Algo que me ajudou foi escrever uma carta pra mim, me despedindo da minha infância, e me responsabilizando por mim agora como adulta, quem tem que me amar e cuidar de mim agora sou eu.
@jessicasouza74742 жыл бұрын
Amei ❤️
@barbaraaraujo98022 жыл бұрын
Tenho que colocar isso na minha cabeça
@favoritha2 жыл бұрын
Mas não abandone sua criança, coloque-a dentro do seu coração, olhe pra ela e passe proteção e diga que agora você vai cuidar dela.
@valeriasilva57502 жыл бұрын
@@favoritha exatamente, eu aprendi isso vendo um vídeo da Rosana Dinnebier, não gosto de alguns métodos dela, mas gostei desse exercício. Pra mim tem funcionado, vejo meu amadurecimento dia a dia. Mas mas é claro que junto com outras ações.
@favoritha2 жыл бұрын
@@valeriasilva5750 que legal ⚘️
@katiuskanunes84243 жыл бұрын
Excelente exposição. Eu me afastei da minha mãe. A figura da mãe é muito romantizada. Existem mães ruins sim. Eu me afastei. Tenho paz... tranquilidade... e por incrível que pareça... não sinto falta de nada.
@rozanacarvalhofarias95023 жыл бұрын
É verdade, eu e meus irmãos fomos mau tratados a vida inteira sem saber porquê por uma mãe com transtorno de personalidade.
@camilanathalygomes10783 жыл бұрын
Não é romantização... Tem mães e tem aquelas que só são genitoras... Pra ser mãe não é preciso ter laço de sangue, tem pessoas que adotam e são excelentes Mães. Enquanto tem aquelas que só geram a criança, essas são apenas genitoras.
@leandracicarelli51663 жыл бұрын
A maioria dos pais fazem da vida dos filhos um inferno! Mesmo sem querer
@umdiadecadavezdiariodeumag82063 жыл бұрын
Faço da suas palavras as minhas. Parabéns por ser forte
@Pauloferndo59603 жыл бұрын
Desculpas por me intrometer : mas, excluir sua mãe não é benéfico. Se afastar em nome da saúde mental, até aí tudo normal, se faz preciso. Excluir não é a solução. Não existe ex- Mãe !!
@mailtonboss3 жыл бұрын
Eu tenho uma mãe com transtorno de personalidade Narcisista. Confesso que os abusos que sofri com ele moldaram meu gostos num nível extremo. Se alguém me trata com amor, me sinto inadequado e inconscientemente saboto o relacionamento. Quando alguém me faz sofrer, sinto com todo peso e é como se eu realmente merecesse.
@AMSP_pi3 жыл бұрын
Entendo perfeitamente...
@inira74183 жыл бұрын
Esse é o problema, o cerebro nao se desenvolve de forma saudavel e segue um caminho auto sabotador
@lauragoiaba3 жыл бұрын
Que bom que vc já consegue identificar isso.
@raphaeljudice52803 жыл бұрын
Amor é um conjunto de reações químicas no seu cérebro. Desencana...
@Avozinhavai3 жыл бұрын
Entendo e fiquei assim por toda minha vida e só agora que achei o fio da meada ... é um tipo de masoquismo ...estou saindo dessa roda ...me jogando em pessoas que são saudáveis pois eu só era atraído por problemas
@cristinatoledo273 жыл бұрын
Ter mãe narcisista é devastador em todas as áreas da vida! É uma tristeza!
@arthemise70273 жыл бұрын
Aos 20 me afastei (da minha mãe), mas aos 40 a vida me trouxe de volta. Aprendi que ela não vai mudar, logo eu precisei ser a mudança. Hoje racionalizo tudo que ela faz/fala. Qdo conto uma historinha, em terceira pessoa, ela sempre apoia o comportamento oposto ao que teve comigo, mas nunca se dá conta que estou falando da gente, logo, se ela pensa uma coisa e fez outra, definitivamente a doida nunca fui eu! Isso me ajudou bastante nesse processo de racionalização.
@edijaneferreiradasil3 жыл бұрын
Parabéns pela maturidade e sabedoria! vc conseguiu controlar as coisas que realmente dependem de vc, sem expectativas e com flexibilidade.
@liviabrandao62182 жыл бұрын
Também procurei racionalizar e faço pedra cinza em algumas situações.
@bjfa2023 Жыл бұрын
Aconteceu comigo, voltei depois de doze anos.
@nutrisemdietas9035 Жыл бұрын
Exatamente. Governar o pensamento acima da sentimento é a atitude mais inteligente, sabia , madura e amorosa que vc 😊teve
@shotdeamor Жыл бұрын
Tipico comportamento de mãe narcisista. Igual a minha, só nos curamos com o afastamento e atravessar a noite escura da alma. A verdade é que a libertação vem com o perdão dentro de nós, já a personalidade delas já não nos atinge.
@leticiapinheiro523 жыл бұрын
Tenho 39 anos e passei toda a minha infância, adolescência e juventude ouvindo da minha mãe que deveria ter nascido morta,que era feia, burra que não tinha puxado ela, ela faleceu o ano passado e tenho a impressão que essa dor nunca passará, não tenho memórias de colo, abraço, nenhuma demonstração de afeto, tenho uma dor constante na alma, e procurei me afastar ao máximo da figura dela como mãe para as minhas filhas, procurei construir uma relação de amor e respeito com elas.Enfim sigo com dor sem que ninguém perceba.
@Avozinhavai3 жыл бұрын
Sempre escondi sobre a maneira de agir de minha mãe ...agora ela morreu e estou num desamparo terrível ...
@cristrob3 жыл бұрын
E se você perceber que pode tipo "ser você mesma a sua mãe"?💝
@biapeli13803 жыл бұрын
Que você receba um amor profundo do Universo e suas dores mais profundas sejam curadas. Gratidão por amar suas filhas e ser amorosa com elas. Este amor irá retornar e te curar.
@gabrielasouzasou3 жыл бұрын
Persquise sobre transtorno de personalidade narcisista moça. Sua mãe poderia talvez sofrer desse transtorno. Mães narcisistas se odeiam muito nos filhos. Elas não podem admitir que se odeiam e acabam odiando aos filhos. Você vira o bode expiatório dela sabe. Leve isso para a terapia e seu buraco vai começar a fechar.
@rosedias68653 жыл бұрын
Eu tambem amiga . Nâo quero que minha filha caregue a ferida que eu carrego.
@day10733 жыл бұрын
Olha que louco, muito comum pessoas que viveram em lares caóticos que entram em relacionamentos saudáveis, acharem o relacionamento entediante.
@izabela14403 жыл бұрын
Eu vivi muito isso. Passei a juventude terminando relacionamentos com homens bons. Geralmente, calmos, trabalhadores, que me respeitavam. Quando encontrei um que abusou psicologicamente, fisicamente me agrediu, a relação era um total caos... Pronto. Esse eu quis ficar e foi a minha relação mais longa. Doentio. Mas só depois disso me atentei a esse fato e tô buscando o autoconhecimento.
@Suzzyy3333 жыл бұрын
Vdd!!!!
@Maya-bv4jj3 жыл бұрын
Kkkk lembrei do meu ex ...nós dois eramos melhores amigos , saiam juntos para tudo só rizada , sem brigas , sem ciúmes doentio ...aí ele sabotou a relação e terminamos ..aí qnd fui pegar as coisas na casa dele , perguntei pq ele aprontou ! Pq não demos certo ! Ele disse " pq nós não brigávamos " ele queria adrenalina . 🥱...ele dava mancada com a ex para gerar briga tbm
@day10733 жыл бұрын
@@Maya-bv4jj a paz quando não é habitual gera estranheza, e a pessoa tende a se colocar em ambientes caóticos pq é com o que ela sabe lidar.
@luzyanaina3 жыл бұрын
Fiz essa reflexão tb. Percebi que sempre me envolvi em relações doentes e quando via uma relação estável, tranquila, eu achava entediante e não queria pra mim. Não sabia o que estava acontecendo de fato. Agora sei.
@symonea-rj-jpa15203 жыл бұрын
Sou filha de mãe narcisista oculta e somente após os 40 anos descobri quem de fato ela era...sabotou minha relação com familiares e quase destrói a relação com o meu irmão caçula! Hj estou afastada...não converso com ela e não sinto falta dela, mas sinto falta do amor de mãe, mas Deus vem suprindo essa carência e inclusive tem colocado pessoas maravilhosas no meu caminho! Atualmente meus irmãos e eu estamos unidos, e sabemos com quem estamos lidando, ou seja , quem a nossa mãe é de verdade! Quem puder se afaste, guarde sua vida delas porque de alguma forma ela irá te prejudicar.
@StelleCardoso3 жыл бұрын
Eu consegui passar por tudo isso e me considero um caso de sucesso. Depois de 30 anos de muito sofrimento na relação com a mãe, um dia tive um insight sobre a raiz do problema ser o sentimento de rejeição - e comecei a dizer pra mim mesma: "eu amo minha mãe e sou muito amada por ela; eu pertenço, eu amo e sou muito amada pela minha mãe" repetidas vezes, de várias formas, ao dormir, ao acordar e toda vez que um sentimento ruim se aproximava. Por incrível que pareça, a constância desse exercício mudou o meu cérebro progressivamente, foi se criando uma espécie de crença - e aos poucos, as coisas que minha mãe me diz foram perdendo a relevância e o poder sobre a maneira como eu me sinto. Foi ficando cada vez mais claro que o funcionamento desassertivo dela é sobre ela - não sobre mim. Ela própria não foi validada pelos pais, cresceu se sentindo criticada e se tornou a pessoa mais crítica do mundo (essas dinâmicas erradas se perpetuam ao longo das gerações, quando não trabalhadas). Mas como o meu cérebro passou a ser constantemente bombardeado por afirmativas de amor e pertencimento, parece que ele sedimentou isso como uma verdade, e agora quando minha mãe reclama ou dá um piti, soa como birra de criança com sono. Não me afeta mais no nível do ego porque eu simplesmente não tenho mais dúvida do quanto ela me ama. Nessa brincadeira, estou morando com ela há 2 anos e é inacreditável a harmonia que se instaurou na nossa convivência. Minha mãe não mudou em absolutamente nada. Quem mudou fui eu.
@mariaestelaclara57443 жыл бұрын
A sua atitude,mudou tudo.A afirmação sobre o amor que sentia por ela ,mas estava escondido,teimando em ficar no silêncio,salvou às duas.Amem de verdade,o amor e o perdão curam as feridas da alma e traz a paz para os corações.Deus é amor!
@patriciamiklos99693 жыл бұрын
Vivo o mesmo
@danymega82 жыл бұрын
Lindo relato, queria conseguir fazer isso, sinto que necessito perdoar minha mãe e minha família por coisas da minha infância nas quais não me recordo, mas é evidente pra mim que tenho marcas na alma, está no meu subconsciente e por isso se torna mais difícil pra mim tratar isso, mas percebo que minha vida parece paralisada, presa, nada vai pra frente por conta dessas questões mal resolvidas em minha alma.
@ronald-eusouoeusou55782 жыл бұрын
Parabéns! Você foi além da solução fácil de simplesmente chutar o balde. Sua evolução foi muito maior do que para aqueles que resolvem saindo e fingindo que esqueceram tudo e estão de boas....
@elainesilveirs90642 жыл бұрын
Eu preciso aprender a fazer isso, pq é a montanha russa de emoções de tristeza a culpa por não sentir um amor e preocupação louca por ela, nossa convivência sempre foi muito complicada, está tudo bem se pensar como ela e fazer do jeito dela. Quanto a mim, invisível para ela na questão de necessidade de amor e compreensão. Parabéns você conseguiu sair desses sentimentos, não é fácil. Obrigada pelo seu depoimento.
@ariane.tsantos3 жыл бұрын
O que mais me fez sentido foi "Eu não dependo da minha mãe pra sobreviver." Me deu uma sensação de liberdade e coragem pra seguir em frente. Obrigada
@ronald-eusouoeusou55782 жыл бұрын
Esse grito de independência é sempre muito bom. Mas precisa ter certeza de que não é da boca pra fora. Lembre-se que o DNA dela está circulando livremente na sua corrente sanguínea. A coisa é muito mais profunda que um simples interruptor liga desliga...
@Erica-jf4hy Жыл бұрын
Minha mãe falava a mesma coisa da mãe dela, a mesma dizia repetidas vezes não ter tido uma boa criação com a mãe. Resultado, acabei me afastando dela, ela não me suporta e eu não suporto as personalidades explosivas dela. Tenho medo de repetir o mesmo que ela, mas acho que não
@DaDaisantos1083 Жыл бұрын
O cérebro não entende a palavra não. Por exemplo. Não pense em jma vaca preta. Pronto vc pensou. Agora pense na palavra NAO. vácuo. O cérebro não entende. Ele entendo tudo o que vem depois do não. Então se vc quiser, reformule sua frase. Outra coisa. Deus tem vários nomes. Um deles é o grande EU SOU . Aquele que faz o que vem a ser. Então diga: Eu sou....sei lá...independente. forte. Etccc. É muito real. Acontece. Se torna realidade.
@liegeoliveira43053 жыл бұрын
no meio de uma crise de pânico por causa da minha dinâmica com a minha mãe, esse vídeo aparece
@cristrob3 жыл бұрын
Oiê! Olha só, eu tô conseguindo elaborar esses sentimentos pensando que tipo "ok, ela me trata mal e não me dá o que eu preciso, então quem vai me tratar bem e dar o que eu preciso Sou Eu Mesma" 💜 está sendo muito mais fácil assim💜 espero que te ajude em algo, abraço! Edit: eu me afastei dela TB, não falo nem por whatsapp.
@serdeluz46183 жыл бұрын
Me afastei da minha mãe também, ela é uma mulher extremamente fria que só sabe falar mal de mim, nunca quis me abraçar e ainda por cima fala grossa comigo, nem conversa comigo, nunca me telefonou .
@VanessaOliveira-oe4je3 жыл бұрын
Fiz terapia por dois anos pra entender o pq da minha mãe me tratar bem algumas vezes e outras falar mal de mim, me trair, acabo me afastando..isso desde a adolescência...depois dou uma chance e ela volta a me trair... hoje com 35 sou uma pessoa muito dura e fria por conta desses anos de abandono, de desdém, pq se nem minha mãe gosta de mim, é difícil os estranhos gostarem... e daí que se a gente mesmo não gostar da gente, a gente vai pro fundo do poço. um abraço pra quem passa por relações tóxicas com suas mães.
@DaniGuech3 жыл бұрын
Temos que tirar as mães de um pedestal, são e somos mulheres, seres humanos que recebemos e demos vida e a função de cuidar de criar. Somos imperfeitas, “recebemos” traumatizações infelizmente iremos causar outras também, somos imperfeitos. Recebi muita coisa da minha mãe q me menosprezou, quando entendi que isso me tornou quem sou, honro, agradeço, me cuido hj pq hj sou meu pai e mãe (as funções de cuidar, etc) me trouxe uma compreensão e aceitação, não preciso gostar mas está no passado e não vai mudar.
@serdeluz46183 жыл бұрын
@@DaniGuech Mãe não é aquela que da a vida e sim aquela que cuida, ama e protege . A própria mãe menosprezar o próprio filho não é normal ! Se for pra eu receber o que eu recebi dos meus pais eu nem queria ter nascido ! ou que me doasse pra uma família mais pobre mas que pelo menos tivesse amor entre si. e não baixaria todos os dias .
@laisfrancacampos78393 жыл бұрын
A diferença de gerações/cultura bate muito aí nessa relação com os pais, vocês não acham? Por exemplo, meu pai jamais me pediu desculpas, mesmo tendo claramente errado em determinada situação. Na cabeça dele (leia-se de muitos pais), os filhos devem ser resignados em relação a eles. Ou seja, não existe "abuso" pq eles sempre estão certos. E isso é absorvido pela gente de tal forma... Aí vem a culpa nossa em querer se afastar. Manu, incrível como vc acerta na mosca. Olha que engraçado: em uma fase de afastamento da minha mãe, descobri um problema de saúde e pensei "É castigo pq me afastei da mãe!!!!". Juro! Seria cômico se não fosse trágico.
@El_kris0063 жыл бұрын
Bem interessante seu ponto. É ai que me pergunto, o quanto disso é mantido pela crença de uma paternidade em que se não se pode demonstrar "fraqueza" e no que diz respeito a demonstrar força diante do que vier e se manter firme, pois é assim que "um pai deve ser." O grande problema é que a gente tá acostumado a associar "força" com inflexibilidade e teimosia. Eu penso que na verdade é mais sobre entendimento, buscar entender os seus padrões e os padrões do outro, e a partir disso e sabendo disso, buscar lidar de forma "menos danosa" para as partes envolvidas. Seja se afastar, se calar, evitar certos assuntos, ou mudar a forma de se relacionar... etc... Mas claro que tudo é um processo, e me parece que ta todo mundo meio perdido por ai rsrs, e é bem "seguro" e cômodo se agarrar a uma crença e um modo fixo de ver as coisas. Ter uma certeza.
@mararocha49383 жыл бұрын
Honrar pai e mãe não é obedecê-los cegamente, ou submeter-se a eles em tudo. Honrar pai e mãe é entender que são imperfeitos, que eles não nos devem nada, pois o bem maior fizeram, nos deram a vida. No ato da criação da nossa vida, foram perfeitos como pai e mãe, somos a mistura dos dois e só poderíamos existir através desses dois, mas no ato do cuidado conosco como crianças, certamente foram imperfeitos, por mais que tenham tentado fazer o melhor, de alguma forma também erraram pouco ou muito. Eles aprenderam a amar de um jeito ou nem aprenderam e por isso não tinham como fazer melhor ao nos criar, fizeram o que sabiam fazer. Então honrar pai e mãe é ficar com o que eles têm de bom e o que têm de ruim encerra em nós, não levamos conosco. Honrar pai e mãe é melhorar-los em nós. Amar é desejar o bem para o outro, e gostar é ter afinidade, gostamos de quem nos faz bem, amar é só desejar o melhor e fazer o bem para aquela pessoa se tivermos oportunidade. Muitas vezes temos que nos afastar de algumas pessoas, mesmo que sejam nossos pais, só não podemos desampará-los caso precisem.
@renatasantana11133 жыл бұрын
@@El_kris006 perfeito 👏👏👏👏
@cafecommentirinhas38003 жыл бұрын
Mesmo.sabendo a resposta, a gente cai na mesma pergunta e fica ali, pesquisando outras respostas. Processos da mente contemporânea. Tá pesado.
@priscisay87483 жыл бұрын
@@mararocha4938 perfeito seu pensamento, pois é essa interpretação que eu tenho também sobre essa linda passagem da Bíblia! E isso vale para todos os familiares. Na Bíblia diz para proteger a casa do senhor, ou seja proteger a nossa alma, pois ela é o senhor, quem é do nosso sangue tem um poder gigante sobre nós, tanto bom quanto ruim. Nossa missão eterna é proteger nossa alma de qualquer invasão. etc….
@bebel26683 жыл бұрын
Geralmente a conversa é inútil, porque a pessoa vive em outra história...
@nayannavilacabatista6653 жыл бұрын
Exatamente assim comigo. Mas falar vai te fazer bem. Mesmo que a pessoa não compreenda, ficar calada vai te fazer ficar mais submissa. Fale. Mesmo que não fique claro pra ela, fica claro pra vc.
@rafaelacouto90043 жыл бұрын
Ela pode não entender ... mas as precisa esclarecer as coisas ... e tomar uma decisão . .. se vai ou não continuar nesse ciclo ou vai mudar sua postura... ou se afasta dela ou tenta racionalizar as atitudes dela... para não se machucar tanto
@sonnievilar3 жыл бұрын
Verdade. Não adianta nada.
@sonnievilar3 жыл бұрын
O pior e q agente fica a vida toda acha do q a culpa e nossa.
@barbaraobeltz82183 жыл бұрын
caraca!!!! esse é meu sentimento! Ela tá sempre justificando quanto é boa, nunca escutando o que eu to dizendo. Parece que nunca falei nada, como se só oq ela pensa da experiência fosse válido. Cansei de falar.
@giselelemar71733 жыл бұрын
O que resolveu um pouco para mim foi ler um livro chamado "A arte de viver - Epicteto" que mostra que não devemos nos preocupar com o que a gente não controla, ou seja, tudo aquilo que está fora de nós, porque gerará frustrações. Mas podemos modificar as nossas reações às ações que nos ferem. Não fazer expectativas daquilo ou daqueles cujos comportamentos você não controla é um alivio. Tocar a vida entendendo que o outro é o outro e nós precisamos nos dar atenção, amar em nós aquilo que o outro não ama nem nele. Nos preencher de gratidão por tudo de bom que temos e que nos acontece, sem apegos desnecessários. Preencher os nossos vazios com bons olhos sobre a vida é uma boa estratégia, porque nossas decisões e escolhas estão, de fato, sob o nosso controle.
@priscilaetchebest78133 жыл бұрын
livro de cabeceira
@dhominirp98373 жыл бұрын
base do estoicismo ☺️
@Tatiana231903 жыл бұрын
Encarnei num grupo familiar de loucos. Se manter sã é um MILAGRE! 🌟
@evelynmadruga23253 жыл бұрын
Faço terapia e é libertador. No meu caso prefiro não conviver, fazia exatamente como falou, me aproximava e afastava. Sofri muitas humilhações, não tenha a menor vontade de vê-la e estou livre da culpa! Amooooo seus vídeos 😍
@SamyaSilveira3 жыл бұрын
Realmente se afastar deles é vida. Mas as vezes ainda me sinto culpada.
@will82313 жыл бұрын
Sou igual a vc, me afastei e não quero conviver nunca mais, não sinto um pingo de culpa.
@di10203 жыл бұрын
Eu tbm, zero culpa me sinto aliviada
@fe.galvao3 жыл бұрын
Não é possível viver/conviver ou mesmo sobreviver a/com a pessoa abusiva, especialmente a mãe. A pessoa literalmente definha.
@cristiane.n49103 жыл бұрын
O ruim é ter uma mãe assim se afastar dela engravidar de um cara assim e agr ficar nessa situação sem saída 😥😥😥
@reinaldoribenboim88893 жыл бұрын
@@cristiane.n4910 Lute e conseguirá.Nada é impossível.
@jenniferjanayna92753 жыл бұрын
@@cristiane.n4910 querida irmã de alma... pesquise sobre Despertar Espiritual. sobre Lei da Atração. Estude Dr Proctor
@jenniferjanayna92753 жыл бұрын
BOB PROCTOR
@AdrianaSouza-kc2ch3 жыл бұрын
Morre aos poucos. È o meu caso estou cheia de doenças pela convivência
@LauraWrona2 жыл бұрын
Quando a mãe é psicóloga é ainda mais difícil, pois ela sempre é a “sã” e filha a “louca”. Passei mais da metade da vida tendo minhas emoções como inadequadas. Compor músicas me salvou um pouco, me devolveu o direto de sentir.
@brendasilva6883 жыл бұрын
Antes me sentia culpada pelos sentimentos que tinha da minha mae mas eu hj só quero sair de casa...e quando saio ou ela viaja eu me sinto feliz ❤ minha mae não vai mudar então quem mudará sou eu! Me desejem sorte! Edit: sai de casa e me afastei da minha mae, foi a melhor coisa que eu fiz!
@ritadecassiasilva82072 жыл бұрын
Sorte querida pois só quem vive nessa dinâmica sabe que a melhor saída é distância ....
@famzl7417 Жыл бұрын
Mesma coisa q eu
@caixadaguarecords Жыл бұрын
To nessa... Sorte
@camilab1043 Жыл бұрын
Vai conseguir
@anielebernardo82533 жыл бұрын
Isso é muito real, sempre tive medo de decepcionar a minha mãe.. Por isso sempre escondi meus relacionamentos e fiz as coisas escondidas pq tinha medo da decepção dela, fora o medo de dizer "Não" em todos os meus relacionamentos. Hoje, fazendo terapia vejo o quanto isso me afetou em muita coisa durante a minha vida.
@Kuro_blox3 жыл бұрын
Voltei o vídeo umas cinco vezes para escutar que não sou maluca/gosto de sofrer e sim que existe um funcionamento afetivo conduzindo tudo. Tirou um peso do meu coração tão grande…. Tô feliz!
@gracabaciuk85003 жыл бұрын
Não acredito o q estou lendo,não entendo tantos filhos falando de mães como se fossem nada! Que dó de tantos seres cuidados por um pessoa que deu a oportunidade de todos terem vida !
@adrianasoaresdrica17543 жыл бұрын
Tirou um peço das minhas costas também
@liliansmpsi2 жыл бұрын
@@gracabaciuk8500 mulher!!!!! Psicopatas tbm fazem filhos. Então menos, não invalide a dor alheia de casos de pessoas que você não conhece.
@zdark7202 Жыл бұрын
Você acha que a vítima deve agradecer o sequestrador por dar comida e um teto, mesmo que seja um cativeiro?
@mahzinhamo Жыл бұрын
Quando eu me afasto não dói é libertador é pura satisfação de estar LONGE. Quando pequena eu sofria bullying na escola, e se reclamava apanhava dela em casa, ela me botava ajoelhada no milho e meus joelhos são estranhos por causa disso. Quando eu era pequena meu irmão mais velho filho preferido dela me empurrou de uma escada e eu quebrei os 2 braços ao mesmo tempo. Com os braços engessados não conseguia me alimentar sozinha, eu comia então como um cachorro. Eu chorava e tratava logo de me acalmar sozinha eu percebi que era eu por mim mesma antes dos 10 anos de idade. Quando tive 17 anos cai no mundo, nunca fui usuária de drogas, nunca descontei em ninguém tudo que passei, conheci um homem e casei com ele e estou até hoje tivemos um filho que é tudo pra mim criado com amor e carinho. Agora faz uns meses descobri uma doença crônica.... Ela ao saber me ligou e disse que era frescura e bobagem.... E mandou eu tomar vergonha na cara. Desliguei o telefone e a meses nunca mais falei com essa mulher. É libertador, estar bem longe dela, o problema não é comigo é com ela, a mulher é cruel. Estou bem mas levou anos até eu entender que eu não tinha culpa desse comportamento abusivo. Eu sofri tanto, e foi tão cruel tudo aquilo eu era só uma menininha.... Atualmente bani essa pessoa da minha vida totalmente e me sinto tão melhor, tão viva, tão bem!
@michellaprado48543 жыл бұрын
Nunca! Nuuuunca alguém conseguiu explicar esta dinâmica em minha vida. Perto da minha mãe eu me sentia humilhada, longe dela, culpada. Obrigada por este vídeo esclarecedor!!!
@mararubia64333 жыл бұрын
Eu e meus irmãos crescemos com uma mãe muito maldosa. Todos temos problemas emocionais, cada um lutando a sua maneira pra sobreviver. Só consegui melhorar qdo mudei de país. Aí não tinha mais a culpa de não ir vê la, por que agora estou longe de verdade
@isadoralima40943 жыл бұрын
"vc não é maluco, não é estranho e tal, vc tem um conflito, um conflito entre necessidades" Manu sempre me ajuda a me sentir menos cagada 💓
@bwiezel3 жыл бұрын
Nossa Emmanuel, acompanho a meses e nunca um video fez TANTOOOOO sentido para mim. Grata Professor!
@lp59273 жыл бұрын
Como é difícil se reconstruir depois de constantes abusos desde a infância, me sinto exausta, ainda mais quando eles não acabaram... Você se sente mal, tenta mudar, mas para no meio do caminho pq falta energia, autoestima inexistente, comportamentos tóxicos e nocivos, ansiedade, que cansaço
@MEUCANALECZO3 жыл бұрын
Exatamente assim...me sinto do mesmo jeito.
@vanessasoares5130 Жыл бұрын
Me sinto assim! Espero q vc tenha superado .
@lauragoiaba3 жыл бұрын
Eu tentei o diálogo, mas acho que quem já esteve nessa situação sabe que não há como dialogar com uma mãe tóxica. Então deixei de falar com ela por 2 anos. Voltamos a nos falar quando eu engravidei. Eu sei que ela me trata bem hoje em dia só por causa do neto que é a paixão da vida dela, mas ta tudo bem. Assim que eu decidi cortar essa relação e assim que eu percebi que eu não iria morrer e minha vida até melhorou por causa disso, meus sentimentos em relação a ela mudaram e eu fui capaz de perdoar e hoje temos uma dinâmica onde ela não pode me atingir mesmo que tentasse. De qualquer forma, isso tudo afetou a forma como me relaciono com as pessoas, nunca tive problema ao replicar meu relacionamento com essa mãe, já que eu odiava tanto ser tratada mal que nunca deixei ninguém me tratar assim além dela, porém, tenho um sério problema pra confiar nas pessoas. Esse vídeo foi maravilhoso como todos os outros! Obrigada Manu!
@aurenimariarodriguescabral24693 жыл бұрын
Ela não pode lhe afetar mais, mas e ao seu filho? 🤔
@lauragoiaba3 жыл бұрын
@@aurenimariarodriguescabral2469 Ela é maravilhosa com ele, nem parece a mesma pessoa. Quem vê ela agora, não acredita em mim quando eu conto tudo que ela já fez comigo...
@crismarques.mentora3 жыл бұрын
@@lauragoiaba Isso também é muito comum. Felizmente ou infelizmente! É muita dor.
@ibukiootsuka61963 жыл бұрын
Mas mulheres não podem ser tóxicas. Todas as mulheres são santas e vítimas, como Najila, Mari FErrer e Monique Medeiros.
@vanessavilarandatorres7413 жыл бұрын
Cuidado moça saiba q esse tipo de comportamento é comum...lá na frente a intenção dela é roubar seu filho de vc...usando ele pra te ferir...saiba q um predador nunca desiste eles apenas mudam a estratégia...se a sua mãe for mesmo narcisista se informe sobre avós narcisistas. Só vc mesma poderá avaliar isso mas perceba se vc TB não está tentando ter o amor da sua mãe através do seu filho...e se isso TB não está atrapalhando sua visão. Finalmente eu não estou julgando nada nem dizendo é isso e pronto...eu apenas estou buscando te trazer um alerta mas só vc mesma poderá avaliar a situação.
@olhar23210 ай бұрын
Sempre tive muita raiva de minha mãe , e esse sentimento sempre me incomodou bastante , afinal era minha mãe 👭, mas era assim , porque desde de criança até a eu casar e sair de casa me perseguiu de uma forma cruel , agressões físicas como emocional, e acredito que a falta dela me fez muita falta , inclusive até como referência, não acho que fui uma boa mãe, Penso que o vazio que ela deixou em não ocupar o lugar dela como mãe me causou muitos danos nos meus relacionamentos desde a infância, tenho grandes dificuldades em me relacionar até hoje, interessante que neste momento que me encontro e confesso que está sendo bastante difícil, estou vivendo o luto narcísico em relação a Mãe!!!! Agradeço Manu por nos ajudar a desbravar e destravar oferecendo tantas ferramentas pela estrada afora da nossa auto escrita !!!Está valendo super a pena ter te conhecido!!!🙌🙌🙌🙌
@charmeneitalia85253 жыл бұрын
“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celestial vos perdoará a vós: Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6:14-15).💙
@oficinadodialogo-alexsandr34332 жыл бұрын
Não sei o que é mais interessante, o vídeos ou os relatos nos comentários! Sinto muito por tantas pessoas passarem por relacionamentos abusivos e tóxicos. Também passei por isso e resolvi, depois de muito tentar, cortar o vínculo de convivência com minha mãe. Sei da infância sofrida e tumultuada que ela teve, e ela lidou da maneira dela. Só que fatalmente quem tem uma família disfuncional acaba replicando isso em seus relacionamentos. Eu me afastei muitas vezes, mas me sentia culpada por isso. E hoje, mesmo sendo terapeuta e mediadora de conflitos, converso muito comigo e apaziguo dentro de mim aquela voz condenatória que me culpa por minha ausência. Essa voz está cada vez mais fraca, porque hoje eu me escolhi em vez de escolher a relação. Um relacionamento para dar certo precisa de ambas as partes, não dá pra fazer a parte da outra pessoa. Então, cortar vínculo me trouxe paz, espaço e equilíbrio! Sinto por ela não saber lidar com seus questões pessoais, mas eu tenho uma pessoa para administrar que sou eu mesma, não me cabe viver a vida do outro e tentar mudar o que nem mesmo o outro consegue. E tudo bem! Estou bem melhor longe do que perto e não já culpa ou sensação de perda, há amor e sensação de auto valorização e isso, essa paz não tem preço!
@santosjunioroficial62373 жыл бұрын
Eu tenho uma mãe e tive uma ex esposa narcisista, mas graças à Deus, a sua Palavra, minha Fé e a Psicologia me fez superar e saber quem eu sou de fato... Quem consegue se livrar é libertador!!!
@fulanodetau8588 Жыл бұрын
pior que quem tem mae narcisista tende a se relacionar com mulheres narcisista por dois motivo...1 por que o cara nao liga muito para o jerito problematico dela pois cresceu convivendo com isso e acha normal...2 acha que como nao conseguiu agradar a mae vai agradar e mudar a esposa narcisista ...ate jonny deepe caiu nessa
@viniiciussantoos3 жыл бұрын
Eu tinha uma péssima relação com a minha mãe, graças ao meu bom poder superior estamos melhorando a cada dia e já nem brigamos mais, antigamente era por qualquer bobagem. Outro dia escutei uma frase que me fez pensar bastante: ''um bom marido é um bom filho que cresce''. Se eu não me der bem com a pessoa que me deu a vida, se eu a não respeitar, destratar, quem dirá com outras pessoas. Estou apenas me baseando na minha situação de vida, o problema é quando, por exemplo, é um pai e mãe narcisista que esculhambam os filhos por prazer puro, aí é fod%.
@lieb71283 жыл бұрын
Faz 17 anos que me afastei definitivamente, realmente nenhuma maneira é fácil, mas foi a única que encontrei para sobreviver, tenho sobrevivido, com sequelas.Gostei do seu vídeo!!
@almabluu3 жыл бұрын
Eu tenho 43 anos ,desde criança minha mãe me fez tão mau mais tão mau,que por tudo que passei ainda tentei de todas as formas ,ficar de boa cm ela,mas ela tem uma natureza tão negativa ,tão ruim.Que sinceramente eu desistir ,não tenho raiva nada ,só queria ter uma mãe,carinho,deitar no colo,ganhar cafuné,poder me abrir ,ter uma amiga ,mas infelizmente nessa vida não foi possível.Hoje sigo minha vida sabe de boa ,mas faz falta sabe ,não dela mas do ser mãe.😕
@RWAckles3 жыл бұрын
Alma me veio algo na cabeça..você já visitou um asilo?Sinto que talvez você tenha amor para dar e receber lá..dizem que são muito amorosos e muitos adoram receber visitas.Receber um carinho.Talvez seria uma maneira incrível de ressignificar o que aconteceu com você ❤
@suzanamachadomota6143 жыл бұрын
Esse é o vídeo mais importante desse canal, pelo menos para mim. Meu processo terapêutico é todo para fazer o luto da mãe que não tive , ou melhor, a mãe que eu gostaria de ter. Eu escolhe me afastar, mas a vida é um peso com esse decisão. Obrigada!
@vanessavan39153 жыл бұрын
Estou passando pelo mesmo processo.
@mmtpapisa3 жыл бұрын
Lamento vc ter caído nesta esparrela psicológica. A família tem sido destruída por estes " profissionais". Uma desgraça!
@lorraynevalerii3 жыл бұрын
Me vejo muito na minha mãe, mas infelizmente não só os pontos positivos. Eu não tenho vontade nenhuma de ter filhos pois tenho medo que sua personalidade viva de acordo com os traços imperfeitos meus, como hoje me vejo assim com a minha mãe. Claro que devo muito a ela, mas quando paro pra pensar em todo a passado eu não consigo perdoar 100%, pois vejo que até hj continua cega nas suas escolhas e isso me dói, Deus sabe como gostaria de ter uma amizade de melhores amigas entre mãe e filha e quanto mais passa o tempo, percebo que isso nunca vai acontecer. Só de escrever me faz chorar…. Meu Deus …. Enfim, o que coloco na minha cabeça é: “ ela sabe o que faz, não sou eu que posso impor “ e sigo minha vida desabafando em oração quando não aguento suportar mais a dor do passado e é isso….
@lilianmoreira1940 Жыл бұрын
Definiu minha relação com a minha mãe. Ela faleceu sem que estivéssemos nos falando. Eu não suportava mais tanta briga e manipulação
@elianacerf48162 жыл бұрын
O complexo são as chantagens emocionais quando nos afastamos desse drama. Mãe narcisista é bem complexo. Obrigada ❤️
@tatianachama43053 жыл бұрын
Descreveu minha história! Mãe abusiva, que rejeita. Marido igual. Esse ano decidi me afastar da minha mãe e finalmente não estou sentindo dor e nem culpa! Muita análise pra conseguir fazer isso. Já o marido, estou em processo de me colocar mais em primeiro lugar!
@femme94503 жыл бұрын
Temos a mesma história ... parece que quando temos uma relação tóxica com nossas mães (ou pais)no meu caso minha mãe mesmo, parece que atraímos uma pessoa com as mesmas atitudes dela !foi o que aconteceu comigo casei achando que ia me salvar do que eu passava com ela e acabou que ele é igual a ela eu tô vivendo dia após dia com a versão da minha mãe homem que é meu marido!!!e ele via o que eu passava e passo com ela pq até hoje ela tenta me atingir de todas as formas e dela me afastei mas ela sempre dá um jeito de fazer algo e a questão do meu marido eu tô reagindo e me defendendo dele não é fácil mas tô tentando impõe limites mas não é fácil viu
@paulamorenooliveira3 жыл бұрын
Eu também tenho mãe com quem não posso contar. Sempre maltratou desde a infância, com surras e xingamentos, quando tentei me separar pela primeira vez do meu ex marido (também abusivo) fui para a casa dela, no interior de São Paulo. Na época, eu grávida, e com dois filhos pequenos, me chamou de coma e tudo mais. É complicado demais. Sigo na luta sem muita compreensão do que está acontecendo psicologicamente comigo. Não tem sido fácil. Cai neste canal, graças a Deus. Tenho certeza de que é Deus me ajudando a sair dos destroços.
@monicamadv3 жыл бұрын
Me relacionei por 5 anos com uma pessoa que, inclusive, fazia aniversário no mesmo dia que a minha mãe…. Interpretava todas as ações dele, que me magoavam, me faziam sofrer, como amor! Pois essa foi a forma de amor que aprendi… Identificar essa dinâmica foi muito importante, agora, lidar com o vazio que fica depois do afastamento tem sido bem difícil! Acredito que isso é porque vc procura desesperadamente fazer essa pessoa, que vc escolheu e, teoricamente teria um maior controle, te amar. E qdo não consegue, pois as bases desse amor estão erradas, vc cai novamente no vazio..
@maricibien2211 ай бұрын
Termina 🙏
@revendamaiscatalogoshirosh92643 жыл бұрын
Minha mãe 86 anos, infelizmente a educação qcela teve não permitia q ela fosse carinhosa com os filhos, mas sempre procurei respeitar e honrar, mas confesso q não amo. Estarei sempre presente e tudo q ela precisar estarei presente, relevo muito as agressões verbais e entendo q cada um tem um histórico emocional e dentro disso trará aos seu redor. Praticar o entendimento permite estar próximo e sempre estar ciente q vccesta fazendo o seu melhor.
@cintiafonseca27243 жыл бұрын
Sem palavras para você. Que ser humano incrível é você.
@lucyarabraga56823 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso! Passei 6 anos indo a terapia e não aprendi o tanto que aprendi agora! Obrigada.
@robertodemello19203 жыл бұрын
Após sair da dinâmica abusiva. elaborei o ocorrido e verifiquei que nao era minha culpa. Isso me ajudou a conseguir o "impacto zero",sem ressentimentos, nem ódio. sem carências, sem expectativas. Percebi que não posso mudar os outros. Mas posso gerenciar minha vida. Sou feliz.
@Tina201120103 жыл бұрын
Eu tive relacionamentos abusivos e só depois de procurar uma terapia, descobri q minha mãe tem traços narcisista e por isso atrair ao longo da vida relacionamentos disfuncional. Após compreender essa dinâmica e cultivar auto estima e amor próprio, não permitir mas nenhum relacionamento tóxico e manipulador na minha vida. Dei limites a essas pessoas narcisistas q estavam na minha vida e hoje ando atenta, com meu radar ligado e mesmo convivendo com alguns na minha família com transtornos, eu não permito mais me manipular e aprendi a dar uma basta e dizer não e colocar essas pessoas nos seus devidos lugares. Trabalhar amor próprio através do auto conhecimento é essencial.
@daltonnascimento1170 Жыл бұрын
Não podemos exigir dos pais algo que eles não possas ter ou dar, o Amor é uma delas… só fui enxergar isso dos meus pais com quase 60 anos de idade 😢
@Stephanyohana3 жыл бұрын
Obrigada por esse video. Foram 28 anos me culpando por nao dar certo com minha mae. Pensando que eu era louca e que era tudo aquilo que ela me fez acreditar que eu era. Agora entendo consigo entender melhor essa situaçao e relevar tudo o que ela fala.
@lanatalitamendonca3 жыл бұрын
Fala tbm como a relação com o pai afeta todas as outras relações! Muitas vezes o pai tbm é narcisista e abusivo, e prejudica da msm forma q a mãe
@yedaripardo83723 жыл бұрын
MEU DEUS VC CONTOU A MIINHA VIDA , EU ME SINTO ATÉ MAL DE FICAR PERTO DELA, MAL NOS VEMOS OU NOS FALAMOS .. ME SINTO BEM ASSIM.. JÁ TENTEI A VIDA TODA AGRADAR ELA , AGORA COM 56 ANOS DESISTI PRA SEMPRE, E TO SEGGUINDO MINHA VIDA..
@sergiobraga8478 Жыл бұрын
Canal de gente inteligente demais tem uma caracteristica. Eles falam muito rápido, com muita informação e sempre da a sensação que ele não disse tudo que gostaria kkkkkkk
@Biah_Haib3 жыл бұрын
Manu, seu estilo de comunicação é excelente para mim (adoro que você fala rápido e gesticula!) e seu conteúdo me ajuda muito. Gratidão e parabéns pelo trabalho.
@jessicatavares4103 жыл бұрын
Sim!!!!!!!!! Me identifico demais, e isso ajuda no entendimento.
@ASMR_Aline3 жыл бұрын
clube das pessoas visuais kkkkkk
@silviawobeto84253 жыл бұрын
Já eu adoro o conteúdo, mas preciso colocar na velocidade 0,5 para absorver tudo, rs. Dessa maneira parece o Caetano Veloso falando...amo! E tá tudo certo, cada um tem um jeito de se expressar e a gente que se adapte. Criticar seria indelicado pelo excelente conteúdo que oferece!
@brunaarcangelodetoledo872 жыл бұрын
@@silviawobeto8425 Nossa, total. É muito frenético pra mim. Pouco claro, muito repetitivo.
@lunadifiori87173 жыл бұрын
Minha mãe não é pessoa fácil, já ouvi inclusive que “nasci escapada”. Não me apoiou nos estudos e depois que virou crente evangélica, ficou pior. (Embora hj está melhorando), tomei decisões ruins na minha vida como fuga. Mas em suma, a espiritualidade me ensinou que ela só reproduziu o que ela recebeu dos pais dela. Passei a ver ela com compaixão e compreensão. Hoje a vejo como sagrada, é a pessoa mais importante da minha vida! A amo com todos os defeitos dela. Sou muito resolvida comigo mesmo sobre ela. Não me faço de coitadinha, não me coloco como vítima pelo que passei com ela, o problema nunca foi eu, apenas ela que reproduz o que ela recebeu. Penso que pai e mãe, seja como for, é sagrado temos que valorizar e ponto, independente se houver ou não reconhecimento. Depois que me resolvi espiritualmente com ela, tudo na minha vida passou a fluir.
@RWAckles3 жыл бұрын
Muito legal! Eu também perdoei meu pai MAS aí entra a parte onde a gente tem que entender quem não perdoou também.Como a gente pode entender quem nos feriu e nao entender quem está ferido?Eu não gosto de usar coisas como "pai e mãe são sagrados e é obrigação perdoar" porque isso é ter empatia com um LADO e esquecer do outro.Se é para ter empatia é para com todos os envolvidos.Que todos possam perdoar também,no tempo deles e se for possível.
@barbaraobeltz82183 жыл бұрын
@@RWAckles Sim, pq não se escolhe "se fazer ed vítima". Vc não consegue perdoar e o enraizamento daquela dinâmica é mais forte. E gera a culpa.
@adrianacustodio19743 жыл бұрын
Eu tbm passei uma vida toda me sentindo excluída,minha mãe e eu brigamos, ficamos anos distante, só fui entender ela qdo a pouco tempo eu descobri que o jeito dela agir comigo era o afeto que ela não recebeu na infância, ela hoje está com uma doença terrível, esclerose lateral amiotrofica, me faz sofrer muito pq eu queria ela bem para descobrirmos juntas que o amor escasso dela, era por falta do amor que recebeu na infância, isso me faz amar ela mais pq no fundo ela não teve culpa, sofro muito por ela estsr doente, vegetando, sem se mexer, falar, entender, mas nesse estágio de doença que se encontra nos aproximou muito e ela parece me entender com o olhar, nos perdoamos antes dela adoecer, essa doença veio para nós unir em amor profundo onde sou grata pela minha existência e toda experiência vivida...pais são sagrados, sabendo disso todo amor se transforma, o perdão se faz união ❤
@RWAckles3 жыл бұрын
@@adrianacustodio1974 que Deus te abençoe Adriana ❤
@Gcomentar10 күн бұрын
Velho, eu printei e agora vou infernizar a vida dela falando isso mais certinho. Porque é exatamente isso, tomei decisões horríveis pq na realidade eu queria fugir da falta do amor dela, das presepadas dela de tá fazendo tratamento de silêncio constante, e tudo mais Odeio a minha mn
@anadias11013 жыл бұрын
Incrível achar esse tipo de vídeo explicando minha adolescência inteira...boa explicação. No começo da vida adulta cometi todo tipo de coisa terrível pra mim mesma. Sempre problemas em relacionamentos. Assim que me afastei mesmo. Agora com 50 anos já a perdoei pois me deixa em paz. E não vou levar isso pra próxima encarnação né...graças à Deus.
@alinealv.silv.3 жыл бұрын
Minha mãe é hoje, hipocondríaca, esquizofrênica, gravemente depressiva, bipolar, completamente dependente de remédios que controlam seus ataques e colapsos. Faz uns 13 anos que não converso com ela, embora moramos na mesma casa e ela quem vive conversando comigo quando não consigo exatamente sair de perto dela, já que ela compreende que não respondo, que não olho, que não aguento ficar em sua presença. Toda vez que olho pra ela um vazio inquietante me consome a paz mental, e eu não consigo manter os olhos nela, a voz dela me dá um super gatilho, principalmente quando dirigida a mim, eu não suporto a presença dela, pois eu queria que ela já não existisse, nem mesmo essa dependência que infelizmente tenho por questões financeiras, o que é realmente humilhante e eu não deixo de pensar um dia se quer. Faz anos que ela não repara que não ouço uma palavra do que ela diz e que quando ela briga meu coração palpita, eu perco a visão e me esforço pra sair do alcance dela com um desespero enorme. As vezes sinto que não suporto ela e prefiro morrer ao lidar com certos momentos que ela com frequência me ocasiona. Ela me faz querer morrer, e ela sempre tenta me convencer de que seria melhor, me perseguindo e sempre gritando. Tudo que ela disse na minha existência, foram reclames e calúnias depravadas, ela sempre se esforçou pra ser um total inferno com quem convive em casa, gritando e brigando sem dosagens, sem senso. Nunca foi uma pessoa agradável e sensata, sempre culpando os outros de sua completa infelicidade e nunca esquecendo de descontar e cobrar de volta tudo que faz. Ela me agride e me ameaça até os meus 22 anos de idade, diz coisas vergonhosas e me ameaça inclusive de morte, por motivos dos quais nem seriam levados em consideração. Até hoje o meu grande sonho é conquistar a paz e a independência, poder sair das garras dela. Em nome de todos os dias que chorei, que jurei que fugiria algum dia, que enlouqueci de repulsa e ódio dessa mulher, poucos conseguiriam imaginar o que eu passei e o que eu passo, como isso refletiu em mim e na visão que as pessoas tem de mim hoje por saberem que não converso com ela. Não me orgulho do que sinto por ela e se eu visse uma forma de ser diferente, eu preferia. Sempre fui uma pessoa calma, calada, introvertida e extremamente respeitosa, nunca senti algo como o que sinto por ela, nunca briguei com ninguém além dela. Costumo me questionar por que a vida é assim pra mim, pois nunca vi algo parecido.
@vanessavilarandatorres7413 жыл бұрын
Vc tem direito aos seus sentimentos negativos e tá tudo bem só vc sabe o q vc passou e mais.
@miferronatocolatto19753 жыл бұрын
Tenho 40 anos e passei exatamente por isso....passo aínda..mas menos pois agora moro no apartamento em cima dela..chaveio a porta pra ela não entar e ela insiste bate na porta não se toca...mas dependo dela...prisão total..mas pra não me envenenar fax Co como vc.nao olho não converso e sonho com o dia que voumudar de cidade longe dela..não gosto de ser assim..mas não Si tô amor por ela só repulsa...ela nunca me abraçou nunca me elogiou uma vez me importava agora tô nem aí só quero que ela me deixe em paz..
@Sr-dd9ux3 жыл бұрын
Que relato forte🤒
@brumasdeavalon62753 жыл бұрын
E cade seu pai?
@Arnaldosou3 жыл бұрын
A sua dependência financeira que você tem dela, é porque ela te fez você depender dela. Isso acontece porque ela quer ter controle sobre a sua pessoa, não te permitindo, inconscientemente, em ser livre. Ela te escraviza e te sabota.
@danisalvadorferreira913 жыл бұрын
Dói demais,a 5 meses tomei uma grande decisão cortei vinculo com quase todos meus parentes por causa da atitudes da minha(mãe)tenho revolta pois percebi o quanto fui controlada e manipulada por ela,ela me tirou de casa com 13 anos e me entregou para uma das minhas irmãs cuidar, só que desde de então foi um inferno atrás de outro,ia embora voltava para ela,e depois me me mandou embora para casa de outra Irma,e so dor e sofrimentos que só eu e Deus sabe,casei com 16 anos e desde de então nunca mais fui morar novamente com eles,e para piorar vivi mais de dez anos um casamento de sofrimento,dor e por fim uma grande depressão que quase custou minha vida atraves de tentativa de suicidio no qual dois inocentes ia pagar por minha attitude,bom hoje estou curada e me reerguendo a cada dia, enquanto a mae,bom me afastei pois em todos os momentos que precisei ela nunca estava Ali,o preço que paguei por largar mão foi uma familia toda con maus pensamentos ao meu respeito,mesmo quem mal conviveu comigo,e até me viu poucas vezes,hoje sou uma filha má pois ela está doente e USA isso para se vitimizar,como SE não bastase tem uma filha igual a ela que leva todo os olofordes e é considerada uma Santa por ela e o resto da familia,so que foram elas que me queimaram a vida toda com todos da familia desde que eu era apenas uma criança,creci achando que era louca, retardada,burra,preguiçosa,porca,feia,sem valor algum,hoje vejo o quão cruel são e ainda passam por boas Samaritanas, mesmo sabendo que não sou nada disso não consigo acreditar que não sou,tenho tanto medo de sujeira que tenho acredito que seja toque não consigo ver nada fora do Lugar, não gosto de bagunça, não gosto de casa suja,tudo tem que estar sempre limpo, entre tantas coisas a pior é culpa por achar que sou culpada de tudo e por isso decide que é melhor ficar no meu canto viver minha vida com meus filhos e marido afinal eles são minha FAMILIA, faz 5 meses que falo de vez em quando com meu pai e falo com um irmao todo os dias que me da bom dia e me alegra ,e outra Irma que mora perto e passei a ver algumas vezes ano, não possuo redes socias desde e então e isso foi o pior Motivo pois ouvi coisas muito desagradáveis dela e da filha, então decide não ter mais nada,cada um no seu canto,e quero viver assim para o resto de vida que terei,e nunca farei o mesmo com meus filhos,diz na biblia que SE algo nos impossibilita de estarmos juntos a Deus ele tira de perto de nós inclusive pessoas independente de quem seja, não desejo mal ,mas perto de mim não quero mais,a vida é tão curta que não da para desperdizar com quem só que nos ver na lama e mal, conselho vivam suas vidas da melhor forma possivél e nunca se humilhem out permitam ser humilhados por ninguem,que Deus abençoe cada um de vocês 🤗🙏🏻
@gratarot8733 жыл бұрын
Me comovi com sua história parecida com a minha não tive amor d mãe .minha mãe nos deixava sozinhos em casa eu e meus irmãos pequenos passávamos fome tínhamos vontade d comer as coisas e eu já adulta com 37 anos só atrai relacionamentos tóxico .e sofri muito e eu não sabia q era pela minha criação pela minha mãe é muito libertador descobrir isso .e minha mãe sempre me falava q eu era porca .a minha casa sempre era limpa organizada e casa dela era suja desorganizada eu lembro q ela dava o resto d comida d nosso prato para o cachorro comer no chão o prato q usávamos para comer ou panela eu tenho essas memórias casa suja tudo sujo potes d mantimentos . Sempre me vem memórias d quando eu era criança principalmente coisas q eu queria comer e não tinha . Hoje eu vou lá e compro tudo .q sei q é minha criança ferida pedindo aniversários .Páscoa .Natal .dia das crianças etc eu compro presentes para mim😪
@monalizaalicebraga69423 жыл бұрын
Indico os vídeos: 1)Você se torna o que pensa. (Canal Tiago borges) 2)Construindo a auto-imagem.Bob proctor (Canal Tiago borges) 3)Superando a barreira do terror.Bob proctor (Canal Tiago borges) 4)Seus pensamentos atraem tudo.Bob proctor (Canal Tiago borges)
@monalizaalicebraga69423 жыл бұрын
Dicas para vencer a ansiedade e a depressão A leitura da Bíblia é uma forte aliada na luta contra as inquietações. Medite na palavra de Deus .Um versículo é o suficiente mas medite no que ler,entender o que você leu. A oração ajuda no processo. Acorde e peça direção a Deus para fazer a vontade dEle no seu dia. Além disso,também se afaste de coisas e pessoas que fazem sair da presença dEle. Cristiane Cardoso Se você tem dificuldade inicia pelo livro de salmos e provérbios.
@monalizaalicebraga69423 жыл бұрын
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31
@monalizaalicebraga69423 жыл бұрын
Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro (Jesus) para que tenham direito a arvore da vida, e possam entrar na cidade(a nova Jerusalém) pelas portas. (Apocalipse 22.14)
@fabricioclaussen12823 жыл бұрын
dói corroi humilha preciso me afastar correr pra bem longe mudar de cidade dói machuca aperta o peito preciso me aproximar foi culpa minha eu estraguei tudo me perdoa dói queima grita e esperneia não dá mais pra ficar aqui não dá pra estar mais aqui preciso sair correr, pedir socorro alguém por favor me ajuda me tirem daqui dói lateja destrói o que foi que eu fiz? como sobreviverei sem você? sozinho eu morrerei não sei cuidar de mim estou com fome me alimente necessito desse vínculo me desculpa estou voltando doi tanto esfarela a alma não aguento mais vou dar a volta por cima mostrar que sou melhor que sou foda que isso não me atinge e nunca me atingiu sou meu próprio deus doi continua doendo não entendo o porquê não tenho mais pra onde ir eu morro Renasço Refaço Estar longe já não dói mais tanto não precisa doer mais tanto estar perto já não é capaz de me matar entendo sua opinião já não é mais a totalidade do mundo existo a partir de você mas aquém sobrevivo independentemente da fome da ausência da distância assim como você. isso não é um adeus isso não é mais uma fuga isso também não é um oi isso é aceitar
@PatriciaSantos-cn1ms3 жыл бұрын
Nossa q lindo! Amei
@cacaumodesto27663 жыл бұрын
Lindo!
@danielarodrigues86023 жыл бұрын
Bem isso. Senti a cada escrita
@thaisruax3 жыл бұрын
Emocionante!!! 😰
@valerianascimento61563 жыл бұрын
Parece que saiu da minha alma
@serdeluz46183 жыл бұрын
Eu tô achando que a minha mãe é narcisista, a frieza dessa mulher não é normal, sempre me dizendo que sou um filho ruim . sendo que sou totalmente bonzinho e submisso a ela. Mas minha saúde mental vem em primeiro lugar, me afastei e estou sem falar com ela a alguns messes e não pretendo voltar a falar com ela denovo. Dói ver a realidade de saber que sua própria mãe te odeia, mas é necessário .
@DeboraVieiraMarques3 жыл бұрын
Todo narcisista se acha bonzinho.
@amorcompartilhado6013 жыл бұрын
O segredo é perdoar e seguir em frente...Deus ajuda, mas vocês tem que se ajudar também...Deixando o passado,lá no passado ...E vivendo o presente, a oportunidade do hoje, muitos não a tiveram. Aproveitem pra sonhar com uma vida melhor...Estudar, viver coisas novas... O povo antigo a maioria não teve beijos e abraços dos pais...Era uma vida muito dura, muitos pegaram situações de fome, pobreza extrema ou até guerras... A pessoa não pode dar o que nunca teve, no caso amor...Salvo raros exemplos, a maioria reproduz o mesmo jeito que foi criado...Abraços...✨😚✨
@izabelasalles73743 жыл бұрын
Minha relação c meus pais só é ”boa" porque estamos em continentes diferentes, agora distante, apesar de não conseguir solucionar as minhas repetições de comportamento nas relações, consigo perceber as feridas que me causaram.
@aquelaquevocenaoconhece11453 жыл бұрын
Sonho em morar fora do país e ela não vir me encher o saco 😞. Mas ainda não saí da casa dela e ela vive me proibindo de sair.
@verareginaconceicao81243 жыл бұрын
Pensei que só eu tivesse problema com a mãe. Tenho 56 anos e minha mãe 85. Tenho muitos problemas desde infância com minha mãe. Nada que eu faça está bom para ela . Só minha irmã é meu irmão são a luz dos olhos dela . Só lembra de mim quando precisa de alguma coisa . Vc contou exatamente minha vida.
@Hannah-zw8yp3 жыл бұрын
Eu me libertei a muito tempo dessas convenções sociais, minha mãe é narcisista perversa, e não tem cura, eu não tenho esperanças em mudar ela, que ela vai se arrepender e mudar, nem quero saber dela, considero como parte do meu passado e nem ligo mais, estou feliz assim, sugiro a todos fazerem isso com seus abusadores.
@devenezaoliveira3 жыл бұрын
Aham Jura!
@detudoumpouco79693 жыл бұрын
Jesus
@alexsandrogabriel8653 жыл бұрын
Quando fui dialogar com minha mãe como ela me faz mal ela respondeu, "Então preciso te internar se vc está doente!" Daí fugi, me afastei fiquei neste loop de afastar e sentir o abandono e mais tarde como se não fosse suficiente . Hoje consigo conviver, não permito que ela se entre em minha vida, de opinião e antes dela dar eu luto kkkkk. Não é fácil, isso criou repetições de pessoas ruins em minha vida, muito aprendizado e estamos na luta!
@googlekhall86863 жыл бұрын
Pra mim foi a melhor coisa a se fazer ,não senti abandono, nem falta , minha vida melhorou e muito , sou auto-suficiente pra viver sozinha sem ninguém pra me puxar pra baixo , me denegrir, pisar em cima, me rebaixar e etc...
@CryssAnne12 жыл бұрын
Caramba, que vídeo necessário. É mto comum falar desse relacionamento abusivo qto a cônjuges, mas mãe é mais difícil. Obrigada ❤️
@marinap.garcia43733 жыл бұрын
Maravilhoso!!! Descreveu meu enredo frente e verso! Descobri na minha "auto- escrita" que o melhor que consigo fazer, já na fase adulta, é suprir eu mesma minhas necessidades e libertar eles ( no caso pai e mãe) da "obrigação" de atender minhas demandas!!! Assim a distância é o caminho possível, já que escutar críticas e conviver com abusos e provocações, além de doloroso, sobrepassa o amor próprio! Gratidão!!!....
@tainajr23 жыл бұрын
Penso o mesmo, Marina! Mas ainda preciso melhorar nesse quesito. Ainda tento me aproximar, e no fundo, volto a esperar que agora vai ser diferente... Mas, lógico, nunca é. Perco o referencial em mim mesma com facilidade, e quando vejo já estou num poço de culpa e abandono outra vez. Mas quero continuar melhorando, quero fazer e ser pra mim um referencial de amor, e libertar os outros dessa necessidade. Gratidão pelo comentário, me relembrou do caminho❣️
@nathalialobo58643 жыл бұрын
A parte mais difícil pra mim é o aceitar que longe vai doer, mas que perto dói mais.
@silvanaaparecidabasilio6853 Жыл бұрын
Adorei você, este vídeo! Eu tive um ser que foi me apresentado como "mãe " tão ruim que o que sobrou foi repulsa, nojo, asco, ranço. Está mulher não me deu nada e ainda tentou tirar . Quando ela me viu feliz casada e mãe fez de tudo para tentar acabar com meu casamento. Imagine que chegou a falar para meu marido na minha frente que ele deveria arranjar uma loira , quando criança não me ensinou nada , surras de cinto por qualquer erro que eu cometia, me rogava praga, dizia que não gostava de filha mulher... um horror Está mulher não foi sequer respeitosa o que dirá amorosa. JOGOU FORA A OPORTUNIDADE DIVINA DE SER GRANDIOSA COMO SER HUMANO. Como mãe jamais o fez. Não suporto este ser repulsivo.
@gobi773 жыл бұрын
Freud não culpa o amor paterno nunca ? Tudo parece ser culpa da mãe. Faz um vídeo sobre por favor .
@nataliadeoliveira66313 жыл бұрын
nossa, já me questionei isso algumas vezes tbm!
@ishtarturunen11643 жыл бұрын
UP!!! Muito necessário falar sobre o amor (ou desamor) paterno, nem tudo o que a gente experencia vem da relação com a mãe.
@eugeniacferraz3 жыл бұрын
Olha, acho que o laço entre mãe e filho (a) é muito maior, pelo fato de carregar o filho meses na barriga, o pai não tem esse contato, embora seja se extrema importância, não é a mesma coisa, acho que por isso o reflexo seja sempre a mãe!
@gobi773 жыл бұрын
@@eugeniacferraz não acho que tenha muito a ver. O cuidado da infância deveria vir de ambos os lados. Claro a mãe sendo o primeiro contato pode mudar muita coisa. Mas em famílias que tem ambos , o amor do pai ou a falta dele , deve causar muita coisa também. Mas ninguém fala disso e me irrita muito. Porque olhando pra mim , muita coisa que eu sinto , não vem da minha mãe.
@eugeniacferraz3 жыл бұрын
@@gobi77 ah sim, acredito nisso também. Todas as pessoas que conheço que não tem contato com o pai, são extremamente afetadas, isso é bem complexo, mas eu acho ainda que a mãe é quem molda o filho, talvez por esse maior contato, esse primeiro contato em especial...
@Pingoadventure3 жыл бұрын
Bom dia, Manu! Descreveu exatamente como foi minha relação com meu pai. Enfim. A única expectativa que eu tenho hoje é não passar essa dinâmica p meus filhos! 🙏
@vitoriamartinsdossantos53783 жыл бұрын
Bom dia Manu, acabei de ver um curta La jetée o nome, ele fala sobre a vertigem do tempo, repetições e como estamos fadados a elas. Seu vídeo ter aparecido logo em sequência me fez conectar os momentos rsrs. Veja o curta, é maravilhoso. Um abraço!
3 жыл бұрын
Já vi. Adoro o filme
@thiagozerpini81403 жыл бұрын
Como consigo assistir esse filme ?
@gabrielefeiten36133 жыл бұрын
Onde tu assistiu Vitória??
@vitoriamartinsdossantos53783 жыл бұрын
Tem aqui no KZbin pessoal, só colocar o nome
@leiamaheli3 жыл бұрын
@@vitoriamartinsdossantos5378 Grata🌷
@AnaCarolina-ku2oc2 жыл бұрын
Me identifiquei muito. Mas no meu caso, tenho uma relação abusiva com o meu pai. É realmente desgastante, graças a Deus faço terapia pra saber diferenciar os pensamentos que ele colocava em minha cabeça e o que pra mim faz sentido. Ele sempre me diminuiu, me humilhou, gritou comigo. Obg pelo vídeo, Manu, me ajudou muito. Agora entendo que diálogo não funciona com ele, o negócio é se afastar mesmo, me manter neutra, não conversar com ele.
@angelitaalmeida25033 жыл бұрын
Já analisei, tenho 61 e ainda sofrer por isso pensei que isso era tolice...fiz meditação e me libertei de coisas negativas, hoje me sinto muito bem, graças a deus!
@vivianelis74743 жыл бұрын
Muito obrigada, Manu! Excelentes colocações! Muito importante questionar essa figura. Infelizmente desisti dessa relação já, me fazia muito mal. Mas ficou um buraco e mudou bastante a minha afetividade. Mas não tinha outro jeito. Até bebendo água eu estava errada, literalmente! Kkkkk, juro que um dia estava na casa dela com um garrafa de 1,5l de água e ela disse que achava que eu não devia beber tanto água assim.
@raquelsilveira74003 жыл бұрын
A minha mãe física e o meu pai físico também são assim... Tudo que eu falo está errado... Por exemplo: Se eles elogiam uma pessoa, e eu digo que gosto dessa pessoa também eles começam automaticamente a falar dessa pessoa que eles elogiaram... Só porque eu elogiei essa pessoa também...É muito triste tudo isso tenho 47 anos e ainda moro com eles, já morei em outros lugares só para não ter que morar com eles... As pessoas na rua, vizinhança gostam deles , os que não moram tão perto, porque os que moram ao lado já conhecem eles... Tenho só um irmão e não mora mais com faz bastante tempo, e tinha outro irmão que morreu num acidente há muitos anos atrás... Esse meu irmão que não mora mais aqui é tudo que eles querem... Mas eu me apeguei a espiritualidade e tenho certeza que logo vou ter um emprego e vou alugar um lugar para mim morar... O ano passado eu me mudei duas vezes, mas eu tinha renda agora com a pandemia perdi... Mas Tenho certeza que Deus está me cuidando e me ajudando a conseguir um emprego... Muito obrigada ☺️ Não estamos sós... 💙🤍💛
@DoceCerejaAmarga2 жыл бұрын
Te entendo completamente, minha mãe também é extremamente crítica, acredita que ela já chegou a falar que fervo água de forma errada? Tem como ferver agua de forma errada? Pois é, mas mãe assim encontram qualquer coisa pra criticar
@vivianelis74742 жыл бұрын
Eu acho que o "buraco" que eu disse que ficou no comentário passado, passou. A Viviane que precisava de mãe não existe mais. E a gente vai se reinventando na vida.
@MONNABR3 жыл бұрын
Entendi perfeitamente porque estava nesse dilema num relacionamento onde eu queria sair mas não conseguia. Veio pânico, veio ansiedade e agora Finalmente, saí do jogo!
@cibelesilva942 Жыл бұрын
Excelente abordagem. Já entendi que é impossível separar da mãe. Se separa fisicamente ela permanece ocupando o pensamento. Então, o melhor que faço é entender que somos 50% mãe e os outros pai. Procurar viver bem com tal situação.
@BelleKasprik3 жыл бұрын
Tava tendo uma crise e chorando exatamente por isso e beeem na hora o youtube recomenda esse video n conhecia o canal mas amei 💛
@Andrea-ci2cb Жыл бұрын
Caramba
@roselysouza74933 жыл бұрын
Bom diiia, Manu! Estava esperando por vc. Senta aqui, vou passar um café pra gente.♡
@Avozinhavai3 жыл бұрын
Affff ...quando visitava minha mãe ela dizia isso : sempre que eu me abria pra ela , levava chibatadas na alma e saia de lá muito mal
@brunoxavier5425 Жыл бұрын
Minha mãe simplesmente acabou com minha vida! O pior é que, após uma cirurgia e sob efeito de anestésico, ela deixou claro que ela tem consciência disso!
@delissantos26563 жыл бұрын
vídeo muito bom. sinto muita culpa quando me afasto da minha mãe pq ela tem muitos problemas, mas quando estou perto ela me faz sentir os piores sentimentos que ja experimentei. estar longe e elaborar essa culpa é um melhor caminho; lembrar que, assim como eu, ela é uma mulher adulta e com autonomia.
@joycerodrigues14323 жыл бұрын
Nossa, eu e minha mãe temos uma relação péssima, não nos bicamos. Desde criança ela sempre foi muito cruel comigo com as palavras. Diz até hoje que eu sou estranha. Nunca me motiva, só sabe me colocar pra baixo dizendo que não vou conseguir fazer tal coisa, que não vou conseguir terminar a faculdade etc. É difícil conviver em um lar que vc vê seus pais dando muito afeto a seus irmãos e te excluírem de tudo. Eu não entendo, só isso. Mas sei que isso afeta de muitas maneiras na minha personalidade, que por sinal, é uma merda. Vivo mau humorada, doente, deprimida, ansiosa e com crises de panico. Preciso me afastar mas por questões financeiras, não consigo. É bem o que o outro moço disse no comentário acima: a gente vai definhando.
@camilab1043 Жыл бұрын
Ela diz sobre a faculdade só pra tentar te sabotar pra ela se sentir melhor
@wesllainybrunne8659 Жыл бұрын
Nossa, me vi na sua história moça 😢
@larerodrigues98443 жыл бұрын
nomeei o narcisismo da minha mãe há mais ou menos um mês e parece que saí da matrix porém no momento só consigo sentir raiva e depressão
@cristrob3 жыл бұрын
Bora amiga... é assim mesmo quando a gnt descobre, depois melhora porque somos.spessoas boas e só queríamos amor. Então a gente descobre que a gente pode se amar e se respeitar 💝 e isso vai preenchendo 💝😘
@PatriciaSantos-cn1ms3 жыл бұрын
No início é assim mesmo. Eu já tenho 7 anos de contato zero. Já passei por todas as fases, raiva, ódio, depressão, medo, culpa...e por fim, nada. Hoje acho q não sinto mais nada. Isso é maravilhoso. Vc nem imagina. Nunca imaginei q viveria esse sentimento mas estou vivendo.
@micheliani41213 жыл бұрын
@@PatriciaSantos-cn1ms melhor dos sentimentos nao sentir mais nada.
@GuilhermeMeirelles3 жыл бұрын
Atenção para os parentes cretinos que auxiliam ela no assédio psicológico.
@GuilhermeMeirelles3 жыл бұрын
17:20 - Não, não deu para entender... você acha que tudo é uma questão de "diálogo"... vive no Fantástico Mundo de Bob e acha que não existem pessoas más e psicóticas. Que tudo é uma questão de "diálogo".
@analuizacampos58803 жыл бұрын
Muito bom Manu! Entender que as vezes não vai dar pra conversar, ou mesmo conversando essa pessoa não vai mudar e você não vai morrer por isso. Eu adoro a perspectiva da comunicação não violenta, mas sinto que esse entendimento de "as vzes não vai rolar e tudo bem" essencial! Obrigada!
@luformation9919 Жыл бұрын
Muito boa exposição! Que facilidade de subjetividade!caiu como luva pra mim 🙏🙏🙏
@gege89923 жыл бұрын
Descreveu tudo o que passei/estou passando no processo de sair da casa dos meus pais. Minha mãe é narcisista e estava acabando com minha saúde mental. Perceber ela como a “raiz” das minhas “relações abusivas” me deu força pra sair e me afastar. Vou e volto, visito, me machuco, sempre virá dela um comentário desagradável. Mantendo uma “distância” segura pois o diálogo com ela é algo que infelizmente não tenho forças mais
@ricardookada57523 жыл бұрын
Sempre virá um comentário desagradável. Essa é uma das poucas certezas que também tenho…
@jamillyteixeira50632 жыл бұрын
Entendi sim, gratidão pelo conhecimento. Acho que o primeiro passo é a identificação desse ‘abuso’ que está bem gravado no subconsciente. ✌🏻😉
@ananejar89623 жыл бұрын
A cada "deu pra entender? né?" do Manu, eu fico fazendo sim com a cabeça, como se fosse aquela criança obediente dos anos 70, perdida entre a raiva e o medo de ser abandonada. Conteúdo maravilhoso, como sempre. Amor transferencial valendo aqui♡ beijos, querido.
@anelisefcastro2 жыл бұрын
Vi esse vídeo há 1 ano atrás, desde então passei por muito entendimento e muitos momentos de cura, foi um dos piores anos da minha vida. Consegui fazer o luto em vida da minha mãe narcisista, hoje não tenho mais contato com ela, não sinto mais falta e nem raiva, mas até chegar a esse ponto, foi um processo extremamente doloroso e difícil. Foi a psicanálise e muito vídeos desse canal que me ajudaram a fazer esse luto e a entender que eu realmente consigo sobreviver sem o olhar desse grande outro. Ainda preciso trabalhar muitos dos abusos pelos quais passei, mas hoje me sinto tão aliviada e até orgulhosa de mim mesma, por conseguir viver por mim mesma, sabe? É gratificante
@sheilacardoso111 Жыл бұрын
Gostaria de conversar contigo, quem sabe sua experiencia me ajuda.. pq tem sido mto dificil p mim
@natibatista71643 жыл бұрын
é a historia da minha vida com a minha mãe. é a primeira vez que ouço uma descrição tao parecida com minha vida. sem palavras
@lsms14593 жыл бұрын
Veja Jane Six e Julia Barany
@Malulia3 жыл бұрын
Nunca ninguém explicou de forma tão objetiva e simples o que se passa comigo na dinâmica com a minha mãe e minha irmã. Muito obrigada Emanuel! Primeira vez no seu canal e já estou seguindo.
@alinecine3 жыл бұрын
A gente entende um pouco melhor quando se torna pai ou mãe. Não tem como cobrar a perfeição, nem a solução para nossos problemas em uma pessoa. Afinal, ninguém o é. Muito boa a reflexão, estou passando por um momento tenso, devido ao excesso de convivência, mas busco no diálogo, o espaço para lidarmos com nossas diferenças.
@angelitasantiago10143 жыл бұрын
Eu adoro os seus vídeos, aprendo muito. Faço terapia há anos, mas desde que comecei a assistir seus vídeos que consegui finalmente entender algumas coisas na minha vida e história. Obrigada pelo seu trabalho, tenho certeza que está ajudando muitas pessoas!
@ERRO4033 жыл бұрын
Minha mãe era insuportável, nunca gostei dela desde os 5 anos desejava que ela morresse. Quando ela morreu aos 67 anos dei graças à Deus, Minha vida só melhorou depois da morte dela, me senti liberto daquele olhar reprovador e da presença e comentários tóxicos dela. Show demais! Até meu comportamento e interação com as pessoas melhorou um milhão por cento e dei um salto na carreira e finanças que pensei que nunca teria.
@janainaa11953 жыл бұрын
Puxa q situação forte Que triste que tenha acontecido
@vanessasoares5130 Жыл бұрын
Achando esse vídeo hj ! Que conforto ! Eu sou filha única , pai vivo indiferente e ausente , e mãe narcisista. Passei por diversos abusos na infância, inclusive religioso! Vida emocional devastada . Já tentei sair e voltei . Mas não quero desistir que vou me afastar retomar minha vida ! Orando para Deus me conduzir nesse novo ano. Desejo o mesmo a todos q passam por isso. Obrigado pelo video
@AlineRodriguesCouto3 жыл бұрын
Que vídeo espetacular! Primeira pessoa que eu vejo que consegue consolidar exatamente esse modelo de relacionamento tóxico/abusivo entre mãe e filha e o impacto futuro que ele pode causar. Não conhecia o canal ou o seu trabalho. Irei assistir aos outros vídeos. Muiito bom!
@leticiagil3 жыл бұрын
Parabéns! Muito lúcido e real estes tipos de relações desequilibradas, descompensadas... e a influência em vários campos da vida adulta após infância com pais "abusivos". Sempre comentei: não basta ter filhos é preciso querer ser pai e mãe, é missão. Precisa de muita preparação emocional e mental. Tanta gente com problemas, traços, síndromes mentais e têm filhos e geram tantos conflitos. As pessoas que não vêm de uma família assim.. não compreendem toda a dinâmica... falam de de paciência, todo mundo tem defeitos, toda família tem dificuldade, etc. Porém qd há algum nível de "doença" a dinâmica é assustadora. Lembro no final da adolescência uma das amigas que conseguiram estar mais próxima dentro de meu lar comentou... minha família é doida, tem muita família maluca por aí mas a sua é muito doida. Ganha quem "grita"mais... mas isso não era visto pela maioria pois a imagem era só de alegria, festa e união... tanto q N podíamos chegar c nenhum amigo(a) sem avisar... As mascaras precisavam ser preparadas. Aos 14 anos percebi uma conduta muito estranha da genitora. Mas somente depois dos 40 anos me indicaram um texto pra ler sobre mães narcisistas... características, consequências, etc. Caiu a ficha e finalmente entendi o que vivi por anos. Naquela altura já havia passado por estudos, desenvolvimento pessoal, etc. E lidava melhor. E o conflito explicitado aí no vídeo de conflito, pressão de dicotomia , dualidade de forças internas antagônicas que surgem e achamos que não somos normais já era muito menor... mas de alguma forma ainda há resquícios em algum nível inconsciente. Acredito. Não é fácil. Pra mim funciona fazer as 3 orientações... aprender a reconhecer manipulações, tentar diálogo nos dias e momentos que haja abertura real.. mas pra certos assuntos não existe mesmo! O assunto é A e B... começa a falar sobre A... A pessoa já joga o Z e diz que a outra pessoa que mudar a verdade trazendo o Y é a verdade q ela detem e sabe é mesmo P... hahhahahaha aumentar auto estima. Etc. Para quem tem pais narcisistas vale a pena se aprofundar no tema. Buscar saídas dessa teia. Pra distância ou convivência sem causar maiores danos. Parabéns pelo vídeo. Mexeu tanto comigo que escrevi demasiado (coisa rara!)
@anapaularangel73283 жыл бұрын
Estou vendo ininterruptamente seus vídeos, sua linguagem, a forma de acolher as diferenças das emoções, as dificuldades sem julgamento.. simplesmente maravilhoso. Muita Gratidão.
@1aninhapaes3 жыл бұрын
Manu, que vídeo incrível... consegui perceber um processo de amadurecimento que passei na análise desde "minha mãe me odeiaaaa", passando por "ela não faz isso por mim" (luto narcisico) e agora to aqui no "ela surta e não consegue me matar! ainda to aqui" e me sinto pronta pra agora sair fisicamente da casa dela sem deixar essa pulga que ela me odeia, que eu sou péssima e que já me fez sair e voltar anos atrás.
@arissateodora82853 жыл бұрын
Você e seu conteúdo são tão essenciais, você consegue trazer tantas informações pertinentes e necessárias que as vzs acho que é vidente hahaha se eu não soubesse que vc realmente sabe o quanto são necessários esses questionamentos eu acreditaria em bruxaria!
@antoniodaniel55183 жыл бұрын
Esse vídeo é totalmente pertinente, não sei se é o timming ou que no fundo, todo mundo está passando pelas mesmas situações, o que muda é o "momento" que se encontra igual ele disse
@arissateodora82853 жыл бұрын
@@antoniodaniel5518 Exatamente! São momentos diferentes mas sempre baseados nos sete afetos! E cada um tem sua história mas esses afetos e as nossas buscas ou não em relação a eles acabam não tornando com muito mais coisas em comum do que podemos imaginar. E além de ser maravilhoso ter esse conteúdo vindo do Manu também é muito bom ler os comentários e até interagir e saber que não estamos sozinhos nessa busca.
@neideteruel18943 жыл бұрын
Tive muitos problemas com minha mãe, era maltratada ,humilhada o tempo todo, de 11 filhos só a mim não tinha nenhum carinho e atenção, hoje já é falecida,mas a mágoa ficou na minha alma,cuidei dela até o último dia de vida no hospital!
@anavitoriamachado52943 жыл бұрын
De modo geral minha mãe foi uma boa mãe para mim. Ela sempre procurou me dar tudo do melhor, carinho, atenção... Mas ela tem um comportamento muito difícil de lidar, e que eu, particularmente, considero que seja uma forma de abuso. Quando as coisas não saem da maneira como ela gostaria, ou eu tomo alguma atitude que ela não concorde, ela me ignora, finge que não existo. Ela faz isso por dias, mesmo quando tento conversar. E isso é CONSTANTE, eu realmente me vejo num ciclo e me sinto profundamente torturada. Sempre que vejo meu namorado ela faz isso, quando viajo, ou quando vou dormir na casa dele. Eu fico procurando onde foi que errei pra ela chegasse ao ponto de me ignorar, mas sinceramente, não encontro ponto algum. Eu me sinto muito sufocada e com vontade de fugir, igual você descreveu. Me sinto muito, muito só.
@camilab1043 Жыл бұрын
É inveja dela por vc ter namorado
@gabrielabarros9667 Жыл бұрын
Como vc está lidando?
@carolinasales60543 жыл бұрын
Esse é um daqueles vídeos que a gente salva pra assistir milhares de vezes porque muitas reflexões podem sair daí
@zaradge3 жыл бұрын
Os drops de realidade começaram ceeedo! Dói, mas é bom! Continua, Manu :)