, eu entendo ele) que muitas prefeituras trocaram seus parquinhos antigos pelos hoje muito comuns "mais chatos" ( de plástico e com brinquedos mais baixos) por praticamente duas razões: reduzir custos de manutenção e, o mais importante, evitar dores de cabeça como processos dos pais e ataques de líderes políticos e religiosos caso alguma tragédia aconteça ou a criança "errada", da " família errada" ou na ocasião errada se machuque.
@Raquela-0026
@Raquela-0026 2 ай бұрын
Eu concordo, as crianças se desenvolvem msmo. Porém sabemos nas escolas brasileiras a realidade é outra, quando uma criança se machuca em um brinquedo desses os pais processam a escola e alguém acaba sendo demitido 😢
@luclsaruja
@luclsaruja 2 ай бұрын
Tenho um filho com dez anos de idade. O que percebo é que brinquedos de parques no Brasil são pensados para crianças de três a sete anos. Os brinquedos para crianças de oito até doze anos não são estimulantes. Geralmente, brinquedos estimulantes são encontrados com mais frequência em estabelecimentos privados, como parques aquáticos ou de aventuras.
@lucaslima4456
@lucaslima4456 2 ай бұрын
Na minha cidade o parquinho é cheio de morador de rua dormindo.
@daniellevianna1086
@daniellevianna1086 2 ай бұрын
Nesse conceito o móvel atras do sofá de casa serve pra esse propósito, tem pontas, uns pedaços abertos...meus filhos sobem e descem dali, machucam, caem, mas vivem ali correndo... não tinha pensado que estava promovendo alguma forma de educação kkkk
@yyy859
@yyy859 2 ай бұрын
acho que não é uma questão no brasil, pra maioria das famílias. tipo, pra classe média, q ja é minoria da minoria, pode ser, só que não é o caso da maioria da população. crianças mto pobres começam a cuidar dos irmãos cedo, lidam com facas e diversos outros tipos de ferramentas mais perigosas q tem na roça. ademais, essas crianças ainda brincam, tem autonomia, contato com bichos perigosos como cobras, aranhas, lagartas com ferrão e etc. oq as pessoas esquecem é que a população do interior é MUITO maior que a população da cidade grande. eu diria que no brasil, a maioria das crianças nem precisam de parquinhos perigosos pq tem contato com a vida real mto cedo. uma criança miserável do interior deve saber mais "da vida" do que um adulto canguru da capital.
It works #beatbox #tiktok
00:34
BeatboxJCOP
Рет қаралды 41 МЛН
When you have a very capricious child 😂😘👍
00:16
Like Asiya
Рет қаралды 18 МЛН
Гениальное изобретение из обычного стаканчика!
00:31
Лютая физика | Олимпиадная физика
Рет қаралды 4,8 МЛН
A onda de medo entre brasileiros na Irlanda
16:44
DW Brasil
Рет қаралды 1,4 МЛН
Por que a Islândia não é o “paraíso” que parece ser
11:43
BBC News Brasil
Рет қаралды 76 М.
O Sistema escolar Alemão funciona deste jeito e você não vai acreditar!!!
14:31
Deutsch und Deutschland
Рет қаралды 554 М.
Por que jovens de antigamente pareciam mais velhos?
14:20
DW Brasil
Рет қаралды 448 М.
Por que europeu fuma tanto
12:47
DW Brasil
Рет қаралды 196 М.
A saga de viver na Alemanha como brasileiro
16:51
DW Brasil
Рет қаралды 118 М.
MARIE CURIE - VÍTIMA DE SUA PRÓPRIA DESCOBERTA
1:03:14
Canal Nostalgia
Рет қаралды 1 МЛН
Portugal virou um país ressentido com a "invasão" de brasileiros?
13:43
It works #beatbox #tiktok
00:34
BeatboxJCOP
Рет қаралды 41 МЛН