Tati, não sei se meu comentário é ofencivo e sinceramente espero que não. Não li o livro ainda, ele está na pilha e logo logo anda, mas com o seu comentário sobre as 'notinhas no jornal' de dentro da história, vc não acha que um paralelo disso seriam os booktubers hoje? Digo isso porque eu mesmo, mesmo que sem querer, já me peguei discutindo algumas coisas de livros que não li, mas que obtive informações pelas resenhas daqui do KZbin.
@tatifeltrin6 жыл бұрын
De modo algum, pensei nisso, também; mas vejo o que eu faço aqui, por exemplo (não posso falar pelos outros) da seguinte forma: eu converso com vocês sobre minhas leituras; exponho opiniões, muitas vezes dúvidas (quantas vezes vocês me ajudaram a enxergar o que eu não vi em um determinado livro!), e TENTO (nem sempre consigo) instigar a quem ainda não leu, a ler também e voltar depois para deixar suas impressões nos comentários. Fica um trabalho em comunidade, sabe? Eu acredito muito no fato de que o conteúdo na internet nunca é definitivo; todo mundo tem sempre algo a acrescentar. A "notinha no jornal"do Bradbury me parece uma coisa muito mais fechada, sem possibilidade de complementação, apenas com o intuito de "informar" ("o livro é assim e assado." pronto.). 1 abç!
@gleycenascimento92766 жыл бұрын
A notinha de jornal seriam aquelas postagens superficiais no instagram sobre determinado tema que são tão superficiais que as pessoas só dão like e passam o dedo, de modo algum seria como o seu trabalho.
@RaridadesX6 жыл бұрын
@@tatifeltrin Foi esse seu vídeo que me incentivou a ler, não apenas o próprio Fahrenheit 451, mas como também me incentivou a colocar novamente o hábito da leitura na minha vida. Muito obrigado!
@mariavandatomaz86375 жыл бұрын
As notinhas que ele se refere é sobre resumir os livros e tirar palavras que julgam ofensivas aos grupos, por exemplo as feministas, homosexuais, negros..etc.
@GerleyAdriano5 жыл бұрын
Carlos Vinicius Marinho Acabei de ler o livro e posso afirmar que parte do entusiasmo e motivação que me levou a essa leitura veio de algumas resenhas que encontrei ao longo desses dias.
@mariosalerno87666 жыл бұрын
Bradbury era um gênio! Antecipou a imbecilidade de uma sociedade permanentemente "conectada".
@emersondasilva64423 жыл бұрын
Gênio? Sim. Cartomante? Não. A sociedade já engatinhava desde sempre para esta realidade. Com advento das novas tecnologias, esta perceção torna-se mais evidente, à carne viva. Apesar da ambiguidade: a arte, a bebida, entretenimento, a religião sempre nos acompanhou por vezes emancipadoras e por vezes castradoras. A caverna sempre foi presente nas relações humanas pela busca da zona de conforto. Apesar de exceções cíclicas, a natureza humana suplica pelo comodismo, em partes, bem como anseia ao poder. E a quem faz o segundo anseio como protagonista, geralmente, coloca os demais às suas rédeas. E aquele quem faz do primeiro, sob pão e circo, faz-se de bom cordeiro, desde que as mazelas não o faça perder à zona de conforto.
@Enrico-sh8ig6 жыл бұрын
Tati, eu li os três da famosa trilogia das distopias. O 1984 me impressiona pela brutalidade com que o autor trata uma possibilidade, na época bem real. Já o admirável mundo novo, simplesmente pela quantidade brutal de coisas que o huxley realmente acertou e vem acertando. O fahrenheit 451 é o que mais me deixa perplexo, ele deixa bem claro uma coisa que os outros dois não tocam tanto, que na verdade o povo é o cúmplice pelo arranjo de sua situação, não é uma vontade cega que direciona a vida política, mas sim pequenos atos, pequenas atitudes que culminam num desastre total, hoje eu começo não gostando de uma palavra, amanhã já estou proibindo o livro todo. Dentro de nós existe um tirano que permitimos tiranizar.
@anasarracena6 жыл бұрын
Perfeita colocação.
@emersonpires83125 жыл бұрын
Chocado !
@jennifera.45115 жыл бұрын
Revendo esse vídeo e acompanhando o retorno das conversas sobre o Monteiro Lobato, esse comentário resumiu bem a situação, quanto ao posicionamento de algumas pessoas sobre a obra dele. "Hoje eu começo não gostando de uma palavra, amanhã já estou proibindo o livro todo".
@BtsQuo4 жыл бұрын
Ótimo comentário, realmente se complementam.
@kellymoura184 жыл бұрын
Concordo. O povo é cúmplice. Olha como estamos hoje! O politicamente correto tomou conta de tudo. Uma chatice absurda o mundo de hoje!
@rosekruegger6 жыл бұрын
Qualquer semelhança com a onda que pede para o banimento e até sumiço das obras de Monteiro Lobato ou Lolita entre outros livros não é mera coincidência. As pessoas se incomodam com a obra e ao invés de usar isso como exemplo de como a época em que a obra foi escrita era diferente e como podemos usar isso para que isso não se repita, ou como modo de reflexão, NÃO, as pessoas querem que cada vez menos pessoas leiam esses livros, que eles cheguem a ser proibidos.
@nataliaa.83586 жыл бұрын
Rose Kruegger pensei a mesma coisa, Rose.
@raquelgerman64106 жыл бұрын
Sem dúvidas Caio, mas não seria mais interessante ser crítico quanto a isso como um exemplo negativo do que proibir as pessoas de lerem? Acredito que é esse o ponto da Rose.
@rosekruegger6 жыл бұрын
Caio Barbosa o fato de tentar apagar a obra dele não vai fazer o racismo que existia na época desaparecer da história. Mas vai ter o mesmo efeito que a falta de indicação de livros, a falta de monumentos ou um dia para lembrar que dessa vergonha que foi o período de ditadura tem feito com a mente de muitas pessoas, a de achar que não houve ditadura. A literatura de Monteiro Lobato não é disseminar racismo, é mostrar como era comum esse pensamento, como no conto "negrinha" e como os cidadãos negros ou com ascendência tem uma história e um passado amargo que quem diz que não existiu escravidão não pode apagar.
@pamarruda43506 жыл бұрын
Que bacana seu exemplo! Excelente reflexão!
@wellington_6 жыл бұрын
isso é triste, mas real. a depender de ativistas que mais se assemelham a religiosos dogmáticos, teremos no futuro apenas fanfics sendo publicadas - daquelas em que uma criançx de 4 anos se ergue em meio à multidão e profere um discurso lacrador, recebido com estrondosos aplausos.
@nataliawaquasabi44606 жыл бұрын
Tatiana, eu mandei este vídeo pra minha namorada. Quando este vídeo acabou ela entrou em outros vídeos produzidos por você. Após 30 minutos ela comprou 3 livros e me mandou mensagem "ela conta muito bem, quero ler todos". Obrigada por atiçar a curiosidade das pessoas. :*
@tatifeltrin6 жыл бұрын
Eu que agradeço pela companhi! Bjo procês
@gabielivros52832 жыл бұрын
Eu tô na mesma situação, comigo mesma, nessa exato momento a 3 anos depois kkkk 2022 Quero comprar algum só de ver as resenhas
@lottalove24494 жыл бұрын
I love people who talk on their channel about books:) And this one here is a GREAT book (and movie too)! I'm Romanian but I could understand pretty much everything you said here, because I learned Portuguese while watching the Brazilian greatest "telenovelas "O Clone" and "Paginas da vida":)
@nomoremary70613 жыл бұрын
Beautiful!
@AndreFranca994 ай бұрын
That's very impressive. Congrats!
@luhlisvieira6 жыл бұрын
Terminei de ler "Fahrenheit" e em seguida, assim q desliguei o Kindle, recebi notificação do vídeo. Achei místico.
@alexandrem51524 жыл бұрын
Não há nada de místico. A inteligência artificial do Google identificou que você leu este livro através do seu celular e te indicou este vídeo.
@vitor_fg4 жыл бұрын
@@alexandrem5152 o comentário é de dois anos atrás, a gnt não era tinha tanto conhecimento do algoritmo assim ainda (por incrível que pareça)
@uriah._.4 жыл бұрын
ela leu no "Kindle" n no celular.
@uriah._.4 жыл бұрын
@@alexandrem5152 espero que esse teu "M" n seja de "melo"
@emidiopimenta61773 жыл бұрын
É exatamente disso que ela tá falando .
@quinhavieri21786 жыл бұрын
Eu sempre associei esses progragamas de TV q a esposa assiste (q se não me engana a memória, ela chama de 'família'), muito mais com o Facebook e Instagram do q com programas de reality show.... É muuuito assustador o tanto q essas distopias se encaixam nos tempos atuais...
@lia.csm226 жыл бұрын
Acho q esse é o tipo de livro que deveria ser discutido nas escolas. Impressionante a quantidade de alunos felizes com a possibilidade de não obrigatoriedade de determinados conteúdos do currículo escolar básico. 😞
@Ellie600914 жыл бұрын
Aqui nos Estados Unidos a gente tem! Do George Orwell também (Animal Farm.) Também concordo que o Brasil deveria adaptar esses tipos de livro que realmente abrem os olhos.
@liviavieira34144 жыл бұрын
eu estudo numa escola particular de pernambuco, e fahrenheit 451 é um dos livros paradidáticos obrigatórios da 9ª série! tanto eu quanto meus colegas de classe adoramos a leitura, inclusive foi uma das poucas vezes em que vi a maioria dos outros alunos realmente gostarem de algum paradidático escolar.
@darknight21333 жыл бұрын
@@liviavieira3414 que lindo isso...💙💙
@tempcast2 жыл бұрын
O cacete na minha época de escola tive que ler
@fox_gamer_-yp3fx9 ай бұрын
Aqui em minha escola somos obrigados a ler para fazer uma prova sobre o próprio livro, porém ninguém realmente se interessou, agora estamos todos em busca de algum resumo sobre o livro KKKKKK
@C.Pianicci44595 жыл бұрын
Aqui onde moro o jovem que vai à biblioteca pegar um livro é visto como estranho, mas os jovens que ficam a tarde toda fumando narguilé são os normais.
@ygorqueiroz72223 жыл бұрын
Vdd
@thiagosorin Жыл бұрын
Isso não tem nada a ver. Fumar narguilé com os amigos é uma atividade em grupo, para conversar e desenvolver ideias, por mais rasas que sejam. No mundo de Fahrenheit, isso não seria algo incentivado pelo estado. Não entendo essa mania que de tentar diminuir basicamente tudo que os jovens fazem. Eu saio pra encher e cara nos finais de semana e conversar (inclusive sobre livros) com meus amigos.
@kity808006 ай бұрын
@@thiagosorinbem eu jkkkkk, leio meus livros tomando um vinho aliás🍷
@TransylvaniaGirl6 жыл бұрын
Wow!! Não é mais uma distopia, é a realidade de hoje em dia. Às vezes vejo mini lições de um minuto na Instagram. Um minuto hahah..Ótima resenha !!! Você é muito agradável de assistir !!💗
@m.a.u_mau6 жыл бұрын
Transylvania Girl ía postar a mesma coisa... todo mundo deve ter pensado isso
@mateusgapski13276 жыл бұрын
Adorei a sua leitura e sua interpretação, o próprio Ray Bradbury dizia que esse não era um livro sobre censura, mas sim sobre como uma sociedade massificada, que escolhe a ignorância, é perigosa (e as pessoas rebatiam ele, dizendo que ele estava interpretando o próprio livro errado - vê se pode!) Discordo apenas em um ponto (com todo o respeito, claro, pois é apenas outra forma de interpretar), quando diz que Ray Bradbury previu nosso presente. Vejo a distopia como um recurso do autor para criticar o seu próprio presente através do exagero, e não uma previsão de futuro que seria consequência deste presente. O objetivo do Ray Bradbury, assim, seria apontar para os problemas do seu contexto social nos EUA dos anos 40-50, e não prever como viveríamos como sociedade em seu futuro. É claro, isso não impede que façamos links entre o que ele diz no seu livro para compreender a nossa realidade.
@willjcamargo6 жыл бұрын
Quando li esse livro, há muitos anos, fiquei com a sensação de que a história se passou muito rápido, que tinha mais coisa pra ser contada...
@tatifeltrin6 жыл бұрын
Concordo - mas tenho pra mim que o livro foi feito para ser uma paulada; o resto é com a gente
@geovannabraga50674 жыл бұрын
Minha dúvida era sobre o Baldy, fiquei com a sensação de que ele lia, e fingia, e se deixou morrer pois não aguentava mais.
@lontralouca71243 жыл бұрын
@@geovannabraga5067 é isso mesmo... melhor a morte que um mundo desse...
@bercacola Жыл бұрын
Simmm, tbm tive essa sensação. Tinha muita coisa pra explorar na história
@atiliomartini7132 ай бұрын
No final do livro o escritor escreve que ele alugava algumas horas de máquina de escrever em uma biblioteca e por isso que ele não podia perder muito tempo na mesma
@estergarcia62136 жыл бұрын
Olha, não sei vocês mas eu, quando to com um livro não lido na estante, tipo esse da resenha, e vejo a Tati falar dele, me dá uma vontade imediata de começar a leitura e deixar pra lá o que eu to lendo! Hahaha! 😅
@andreribeiro63676 жыл бұрын
Eu me lembro de quando eu li esse livro pela primeira vez, com 13 anos (em 2011), e assim que eu terminei eu tirei vários livros da estante e os engoli e deixei de lado o video game por algumas semanas hahaha
@mariavandatomaz86375 жыл бұрын
o dialogo sobre os filhos é sensacional, parece que o Ray ouviu as pessoas falando hoje em dia sobre não ter filhos e sobre ter filhos de cesarianana apenas para não sentir dor, mesmo tendo todas as condiçoes de ter seus filhos naturalmente, não querem a dor.
@heloisagracianecostadelima64196 жыл бұрын
Não tenho como dar "nomes aos bois", mas já li e vi algumas referências dizendo que a transformação que uma guerra traria no início do século XX foi desejada e apoiada pelas mentes pensantes e a própria população. As aspirações realistas dão indícios de que a guerra faria a "limpeza" que o mundo precisava naquele momento! Estou lendo Fahrenheit 451 e também achando muitos paralelos com o pensamento atual. Sou professora e, vejo nos meus alunos alguns desses conceitos perturbadores: de que é melhor o resumo do Hamlet (e de tantas outras obras). Muitas vezes, a própria escola e professores têm contribuído para que os jovens não criem gosto pela leitura. Decidi fazer-lhes uma pergunta básica: qual professor vocês notam que tem costume de ler, de falar de leituras que ele tem feito, e de indicar leituras? Nós não estamos dando exemplo... infelizmente!
@tatifeltrin6 жыл бұрын
Heloisa, se você parar pra pensar, Hitler quando discursava dizia exatamente o que o povo queria ouvir. é assustador, mas é...
@oultimojuro6 жыл бұрын
Esse livro é incrível, me marcou em diversos aspectos na vida. É, como vc disse, tão atual que assusta, a discussão sempre vem com algo novo. A questão do incomodo e das pessoas simplesmente preferirem não se preocupar é totalmente nossa sociedade atual... É pesado, mas escrito com uma leveza que dá aquele tapa chique na nossa cara...
@tatifeltrin6 жыл бұрын
Luva de pelica, rs. Bjo, Gabi!
@erikacardoso4024 Жыл бұрын
Olha, Tati, a conclusão que eu tirei dessa leitura é que o mundo de hoje com as facilidades e diversidades de conteúdos nos deixam a beira do caminho para um mundo igual a este... mas, o que acho curioso é que, de certa forma, criou-se um movimento de incentivo a leitura de uns anos pra cá para nos mostrar que o melhor caminho não este e os booktubers tem uma parcela de responsabilidade nisso, pois incentivam a leitura de livros que muitos jamais pensariam em ler só pelo simples e grandioso fato de pessoas como você compartilharem suas interpretações sobre o tema. Acho isso tudo muito lindo!!! Obrigada!
@odovillar22 сағат бұрын
Acabei de reler esse livro a alguns minutos e a explosão de percepções a partir das comparações com os dias atuais é absurda. Eu reli com a sensação de explosão mental e só fazia 5 anos da primeira leitura. Super recomendado.❤
@fantasticursos6 жыл бұрын
Um ponto que diferencia essa obra das outras distopias modernas como ADMIRÁVEL MUNDO NOVO e 1984, é o elemento de esperança apresentado na obra na forma dos homens-livros e que aponta para as diferenças entre as distopias americanas e as inglesas, estas últimas representadas nas obras de Huxley e Orwell. Importante destacar que quando Bradbury criou a obra a televisão estava em seus momentos iniciais, mas como em toda boa ficção científica ele extrapolou o contexto no futuro. Importante destacar como o vídeo aponta, é que a situação do mundo de FAHRENHEIT 451 parte da facilitação da cultura. Outro ponto é que a motivação da obra por Bradbury foi a observação da preocupação já nos anos 50 de tentar se contemplar todas as minorias, o que leva ao mundo de hoje de leitores críticos preocupados com o mundo mimimi de hoje. Obrigado pelo vídeo
@hiltonbarcelos65275 жыл бұрын
Grato por colocar seu olha com propriedade e clareza numa obra de arte como a de Ray Douglas Bradbury ,Fahrenheit 451 assisti o filme que marcou minha vida.... minha talentosa mãe me abriu essa linda porta, foi lá pelos anos 68 num cinema de uma cidade do interior.... cheguei um, sai outro ao descobrir François Truffaut, um cineasta francês. Um dos fundadores do movimento cinematográfico conhecido como Nouvelle Vague e um dos maiores ícones da história do cinema do século XX. A música do filme é maravilhosa as cenas são lindas e futuristas com certo romantismo oriundo da paixão humana e do desejo de vislumbrar o universo dos livros.....um eterno apaixonado por essa linda obra....
@mint36196 жыл бұрын
Meu sonho é que a Tati escreva um livro.
@tatifeltrin6 жыл бұрын
Quando eu me aposentar, quem sabe? ;)
@gabrielalnunes6 жыл бұрын
Teoria literária para iniciante 💙
@luiztoledo28126 жыл бұрын
Gabriela Nunes boa ideia !
@GilvanRibeiro3 жыл бұрын
Sim
@Fly00kk6 жыл бұрын
Já li 1984 e foi um marco pra mim! Quero muito ler esse livro e admirável mundo novo também! Esses livros são muito atuais e falam muito sobre nossa sociedade e de como já estamos vivendo varias dessas coisas sem perceber!
@MatheusSantos-uy9cy3 жыл бұрын
Conseguiu ler todos? Pra mim falta apenas 1984. Obs.: acabei de ler agora O Fahrenheint 451
@felipeferreira91053 жыл бұрын
@@MatheusSantos-uy9cy vc gostou???
@guilhermefreire35466 жыл бұрын
além de toda a mensagem do livro, achei maravilhosa a escrita quase poetica do ray.
@MrDefunctus6 жыл бұрын
O que dizer sobre uma obra da qual muitos já falaram? Sua resenha mostra que ainda há milhares de perspectivas a serem abordadas. Análise sensível, profunda e sim, inovadora. Congratulações por propagar a Literatura na nossa distopia real.
@ProfLairAmaro6 жыл бұрын
Tenho um projeto de ensino de Sociologia para o Ensino Médio que me leva, todos os anos, a convidar minhas turmas a ler e debater esse livro, 1984 e Admirável Mundo Novo. O projeto é imensamente produtivo. Tenho alunos que chegam a fazer camisetas com os símbolos deste livro a fim de alertar para os riscos que eles veem de a nossa sociedade se tornar como a do livro. Uma mudança na coordenação na escola, infelizmente, fez com que o projeto não tenha sido feito nos dois últimos anos. Os alunos antigos e ex-alunos até hoje mencionam com alegria esse projeto.
@tiagoribeiro65716 жыл бұрын
A introdução com referência a música do Interpol foi ótima
@wellington_6 жыл бұрын
A esposa de montag lembra, de certa forma, a personagem Sara do filme Réquiem para um sonho, com seu vício por televisão - e a vontade de tornar-se parte do espetáculo.
@lrssbntmp6 жыл бұрын
Wellington verdade!
@thiagosorin Жыл бұрын
Baita comentário. E que filme assustador, meu Deus. Infelizmente muito real, também.
@adalbertosantos15754 ай бұрын
Obra prima absoluta. É o melhor de todos!!!❤😮😊
@emanoele6 жыл бұрын
Tai, comprei esse ivro em uma promoção do Kindle. Depois que li, fiquei desesperada pra ler todos os livros que existem no mundo. rs. O meu medo (e essa é a beleza das distopias) é a proximidade com o que vivemos hoje.
@AmandaAzevedoLivros6 жыл бұрын
Esse livro é incrível! Muito rico nas reflexões que proporciona. Até usei em um dos capítulos do meu TCC :D
@JoaoVitor-bp6sf6 жыл бұрын
O Melhor livro que li na vida, ele mudou toda minha forma de pensar me transformou em uma pessoa melhor.
@fernandagiffoni51146 жыл бұрын
Assisti ao filme do Truffaut e recomendo muito! Realmente, reconhecer o nosso mundo numa distopia é algo no mínimo assustador! Quando penso no mundo a minha volta sempre me lembro do Senhor dos Aneis quando Frodo diz para Gandalf que não gostaria de estar vivendo aqueles tempos. Me lembro ainda da resposta de Gandalf: "não nos é dado escolher o tempo em que vivemos, mas podemos escolher o que faremos dele!" A mim serve como consolo! Mais uma prova do que a literatura pode fazer por nós! ;)
@gdjansen6 жыл бұрын
Excelente conversa! Eu li ano passado e já quero pegar de novo :-). Não sei se nessa edição tem, mas na versão que eu li em inglês, tem um afterword do autor que achei incrível: "Because you don't have to burn books, do you, if the world starts to fill up with non-readers, non-learners, non-knowers? If the world widescreen basketballs and footballs itself to drown in MTV, no Beattys are needed to ignite the kerosene or hunt the reader. If the primary grades suffer meltdown and vanish through the cracks and ventilators of the school room, who, after a while, will know or care?"
@HatsuneMiku-hf6kh6 жыл бұрын
Acho um livro tão poético, ainda mais na última parte. Quando li, achei a Clarisse como uma parte do inconsciente do Montag, a parte da curiosidade. Tanto que quando ela morre, ele se dá conta do que está ocorrendo de fato.
@rejaneoliveira47606 жыл бұрын
"Um tipo de livro que cresce com a releitura" Tati Vi o vídeo pensando em reler, li a muito tempo...
@jscoponi6 жыл бұрын
Como alguém consegue dar deslike num vídeo desse?
@Joacena_Quintão Жыл бұрын
Amei a resenha me trouxe lembranças uma ótima dica de leitura gostei da narativa tbm 👏 ❤...
@ComparandoLivrosLilica6 жыл бұрын
Maravilhosa sua visão do Fahrenheit. Com certeza é um livro que cresce, inclusive depois da conclusão da leitura. Um aspecto que amei também foi a questão da utilização da linguagem pelo autor. Eu achei que as percepções do protagonista foram mudando especialmente no encontro dele com a resistência. Como se a linguagem acompanhasse o desenvolvimento do Montag.
@guilhermefreire35466 жыл бұрын
sempre que leio sobre modernidade líquida, distopias, obras futurísticas(para sua época) e vejo semelhança com os dias de hoje, fico assustado. mas o que realmente me entristece é perceber que os problemas nao estão minimamente externos a mim. é ruim conviver com pessoas que estão preferindo o "contato" virtual ao real, mas me sinto impotente percebendo eu sou uma dessas pessoas, e não só em relaçao a esse problema, mas a quase todos.
@tatifeltrin6 жыл бұрын
é o mal dos milenials, por exemplo, que já nasceram com o acesso fácil à internet. talvez a solução, já que isso te incomoda, seria o chamado "detox virtual". mas vejo o fato de você estar alerta a isso como meio caminho andado para não ser sugado pela virtualidade, sabe. 1 abç!
@elizabethmiranda45996 жыл бұрын
300 mil Parabéns!!!
@gabrielalamounier27726 жыл бұрын
Tati e as melhores resenhas da internet! Quero reler esse livro, pois você trouxe alguns pontos que eu não me lembrava! 😘
@jessicasimoes26606 жыл бұрын
Que resenha maravilhosa, você consegue apontar a grande ideia central do livro, mostrando os embates que casam muito bem com nossa realidade! Que livro incrível, todo mundo tem que ler esse trio distópico para nos fazer refletir sobre a nossa sociedade
@andreialima31916 жыл бұрын
Tati, li esse livro há dois anos pela primeira vez e reli ano passado porque escolhi como tema do meu TCC. Eu gosto muito e já li a tríade também que ele se encaixa. Não é à toa que escolhi essa obra magnífica pra falar sobre! Amo seu canal e fico feliz em ver você falando sobre isso! ❤️
@wellyngtonamaral40974 жыл бұрын
A parte da representatividade me deixou surpreso como esse livro é extremamente atual.
@IgoorRafa6 жыл бұрын
Li há alguns meses atrás e achei muito bom. Sobre a adaptação da HBO, achei TERRÍVEL. Mas enfim, espero ler Admirável Mundo Novo e 1984 em breve.
@bellanine6 жыл бұрын
Esse livro é totalmente atemporal e assustadoramente a nossa realidade. Lembro que quando li o livro, uns 4 anos atrás, fiquei encantada e ao mesmo tempo muito assustada com a similaridade de mundos: fictício e real. Infelizmente a nossa sociedade tem pedido pela eliminação dos livros e todo o tipo de informação relevante. Quais os livros que fazem sucesso? Os que menos dão parâmetro para o raciocínio e discussão. O que as pessoas querem consumir? Programas fúteis e que lhes permitam "descansar o cérebro". Eu entendo querermos viver o "dolce far niente"(doce fazer nada}, o que os italianos presam tanto e que realmente é delicioso pegar um dia da semana e fazer nada vezes nada. Mas viver a vida inteira sendo um nada, aprendendo nada e dizendo nada... Não quero me tornar assim, mas tenho convivido com muitas pessoas que apreciam nada saber, nada ler, nada se informar e só se preocupar com elas mesmas, como se fossem grandes coitados do mundo. Não, eu não tenho uma solução para esse rumo que temos tomado. Claro que falta uma base enorme de educação, mas como pedir por algo que desde sua formação é manipulado por um governo que vive no poder praticando atos de corrupção à torto e à direita? Eu estou lendo quela série de Uma Dobra No Tempo. na década de 60 ela foi escriturara crianças. Muitos jovens e adultos que estão lendo a série tem reclamado do tom confuso dos enredos. Mas, enquanto lia as obras - estou no terceiro volume e entendi o que torna a leitura "cansativa" - é que a autora fala de assuntos sérios usando analogias, obrigando leitor a pensar a todo instante. Cansativo? Um pouco porque a obra não dá trégua. Mas, o livro é difícil ou nós - eu me incluo nessa questão - que nos tornamos mentalmente ignorantes com o nosso "sedentarismos mental"? O que posso te afirmar é que nossa sociedade tem se tornado obsoleto e ignorante e os poucos que ainda desinteressam por informações - todo tipo de informação que vá além do próprio umbigo - ainda assim encontra-se muito atrasada.
@MarciaSantos-ij1dc6 жыл бұрын
Gostei desse livro mas não tanto quanto achei q gostaria. Mas ouvindo vc falar parece o melhor livro do mundo! Rsrs Deu até vontade de reler! 😘
@andrebarros76075 жыл бұрын
Acabei de ler o livro! Além do livro, gostei ainda mais do posfácio escrito pelo autor uns 30 anos após o lançamento!!
@estherramos46626 жыл бұрын
Essa é minha distopia preferida. Li neste ano e fiquei muito assustada e maravilhada com a narrativa da história. Ótimo vídeo, Tati!
@muriloholtzfoltran46116 жыл бұрын
já li dois dessa tríade de principais distopias, pretendo ler Fahrenheit 451 ainda em algum momento da vida (sobre os outros dois, acho 1984 infinitamente melhor do que admirável mundo novo, porém, ainda acho o segundo muuuito bom.)
@zeroqueguima6 жыл бұрын
Ray Bradbury é um gênio e poeta da ficção científica.O filme é maravilhoso. Sua obra é muito maior que ficção científica. Parabéns pelo video
@lucasjanoni6 жыл бұрын
Coincidentemente eu peguei esse livro na biblioteca da faculdade na segunda-feira. Tentarei mergulhar nessa história o quanto antes.
@LiaCavaliera6 жыл бұрын
Eu li com uns 12/13 anos esse livro, vi esse vídeo e tem algumas coisas que eu não tinha percebido na época. Já quero reler.
@bebelle713 жыл бұрын
Sou completamente fascinada por livros de ficção científica, com o teor distópico. Esse libro é brilhante. Adorei.
@tanialima21014 жыл бұрын
Adoro Admirável mundo novo. Distopias são nescessarias
@queromorarnumalivraria6 жыл бұрын
Oi, Tati! Terminei agora essa leitura me perguntando porque eu não havia lido antes. Era a única distopia clássica que eu não tinha lido. Que genial! Um livro que te faz pensar e elencar muita coisa de acordo com a nossa realidade. Um abraço!
@joaopedrocopelli68093 жыл бұрын
Acho que esse livro mais sua resenha são o conjunto perfeito pra fazer as pessoas abrirem os olhos.Mesmo que a pessoa tenha lido o livro e não tenha entendido nada você resumiu perfeitamente a genialidade da obra.Meu deus,epifania me define após essa leitura
@isabelacmf3 ай бұрын
“Existe mais de uma maneira de queimar um livro. E o mundo está cheio de pessoas carregando fósforos acessos.” - Ray Bradbury. Hoje eu assisti sua resenha sobre o livro “A cultura importa” e finalizei a leitura de Fahrenheit 451. Quando li a frase do Ray na coda, logo estalaram dedos na minha cabeça, e pensei: “está acontecendo diante de nós.”
@rayssaandrade64492 жыл бұрын
Li o livro faz uns dois dias e simplesmente amei!! Ele teve um final surpreendente e leva para nós INÚMERAS discussões acerca de nossa sociedade.
@pandinha22353 ай бұрын
li pela primeira vez esse ano e é simplesmente incrível
@assirpaiva5 ай бұрын
Tatiana adoro seus comentários. Mas adoro também aquelas guitarras lá atrás.
@mirellasminto6 жыл бұрын
Eu li, é um dos melhores livros q já li na vida! Eu vi o filme da HBO, não gostei, achei que mudaram bastante a história. Ainda não vi essa primeira versão cinematográfica. Vou procurar p ver. O livro é espetacular!!!
@jkakalo Жыл бұрын
Lí este livro nos anos 70. Bradbury era um poeta da ficção,
@A.Santos15 жыл бұрын
Eu sugiro também a triáde distópica anterior escrita entre 1890-1920 e que inspirou /foi copiada em alguns aspectos pela triade mais recente e famosa de Orwell, Bradbury e Huxley, escritas décadas depois: - The New Utopia de Jerome K. Jerome(1890), é um conto bem curto e é o avô de todas distopias; - The Iron Heel de Jack London(1908); - We de Yevgeny Zamyatin(1920). É o que mais gosto do trio. Por vezes chamado o "1984 Russo", mas ocorre o contrário, 1984 é que está mais para a versão inglesa de We, pois este é bem anterior e inspirou Orwell, que inclusive escreveu uma resenha para esse livro do Zamyatin na Inglaterra antes de escrever 1984. Estão em domínio público, inclusive podem ser encontradas em versão audiobook free no librivox ou aqui no youtube.
@paulocmribeiro71146 жыл бұрын
A distopia nada mais é do que o futuro que não queremos (enquanto utopia é o futuro que queremos, um horizonte, uma estrela-guia). O autor nos dá uma visão de como nossa condição pode ficar, e o que é mais importante, como chegamos lá. Isso para que ao percebermos que no horizonte estão surgindo as precondições para que aquela condição ocorra possamos ajustar os rumos de nossa sociedade.
@klaustriaferreira49516 жыл бұрын
Sua Maravilhosaaaa!!! Melhor resenha sobre esse livro! Qndo li, tive as mesmas impressões, mas msm que não as tivesse, ia gostar do msm jeito. Os diálogos do Montag com seu chefe são os melhores, na minha opinião .Adorei!!!
@raizafelixrocha31182 жыл бұрын
Incrível sua capacidade de se atentar aos detalhes, nomeá-los e qualificá-los! Além das coisas que você mencionou muito bem, vejo um sentimento incapacitante na resistência. Há esperança, faz o que se pode ser feito, mas sem "grandes" instrumentalizações. Há momentos que a pessoa fica incomodada com a casualidade que a resistência trata as coisas. O Montag é o cara que toma atitudes mais enérgicas. Mas enfim, as pessoas precisam zelar pelos seus pescoços. Por um momento pensei também que o comandante já tinha feito parte da resistência e os traiu, ele faz citações a muitos autores, o que pode indicar que memorizava livros. Não é um livro denso como 1984, mas há muito o que dizer. Não há saúde mental nesse lugar, na verdade a mídia implanta um sofrimento as pessoas. A esposa do Mildred dormia com uma radioconha ligada aos ouvidos. O sistema de mãos dadas a mídia praticamente escravizam a população que vive condicionada a um modo de vida onde são a extensão das telas e não se enxergam mais, não se questionam sobre si. Quando a tela está desligada e há uma brecha pra você se vê e vê o mundo, as pessoas recorrem rapidamente a entorpecentes ou alguma distração efervescente que possa ocupar e anular sua mente. Dizem que o livro é especulativo, mas há muito profético.
@drakatia493 жыл бұрын
Vou ler. Adorei 1984. Pela sua descrição, tenho certeza que vou gostar deste tb
@romulosouza94066 жыл бұрын
Nossa Tatiana que saudade de assistir aos seus videos, esse livro é daqueles que você deve ler uma página por dia de tão bom que ele é.
@allalerson5 жыл бұрын
Acabei de ler, muito bom. O posfácio, sem palavras.
@yellengabrielly75882 ай бұрын
Eu li a poucos dias esse livro e simplesmente amei ❤
@marcelocruzla116 жыл бұрын
Li recentemente e achei fantástico. Ontem fui assistir ao filme da HBO e não recomendo. Pretendo ver o filme antigo pra ver se faz justiça a essa obra maravilhosa
6 жыл бұрын
Ainda não acredito que não li esse livro. Agora estou ansioso para ler!!!
@reginafernandes30666 жыл бұрын
Este livro é eterno.... fantástico, mudou totalmente a minha maneira de olhar as minorias...
@eduardomerlin41096 жыл бұрын
Tati, antes de tudo parabéns pelos 300K. Eu li esse livro há vinte anos atrás e preciso fazer uma releitura. Parabéns pelo vídeo !
@fernaodenoronha6 жыл бұрын
Cada vídeo q assisto da Tatiana, cada vez mais eu a admiro.
@andrehofmeister15086 жыл бұрын
Muito bom! Me inscrevi hoje no seu canal, após acompanhá-la pelo Instagram. Adorei ler Fahrenheit 451 há alguns anos. Vai voltar pra pilha. Parabéns pelo canal.
@andreribeiro63676 жыл бұрын
Deu vontade de reler haha
@A310-r5b Жыл бұрын
Vc falou sobre o BBB, pois o nome desse reality show é em homenagem ao personagem do livro 1984
@alinebeatriz46856 жыл бұрын
Atualíssimo! Que assustador! Com certeza vou ler esse livro! Fui atrás do vídeo antigo sobre ele mas...fuém... Tati baby saiu do ar....rs...
@_karylaineribeiro6 жыл бұрын
Assistindo todos os anúncios para ajudar o canal que amo 😍 Amei o vídeo, Tati. 😄
@glauberoliveira59976 жыл бұрын
Este será mais um como 1984 nas minhas leituras. Mesmo com o pequeno "spoiler", fato que não me importo, senti ainda mais o desejo de pôr este livro à frente nas minhas leituras. Obrigado por mais uma incrível indicação, Tati. Beijo
@amandahenriques8108 Жыл бұрын
Esse livro é realmente incrível e terminar de ler e logo ver sua resenha me animou ainda mais❤
@VitorRyuzaki6 жыл бұрын
Dá um medo no coração de ler histórias como essa. A semelhança é assustadora!
@IsleyMB6 жыл бұрын
Eu dei um tempo das leituras de distopias justamente porque as coincidências com o presente começaram a me deixar muito assustada e desesperançosa. Mas penso em ler Farenheit futuramente.
@mariasuzanamenin28278 ай бұрын
Tatiana, seu comentário sobre o livro é tão bom quanto ele! Obrigada! O livro é atualissimo pois estamos agora "queimando livris" sem parar graças a interburra, isto é, a Internet! Viram a livraria Cultura em SP fechar? E deixamos isso acontecer??
@deiascampos3 жыл бұрын
Amei sua analise.. terminei de ler o livro essa semana, e vc abordou varias coisas q nao havia me atentado.. Obrigada
@loulivros86466 жыл бұрын
Esse livro é sensacional ! Mais uma leitura fantástica que eu devo ao canal.
@laraabonisio7877 Жыл бұрын
Terminei de ler hj, 3/1/24
@lual96186 жыл бұрын
ONTEM eu pesquisei se tinha resenha desse livro no canal, ai eu vou ver as notificaçoes e tenho essa surpresa, que conhecidencia. Vou pesquisar aqui um nenhum e cem mil, vai que aparece video dele tmb.
@MatheusLima-ig4ne6 жыл бұрын
Tati, notei a referência que fez a banda interpol (que por sinal é um dos meus sons favoritos a obstacle 1), ouvi mais atento a música e realmente aparenta uma alusão discreta à garota que aparece no livro. Ótima resenha!
@robervalplesdafonseca85553 жыл бұрын
Quando comecei a ouvir a resenha achei que tinha errado a resenha e ouvir uma outra resenha de 1984, eles se complementam ( sério ).
@salesanderson3 жыл бұрын
Acabei de ler e sua resenha enriqueceu bastante a visão do livro. Uma parte que me impressionou foi o assassinato de uma pessoa inocente para apresentar à população como sendo o fugitivo Montag! Independente da verdade, "o show não pode parar", e a platéia recebeu o seu prêmio. Liguei automaticamente aos programas policiais da TV, onde se assiste à captura e/ou morte diária de pequenos criminosos, enquanto os grandões do crime permanecem impunes.
@gabimartins68523 жыл бұрын
Acabei de assistir ao vídeo e fui ler o livro, ainda não acabei, mas tinha que comentar. Vale muito a pena a leitura. É tão próximo da realidade na qual vivemos que é desesperador, mas a leitura é bem leve. Algumas coisas me chamaram a atenção: O fato do superior ter dito que pelo fato das minorias se sentirem ofendidas, bem atual esse discurso, livros eram banidos. A idade mínima para a escola estava diminuindo para facilitar a doutrinação. O estímulo ao não pensar, mas só aceitar coisas como verdade: “Ela perguntava muito o porquê das coisas “ disse ao se referir à Clarisse. Também me choca quando ele se refere à falta de importância com a gramática, um tema bem atual também. E quanto a esposa, o vício dela muito se aproxima da relação que algumas pessoas possuem com blogueiras ao escolher por enquetes o que elas vão fazer, vestir, comer etc. O autor tem demasiada exatidão em seu discurso e isso é preocupante. O caminho que a humanidade está escolhendo nos leva ao precipício.
@65Luciane6 жыл бұрын
Este é um dos meus livros favoritos; já li as três distopias, mas sem dúvida o Fahrenheit é o predileto. Preciso reler, embora na primeira leitura já tenha identificado muitas situações que estão muito atuais. Também gostaria de acrescentar o consumo cada vez maior de calmantes e soníferos atualmente, que o Ray previu. Amei o vídeo! Também gostaria de sugerir uma leitura, já leu o livro "Crônica da casa assassinada" de Lúcio Cardoso? Estou terminando de ler e QUE LIVRO!! Estou achando sensacional!! Fica a dica!! Beijos!
@Andre2222222222222226 жыл бұрын
Esse Fahrenheit 451 ano passado no Kindle e amei. Vi que saiu uma adaptação em filme recentemente. Quero até verificar se ficou boa.
@carollice6 жыл бұрын
Um belo dia eu estava ouvindo Simon and Garfunkel no KZbin e um dos vídeos relacionados era o filme Fahrenheit 451. Cliquei, assisti, fiquei obcecada, li o livro em ebook e por fim, comprei a versão física, pois se tornou um dos meus livros favoritos. Livro incrível e vídeo maravilhoso!!
@mpuvoupassar-sf5ml6 жыл бұрын
Vídeo incrível, tive a sorte de ter assistido no 3º ano do ensino médio, e esse filme me impactou, não sabia que existia o livro, vou comprar!!! muito obrigada ♥ , essa é a nossa realidade INFELIZMENTE!