Parabéns! Agora entendi essa diferença! Muito grato! 👏👏👏👏👏
@mauriciomendonca12 жыл бұрын
Preciosos ensinamentos, Ronei. Muito obrigado por compartilhá-los.
@RoneiRamos2 жыл бұрын
Obrigado! E fique à vontade de compartilhar com pessoas que querem aprender.
@violonista32 жыл бұрын
Concordo totalmente com o cedro ser um instrumento mais adequado aos objetivos do violão acompanhador como na MPB. O abeto permite que o som seja empacotado e permite a separação de vozes também, mas tem que ter a técnica certa. Sobre a construção interna do violão flamenco, agradeço pelos detalhes, pouca gente conhece esses detalhes. A participação do gatinho tambem melhorou muito o vídeo! Sua explicação é excelente!
@RoneiRamos2 жыл бұрын
Obrigado!
@rootsss1 Жыл бұрын
opa....... dale ronei ....da hora o video¡ sai gato¡¡¡¡ juera vicho¡ jjejeje saludos desde uruguay¡¡¡
@juvajunioralves88462 жыл бұрын
Boa noite Ronei, obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Vc e o Rocha são grandes inspirações. Se possível, gostaria de saber mais sobre a diferença entre o leque harmônico dos violões de aço e nylon. Obrigado.
@RoneiRamos2 жыл бұрын
É uma tema para vídeo. Me cobre que farei.
@elson6295 Жыл бұрын
Olá Ronei parabéns pelo seu trabalho, se eu tivesse condições eu te encontraria um violão, seus instrumentos são muito bons , Deus te abençoe.
@RoneiRamos Жыл бұрын
Olá. Muito obrigado!
@ulyssesmansur80232 жыл бұрын
Esclarecedor !!! Poderia falar sobre por uma alma no violão como no violino ?
@RoneiRamos2 жыл бұрын
Sim. E já testei em violão inclusive. Dá assunto para um vídeo.
@JoseEduardo-vb6ko2 жыл бұрын
Muito bom Ronei!
@MauricioMarquesMusic Жыл бұрын
Show
@paulojose8516 Жыл бұрын
Entendi. Como eu disse desde a primeira mensagem, no Brasil só interessa as guitarras clássicas (violões clássicos), o que é bom, sem dúvida, mas eu interesso mais pelas guitarras flamencas. Acho que não vale a pena prosseguir com as informações, aqui não há mercado para guitarra flamenca mesmo...
@RoneiRamos Жыл бұрын
Sim. Aqui o mercado para flamenco é de fato, fraco. Vejo alguns estilos aqui do RS, nativas, de vertente espanhola, que de fato, uma guitarra flamenca se encaixaria melhor. Ainda é um estudo a se aprofundar, mas que quero sim, chegar lá.
@secretsarttatooАй бұрын
Parabéns pela explicação, eu sou músico e decidi construir meu próprio instrumento baseado em hauser,o que poderia me falar sobre a espessura do tampo,tanto no lado grave quanto no agudo,e sobre o abaulamento do tampo.obg é boa noite
@RoneiRamosАй бұрын
@@secretsarttatoo Tampo usava cerca de 2,4mm, 2mm nas laterais e 2,5mm no fundo.
@hiedemarvicentezardohiede341723 күн бұрын
Bacana, tenho acompanhado teus videos, muito obrigado, uma coisa que tenho dúvida ainda e não encontro muita informação é sobre a real influencia do fundo na sonoridade, muita infomação sobre o tampo, de que forma o fundo influencia? pois tem mutas vezes travessas bem robustas a meu ver, peguei há pouco um violão de um jovem luthier desconhecido onde a travessa que fica quase embaixo do cavalete estava c desbastada por baixo, tocando no fundo apenas uns 5 cm em cada extremidade, bem, tenho muitas duvidas sobre o fundo e sua influencia sonora, grande abraço. obrigado
@RoneiRamos23 күн бұрын
@@hiedemarvicentezardohiede3417 Isso rende assunto. Me manda mensagem no email que podemos conversar.
@paulojose8516 Жыл бұрын
No geral é assim. Mas existem pequenas variações. Conhece o desenho do leque harmônico do famoso modelo A-26 dos Hermanos Conde?
@RoneiRamos Жыл бұрын
Por nome, não conheço.
@claudiovieira-fadista8848 Жыл бұрын
Olá boa noite gostaria de saber as espessuras das barras armonicas, se tem diferença para as clássicas, obrigado abraço
@RoneiRamos Жыл бұрын
Olá. Depende muito de projeto para projeto, então isso pode variar demais. Mas em geral, o tampo do violão flamenco será um pouco mais soltinho, terá varetas com fuga de uma casa mais perto da mão, por exemplo.
@mateuslevak4258 Жыл бұрын
Meu amigo, boa noite, tenho um Yamaha cg ta, e gostaria de saber oque preciso fazer pra deixar ele em uma pegada mais flamenca.
@RoneiRamos Жыл бұрын
Oi. Única coisa possível nesse instrumento é, talvez deixar as cordas baixinhas.
@ivysonmat Жыл бұрын
Olá Ronei, tudo bom? Amigo, vc teria algum livro de lutheria pra indicar, um livro que explicasse estes detalhes de leque harmônico.
@RoneiRamos Жыл бұрын
Olá. Devo ter algum material, sim. Entre em contato comigo pelo e-mail rramos.luthier@gmail.com
@erlanpc Жыл бұрын
esse leque Fleta chega a tocar no tróculo?
@RoneiRamos Жыл бұрын
Olá, não.
@paulojose8516 Жыл бұрын
As varetas, nas guitarras flamencas, "flutuam" no tampo...
@RoneiRamos Жыл бұрын
Sim. Foi o que eu quis dizer sobre não tocarem no reengrosso.
@rafaelkentoyamamoto86002 жыл бұрын
Muito bom o video! Uma duvida, pelo violão flamenco ter cordas mais baixas, elas n acabam trastejando mais?
@RoneiRamos2 жыл бұрын
Isso, exatamente. Tende a trastejar mais
@miza47092 жыл бұрын
É uma técnica que parece que está trastejando.
@RoneiRamos2 жыл бұрын
@@miza4709 Eles trastejam mesmo, mas no flamenco isso é considerado belo.
@miza47092 жыл бұрын
@@RoneiRamos Eu pesava que eles fazia aquilo com dedos. Gosto do El Chalo acho ele muito louco.
@paulojose8516 Жыл бұрын
Cê tá de brincadeira? Um luthier de mão cheia como você, eu vi nos seus dois modelos Torres, não sabe o que é uma guitarra flamenca Hermanos Conde? Pára com isso. Tem interesse em saber? Se tiver eu prossigo.
@RoneiRamos Жыл бұрын
Sei o que é uma Hermanos Conde, mas não conheço o trabalho ao ponto de afirmar que conheço suas plantas, já que minha especialidade é violão clássico.
@paulojose8516 Жыл бұрын
Explicação um tanto superficial e confusa. Mas fazer o quê? No Brasil até pouco tempo só se conhecia o violão clássico...Se quizermos saber a diferença entre os dois modelos, é preciso estudar bastante o assunto, você só arranhou a superfície...vários aspectos tem de ser considerados, desde a angulação da cabeça até a profundidade da caixa. Se abordarmos a configuração do leque harmônico, aí então teremos pano pra manga...
@RoneiRamos Жыл бұрын
Meu caro, esse vídeo é uma explanação. Esses vídeos que faço são baseados em perguntas que recebo com frequência para sanar dúvidas básicas, tanto de clientes, quando de futuros colegas de profissão. Então quando a pergunta se repete, mando o vídeo para o indivíduo e caso queira saber mais, basta perguntar. Posso admitir também, que o vídeo acabe por ficar, sim, um tanto desorganizado, porém é feito totalmente de improviso, pois minha profissão é construir violões, não gerar conteúdo. Agradeço o retorno, abraço.
@paulojose8516 Жыл бұрын
Acredito que você entenda bem do assunto, só preferiria que organizasse mais as idéias. Mas acho que nem vale a pena. A chusma que toca nem sabe diferenciar um instrumento bom de um medíocre...
@RoneiRamos Жыл бұрын
@@paulojose8516 Sim. Já haviam me alertado sobre organização. No caso, fazer um roteiro. Por isso parei os vídeos um tempo, para que, quando eu faça outros, ficarem melhor explicados.
@paulojose8516 Жыл бұрын
@@RoneiRamos Durante muitos anos, "persegui" informações sobre a construção de guitarras flamencas que são minhas preferidas. Com as informações que tenho, já estou satisfeito. Você é a primeira pessoa que ouço falando disso no Brasil. Talvez por isso a gente fique esperando um pouco mais...
@RogerRamos19932 жыл бұрын
Qual desses violões é o melhor pra quem quer tocar músicas populares, tipo samba, rock, pop?