Eu costumo dizer que nós brasileiros não lutamos pelos nossos direitos porque não temos a capacidade de imaginar como deveria ser as nossas vidas por consequência de não conseguirmos entender como foi nosso passado.
@douglastaleb52224 жыл бұрын
Que excelente resenha, meu irmão! Laurentino Gomes é fundamental para entender a nossa história. Deus abençoe!!
@pedrohenriquealmeida2214 ай бұрын
Adorei a trilogia escravidão, todos os livros de Laurentino são ótimos , gosto muito da narrativa dele
@monycristal59855 жыл бұрын
Olá! Para aqueles que desejam compreender cada vez mais a situação racial tão peculiar do Brasil, sugiro a leitura de Uma história NÃO contada: negro, racismo e branqueamento em São Paulo no pós-abolição de Petrônio Domingues.
@geyse8339 Жыл бұрын
Vc tem pdf? Não consegui encontrar
@pequeno_parque Жыл бұрын
Obrigada pela recomendação 😊
@juFernandes_costa2 жыл бұрын
Acabei de comprar o livro por causa dessa resenha! Ansiosa para a leitura e aprendizado. Obrigada. Amazon devia patrocinar essa resenha !!!!
@renatasoares4940 Жыл бұрын
Excelente resenha. Acabo de chegar no canal.
@lourdespereira46003 жыл бұрын
Ganhei o livro e acabei de assistir a resenha,agora vou começar a leitura. Pois sua resenha aumentou minha vontade de lê Laurentino. Nunca li nada dele. Vou começar por esse.
@tamy19172 жыл бұрын
Amei a resenha,quero ler esse livro!
@professorjoaopassos57003 жыл бұрын
Esse livro é maravilhoso! Laurentino Gomes foi detalhista, profundo. Embora seja um jornalista (e não um historiador) descreveu a realidade da época com o máximo de honestidade intelectual e tentou ser ao máximo fiel aos fatos.
@marileneoliveira93105 жыл бұрын
Comprei o livro e estou gostando muito da leitura. Texto bem escrito, fluido com muitas informações. Destrói narrativas e informa de maneira clara e objetiva. Recomendo a leitura.
@marileneoliveira93105 жыл бұрын
Obrigada pela resenha.
@Resenhateologica5 жыл бұрын
Que bom que está gostando, confira os demais conteúdos do canal, tem muita coisa interessante.
@GILSONDEMEL2 жыл бұрын
O conhecimento liberta. Parabéns. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@nelsonmartinsgonzalez19603 жыл бұрын
Parabéns pelos comentários, me deixou com vontade, vou comprar e ler. Obrigado, ótimo trabalho
@jorgeluizbarreto45214 жыл бұрын
o livro é exatamente isso que foi explicado no video!! acabei de ler!! muito bom!! história viva, vc entra dentro da história!
@alessandraoliveira86685 жыл бұрын
Oi ,bom dia! Ganhou mais uma inscrita.estava rodeando a amazon procurando o livro 1822.me deparei com este,(escravidao)e fui direto ao youtube ver se encontrava uma resenha.encontrei entao seu canal ,com uma maravilhosa explicação do livro escravidao.te confesso que estou extremamente tentada a compra lo ,mas nao sei se vou consseguir ler, pois me doi muito pensar na historia de meus antepassados,e que de certa(grande)forma reflete sobre nos ate hoje, nao é!? Mas mesmo assim vou preparar meu psicológico e embarcar nessa ,pois saber de verdade(mesmo que isto nos cause algum sofrimento) o que aconteceu com nossos antecessores deve nos fortalecer cada vez mais, pois viemos do "nada" fomos soltos ao leo ,e no entanto estamos aqui ,com grande luta ,mas estamos .conquistamos o que temos com nossa própria unha. Somos o povo mais forte do mundo inteiro .parabéns pra nós!! Viva o povo negro!! Parabéns pelo canal. Desculpe o desabafo
@Resenhateologica5 жыл бұрын
Muito obrigado, é muito bom ter vc aqui conosco. Leia sim, vale a pena. Como se trata de uma trilogia, ainda virão outros dois.
@leonardoribeiro74364 жыл бұрын
Livro simplesmente espetacular. Todos deveriam ler para que saibam a crueldade da escravidão e seus efeitos maléficos que até hoje ainda deixam sequelas profundas na sociedade africana e brasileira. Obra prima. Já estou ansioso para o segundo e terceiro livros.
@junioroliveira48643 жыл бұрын
Vou ver se compro essa Obra. Obrigado pela indicação.
@batmanidoso57515 жыл бұрын
Acabei de comprá-lo ! E vim aqui saber um pouco sobre. Não tive dúvidas da qualidade !!! Um abraço ❤️
@Prof.Marceleza Жыл бұрын
Um livro que muda muito a nossa visão sobre a questão da escravidão é "Os Tambores de São Luís", de Josué Montello.
@pedrohenriquealmeida2214 ай бұрын
Tem alguma indicação de livro sobre a inconfidência mineira ?
@Lebensfreude2 жыл бұрын
Ótima resenha, fiquei curiosa para ler.
@ricardocandidodearaujo76985 жыл бұрын
E, no Brasil de hoje, ainda há pessoas que buscam relativizar o horror que foi a escravidão. Ou são desinformados ou... Não era que esperava, na minha juventude, do século XXI.
@echovar86893 жыл бұрын
O melhor do livro são as fontes históricas referendadas. O link slavevoyagers e a bibliografia. O cara viajou e conheceu os locais como o Doc Sankofa. Sensacional. Parabéns pelo canal.
@17624354 жыл бұрын
Muito obrigado mestre. Este livro foi pra lista dos que serão lidos (se Deus quiser) este ano.
@mariaaparecidamoura89333 жыл бұрын
Ganhei hoje dois volumes e ver esta resenha foi ótimo, aguçou minha curiosidade, obrigada 👍
@ehudgomez5 жыл бұрын
O mais violento desta obra nem são as narrativas sobre os castigos aplicados, mas a constatação de que o livro trata do escravo como uma mercadoria, uma cabeça, uma peça. O ponto mais intrigante para mim é saber que a igreja também comercializava escravos e lucrou bastante pois não pagava nenhum tributo. Era a única envolvida no negócio que não era tributada em nada! Uma bênção! O livro é pesado, a resenha foi leve.
@Prof.Marceleza Жыл бұрын
Excelente resenha, maestro.
@andre_ribeiro_3 жыл бұрын
Ótima análise. Comprei o livro por causa dela. Parabéns pelo canal!
@adrianamagaldi29925 жыл бұрын
Gostei da sua resenha, comprei o livro baseado nos outros livros do Laurentino mas, quando vi a entrevista no roda vida me desanimei de ler, mas com sua resenha fiquei animada novamente, obrigada pela resenha. Ganhou mais uma escrita.
@Resenhateologica5 жыл бұрын
Muito obrigado Adriana, seja bem vinda!
@RodrBruna4 жыл бұрын
Estava procurando um bom "booktuber" e encontrei o seu canal. Vídeo de muita qualidade!
@t.pinheiro60843 жыл бұрын
Ótima resenha! Sou católico, descobri seu canal e tenho achado muito bom! Já vou encomendar meu “Escravidão” do Laurentino Gomes.
@josemotta9560 Жыл бұрын
Como a queda destruiu todo senso de liberdade e de amor.
@anilaurycosta3795 жыл бұрын
Muito boa a leitura realmente.. Contém bastante informação e ajuda a desmistificar algumas figuras históricas que eu n fazia ideia de que apoiavam a escravidão, como os próprios Iluministas, que pareciam ter um pensamento tão progressista. Espero que tu faças as resenhas dos outros dois volumes dessa série.
@sbechs Жыл бұрын
Resenha de excelência! + um inscrito
@sidyquerino1345 Жыл бұрын
Até hoje, muita gente finge que não existiu. Inclusive professores de história.
@LeonardoRibeiro876-l6i Жыл бұрын
Triste 😢
@despertatuquedormes74834 ай бұрын
E nao só isso. Fingem que racismo nao existe é frescura de gente sem autoestima
@Canalredneck22 күн бұрын
Quem duvida da escravidão? Os mesmos que duvidam do Holocausto judeu? Dos campos de concentração? Eu penso que hoje ninguém duvida que houve escravidão, o que penso que é engraçado é culpar o branco por tudo. Onde o próprio negro vendeu negro na África por séculos. Os europeus não faziam escravos, compravam indivíduos coisificados pelos seus pares.
@lissaramosblog3 жыл бұрын
Oiii! Tudo bem? Como eu já vi muuuuuiitasss entrevistas do Laurentino sobre este e sobre os outros livros, só vim aqui para fazer uma observação sobre algo que você falou no vídeo, sobre as notas de rodapé. O Laurentino é jornalista e ele mesmo diz em entrevistas que tem o propósito de fazer um livro mais fluido, de leitura mais agradável, "fugindo" do academicismo... por isso ele coloca as notas no final, pois ele leu mais de 100 livros para escrever este... então seriam muitas notas de rodapé. É mais ou menos isso que ele diz... não sei se eu soube explicar aqui. Muito boa sua resenha. Parabéns!!!
@gabrielanselmo824423 жыл бұрын
Obrigado pelo esclarecimento, Clarissa.
@JucaFardin5 жыл бұрын
Acabei de lê-lo, mas a linguagem difere dos três anteriores, a qual traz um sabor especial à primeirra trilogia. Em "Escravidão", até por conta da temática, não há aqueles segredinhos saborosos como os da Família Real, mas também é um bom livro.
@Ag-xb6ph3 жыл бұрын
Muito boa a resenha!
@amandaeouniverso4 жыл бұрын
Amei a resenha, gratidão!
@sergioemidiosilva54323 жыл бұрын
Gosto do seu canal, excelente resenha, Parabéns!
@gyul4062 Жыл бұрын
Laurentino é um grande escritor, meu conterrâneo Maringaense.
@rro-gz4wv5 жыл бұрын
parabéns pelo canal like garantido. E de fato é um dos melhores livros que já li, ele é muito revelador em muitas pespecitvas e fica muito vago e superficial associar o livro apenas ao tema escravidão mesmo ele tendo como tema central , más as entrelinhas históricas reveladas no livro mostra uma das facetas mais malignas do ser humano e vai além . É impossível lê-lo e não ter emoções afloradas pois ele mostra que nada mudou na estrutura central da nossa sociedade apenas mudaram as nomeclaturas para os mesmo mecanismos de dominação classificados pela sociologia , que existe até hoje. O Laurentino não fez apenas um livro , vai muito mais além na minha de acordo com análise.
@fernandogalvao15115 жыл бұрын
O livro é uma obra de pesquisa e registro histórico de um período "sombrio" e triste para construção da nação brasileira.
@antoniogomesantonio49305 жыл бұрын
Comprei o livro e também assisti a entrevista do autor no programa Canal Livre na Band. Parabéns pelo vídeo continue dando dicas de leitura de livros teológicos e não teológicos. Um forte abraço.
@mcb86793 жыл бұрын
Adorei esse livro. Muito recomendo. Vale muito apena.
@fjaroo3 жыл бұрын
Esse livro é tudo! ❤️
@dr.drauziovraunelas43914 жыл бұрын
quais foram as marcações q vc fez? eu faço uma legenda com as cores mas nao sei como dividir...
@r1ca3d095 жыл бұрын
Eu era contra as quotas raciais nas universidades porém mudei de idéia após ler o livro.
@leonardoalves58018 ай бұрын
eu ainda continuou sendo contra, porque existe pessoa negra pobre, assim como brancos pobres. Sou a favor de cota para os economicamente hipossuficientes, mas não favorável à cotas raciais, porque isso por si só já é uma forma de discriminação.
@rainhadoazeitte68033 жыл бұрын
Foi tudo muito triste poxa a gente sofreu muito nossa
@canalcontaqueeuteconto673 жыл бұрын
Ótimo vídeo. Parabéns...eu também fiz um vídeo sobre a história da escravidão... valeu
@rorschach55275 жыл бұрын
👏🏽😔 excelente resenha.
@felipeteixeira31883 жыл бұрын
Vou comprar hj o escravidão 1!
@robsonpontes78833 жыл бұрын
LIVRO fenomenal!!!
@farisoldas3 жыл бұрын
Essa descrição do início é igualzinho o sistema penitenciário brasileiro de hoje em dia !! Na UMBANDA Laurentino é uma leitura fundamental para se entender as raízes das culturas que contribuiram para a formação das religiões de matriz africana somada com a matriz indígena , a matriz europeia e também a matriz oriental !! Os 4 povos que formam a raça humana !!
@neidebittencourt65353 күн бұрын
Gostei da propaganda dos livros
@michelesilva96573 жыл бұрын
Tem curta da Netflix, que conta através da comida a historia do povo negro nos Estados Unidos, e fala também sobre o Arco de Benin. Vale muito a pena assistir.
@Maloneanusca3 жыл бұрын
Sabe o nome?
@ailtonmiranda1559 ай бұрын
Estou lendo o livro volume 2 Até agora muito chato quase não consigo entender do q está falando direito está sendo mt confuso,talvez pela minha falta de conhecimento ,mas acho q uma pessoa leiga terá dificuldades de entender bem esse livro
@reginasantos39495 жыл бұрын
Muito ,muito boa a resenha!fiquei sem fã !assinei o canal!! Parabéns!
@antoniooliveiraluz1483 жыл бұрын
Excelente relato! Imagino, o quanto é difícil e doloroso abordar esse tema.
@laurentinosilva22925 жыл бұрын
gostei da resenha vou assinar canal
@eujpsantoos Жыл бұрын
Fala sobre o volume 2
@renatal24315 жыл бұрын
Estamos precisando disso: memória histórica e reflexão sobre as repercussões dessa história no contexto brasileiro atual. Ainda não li, mas pretendo ler. Obrigada pela resenha!
@rro-gz4wv5 жыл бұрын
Olá tudo bem ? esse livro é muito revelador em muitas pespecitvas e mostra não de forma direta todas a estruturas , camadas e sub camadas da formação sociologica não apenas do povo negro mas de todas as gerações frutos dessa ação inícial desde os povos slavos até os negros da África . Porém ler o livro te levará a uma pespecitva muito mais profunda da sua sua própria existência . Ele cria pelo menos em mim muitos sentimentos ainda estou lendo e absorvendo cada detalhe que mostra uma face do ser humano que é adormecida na maioria de nós e que uma minoria explorou e explora e irá explorar . E isso é chocante porque tal realidade não " existe ao menos dessa forma " porém mudou-se os mecanismos para nós escravizar . então sendo assim reforço leia livro .
@pedrocampos29655 ай бұрын
Não existiria o Brasil sem a mão de obra escravizada , e só foi abolida por conta do mecanização dos processos de produção com o barateamento e disponibilidade de mão de obra operaria
@sergioroberto11035 жыл бұрын
Nessa nova trilogia, o Laurentino vai esclarecer uma coisa muito interessante sobre a escravidão no Brasil !!! é em que casos era aplicada a pena de açoite ao escravo (a pena JUDICIAL !!! de açoite!!! o açoite que era dado como sentença, num tribunal, por um juiz, e aplicado nas prisões, ou no pelourinho em praça pública, no caso das vilas não aquele açoite que era aplicado nas fazendas, pelo feitor, por ordem do senhor !!!)
@dudu.cellos4 жыл бұрын
Já estive em um destes portais. O clima é bem pesado.
@Edi-qc1dz3 жыл бұрын
O filme Amistad transforma em imagens grande parte desses relatos horrendos da escravidão nas américas !
@franklima59804 жыл бұрын
O livro é muito bom, mas a editora muito desatenciosa com o cuidado na impressão. Repetindo capítulos ! Exemplo capítulo 15 e16 está duplicado.
@gilharvard3 жыл бұрын
Já li esse livro. É triste demais saber quanto os negros eram maltratados...
@Alfrednunes14 жыл бұрын
Existe sempre algo a se perguntar ao pensar em escravidão. Por que nenhum escravo livre escreveu um livro comentando como foi sua escravidão. Tambem quem eram os escravos?. Muito bom seu comentario.
@albertomarangoni7253 жыл бұрын
Leia o livro que entenderá
@pesqueirahistorica4 жыл бұрын
Comecei a ler essa semana.
@dr.drauziovraunelas43914 жыл бұрын
me inscrevi, obrigado
@rogeriocorreia87174 жыл бұрын
Dizer que o zumbi dos palmares foi lenda é uma mentira irrefutável porque levaram a cabeça do mesmo e a livros antigos que retratam sobre a liberdade dos negros por esse líder!
@cand3eirobr2194 жыл бұрын
É uma pena vídeos assim, pois, enquanto vemos herdeiros e descendentes defendendo, por exemplo, a família de pessoas como a Princesa Isabel e querendo coroá-la com o título de redentora, os negros aparecem contra seus irmãos.
@beatrizaraujo75295 жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkkk! notas de fim são uó! kkkk Concordo. Boa observação.
@rasoliveira5 жыл бұрын
Vlw bom
@hargumentus99505 жыл бұрын
Aonde você adquiri esses poststick
@Resenhateologica5 жыл бұрын
Papelaria!
@batmanidoso57515 жыл бұрын
Há ! E você tem mais um inscrito viciado pela literatura nacional.
@professorjoaopassos57003 жыл бұрын
Meu irmão sua resenha está maravilhosa. Mas só faço uma observação: a religião não fomentou a escravidão. Nem a protestante nem a católica. Essas instituições foram desdobramentos do seu tempo. Elas assim como todos nós, se vivêssemos há 300 anos, se não fossemos donos de escravos tentariamos ter um. As famílias eram numerosas, não havia máquina de lavar, micro-ondas etc. O trabalho no campo também era duro. Foi o trabalho escravo que tornava a vida de quem podia pagar mais fácil. Tanto assim que o segundo sonho de um escravo depois de conquistar sua liberdade era comprar ele mesmo um escravo pra si. O autor diz, é você citou muito bem que, não podemos julgar as pessoas e instituições com os olhos de hoje. Isso seria incorrer no que os historiadores chamam de anacronismo. Mais uma vez parabéns! Você é fera.
@samaralima28867 ай бұрын
Na própria Bíblia fala sobre escravidão. Fomentou, sim
@professorjoaopassos57007 ай бұрын
@@samaralima2886verdades! E as religiões africanas fomentaram a escravidão e um pouco mais: sacrificios humanos em rituais religiosos dos seus escravos. Para quem quiser saber mais leiam o próprio livro do Laurentino Gomes Escravidão Vol.1. Mas também pode ler o livro do Rodrigo Trepach HISTÓRIAS NÃO (OU MAL) CONTADAS DA ESCRAVIDÃO. Foram as sociedades cristãs que conceberam a ideia de abolição. Coisa que o continente Africano não aceitou. Tanto assim que o último país do mundo a abolir a escravidão foi um país da própria África: a Mauritânia e somente em 1980, isto é, praticamente ontem.
@corintomartins4675 жыл бұрын
A escravidão negra em si foi trocada pela superexploração da força de trabalhado hoje em dia.😖👿🤑👻☠️
@brunnoalvespc96094 жыл бұрын
Primeiro relato histórico de escravo citando a bíblia? Acho um equívoco confundir história com crenças em livros sagrados! Fora isso, sua resenha foi ótima.
@edoliveira21283 жыл бұрын
A companhia das letras está traduzindo a bíblia com a tradução do Frederico Lourenço. Objetivo, ler a bíblia como literatura. Nesse caso ela é uma fonte histórica. Um detalhe importantíssimo. A mensagem de Paulo a Filemom vai além dos outros documentos da época: ele não só pede clemência por um escravo que fugiu, mas também sugere que ele seja solto ( Onésimo ). Tão forte foi esse procedente que muitos dos primeiros donos americanos de escravos não queriam que os seus escravos conhecessem o cristianismo, por medo de que fossem forçados a liberta-los. A bíblia não é só um livro sagrado. Alguém pode perguntar: Por que Paulo não foi contra esse sistema? Primeiro: A mensagem do Reino não era uma espécie de "teologia da libertação" como muitos pensaram ( um sistema político com objetivo de acabar com os problemas sociais ) Havia um preocupação no que diz respeito à esse sistema. Porém a batalha ia além disso.
@rainhadoazeitte68033 жыл бұрын
Religião e hábitos retirados costumes e cultura nossa absurdo total
@conhecimento.teologico3 жыл бұрын
Paz meu irmão. Gostaria de saber sua posição sobre as questões das cotas e tudo mais, o Laurentino descreve muito bem a história da escravidão, mas ele falou no Canal Livre da Band sobre a necessidade de cotas, sobre a escravidão ser algo racial, sendo que no livro ele mesmo descreve que desde que o mundo é mundo existe escravos, obviamente de todas as raças, então por que dizer que só a escravidão dos negros foi racial, não seria melhor dizer que no Brasil - que usava escravos negros - se criou um racismo, mas isso a posteriori e não a priori, compreende? Vejo o Gomes como um bom historiador, mas as conclusões que ele tira da história são péssimas. Abraço. Fica na paz.
@olgahenriquedemelo44373 жыл бұрын
Não foi só no Brasil que houve escravidão de negros. Quanto á questão racial(étnica),pelo que eu entendi, começou a partir do século XVI. Isto, vergonhosamente, com o aval da Igreja cristã. Ela interpretava que Noé, quando amaldiçoou Canaã, neto de Cam, estava amaldiçoando os negros africanos!
@conhecimento.teologico3 жыл бұрын
@@olgahenriquedemelo4437 Pelo fato de haver escravidão de brancos, logicamente, elimina a questão da cor. Quem vendia escravos negros eram os próprios negros, eles eram racistas? A escravidão é um assunto muitíssimo complexo, porém o que mais vejo são respostas simplistas que sempre é levado para o lado racial, mas não é.
@Taynara0 Жыл бұрын
@@conhecimento.teologico cara, os países da África estavam sendo colonizados para exploração, deixando povos sem comida e consequentemente pessoas pretas tiveram que vender pessoas pretas em troca de COMIDA!
@Taynara0 Жыл бұрын
@@conhecimento.teologico a escravidão branca não é falada, pois na verdade era uma escravidão de determinados povos, ligado principalmente a localização e religião, ou seja, nem todos os brancos eram escravos; Diferente do que aconteceu na escravidão de negros, pois todos os negros independente da localização eram considerados escravos, colonizadora escravizaram negros pois achavam que o sangue deles era impuro, ou seja, foi uma escravidão ligada totalmente ao racismo, simples assim.
@conhecimento.teologico Жыл бұрын
@@Taynara0 como assim? Isso não faz sentido. Nem todo negro africano era escravo. A escravidão gerou o racismo e não o contrário, Leia Tidiane N'Diaye. O racismo tb se deu ao fato de que os povos africanos foram considerados como animalescos, eram bárbaros, praticantes de rituais macabros e antropofágicos.
@ricardoreis3614 жыл бұрын
O Laurentino teria prestado um serviço mais honesto e melhor, se tivesse abordado a escravidão (em todos os seus aspectos !) desde 4000 anos atrás, mais ou menos, onde a fenotipia ( cor da pele, tipo de cabelo, etc.) não importava. A escravidão, portanto, não foi um privilégio dos " negros " ( melhor seria dizer " pretos " , termo preferido na maior parte dos países africanos ) do final do século XVII até o início do XIX. Quanto a Zumbi, ele simplesmente repete o padrão escravocrata praticado em grande parte da África, bem antes do século XVIII . Através de uma abordagem mais honesta e profunda, se fosse o caso do livro do Laurentino Gomes, chegaríamos a conclusão óbvia de que o desvalor fundamental da escravidão não foi o " racismo " ( termo que perde o sentido com o Projeto Genoma, comprovando cientificamente que há um só genótipo na espécie humana; seja a PESSOA " amarela", " preta" , " parda" ou " branca " ), mas sim o exercício do poder e domínio do mais forte, a razão econômica, a crueldade e , por último, nuances e diferenças étnicas, mesmo entre as nações africanas ( lembremo- nos dos tutsis x hutus , mesmo antes dos belgas atuarem no Congo ). Não nos esqueçamos que os primeiros escravos não eram africanos e que os os mulçumanos escravizaram europeus, dentre eles Miguel de Cervantes, por mais de 100 anos. Tal "approach" seria mais honesto !!!
@manfredm52984 жыл бұрын
Mas não é essa a ideia do autor, nem faz sentido pra compreender a escravidão no Brasil.
@pabloservidor90933 жыл бұрын
Cara, você leu o livro pra fazer essa crítica? Ele não diz no livro que a escravidão foi exclusiva aos negros. "A escravidão, portanto, não foi um privilégio dos negros". E desde quando escravidão é privilégio pra quem é escravizado? Outra coisa: o fato de os primeiros a serem escravizados não pertencerem a tal etnia, ou não ter tal cor, não inviabiliza que em determinado lugar, tempo ou contexto histórico a escravidão tenha sido ou se justificado por questões raciais. Quanto à história do "um só genótipo", vai dizer isso pros racistas...
@samaralima28867 ай бұрын
Vai ler o livro, no próprio livro ele cita que a escravidão não foi apenas dos africanos
@renatadossantosdeoliveira77284 жыл бұрын
Dorosos ler os detalhes das condições vivenciadas pelo povo negro. Estou lendo...
@edsonluiz24685 жыл бұрын
Vc leu mesmo o livro jovem ? Essa resenha está muito superficial
@joanaandreanetodemoura11353 жыл бұрын
A escravidão não é demérito de uma só etnia!
@DouradaBambina2 жыл бұрын
Mas a consequência até hoje em dia no Brasil é inegável visto tantas denúncias de trabalho análogo à escravidão.
@MarcoAntonio-pc6qi Жыл бұрын
Laurentino deixa muito a desejar em fontes primárias, principalmente quando entra no âmbito religioso. Suas citações e referências é de outros autores que distorcem os fatos históricos como de fato aconteceram, não resistindo uma pesquisa mais séria. Academicamente o livro é fraco
@joaoveloso3759 Жыл бұрын
Prova disso é que nenhum historiador recomenda esses livros ! Não é referência!
Não passaram escravos por Benín, passaram cidadãos africanos que foram escravizados nas Américas! E, essa trilogia, do Laurentino ficou devendo..
@DouradaBambina2 жыл бұрын
Perfeito! Me da agonia chamar escravos e não escravizados..
@orionfinity5 жыл бұрын
Branco falndo de escravidão sempre vai ser o ponto de vista do Branco.
@renatal24315 жыл бұрын
Não necessariamente. Não dá para desqualificar a obra pela cor da pele do autor. Até porque muita gente, de todos os tons de pele, está apoiando um projeto de poder autoritário e negacionista da história. Nesse contexto, certos tipos de discursos acabam sendo politicamente mais alienantes que emancipatorios. Sobre o livro, não posso opinar porque ainda não li e não vi críticas de historiadores a pesquisa dele. A iniciativa editorial me pareceu, mais do que nunca, muito oportuna.
@andrezl-sp1684 жыл бұрын
Não tem essa de "ponto de vista" seu imbecil 🤦🏻♂️ O autor como jornalista fez um compilado por meio de vastíssimo material de pesquisa histórico acadêmico, numa linguagem mais coloquial e acessível ao cidadão médio.
@maurichagas43963 жыл бұрын
Esquecendo-me das coisas que para traz ficaram sigo para o alvo. Sou negro, sou contra cotas, não apoio nenhum movimento negro, a esquerda fez a cabeça da negrada. Não tenho Zumbi como referência. Minha referência é Machado de Assis, André Rebouças, Lima Barreto e outros negros que no século XX fizeram história. Nenhum deles foi pagodeiro nem jogador de futebol. Eles sim são referência para os negros, mas a esquerda trocou eles por Zimbi.
@DouradaBambina2 жыл бұрын
Um DNA ancestral e uma visita a África Ocidental talvez acalmem a sua alma. Axé