Eu já parto do principio que sim, os pais amam os filhos de maneira ou com a intensidade diferente. Tenho 36 , meu pai faleceu eu tinha 15, nunca tive uma relação próxima com a minha mãe. E eu não sinto vinculo com ela, quando vou na casa dela ou converso sinto como se estivesse conversando com a vizinha.
@escritoriorpcampos6829 Жыл бұрын
“A culpa é um sintoma da instabilidade do vínculo…” muito bom. 👏🏻👏🏻👏🏻
@juliagomes9498 Жыл бұрын
eu diria que é um sintoma de um processo inflamatório que não pode deixar ser agudo que vai vim para superficie como raiva.
@AdrianaMaria-lt1ep Жыл бұрын
Achei bem prático: sentiu culpa? Hum… sinto que meu vínculo está ameaçado. Bora conversar? Se der certo, bem. Se não der, amém. Saber que nada garante o vínculo (o outro pode ir embora porque é o desejo dele) é tão ameaçador quanto libertador. De alguma maneira, sinto que a minha vida vai ser melhor quando eu fazer o luto narcísico diariamente.
@jociliaaraujodecarvalhosou637910 ай бұрын
Vc é a pessoa mais inteligente q já vi
@miriamsantos1263 Жыл бұрын
A culpa na verdade é um modo de controlar, pq não podemos controlar o desejo do outro (de se afastar de nós), então quando se sente culpa, isto é, nós fizemos algo errado para a pessoa partir, então o "controle" da situação volta pra nós, podemos imaginar que se mudarmos, se nos adequarmos a pessoa volta, ou mesmo que não voltar, o abandono dela foi por nossa causa, está na nossa mão, no nosso controle. Admitir que a pessoa foi pq quis e não tem nada a ver conosco, ou seja, não está no nosso controle, é muito pior... é estar "solto", é constatar a imprevisibilidade, o não domínio sobre nada... então preferimos a culpa, pq aí o "poder" sobre a situação volta para nós mesmos.
@junek5686 Жыл бұрын
Faz sentido
@mariliardsss Жыл бұрын
faz sentido, mas mesmo fazendo sentido minha cabeça não me permite acreditar nisso, sempre acho que eu sou culpada. principalmente se eu olho pra fora e vejo pessoas afirmando que tomariam a atitude de ir embora, de parar de falar, de isolar alguém, se o outro faz determinada coisa (que pode ser a conduta que erroneamente tomei)
@miriamsantos1263 Жыл бұрын
@@mariliardsssa conduta que vc julga que errou foi o que conseguiu fazer no momento. Agora, poderia tomar uma atitude que julgar menos errada, não é? A gente pode sim fazer melhor, fazer diferente, e é isso que importa... A vida é um processo de aprendizado. Se dê a chance de fazer diferente, de fazer o que julga melhor.
@SimoneRamm10 ай бұрын
Melhor vídeo sobre culpa que ja vi no KZbin! 👏
@gabibonza Жыл бұрын
Sinto culpa até mesmo por existir kkkk E por não ter encontrado esse canal antes 🙌🏻
@ivi8060 Жыл бұрын
Eu me senti assim, culpada de não ter encontrado há muito tempo esse canal e do Alan Mocellim também. 😀
@jociliaaraujodecarvalhosou637910 ай бұрын
Eu tb
@denisepoetisa16 ай бұрын
Simplesmente fantástica a sua explicação. Estou amando ouvir vc. 😊
@carolnunes2328 Жыл бұрын
Sentindo culpa por estar sobrecarregada cuidando da saúde mental da minha mãe que na infância não cuidou de mim e terceirizou a maternidade
@lauragoiaba11 ай бұрын
Eu tive isso quando cuidei do meu pai que foi totalmente ausente emocionalmente de mim a vida toda. Quando ele faleceu eu só sentia culpa o tempo todo por cada mísero erro mesmo que todos me dissessem que eu estava fazendo tudo certo. Hoje eu tento não pensar mais nisso pq percebi que eu fiz tudo que pude por alguém que nunca se importou comigo. Mas é realmente uma jornada ate chegar a esse ponto. Te desejo muita clareza no seu processo. Um abraço.
@Gildete2577 ай бұрын
Que explicação incrível. É a minha história
@suzanabohrer Жыл бұрын
Eu cheguei a conclusão, por experiência própria, que culpa é uma forma de prepotência que temos frente a vida 🤔 quem sou eu pra pensar que minhas atitudes ou ações mudariam o rumo dos acontecimentos? Claro, que um ato impensado ou maldoso pode ser nocivo, porém, muitas vezes não somos autores de maldades e mesmo assim sentimos culpas 😢 É bem difícil aceitarmos nossa essência.
@andrechagas4549 Жыл бұрын
Concordo. Tem muito a ver com a necessidade de controle sobre o mundo. Se algo não sai como o planejado, buscamos encontrar qual foi a nossa ação que causou o resultado inesperado. Daí a prepotência que você comentou. Como professor de estatística, passei a analisar as situações como resultado dos acasos e não como consequência direta das minhas ações. Sinto que estou livre da culpa desde então.
@pppf_S Жыл бұрын
Não a toa ela nasce ANTES do luto narcísico :) faz TODO o sentido pra mim
@luanrafael42717 ай бұрын
@@andrechagas4549 "Como professor de estatística, passei a analisar as situações como resultado dos acasos e não como consequência direta das minhas ações. Sinto que estou livre da culpa desde então." Fale mais sobre isso, fiquei muito curioso agora.
@andrechagas45497 ай бұрын
@@luanrafael4271oi, Luan! Eu tinha a tendência de limitar minhas experiências com base no impacto que isso traria às pessoas ao meu redor. Sentia culpa por causar qualquer contrariedade a elas. Deixe me ilustrar com um exemplo. Durante muitos anos quis andar de moto e todos à minha volta ficavam preocupados com isso. Cheguei a tirar habilitação, mas não comprei a moto. Sentia que, se de fato me envolvesse em um acidente, deixaria minha esposa e filha desamparadas e isso me fazia sentir culpa. Hoje superei esse sentimento. Comprei minha moto e viajo com frequência. Também a uso como meu principal meio de locomoção na cidade. Sei que existe a chance de sofrer um acidente, então tento me qualificar para ser um piloto melhor e uso muitos equipamentos de segurança para diminuir as chances de me envolver em um acidente e me machucar, mas não deixo de andar de moto, que é algo que me dá muito prazer. Posso sofrer um acidente fatal e deixar minha família desamparada, mas também posso deixar de andar de moto e eventualmente sofrer um infarto fulminante e deixar minha família desamparada, do mesmo modo, mas sem ter feito o que gostava. São coisas que estão fora do meu controle e às quais estamos sujeitos. Como disse o Emanuel, a culpa vem da sensação de que as coisas estão sob nosso controle.
@pamzak8 ай бұрын
Assistindo esse vídeo e pensando na minha relação tão densa com a culpa, me parece que existem, de certa forma, dois tipos de culpa. Uma que provém do afastamento de fato e outra que é viver em “alerta” pra não gerar o afastamento e chegar na outra culpa, também penso nisso, no meu caso, como uma hiper-responsabilização: estou o tempo inteiro tentando prever como não irritar/incomodar/chatear os outros para não gerar o afastamento e a qualquer sinal de inadequação minha que vai “inevitavelmente” gerar isso, me angustio. A verdade é que é uma angústia constante. Fico pensando se essa “pré-culpa” é, então, um indício da minha dificuldade de desenrolar meus vínculos na realidade e ter diálogos mais francos para dissolver a fantasia de que tenho responsabilidade ou controle sobre o que o outro sente e que pode causar afastamento. Neste caso, me hiper-responsabilizo de novo, porque parece que não estou dialogando “corretamente”. Parece tão impossível sair desse ciclo de culpa, e eu estou o tempo inteiro culpada por coisas mínimas ou mais complexas, desde ter achado que tive culpa quando minha mãe morreu, porque permiti que ela fosse medicada para a dor que sentia e isso já era um paliativo para que ela fosse partindo, até me sentir culpada porque fiz um corte de cabelo parecido com o de uma amiga que pode se chatear. No primeiro caso, os indícios na realidade não se sustentam, porque minha mãe estava muito doente e eu não podia fazer nada, de fato, que a fizesse viver. Mas no segundo caso, minha amiga de fato ficou incomodada, porque a conheço e sabia que essa era uma possibilidade, e no fim das contas me sinto extremamente culpada como se eu tivesse sido perversa por ainda assim ter feito o corte de cabelo. É muito exaustivo viver assim, é uma angústia e um alerta constante. Gostaria de ter mais ferramentas para lidar com isso e me angustiar menos… gostaria de ler opiniões/sugestões a respeito, se alguém tiver. 💜
@GarStella Жыл бұрын
Quem diria que um videozim de 15 minutos seria o mais importante desse canal 😂🤍
@rachelaquino7734 Жыл бұрын
A culpa persegue o ser humano. É uma vibração tão baixa, que só perde pra vergonha.
@marianaremedios11 ай бұрын
Estou vendo esse vídeo várias vezes. Casa vez que assisto entendo mais alguma coisa. Impactada por entender a culpa dessa forma, obrigada pelo conteúdo, sempre!
@As.320 Жыл бұрын
Eu tenho culpa por não conseguir ir além, não conseguir ser mais confiante, segura, ousada e corajosa como eu era antes 😢 hoje tenho culpa e medo do que pode me acontecer em qualquer situação nova que me aparece, sensação de falhar de novo, de errar e ser punida, de fracassar novamente 😢 então eu simplesmente rejeito, recuso e fujo 😢
@junek5686 Жыл бұрын
Culpa quando alguém amado morre é a pior das culpas
@taniacarbone2144 Жыл бұрын
Estou passando por isso culpa por estar viva e meu filho não 😢
@lauragoiaba11 ай бұрын
E como lidar com a culpa de resolver bancar o seu desejo, sendo que esse desejo não é bem aceito pela sociedade? (Não é nenhuma quebra de lei, talvez só algo visto como imoral) Como lidar com uma culpa por quebrar regras de crenças que não são suas e sim dos outros? Se alguém quiser me dar uma dica, eu aceito :)
@cidamed Жыл бұрын
Seus vídeos são fundamentais para socializar esses mecanismos e tornar a convivência mais qualificada em inúmeras abordagens, maneiras e camadas. Gratidão pelo serviço de utilidade pública que você faz com seu trabalho. Você é um bodhisatva.
@elisetesilveira867411 ай бұрын
A culpa é medo no lugar da responsabilidade
@KatiaFerr10 ай бұрын
Sobre BBB, destaco dois pontos de interesse no programa: temas "tabus" (exemplo atual: objetificação da mulher), e uma busca por se reconhecer em alguma "persona" (participante) e passar a se projetar, analisar, e torcer pra que esse "semelhante" seja validado e permaneça no programa, ou seja, busca de auto validação projetada no outro.
@DanielaGandra Жыл бұрын
e quando a culpa vem do vínculo connosco próprios? por exemplo, a culpa por não ser suficiente > não comer bem, se julgar, não treinar, ser rude consigo mesmo… ou então, quando tem a ver com uma instituição? por exemplo: culpa pelo estado do planeta?
@elianesales53705 ай бұрын
"SE QUISER SE PERDER TAMBÉM " KKKKKKK
@suecavalcante Жыл бұрын
Muito bom!!
@Nmrs62511 ай бұрын
Culpa não é somente por afastamento de outro ou necessidade de ser amado, tem muita coisa q geram culpa e q não exatamente por medo de perda de vínculo
@ThalesPereira-o4s Жыл бұрын
Fodaaa! rs
@mariliardsss Жыл бұрын
eu vivo me sentindo culpada por tudo, sempre acho que as coisas acontecem pq não faço nada direito e só existo pra irritar as pessoas.
@cezarantunes4857 Жыл бұрын
Eu também. Isso potencializa uma doença que eu tenho e chama-se síndrome do suicídio. Cuide-se.
@JulianaCardoso-op3ju Жыл бұрын
Sim.. é possivel,temos que tentar ,todo dia é um aprendizado 😊
@suelisilva3496Ай бұрын
❤❤❤
@cristinafoz9024 Жыл бұрын
diante do que foi exposto, o primeiro sentimento que temos na vida é o medo, medo de deixar de existir, medo de morrer, e o segundo seria a raiva, raiva por não poder sobreviver por si só, por depender de alguém que supra minhas necessidades básicas, terceiro, a culpa, me sinto culpada por não ter minhas necessidades atendidas como eu gostaria. O ser humano é um bicho esquisito.
@fiinhaedaniel Жыл бұрын
Você é ótima. Vive me salvando com suas informações. Gratidão.
@Monicaliveira Жыл бұрын
Sao vídeos ótimos nesse canal, a gente vai percebendo as repetições e entendendo, gratidão 🖤
@corapitanguipsi-certopraqu778 Жыл бұрын
Emanuel vc poderia me distinguir a seu modo culpa de responsabilidade?
@denisehellena8069 Жыл бұрын
Tem uns comentários que explodiu a minha mente tanto quanto o seu vídeo. Que palavras necessárias. Pela primeira vez consegui entender o porque eu sinto tão culpada em relação a minha progenitora, sou filha adotiva. Eu nunca conseguia entender e me questionava, pois a escolha foi dela, eu era só um bebe. Com certeza está lá no meu insconsciente. E eu sentia tudo misturado, culpa e raiva.
@lucimarrocha4374 Жыл бұрын
Muito bom esse vídeo . Me ajudou muito😊
@lannesants1 Жыл бұрын
Emanuel é muito incrível!! cada video um aprendizado!
@miriamcoutinho835 Жыл бұрын
❤
@marnogdut Жыл бұрын
A pessoa é casada com a flor!, isso explica muita coisa 🤣
@allanmeirelesdesouza1187 Жыл бұрын
Manu faz um video sobre personalidades Narcissists, e o ciclo infinito que eles sempre repetem (lovebombing, desvalorizacao, Descarte)
@taniacarbone2144 Жыл бұрын
Estou passando pelo luto do meu filho a dois anos e sinto culpa por estar viva e seguindo , essa culpa sei que é estranha mas está em mim .....pq dessa culpa no luto?
@robertabritto1313 Жыл бұрын
Oi, Tania! Meus sentimentos pelo seu filho. N consigo mensurar sua dor. N sou especialista, mas vou dar meu pitaco. Rsrsrs o Manu relaciona no vídeo, a culpa com uma instabilidade/ problema em algum vínculo. Nesse contexto, acredito que faz total “sentido” vc sentir culpa, já que o seu vínculo com seu filho foi “quebrado” e ele partiu (no sentido físico msm, infelizmente). A culpa pode vir de várias formas, de acordo com as vivências que tiveram. Tem gente que tem culpa por não ter dado tanta atenção ou ter convivido tanto como gostaria, outros sentem culpa por determinadas brigas, ou por palavras não ditas etc. Porém, quanto a vc sentir culpa por estar viva e a vida ter seguido, sei que deve ser muito difícil realmente entender os propósitos de Deus e das coisas, mas acho que vale você tentar se apegar no ponto que se fosse ao contrário, se colocando no lugar do seu filho, se vc tivesse partido, vc não iria gostar que ele seguisse a vida dele e aprendesse a ser feliz? Apesar do sofrimento sentido pela “sua perda”. Então, voltando para a situação atual: você não acha que tudo o que seu filho iria querer é que você se reerguesse e seguisse sua vida, apesar de toda dor? Creio eu que ele não iria querer te ver em um eterno sofrimento e se entregando. Q as memórias que vocês viveram e tudo que seu filho simboliza para você, te dê muita força e momentos para celebrar e agradecer por ter tido a oportunidade de ter conseguido vivenciar tudo o que tiveram juntos! Espero q isso apazigue um pouco seu coração e pensamentos de culpa. Abraços e aproveite a vida enquanto ainda estamos por aqui. Um dia, sem pressa, vocês vão se reencontrar. 😊
@taniacarbone2144 Жыл бұрын
@@robertabritto1313mto obrigada por me responder , faz todo sentido o que vc falou ...com certeza meu filho quer que eu continue procurando ser feliz , ele vai estar pra sempre vivo em mim , comecei terapia a um mês pq sinto que sozinha não estou dando conta !De verdade obrigada pelo carinho, me senti mto acolhida por vc ❤
@robertabritto1313 Жыл бұрын
De nada, querida! Que bom que de alguma forma meu comentário te fez refletir sobre e tentar enxergar de outra forma a sua vida! Fico muito feliz também que você tenha começado a terapia! Parabéns por ter tido forças para buscar essa ajuda e por fazer isso por vc!! É muito importante esse suporte e autoconhecimento com um profissional que nos ajude nesse processo. Eu faço a anos e não abro mão, enquanto puder manter esse privilégio. 😅 Com certeza seu filho estará sempre vivo em seu coração e memória! ❤Concordo totalmente com você que ele quer ver você feliz e conquistando seus sonhos! A vida sempre nos ensina e se ainda estamos por aqui, temos muito a vivenciar e aprender, inclusive nos momentos mais difíceis e doloridos! Te desejo tudo de melhor neste fim de ano e boa sorte em sua caminhada! Feliz Natal e uma ótima virada de ano. Que 2024 seja o ano para você se descobrir ainda mais e ter momentos memoráveis para dedicar a você e em memória do seu filho! 🎉😊🥳🍾✈️🎄🎁
@becauseeu11 ай бұрын
Raskolnikov que o diga.
@fernandatrotta139410 ай бұрын
Filhos de pais narcisistas sentem culpa por terem nascido, por existirem, e nao chega nem a ser uma conclusão pessoal, mas uma acusação dos próprios pais que falam exatamente isso "você é um gasto", "você é um peso", "o que eu vou fazer com você?", "quem mandou você ter nascido?", "você destruiu meu corpo", "você roubou a minha juventude", "estamos brigando porque você nao deveria existir", "meu casamento acabou por sua causa". E tanto os pais que dizem isso quanto os filhos que ouvem acreditam nessas afirmações. Os pais narcisistas acham que as crianças são as verdadeiras culpadas pelos infortúnios da vida deles.
@Gildete2577 ай бұрын
Esse 'narcisismo' dos pais também é uma questão a ser discutida. Não é uma cláusula pétrea das relações familiares. Há vídeos do Emanuel sobre isso. Hoje em dia, fica tudo na conta dos pais, quase sempre, da 'mãe narcisista'.
@Jess901506 ай бұрын
@@Gildete257 você diria isso de uma filha que foi abusada psicologicamente, espancada , e abusada sexualidade pela mãe?
@Claudi333 Жыл бұрын
E a culpa do "pecado original" podemos eliminá-la completamente ou isso nāo tem nada a ver com o problema apresentado no video?
@diplomatamaravilhosa2813 Жыл бұрын
Nada como fazer o outro se sentir culpado por só existir pra ele ficar dependente de algo… e o cristianismo faz isso lindamente kkkk
@HelgaCavoli Жыл бұрын
Manu, você preocupa TANTO das pessoas entenderem os contextos dos vídeos que tu PÁRA A EXPLICAÇÃO NO MEIO!! Ou você explica ou você dá a referência, ômi! Faz essa ressalva no início, no fim! "O que não entendeu, vê vídeos anteriores, também deixo tudo na descrição do vídeo". E já tá ótimo!
@fabiolasouza9045 Жыл бұрын
Parei de assistir ao vídeo quando ele disse "se vc quiser se perder também, claro". Ele próprio expressou-se mal inicialmente e corrigiu dessa maneira. Grosseria pura!!!!!!!!
@lauragoiaba11 ай бұрын
Pelo visto vc não está familiarizado com o conceito de ato falho. Normalmente em canais com pegada mais psicanalítica, quando o ato falho surge, o próprio autor do vídeo se corrige, quase sempre de maneira descontraída, pois o ato falho nos deixa vulnerável pois mostra algo do nosso inconsciente que não gostaríamos de ter mostrado. É muito legal, na verdade, ele não ter editado. Mas se vc não está pronto pra entender esses conceitos realmente seu lugar não é aqui por enquanto. Abraço.
@Jess901506 ай бұрын
Oxi, viajou heim kkkkkkkkk
@Fabiola-mk3rk6 ай бұрын
@@lauragoiaba Há diferença entre ato falho e comunicação grosseira. Sou professora de Língua Portuguesa tem mais de 20 anos. Existem inúmeras maneiras de se expressar e, sendo direta, critiquei a COMUNICAÇÃO desse palestrante, não o CONTEÚDO. Por isso comentei que parei de assistir o vídeo. Fiz muito bem até pq seus defensores só sabem se expressar da mesma maneira. Não se incomode comigo não, já decidi que esse tipo de conteúdo não me atende . Façam bom uso dele. Só não se esqueçam da empatia na comunicação.
@lauragoiaba3 ай бұрын
@@Fabiola-mk3rk Acalme-se moça, estava só te explicando um conceito que você não está familiarizada. E sim, CLARAMENTE o conteúdo não é para você, como eu já havia falado, que bom que se deu conta rapidinho. Eu defendo Manu mesmo, principalmente de comentários sem sentido. Você pede empatia mas foi você que disse que ele cometeu uma grosseria, na verdade ele é uma pessoa bem melhor do que você e eu juntas, tanto quanto pessoa, como como comunicador. Portanto aprenda: empatia para quem gosta de empatia, não é o seu caso, meu bem. Cuide-se (ou não).
@Monicaliveira Жыл бұрын
só sente culpa se a necessidade de gozar fez com q nós traissemos e fomos descobertos, se ninguém descobrir as vezes a culpa nem vem haha