Parabéns para a Suécia!! Perceberam os efeitos negativos da digitalização excessiva e já estão tomando medidas pra remediar. Tomara que esta iniciativa se espalhe.
@vozaocolossal660110 ай бұрын
Verdade. Vale citar um governo de direita? 🤔
@c.a.r.i778510 ай бұрын
O que era pra ser algo de vivencia, deveria ter se mantido assim, pelo menos teremos menor índice de tendinite 😅, mas seria bom uma tela pra escrever e não com giz, cansa demais
@gersondelimadacosta416010 ай бұрын
Parabéns mesmo. Que o Brasil, tomara, siga esse exemplo. Nada substitui um livro. Nada. Até os alunos reconhecem que o conteúdo é mais rico e detalhado. A reportagem fala por si.
@will-owl10 ай бұрын
Na Suécia não existe essa polarização burra que esta acontecendo em outros países, os partidos colaboram entre si, sempre pensando no melhor para o povo
@samyventura304310 ай бұрын
Aqui no Estado de SP o governo de extrema direita baniu os livros de sala, mesmo sendo gratuitamente disponibilizados pelo MEC. Adorou material digital de duvidosa qualidade da empresa pertencente ao secretário de educação, assim acerta dois coelhos com um disparo. Precariza ainda mais a educação dos pobres e engorda a receita da empresa do aliado. Isso que é governo eficiente. Se na Suécia foi preciso um governo conservador para reverter essa tendência, está de parabéns. Na China, Cingapura, Japão e outros países com educação de alto desempenho, praticamente toda a aula é em lousa, livro e cadernos, com ênfase em matemática e ciências exatas, o que reflete o bom desempenho de seus alunos e suas economias.
@MarciaLealChannel10 ай бұрын
Nem tudo está perdido! De volta aos livros!👏
@Servio2010110 ай бұрын
Que bom. Temos que acostumar novamente as crianças a lerem livros depois do trauma que foi a pandemia. Parte do ensino em livro e parte em ferramentas digitais é um ótimo caminho. Sucesso a Suécia e espero que nós sigamos o mesmo exemplo.
@deboracristina2110 ай бұрын
Tomara que aprovem, o desenvolvimento será muito melhor 🙏🏼🙂
@linogosper771910 ай бұрын
Esse tipo de coisa tem que começar pela Suécia, Noruega, USA, Japão porque são países de 1 mundo e fica mais fácil de propagar esses exemplos no mundo afora até chegar no Brasil. Se iniciase no Barsil, ninguém ía dar bola, ía falar que é coisa atrasada, de burro, de país de 3o mundo.
@reginiamariadasilva10 ай бұрын
Concordo com esse exemplo.🇧🇷🇧🇷
@reginaluciadoprado10410 ай бұрын
Nada substitui um bom livro, aprender escrevendo e lendo, isto nunca vai mudar, é o melhor, parabéns Suécia que percebeu logo isto!
@elietedarce126610 ай бұрын
Lembrei de um episódio de Jornada nas Estrelas, série clássica , onde um advogado deixou dezenas de livros empilhados no alojamento dele na nave, e responde ao capitão Kirk dizendo que tinha todas as obras no terminal de computador, mas preferia ler os livros impressos.
@canalRetro26910 ай бұрын
SIm, o rádio ñ substituiu o jornal e a TV ñ substituiu o rádio, e o mesmo vale para a internet.
@wallacefinearts333110 ай бұрын
@@canalRetro269Mais ou menos... muita gente substituiu a TV pela Internet. Material impresso (jornais, revistas e livros) também perderam espaço nessa Era Digital. Uma pena
@MrPuto-10 ай бұрын
@@canalRetro269A tv já é substituível.
@RodrigoGeral-pn4ve10 ай бұрын
Faz 10 anos que não assisto TV aberta. Sua analogia não tem nada haver aí.
@ctadantas110 ай бұрын
@@RodrigoGeral-pn4veassisto o equipamento TV, não as programaçãos aberta.
@renatoamaral202910 ай бұрын
Adorei esta matéria, excelente! ❤😊
@joaninharocha525810 ай бұрын
Parabéns Suécia, é assim que tem que ser feito!
@rondinellesantos233210 ай бұрын
Ótima reportagem. parabéns a DW.
@JulioCesar-vr6bq10 ай бұрын
ótima reportagem!
@theblumarc10 ай бұрын
Reportagem interessante! Inclusive achei fofo o primeiro-ministro e a ministra da educação tendo uma refeição com as crianças 😅
@eduardodl205010 ай бұрын
Quando nos daremos conta disso aqui no Brasil? A neurociência já alertou sobre os efeitos das telas para as crianças em fase de alfabetização. E também para as outras fases de desenvolvimento...
@guilhermecardoso62310 ай бұрын
Bom no Brasil isso é bem menos incomum porque agente tem bem menos acesso as telas e também muitas famílias deixam os seus filhos com muito pouco tempo de celular, mais mesmo assim temos que tratar isso com mais atenção
@gomes215110 ай бұрын
''Neurociência'' é a psicanálise com ''selo científico'' (sqn).
@anthony.suport10 ай бұрын
lá se tem os notebooks para o ensino, aqui ainda está limitado ainda pra tentar comprar um ao menos funcional pra dentro de casa, mesmo assim a suécia ainda está anos luz a frente dos brasileiros.
@pcvhist10 ай бұрын
Reportagem excelente e útil.
@Mariananda85610 ай бұрын
As crianças na mesa confeitando a casinha de bolacha. Coisa mais linda!!! ❤❤❤❤
@Mauricio-1RS10 ай бұрын
Obrigado DW, reportagem assertiva.
@dbzerra10 ай бұрын
Que bela iniciativa.
@delmacaram751910 ай бұрын
Até que enfim uma notícia boa. Parabéns para a Suécia, que sirvam de exemplo para todos.
@miguellins887010 ай бұрын
Que bom que repensaram...
@guilhermecardoso62310 ай бұрын
Ótima escolha de tirarem o celular deles, ainda espero o dia que esses costumes se espalhem para a América latina porque essa lei de cada escola tem sua próprias regra sobre poder usar celular não está adiantando muito.
@Jess-hl6ys10 ай бұрын
Equilíbrio é tudo, a educação da Suécia é muito boa
@edmundoferreiracosta558610 ай бұрын
Finalmente a luz
@LucasLopes-nj5kk7 ай бұрын
Aqui no Brasil daqui uns 30 anos os governantes pegam e mudam, por enquanto lasca Chat GPT e material digital nas escolas. No Estado de SP, mais de 7 plataformas digitais "educacionais". Aluno não sabe nem ler, nem escrever mais, não conseguem mais pensar criticamente sobre qualquer tema.
@scandiimandy7 ай бұрын
Aqui na Noruega também tem se falado muito nisso, eu acho ótimo porque minha filha logo vai começar na escola e eu detesto a ideia de deixar ela o dia inteiro com a cara enfiada numa tela
@renanandrade684410 ай бұрын
Problema do celular é excesso de estímulos, ninguem consegue estudar com 1 milhão de notificações aleatórias e propaganda chegando a cada minuto, é como querer fazer dieta morando dentro de uma doceria. É muito mais fácil se concentrar num livro, alem de ser mais confortável tbm, a luz da tela do celular pode se tornar cansativa as vezes.
@isabelsantos326810 ай бұрын
Parabéns para a Suécia excelente iniciativa ,as pessoas estão perdendo a capacidade de pesquisar em livros físicos escrever a mão sem digitalizar e não conseguem se quer guardar números telefônicos na memória sem ter que recorrer a agenda do celular.
@gomes215110 ай бұрын
1-A escrita cuneiforme era feita com a mão esquerda ou a mão direita? 2- _''não conseguem se quer''_ é _''sequer''_ ou é _''se quiserem guardar números telefônicos''_ ? 🤔🤔🤔🤔🤔🤔 3- Aliás, quanto desperdício de papel, né? Quando faziam lista telefônicas, pra quê, se todo mundo guardava 40 mil números de cabeça...
@gabrielalbuquerque385910 ай бұрын
Excelente iniciativa
@aulasdematematicaefisica10 ай бұрын
Eu como professor adoto os dois, livros para estudarem teoria e realizarem exercicios e problemas, meios digitais para realizarem simulações, em ausência de laboratórios e programação após saberem descrever algoritmos no papel.
@ellenbrito980410 ай бұрын
Excelente iniciativa 👏🏻👏🏻👏🏻
@lethy51110 ай бұрын
O mundo precisa lembrar que foram pessoas que escreveram livros e que aprenderam pelos livros mais antigos, os clássicos, que trouxeram à sociedade de hoje todo avanço que temos, pessoas que observaram, que tentaram uma, duas ou mais vezes. Entregar para uma criança um celular e deixá-la jogando e jogando é tirar dela a capacidade de estar presente no ambiente e aprender com ele.
@ednago501610 ай бұрын
Muito legal.❤
@lucasguimaraespacheco963010 ай бұрын
massa! tomara que os livros didáticos de lá não estejam sendo esvaziados como os do brasil... pq nossos livros didáticos hoje não têm conteúdo, é surreal como ofertam isso aos alunos.
@canalarthurc10 ай бұрын
@@santiagomendes38214 Ruim é pouco, estão péssimos, principalmente no novo ensino médio.
@lucasguimaraespacheco963010 ай бұрын
@@santiagomendes38214 os livros atuais estão pobres em conceitos e assuntos. Fui professor da rede pública e fiquei muito triste com o material escolar.
@lucasguimaraespacheco963010 ай бұрын
@@santiagomendes38214 é triste
@tupi-guaranitupi-guarani933210 ай бұрын
Se eu já gostava desse povo, agora é que gosto mais.
@wilsona7x1810 ай бұрын
Trabalho em uma biblioteca pública há poucos anos como bibliotecário e já ouvi dos pais das crianças que os filhos perguntam ao apontar para as estantes de livros ao irem lá pela 1ª vez: "Quem lê isso?" 😅😢
@mauriciorodrigues490310 ай бұрын
E o governador Tarcísio de Freitas, com seu secretário Feder, exigindo e aplicando nas escolas estaduais somente materiais digitais!
@felixfabio465110 ай бұрын
Gostei muito do que a Professora falou no final. Matéria Interessante.
@juniorlks110 ай бұрын
Meu irmão entrou pro sexto ano agora, começou a ter aulas de inglês e espanhol. Perguntei pras professoras quais dicionários elas recomendavam comprar pra ajudar na aula, e ambas disseram que não precisa, eles podem usar o tradutor do Google. Eu fiquei chocado com aquilo. Na minha época (nem é tanto tempo assim, lá pra 2010) todos os alunos tinham seus dicionários. Em casa eu dei um dicionário pro meu irmão procurar uma palavra e ele não sabia usar, como procurar a palavra. Realmente as ferramentas digitais ajudam muito, mas as "analógicas" além de ajudarem do mesmo jeito, ainda ensinam habilidades motoras, como o simples ato de procurar uma palavra no dicionário, que com certeza influenciam no desenvolvimento das crianças. Jé decidimos aqui em casa que ele vai continuar sem levar o celular pra escola e vamos comprar os dicionários pra ele usar. Se as professoras acharem ruim, problema delas.
@gomes215110 ай бұрын
O seu comentário não faz o menor sentido. Você procura no dicionário da sala (enfeite) desatualizado uma palavra que entrou no vocabulário no ano passado? Ou está sobrando tanto dinheiro assim que compra dicionário todo ano? Bom, se eu fosse dono de editora não ficaria chateado...
@alexfsans4 ай бұрын
Tradutor do Google pra inglês é até bonzinho, mas pra espanhol é horrível! Melhor ter um dicionário.
@IgorMendes10 ай бұрын
Para mim o conceito de haver o máximo de ferramentas digitais de qualidade tanto para o professor como para o estudante é essencial, mas o meio de uso se manter a critério de quem está aplicando a aula. Órgãos federativos, estaduais, secretarias e conselhos pedagógicos representam o profissional, mas não representam a vivência em sala de aula. Aqui no Brasil já passou da hora de termos investimento TRIPLICADO em educação. Educadores precisam de todas as ferramentas e suporte necessário para levar uma educação de qualidade.
@FabricioHBC10 ай бұрын
Agora vamos fingir que não foi a Suécia que convenceu todo mundo a entrar no rolê de estudar usando telas 😂😅
@GabrielaFerreira-i9b10 ай бұрын
É! Agora que prejudicaram os outros, vão fingir que não tem responsabilidade sobre isso.
@gomes215110 ай бұрын
_''Ain, vejam a Suécia super à frente até da própria Europa, lá as crianças são alfabetizadas no tablet, vou mudar pra lá com minha família...''_
@lualunas93510 ай бұрын
Exatamente
@schoolkid23410 ай бұрын
Antes da Europa o Japão já o fazia digitalmente. Honestamente, não vejo como alguém pode esperar que o futuro da educação resida apenas no digital. As melhores escolas estão agora a por os miúdos a mexer na terra e a aproximar as crianças da natureza. Digital é atractivo mas prejudica nos a visão e até o nosso cérebro. Muitas pessoas esperam q uma nação ou governo melhore as condições de vida dos cidadãos, mas nós é q devemos decidir e perceber o q é melhor p cada um de nós.
@MateusssCortezzz10 ай бұрын
Como é bom ver um país de primeiro mundo como esse dando certo. Você vê a clara preocupação preventiva com os alunos, ao passo que aqui no Brasil a preocupação é no mínimo corretiva, ou seja, o governo e o povo só se preocupam quando o estrago está feito. Como é bom ver que os professores aí são tão bem informados a ponto de saberem do perigo da exposição precoce às telas. Embora seja um problema público e cuja pricipal obrigação seja do governo, é muito legal ver que lá tem uma maior conscientização quanto a isso. Já perdi a conta de quantas vezes eu disse aos meus pais que meu irmão de 8 anos não era nem para ter celular (ele começou a ter contato com aparelhos eletrônicos aos 2 anos, e isso é péssimo). Meu irmão só vive colado no celular, só saber fazer coisas no celular, não tem tanta vontade de ler e nem escrever, desenhar ou brincar por aí. E eu achando que ser exposto a um Nókia lascado, só usando-o para jogar o joguinho da cobra e tirar fotos aos 14 anos foi ruim, imagina essa geração que vem agora. Não é à toa que a Suécia é um exemplo de educação e sucesso. O Brasl é um bebê de 1 ano perto da Suécia em muitos termos. Infelizmente somos tão atrasados que somos como um bebê mimado no braço de outros pasíses, tendo muito o que aprender com eles. Infelizmente eu duvido que o Brasil algum dia chegerá a 10% desse patamar que se vê na Suécia. Livros físicos são vida! Leitura é vida! Meu sonho é morar na Noruega. Embora não seja a Suécia, está em patamar quase igual a ela, já não bastar fazer fronteira com tal país.
@flaviocosta236310 ай бұрын
Excelente comentário, parabéns!
@BEIRUTEE10 ай бұрын
Tenho um irmão que mora na Noruega e ele disse que pela Noruega está tudo muito caro pois o poder de compra la é muito caro no mesmo nível do brasil ou até mais caro que aqui, e lá faz um frio extremo todo dia porém a segurança por lá é muito boa a educação por la as crianças ficam o dia inteiro na escola há alguns caso de xenofobia mais é so de vez em quando e a comida por lá/ alimentação é feita somente com comidas congeladas e enlatados industrializados.
@gomes215110 ай бұрын
Um comentário livresco-deslumbrado, vejam só.
@Daniel-zu4ck10 ай бұрын
KKKKKKKK você assistiu o mesmo vídeo que eu?
@andreaathayde442910 ай бұрын
Sinto- me muito feliz por ter nascido em 1959. Estudado a moda antiga, Estudado teoria musical e piano na infância oferecido pelo colégio simples de bairro em BH. Feliz por ter lido tanto no ensino fundamental , obrigada, vdd, um livro por mês. Mas, entrávamos direto para a universidade, sem cursinho. As escolas públicas eram excelentes. Não tinha esta " m...." de ENEM
@DiplomataIntrovertido10 ай бұрын
Livros digitais dão mais facilidade de ler em outros idiomas além do português E o peso do livro é bastante ruim, tive um livro de 950 páginas do Stephen King que era tão pesado que no fim li 70% dele usando o celular (nessa época eu não tinha o Kindle ainda), e agora com o Kindle, nunca mais precisei recorrer a um livro de papel caríssimo e pesado, e agora posso ler em inglês com mais facilidade e tendo dicionário a um clique
@gomes215110 ай бұрын
Puxa, uma Karen tabajara com um edificante comentário classista-reacionário elencando ''virtudes'' de letramento num vídeo sobre uma sociedade pouco dada ao classismo reacionário em um distante país europeu... PS _''As escolas públicas eram excelentes''_ (claro, pé rapado não entrava no ''exame de admissão'') PS2 _''Estudado a moda antiga,''_ . Puxa, que legal que antigamente as alunas tinham aulas de moda na escola...
@lisianeoliveira471710 ай бұрын
Depois que aderi ao Kindle para ler, as minhas leituras aumentaram. No ano passado foi 21, esse ano já estou terminando o décimo. Fora a facilidade de ter em um aparelho uma biblioteca imensa. Isso tudo deixando a TV e o celular de lado.
@DiplomataIntrovertido10 ай бұрын
@@lisianeoliveira4717 eu me arrependi de não ter comprado um Kindle a mais tempo, o trem é ainda melhor do que eu imaginava. Eu tinha ficado com receio do dicionário em inglês não ter a transcrição fonética das palavras em IPA rapidamente, assim como eu tinha no Android. Mas sim tem, e o dicionário funciona extremamente rápido
@lilian221010 ай бұрын
Crianca nao precisa de tela nao . Elas sao criativas por natureza e se desenvolvem super bem em grupos , as telas tiram a criatividade delas , elas nao precisam raciocinar , pensar , criar , desenvolver , a tela traz tudo pronto e isso é ruim . As relacoes sociais por telas sao frias , precisamos de mais calor humano e criancas anseiam por contato . Parabens Suécia ❤
@GeorgeClayton101010 ай бұрын
Ótimo iniciativa. Nada substitui os livros físicos!!!📚👏🏻
@QuietnessClock10 ай бұрын
Eu tive bastante dificuldade para aprender a escrever fluidamente... quando passei a fazer anotações (eu ainda estava na escola) no smartphone, isso melhorou muito minha escrita. Eu não tive incentivo de ninguém, eu simplesmente queria escrever melhor e estava cansado de arrancar páginas e páginas do caderno. Infelizmente não tem como fazer uma redação (ou algo do tipo) em um processador de texto em todos os cenários, mas eu consigo lidar melhor com a tecnologia. Minhas ideias fluem de uma forma melhor, se eu errar algo, posso apagar sem dificuldade, guardar, restruturar e tudo mais... Essa escrita não linear me ajuda muito até hoje. Sobretudo, para leitura e não escrita. Aliás, leituras específicas, mesmo eu gostando do Kindle pelo conforto e, porque posso fazer anotações a respeito do que estou lendo, eu jamais dispensaria os livros físicos, tenho apego até por aquele cheiro de papel, apesar de dependendo do livro a minha mão começa a formigar depois de um tempo o segurando… 🤣 O que quero dizer aqui, é que certas cosias funcionam para certas pessoas e outras não, eu provavelmente não seria quem eu sou hoje sem esse meu autodidatismo, que obviamente tem suas falhas, mas presumo que medidas semelhantes poderiam ser tomadas por especialistas em educação. Digamos que um "estudo de caso" deveria ser feito, e o "caso" seriam aqueles alunos que estão tendo dificuldade e talvez consigam maximizar suas capacidades com o uso da tecnologia.
@gomes215110 ай бұрын
_''Que pena que no Brasil muitos torcem o nariz pra leitura.''_ Concordo plenamente com você (seu comentário não foi lido, foi telepatizado).
@Russoobscuro334510 ай бұрын
Suécia com computador mais fuleiro do que um celular comum da Samsung em circulação no mercado brasileiro.
@Cris-tr8lx10 ай бұрын
Como assim?
@Russoobscuro334510 ай бұрын
@@Cris-tr8lx As crianças falam na entrevista que travam muito. E são computadores com finalidade única, logo com pior rendimento já que não dão conta de sua única finalidade.
@Cris-tr8lx10 ай бұрын
@@Russoobscuro3345 Entendi. Obg por responder. Achei que estava falando da marca dos computadores Dell. Sempre me falaram que era uma marca boa. Pelo menos, era a ideia que eu tinha.
@Russoobscuro334510 ай бұрын
@@Cris-tr8lx Dizem que são bons mesmo, mas nunca usei, só Acer, Samsung e Lenovo.
@MarcosAntonio-jl3mo10 ай бұрын
Aqui se os alunos usarem Notebook vão acessar Tik Tok, Whatsapp, Facebook, BBB, e outras porcarias. 😂
@raelheteronimo674710 ай бұрын
Fico muito feliz de ver que os comentários aqui estão a favor da restrição do celular, ao mesmo tempo, fico triste e com dúvidas, porque nos videos sobre a mesma restrição nas escolas do Rio e de Sao Paulo, as opiniões nos comentários estavam divididas.
@ulissesribeiro527810 ай бұрын
Suécia, os países escandinavos já entraram no mundo de regeneração. Lugar fantástico, onde impera á civilidade e o respeito á cidadania. Parabéns, velhos vickings.
@marcosmegane10 ай бұрын
Na Suécia explodiu a violência das gangues.
@omeltdown10 ай бұрын
@@marcosmegane graças à imigração desenfreada
@felip344210 ай бұрын
@@omeltdowngraças a xenofobia contra os imigrantes isso sim
@omeltdown10 ай бұрын
@@felip3442 quem está cometendo mais crimes? os nativos ou os imigrantes?
@felip344210 ай бұрын
@@omeltdown se for pegar em números absolutos são os nativos, se for pegar percentualmente são os imigrantes. Por que a pergunta?
@isdjsas10 ай бұрын
Parabéns, Suécia. Só quem lê, sabe que não tem como comparar uma leitura no livro x digitalizado.
@fabriciomonteiro14479 ай бұрын
parabéns Suécia
@cesioximenes879010 ай бұрын
O problema está em separar os formatos, a solução está em combinar.
@ritacampos195910 ай бұрын
Portugal está a iniciar todo o processo de digitalização em sala de aula 😢
@elietedarce126610 ай бұрын
Lembra aquela piada onde o pai dá ao filho pequeno uma bola de borracha, pra brincar e esporte, e o filho pergunta onde é a entrada USB e o o wi-fi.
@adailtonsilvagomes299110 ай бұрын
Faltou aos alunos meterem a cara entre as páginas do livro e sentirem aquele cheiro de livro novo...
@MrQqcoisa10 ай бұрын
Eu já usei de tudo, computador, tablet, kindle, mas nada chega perto ao livro.
@valerioaugusto653510 ай бұрын
Viva viva!
@jalexsilva816210 ай бұрын
Brasil na contramão incentivando o uso de telas nas salas de aulas
@Lecoraggio10 ай бұрын
Vale lembrar que no início é citado que após 4 anos as crianças estão utilizando livros pela primeira vez, ou seja, é um caminho. Torcemos para que a educação tenda a melhorar e entre esperar 4 anos, possamos retornar antes.
@AntonioMorales-xf3oy10 ай бұрын
Dona Tábata Amaral q quer atochar os tablets na molecada, a protegida de Ciro Gomes e Paulo Lehmann
@gersondelimadacosta416010 ай бұрын
Na contramão mesmo. É o velho complexo de vira lata. Aceitam tudo que é moderno sem nenhuma avaliação crítica. Os nossos pedagogos precisam repensar , pro bem das futuras gerações.
@TheRomulo32510 ай бұрын
O importante é que o amor venceu colega ❤
@alisson.0610 ай бұрын
@@TheRomulo325 é o governo autoritário, ditatorial e doutrinador que tá oferecendo verba pra compra de livros e substituição da tela de computador. Aposto contigo que se fossemos uma democracia do povo para o povo e para os interesses do povo nossa educação já teria qualidade máxima, obedecemos uma lógica de mercado atomista que prefere uma massa servil de trabalhadores desqualificados para um país de capitalismo dependente no qual não é de interesse internacional a soberania popular e independência produtiva de um país do sul global
@matheuss88610 ай бұрын
A humanidade afinal tem esperança!!!
@nouonraccoon179910 ай бұрын
Tenho certeza que mês que vem o mesmo tipo de ensino será aplicado aqui no Brasil.
@Lustawaii10 ай бұрын
Excelente
@maritasantos513010 ай бұрын
A pessoa se concentra e aprende mais, através de livros.
@AnaCarolina-bv7ny10 ай бұрын
DW, jornalismo de qualidade
@William_R_S_A9 ай бұрын
Eu adorava receber livros e apostila. O cheiro de papel novo era fantastico.
@Adler241810 ай бұрын
Mano aqui no Brasil, se reformarem a educação e tirarem a obrigatoriedade da leitura de certos livros, deixando os alunos escolherem o que desejam ler, a gente vai avançar mto namoral
@maciel_Ramalho10 ай бұрын
Irá retroceder, isso, sim. Se isso fosse possível, então a escola não faria sentido, já que quem escolhe o que será estudado é o próprio aluno. A escola precisa cumprir com seu papel de passar o conhecimento das ciências naturais, biológicas, linguagens etc, para entendermos como o mundo e as diversas culturas funcionam.
@Adler241810 ай бұрын
@@maciel_Ramalho Oi mano, estou me referindo especificamente à matéria de literatura, não de todas as matérias, pois é nessa matéria que a gente geralmente é obrigado a comprar livros literários tendeu. Espero que você tenha entendido 😅
@maciel_Ramalho10 ай бұрын
@@Adler2418 Entendi, sim.
@Adler241810 ай бұрын
@@maciel_Ramalho 👍😊
@Adler241810 ай бұрын
@@Gabriel-md7gt Entendi, mas eu já expliquei o que eu quis dizer e o colega entendeu, e ta tudo bem cara, mas a maioria das pessoas não age assim
@meah0510 ай бұрын
Ainda bem que perceberam realmente pq no comp se vc quer uma coisar e só digitar no livro n vc obrigado a pesquisar e ler o que torna nossa compreensão maior
@lorddarkerfield899510 ай бұрын
O negócio é que na Suécia estudar dá um bom futuro, dá dinheiro, a pessoa se realiza... No Brasil infelizmente os valores estão exatamente no que não precisa de estudos. Que criança hoje não quer ficar rica com internet? 😕
@dozen655610 ай бұрын
🇧🇷 O grande Neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis já falou desse assunto Procurem os Podcasts que ele participou ele até criou um Centro Educacional no Nordeste incrível mas o Desgoverno Temer bloqueou esse centro educacional.
@geodrade10 ай бұрын
No Estado de São Paulo o governo Tarcísio colocou os professores para trabalharem para plataformas educacionais privadas com ferramentas e Internet precária, um delírio...
@guilhermecardoso62310 ай бұрын
Na verdade em países mais desenvolvidos como Suécia é muito mais normal esses problemas afinal população tem muita mais muita mais acesso a telas do que as crianças brasileiras, por isso aqui no Brasil isso é totalmente estranho afinal esse excesso ainda não veio para América latina pois as crianças tem bem menos acesso as telas, já na Suécia isso é totalmente normal😢
@guilhermecardoso62310 ай бұрын
Mais mesmo assim temos que tomar cuidado com o excesso
@geodrade10 ай бұрын
@@guilhermecardoso623 Tem um estudo do ano passado que aponta o Brasil com população dedicada em mais de 50% do tempo, em uso de telas. A situação por aqui já é preocupante.
@magnumdasilva10 ай бұрын
Eu acho que a gente precisa ser muito estrategista na educação, a gente já percebeu que o excesso de tela e realmente prejudicial para as crianças então o melhor e que todo este ensino com o uso de muita tela fosse apresentado para adolescentes e as crianças poderias ter uma aula a parte de informática para que elas entendam deste de cedo o funcionamento de computadores de resto apenas livros.
@kleberleites10 ай бұрын
"PENSACIONAL", PARABÉNS, SUÉCIA !!!
@JustYu_Yu10 ай бұрын
Como assim já estamos a esse ponto? Eu amo livros! Tocar, folhear, cheirar as páginas, carregar, nada substitui essa sensação! Triste crianças terem contato com telas tão cedo :(
@douglasrabelo603710 ай бұрын
Brasil aprenda! Examplos a serem seguidos.. 😍
@brunos203310 ай бұрын
Certíssimos
@m.goulart138110 ай бұрын
Tudo é uma questão de equilíbrio: o bom uso de telas e de livros (embora eu seja apaixonada por livros). Espero que a boa ideia chegue em terras tupiniquins.😊
@zeliamarques205710 ай бұрын
O problema é que passamos do 8 para o 80. Tudo uma questão de bom senso. Não podemos eliminar completamente os livros, nem podemos eliminar completamente as tecnologias.
@sonostodos10 ай бұрын
Viva Suécia ❤❤
@dielsonvt582710 ай бұрын
Eu acho válido usar os dois.
@Felipa0_1OOmed010 ай бұрын
sabe, lugar de computador sempre foi na biblioteca. quando se precisava procurar algo na internet ou usar o microsoft word.
@edleuzacoutinho115510 ай бұрын
Oh isso me alegra
@ctadantas110 ай бұрын
Livro é melhor, mas o áudio ajuda quando estamos ocupado.
@rodrigosouto950210 ай бұрын
Aqui no Brasil o mal é o celular mesmo. Que os pais dão
@gomes215110 ай бұрын
Os surrupiados pelos ladrões de celular não são...
@ziggsd.pessimista17310 ай бұрын
Enquanto no bostil vc é assaltado do lado da escola kkkkkk
@bisnetodeportugues10 ай бұрын
Isso mesmo..😂
@solchiaveli10 ай бұрын
A cara de desanimo das crianças😮
@AnaCarolina-bv7ny10 ай бұрын
projeto pedagógico da Seduc SP está bastante enviesado para o mundo digital
@patricialeit507410 ай бұрын
Viva livros e cadernos🎉❤🪄
@celianeves213110 ай бұрын
Enquanto isso aqui no Brasil… 😢
@isaquemartins868410 ай бұрын
Cadê o gado que estava apoiado o Tarcísio em uma digitalização completa?
@TheNatanbr10 ай бұрын
Gente do céu. As telas devem ser usadas pra coisas de natureza das telas: documentários, gravar vídeos, trabalhar programação... não substituir o natural pelo artificial.
@gomes215110 ай бұрын
Onde que eu compro um pé de livros?
@Daniel-zu4ck10 ай бұрын
Livro é artificial, é feito da árvore não nasce em uma KKKK
@Jon.Almeida10 ай бұрын
A tecnologia evoluiu rapidíssimo e ninguém se preocupou com os efeitos colaterias da facilidade proporcionada por este crescimento.
@Guarlaon10 ай бұрын
Celular deveria ser proibido em sala de aula a não ser que seja uma atividade guiada pelo professor
@cksr198210 ай бұрын
Finalmente!
@anamariacarvalho209210 ай бұрын
❤❤❤❤
@lorennsk181410 ай бұрын
Mas isso era óbvio... Eu sempre fui contra as telas, até muitos anos antes da pandemia. A Suécia só andou fazendo escolhas erradas nesses últimos anos em várias questões diferentes. Ao menos agora estão acordando.
@anagbn1010 ай бұрын
👏👏👏 bom q perceberam logo. Bill Gates disse que os filhos terão computadores, mas primeiro vem os livros. Na escola Elon Musk as crianças não usam telas e Principe Willian disse que os filhos não ussm telas e brincam mais. Até que enfim, o povo tá percebendo qye o excesso faz mal.
@gomes215110 ай бұрын
_''Bill Gates disse que os filhos terão computadores, mas primeiro vem os livros.''_ O Bill Lispector disse isso?
@OPacato10 ай бұрын
Mas quem poderia imaginar, hein...
@cristinacristina973310 ай бұрын
MAS SO AGORA ELES PERCEBERAM ISSO??
@marcosmegane10 ай бұрын
A imersão no mundo digital é muito superficial.
@robertodossantos840910 ай бұрын
Tem que parar a digitalização excessiva e desenfreada dos últimos anos.
@-SamuelHenrique-10 ай бұрын
Ratos de laboratório sendo preparados😂😂😂
@coelhaavoadora10 ай бұрын
Enquanto no Brasil tudo está se digitalizado no ensino
@Daniel-zu4ck10 ай бұрын
Só se for em escola elitizada ,aqui não tem nem livro nem celular
@coelhaavoadora10 ай бұрын
@@Daniel-zu4ck Concordo.
@MrnoSilence5 ай бұрын
Por isso nosso país é terrivel
@thiagoandrade357010 ай бұрын
Não só nas escolas, em todo lugar. Tenho vicio de computador desde 10 anos de idade e até hoje, com 28 anos, sofro as consequências disso. Eu era considerado uma criança inteligente mas pro causa do vício de internet minha memória piorou com o passar do tempo, desevolvi miopia e tenho muita dificuldade de foco e concentração. Se dependesse de mim, crianças só deveriam ser exposta as telas depois dos 8 anos, ter seu próprio tablet e smarphone depois dos 12 anos com restrição de tempo de uso e redes sociais só depois dos 18 anos. Se um dia eu tiver filhos, a regra será essa.
@gomes215110 ай бұрын
Como as crianças do mundo não dependem da sua (falta de) vontade, o mundo parece estar a salvo da sua _reimandonice_ ensimesmada.
@GabrielaFerreira-i9b10 ай бұрын
Tão evoluídos que nunca viram um livro. São super inteligentes, confia. 😂