Ótima explicação, geralmente as pessoas calculam o campo da placa condutora usando somente uma face mas, calculando da mesma forma que calculou para a placa não condutora (usando as duas faces) eu achei mais coeso e mais fácil de entender. Valeu!
@FelipeFanchini Жыл бұрын
Fico feliz que gostou Denis, é um prazer ajudar!!!
@marcoscoller4 жыл бұрын
Obrigado por compartilhar
@AlineSantos-te7ci4 жыл бұрын
Sensacional sua didática! Obg!!!!
@FelipeFanchini4 жыл бұрын
Fico feliz que gostou Aline ;-) Obrigado pelo feedback e não deixe de compartilhar. Quanto mais gente tiver acesso melhor.
@gabriellima93884 жыл бұрын
Professor, porque no primeiro plano consideramos que o mesmo só tinha em um dos seus lados a densidade superficial de carga, mas antes de começarmos a trabalhar com dois planos, consideramos que ambos lados tinham uma densidade superficial de carga? No momento, penso em todos os desenvolvimentos, deveríamos ter em ambos os lados as densidades superficiais de carga.
@gabriellima93884 жыл бұрын
Professor, notei que o primeiro plano era um não condutor, mas os demais eram condutores. Nesse caso, em um não condutor vamos considerar que ele só tem uma densidade de carga e em um condutor teremos duas densidades de carga, em cada um dos lados? Falo quando os planos estiverem sozinhos.
@FelipeFanchini4 жыл бұрын
Se for um condutor a carga realmente se distribui por toda a superfície. Nesses casos supomos sempre que o plano não tem espessura, de forma que a carga toda esta uniformemente distribuída pelo plano como um todos. Se nosso plano fosse algo real, um condutor isolado como um paralelepípedo com uma certa espessura, dai as cargas ficariam distribuídas em toda a superfície. No caso do isolante, podemos arranjar a carga como bem entendermos.
@FelipeFanchini4 жыл бұрын
É exatamente isso, mas como é um plano sem espessura, então de fato não temos um lado. Se o condutor estiver isolado, ela fica distribuída por todo o plano.
@gabriellima93884 жыл бұрын
@@FelipeFanchini Professor, muito obrigado.
@carlosandreannecchini77463 жыл бұрын
👊🏻
@David-ip9cq4 жыл бұрын
❤
@FelipeFanchini3 жыл бұрын
Fico feliz que esteja gostando David. É um prazer ajudar. E não deixe de compartilhar o conteúdo, quanto mais gente tiver acesso melhor. E nos segue tbm no instagram :-) pra aumentar o engajamento e fazer mais gente chegar até nós @fisicacomprecisao Ajuda a gente tbm!!! Valeu demais!!!
@walissonnascimento78423 жыл бұрын
Bom dia, como posso perceber a simetria planar em atividades da engenharia?
@FelipeFanchini3 жыл бұрын
Boa pergunta. As simetrias, em geral, não são tão simples de se detectar. As simetrias planares, cilíndricas e esféricas já são mais simples. À grosso modo, a simetria é determinada se o movimento do plano leva a figura sobre ela mesma. Um material que pode te ajudar talvez seja esse: faculty.atu.edu/mfinan/2043/section39.pdf
@fahukebarros0223 жыл бұрын
Mestre, se tem campo para os 2 lados, por que eles não se cancelam? Desculpe se a pergunta for tosca de mais.
@ramonoliveira49683 жыл бұрын
Eles se cancelam na parte exterior às placas, no interior os campos tem o mesmo sentido então se somam
@FelipeFanchini3 жыл бұрын
O campo é uma grandeza vetorial. Dependendo dos módulos, sentido e direção, eles se cancelam. É exatamente isso que acontece aqui quando se cancelam. Mesmo módulo, sentido contrário, soma resulta em zero.
@fahukebarros0223 жыл бұрын
Obrigado 😊
@ramonoliveira49683 жыл бұрын
Professor, entendi que o resultado matemático mostrar que no caso do plano infinito o campo elétrico não varia com a distancia, mas por que isso ocorre? Não consegui entender o porquê disso
@FelipeFanchini3 жыл бұрын
As cargas situadas no plano infinito produzem um força sobre uma carga situada em P, distante de r do plano. As cargas muito distantes, "acima" e "abaixo" do ponto P produzem forças no sentido opostos que se cancelam de forma a contribuição na força, é predominante àquelas próximas de P. Existe uma região do plano que é aquela que, de fato, contribui para a força sobre a carga. Agora, se afastamos o ponto P, a força deveria cair, pois aumentamos a distancia. Mas, por outro lado, mais cargas do plano contribuem para a força. Ou seja, a distância aumenta, mas mais cargas contribuem para a força. Esse balanço, distância do plano/cargas do plano que contribuem para a força, é constante. Um compensa o outro e a força continua a mesma. É difícil explicar por texto, mas fiz o meu máximo :-)
@ramonoliveira49683 жыл бұрын
@@FelipeFanchini Entendi, professor. Obrigado pela atenção, tirou completamente a minha dúvida.
@ramonoliveira49683 жыл бұрын
@@FelipeFanchini Atrasei conteúdo na matéria de física 2 e essa playlist está me ajudando muito a recuperar o conteúdo que perdi da maneira mais rápida possível sem perder a "precisão" uehaushu. O conteúdo produzido por ti é de ótima qualidade, continua assim e obrigado por contribuir com o meu aprendizado e o de muitos. Vou recomendar os seus vídeos a todos os amigos que estiverem com dificuldade na matéria ou se encontrarem na mesma situação que a minha.
@marcosfernando57023 жыл бұрын
E se a partícula positiva tiver um módulo maior que negativa?