Para mais projetos práticos inspirados em testes de emprego, acesse www.devgym.com.br/
@Filhodanuvem5 жыл бұрын
Fala galera! Preciso da ajuda de vocês novamente pra divulgar esse vídeo (dá trabalho tentar organizar a solução de um jeito que caiba num vídeo hehe). O recrutador desse teste me pediu pra não deixar o código fonte público e talvez ele não goste do vídeo também, então compartilhem nos grupos de programação enquanto não rola uma censura no canal 😂🙏🏾.
@lebesgue-integral3 жыл бұрын
Po, video top Claudson. Gostaria de ver mais conteudos assim de testes praticos de entrevista de emprego. Recentemente fiz um teste pratico rm Python e o pessoal falou que vai marcar uma entrevista pra eu mostrar a solucao. Vou tentar focar nas qualidades, igual vc disse.
@williantuness5 жыл бұрын
Muito legal, Claudson!
@Filhodanuvem5 жыл бұрын
Valeu pelo suporte Willian 😉.
@otaviowill5 жыл бұрын
Show, parabéns!!! Ah! e muito obrigado por compartilhar conhecimentos. É sempre muito bom assistir algo agregador. E sobre os próximos vídeos, Go depois Nodejs.
@Filhodanuvem5 жыл бұрын
Anotado Otávio. 😎
@jonyreis57835 жыл бұрын
Recentemente me interessei por Go e acabei conhecendo o canal pelo o ultimo video lançado. Parabéns, muito bom o conteúdo. Gostaria que o próximo video fosse o de NodeJS + React.
@Filhodanuvem5 жыл бұрын
Legal Jony, bem vindo. Estou estudando pesado go esse ano, vou trazer mais vídeos sobre a linguagem regularmente. E está anotada sua sugestão do nodejs (estou um pouco em choque de como ninguém votou por php e go ainda haha).
@rsorage4 жыл бұрын
Por sinal, parabéns pelo vídeo e pelo código! Conteúdo de altíssima qualidade!
@Filhodanuvem4 жыл бұрын
Valeu Ramon, o de NodeJs com certeza não vai estar no mesmo nível já que eu não curto tanto essa javascript assim. Você trabalha na área? Quais tecnologias você gosta?
@rsorage4 жыл бұрын
@@Filhodanuvem, assim como você, eu também tenho um perfil mais generalista. Sou desenvolvedor há uns 8 anos. Comecei com Java e Swing lá em 2012, mas com a web ganhando força, há uns 4, 5 anos eu comecei a aprender outras linguagens e ferramentas. Na real, eu curto muito mais os fundamentos por trás da ciência da computação do que essa ou aquela tecnologia. Recentemente comecei a escrever artigos sobre grafos no Medium. Se tiver interesse, tá mais que convidado a dar uma conferida. Quanto ao teu futuro conteúdo não ter um alto nível pq tu não curte muito Javascript, eu não tenho dúvidas que vais arrasar. Vc tem as boas práticas de programação no teu sangue, então vai saber produzir conteúdos em outras linguagens tão bons quanto os que tu faz em Go. 😉
@Filhodanuvem4 жыл бұрын
Nossa Ramon. Aprendi orientação a objetos com swing no java. Aprendi não neh, vi pela primeira vez na faculdade. orientação a objetos é um que eu aprendi mesmo com anos de mercado. Acho difícil aplicar os conceitos sem sofrer bastante com sistemas difíceis de se alterar heheh. Valeu pelas palavras!
@af2b9 ай бұрын
fera demais 💪🏻
@Filhodanuvem9 ай бұрын
Valeuu
@lorogamers4 жыл бұрын
Node com React, e grande conteudo irado o canal
@Filhodanuvem4 жыл бұрын
Contabilizado. Estou prestes a gravar esse vídeo, tô esperando os últimos votos aqui nos comments haha. Valeu pela sugestão.
@apstl71064 жыл бұрын
Poderia trazer mais conteúdo sobre expressão regular? Adoraria ver
@Filhodanuvem4 жыл бұрын
Valeu pela sugestão. Vou somar +1 voto aqui. Acho que daria pra fazer uns vídeos bem legais sobre.
@585ghz4 жыл бұрын
MUITO foda,gostei! Parece simples MSM,vou tentar implementar em python Como exercicio
@Filhodanuvem4 жыл бұрын
Se implementar manda o link, quem sabe nao mostro para galera na serie de code review.
@WaldirBorbaJunior4 жыл бұрын
Mano, que aventura ein. Parabéns.
@Filhodanuvem4 жыл бұрын
Baita aventura, valeu Waldir.
@moonpxi5 жыл бұрын
Dica rápida: uma maneira que acho melhor de organizar os table test em Go é usar subtests (blog.golang.org/subtests). O output indica qual dos casos esta rodando (e qual falhou) e não é muito mais código. E também sugiro o github.com/stretchr/testify para assertions :)
@Filhodanuvem5 жыл бұрын
Valeuu pela dica Paulo, próxima vez vou dividir os testes assim com subtestes 😎. Eu não sinto falta de user assertions, tu sente? Geralmente eu tento deixar o código mais focado na standard library.
@moonpxi5 жыл бұрын
@@Filhodanuvem Olha, boa pergunta! Quando começo um projeto novo em Go eu sempre uso a standard library mesmo. Só puxo essa e outras libraries quando começo a testar coisas como arrays, objetos ou coisas um pouco mais complexas. Essa library, por exemplo, tem assertions para JSON e HTTP, o que pode ser mais sacal de fazer só com a standard library. Mas só se deixar o código mais claro, senão nem precisa. Mas com isso dito, também tenho que admitir que é preciso tomar cuidado para não tentar aplicar em Go (ou qualquer linguagem nova) o que se usa em outras linguagens sem pensar. A filosofia do Go é razoavelmente diferente de, por exemplo, Java. Um exemplo é a falta de generics, o que deixa mais dificil criar estruturas abstratas. Usar o Go seguindo a sua filosofia é muito mais produtivo. :) Aproveitando, o blog desse cara tem várias dicas sobre isso: dave.cheney.net/
@Filhodanuvem5 жыл бұрын
Eu também tento ir pelo simples, mas convenhamos que é difícil hehe. Obrigado pelo link, apesar de ter contato com go há anos decidi que esse ano vou fazer isso acontecer de verdade, qualquer recomendação é bem vinda :)
@lucasde-toffollemos92565 жыл бұрын
Node js e React
@Filhodanuvem5 жыл бұрын
Valeu pela sugestão Lucas :)
@hallexcosta5 жыл бұрын
PHP, Node com React e depois GO, nessa ordem
@Filhodanuvem5 жыл бұрын
Aeee. Alguém com php como preferência. 🐘
@ralvescosta4 жыл бұрын
Go certamente. Boa noite, tenho algumas duvidas caso seja possível esclarecê-las =). 1 - Referente ao desenvolvimento do programa para resolver o desafio proposto, voce fez ele assistido por uma pessoa da empresa em questão? 2 - Qual foi o prazo estipulado para a entrega do desafio?
@Filhodanuvem4 жыл бұрын
Fala Rafael. Eu fiz em casa, sem pessoas assistindo. Depois dele teve uma segunda fase aí sim com entrevista técnica. Se não me engano pro teste desse vídeo tive algo perto de 7 dias. Já fiz mais um vídeo de go nessa pegada, acho até mais legal que esse, depois da uma olhada. kzbin.info/www/bejne/q2SqcoyBbc2piqs
@hallexcosta5 жыл бұрын
Cloudson qual é melhor maneira de se fazer testes unitários na sua opinião, construir uma classe com base em testes unitários, ou construir a classe e depois fazer testes unitários? Resumindo: construo os testes depois a classe, ou a classe depois os testes?
@Filhodanuvem5 жыл бұрын
Escrever testes antes dos códigos em si é uma prática chamada tdd. Eu vou trazer conteúdo sobre essa sua pergunta. Fazer tdd tem vantagens muito boas mas a medida que o tempo passa vamos ficamos mais confortáveis em escrever os testes depois do código. Se você está estudando testes e consegue escrever testes antes do código, continue assim, pois dessa forma você tem certeza que está escrevendo somente código necessário. Eles automaticamente já nascem de uma forma desacoplada e você corre menos riscos de não esquecer de casos de testes.
@hallexcosta5 жыл бұрын
@@Filhodanuvem normalmente costumo criar as classes primeiros depois fazer com que a classe falhe nos testes para testar sua vulnerabilidade, e depois faço ela passar obedecendo os princípios de sua criação, isso é, fazendo com que ela faça o que ela foi feita para fazer.
@hallexcosta5 жыл бұрын
@@Filhodanuvem Outra duvida que tenho é, imagine o seguinte contexto, onde eu possuo uma classe estática chamada Connection. No momento eu só quero que meu teste, testa se a classe não pode ser instanciada, neste contexto eu deveria criar um método teste ou eu poderia utilizar o método setUp, que o PHPUnit disponibiliza como primeiro teste a ser inicializado dentro da classe teste. Exemplo 1: public function setUp() : void { $reflection = new ReflectionClass(Connection::class); $reflectionConstructor = $reflection->getConstructor(); $this->assertTrue($reflectionConstruct->isPrivate()); } Exemplo 2: public function testConnectionConstructIsPrivate() { $reflection = new ReflectionClass(Connection::class); $reflectionConstructor = $reflection->getConstructor(); $this->assertTrue($reflectionConstruct->isPrivate()); } P.S.: Achei que esse nome "testConnectionConstructIsPrivate", fico meio ruizinho se tiver alguma sujestão de nome de método e como nomear métodos. Agradeço. P.S.2: O motivod a pergunta é que eu estava vendo algumas boas praticas do TDD e falaram que testes com nomes longos e significativos é o ideal, mais se eu usar o método setUp não traz muito siginificado para o que eu quero fazer.
@Filhodanuvem5 жыл бұрын
Legal que está estudando Hallex. Sim, nomes grandes e significativos são o ideal porque quando o teste falha você bate o olho no nome e sabe qual o bug que está acontecendo, sendo assim eu gosto do nome que você deu. Não é suposto ter assertions no setUp, ele é um método que corre antes de cada teste pra te ajudar caso você precise configurar algo nesse momento, por exemplo instanciar a classe e depois só utilizar o método nos testes. Se você meter um assertion no setup você pode acabar fazendo com que todos os testes quebrem e você não quer isso. Você quer que cada teste seja o mais isolado possível, que um não interfira no outro. Te aconselho a procurar sobre a prática de testar métodos privados. Os testes precisam refletir comportamentos reais de quem vai usar a classe. Ou seja, no mundo ideal ninguém vai fazer reflection na sua classe e é um pouco estranho ver isso nos testes. Siga estudando, o importante é continuar escrevendo os testes. Mesmo que você sinta mais confortável em escrever depois das classes. Em alguns meses você tenta fazer tdd pra sentir a experiência e entender a diferença. Qualquer outra dúvida manda pra cá.
@hallexcosta5 жыл бұрын
@@Filhodanuvem existe alguma outra maneira de testar o construtor, eu usei a reflectionClass pq foi a única maneira que consegui pensa em como pegar o estado atual de um construtor privado em tempo de execução, e verifica-lo se está realmente privado sem que ele imprima um FATAL ERROR e pare os testes
@luiszr14 жыл бұрын
Top
@Filhodanuvem4 жыл бұрын
Que bom que curtiu Luis.
@hallexcosta5 жыл бұрын
Cloudson, esse problema q a empresa passou para os candidatos a vaga resolver, normalmente é resolvido lá na empresa com um tempo máximo estimado para conclusão, ou é feito em casa onde você tem uma data estimada para entregar da solução?
@Filhodanuvem5 жыл бұрын
Boa pergunta Hallex, nesse caso específico eu fiz em casa e tinha uma data pra entregar. Depois aconteceu uma entrevista na empresa pra discutir sobre a solução e outras perguntas técnicas. Isso costuma ser o mais comum mas existem testes que são feitos "ao vivo". Falei sobre todos os tipos durante essa playlist de entrevista de emprego caso não tenha visto. kzbin.info/aero/PLzehOqhpwpxjsbAuNHqa0w4qUHU8fREWX
@rsorage4 жыл бұрын
Gostaria que o próximo fosse NodeJS. =]
@Filhodanuvem4 жыл бұрын
Anotado ;)
@oquetemprajogar5 жыл бұрын
NodeJS
@Filhodanuvem5 жыл бұрын
Até agora já temos um vencedor hehe, será que ninguém curte php?
@printchipe5 жыл бұрын
NodeJs
@Filhodanuvem5 жыл бұрын
E foi dada a largada, nodejs na frente. Será que php tem chance? hehe
@printchipe5 жыл бұрын
@@Filhodanuvem Com Certeza PHP tem muita chance! Tenho uma Dúvida, para começar com Node JS tenho que ter uma boa base de Javascript? Ou ,da para ir direto para o Node JS? Abraços. E Outra Pergunta Tem Bastante vagas Para Programadores GO Ou ainda não ?
@Filhodanuvem5 жыл бұрын
Nodejs não é uma linguagem, a linguagem é javascript, e você pode escolher se quer focar em servidor (nesse caso você usa nodejs para rodar o javascript) ou em em programar para o navegador. Go tem se tornado popular sim mas se comparar com linguagens antigas como PHP, javascript, Java ou c# ainda não há tantas vagas. O que eu tenho visto acontecer é as empresas que usavam essas linguagens começarem a escrever projetos em Go (ou com outras linguagens mais novas) então o programador(a) acaba tendo contato com mais de uma linguagem.