Saudades dessa feira maravilhosa amo Espinho nasci aí pertinho Amo passear pela cidade
@AirFuzz4 ай бұрын
Mas emigrou, vive noutro lado? Boa semana!
@fabiogdeus Жыл бұрын
I love visiting and exploring street markets! And the one from Espinho looks just so exotic! And it reminds me about the way that the "feiras" used to be on the place in where I grow up... And somehow, so different from the way that it looks today! I mean, on the street markets from here, we are no longer able to buy living animals. And there are also some weird restrictions regarding selling or buying "queijos", "presuntos" and similar things... Anyways, in Espinho things are still just like the same way as the old street markets from here. Com as multidões, e todo o caos e emaranhados de sons, cheiros e sabores típicos das feiras de rua. And hopefully on a near future, as soon as I get away from my "exile", I will surely visit that place! Mas não só pela feira, não só pelo oceano, mas por todo o contexto, e todas as pequenas peculiaridades deste lugar tão exótico. (Ou ao menos exótico aos olhos de alguém que cresceu além-mar)... E longe da própria terra.
@AirFuzz Жыл бұрын
De facto as feiras foram mudando bastante ao longo dos anos. Aqui na de Espinho e no que respeita às aves, havia papagaios e mais aves exóticas à venda. Isso hoje é diferente, reduziu-se imenso. No entanto ainda se vendem aves e animais, o que vai sendo mais raro cada dia que passa... Concordo com o que disse, em termos de genuidade, isto ainda é do melhor que há. Entendo-o perfeitamente, no meu caso que já vivi em Espinho e agora só vou lá ocasionalmente, tudo tenho feito para voltar a passar mais tempo lá 😋 uma vez num sítio assim, tenta-se sempre regressar e nada parece igual... Bom fim-de-semana e obrigado por comentar!
@fabiogdeus Жыл бұрын
@@AirFuzz É verdade, com o passar do tempo, tudo vai mudando! Até nos pequenos detalhes, como o das feiras de rua! E eu (de certa forma), testemunhei todas estas mudanças acontecendo. E isto ao longo destas últimas décadas! Apesar que Espinho, pelo que consigo ver, ainda mantém algo de antigo, algo de tradição... Mas isto no sentido positivo, de se manter um espírito que em muitos lugares já não existe mais! - Tal como aconteceu na ilha onde cresci, e que hoje, é um lugar totalmente diferente de quando minha família chegou por cá... Mas a poucas décadas atrás, este lugar ainda era uma cidade tal como ainda o é Espinho... Mas ao longo de uns 30 anos para cá, as belezas de uma cidade costeira foram dando lugar a arranha-céus, e cada vez mais altos! E as ruas calmas e antigas, foram sendo substituídas por uma verdadeira floresta cinza de concreto e metal. Enquanto que praças e alamedas foram também perdendo espaço... Assim como as feiras de rua, que antigamente, eram bem parecidas com esta de Espinho. Mesmo em relação as comemorações públicas. Recentemente conferi vídeos em alguns canais do KZbin sobre o aniversário de Espinho, vi os festejos, tudo muito bem enfeitado, com shows e tantas outras coisas... E por aqui também já foi assim. Mas hoje, nem datas como o Natal ou Páscoa são mais celebradas. Muito menos aniversários de cidades. Mas enfim, tem cantos do mundo que são assim... Onde a modernidade mais atrapalha do que ajuda! - Mas qualquer hora ainda farei o caminho inverso, já que ser um imigrante por toda a vida, nunca fez parte de meus planos! (Apesar que crescer além-mar não foi de todo ruim). - Mas ao ver vídeos de onde realmente pertenço (justamente o litoral norte de Portugal), isto apenas me faz ver o quanto que quero - e preciso - fazer o caminho inverso, e assim poder finalmente redescobrir o meu legado.
@AirFuzz Жыл бұрын
@@fabiogdeus parece que pelo que diz, o sítio onde vive mudou imenso ao longo dos anos.... Muito mais do que Espinho, por exemplo 😅 Quanto às celebrações, não fiz nenhuma filmagem porque até nem conhecimento tive, só quando lá estava de passagem. Fizeram bastantes coisas que culminou com o concerto dos Xutos & Pontapés junto à praia. Infelizmente não farão o típico São João na zona do Rio Largo este ano, mas vão fazer o São Pedro junto à capela de São Pedro, como é habitual... Será mais uma celebração na próxima semana. Tem havido bastantes este ano. Já no dia da Criança resolveram fazer umas quantas durante uns dias, devo dizer que foi impressionante e de uma forma positiva 👌 Por cá ainda vai sendo assim, há que manter as tradições e os costumes, são característicos de um povo, de uma cultura 🤩
@fabiogdeus Жыл бұрын
@@AirFuzz Sim, por aqui tudo mudou da água para o vinho, mas não de uma forma muito boa! Sem contar também no avanço da criminalidade. E isto acaba por ser até pior do que a verticalização da cidade. Mas quanto mais uma cidade cresce, os problemas crescem por igual... A propósito, sobre as celebrações, acho que a única que ainda se mantém forte por aqui, ao menos dentro da "colônia" (como costumamos chamar), é a celebração do dia de Portugal, e que neste ano calhou de ser em um final de semana. Mas como esta celebração não está vinculada a nenhuma instituição pública (nem local e nem portuguesa), ela acaba por se manter do mesmo jeito que sempre foi... Mas este é realmente um dos poucos dias em que existe alguma confraternização entre as famílias que ainda vivem por aqui. E temos uma grande missa (a céu aberto), além das tradicionais apresentações de música e muita comida, vinho e doces! E assim ao menos a cultura vai se mantendo. (Apesar que a comunidade portuguesa está sim a diminuir, mas ao menos a tradição sobrevive!)
@AirFuzz Жыл бұрын
@@fabiogdeus em parte faz sentido a comunidade ir diminuindo. O fluxo migratório, pelo menos para aí não é tão acentuado como era no passado. Agora os portugueses que emigram vão mais para outros países europeus, principalmente. Mas é com continuarem com essas tradições, assim como em Newark, Bedford, onde há enormes comunidades e se celebram estas datas relacionadas com Portugal 😁