Fantasmas em museus brasileiros

  Рет қаралды 74,085

Paulo Rezzutti

Paulo Rezzutti

6 жыл бұрын

O que a Quinta da Boa Vista, o Museu HIstórico Nacional, o Solar da Marquesa de Santos e o Museu Mariano Procópio tem em comum? Fantasmas, claro! Quando a noite cai os fantasmas se divertem após o fim do expediente em alguns museus brasileiros.
=========================================
Para participar dos passeios do Turismo na História
Pagamento e mais informações, entrem em contato com a Cacau pelo whatsapp (11) 99951-2262

Пікірлер: 631
@claudioluquetti1909
@claudioluquetti1909 4 жыл бұрын
tenho um amigo que trabalhava no museu imperial e toda noite, na cama da Princesa Izabel, o lençol desarrumava, o sensor detectava um calor no local e qdo iam verificar, não tinha nada no local... Ele pediu demissão rapidinho...
@robsoncamposadv
@robsoncamposadv 4 жыл бұрын
Tive a oportunidade de conhecer a afilhada de minha trisavó, que me contou a seguinte história: Meu trisavô comprou uma fazenda no município de Rio Espera/MG. A minha trisavó começou a escutar choros de crianças nas proximidades do moinho d'água onde a tarde ela ia buscar o fubá. Ela ficou impressionada com aquilo e procurou o Padre da cidade para contar o que estava acontecendo. Ele pediu que ela contasse quantos choros e que levasse pra ele o número de velas igual a quantidade de choros. Ela contou e levou as velas. O Padre fez o batismo das velas e contou a minha trisavó o que aconteceu naquela fazenda. O antigo dono fazia com que crianças escravas levassem bebês filhos de escravos que começassem a chorar para o moinho d'água para os jogar na água. Aqueles choros estavam mostrando que aqueles bebês foram afogados. Após o batismo ela não mais escutou os choros. Eu chorei quando ouvi essa história.
@MariaBarbosa-ln3hh
@MariaBarbosa-ln3hh 4 жыл бұрын
Q triste
@anthonywilliams9852
@anthonywilliams9852 4 жыл бұрын
@@MariaBarbosa-ln3hh Minha Nossa Senhora !
@madrakbeys5408
@madrakbeys5408 3 жыл бұрын
Mg e um dos Estados mais mal assombrados q existe as fazendas coloniais e as cidades meu deus
@mariacristina7260
@mariacristina7260 3 ай бұрын
Que tristeza! Meu Deus!
@manoelbrazjunior
@manoelbrazjunior 4 жыл бұрын
Assistindo esse vídeo hoje (27/03/2020) me dá vontade de chorar por saber que não tive a oportunidade de conhecer a Quinta da Boa Vista. Que mesmo que seja restaurado, muito foi perdido para sempre.
@marareginabecker4162
@marareginabecker4162 4 жыл бұрын
Trabalhei no acervo do Dyonelio Machado, escritor gaúcho na PUCRS catalogando as fotos. Ele costumava fotografar a cidade. Havia uma foto grande dele em cima do armário. Todas as tardes quando eu chegava cumprimentava Dr. Dyonelio e a foto caia. Era como se ele me respondesse. As vezes eu estava em dúvida e perguntava algo e a foto caia.
@Silviaeb
@Silviaeb 3 жыл бұрын
Que relato/história maravilhosa!
@vaniasoaresbachiani1486
@vaniasoaresbachiani1486 4 жыл бұрын
Amo a história do Brasil, Sou muito fã da grande estadista D.LEOPOLDINA 🌾🌹❣
@patriciabragadodesterro-sa6854
@patriciabragadodesterro-sa6854 5 жыл бұрын
Olá! Trabalho no Museu Nacional do Rio de Janeiro. Lá sempre teve muitas histórias de fantasmas. Com a tragédia do incêndio, penso que essas histórias não podem morrer. Os funcionários e principalmente os vigilantes têm várias histórias para contar, vários "causos" que precisam ser registrados pois fazem parte da aura do Museu e de sua memória.
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 5 жыл бұрын
Oi Patricia, vc vai estsr na palestra hoje? Queria saber mais sobre essas histórias!
@amaralise
@amaralise 5 жыл бұрын
Patrícia Braga do Desterro - SAE Fscrever um livro com essas historias. Até hoje não me conformo com o acontecido. Visitei o museu algumas vezes. Amava.
@silviaelenaribasmerlin909
@silviaelenaribasmerlin909 4 жыл бұрын
Se eu tenho uma satisfação, é de ter ido mais de 10 vezes no museu de são Cristóvão. Chorei como tantos, vendo as chamas.
@gildagracie9609
@gildagracie9609 3 жыл бұрын
Profunda admiração por PAULO REZZUTTI pela sua admiravel expressividade ao nos brindar com seus conhecimentos sobre a MARAVILHOSA HISTORIA DO NOSSO QUERIDO BRASIL. AOS 85 ANOS DE IDADE ESTOU TOMANDO CONHECIMENTO DE FATOS QUE DESCONHECIA. OBRIGADA PAULO.
@MsSaugusta
@MsSaugusta 4 жыл бұрын
Acho que entendo minha curiosidade com Domitila. Quando eu tinha 18 anos, fiz um trabalho para a universidade no MHN e entrei numa sala aonde tinham um quadro gigantesco da Marquesa de Santos e outros artefatos. Estava sozinha no ambiente e, de repente, a porta bateu. Eu não consegui abrí-la, mas, por sorte, o funcionário do museu que me acompanhava, estava do lado de fora e abriu a porta. ;-)
@joanmarco23
@joanmarco23 4 жыл бұрын
Um arrependimento: não ter conhecido o Museu Nacional em São Cristóvão... 😭😭😭
@MaisAnimado
@MaisAnimado 4 жыл бұрын
Você tevê oportunidade de ir e não foi?
@cintiavaleriano1938
@cintiavaleriano1938 3 жыл бұрын
Eu também não o conheci.
@rodrigoportela1984
@rodrigoportela1984 2 жыл бұрын
Era divino.
@cintiavaleriano1938
@cintiavaleriano1938 2 жыл бұрын
@@rodrigoportela1984 Não seguei a conhece- lo
@camilacavalcante2525
@camilacavalcante2525 2 жыл бұрын
Eu fui, era lindo !!! Dá pena de ver que a história e a cultura não são valorizadas na país!
@katiasilva7866
@katiasilva7866 5 жыл бұрын
Em 1993 foi a primeira vez que fui em Paris. Fui no Cemiterio Père Lachaise. Perto do tumulo de Appolinaire tinha tres pessoas, dois senhores e uma senhora. Todos tres com roupas de época e pareciam ter perto de 80 anos cada; ela de vestido longo, chapéeu, bolsinha e acho que sombrinha, os senhores de terno, relogio de bolso antigo pendurado, terno , chapéu e bengala . Um dos senhores estava declamando um poema e os outros dois do lado dele ouvindo. Eles me perceberam, ficaram meio incomodados, ou acharam estranho (pela cara deles) que eu estivesse là, e nao pararam de declamar mas deu para perceber que estavam achando estranho eu ficar la ouvindo. Tive a impressao que um olhava para o outro, sem estender a minha presença. Depois eu fiquei com vergonha de estar invadindo a intimidade deles e fui embora. Mas hoje em dia eu me pergunto: tres figuras vestidas com roupas de época, nao deveriam achar estranho ou se incomodar com uma pessoa os observando! Um dia falando com um amigo frances que os velhos em Paris usavam roupas antigas, ele nao entendeu e disse que nunca viu isso. Eu nem contei para ele, mas à partir deste instante fiquei na duvida: sera que nao foi fantasmas que eu vi?!
@anthonywilliams9852
@anthonywilliams9852 4 жыл бұрын
Quem sabe ?
@carloseduardot5485
@carloseduardot5485 3 жыл бұрын
Katia mas tu é lerda em...kkkkk
@ReflexoesdaHistoria
@ReflexoesdaHistoria 3 жыл бұрын
@katia Silva fenômeno da vidência! Veja o livro dos médiuns de Allan Kardec. Pedagogo francês que organizou cientificamente todas as informações da relação mundo físico e espíritual. A mediunidade é absolutamente normal. É até biológica.
@rosemarysilva5697
@rosemarysilva5697 2 жыл бұрын
Está parecendo aquele filme do Woody Allen,Meia noite em Paris. Você viajou no tempo.
@barbaramuller5647
@barbaramuller5647 4 жыл бұрын
Meu Jesus amado, esse aí do Tobias foi sisnistro kkk eu assistindo aqui concentrada, a porta aqui de casa deu um estalo e eu dei um pulo de susto kkkkkk Faz mais desses videos!! Paulooooo quero muito um desses passeios seus, meu sonhooooo!!! Volte a fazer depois dessa quarentena, por favor!! :)
@ennesud
@ennesud 6 жыл бұрын
Ameeeiii!!! Amo essas histórias sobrenaturais envolvendo pessoas históricas. Por favor, se puder, faz mais vídeos com esse tema.
@thataquerque
@thataquerque 5 жыл бұрын
Uns anos atrás, fui com um grupo de amigas, visitar o museu daqui da cidade de Osasco. Ao subir um andar, nós vimos uma mulher de branco que correu e sumiu, quando terminamos de subir, vimos várias reportagens na parede do museu dizendo que visitantes já tinham relatado várias vezes ver uma mulher de branco correr naquele andar!!!! Ficamos amedrontadas!!!
@monicadesouza1732
@monicadesouza1732 6 жыл бұрын
Que tal um vídeo sobre passagens secretas em museus, conventos e etc? ☺️
@fatimamotta12
@fatimamotta12 6 жыл бұрын
Boa idéia Mônica.
@monicadesouza1732
@monicadesouza1732 6 жыл бұрын
Fatima Motta tomara que Paulo Rezzutti aceite esse tipo de pesquisa. Como rota de fuga ou não, passagem secreta é mistério puro 😂😂😂
@cecybraganca9729
@cecybraganca9729 6 жыл бұрын
Tmbm gostei
@monicadesouza1732
@monicadesouza1732 6 жыл бұрын
Cecy Bragança 👏👏👏👏☺️
@fatimamotta12
@fatimamotta12 6 жыл бұрын
Mônica vamos fazer uma campanha para isso. Em todas as postagens dele vc sugere e nós assinamos embaixo. Deve ter muiiitaass passagens secretas nesses Museus e fantasmas também.
@jaimepereirareis
@jaimepereirareis 6 жыл бұрын
Meu caso é de quando eu fui ao Museu Imperial. Perguntei ao segurança se não aparecei fantasma lá à noite e prontamente ele respondeu: À noite eu nunca vi mas durante o dia, quando está aberto, já ví vários. rsrsr
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 6 жыл бұрын
Uia!!! Eu bem que desconfiava. Dá próxima vez vou ter um bapo com os seguranças!
@cecybraganca9729
@cecybraganca9729 6 жыл бұрын
E minha impressao ou esse segurança chamou todo mundo q visitava la de fantasma?
@jaimepereirareis
@jaimepereirareis 6 жыл бұрын
Acho que sim. Mas no contexto da conversa, a resposta dele estava mais próxima do bom humor do que de uma agressão.
@josianemartins2672
@josianemartins2672 5 жыл бұрын
Jaime boa!🤣🤣🤣
@milenissima2
@milenissima2 4 жыл бұрын
Tem certeza que esse segurança não era um fantasma? 👻👻
@lemoncurry5709
@lemoncurry5709 6 жыл бұрын
Faz uma parte 2 desse vídeo por favoooooorrrrr
@silviacristinahein8555
@silviacristinahein8555 6 жыл бұрын
Uaauuu adoro histórias de fantasmas, pena que nunca vi. Paulo tem também em São Paulo a história da Sebastiana de Melo Freire, dizem que a casa onde ela viveu reclusa e morreu e hoje se não estou enganada é o "Centro de Preservação Cultural " é assombrada, as pessoas que passam perto ouvem os gritos da Sebastiana mais conhecida aqui na minha cidade como dona Yayá.
6 жыл бұрын
eu faço mestrado no museu nacional, já quase despenquei dessa escada diversas vezes, se é a que eu estou pensando (uma escada caracol na parte da geologia) ela é bem apertada e feita num lugar claustrofóbico, pouco ventilado e quente, por si só já é motivo suficiente pra causar mal estar, fora isso, a escada é bem antiga e meio torta, e ainda por cima, nas poucas aberturas de ventilação, as vezes saltam gatos, sim GATOS kkk, que além dos sustos já quase causaram acidentes. Quanto aos causos sinistros, muita gente comenta e muitos funcionários, desgostam de ir em alguns lugares do museu, já fiquei lá de noite e confesso que já vi alguém passando num corredor mas, prefiro pensar que era alguém fazendo serão que nem eu kkk
@lianarorizrodarte4194
@lianarorizrodarte4194 5 жыл бұрын
Ichiiiiiiiiiiiii q pena q pegou fogo
@georginaayres4205
@georginaayres4205 4 жыл бұрын
Que história interessante!!!
@MariaBarbosa-ln3hh
@MariaBarbosa-ln3hh 4 жыл бұрын
Vish
@alessandrabizarelli8794
@alessandrabizarelli8794 4 жыл бұрын
Quando criança ouvia que os andares superiores eram assombrados e principalmente pelo fantasma de Leopoldina,ficava morrendo de medo quando ia lá kkkk
@MariaBarbosa-ln3hh
@MariaBarbosa-ln3hh 4 жыл бұрын
@@alessandrabizarelli8794 mas Leozinho era uma Imperatriz tão inteligente. Acho que no Além ela deve ter coisas mais interessantes pra fazer que dar susto no povo 😎😎😎😎
@danielacharatz9263
@danielacharatz9263 4 жыл бұрын
Ela , Princesa Leopoldina, não poderia estar la, foi uma mulher tão boa, uma santa, deveria estar elevada num lugar bem melhor.
@cintiasouza6186
@cintiasouza6186 3 жыл бұрын
Pra mim os empurrões dados na escada frequentada pelo Adm no antigo Palácio de São Cristóvão era coisa do Calaça (Francisco Gomes da Silva). Com certeza virou um espirito obcessor dentro do Palácio, afinal apesar de quase ter se tornado sacerdote quando jovem, na velhice antes de morrer em Lisboa confessou somente amar às mulheres, a farra e o dinheiro. Realmente se em vida não era um espírito de luz, pós morte com certeza se tornou um obcessor. Nunca perdoo a D.João IV e a Maria Amélia a sua expulsão da vida do Palácio. Depois de falecido deve ter resolvido ficar por lá atrapalhando mais que ajudando a vida dos brasileiros como vingança.
@cintiasouza6186
@cintiasouza6186 3 жыл бұрын
Pra mim os responsáveis indiretos pela morte de Leopoldina foram D. Pedro I, Domitila e Chalaça. Pra mim Leopoldina esta entre os anjos.
@raulluarr
@raulluarr 3 жыл бұрын
@@cintiasouza6186 Francisco gomes foi próximo de Amélia após a morte de dom Pedro I, ele perdoou sim e ele não morreu no paço, desculpa mas você viajou um pouco.
@cintiasouza6186
@cintiasouza6186 3 жыл бұрын
@@raulluarr Pede pro Paulo então fazer um vídeo mostrando a carta a Dona Leopoldina perdoando o Calaça por todas as merdas que ele fez! Duvido que isso exista. Me desculpa ... mas não concordo com você. Ações deploráveis não tem perdão. E a pessoa que defende mal carácter, boa coisa não é.
@cintiasouza6186
@cintiasouza6186 3 жыл бұрын
@@raulluarr A propósito ... pelo que vejo vc não entende de religião espírita. Pessoas que falecem em outros locais como hospitais ou outras residências e locais alheios podem ficar presas e vagando em locais de trabalho, caso elas tenham considerado esse local como casa. Isso acontece com pessoas apegadas a carne e a itens materiais como tudo leva a crer que Calaça foi. Esse cara só gostava de sexo, poder e dinheiro. Enfim ... mesmo tendo estudad para ser padre ... foi pobre de espírito.
@janainaegito5685
@janainaegito5685 6 жыл бұрын
Caro senhor Paulo Rezzutti, aqui em Recife tem vários pontos Históricos assombrados: A faculdade de direito do Recife, o forte das 5 pontas e a antiga casa de detenção, atual casa da cultura, quando fui lá levei um tropeço quando ia descendo da varanda onde ficavam os guardas, tem também a praça chora menino que é famosa pelos fantasmas, o teatro Santa Isabel e entre outros, lhe recomendo um livro de Gilberto Freire acho que é contos do Recife assombrado.
@lucinhadadaaccioly5627
@lucinhadadaaccioly5627 6 жыл бұрын
Janaina Egito tem a Emparedada da rua Nova, que até virou filme.
@yanny1203
@yanny1203 4 жыл бұрын
@@lucinhadadaaccioly5627 Recife é riquissimo em monumentos assombrados...
@taciguedes
@taciguedes 4 жыл бұрын
Na verdade, o livro de Gilberto Freyre se chama "Assombrações do Recife Velho". É bem legal, inclusive. Outro também na linha de suspense é "A emparedada da Rua Nova", citado aqui em cima, escrito por Carneiro Vilela (é MUITO bom). Além disso, aqui em Recife tem vários passeios sobre as assombrações da cidade. É muito divertido, vale a pena.
@andreiarochacravopiano4694
@andreiarochacravopiano4694 3 жыл бұрын
E a Cruz do Patrão. O lugar mais mal-assombrado de Recife.
@nyyi1961
@nyyi1961 4 жыл бұрын
O que me deixa encantada , é que vc consegue contar os acontecimentos como se estivesse na época e nos contando como amigos !!! Maravilhoso !
@arthurbaz2
@arthurbaz2 6 жыл бұрын
Belo vídeo, Paulo! Aqui em Minas o que não falta é história de fantasma, imagino que toda família tem um "causo" de alma penada pra chamar de seu! Mesmo em BH, cidade moderna que surgiu no auge da arrogância positivista da primeira república, temos muitas histórias de fantasmas. Uma delas é a da dona Maria papuda: antes da construção da nova capital, havia onde hoje é a área planejada o centro do arraial. E justamente onde desejava-se construir o palácio da Liberdade, sede do governo mineiro e residência do governador, habitava uma velha que algumas versões também creditam ser conhecida como a bruxa do arraial. E ela se recusava de todo jeito a ser retirada da sua propriedade, tanto que acabou sendo retirada à força. Inclusive, parece que nos laudos da polícia ela consta como "Maria Papuda", nome pelo qual era conhecida em razão do seu papo (o bócio era doença comum na região até meados do século XX). Dona Papuda rogou uma praga: todos os governadores que lá entrassem iam morrer. De fato, um número significativo de governadores morreram lá no palácio! Dizem que, por isso, o então governador Juscelino Kubitschek tomou a decisão de transferir a residência oficial para um novo palácio, o Palácio das Mangabeiras. Itamar Franco, quando fui governador (entre 1998 e 2002), relatou também que o palácio era mal-assombrado, as portas e janelas fechavam do nada (aí já é totalmente explicável pelo efeito da ventilação cruzada no palácio) e que lá tinham muitas assombrações... Sem me delongar muito, outro caso famoso por aqui é o da Loira do Bonfim, uma mulher que, segundo contava meu avô (e aí a história vai variar muito de acordo com a idade de quem conta e onde ela morava), toda noite pegava o bonde, descia em frente ao cemitério do Bonfim e desaparecia. Mas também contava o meu avô que, um dia, descobriram que era, na verdade, um homen com peruca que pregava peças. Mas acho que essa parte ele me disse para eu não ficar com medo! Que eu lembre por agora é isso, mas pesquisando tem muito mais.
@rosemarysilva5697
@rosemarysilva5697 4 жыл бұрын
Também sou professora de História e de Belo Horizonte. Tem o fantasma do Maleta, do prédio da Guanabara, que pegou fogo, os fantasmas dos pedreiros do Parque da Gameleira. Eeeee,tem um tanto!
@karlalilas1508
@karlalilas1508 4 жыл бұрын
Olá Paulo! Há uns 15 anos atrás mais ou menos eu visitei o Museu da Quinta com meu filho e meu marido pois gostávamos muito de passeios assim ... Mas nossos propósitos eram diferentes um do outro; meu marido queria ver as exposições junto com meu filho e o meu era ficar prestando atenção no lugar mesmo, imaginando como seria a vida naquele lugar no tempo da família real. Me lembro bem que no local da exposição das borboletas eu me encostei no peitoral de uma janela que dava para um jardim de inverno lá embaixo e fui tomada de uma tristeza profunda...eu ficava olhando lá para esse jardim de inverno e não conseguia me afastar daquela janela... Até meu filho ir me chamar para irmos em outro local. Passei por uma outra janela que estava fechada porém dava pra ver o lado de fora do museu (acho que era do lado esquerdo) e aquela tristeza profunda novamente. Eu não sabia nada da vida da Imperatriz Leopoldina a não ser que era a esposa de Dom Pedro I, mas quando chegamos lá fora nos jardins, vi uma estátua dela, senão me engano com Dom Pedro II pequeno e quando li a data do seu nascimento e da sua morte, fiquei impressionada como ela teria morrido jovem. Viemos embora e eu não tinha vontade de conversar com ninguém. Então resolvi ler mais sobre a vida dela e quando li que ela morreu lá, e ainda por cima esperando Dom Pedro, fiquei super assustada, pois percebi que por amor que ela tinha a Dom Pedro certamente preferiu ficar como espírito ali, presa a esse passado. Te digo que fiquei assim muitos dias, até pálida eu já estava e aquela vontade de ficar só, curtindo uma tristeza que não era minha, até que resolvi reagir; fui em uma igreja, assisti a missa e depois fui no cruzeiro das almas acender uma cx de velas e pedir às Almas Santas e Benditas que levassem aquele espírito de tristeza para um lugar de luz e descanso. Que lhe fosse permitido encontrar a paz... Bom em relação a mim deu certo, voltei para casa com a alma mais leve e dentro de uns 3 dias mais ou menos eu já havia me recuperado 🙏 Nunca mais voltei lá. Fiquei chocada com o incêndio que destruiu tudo... Lamentável!!! Não sei se outras pessoas repararam nos vídeos do incêndio que em uma janela lá em cima parecia um vulto olhando de uma janela 😨😨
@aylacristina7295
@aylacristina7295 5 жыл бұрын
Uma dessas estórias já aconteceu comigo (e olha que eu não sou muito de acreditar nessas coisas de espíritos): uma vez quando eu tinha 15 anos eu fui com a turma da escola ao museu de Petrópolis e enquanto o pessoal tava no banheiro, outros estavam vendo as carruagens e o resto estava andando e tirando fotos no jardim, eu tava andando TOTALMENTE sozinha bem na frente do palácio e de repente eu olhei pro alto, pra sacada do museu e vi uma negra toda de branco com roupas de escrava.(parecia muito com as roupas daquelas baianas que vendem acarajé por aí) Ela tava debruçada na sacada. Na hora eu não me liguei mas depois quando eu cheguei perto do local onde ficam as carruagens é que eu percebi que aquilo era estranho. Voltei pra tentar vê-la de novo mas ela já tinha sumido. O detalhe é que o museu ainda não tinha aberto, só os jardins e a área das carruagens estavam funcionando pra visitação, pouquissimos funcionários tinham chegado mas ainda não haviam entrado no palácio, eu vi que todos os que chegaram tinham ido só no salão das carruagens, O PALÁCIO TAVA TODO FECHADO, TOTALMENTE TRANCADO. Vocês acham que realmente pode ser um fantasma que eu vi?
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 5 жыл бұрын
Uau! Que medooooo
@jaquelineduarte5822
@jaquelineduarte5822 4 жыл бұрын
Nossa Paulo essa foto me deu arrepios.Gostei muito das historias de fantasma nos conte mais por favor.
@leandromarques5269
@leandromarques5269 5 жыл бұрын
Ah que orgulho do meu Museu Mariano Procopio...passei parte da minha infância nos jardins da casa e até mesmo na casa hhahahah graças ao bom Deus, nunca vi nada e nem sabia que o mausoléu da família ficava nos jardins! ❤
@sandrareis9691
@sandrareis9691 4 жыл бұрын
Amei!Sei que eles existem e respeito. Gosto muito dessas estórias desde criança e sempre vi coisas estranhas.Continue .Sua narração é convincente e vai direto ao ponto.👏👏👏
@fernandamontes2125
@fernandamontes2125 Жыл бұрын
No Museu da Quinta da Boa Vista, tem a lenda da múmia da princesa que se move dentro do túmulo. Eu morava no Bairro de São Cristóvão e sempre passava os domingos passeando na Quinta, isso na década de 50.
@franciscaidelzuitdias6953
@franciscaidelzuitdias6953 5 жыл бұрын
Eu vi um vulto/fantasma no museu de paleontologia, em Santana do Cariri, no Ceará. Não sei a história do imóvel.Bom, eu estava com uma turma de alunos em uma aula de campo e vi uma jovem passando rápido para uma sala isolada e eu pensei que fosse uma aluna, fui atrás e que surpresa: não tinha ninguém! Sai correndo para junto da turma!!
@informacoesbasicas272
@informacoesbasicas272 2 жыл бұрын
Ela tinha entrado no banheiro.
@franciscaidelzuitdias6953
@franciscaidelzuitdias6953 2 жыл бұрын
@@informacoesbasicas272 não tinha banheiro , nessa sala, era tipo um depósito.
@informacoesbasicas272
@informacoesbasicas272 2 жыл бұрын
@@franciscaidelzuitdias6953 Meu Deus, é melhor nem ver essas coisas. Eu teria ido embora de tanto medo...
@franciscaidelzuitdias6953
@franciscaidelzuitdias6953 2 жыл бұрын
@@informacoesbasicas272 é porque eu fui sem pensar , um pouco no automático talvez, e somente quando cheguei na sala que me surpreendi por não encontrar ninguém...fiquei como um medinho sim! Porém aterrorizador foi na casa de um falecido coronel, nesta mesma cidade , mas a história é um pouco longa...
@taticaeiro5534
@taticaeiro5534 6 жыл бұрын
Que delícia de vídeo. Amei essa história da foto.
@monicaoliveira5935
@monicaoliveira5935 6 жыл бұрын
Trabalhei no setor financeiro em um Hospital e quando era 6hr da tarde, as pessoas desciam....por causa das almas penadas..6hr15mim voltavam ao trabalho...acredito que nos cariocas gostamos de fantasmas
@merisbp
@merisbp 4 жыл бұрын
Os fantasmas apareciam às 18h é depois iam embora?
@monicaoliveira5935
@monicaoliveira5935 4 жыл бұрын
@@merisbp eu nunca vi fantasma algum, mas alguns espiritas diziam que existam muitos ali.
@merisbp
@merisbp 4 жыл бұрын
@@monicaoliveira5935 moro em Santa Cruz do Sul, RS. Aqui na minha cidade também tem alguns prédios históricos com fama de assombrados. Ainda bem que também nunca vi nada
@evelynfunck1683
@evelynfunck1683 5 жыл бұрын
Tive ataques de riso com este vídeo! Como este tema pode ser tão divertido, mesmo carregado de tintas tão sombrias, é um enigma. Mas tive que me controlar aqui pra não dar risadas muito sonoras, porque já passa de meia noite. Aliás que horário propício para assistir vídeos sobre fantasmas! No edifício Martinelli na rua São Bento existem muitos fantasmas, inclusive o da loira que é sempre vista de costas. Também existem as lendas dos fantasmas do Largo de São Francisco, mesmo porque existe uma tumba lá, do alemão Julius Frank, o professor que lecionava para alunos pobres poderem ingressar na faculdade de Direito. Seria bem legal um vídeo sobre este tema! Que vídeo espetacular! Como foi divertido. Parabéns, muito bom mesmo!
@rebecaaraujo4865
@rebecaaraujo4865 6 жыл бұрын
Hahaha... Paulo falando da Alerj eu tive uma chefe agnóstica fervorosa, que trabalhava lá, bem onde era o calabouço... e muita das vezes ela saia tarde da noite e ouvia barulhos de correntes. E não foi uma nem duas vezes... foram varias vezes... vindo de uma pessoa agnóstica, a gente já para para ouvir e pensar nas coisas.. um bj e excelente vídeo. Até a próxima.
@andreiacantizano6961
@andreiacantizano6961 6 жыл бұрын
Rebeca Araujo Uma pessoa agnóstica aceita a possibilidade do sobrenatural existir. Acho que vc está confundindo com ateísmo. Eu costumava ouvir, sentir e ver espíritos quando era católica e continuei com isso ao me tornar agnóstica. Desde que optei pelo ateísmo, parei de ter essas experiências.
@rebecaaraujo4865
@rebecaaraujo4865 6 жыл бұрын
Andréia Cantizano pode ser sim, que eu tenha confundido e obrigada pela observação. De qualquer forma vindo dela que foi chocante. 🙂
@andreiacantizano6961
@andreiacantizano6961 6 жыл бұрын
Rebeca Araujo Sem problemas! :) É um erro bem comum.
@celestinoross5367
@celestinoross5367 Жыл бұрын
Episódio muito legal! Sorocaba/SP.
@lauraturella7603
@lauraturella7603 2 жыл бұрын
Fui muito ao Solar da Marquesa quando trabalhava na Rua Brigadeiro Tobias. Só depois descobri que ele havia sido marido dela. Nunca vi nada, mas acho que gostaria de ter visto. As varandinhas destes 3 cômodos fazem a gente se transportar para aquela época. Vou adorar participar destes passeios quando retornarem.
@mateusfragoso5159
@mateusfragoso5159 6 жыл бұрын
Eu já cai nessa escada da Quinta! Pra mim é Teresa Cristina querendo deixar o povo manco igual a ela!! 😂😂
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 6 жыл бұрын
Que maldadeee 😂😂😂😂
@elisandramarin9290
@elisandramarin9290 3 жыл бұрын
kkkkkkk
@cintiavaleriano1938
@cintiavaleriano1938 3 жыл бұрын
Coitada ! Da Tereza Cristina era uma alma muito boa está bem longe da terra.
@vandersonalves8513
@vandersonalves8513 3 жыл бұрын
Eu também já cai kkkkkk
@marciofonsecamello8559
@marciofonsecamello8559 4 жыл бұрын
O filme com à atriz Nicole Kidman chamado: Os Outros aborda toda essa questão dos fantasmas e casas mal assombradas. Assista ele é imperdível!
@marildamenarinlima6290
@marildamenarinlima6290 4 жыл бұрын
Muito bom amei .
@renatomaracaja4600
@renatomaracaja4600 6 жыл бұрын
Faço faxina e tenho uma aula maravilhosa.
@lizyborges
@lizyborges 2 жыл бұрын
Ana Jansen! Cresci com meu pai contando sobre essa mulher rica e perversa de São Luís- MA, na época do Brasil Império! Seria legal conhecer detalhes!
@sarahsouza3328
@sarahsouza3328 4 жыл бұрын
Confesso q tenho curiosidade e certa vontade de ver o fantasma da Leô, mas não me admiraria se eu saísse correndo e gritando numa possível oportunidade 😅
@rosemarysilva5697
@rosemarysilva5697 4 жыл бұрын
Dona Leopoldina, era uma pessoa iluminada e bondosa, se foi deste mundo e não voltou. Quem deve estar por lá, é a marquesa de Santos.
@anaclaudiaribeiro2558
@anaclaudiaribeiro2558 3 жыл бұрын
Não essa ai virou santa milagrosa Amante virar santa Só aqui mesmo viu Duas mulheres que eu mais tenho ranso na vida A tal da Eva e a Domiranha de castro canto e melo
@rosemarysilva5697
@rosemarysilva5697 2 жыл бұрын
@@anaclaudiaribeiro2558 a Domitila está pagando por tudo o que fez. A Eva,Deus já a perdoou.
@fatimamdealmeida186
@fatimamdealmeida186 3 жыл бұрын
Paulo...Eu sou nascida e passei grande parte da infância ( até os 11 anos de idade) em Juiz de Fora. Quando tinha entre 5 e 8 anos , o meu passei favorito era ir ao Museu Mariano Procópio. Mesmo tendo alguns brinquedis de parque de diversões) eu gistava mesmo era de ir ao jardim da casa-sede " brincar com meus amigos de rou pas bonitas". Minga mãe ficava desesperada com isto! E eu às vezes até pedia " como presente" ir lá ( aniversário e dia das crianças). Adorava correr e brincar de pique - esconde no jardim com meus amigos de " roupas bonitas". Pra mim era normal. E minga mãe depois de 1 ou 2 dias me levava para " benzer", de tão assustada q ficava. Lembro-me de 2 meninas e 1 menino. Nada falavam. Corríamos,escondíamos e ríamos muito. Quando cinto usto a amigos que são da família Procópio, eles sabem.destas histórias e falam os prováveis nomes das crianças. E todas as vezes que eles falam em me mostrar os retratos ( segundo a minha descrição), os retratos " desaparecem". Eles já até anotaram as mingas dedcrições há uns 8 - 10 anos atrás. E nunca consegui ver os retratos...
@lidetemichielin1773
@lidetemichielin1773 5 жыл бұрын
Como arquiteto, VC é um ótimo contador de historias! Muito bom!
@analuciaandradedeoliveira3219
@analuciaandradedeoliveira3219 6 жыл бұрын
Eu sou baiana gostaria que você falasse muito sobre a condessa de Barral e sobre o Castro Alves. Amo seus vídeos
@luarodrigues6463
@luarodrigues6463 4 жыл бұрын
Sou apaixonada pelas histórias do Dom Pedro e da imperatriz Leopoldina. Meu sonho é conhecer Petrópolis. Por favor me ajude
@crislanykerlinesantossilva8144
@crislanykerlinesantossilva8144 4 жыл бұрын
A amante de dom pedro 2 segundo a miseravel
@margaridaleitao7670
@margaridaleitao7670 4 жыл бұрын
@@crislanykerlinesantossilva8144 . .7jn.. . 00 v L
@margaridaleitao7670
@margaridaleitao7670 4 жыл бұрын
@@crislanykerlinesantossilva8144 . .7jn.. . 00 v L
@MissRetata
@MissRetata 3 жыл бұрын
"...acredito que lá tem mais funcionário fantasma que fantasma..." 😂😂😂😂 Bem legal ssas histórias ajudam incentivar as pessoas a visitarem mais os museus😉
@sergiotorquato6039
@sergiotorquato6039 4 жыл бұрын
Dizem que no Palácio da Alvorada em Brasília o espírito de Juscelino Kubitschek toca sua música predileta, Peixe Vivo, ao piano em algumas madrugadas. O presidente Itamar Franco teria deixado de morar lá por conta desse festival noturno.
@rosemarysilva5697
@rosemarysilva5697 4 жыл бұрын
Pena que outros presidentes não tenham visto também.
@telmalima4275
@telmalima4275 4 жыл бұрын
Tô amando esse canal adoro história em geral
@compositortiagoprado
@compositortiagoprado 6 жыл бұрын
Boa noite Paulo. Eu sou do interior de São Paulo mas moro em Araxá - MG desde 1997. Trabalhei por pouco mais de seis anos como monitor nos Museus Históricos daqui e algumas histórias como essas também são bem comuns. No "Museu Histórico - Dona Beja" algumas pessoas dizem ter visto vultos e era muito comum as pessoas dizerem se sentir mal ao passar por determinados cômodos. O "Memorial de Araxá" é dedicado à história mais recente da cidade. Seu acervo é composto de objetos doados por familiares dos mais "ilustres" cidadãos araxaenses. Muitos relataram se sentir mal visitando esse acervo e é muito comum vultos serem "vistos". Particularmente fiquei mais tempo no museu sacro da igreja de São Sebastião. Várias pessoas dizem ter sentido presenças, visto vultos e coisas do tipo. Era muito comum portas se fecharem, rangidos serem ouvidos e janelas baterem. Como bom cético, acredito particularmente que boa parte desses "Fenômenos" tenham se dado em função da idade do prédio (é do início do século XIX) e ao tipo de construção (A escada do museu Dona Beja é um suplício a parte que também já gerou alguns bons tropeções). Mas as histórias ouvidas nesse tempo foram deliciosas. Uma curiosidade é que o "construtor" da igreja de São Sebastião, chamado Bento Antônio da Boa Morte, foi sepultado na entrada principal da igreja (ninguém foi enterrado dentro e o cemitério que havia no fundo já foi removido, sendo ele o último "morador"). Muitas pessoas tentam pular o túmulo para entrar na igreja, dão a volta ou fazem o sinal da cruz e muitos falam em se sentir mal por pisar no túmulo para poder entrar. Segundo a lenda ele teria pedido para ser enterrado na porta principal porque, dizia que como não se lembrariam dele após a morte que ao menos passassem por ele ao entrar na igreja que ele tinha edificado..... vai saber. Aqui em Araxá no entanto, o campeão de relatos do além é o Grande Hotel e as Termas no complexo do Barreiro. Fantasmas são vistos no parque, nas termas e especialmente no Hotel. Particularmente nunca vi nenhum, mas os relatos de hospedes e funcionários são famosos por toda a cidade, em especial de um que teria se matado no poço do elevador após perder dinheiro ( o hotel tinha um cassino no início. Os relatos vêm desde a década de 50 e continuam até hoje. Como eu disse nunca vi nada, ouvi muitos ruídos, levei alguns tropeções (escada traiçoeira!!!!!), mas saí tão cético quanto entrei. Os moradores daqui adoram..... os visitantes mais ainda!!!!! PS: Obrigado pelas dicas dos dois livros (os seus). Fui muito bem atendido pela editora e ainda consegui garantir os dois livros. Um grande abraço Tiago
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 6 жыл бұрын
Que legal!!! Adorei as histórias!
@compositortiagoprado
@compositortiagoprado 6 жыл бұрын
Só completando. Recebi os livros hoje. Muito legal.
@anthonywilliams9852
@anthonywilliams9852 4 жыл бұрын
o Collor se hospedou no grande hotel de Araxá antes de tomar posse.
@compositortiagoprado
@compositortiagoprado 4 жыл бұрын
@@anthonywilliams9852 Sim, ele esteve lá outras vezes, inclusive depois de "ser renunciado" rsrs. Como pode ver são muitos fantasmas....
@achrisferreira
@achrisferreira 3 жыл бұрын
A vida toda desde criança visitava o museu nacional. Amava ir ao museu . Uma pena que nos últimos anos sempre estava em obras, fechado, na verdade bem abandonado nos últimos governos até que pegou fogo. Uma grande perda para o RJ.
@gilson1321
@gilson1321 4 жыл бұрын
Me chamo Gilson, meu pai hoje falecido, foi funcionário do museu Nacional da Quinta da Boa Vista durante muitos anos, ao qual até a sua aposentadoria. Ele constantemente fazia relatos de aparições e de acontecimentos sobrenatural no interior do Museu. Múmia que por várias vezes era vista sentada no sarcófago, lustre que balançava com a sala completamente fechada e sem corrente de ar, uma mulher vestida com roupa de época olhando o movimento de trabalho deles, aparição de um homem lindo como Jesus Cristo que se transformou perante aos olhos de um dos funcionário em um demônio horrível, relatórios e discussões eram ouvidos por vigias noturno, meu próprio pai uma vez trabalhando sozinho após o horário de abertura para visitantes levou 3 sopros gelados no ouvido que nunca mais queria trabalhar fora de hora neste lugar, e muitos outros acontecimentos Se você não acredita em sobre natural, dê uma olhada para trás de vc.
@euridicesacramentomariani6953
@euridicesacramentomariani6953 2 жыл бұрын
Impressionante seu relato. Já ouvi muitos relatos sobre essa múmia.
@sarahsouza14
@sarahsouza14 5 жыл бұрын
Adoro seus vídeos, vim rever este e me deu uma tristeza profunda em ver você falando do museu nacional e saber que não o temos mais.
@marisahelenaferreira8450
@marisahelenaferreira8450 6 жыл бұрын
Olá. Eu moro em Sorocaba no Bairro Brigadeiro Tobias, no qual existe o Casarão do Brigadeiro Tobias. Na verdade é a sede da fazenda onde a mãe do Brigadeiro teria terminado seus dias. Ali existe a lenda do fantasma de um escravo que foi condenado a morte por assassinato. Ele ronda o terreno em volta da casa, segundo me contou um funcionário. Lá funciona o Centro de Estudos do Tropeirismo. Sobre a Marquesa de Santos também, diz-se que ela teria se hospedado com o Brigadeiro na casa que serve como Museu Histórico Sorocabano, dentro das dependências do Parque Quinzinho de Barros. Uma construção colonial feita em taipa de pilão, possuindo armários com fundo falso e corredores ocultos e desde a passagem dela e do Brigadeiro ficou conhecida popularmente como a casa da marquesa.Grande abraço! Aprecio muito seu trabalho!
@dublavoice
@dublavoice 5 жыл бұрын
2:40 até 5:32 infelizmente não existe mais o palácio/museu :(
@carlabattistella1483
@carlabattistella1483 3 жыл бұрын
Amoooo histórias famtasmagoricass
@cristinaurban7171
@cristinaurban7171 2 жыл бұрын
Adoro estas histórias de fantasmas 😄😄😄👏👏👏
@anemota
@anemota 6 жыл бұрын
Oi Paulo, tudo bem?! Me lembrei do caso do fantasma do Castelinho, lá em Paranapiacaba. Dizem que algumas pessoas já viram o vulto do engenheiro chefe da São Paulo Railway, Daniel Fox, sem contar os barulhos estranhos que vem da casa! Eu vou pelo menos uma vez por ano em Paranapiacaba e, das vezes que visitei o Castelinho (que é um pequeno museu), nunca vi e nem ouvi nada...
@flordeliz3069
@flordeliz3069 6 жыл бұрын
Nossa, tanto tempo passou e esse povo continua por aqui? Essas almas estão precisando de reza 😄😄😄😄
@anaflaviablqlima9710
@anaflaviablqlima9710 4 жыл бұрын
Professor obrigada pelos vídeos!
@sandraochsendorf3969
@sandraochsendorf3969 4 жыл бұрын
Nossa, como eu adoro ficar ouvindo as suas histórias!! Parabéns !!
@cinthyahayka
@cinthyahayka 5 жыл бұрын
Melhor vídeo!!! Adorei!! Mas agora com o incêndio do Museu do RJ fico aqui pensando.. o que será que acontece com os fantasmas quando um palácio, enfim, uma construção é demolida???
@paularomano2713
@paularomano2713 5 жыл бұрын
... os fantasmas ficam reais. Bem mais visíveis.
@arthurreis1284
@arthurreis1284 3 жыл бұрын
Eles são realocados, por exemplo a Leopoldina deve ter ido para a Áustria
@antoniamariaribeiromoura9170
@antoniamariaribeiromoura9170 3 жыл бұрын
@@arthurreis1284 kkkkkj
@patriciabragadodesterro-sa6854
@patriciabragadodesterro-sa6854 5 жыл бұрын
São histórias que envolvem a família Imperial e também as múmias. Precisam ser registradas.
@fanuel_mota
@fanuel_mota 6 жыл бұрын
Existem muitas histórias de quem mora próximo à linha da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
@guilhermeguerrante2188
@guilhermeguerrante2188 6 жыл бұрын
Trabalho na Uerj e temos vários relatos de fantasmas; como o da "loira do banheiro", como vários fantasmas juntos, fazendo algum tipo de atividade. Como é um prédio muito escuro, por conta de sua arquitetura, por ali no terreno ter sido a favela do esqueleto e por ter ocorrido vários suicídios no local, acaba suscitando lendas urbanas, mas eu mesmo nunca vida nada.
@cvasg290601
@cvasg290601 5 жыл бұрын
Amei ! Seria muito interessante um livro com esse tema e com os cemitérios também. Um abraço.
@rutepena3728
@rutepena3728 11 ай бұрын
Assistindo em 29 de julho de 1923, gostei muito, sou do RS norte do estado.
@sachajosi
@sachajosi 4 жыл бұрын
Amo suas postagens.
@juliocalazans
@juliocalazans 6 жыл бұрын
O termo "TREM" ate hoje é usado no Exécito, "Área de Trens de Combate", "Trens de Estacionamento", etc. Na verdade é todo o volume de material, como munição, equipamentos, medicamento dentro de outras coisas que não precisa estar na frete de combate, porem tem que estar perto. Como eram carregadas em carroças (hoje caminhões) um atraz do outra formando um trem... Eu acredito que o termo trem saiu dai, pois em portugal o que chamemos de trem aqui é chamado de comboio e aqui chamamos de muitos carros ou caminhões em fila de Comboi. Da mesma forma o mineiro chama obijetos de "TREM", daí toma o sentido de coisas, que tambem não deixam de equadrar.
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 6 жыл бұрын
Julio, é isso mesmo! Os dicionários bem antigos da língua Português (Bluteau, Moraes, Silva Pinto, etc), dão que trem tanto pode ser o conjunto de pessoas como utencílios ou bagagens que acompanham alguém. Muito antigamente havia a expressão "Trem do príncipe", que eram as pessoas e bagagens que acompanhavam o nobre e por aí vai, vem daí realmente o nosso "trem" que, assim como o train (francês e inglês) tem origem na mesma palava latina trahere, que vem de "tirar" ou "puxar". As fábrica do trem de artilharia nada mais era do que a fábrica dos armamentos de guerra, que eram "carregados", "puxados" junto ao movimento do exército ;-)
@fabioandredeoliveirasilva1316
@fabioandredeoliveirasilva1316 6 жыл бұрын
O "trem" brasileiro (comboio) vem do inglês "train". Foram os britânicos que implantaram as primeiras ferrovias no país.
@rosemarysilva5697
@rosemarysilva5697 4 жыл бұрын
Mineiro, chama tudo de "trem".
@rosecarmo2440
@rosecarmo2440 4 жыл бұрын
Amei a história dá foto.rs
@martacarvalho8721
@martacarvalho8721 4 жыл бұрын
Nasci no bairro de São Cristóvão e sempre fiz passeios pela Quinta e pelo museu desde criança. No dia 2 de setembro de 2018 conversando com meu filho disse que quando morresse queria ser cremada e minhas cinzas jogadas pela Quinta da Boa Vista. E na noite desse mesmo dia 8 teve o grande incêndio 😢
@celiabrasil7550
@celiabrasil7550 Жыл бұрын
Lendas urbanas e superstições. Muito interessante para se ouvir. Mas, não para se acreditar.
@anneanimacoes719
@anneanimacoes719 5 жыл бұрын
O edifício Martinelli em São Paulo é bastante mal assombrado ! Sinistro !
@fernandass2357
@fernandass2357 4 жыл бұрын
O Solar da Marquesa tem um cheiro de rosas em pontos específicos (nessas salas da frente) mesmo sem flores que é muito forte, fui algumas vezes em anos diferentes e sempre senti. E a sensação de estar sempre acompanhada lá dentro é real mesmo sem ninguém por perto.
@luizcarlosfranciscomachado2441
@luizcarlosfranciscomachado2441 5 жыл бұрын
Paulo, parabéns por seu trabalho. Sou um grande fã dos seus vídeos. Por favor, caso você faça um novo vídeo sobre locais assombrados, mencione o antigo largo da forca em São Paulo. Hoje é o largo da liberdade. Obrigado. Um abraço
@vivianeborgesferreira5738
@vivianeborgesferreira5738 3 жыл бұрын
Adorei! Quando acabar a pandemia, quero fazer esses passeios em São Paulo!
@anapaulaschwarzerpaim5239
@anapaulaschwarzerpaim5239 6 жыл бұрын
Aqui no Rio Grande do Sul, lá na cidade de Triunfo, dizem que Bento Gonçalves ainda assombra a casa que era dele, e que nos lugares onde houveram batalhas por lá, e também na estação de trem onde teve um acidente ainda é possível ver e ouvir coisas. Acho que a coisa mais intensa que presenciei foi quando visitei os cemitérios Santa Casa e o São Miguel e Almas, lá em Porto Alegre, eles ficam um de frente pro outro. No São Miguel me senti tão mal, parecia que alguém me seguia, e duas gurias que estavam comigo (fomos com um projeto de literatura da escola onde estudávamos), diziam que estavam vendo um homem vom roupas pretas, e o rosto todo borrado seguindo a gente, naquele dia havia um velório acontecendo no térreo. Ouve um momento em que estávamos andando num corredor e quando chegamos na frente do elevador ele abriu a porta, tava completamente vazio, juro, psicologicamente esse foi um dos piores dia da minha vida, quase tive uma crise de ansiedade.
@CriSouza1821
@CriSouza1821 5 жыл бұрын
Nossa !!! Que bom ouvir um comentário sobre a guerra dos farrapos e seus fantasmas, a anos procuro relatos de fantasmas farroupilhas! Se bem que preferiria que todos estivessem com Deus mas sabemos que em caso de pessoas que morrem nos campos de batalhas não é bem assim!
@fernandaamaral684
@fernandaamaral684 4 жыл бұрын
Não acredito muito nessas coisas, mas eu moro em Triunfo/RS, perto de uma região chamada Cruz das Almas em que ocorreu uma das batalhas da Revoluçâo Farroupilha ( Batalha do Fanfa). Eu não sou gaúcha, infelizmente , não sei muitos detalhes históricos, mas o fato é que tive sensações estranhas nesse local. Quando meu filho era bebê, diversas vezes, presenciei um carrinho dele que abruptamente começasse a cantar por volta das 02 h e, juro, que estava desligado. Eu ficava muito arrepiada e sempre que esse brinquedo começava a ladainha, não sei se era paranóia, mas meu filho ficava doente. Conversando com espíritas e com um historiador da cidade, fiquei sabendo que naquela regiâo morreram muitos escravos em batalha, inclusive, crianças. Da última vez que o fato se deu , pedi para que eles parassem com aquilo porque estava trazendo muito sofrimento para minha família. Nâo sei se os fantasmas ouviram, mas depois disso as intervenções findaram.
@DeboraOliveira-un7qy
@DeboraOliveira-un7qy 3 жыл бұрын
Muito bom esses relatos!😁
@paulomartinsfilho7197
@paulomartinsfilho7197 4 жыл бұрын
Maratonei nesse canal!!!
@AnaLucia-df9zu
@AnaLucia-df9zu 6 жыл бұрын
Olá, tudo bem. Aqui no Recife, PE tem muito lugares "malasombrados" Gilberto Freire até escreveu um livro: Assobracões do Recife Velho mas vou citar o Teatro de Santa Isabel que é cheio de relatos de assombrações!😉
@ennesud
@ennesud 6 жыл бұрын
Recife é considerada a cidade mais assombrada do Brasil.
@rosemarysilva5697
@rosemarysilva5697 4 жыл бұрын
Vi um curta-metragem sobre essas assombrações. Fiquei sem dormir por duas noites. Principalmente a história do Gargalhada.kkkkkk
@audreyfalavignaosorio7574
@audreyfalavignaosorio7574 3 жыл бұрын
Eu trabalhei na secretaria municipal de educação em Porto Alegre. O prédio da secretaria é vizinho ao Quarteirão Militar e à Igreja Nossa Senhora das Dores. Entre a igreja e o quartel ficava a forca de Porto Alegre. Muitas pessoas enxergam coisas no prédio da secretaria. Eu chegava bem cedo e várias vezes encontrei os vigias noturnos ainda em serviço. Um deles frequentemente dava Graças a Deus pela chegada de alguém. Ele me disse que eles viam nos monitores pessoas percorrendo os corredores, ouviam atividade em algumas salas e, quando iam verificar, não era ninguém.
@mariacarlacabralcoelho9146
@mariacarlacabralcoelho9146 4 жыл бұрын
UM VÍDEO MUITO BOM...BEM CURIOSO!!
@fatimamotta12
@fatimamotta12 6 жыл бұрын
Amo seus vídeos Paulo, e por mim vc pode falar bastante sobre a Marquesa de Santos, também adoro saber "coisas" sobre ela. Desde pequena quando íamos para Santos pela estrada velha (só tinha ela) meu pai parava o carro e contava histórias sobre ela e Dom Pedro, então fiquei apaixonada por essa mulher. Também gosto da Leopoldina, imagino o que ela teria passado com o Dom Juan do marido. Ainda vou encontrar alguém que queira ir comigo nessas suas excursões por São Paulo, não me canso de convidar amigas mas infelizmente até agora ninguém quis me acompanhar...😞 Espero mais história de 👻👻
@cecybraganca9729
@cecybraganca9729 6 жыл бұрын
Fatima Motta vc e da onde?
@fabiolapardini3917
@fabiolapardini3917 6 жыл бұрын
Esse casarão faz parte das minhas memórias de infância. Meu sonho era conhecê-lo por dentro. Meus pais contavam muitas histórias sobre ele e seus moradores. Bela lembrança, Fátima!!!
@fatimamotta12
@fatimamotta12 6 жыл бұрын
Cecy Bragança eu sou de Mogi das Cruzes SP
@therezabjorklund353
@therezabjorklund353 4 жыл бұрын
@@fatimamotta12 Vá sózinha e se reuna com o grupo no local. Se vc ficar dependendo de outras pessoas para viajar, vai perder muitas oportunidades. Eu viajo sozinha mesmo quando não tenho companhia. A vida é só uma e o tempo passa rápido. Aproveite enquanto vc tem saude, pernas para andar e $$$ no bolso. Se eu morasse no Brasil iria às excursões históricas do PR. Adoro historia do Br. e o seu canal. Parabéns Paulo pelo seu trabalho.😁
@therezabjorklund353
@therezabjorklund353 4 жыл бұрын
Vá sòzinho. Lá vc encontra-se com o grupo.
@victoralbuquerquerabelo2476
@victoralbuquerquerabelo2476 2 жыл бұрын
Primeiramente, sou seu fã! O Brasil precisa saber mais da história do Brasil e você cumpre o papel maravilhosamente e impecavelmente bem. Eu moro em SP e amo o Teatro Municipal de SP. Lá, me contaram duas histórias: (1) durante a visita guiada, uma mulher chamou a guia para avisar que uma criança saiu correndo pelas últimas frisas, mas não havia criança alguma (encarnada) lá. (2) ao final de uma visita, quando no momento de despedida da guia que acompanha os visitantes, há um enorme piano e uma moça ficou dando tchau para os funcionários e virou para o piano e deu tchau, mas não havia ninguém ali.... bem, talvez um espírito pianista? Não sei, pois nenhum dos funcionários presentes tiveram coragem de perguntar à moça o que ela viu 😆 Ah, mais uma: alguns funcionários relatam que já ouviram o órgão (piano antigo) de dentro do teatro tocar sem qualquer pessoa tocando.
@SraNatachaMelo
@SraNatachaMelo 6 жыл бұрын
Tenho a sensação que Ouro Preto, MG é repleta de fantasmas, quando fui conhecer a Casa dos Contos na área da senzala transmite uma sensação muito ruim, vi algumas pessoas comentando que a noite escutam muitas coisas por lá, o ambiente por si só já é um pouco assustador, se tem ou não fantasma é um mistério.
@rick200464
@rick200464 5 жыл бұрын
CONCORDO COM VC, OURO PRETO TEM UMA AURA PESADÍSSIMA! COMIGO ACONTECEU NO MUSEU DE ARTE SACRA... FIQUEI ARREPIADO ASSIM QUE ENTREI E NUMA DAS PARTES ALGUÉM ME TOCOU E VI VÁRIOS VULTOS... AQUELA CIDADE ME AMEDRONTA...E ESTOU SENTINDO EXATAMENTE A MESMA COISA NESSE MOMENTO...
@vivianehelenastolte6884
@vivianehelenastolte6884 5 жыл бұрын
Ouro Preto é inteira assim.. morei lá um tempo, e a impressão que dá é que sempre tem alguém vigiando a gente, do além mesmo... alguns trechos da cidade causam uma sensação muito estranha.
@jessicapereira8978
@jessicapereira8978 4 жыл бұрын
A área da senzala é realmente pesadíssima, foi bem estranho ficar ali dentro.
@miriamgiovanoni1
@miriamgiovanoni1 4 жыл бұрын
Natasha, sou guia de turismo e quando fui levar pela primeira vez na senzala da Casa dos Contos, tive que sair pois havia uma energia muito forte que me provocou falta de ar e crise de choro compulsivo, fui fortemente atacada por esta energia. Uma situação muito chata pois a guia passando mal é realmente muito desagradável. Joguei a culpa na comida kkkkkk, mas eu sabia o que era. Tive que sair de la para me sentir melhor..
@rosemarysilva5697
@rosemarysilva5697 4 жыл бұрын
É uma porcaria de cidade, carregada de energia negativa. Não duvido nada.
@cristinacampos7943
@cristinacampos7943 3 жыл бұрын
Boa tarde. Estou adorando seu canal. Adoro a vida da família imperial. Sou fã do D. Pedro IiI
@wanderleiacosta2438
@wanderleiacosta2438 4 жыл бұрын
Dizem que aqui no Jardim do Palácio da Pena ( Sintra Portugal) também é mau assombrando
@alvaroluiz2173
@alvaroluiz2173 2 жыл бұрын
Paulo, invejável o seu conhecimento sobre a fantástica História do nosso país. Gosto das suas informais e isentas narrativas. Parabéns!
@felipevagli7830
@felipevagli7830 6 жыл бұрын
Como deve ser triste para esses fantasmas perceberem o estado das coisas nos dias de hoje...
@anakatiaalves6088
@anakatiaalves6088 3 жыл бұрын
Tem que voltar esses passeios. Queeeero ir
@luciacratiu160
@luciacratiu160 2 жыл бұрын
Adoro História do Brasil
@ilanapaulinosantos4792
@ilanapaulinosantos4792 4 жыл бұрын
No museu histórico nacional no Centro do Rio eu sentia que estava sendo seguida, ouvia passos e olhava pra trás e não via nada, e na parte das charretes eu ouvi trotar de cavalos. Meu marido não ouviu nada.
@milenissima2
@milenissima2 4 жыл бұрын
Nós todos somos os fantasmas de amanhã. E aí? Já decidiu que lugar você vai assombrar? 😉
@lucianazeze1309
@lucianazeze1309 4 жыл бұрын
Kkkk
@MaisAnimado
@MaisAnimado 4 жыл бұрын
Não gostaria de assombrar lugar nenhum. Mas se eu puder ver locais que não verei em vida, seria legal!
@cristianea3016
@cristianea3016 3 жыл бұрын
🤔 hmmmm otima ideia, to pensando hahahaha
@anapauladejesusdossantos1127
@anapauladejesusdossantos1127 2 жыл бұрын
Olá Paulo... Como um grande pesquisador e estudioso, poderia fazer pra nós um vídeo contando a verdadeira história do Tiradentes...Obrigado!!!
@priscilatrombone
@priscilatrombone 3 жыл бұрын
Paulo, uma vez (uns 12 anos atrás) tive que ir no Museu Histórico Nacional, terminar um trabalho de antropologia, abria aos domingos e eu cheguei quase anoitecendo não tinha quase ninguém. E a primeira escultura de Dom Pedro I logo na entrada onde acessamos a escada rolante tinha um sistema de projetor de vídeo e voz (com a declamação acho que do dia do fico) do rosto de um ator declamando no rosto da escultura. Bastou isso ja comecei o pavor. Kkkk dali em diante eu ia pelos corredores com um olho aberto e outro fechado. 😂😂😂 Esse recurso foi suspenso depois de um tempo para nossa alegria. O museu é meu preferido e antes da pandemia ia com eles 3 . E o Nacional na Quinta era mesmo onde ia na infância uma pena meus filhos não poderem ir nele.
@mestresdageografia
@mestresdageografia 4 жыл бұрын
Iria amar ir ao Rio. Imagine ir ao Valongo. Quem quer ir para a praia, pão de açúcar, floresta da Tijuca se tem muita história nessa cidade?
@silvanaborgo4239
@silvanaborgo4239 Жыл бұрын
Amo essas histórias!
@teofilomontenegro6027
@teofilomontenegro6027 6 жыл бұрын
Gosto muito dos seus videos, Paulo Rezzutti. Tb gosto muito de ir a Sao Paulo. Quando for da proxima vez espero fazer um destes passeios. Sou de Manaus.
@liliandeazevedopaes7211
@liliandeazevedopaes7211 4 жыл бұрын
Amo suas histórias.
@audreyfalavignaosorio7574
@audreyfalavignaosorio7574 3 жыл бұрын
Em 2018 eu fui no Museu Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. O museu é formado por duas casas. A entrada é por uma casa antiga muito bonita, onde está parte do acervo. Depois entramos na segunda casa, que é a casa do Júlio de Castilhos. Basta cruzar a soleira para sentir uma diferença no clima. Quando cheguei ao quarto do Júlio (onde ele foi operado e veio a falecer), eu senti alguém atrás de mim. Cheguei a me assustar, de tão intensa foi a sensação de invasão do espaço pessoal. Neste quarto estão os móveis e pertences do Julio de Castilhos, inclusive a cama onde ele sofreu as cirurgias e morreu, além da máscara mortuária. Continuei o tour pelo museu e cheguei a outro quarto quase vazio (por causa do risco de queda do assoalho) e me senti mal de novo. Eu sabia que a esposa do Júlio havia se suicidado na casa após a morte dele - e não me admiraria se tivesse sido naquele quarto vazio. Dizem que um vigia noturno do museu trabalhou apenas uma noite e nunca mais voltou, porque viu partes da casa iluminada por luz de vela e ouviu uma mulher chorando.
A Condessa de Iguaçu e os 150 da Marquesa de Santos
24:47
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 71 М.
A Proclamação República 15 de novembro de 1889
31:52
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 84 М.
Heartwarming: Stranger Saves Puppy from Hot Car #shorts
00:22
Fabiosa Best Lifehacks
Рет қаралды 20 МЛН
THE POLICE TAKES ME! feat @PANDAGIRLOFFICIAL #shorts
00:31
PANDA BOI
Рет қаралды 24 МЛН
A clash of kindness and indifference #shorts
00:17
Fabiosa Best Lifehacks
Рет қаралды 16 МЛН
Conhecendo Museus - Episódio 45: Museu Imperial
26:01
Conhecendo Museus
Рет қаралды 869 М.
Documentário: O fim do Morro do Castelo
22:19
Brasil Dox : documentários sobre o Brasil
Рет қаралды 15 М.
Oscar Wilde (1854-1900) Da beleza ao escândalo
27:24
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 199 М.
Dona Leopoldina era lésbica? Sete mentiras sobre o Primeiro Reinado
24:47
Jeanne Du Barry, a última favorita
37:28
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 54 М.
Os Guinle - um Rio de dinheiro
27:59
Eneida Queiroz - Poética dos Museus
Рет қаралды 116 М.
O INÍCIO DA CRUZADA DE OSWALDO CRUZ - EDUARDO BUENO
23:50
Buenas Ideias
Рет қаралды 253 М.
Os judeus na historia de Portugal e Brasil
50:24
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 379 М.
Tradições Inventadas e a ideia de continuidade
18:21
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 40 М.