muito bom , sempre uma teoria explicando o que sabemos na pratica, gostei muito, valeu.
@falandodeparapente5 жыл бұрын
Valeu Carlos! Obrigado mesmo pelos comentários!!
@luizferraz9465 жыл бұрын
Muito bom amigo me fez entender detalhadamente, o mestre Kurt é sensacional mesmo fiz um siv com ele a pouco tempo, gostei muito e indico. Parabens!!
@falandodeparapente5 жыл бұрын
Boa Luizinho! Sempre evoluindo! Vc viu a entrevista e as cenas de reboque que eu postei aqui no canal? Quando puder dá uma olhada! O cara é fera!! Abraço e ótimos voos!
@luizferraz9465 жыл бұрын
Muito obrigado, sobre os vídeos dos reboques eu vi sim, foi logo quando eu tinha chegado de lá, foi um dos primeiros videos do canal q vi, parabéns pelos vídeos e bons vôos também.
@valdineiarchanjo72785 жыл бұрын
Muito bom.
@furianoar25425 жыл бұрын
Bah!!!! Mais um excepcional vídeo!!!! Com desenho fica muito mais fácil de entender!! Show de bola e show de canal!!! Bora p cima!!!
@falandodeparapente5 жыл бұрын
Valeu jovem! Obrigado pela empolgação e pela motivação!!! Abraço
@fabioalexandre40495 жыл бұрын
Valeu Ricardo! Quanto mais conhecimento das dinâmicas do Parapente em voo ,mais seguro será o nosso voo! Sabendo que se por ventura ficarmos pendurados por um só tirante , não a escapatória a não ser pelo reserva! Porque o giro é certo, e não haverá como contê-lo ! Abraços e bons voos!
@falandodeparapente5 жыл бұрын
Exato Fábio, não há comando pq o freio do lado aberto de nada ajudará, pelo contrário, irá piorar a situação! Então a única saída segura seria o reserva! Obrigado por acompanhar o canal. Abraço e ótimos voos
@rafaelaraujo11764 жыл бұрын
Ricardo eu percebi no vídeo q vc colocou . Quando um tirante sai o outro lado da vela fica inflada,outro motivo pra ela gira pra o lado inflado.
@eduardoladeia48835 жыл бұрын
Bom dia meu amigo. Pra mim o melhor video..... pela sua importância.... eu uso muito o corpo e menos comando... forte abraco....
@falandodeparapente5 жыл бұрын
Olá Eduardo, as curvas quando bem feitas, usando o corpo, comandos suaves e sem pêndulo não nos deixa perder altura não é mesmo? Obrigado por acompanhar os vídeos e ótimos voos!
@eduardoladeia48835 жыл бұрын
@@falandodeparapente excelente, obrigado pelo video e dicas.... forte abraço
@regianefarah45184 жыл бұрын
Vc é um professor top!!! Se vc ensinasse matemática na minha vida escolar, com certeza, eu entenderia. Optei pelas "humanas" a vida inteira (rs). Entendi o conteúdo do vídeo perfeitamente.
@falandodeparapente4 жыл бұрын
Se eu te ensinasse matemática nós dois não saberíamos nada... Eu TB sou de humanas hahahahahhahahaha valeu pela mensagem .. abraço
@regianefarah45184 жыл бұрын
@@falandodeparapente vc tb é de humanas... Maravilha 😄
@hailtonpinheiro56545 жыл бұрын
Bom dia Ricardo!!! Sempre mandando muito bem, aprendendo sempre com vc e seus vídeos meu amigo!!!!! Parabéns, ótimo vídeo como sempre!!!!!!!!
@falandodeparapente5 жыл бұрын
Grande Hailton, sempre aprendendo juntos!! Para esse tema tive que buscar muita ajuda. Não foi fácil entender! Hahahahaha abração jovem! Ótimos voos!
@joaopaulofrancodacunha30625 жыл бұрын
Ficou show a explicação Ricardo! Forte abraço
@falandodeparapente5 жыл бұрын
Valeu João Paulo... Esse assunto é complexo... Tentei simplificar. Espero que tenha conseguido explicar direitinho. Abraço e ótimos voos
@wil14685 жыл бұрын
Muito boa a explanação amigo!! Parabéns !!
@falandodeparapente5 жыл бұрын
Valeu Will! Obrigado por acompanhar e por escrever! Ótimos voos!
@erikriffel69225 жыл бұрын
Excelente vídeo !!!!! Parabéns !!!
@falandodeparapente5 жыл бұрын
Valeu Erik, sempre aprendendo e tentando passar pra frente esse conhecimento! Obrigado por assistir. Abraço e ótimos voos !
@valdineiarchanjo72785 жыл бұрын
Tem como fazer um video explicado como funciona o xc trak
@falandodeparapente5 жыл бұрын
Olá Valdinei em breve vou subir um vídeo de como instalar, colocar mapa e usar ... Logo mesmo, aguarde. Abraço e ótimos voos
@valdineiarchanjo72785 жыл бұрын
@@falandodeparapente show.
@surfistasdoar5 жыл бұрын
Bom dia, se vc continuar nesse caminho, e voando muito, será um ótimo instrutor!!!
@falandodeparapente5 жыл бұрын
Saudações jovem! Tem um longo caminho ainda para me tornar instrutor. E nem sei se essa é a pretensão. Acho que se eu puder ajudar quem está começando eu já me dou por satisfeito. Mas obrigado pelo comentário e por acompanhar o canal. Ótimos voos!
@smaylerduarte98855 жыл бұрын
Boa tarde Ricardo! Gosto muito dos seus vídeos e da clareza que vc descreve seus assuntos. Tenho um pedido a te fazer pra mim que ainda não sou um piloto. Gostaria que você falasse sobre os tipos de velas , seus formatos ,trinagem e principalmente sobre essa vela xxlite ozone eu acho que é assim que se escreve , e uma vela que não tem o pano de baixo. Parce que ela não tem células na minha cabeça ela me parece mas segura por não ter as células?????? Muitas dúvidas!!! Se possível traga uma luz em um vídeo legal seu . Obrigado dês de já sua atenção!
@falandodeparapente5 жыл бұрын
Olá Jovem, obrigado por acompanhar o canal, eu tenho acompanhado esses lançamentos sem o intradorso. E realmente é algo intrigante. Vou tentar agilizar um vídeo falando sobre elas. Obrigado pela sugestão e abraço
@smaylerduarte98855 жыл бұрын
@@falandodeparapente muito obrigado pela atenção eu fico confuso com essa falta do intradorsso ..kkkkk aprendi mais uma com vc ... mas eu não sei por que na minha mente me da a impressão de ser mais seguro por não precisar inflar pra min na teoria seria mais fácil de sair de um fullstoll .. E assim que se escreve?... Beleza aguardo seu vídeo !!!! Obrigado!!!!!!!
@falandodeparapente5 жыл бұрын
@@smaylerduarte9885 Pois é, a falta do intradorso é algo intrigante mesmo. Pois falamos tanto em manter a pressão dentro do velame. Mas note que ela tem um pouco de intradorso perto das bocas, para garantir a formação do perfil aerodinâmico. Pelo que estive lendo é um equipamento muito leve e tem uma finalidade, que é de servir de meio de decida para quem pratica escaladas. Não sei dizer se é indicada para voos regulares em condições severas e nem sei te dizer qual o planeio dela (relação de quanto ela voa para frente a cada metro que desce). De qualquer forma a tecnologia anda muito rápido!
@smaylerduarte98855 жыл бұрын
@@falandodeparapente não tinha reparado nesse detalhe .
@smaylerduarte98855 жыл бұрын
@@falandodeparapente vou ver se consigo mais fotos detalhadas. Vc tem algum link?
@juniormarasca98055 жыл бұрын
Legal falar sobre isso.... sou novato e notei q perco menos altura pendendo o corpo do q usando batoque .....Tenho uma Primus 2 A ... e é pouco planeio dela então se eu usar o batoque ela afunda..... explique melhor..... obrigado...tmj
@falandodeparapente5 жыл бұрын
É Júnior, para fazer as curvas de forma mais eficiente sem perder altura é bom usar o corpo. E na sua vela pode usar com vontade mesmo.. claro que a quantidade de comando que seu corpo vai inserir na vela vai depender do que a sua selete permitir, mas experimente primeiro jogar todo corpo e só depois acionar o freio... Certamente vc terá melhores curvas. Obrigado pelo comentário e por acompanhar os vídeos! Abraço
@andersonberteli96475 жыл бұрын
Olá Ricardo, agradeço muito seu interesse em ajudar nos aspectos da pilotagem segura. Tive um acidente no.pouso e gostaria de saber se tens notícia sobre o que aconteceu as pessoas nesse vôo duplo ?
@vivantesenado7124 жыл бұрын
Opa legal seus vídeos... Estou iniciando agora no Sport . atualmente sou aeromodelista .e assim não sou especialista em aerodinâmica porém meio que eu discordo do motivo que o parapente faz a curva ao inclinar o corpo. .. acredito eu. Que essa curva se faz pelo arrasto que gera ao deslocar seu corpo para direita a vela tende a inclinar para mesmo lado gerando um arrasto maior .. Faz um teste simples coloca a mão pra fora do carro acho que todo mundo já fez isso kkk se você inclina a mão pra cima ela sobe se põe pra baixo ela desce coreto ?? Agora faz a mesma coisa inclina a mão para direita a força do vento vai joga ela pra direita e virse e versa . Acredito eu que tem uma forma mais técnica de explicar isso porém como eu falei não sou especialista em aerodinâmica .. mas no meu ponto de vista não tem nada a ver com carga alar .. Ou até tem porém junta tudo carga alar e arrasto. ..
@falandodeparapente4 жыл бұрын
Show.. esse assunto é bem polêmico... Pq pelo que parece são vários fatores que influenciam essa curva. Mas faz sentido seu raciocínio ... Porém lembre-se que a asa do parapente é invertebrada e estamos 7 metros abaixo dela... E a nossa distribuição de peso se dá por linhas distribuídas no perfil ... e uma transferência de peso geraria arrasto de que forma? ... Ou somente alteraria sua distribuição de peso na vela ... Exemplo... Pegue um aeromodelo e faça uma asa mais pesada do que a outra, ele vai fazer curva ou só voar desequilibrado até estolar de ponta de asas? E se fizer curva, pq faz?
@vivantesenado7124 жыл бұрын
@@falandodeparapente então no seu exemplo se eu fizer uma asa mais pesada o avião voa normal porém vai depender de um pouco mais de propulsão
@vivantesenado7124 жыл бұрын
@@falandodeparapente ou ponto sim ao jogar o corpo para direita você vai inclinar a vela saindo da linha do horizonte . Com essa inclinação o ar que passa por baixo e por cima da asa passa diferente . Como falei não sou especialista nem muito conhecedor em aerodinâmica .. mas pelo pouco conhecimento . A carga alar não faria muito efeito pra curva . E sim a inclinação da vela . Que por mais que ela seja invertebrado como você falou,mas quando ela estar inflada era vira uma asa de vôo e obedece todo comando aerodinâmico.
@vivantesenado7124 жыл бұрын
@@falandodeparapente assim vou estudar mais sobre o assunto que muito me interessa por sinal .. afinal se tudo correr bem sei mais um voador kkkkkk E claro que conto com ajuda de vocês com mais experiência ..
Sobre a questão das velas, o correto não seria velas D e CCC pra entrar em espiral somente com o corpo? porque algumas velas C não fazem não
@falandodeparapente4 жыл бұрын
Não é tão fácil não... Mas umas que entram rsrsrsrsrs
@rogerioaquino42184 жыл бұрын
Gostaria de voar onde tem uma escola boa em SP
@falandodeparapente4 жыл бұрын
Escolas próximas de são Paulo .... tem em mogi, santana de parnaiba, são vicente e atibaia.... Precisamos saber qual é mais fácil para você ai procuramos um instrutor ...ok ?
@itacirgabral85865 жыл бұрын
estranho a conta que tu fez no desenho. no vestibular tem um exercício de física de um peso preso por 2 tirantes, voce calcula a tensão decompondo o peso em cossenos
@falandodeparapente5 жыл бұрын
Olá Itacir, não fiz os cálculos, apenas citei ... Para fazer o cálculo exato teria que pegar o peso e dividir pela área de tecido que o suporta. Tudo isso tem milhares de variaveis ao decorrer do tempo. Na prática foi uma simplificação para demonstrar o pq a vela vira com o corpo. Na prática até não é relevante saber, mas é interessante. Mas se vc quiser se aprofundar no assunto e nos cálculos me fala o resultado depois! Valeu!!! Abraço
@luisfernando00773 жыл бұрын
Valeu Ricardo, uma dúvida o parapente voa na direção contra o vento e permite voa a favor do vento também? por exemplo sai da rampa de pouso e estou voando distante dela, se eu resolver voltar para a rampa vou voar a favor do vento, o parapente permite voar nessa condição ou uma vez saindo da rampa agora devo voar e não tem como voltar ao lugar de origem voando sempre na direção contra o vento?
@falandodeparapente3 жыл бұрын
Depois que você decola ... você está dentro da massa de ar ... vc pode ir para qualquer direção e estará a 36 km/h aprox ..... Agora con relação ao chão vc pode estar mais rapido ou mais devagar ... . se o vento é de 10km/h ... contra vento vc vai estar a 26km/h com relação ao chão ... a favor do vento vc soma .... estaria 46km/h com relação ao chão ... entendeu?
@luisfernando00773 жыл бұрын
@@falandodeparapente Boa noite Ricardo, entendi sim. Muito obrigado, Deus abençoe.
@paulosandoval94635 жыл бұрын
Ricardo. A posição dos pês influencia muito para fazer uma curva usando o corpo.? Se sim, qual a melhor posição?
@falandodeparapente5 жыл бұрын
Fala Paulo... Vários instrutores indicam cruzar as pernas para o lado que quer fazer a curva... Isso ajudaria na transferência de peso e sinalizaria aos demais pilotos sua intensão (como uma seta) ... Eu não consegui acostumar com isso .. mas deve ajudar bem. Blz!
@paulosandoval94635 жыл бұрын
@@falandodeparapente Obrigado pela dica. Ajudou muito. Abç.
@vidimart5 жыл бұрын
Riccardo essa vez furou na descricao...., na ordem o centro de gravitade de vc nao muda tambem rotando ponta cabeca abaixo... vc vira tambem se a vela esta horizontal.., como te falei a vela tem duas forcas que sustentam ela uma vertical contra a forca de gravidade a outra age horizontalmente e proporciona o fato que a vela permaneca aberta, o seja fornece rigidez a vela muito mais que a differenca de pressao induzida da o ar nas bocas, por exemplo a vela de paraquedismo usa mais essa pressao e assim fica mais reta, e' essa componente horizontal que desalinha na troca do peso nos tirantes e que faz rodar a vela, essa pode ser uma joia o um pesadelo enquanto no parapente asa e piloto nao estao em posicao fixa mas variavel, estao em configuracao estavel so se a summa das duas componentes de forca de gravitade e forca centrifuga no corpo do piloto estao centrada no centro da vela, como os pilotos de acro sabem usando isso para estabilizar o destabilizar a vela nas manobras.
@falandodeparapente5 жыл бұрын
Obrigado pelo comentário Vidmar, eu li sobre o efeito catavento e na distorção do meio da vela na curva de corpo (artigo francês vou tentar achar o link). Porém existem velas que as linhas são distribuídas de modo que esse efeito não acontece e elas também fazem curvas com o corpo da mesma forma. Eu vejo muitas velas de acro e freestyle formando até uma distorção no meio delas que pode até colaborar com a curva, mas como falei existem diversos fatores que influenciam essa curva e esse talvez seja mais um deles. O que eu acho que interfere muito é a ancoragem ABS da selete, mas isso é tema para outro vídeo. Mas como não sou dono da verdade e estou aprendendo também vou continuar lendo sobre o assunto, achando algo que acrescente faço outro vídeo. Obrigado sempre pela sua colaboração e participação. Link do artigo francês www.voler.info/media/Virages_VOLER_INFO_Avril_2013a.pdf Link de outro artigo www.windcompany.com.br/blog/curvas-de-corpo/
@vidimart5 жыл бұрын
sim isso exatamente quando vc abre muito a distancia do petoral vc ve essa distorcao no topo da vela isso te faz entender que a vela esta sendo costringida da forcas differenciais nas duas semiasas como consequencia do fato vc esta jogando o peso de lado o que nao e' jogar o corpo nehh...@@falandodeparapente
@falandodeparapente5 жыл бұрын
@@vidimart Mas numa asa rígida como a asa delta isso não ocorre, não é? Mas eu entendo que o parapente é peculiar por ser flexível e tudo que estamos falando é um momento dentro de uma sequência infinita de variáveis. É que eu sou um bixo curioso! Hahahahahhaa mas vou levar em conta sua colocação se for produzir outro vídeo... Oq não está longe de acontecer, pois consegui um contato e estou esperando a resposta, vamos ver também a opinião de alguém que fabrica. Valeu! Obrigado mesmo pelos comentários e por acompanhar o canal!
@vidimart5 жыл бұрын
se a asa tem a mesma forma de um parapente sim, mas a asa delta 'e plana assim nao tem a componente horizontal da forca de bernoulli que age nas partes lateral da asa de pg. O seja nao e' o fato que a asa nao 'e rigida e' a forma arcuada da vela mais o fato que as linhas nao sao uma connexao rigida. Tem tambem a turbulencia de vortex na pontinha da vela que pode contribuir na virada @@falandodeparapente
@falandodeparapente5 жыл бұрын
@@vidimart ótimas observações... Estou em contato com a Sol para ver se eles acrescentam algo também.... Em breve outro vídeo sobre isso! Valeu
@itacirgabral85865 жыл бұрын
achei um exemplo, é o exercício 10 fisicaevestibular.com.br/novo/mecanica/estatica/estatica-de-um-ponto-material/exercicios-de-vestibulares-com-resolucao-comentada-sobre-estatica-de-um-ponto-material/
@im10imoveis635 жыл бұрын
Boa tarde Ricardo, É comum ter esse problema de desconectar tirantes ? realmente existe esse risco, ou só para os de "engate rapido" ?
@falandodeparapente5 жыл бұрын
Olá jovem! Em um mosquetão normal é absurdamente raro, só acontece se você for muito desleixado na hora de fazer a conexão e deixar o tirante mal engatado e a trava aberta . É preciso certificar que o mosquetão fechou e as travas dele estão ok. Até mesmo nos engates rápidos é muito raro principalmente nos mais novos.... Há relatos de acontecimentos desse tipo em mosquetões mais antigos. Fique tranquilo que esse problema é raro... Mas a conexão deve ser um ritual sagrado! Abraço e ótimos voos
@im10imoveis635 жыл бұрын
@@falandodeparapente Muito obrigado pelo esclarecimento, e a agilidade e prontidão. acompanhando seu canal e gostando muito ! parabens !!
@luizcarlosdias17322 жыл бұрын
Espero que o agradecimento seja sincero, pq minha opinião e crítica são construtivas. Vejo teus vídeos para aprender.
@falandodeparapente2 жыл бұрын
Certamente todo feedback são importantes para mim... me ajuda a procurar melhores formas de trazer o conteúdo dentro das minhas limitações rrsrsrsrsrsrs Valeu mesmo! Abraço e TMJ
@leandrocampos34315 жыл бұрын
Seus vídeos são muito tops, mas "ãããããã" toda hora ta osso!!! Kkkk
@falandodeparapente5 жыл бұрын
Juro que eu estou me policiando para fazer menos ããã hahahahahahahahhaha... Nos próximos vídeos tem menos hahahahahahah Obrigado pelo comentário e por assistir os vídeos! Abraço
@leandrocampos34315 жыл бұрын
@@falandodeparapente fica com Deus meu amigo!! Tem me ajudado muito! Grande abraço
@jucieandrade85734 жыл бұрын
Aspect ratio = razao de aspecto.
@RomuloRodolfo3 жыл бұрын
Não tem a ver com o efeito de pêndulo? Como o parapente é uma aeronave de asa alta, o C.G. está na parte inferior. Quando o peso sai da vertical (portanto da perpendicular) da linha da vela e como as linhas são flexíveis e não rígidas, então isso gera um desequilíbrio. A tendência é o corpo voltar para o centro, porém, como a vela é mais leve que o piloto + equipamentos quem se move é a vela inclinando para o lado do peso. Como uma moto onde o piloto inclina e a moto inclina também para tentar deixar o piloto na mesma posição em relação à moto, porém ambos inclinam em relação ao horizonte. Sendo assim se o piloto move seu peso para a esquerda, ele ficaria inclinado em relação à vela, como se seu peso não ficasse na vertical, mas a força peso é sempre vertical em direção ao centro da terra, então o parapente inclina para a esquerda em relação à linha do horizonte. Dai temos maior carga do lado esquerdo aumentando a razão de afundamento deste lado e aumentando o arrasto induzido, freando este lado. O outro lado mais "leve" sobe. Note que quando o parapente embala numa espiral, tanto o piloto quanto o parapente ficam inclinados em relação à linha do horizonte. Com o parapente inclinado a sustentação é decomposta em peso mais força centrípeta (antes o parapente tinha que suportar apenas o peso do piloto), isso aumenta a razão de afundamento (a não ser que esteja numa térmica, por exemplo). Excelente canal, começo assistindo um vídeo durante à noite, quando me dou conta, vi vários e o dia começa a amanhecer, rsrsrrs Canal fantástico, técnico e didático com dicas práticas. Obrigado por compartilhar o conhecimento.
@falandodeparapente3 жыл бұрын
Grande jovem ... essa sua colocação acabou passando e não comentei. Existem várias teorias para essa curva, aliás é bem polêmico o assunto. Consultei três instrutores e dois projetistas para fazer o vídeo e não houve um consenso rrsrsrsrsrsrs O fato é que se vc pende para um lado como vc citou, aumenta o arrasto induzido e também a carga alar sobre um lado da vela (em uma das asas) o que teoricamente pelo arrasto faria acontecer a curva, mas pelo aumento da carga essa porção de asa voaria mais rápido não promovendo a curva. Por se tratar de uma asa curva deslocando o peso causamos o movimento de roll, mas não necessariamente fazemos curva por causa dele. Dentro da espiral é como você falou, a força centrifuga aumenta a carga alar e a velocidade o que permite tranferir o ponto de equilibrio (eixo do giro) que antes era no meio das linhas para a vela. Existe uma manobra chamada SAT em que no meio da espiral o piloto aciona o freio e muda o eixo do giro para o meio das linhas novamente anulando parte da força G .... da uma procurada em videos de SAT. Em resumo, entender o movimento pendular é uma necessidade nesse esporte rrsrsrsrsrsrsrsrs Abraço e sucesso!!!
@RomuloRodolfo3 жыл бұрын
@@falandodeparapente . o lado pesado não voaria mais rápido, pois o que importa é a carga alar de todo o conjunto, ou seja, no final a carga alar é a mesma, apenas que a "asa" ficou desbalanceada, isto é, o eixo longitudinal da vela (centro da vela) funcionará como uma gangorra, peso maior, irá baixar uma metade da vela, mais leve, irá levantar a outra metade, mas o peso total ficou inalterado, mesma velocidade para toda a vela, outro detalhe é que note que o lado externo tem que percorrer um caminho maior = a maior velocidade. No caso do SAT, a manobra faz uso da ação centrífuga, onde o piloto tem que fazer o CG (do peso aparente= peso do conjunto + centrípeta) ficar no meio da linhas, porém, ele precisa entrar em curva para engajar o giro até a "força centrífuga" aumentar o suficiente, então ele entra em giro (spin), num avião isso só é possível estolando uma semi-asa, no caso do parapente se isso ocorresse ele colapsaria este lado. Então de um lado temos a ação centrífuga sobre o piloto e do outro a sustentação na vela, a média faz o CG ficar no meio das linhas, fazendo este ponto ser o eixo do giro, mas para isso a vela precisa mergulhar e é isso o que acontece. Apesar de ser uma "aeronave" pendurar, os conceitos da engenharia aeronáutica se fazem presentes aqui também.
@falandodeparapente3 жыл бұрын
@@RomuloRodolfo Vou ter que ler umas três vezes até entender hahahahahahahahhaah Mas valeu!
@MrReinaldoCarvalho2 жыл бұрын
Você poderia expor as suas teorias com a prática, dando uma visualização melhor. O Rômulo PQD e outros instrutores fazem isso. Na prática a teoria é outra! Um abraço!
@falandodeparapente2 жыл бұрын
Olá jovem ... Escolhi esse formato pq é o qual eu consigo conciliar com o meu trabalho. Quando tenho imagens as coloco, mas não conseguiria fazer dois vídeos por semana com conteúdo técnico se fosse mostrar tudo na prática. Para isso teria que viver disso e infelizmente não é a realidade. Agradeço o comentário e quem sabe um dia eu consiga fazer desse modo. Abraço e sucesso!