FAHRENHEIT 451 É BOM? - PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS | RE:VIEW

  Рет қаралды 6,696

RE:VIEW, clube literário

RE:VIEW, clube literário

Күн бұрын

↓↓↓↓↓ MAIS INFORMAÇÕES ABAIXO ↓↓↓↓↓
Pedro Pamplona avalia o livro Fahrenheit 451, um clássico de Ray Bradbury.
-----
RECEBA ÓTIMA TEOLOGIA EM CASA: reviewclube.co...
-----
NOSSAS REDES
Twitter: / reviewclube
Instagram: / review.clube
Telegram: t.me/reviewclube
DÚVIDAS/SUGESTÕES/RECLAMANÇÕES
clube@doisdedosdeteologia.com.br
NÃO FAREMOS ATENDIMENTO PELOS COMENTÁRIOS DO KZbin.

Пікірлер: 54
@Tagarellando
@Tagarellando 3 жыл бұрын
Eu li esse ano e me identifico muito com oq vc falou. De fato, em diversos momentos da história parece q o pensamento confuso do personagem vai se misturando com as coisas ao redor dele e a escrita se torna muito mais poética do que descritiva, o que certamente dificulta nossa compreensão a respeito do que está acontecendo na história. Tbm não considerei um livro empolgante de se ler. Mas depois comecei a pensar que talvez essa fosse a intenção mesmo do autor. Ao revelar um mundo caótico, ele não quer transmitir uma sensação boa ao leitor, pelo contrário. Ele quer que o leitor sinta a confusão, o vazio, a monotonia desse mundo futuro, mesmo sendo um futuro que se apresenta como CHEIO de avanços tecnológicos, cheio de recursos científicos, cheio de rapidez e praticidade. Por isso, no fim das contas, achei genial 😅
@lucianacarvalho6709
@lucianacarvalho6709 3 жыл бұрын
Concordo em tudo com a sua colocação.
@Desconhecida270
@Desconhecida270 Жыл бұрын
Achei chatíssimo ☹️
@LucasLima-rs9zv
@LucasLima-rs9zv 3 жыл бұрын
Também tive essa mesma sensação de monotonia, estou terminando de ler 1984 do Orwell e também não gostei muito, não tive aquela empolgação. O que eu mais gostei da categoria distópica foi o livro A revolução dos bichos
@amandaggs
@amandaggs 2 жыл бұрын
Tô lendo ele recentemente e é exatamente isso, tem muitas páginas que eu realmente me questione, se eu sei ler kklk pq não entendo muita coisa, aí respiro e contínuo...
@luisedu03
@luisedu03 2 жыл бұрын
Recomendo fortemente a leitura. Para mim é um dos melhores livros da vida. Foi escrito em 1951 e ele já prevê quase que o metaverso do FB, onde as pessoas ficam presas numa realidade paralela, criam personas virtuais totalmente falsas e se tornam vazias hipersensíveis a qualquer frustração inerente a existência humana. Se tornam intolerantes a diversidade de pensamento e fazem questão de queimar tudo que represente ideias diferentes das suas. O paralelo com o "cancelamento" não é mera coincidência. O fato de usar o fogo, significa purificar, ou seja, atingir um ideal de perfeição utópico, exatamente como os nazistas faziam. A escrita é um pouco nebulosa para criar um clima de incerteza para logo depois os fatos vão surgindo e as peças se encaixando é só continuar a leitura com paciência e amor. Lembra muito Kafka. Vale a pena por cada letra, cada espaço e cada vírgula. A história não é tão original, é possível fazer um paralelo com o conta o "rei está nu" de Hans Christian Andersen de 1834 e o "Discurso da Servidão Voluntária" de Etiene de La Boetie de 1576. Enfim a mensagem é sensacional e continua muito atual, mesmo vindo de um passado relativamente distante
@lucasmacedo3752
@lucasmacedo3752 3 жыл бұрын
Cara, concordo plenamente com as críticas, me sentia até um pouco culpado por falar assim de um clássico, mas o que você mencionou fez muito sentido pra mim...achei a ideia sensacional, porém os personagens e a história realmente não me cativaram... sacanagem o que ele fez com a Clarisse..
@josivandasilva1441
@josivandasilva1441 3 жыл бұрын
Um livro se torna um clássico pq passou no teste do tempo. Pedro fez a avaliação dele, faça você também a sua. O estilo não cativou ele, mais pode cativar você. Pra mim, gostei muito, foi um livro diria até que profético. Quando vejo pessoas mais nas telas do que nos livros.
@CamilaLisboa
@CamilaLisboa 2 жыл бұрын
E eu estou abandonando esse livro pq entrei numa baita ressaca literária com ele. Quem sabe eu consiga finalizar em um outro momento, mas concordo muito com você que é um livro monótono demais!
@quel5565
@quel5565 2 жыл бұрын
Eu concordo com o que disseram nos comentários sobre a escrita poética ser proposital pra enfatizar a ideia da confusão do Montag e da monotonia da realidade do livro, apesar de eu sentir que esse tipo de linguagem não combinou com alguns momentos como o do Montag fugindo do Sabujo, mas não atrapalhou e consegui ler numa boa. Eu discordo em partes sobre a história ser mal trabalhada, ela é simples, e por ser simples, conseguiu começar e terminar de maneira sussinta e compreensível, o que foi ruim da história foi a falta de aprofundamento de personagens, isso de todos eles (exceto o Montag, pelo menos pra mim, mas ele é o protagonista kkkkk), mas eu senti muito isso com relação à Clarisse, que começou marcante no livro, mas depois que sumiu, quase não foi mais lembrada. De resto, gostei muito de tudo e fiquei muito complexada com a semelhança que as situações do livro têm com o tempo presente. E o prefácio do Manuel da Costa é impecável em introduzir à leitura, eu nem sou muito fã dos prefacios mas esse é d+!
@IS-lc1ih
@IS-lc1ih Жыл бұрын
Estamos vivendo tudo que ele falou O autor aceitou em todas 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿🇧🇷🇧🇷🇧🇷
@gustavorubim9064
@gustavorubim9064 3 жыл бұрын
Fahrenheit é um livro fabuloso, que completa o tripé das distopias. Ao contrário de 1984 e Admirável Mundo Novo é um livro absolutamente simples, no sentido de complexidade da história. Há personagens fabulosos, como Clarisse que aparece no início da história. A escrita de Ray flui suavemente e tem associações encantadoras. Não costumo classificar livros com números, mas esse de 0 a 10, está como os clássicos sempre acima da média (11 ou mais).
@finolivro612
@finolivro612 3 жыл бұрын
Concordo quando você diz que a história é um pouco confusa e que o ponto mais forte desse livro é a mensagem. Mês passado lemos ele em nosso clube de leitura e os paralelos que conseguimos traçar com a nossa realidade foram inúmeros e dialogamos exatamente sobre isso. Pela leitura e pelas discussões nos encontros percebemos que conseguimos abordar muito mais coisas do que apenas a questão da queima de livros. Chegamos a gravar os encontros com as discussões. Caso queiram dar uma olhada é só ir lá no canal.
2 жыл бұрын
É um livro que permanece ‘queimando’ na mente após o final da leitura. A história do bombeiro Montag, encarregado não de apagar incêndios, mas de queimar livros (porque assim é que sempre foi o papel dos bombeiros, segundo contam os personagens do livro), é uma história que começa ‘morna’ mas que felizmente vai esquentando durante a narrativa. A faísca começa com a personagem da Clarisse, que incita questionamentos no bombeiro Montag sobre o real motivo de queimarem os livros. Nesta sociedade totalmente fria, traumatizada por guerras nucleares, e mergulhada no entretenimento, a justificativa oficial contra os livros, revelada numa conversa assustadora entre Montag e seu chefe, é que eles simplesmente vão atrapalhar a felicidade das pessoas. Vão gerar divisão, confusão e tristeza. Por isso, alegre-se, bombeiro! Queimar livros é ser agentes da alegria! E como isso começou? Numa sacada que assusta para a época em que o Fahrenheit foi publicado (1953), o autor coloca uma razão altamente profética para o banimento dos livros. Eles simplesmente começaram a ‘ofender’ minorias: mórmons, batistas, mulheres e negros. Quem poderia deixar aquele material claramente ofensivo a salvo? E depois, veio algo ainda pior: a apatia geral do povo, que mergulhado no mundo do entretenimento que as tecnologias futuristas tinham trazido, nem ligava mais pra existência dos livros. Então o papel dos bombeiros foi simplesmente facilitado: queimar, incinerar e censurar. Mas, se a história começa apenas com faíscas, ela gera pelo menos uma esperança, baseada em Eclesiastes, de que há tempo para tudo…e se haveria tempo para queimar, quem sabe não haveria um tempo para criar? Se havia para a destruição, quem sabe não haveria para o conhecimento? As folhas dos livros estavam queimando, mas o Apocalipse prometia a renovação das folhas pela ansiada Árvore da Vida. Quem sabe não haverá uma Fênix preparando voo das cinzas no meio de uma cultura que está morrendo? É a pergunta que fica. Mas a resposta depende de nós.
@OcadosLivros
@OcadosLivros Жыл бұрын
Terminei hoje de ler e ia fazer um vídeo-resenha desse livro, mas vc já fez um com exatamente todas as minhas crititcas e opiniões kkkk 😂 eu também achei um livro que tenta demais ser poético, com uma narrativa confusa, um enredo mal costurado. Como leitura achei sofrível, mas como crítica social achei louvável.
@eusofiacosta
@eusofiacosta 3 жыл бұрын
Exatamente! Prefiro me agarrar a ideia de que o problema é a tradução e não o conteúdo em si, mas ao mesmo tempo não consigo defender. O livro, pra mim, é uma ideia não desenvolvida, não dá pra se apegar a nada na história, é tudo muito raso. O meu livro favorito da vida é "Admirável Mundo Novo" e por esse motivo minhas expectativas pra Fahrenheit 451 eram altíssimas, além das ótimas críticas que o livro recebe, é claro. Acho que com certeza vale a leitura, mas tá longe de ser um favorito.
@filipeguimaraes2843
@filipeguimaraes2843 3 жыл бұрын
Na minha opinião Fahrenheit 451 é um Admirável Mundo Novo nichado pros livros kdjdkd, acho que eu autor bebeu bastante dele, até por ser mais antigo. O debate central dos dois, na minha opinião, é se felicidade realmente vale a pena a qualquer custo, incluindo a própria humanidade. Nesse quesito, acho que admirável mundo novo trabalha melhor esse questão, mas entendo a discussão de nicho que Fahrenheit quis trazer.
@eusofiacosta
@eusofiacosta 3 жыл бұрын
@@filipeguimaraes2843 é bem isso cara, Admirável Mundo Novo é uma história extremamente bem estruturada, bem pensada mesmo, com detalhes cativantes e perturbadores. Já Fahrenheit 451 é raso, feito pra "chocar", o que pega é a ideia central, não os detalhes ou o desenrolar da história, é simples.
@Desconhecida270
@Desconhecida270 Жыл бұрын
Concordo plenamente com tudo o que você disse!!! Em muitos momentos do livro parecia que a história não fluia, não "ia para frente". Confesso que me agoniava quando o autor parava em vários momentos do livro para ficar em devaneios e poetisando as cenas, me cansava e deixava tudo maçante. Uma pena, pois gosto de livros com histórias distópicas. Gostei de 1984 e admirável mundo novo.
@charlesduraes6387
@charlesduraes6387 3 жыл бұрын
Eu tenho tanto apego a esse livro. Cheguei a me assustar quando vi que você deu só 3 estrelas no instagram kkkkkk
@jardsnobre7551
@jardsnobre7551 9 ай бұрын
Acabei de lê-lo e vim ao KZbin procurar resenhas sobre ele. Concordo integralmente com você. Esse livro entrou para o PNLD Literário, sugerido e (caso adotado) distribuído gratuitamente para alunos do Ensino Médio. A escola (pública) onde trabalho recebeu esse livro, e eu, como professor, precisei lê-lo para poder desenvolver algum trabalho sobre ele com os meus alunos. Uma das coisas que me preocuparam foi exatamente o que você apontou como falhas. Se você, que é um leitor profícuo, entediou-se com a linguagem excessivamente poética, com os trechos confusos e com a lentidão narrativa, imagine os adolescentes, cuja maioria nunca leram sequer nenhum livro na vida!
@teca9481
@teca9481 3 жыл бұрын
Concordo bastante. Eu comprei ele toda empolgada porque amei "1984" de George Orwell e recebi muita recomendação de "F451", por isso pensei que iria adorar ele também. Achei a leitura difícil e monótona, deixei ele de lado por várias semanas. Mas eu gostei da história e da crítica que ele traz, então não sinto que perdi o meu tempo haha
@camilasantosoliveira5807
@camilasantosoliveira5807 Жыл бұрын
Na primeira vez que eu li, no começo, nao gostei muito do livro mas achei ele com um tema muito interessante. Na segunda vez a mesma sensação. Agora, na terceira vez que estou lendo comecei a perceber coisas que eu não tinha percebido. É um livro bom, porém as vezes pode ser confuso e monótono.
@ingridbatista7347
@ingridbatista7347 3 жыл бұрын
Eu discordo das críticas, ma te entendo! hahaha
@gustavorubim9064
@gustavorubim9064 3 жыл бұрын
Também! Acho esse o mais fácil do tripé. Admirável Mundo Novo, por exemplo, possui uma dificuldade de associação muito maior.
@tiagocesarreal
@tiagocesarreal 3 жыл бұрын
Estou lendo ele agora que coincidência...concordo inteiramente com as críticas.
@diegorodrigues-mb5ph
@diegorodrigues-mb5ph Жыл бұрын
O mundo está caminhando para Fahrenheit, Admirável mundo novo e Ano 1984 ! E o pior é que a realidade já é e sempre foi uma distopia! 😳😣😭
@JulianaW
@JulianaW 3 жыл бұрын
Ótima analise, pastor. Li recentemente essa obra.
@laviniacostasousa9433
@laviniacostasousa9433 2 жыл бұрын
Verdade! Estou lendo ele e senti muito isso da linguagem poética e reflexiva para um livro de ficção. Estou travada demais. Sem empolgação. (Ate o celular ta roubando a minha atenção desse livro, o que é ridiculamente irônico. 🤡) Mas vou terminá-lo.
@paulacarvalho5168
@paulacarvalho5168 3 жыл бұрын
Tô tentando ler esse livro já há um tempo....mas não consigo evoluir na leitura. Pois não me prende, não atiça a curiosidade e a atenção necessária. É uma pena...deixei de lado. Comprei pela história que achei interessante e diferente , como tb pelos elogios. Mas deixei de lado.
@jhonymatos307
@jhonymatos307 3 жыл бұрын
Ainda não li essa obra. Tem postergado há anos. Me interessei por ela quando li um conto deste autor. Um som de trovão é o título. Quem gosta de viagem no tempo, misturado com dinossauros e uma boa mensagem sobre crises decisórias do ser humano, vale a pena. Só buscar na internet. 😉
@noemiarauldesena2535
@noemiarauldesena2535 10 ай бұрын
Concordo
@Melzinha10
@Melzinha10 3 жыл бұрын
Pensa em um livro monótono. Esperava mais. Sei lá...
@matheussousa6996
@matheussousa6996 3 жыл бұрын
Simmmm
@L-Slayer
@L-Slayer Жыл бұрын
1984 E ESTE NEM SE COMPARA AO... ADMIRÁVEL MUNDO NOVO ISTO É FATO.....
@gabrieleazevedo7755
@gabrieleazevedo7755 Жыл бұрын
Um livro de distopia deveria marcar mais pela mensagem que pela história em si, por isso nesse ponto eu descordo de vc.
@Desconhecida270
@Desconhecida270 Жыл бұрын
Há formas boas e ruins de se passar uma mensagem e fahrenheit 451 foi uma forma ruim. 🤷‍♀️
@useessaimagem-7199
@useessaimagem-7199 3 жыл бұрын
to em duvida sobre farnheit 451 ou 1984
@ceicaviera6585
@ceicaviera6585 7 ай бұрын
Os dois com certeza e mais a revolução dos bichos
@paulacarvalho5168
@paulacarvalho5168 3 жыл бұрын
Concordo com vc em tudo que disse.
@Paulo-re9ve
@Paulo-re9ve 2 жыл бұрын
Homi não peça desculpas pela nota que você deu! Nem sempre a culpa de não ter entendido a obra é totalmente sua. Quem sabe depois da terceira releitura você pare com essa bobagem de estória x mensagem.
@eliseubarrosoo
@eliseubarrosoo Жыл бұрын
achei a mesma coisa kkkk
@ciclistanab12
@ciclistanab12 3 жыл бұрын
Também tive dificuldade de imaginar as descrições das cenas.
@giovannarosa493
@giovannarosa493 3 жыл бұрын
Bom vídeo, mas não concordo com as críticas!!
@joaopedrocopelli6809
@joaopedrocopelli6809 3 жыл бұрын
Acho que você concluiu o livro pelo ponto de vista errado,ele acaba sendo muito mais uma distopia em si do que uma ficção científica.Logo,o que você disse que a história pesar mais não faz muito sentido pra mim.Concordo que os trechos de devaneio do Montag tornam a leitura confusa mas ao te deixar confuso você entende realmente o que o personagem está passando ali naquele momento.A mensagem por trás da história é extrema e assustadoramente atual.Além disso,o fato de que a própria sociedade baniu os livros é algo muito original pois opõe o clássico das distopias em que uma força autoritária impõe um regime severo.A cada acontecimento o autor mostra os sinais das doenças da nossa sociedade como a alienação,a ilusão da felicidade eterna,os problemas do "politicamente correto" fomentado pelas minorias,o vício em anosioliticos e por aí vai.O final é,apesar de sem uma conclusão, não é nem de longe vago e não carece de explicação ou sequência.Realmente uma obra prima que distoa das demais de seu gênero,6 estrelas de 5 hahahaha.Apesar das diferenças em nossas opiniões,gostei bastante do vídeo e me ajudou a ver a obra por outro ângulo.Obrigado e parabéns pelo canal!!
@Nevesmaria1
@Nevesmaria1 10 ай бұрын
Falou tudo. Parabéns!!
@juanblancorenedo5554
@juanblancorenedo5554 2 жыл бұрын
Una canción basada en la novela Fahrenheit 451 kzbin.info/www/bejne/gJOuiaRsqKafbMk
@TalesHenriqueTHNS
@TalesHenriqueTHNS 3 жыл бұрын
Qnd li o livro, deu vontade de queimá-lo. Qnd vi o filme deu vontade de comprar o blue-ray só pra queimá-lo tb.
@meringue3288
@meringue3288 3 жыл бұрын
Essa thumbnail corrompida me da medo
@johngordelas
@johngordelas 3 жыл бұрын
FIRST
@Aluap1212
@Aluap1212 2 жыл бұрын
Discordo!
@jango9892
@jango9892 Жыл бұрын
A sensação é que o livro poderia e deveria ter muito mais páginas se fosse escrito por um autor melhor. Faltou abordar certos temas e me pareceu até preguiça o final dado.
AS COISAS DA TERRA | RE:VIEW
11:32
RE:VIEW, clube literário
Рет қаралды 5 М.
Fahrenheit 451 -  1966 - Legendado
3:17
ortoauditiva
Рет қаралды 40 М.
Я сделала самое маленькое в мире мороженое!
00:43
Кушать Хочу
Рет қаралды 4,6 МЛН
Smart Sigma Kid #funny #sigma
00:14
CRAZY GREAPA
Рет қаралды 12 МЛН
pumpkins #shorts
00:39
Mr DegrEE
Рет қаралды 115 МЛН
COMO SEU CELULAR ESTÁ MUDANDO VOCÊ | RE:VIEW
16:12
RE:VIEW, clube literário
Рет қаралды 22 М.
(#08) Resenha do livro Fahrenheit 451, de Ray Bradbury
10:24
Mais Que Um Livro
Рет қаралды 6 М.
8 SINAIS DE QUE VOCÊ PRECISA SE AFASTAR DOS LIVROS
13:15
RE:VIEW, clube literário
Рет қаралды 16 М.
Fahrenheit 451 - Dystopias and Apocalypses - Extra Sci Fi
7:10
Extra History
Рет қаралды 522 М.
4 MAUS HÁBITOS QUE DESTROEM TUA VIDA DE LEITURA | RE:VIEW
8:58
RE:VIEW, clube literário
Рет қаралды 11 М.
Fahrenheit 451 (Ray Bradbury) | Tatiana Feltrin
13:45
tatianagfeltrin
Рет қаралды 173 М.
Kindle has a big problem, so I'm leaving it behind.
14:38
Jared Henderson
Рет қаралды 503 М.
Leia Comigo: Como fazer amigos e influenciar pessoas (Vídeo II)
49:55