Рет қаралды 676
Em 2020 a alteração da LDB pela Lei 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de "história e cultura afro-brasileira" dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio, completou 17 anos, mesmo ano em que o CEERT completa 30 anos de atuação pela promoção da equidade racial e gênero, tendo a área de Educação como uma das que mais concentram iniciativas em prol da diversidade étnico-racial.
Pensando nessa perspectiva, em fevereiro o CEERT irá lançar o Edital de Equidade Racial na Educação Básica, que possui como alguns de seus objetivos: identificar e apoiar pesquisas que apontem soluções para os desafios da equidade racial na Educação Básica; fortalecer centros e grupos de pesquisa nessa temática; mapear oportunidades estratégicas de atuação; selecionar e reconhecer artigos científicos, resultantes de pesquisa básica ou aplicada, que apresentem contribuições para o debate sobre as desigualdades étnico-raciais e a construção da equidade racial nas escolas.
O Edital é uma iniciativa do Itaú Social, sob realização do CEERT. Atuam como parceiros o Instituto Unibanco, a Fundação Tide Setubal e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Acompanhe as redes sociais do CEERT e seus parceiros para ficar por dentro das novidades sobre o Edital.
Saiba mais acessando: bit.ly/30iEFqv
Winnie Nascimento dos Santos
Psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Gestão de Pessoas e Negócios pela Universidade da Cidade de Nova Iorque - Baruch College, com aprimoramento em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente Mestranda em Psicologia Social no Núcleo de Trabalho e Ação Social da Pontifícia Universidade Católica, pesquisando questões de trabalho, gênero e raça e pesquisadora no CEERT.